Acaba de pedir demissão (que foi natural e imediatamente aceite) um MINISTRO DA CULTURA português, por ter ameaçado dar bofetadas a um jornalista... Outro nível.
Espero ainda ter vida suficiente para testemunhar isso em Moçambique.
João Soares pede demissão do cargo de ministro da Cultura
O ministro da Cultura apresentou hoje ao primeiro-ministro a demissão, invocando razões de solidariedade com o Governo. João Soares abandona o executivo na sequência do já chamado "caso das bofetadas", mas diz: "não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra".
António Costa já aceitou o pedido de demissão, cujo anúncio é feito num comunicado enviado à agência Lusa:
"Torno público que apresentei esta manhã ao senhor primeiro-ministro, António Costa, a minha demissão do XXI Governo Constitucional. Faço-o por razões que têm a ver com a minha profunda solidariedade com o Governo e o primeiro-ministro, e o seu projeto político de esquerda".
No mesmo comunicado, João Soares sublinha "o privilégio que representou" para ter integrado este Governo.
"E ter trabalhado com o primeiro-ministro, a quem agradeço a confiança. Demito-me também por razões que têm a ver com o meu respeito pelos valores da liberdade. Não aceito prescindir do direito à expressão da opinião e palavra", acrescenta.
Ontem, João Soares escreveu na rede social Facebook prometendo "salutares bofetadas" ao sociólogo Augusto M. Seabra pelas críticas de falta de linha de ação política e "estilo de compadrio, prepotência e grosseria" que este lhe fez. Mais tarde, explicou que reagiu a "ataque pessoal insultuoso" e pediu desculpa se ofendeu alguém com a publicação.
Ao final do dia, o primeiro-ministro, António Costa pediu desculpa aos dois cronistas e disse ainda que já recordou os membros do Governo que devem ser contidos na maneira como expressam as emoções em público.
Última atualização às 13:10/Com Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário