domingo, 10 de abril de 2016

Sequestradas pelo Estado Islâmico revelam rotina de estupro e abusos

Fugitivas que haviam sido sequestradas pelo grupo armado extremista Estado Islâmico em 2014 revelaram o estilo de vida abusivo a que eram submetias . Human Rights Watch,  organização não-governamental de direitos humanos que está dando apoio a essas mulheres,  divulgou na  terça-feira (5) , a situação de fugitivas que foram estupradas e negociadas entre os membros antes de fugirem.
 O Estado Islâmico impõe restrições abusivas para mulheres e meninas iraquianas e limita  sua liberdade de movimento e de acesso aos cuidados de saúde e educação em áreas sob seu controle, revelou a Human Rights.
Ver as imagens
Em janeiro e fevereiro de 2016, a Human Rights Watch entrevistou 21 mulheres árabes sunitas da região de Hawija do Iraque e 15 mulheres e meninas do grupo Yezidi minoria étnica, que  haviam fugido de áreas controladas pelo ISIS, a maioria no final de 2015. Várias raptadas em 2014, passaram mais de um ano em cativeiro. Eles contam que forma convertidas à força ao Islã e mantidas como escravas sexuais negociadas em mercado. A Human Rights Watch documentou primeiro estupro sistemático de mulheres e meninas Yezidi no início de 2015.
As mulheres Yezidi, compradas e vendidas, eram brutalmente estupradas, e se engravidavam tiravam os filhos delas", contou Skye Wheeler, membro da Human Rights Watch.
As mulheres sunitas, entrevistas pela Human Rights Watch relataram severas restrições em suas roupas e liberdade de movimento em áreas controladas pelo ISIS. Eles disseram que só foram autorizados a deixar suas casas vestidas em pleno rosto véu (niqab) e acompanhado por um parente masculino. Essas regras quando não cumpridas, eram espancadas e punidas por membros masculinos da família.
Famílias que vivem sob ISIS também sofrem com os  preços dos alimentos e escassez de dinheiro, especialmente desde que o governo do Iraque parou de enviar os salários da função pública para áreas controladas pelo ISIS e2015. Eles também vivem com medo de ataques aéreos pela coalizão liderada pelos Estados Unidos e as forças do governo iraquiano. Os entrevistados disseramque a combinação de escassez de alimentos, medo de ataques aéreos e abuso por parte de ISIS levou-os a fugir.

Onze dos entrevistados relataram acesso restrito aos cuidados de saúde ou de educação por causa das políticas discriminatórias do grupo extremista, incluindo regras que limitam médicos do sexo masculino de tocar, ver ou estar a sós com pacientes do sexo feminino. Nas áreas mais rurais, ISIS proibiu as meninas de frequentarem a escola.
Estima-se que 1.800 mulheres e meninas iáziges foram raptadas. A Human Rights Watch não foi capaz de confirmar estes números, mas as Nações Unidas alegam, com base em estimativas oficiais, que até 3.500 pessoas são mantidas em cativeiros desde outubro de 2015. Muitos dos abusos, incluindo tortura, escravidão sexual e detenção arbitrária, seria crimes de guerra, se cometidas no contexto do conflito armado, ou crimes contra a humanidade se fossem parte da política ISIS durante um ataque sistemático ou generalizado contra a população civil.
Apoio para sobreviventes de estupro Yezidi

A ONU estimou que em agosto de 2014, milhares de homens Yezidi, mulheres e crianças foram mortos, quando o grupo tomou o controle da cidade de Shingal e aldeias Yezidi ao redor do Monte Sinjar, a 120 quilômetros a oeste de Mosul. Em entrevistas com Human Rights Watch, as mulheres e meninas descreveu como ISIS separaram as mulheres e meninas de homens e, em seguida, divide por faixa etária estado civil as leva para síria e Iraque para prisões e começam a negociá-las como escravas sexuais.  
Crédito da Foto: Reuters

Sem comentários: