Sérgio Vieira diz que partido de Simango pode representar interesses de vingança
Creio que neste momento existe um certo défice de discussão na Frelimo
Por Raul Senda/Fotos de Urgel Matula
Sérgio Vieira, membro da primeira linha da Frelimo, que controlou dossiers mais sensíveis do partido, sendo na altura incontornável nos serviços de segurança do país, acredita que neste momento existe um certo défice de discussão na Frelimo. O ex-ministro da segurança, ex-governador do Banco de Moçambique (BM) e ex-parlamentar, fala da actual situação política no país, mas defende que “não há crise política nenhuma”, o que existe é uma crise de luta contra o terrorismo. Sobre o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), força política que em Novembro passado lançou um forte aviso à navegação sobre aquilo que pode acontecer nas presidenciais de 15 de Outubro deste ano, ao conquistar três municípios (Beira, Quelimane e Nampula) nas autáquicas de Novembro, perdeu a Zambézia por “uma unha negra” e disputou taco a taco os municípios de Maputo, Matola e Chimoio, Sérgio Vieira diz que há um perigo que o MDM venha a representar interesses de vingança, contra a independência nacional.
A Frelimo anunciou os seus três pré-candidatos para as eleições presidenciais de 15 de Outubro. Dias depois, o Secretário Geral veio dizer que não haveria outros candidatos para além dos três o que veio criar divergências no seio da Frelimo e não só. Numa situação em que o Comité Central (CC) é o órgão de decisão nesta matéria, o que tem a comentar sobre isso.
Penso que a CP estatutariamente tem o direito de propor candidatos. Assim aconteceu por exemplo antes do 8º Congresso, quando o CC se reuniu e disse que vamos designar o nosso candidato agora. A CP indicou vários nomes e através do voto secreto escolheu-se naquela ocasião o camarada Armando Emílio Guebuza. Se não me engano havia como candidatos propostos o Hélder Muteia, Eduardo Mulémbwe, que depois retirou a candidatura, Lucas Chomera e creio que também o José Pacheco. Foram estes cinco nomes indicados. Foi-se a votos e o camarada Guebuza foi eleito por uma esmagadora maioria.
É o normal. A CP tem o direito de fazer propostas. Agora, não pode, nem a CP, nem sequer o CC retirar o direito estatutário dos membros de propor candidaturas. Isso é que não pode, não existe. Se é isso o que quis dizer o Secretário Geral, de alguma maneira cometeu pelo menos lapso de não ter revisto os estatutos.
Perante estes factos, qual é que o senhor acha que será o posicionamento do CC.
Estatutariamente, a CP não pode dizer que aqueles são candidatos definitivos. Não sou membro do CC, já saí por minha livre vontade, pelo que não sei qual é que será a reacção. Mas estou a dizer que existe o direito estatutário que nem sequer o CC pode retirar esse direito dos membros proporem nomes de candidatos. É um direito estatutário e quem altera os estatutos é o congresso.
Dos três pré-candidatos, qual é que acha que preenche esse perfil? Ou seja, qual é o candidato da sua preferência?
Creio que é muito prematuro para pronunciar-me sobre isso. Posso dizer que de modo geral os três respondem um certo perfil pela idade, pelo estado de saúde, pelo currículum que fizeram em vários locais onde desempenharam papéis e que me pareceram correctos, mas, sinceramente, não estou em condições de dizer agora se este ou aquele é melhor ou é pior.
O nome de um dos pré-candidatos apareceu na imprensa, cintando uma agência internacional, que estava envolvido no tráfico de madeira para China. É verdade que é apenas suspeita. Mas isso não fere com aquilo que são os valores éticos e morais que a Frelimo sempre defendeu?
Vale a pena avançar com uma figura que está sob investigação da Procuradoria Geral da República?
Bom… uma coisa é haver suspeitas e outra é haver provas. Se há matéria na procuradoria o que devia me ocorrer é que a procuradoria faça o seu trabalho.
Não pode estar a distinguir o António do José, porque o António é um dirigente e José é um pacato cidadão. Se há matéria é preciso que a procuradoria se pronuncie. Não somos nós ou os jornais ou uma pessoa que diz não há matéria. Toda a gente é inocente até prova em contrário.
Este é um princípio fundamental do direito e da democracia.
Agora, eu pessoalmente tive algum trato com o ministro Pacheco. Ele foi governador em Cabo Delgado, foi também vice-ministro de Agricultura e aí fez um trabalho relativamente correcto.
Como ministro da Agricultura há muitas observações a fazer, mas até que ponto essas observações se podem fazer vamos dar responsabilidade ao ministro. O que vamos dizer é que é aquilo que ele pode fazer atendendo aos meios de que dispõe.
Lembro-me que houve um período em que a União Europeia, a Suécia e várias entidades davam apoio directo ao ministério da Agricultura. Creio que isso já não se faz. Isso pode limitar aquilo que se pode fazer. Devo dizer que ao nível da agricultura muitas observações críticas podemos fazer, mas teria muitas dificuldades de dizer que a responsabilidade é do ministro.
Por falar em valores éticos e morais que sempre caracterizam a Frelimo, como é que o senhor encarou o facto do seu partido ter apostado num candidato que, chegou a ser detido pela prática do crime de corrupção, para edil do município de Moatize?
Creio que neste caso em concreto houve um erro, ao meu ver, de o ter designado como candidato do partido, na medida em que tinham aparecido provas de que ele tinha tido comportamento incorrecto do ponto de vista ético. Para isso e sobretudo num município como Moatize em que há envolvimento de transnacionais pode pregar graves vulnerabilidades e não dá confiança.
Qual deve ser o perfil ideal do futuro presidente de Moçambique tendo em conta o conjunto de factos que caracterizam o país neste momento.
Posso dizer que quando se fala de transnacionais qualquer delas sabe muito bem o que quer. Eu não me interesso por aquilo que elas querem.
Eu interesso-me por aquilo que nós como Moçambique queremos. O que é que é bom para o nosso país, o que é bom para o nosso povo. Nesse sentido já ocorreram situações bastante negativas. Por exemplo: Eu conheci alguns oleiros que estavam na zona de Benga. Ok, há uma mineradora que vai para lá, muito bem. Não vou discutir isso. Talvez possa discutir a lei das minas sobrepor-se à lei de terras.
Enquanto na lei de terras é obrigatória a consulta, na lei das minas não.
Aparece alguém com papel e diz aqui estou eu. Isso para mim parece que é errado.
Mas vamos dizer, está lá uma pessoa.
Conheci pessoas que por dia faziam quinhentos tijolos em cada forno e por dia rendiam mil meticais. Estava a dois passos do rio, pescava e comia peixe, vendia peixe, podia fazer a sua uma horta e de bicicleta estava mais ou menos 15 a 20 minutos da cidade de Tete, assim como de Moatize.
Agora disseram-lhe vai-te embora.
Que compensação lhe deram. Como se faz nos outros países. Consta-me, ainda não fiz bem a verificação, que na Austrália por exemplo, se vou ter com uma pessoa para lhe dizer que vou ocupar este lugar, dá-me uma casa, aliás, isso não se discute, depois digo que tenho carneiros, pastos, água e além disso tem que calcular o rendimento dessa pessoa por ano e dizer que te pago uma compensação igual a 100 anos do teu rendimento que é para si, seus filhos e teus netos.
Eu creio que isso está a falhar. Estamos a nos deixar sobrepor pelos interesses das transnacionais e não pelos interesses do povo.
Por outro lado, sei que já houve alguns conflitos na província de Nampula com as mineradoras. Estou preocupado com a situação da perfuração marítima em Cabo Delgado, tendo em conta que conhecemos algumas tragédias que ocorreram no mundo. Temos um caso que se verificou no Golfo de México entre os anos 2011, 2012 ou 2013 onde a empresa teve que pagar uma indemnização de vários biliões de dólares porque houve poluição. Nós quando tivemos aqui um pequeno desastre de petroleiro “katina P” só ficámos com praias sujas. Não tínhamos nenhum meio para limitar aquilo que pode ser a calamidade.
Por outro lado, não sei se alguém estudou os efeitos que pode ter essa mineração na vida dos pescadores na medida em que muitos deles têm a vida quotidiana resultante da pesca.
Até que ponto aquelas plataformas gigantes, aquele movimento todo afasta ou não o peixe?
Por consequência, quero crer que é fundamental que se estudem as necessidades do povo e que na discussão com as transnacionais, nos preocupemos com aquilo que são os interesses do país e do povo.
Vejo por exemplo que mesmo nestas questões de petróleo e gás a regra de fifty-fifty já existia nos princípios do século XX. Isto é, 50% para a mineradora e 50% para o país. Não sei se temos essa regra aqui.
Volto a insistir. Qual deve ser o perfil ideal do próximo Presidente da República?
Deve ser uma figura que defende os interesses do povo e do país e não os interesses das transnacionais. Isso seja para com as mineradoras ou seja para quem for. Quando se vai discutir com alguém de fora temos que ver o que é que nós queremos. É isso que interessa. O que é que Moçambique quer e o que é bom para o nosso país.
Alas na Frelimo
Alguns históricos da Frelimo, como Jorge Rebelo, já denunciaram publicamente que há alas na Frelimo. Qual é o seu comentário?
Quando um partido alega ter quatro milhões de membros, é muito provável que haja muitos interesses divergentes.
É uma coisa boa, é uma coisa má. Boa se há uma discussão saudável dentro da organização e depois da discussão as pessoas chegam a consenso e má se divide efectivamente a organização.
Creio que neste momento existe um certo défice de discussão. E é por isso que pessoas começam a serem atacadas nos jornais de qualquer maneira, ataques que muitas vezes não têm pé nem cabeça, até com tonalidade racista, tribalista, regionalista, coisas que são perigosas porque minam a essência da força de Moçambique e da Frelimo. Repare que Moçambique é o único país em toda a África Austral em que as pessoas se juntam e misturam-se às mais diferentes cores da pele e confissões religiosas.
Agora celebramos o natal e quantos não cristãs que se juntaram naquela família cristã para celebrar o natal?
O mesmo se verifica quando é Ide ou Ramadan. Juntamo-nos todos. Pessoas de diferentes cores, origens, religiões convivem, casam-se. Isso é que é a verdadeira força de Moçambique.
Quando a essência de Moçambique ou de moçambicanidade é atacada em alguns jornais, algo de muito negativo está aí. Estão a dar uma machadada na pátria.
Por falar em racismo, num passado recente, um alto dirigente do Estado falou de moçambicanos genuínos e não genuínos. Como é que Sérgio Vieira encarou essa declaração numa situação em que a Frelimo sempre combateu esses males.
O genuíno está escrito na Constituição?
Quem anda a procura de genuíno ou não genuíno que leia a Constituição da República e que não dê machadadas na pátria. Será que alguém é capaz de mostrar quem é genuíno? Como? Posso ir mais longe, o grosso dos moçambicanos é de origem bantu e os bantus foram invasores. Vieram da África ocidental.
E quando essa declaração vem do Presidente da República…
Quando essa declaração venha de quem vier é asneira. Talvez tenha uma intenção oculta ou clara, mas é asneira. É uma machadada na moçambicanidade.
O quer dizer ser genuíno?
Eu faço parte dos fundadores da Frelimo em 1962 e nunca mudei de cor, nunca mudei dos meus antepassados.
Servi e agora não sirvo? Era genuíno e agora não sou.
Sérgio Vieira fez parte do grupo de veteranos que, em 2002, defendeu a eleição de Armando Guebuza para a Presidência da República. Hoje é uma das pessoas mais atacadas por pessoas próximas do Presidente Guebuza. Como é que se sente?
Não me sinto e não deixo de sentir.
Uso o provérbio para palavras ocas, orelhas mocas. Essas pessoas que se dizem próximas do Presidente Guebuza, não sei porque não tenho dados, de repente descobriram que sou goês, mas eu nunca fui goês.
Não se sente traído?
Por quem…
Tendo em conta que defendeu uma figura que hoje está no poder para depois se ver marginalizado.
Quem é que marginalizou-me…
…quando aparecem escritos a criticarem a figura do Sérgio Vieira.
Opiniões clandestinas e disfarçadas de pseudónimos, gatos escondidos com rabo fora… por favor…
Olha, costuma-se dizer que quando quiser cuspir para cima vê para onde chega o teu cuspo. Isso nem sequer consegue chegar à sola de sapato. São pobres de alma, o que eles querem?
Depois do Congresso de Pemba, parece que a Frelimo transfigurou-se na pessoa do chefe. A organização confunde-se com a pessoa do Presidente. Há mais palmas ao Presidente. O que isso significa?
Eu creio que há muito oportunismo e há muita ambição. Isso criou uma crise muito grave na Frelimo em 68, que levou em 1969 ao assassinato do presidente Eduardo Mondlane. Houve também outros assassinatos antes como de Mateus Sessão Mutemba, Paulo Samuel Kankomba e outros.
Quem declarou ilegal o partido comunista da União Soviética. Foi o próprio Bureau Político. O secretário Geral do partido, Mikhail Gorbachev, acabou com o partido. Não foram os americanos, ingleses e nem chineses. Foram eles. Como é que chegaram lá. Foi na base de oportunismo e de terrorismo.
Há que estar atento a estes perigos sempre, porque eles não deixam de existir. Tentativa de dividir o país sempre existiu e existe. Isto existiu com o 07 de Setembro, existiu antes de 07 de Setembro quando o Jorge Jardim vinha fazer as propostas de nós ficarmos nas nossas zonas e o colonialismo noutra até se encontrar uma solução.
Havia dos da Frelimo de dentro e os da Frelimo de fora, Nós dissemos vai passear. Fizeram na Correia, Alemanha e no Vietname. Agora querem repetir em Moçambique.
Os sul-africanos tentaram dividir Moçambique, a Rodésia tentou nos dividir. Sempre tivemos e temos uma estrutura ou uma coluna vertebral que sempre elucidou que Moçambique é Moçambique do Rovuma ao Maputo de modo que esses parasitas que andam a querer procurar quem é mais moçambicano que o outro há que estar atento e combater.
Se o jornalista é preto e diz uma coisa, vão dizer que ele agiu assim porque é preto? O vosso colega Machado da Graça às vezes apanha porradas porque é branco. Quer dizer que mudou de cor desde então. Desde a independência para cá mudou de cor?
Eu não creio que Machado da Graça, de quem discordo muitas vezes, tivesse mudado de cor.
Como é que avalia a Frelimo de hoje quando comparada com a de 1962.
Não creio que seja a mesma Frelimo por muitas e variadas razões. Houve um crescimento quantitativo e qualitativo.
Quantos éramos quando criámos a Frelimo em 1962 e onde estávamos.
Quantos somos hoje e onde estamos.
É evidente que uma árvore grande tem sempre um e outro ramo podre que tem que ser cortado.
Quer dizer que os princípios que eram defendidos pela Frelimo em 1962 persistem até hoje.
O princípio de Unidade Nacional existe até hoje. Ninguém ousa atacar a Unidade Nacional. Bom, está esse grande parvinho de Dhlakama que está a tentar dividir o país. Que o diabo o carregue rapidamente, porque anda a matar gente de qualquer maneira, anda a destruir coisas, o que é isso. Diz que é pai de democracia.
Que democracia é essa? Quando vejo no jornal que é preciso discutir a paridade, que paridade é essa? Então, se hoje na Assembleia tenho três partidos, excluiu um partido? Não há que goste ou não, não posso excluir. Não há paridade nenhuma na sociedade.
Há uma maioria e há uma minoria.
O que posso dizer é que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) não pode ser escolhida dessa maneira. A minha tese é que a CNE deve ser um órgão profissional que funcione em permanência. Vi isso noutros países em que a CNE não tem nada a ver com os partidos.
Se fosse hoje, apostaria na figura de Armando Guebuza para a Presidência da República?
É uma pergunta que não tem pés nem cabeça. 2002 é 2002 e 2014 é 2014. Porquê não pergunta se apostaria no Samora, até que já morreu coitado, mas porquê não me pergunta se apostaria no Joaquim Chissano.
Estamos em 2014 e Guebuza já tem mais de 70 anos.
Eu não sou partidário de um dirigente com mais de 60 anos. Esse tem problemas nos rins, tem um bypass, não estou a dizer que Guebuza tem essas doenças, o que estou a dizer é que não sou favorável que se procure dirigentes de uma geração que já deu e deu muito. Agora há novas gerações que tem que entrar. Os que estão entre 45 a 50 anos ou no princípio dos 60 anos. São eles que têm que tomar conta do país em todos os ramos. O perigo do MDM no poder
Como é que o senhor caracteriza a situação que se vive em Muxúnguè, Gorongosa, Homoíne e Funhalouro?
É o desespero. Quando bate uma cobra não estrebucha muito? É a cobra que está a morrer. Eu creio que do ponto de vista do partido, a Renamo esgotou-se. E mais…
Uma boa pergunta a Procuradoria, se há uma organização que preconiza a violência, recorre à violência, ela é ou não uma organização ilegal. Se uma organização usa a violência contra a população, contra os bens da população, está ou não a praticar um crime de terrorismo. São perguntas a fazer.
Eu acho muita piada, que temos aí não sei quantos deputados da Renamo, de uma organização que anda a matar gente, civis e destruir bens da população. Mesmo que só matasse militares. São militares de onde?
São invasores do país. Não faz sentido.
Agora está a surgir e creio que nas autárquicas é muito provável que tenha recolhido uma boa parte do eleitorado da Renamo. Está a surgir o MDM. Agora, o que me preocupa é que todos os antigos apoiantes da Renamo que sejam os ultra-colonialistas de Portugal, que sejam racistas, que sejam elementos da extrema direita europeia e americana estão a apoiar esta organização. Estou a ver a Carmo Jardim, Nogueira Pinto e toda esta gente. Estão lá. Há ou não o intuito de fazer regressar a roda da história. Há ou não a vontade de vingar-se da independência moçambicana.
Há um grande perigo aí. Não é uma organização idónea.
Para o senhor, o aparecimento do MDM não é para fortificar o espaço democrático nacional, mas sim para vingar-se da independência?
O espaço democrático não é criado pelos apoiantes do racismo e do colonialismo. Quando me disserem que foi aprender democracia com os seguidores de Ian Smith na Rodésia e Pieter Botha na África do Sul de Apartheid, pergunto se é aí onde se aprende democracia? É isso é que é espaço democrático. Diz-me com quem andas vou te dizer quem és.
Quer dizer que é um perigo o MDM chegar ao poder?
Há perigo que eles venham a representar interesses de vingança, contra a independência nacional. Quem é que está a apoiá-los. Quem está fora de Moçambique a apoiá-los. Os jantares que fazem em Portugal para angariar fundos quem vai a esses jantares.
Renamo está a tornar-se numa associação de malfeitores
O Presidente Chissano disse que o líder da Renamo deve ser acarinhado para se sentir valorizado e vir a Maputo dialogar. O que acha sobre isso?
É direito à opinião de Joaquim chissano.
Eu penso que Afonso Dhlakama tem que assumir que se ele quer viver em Moçambique tem que se comportar como um cidadão moçambicano.
Se quer viver em Moçambique como um dirigente político tem que assumir quais é que são as responsabilidades políticas de um dirigente. Não é refugiar-se no meio de uma montanha e dizer que agora estou a matar gente porque não concordo com a composição da CNE.
Que o diabo o carregue. Isso não faz sentido em nenhuma parte do mundo. Já viste isso em alguma parte do mundo? porque não concorda com a composição da CNE, porque não é de paridade ou de igualdade, se não existe igualdade na Assembleia da República, nos votos que foram dados a este ou aquele candidato. Isso é terrorismo.
Se o senhor fosse Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança teria ordenado o assalto à base de Satunjira?
Eu teria dito... olhem…ocupem, capturem e acabem com isso, e não um entra e sai. Isto é brincar aos Cowboys.
Outra coisa que a Renamo reivindica é a partidarização do Estado. Sérgio Vieira sente isso?
Não tenho dados sobre isso. Vejo pessoas de muitos partidos políticos entre os funcionários. Para admissão de um funcionário no estado não se exige cartão. Essa é uma maneira de disfarçar dos problemas, partidarização é quando te candidatas para deputado, seja para Assembleia Municipal ou da Assembleia da República. Há sítios onde é obrigatório a partidarização e outros não. Quando vais para o serviço militar obrigatório basta que tenhas saúde, não te perguntam se tens cartão de membro.
Como é que classifica a forma como o Governo está a gerir a actual crise político-militar.
Não há crise política nenhuma. O que existe é uma crise de luta contra o terrorismo. É preciso lutar contra o terrorismo e acabar com ele, e é preciso que os próprios membros da Renamo acabem com o terrorismo.
Desligando-se das acções armadas, entregando as armas que as têm e ainda deixar de matar e de destruir.
Mesmo as Forças Armadas de Moçambique não podem ser alvos de ataques armados de forças políticas moçambicanas. Imaginas fazer isso nos Estados Unidos da América, em
Portugal, na Espanha, na Inglaterra, na França. Isso existe, por mais que discordes politicamente, não podes fazer isso porque é crime.
A Renamo está a tornar-se aquilo que era antes. Uma associação de malfeitores.
Pela primeira vez na história do país teremos um Presidente da Frelimo e outro da República. Ou seja, dois centros de poder
Não é a primeira vez, será a segunda vez. Quando Guebuza foi eleito Presidente da República, o presidente do partido era Chissano, até que este tomou a iniciativa de sair e o CC elegeu Guebuza como presidente da Frelimo.
Qual é a sua opinião sobre a forma como PR reage às críticas?
Mais ou menos, reage correctamente. O presidente da França decidiu meter um jornal no tribunal porque foi muito atingido. De facto Guebuza foi muito atacado e praticamente esteve calado até agora.
E quando em algum momento aparece a chamar os críticos de apóstolos da desgraça, tagarelas entre outros nomes.
Sendo o Presidente da República será que ele não tem direito de opinião.
Não sei a que ele se referia quando dizia isso, se as críticas que respondia eram justas ou injustas, mas é preciso ter cuidado. Ninguém é apóstolo da desgraça porque faz uma crítica que é justa, até pode ter pontos de vista errados, mas é crítica.
Agora denegrir não. Há dias alguém me perguntava, o que a independência trouxe de bom para Moçambique e recordo-me do que Samora dizia que não se pergunta a um escravo se quer liberdade.
Há algumas críticas que são injustas, especulações e às vezes calúnias.
É bom lembrar que vamos completar 40 anos de independência e quantos jornalistas estiveram na cadeia por emitir opiniões contrárias ao Estado ou ao Governo, creio que zero.
Quantos jornais fecharam desde a independência por criticar creio que nenhum. Onde está a comissão de censura de independência para cá.
Há quem diga que no partido Frelimo as decisões eram tomadas da base para o topo e agora é tudo ao contrário, é do topo para a base. Qual é a sua opinião em torno disso?
É tua conclusão!
Não. O padre Couto disse isso nas páginas do SAVANA
Respeito a opinião de Filipe Couto, que por sinal é meu amigo, mas isso não significa que apadrinho todas as opiniões dele. Lembro-me que num passado recente disse-lhe: ou Couto, andas a pedir Gundana que é mais velho em relação a mim com mais de 70 anos para ser Presidente, por favor. Mas era opinião dele e a mim cabia respeitar.
Tirando essa opinião de Couto não creio que seja muito correcto essa afirmação.
E mais, as opiniões não partem de cima para baixo ou de baixo para cima. Há uma acção mútua, há uma dinâmica, de repente há sentimentos na base que o topo toma conta, há preocupações que a direcção e por razões óbvias tem uma informação mais global interna ou externa e transmite as bases. É normal.
Há democracia na Frelimo?
Fundamentalmente há. A Frelimo tem muitos problemas, mas não é parte amolgada do desastre, há democracia sim na Frelimo
Qual é o balaço que faz dos mandatos de Guebuza?
De um modo geral foram correctos, possivelmente direi que o primeiro mandato pareceu-me mais eficiente que o segundo. No segundo houve muitas questões que vieram perturbar o desenvolvimento normal das coisas, e não posso apontar dedo a ele necessariamente, haverá responsabilidades dele, para equipa, haverá responsabilidades
que ultrapassam as fronteiras do país.
É preciso compreender que quando se quer apontar dedo a alguém é preciso ver quantos dedos voltam-se para apontar a nós mesmos.
Mas de um modo geral o primeiro mandato foi o melhor.
Qual é a análise que faz da homenagem que fizeram no passado sábado?
Foi uma iniciativa do Comité da Cidade, decidiram fazer uma manifestação de apoio ao presidente, correcto, porque não? são proibidos? Apenas se autoriza quando estão a fazer uma manifestação de repúdio.
Qual é sua opinião sobre a sociedade civil moçambicana….
O que é sociedade civil em Moçambique.
Eu sou pai e ia a reunião dos pais na escola. Era raro encontrar lá pais. Encontrava mais mães e por vezes empregadas a representá-los.
Onde é que está a sociedade civil aí.
Vivi num prédio que tinha associação de moradores. Cheguei a ver e fiquei escandalizado quando li que fulano, beltrano e sicrano não podem apanhar o elevador porque não pagam as taxas. Como coisas dessas não começam na tua casa como pai ou mãe de família onde é que está a sociedade civil.
Há uma organização que conheço aí onde há uma pessoa que faz muito barulho, desde que foi criada essa organização alguém é presidente, dona e proprietária. Ser dono de uma empresa não significa ser da sociedade civil. Nós ainda não temos sociedade civil, porque a sociedade civil começa em coisas elementares, nos vizinhos, nos pais. Ainda não temos nada, estamos a começar. Vais dizer que um feto já é adulto? Se ainda está na barriga da mãe.
SAVANA – 24.01.2014
Meu caro, o Gungunhane que se dane não tenho nenhum grau de parentesco com esse sanguinário, socorri-me de seu nome para dizer “há muito, muito tempo”, as minhas origens para sua informação são do grande Zimbabwe e não das terras do Nkosi Xaca-Zulo, estamos quites?
Não direi mais
Sempre moçambicano
Khanga Hanha Muzai
Meu caro Umbhalane, começos por naturalmente lhe cumprimentar desejando-lhe uma feliz semana neste Moçambique Para Todos, em segundo lugar estranhar a sua intervenção, conheço suas simpatias étnicas, isso não preocupa o que me preocupa e o facto de de-repente meu mano de pena em riste deixar de ler na entrelinhas, a resposta dirigida ao saloio do Zacarias tem por objectivo lembra-lo que a língua portuguesa é que emigrou para cá e não o contrario, ele não pode hoje, achar-se no direito de reclamar esta língua como sua propriedade, pior ainda é o facto de desde que o da Gama e sua corja atracaram por estas bandas a preocupação deles foi incutir o uso desta ferramenta primeiramente tida como factor civilizador via bíblia e opressor chicote (lembrar as classes rudimentares para os pretos), na verdade o único objectivo da minha resposta ao Sr. Zacarias e informa-lo de que eu sei porque me comunico nesta língua e ele não temo virar repentinamente o xerife da quebrada com diriam os brazucas.
Provavelmente o comentário por mim feito, que mencionou as alianças estúpidas dos governantes portugueses com vários regimes de baixa índole descredibiliza a diplomacia portuguesa no concerto das nações, eu só para avivar a memoria citaria a do velho MADIBA que até bem pouco tempo era terrorista aos olhos dos conchavos do tugas e americanos “governante” entenda-se, apesar de o SPORTING clube reclamar o Mandela como sócio daquela formação desportiva, estas posturas assumidas por encomenda em muitos casos embaraça as relações deste pais com outros países principalmente os ora livres da ESCRAVATURA COLONIAL.
Umbhalane, também reclamo o direito de ser de quando em quando um pouco sarcástico para abanar essas cabeças cheias de nheque-nheques, não é?
Não direi mais
Sempre moçambicano
Khanga Hanha Muzai
Nem parece Teu!!!
Esse tal de Gungunhana, melhor, o Avô, Soshangana, Soshangane (Manukuse), bom corredor de fundo sem olhar para trás (Shaka) chegou ATRASADO, muito atrasado de verdade.
Só mais de 300 anos, em números redondos.
Não é representativo, e logo esse "ladrão de galinhas"!!!
Muito mais melhor que ele é Soshangane (Manukuse), embora que fugido e derrotado pelo Inkosi Shaka.
Mas insistem no gordo!!!
Todavia, antes mesmo desses, temos muitos (Reé)/Mambos, muitas (Reé)/Nyankhonda/Nyanyi, muitos Nyakwawa, Mwene,...que lhes conhecemos bem.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE DEFINIDO, E VERIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
"Porque é que não tomou o avião para Mbala em 19 de Outubro de 1986, juntamente com Samora?" ???..
Como estar (Sergio Vieira) num aviao que ele bem sabia que nao ia voltar a Maputo?
O camarada Samora Machel tinha orgunho de viajar para fora do Pais com quase todos ministros de todas racas.
Naquela fatidica viajem para Mbala em 1986, nao havia nenhum ministro, eram apenas alguns vices-ministros e directores.
A maioria dos ministros do governo do dia ja sabiam do que ia acontecer...
O camarada Sergio Vieira na altura era ministro de seguranca. Portanto toda a informacao de primeira mao (Free Lancer) estava com ele. Alias, ate em Mbuzine, ele foi o primeiro dentre os mocambicanos a chegar ao local.
Todo o plano foi oquestrado com conhecimento dele. A verdade e que foi um plano oquestrado por esses ilustres vampiros, mas com uma mao de fora...
Na Frelimo e sempre assim. Desde a morte de Mondlane.
E mais... se um dia tiver a oportunidade de ter acesso a foto do primeiro governo de Mocambique independente e compara-la com a foto do segundo governo de Mocambique independente, vai notar uma especto extranho: O unico ausente nessa ultima foto e apenas O Samora Machel. Todos continuaram menos o Samora, nenhum outro morreu. Essas duas fotos o Jornal Savana tem e ja publicou uma vez.
Ao Sr. ZACARIA,
Lamento tê-lo ofendido, sei eu que a verdade dói se e o caso vá bugiar longe, no concerne a sua língua tenha a coragem de me dizer com toda clarividência conhece algum descendente de Gungunhana que a importou?
Quando os teus honesto cidadãos do império chegaram ca na terra dos Bantus cheios de boas intenções traziam chicote, armas que vomitavam fogo, bíblia e correntes para agrilhoar os meus ancestrais, e destes honesto de falas ou daqueles que comem no prato onde comem hoje, não me canse você certamente e menos português que muitos portugueses de verdade que evitaram ser sarcástico como vos sois, diabinho você e dono de alguma língua falada? Que milagre…. Esse é o de Fátima? Com os três pastorinhos?
Sempre moçambicano, tome note hoje considero-me um individuo que apesar de ter sido forcado a adoptar o português como minha língua, julgo-me no direito de me apropriar dela sem apelo nem agravo, nada que você possa fazer humanamente falando o ajudara a expropriar-me dela
Se não acredita tenta malandro…..
MAIS NÃO DISSE
Khanga Hanha Muzai
NB: Escolha assuntos sérios deixe de levantar alaridos sem razão para o efeito.
Ele e Matsinha, estão a tentar lavar as mãos "feitos Pilatos"!
Um dia dirão que "foram obrigados a ser Firlimo", e blá, blá, blá!Samora é que é culpado, etc.!
Daí..
Porque é que não tomou o avião para Mbala em 19 de Outubro de 1986, juntamente com Samora?
Fernando estaria entre nós, e não daria essas entrevistas VIOLENTAS em que "confessa" MUITA COISA!
Ele que se "ponha ao fresco" porque os "homens armados" lerem essa entrevista, "vão ficar mesmo gratos".
Continua falso e boateiro, como sempre foi inventando coisas da família Jardim!
Deveria sentir orgulho que um dos filhos daqueles que organizaram a Frelimo em 1962, lidera um partido, e vai concorrer as eleições -se for eleito para tal pelo MDM- de 15 de Outubro- o Njinhero Davis Simango!
Isso é que a "velha guarda" de Naschingweia dever-se-ia de orgulhar!
Mas como só fizeram "patifarias", não têm capacidade de introspeção!
Matuge e Mbuzis!
IFE tensene tinadzmanga Firlimo!
sr.kanga .. chamar ao país onde vivo (...) o que o sr chamou levar-me -ia á baixeza de tentar encontrar um nome ao país onde voçê vive ....há muita gente em Portugal e são a maioria que são boas pessoas,honestos ...infelizmente estes ainda não governam ,mas lá chegaremos ... por isso poupe-nos á sua sordidez.ah ! se é isso que pensa nunca cá venha !!
carissimo umBhalane se depender de mim "estes seres abjectos" não atravessam o estreito de Gibraltar ....
saudações Cordiais.,
Agradeço-lhe muito pelo tempo que gastou, e pelas explicações dadas, a mim e a quem delas necessitava. São sempre muito úteis.
De novo, muito obrigado.
Já agora aproveito para lhe perguntar, se, o ano em que terminou a luta de libertação de Moçambique foi mesmo a que escreveu (1973), ou se foi em 1974, pouco tempo após o dia 25 de Abril de 1974.
“Temem do MDM no poder só por causa dos filhos Simango, na possibilidade deste ser presidente e querer vingar pela morte do pai;”
Sobre este assunto (vingança), já tive ocasião de aqui escrever, evitando sempre ser tão explicito como o acabou de ser.
Há um ditado que diz o seguinte:
"Quem não se sente não é filho de boa gente."
Espero, que todos os que se sintam, não façam como é de esperar, justiça pelas próprias mãos.
TPI com eles caso não nos sintamos suficientemente capazes ou preparados para os julgar e condenar.
Se condenados (à morte nunca), nas suas celas deve constar sempre como adereço, uma corda e um gancho no tecto (podem sentir necessidade).
Matolinha.
Matolinha!
Quando a luta de libertacao de Mocambique terminou em 1973, e assinado o acordo de Lusaka em 1974 para em 1975 haver independencia de Mocambique, houve um trabalho tremendo/aturado dos ideologos da FRELIMO (Frente de Libertacao de Mocambique)no sentido de produzir o maximo possivel livros para todo o ensino em Mocambique.
Esses livros tinham por objectivo deturpar a verdadeira historia de mocambique (1960 - 1975).
1. Ha muito que se sabe que a Frelimo foi fundada no Ghana e, nao na Tanzania como nos ensinaram;
2. Os Fundadores da Frelimo nao foram aqueles que nos ensinaram, porem o Marcelino dos Santos foi quem roubou o nome para Tanzania, por isso ele se orgulha de dizer que ele e Frelimo e nao membro da Frelimo;
3. Em Nachingweia havia duas alas: uma escolarizada (Mondlane, Simango, Gwenjere e outros) e outra menos-escolarizada (Samora, Marcelino, Chissano, Chipande, Sergio Vieira e companhia);
4. Os menos-scolarizados, nao se confiavam, dai que encenaram aquilo que todo mundo sabe: Liquidaram Mondlane, Gwenjere,Simango e outros titulando-os de reacionarios;
5. Como sempre se desconfiaram de si proprios, entre eles continuaram se matando uns aos outros ate nos dias a posterior: Samora Machel, Sebastiao Mabote, Rafael Maguni, Nzumbiri (Boss macena da SNASP);
6. Com a onda actual da democracia, ciente de que a qualquer momento o poder pode cai nas maos dos outros, ja estao se advertindo. Temem do MDM no poder so por causa dos filhos Simango. na possibilidade deste ser presidente e querer vingar pela morte do pai;
7. Lembre-se: "A Frelimo e que fez, a Frelimo e faz";
8. Portanto, resumidamente todas as morte que ocorreram na Frelimo foram desenhadas e executadas por ordens deste diabos humanos.
9. Agora o medo abunda em todos eles. O desejo e continuar a governar ate ao desaparecimento pela morte naturam da geracao deles (Nachingueia).
10. Nesta eleiccoes que se aproximam vai se morrer muito. Alguns vao ser sacrificados para perpetuar o poder. Nao vao entregar de bandeja como servente de um restaurante.
mais nao disse...
Não me tinha lembrado desse lugar que se chama tugalandia, aliás éum escroto de pais, aliou-se sempre aos parceiros errados em momento errados desde a era nazi Portugal tem sido um país com governantes saloios.
Olha se tal desgraça couber aos tugas desejo-lhes melhor sorte nós não a tivemos.
Mais não disse
Khanga hanha Muzai
Mais não disse"
Khanga Hanha Muzai
Para PORTUGAL obviamente (TUGULÂNDIA). (sem admiração)
Porquê, baseado em quê?
Nas tradições, usos e costumes,..., e em certos acordos/tratados escabrosos que ligam umbilicalmente crápulas e seitas de ambos os dois(2) lados.
LUÍS CABRAL (Guiné-Bissau) assassino comprovado de milhares de cidadãos Guinéus, inclusivamente soldados (ex) do "exército???" português, valas comuns, prisões arbitrárias, torturas,...
asilou-se onde? - Portugal
Com "direito" a choruda pensão paga pelos papalvos da Tugulândia.
NINO VIEIRA que dispensa apresentações, também com choruda pensão paga pelos papalvos da Tugulândia.
O escabroso, hediondo namoro ao "grande democrata" Teodoro Obiang da Guiné Equatorial,...
Só descortino um lugar, fora de África, "digno" de os "encaixar" - Portugal actual, este "jardim à beira-mar brotado".
Termino com uma esperança para o Povo Moçambicano.
Se for mesmo para se livrarem de todos eles, essa também corja, DEFINITIVAMENTE, até EU mesmo os engulo. e ajudo através dos meus impostos a pagar as chorudas pensões a que terão certamente, de certeza absoluta, "direito"!
Até eu engulo.
O POVO já acordou de vez faz tempo.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
O POVO já acordou de vez faz tempo.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
Como tem sido regularmente constatado aqui neste espaço, eu, simples ser vivente não comungo de igual pensamento, porem, também como disse outrora que o peso dos chifres de cada um só o portador dos mesmos o sente, ora, quem quer tribalisar o Moçambique para todos que o faça conforme bem intender, eu, nessa não vou.
O intróito visa somente reclamar o meu direito de expressar os meus pensamentos sem que seja contado com esta e ou aquela etnia.
Indo ao que interessa venho contar-vos algo que é parte das tradições Bantu, nos tempos que já fazem parte da história das histórias, meu avo contou-me que quando alguma desgraça batia a porte de uma comunidade consultava-se primeiro os anciões e depois o chefe/regulo do povoado tomava a decisão emanada do conselho dos anciões. Raras vezes contrariava estes acumuladores do saber popular outorgados pela idade que africana-mente falando constitui um estatuto soberbo.
Ora os discursos, de Sérgio Viera, Joaquim Chissano, Mariano Matsinhe, Padre Couto, Marcelino dos Santos, Jacinto Veloso, Alberto Chipande e outros de igual nomenclatura vem parecer a quedas dos mamutes no ritual que era chamado de “Moundzo” literalmente traduzido significa Chifre, porem este chifre dava nome a este ritual porque era através de um chifre que:
- 1º Chamava-se a população para reunião no Ká-Mukhulo/Casa-do-Regulo,
-2º Era através de um chifre que as pessoas bebiam uma poção magica que através da qual se podia denunciar o individuo que teria ofendido os espíritos e ou o individuo que por via de feitiço teria feito mal a uma família ou a famílias diversas dessa comunidade, prejudicando vida humana, produção agrícola, chuva, etc.
- 3º Importa referenciar que tal poção mágica era preparada por um curandeiro/feiticeiro mor do Povoado.
A reunião que tomava lugar em recinto aberto, defronte da casa do Regulo tinha hora de início e não a de término, pois, só iria terminar logo que os procurados começassem a manifestar evidentes sinais de paranóia (uns levantavam-se e falavam línguas ininteligíveis, outros despiam-se e ficavam nus, outros ainda saiam correndo para as matas onde escondiam coisas proibidas produto de actos de bruxaria), enquanto isso, os puros, inocentes, não culpados mantinham-se impávidos e solícitos perante o Regulo, este ultimo por sua vez entendendo com auxilio do Curandeiro Mor do povoado aferiam se já tinham sido todos identificado “culpados” ou não, feito isto o ritual podia cessar, normalmente isso acontecia por vezes 6 horas depois, para muitos constituía um grande sacrifício.
Ora o que está a acontecer na FRELIMO hoje em dia lembra-me este velho ritual, pois quase todos agora parecem tocados e embebidos pelo conteúdo do chifre mágico e seus actos macabros de então voltam a tona sob forma de pesadelos e porque não se consegue viver um pesadelo de forma serena, a turbulência psicológica a que se está sujeito enquanto o pesadelo desfila seus horrores pode acordar vizinho em alguns casos pode levar as pessoa/vitima a um estado de choque com danos irreversíveis.
Eu concluo que toda esta escumalha de Naxingueia está-se auto exorcizando ou está sendo exorcizada pelo advento da DEMOCRACIA ainda embrionário na nossa terra Moçambique, hoje as pessoas falam como se estivessem absolutamente drogadas, os temores e o sentimento de culpa disfarçam-se na coragem aparente que se manifesta por via destas aparições esporádicas onde de forma desesperada continuam tentando confundir o cidadão que despertou com uma ferroadas daquelas que até um Elefante-Mamute, não pode ignorar, e assim que de vez em quanto temos que aturar sórdidos dizeres destes que outrora foram nossos carrascos, carcereiros e assassinos em nome de ilusões importadas dos Brejnevs, Mau-Mau, Hochi-min, Fidel, Khadaf e outros tarados que o mundo pariu.
Apelo aos moçambicanos para prepararem-se porque esta chegando o dia dos bruxos e bruxas moçambicanos, custara muito para certas gerações aceitar que moçambicanos fizeram tamanhas selvajarias aos seus semelhantes.
Sérgio Serginho não seria esta a hora de achar a melhor toca e enfiar sua cabeça como fizeram os Nazis? Eles fugiram principalmente para o Brasil, Argentina e África do Sul, vocês fugirão para onde????????????????????????????????? já estamos globalizados .
Mais não disse
Khanga Hanha Muzai
“Depois do Congresso de Pemba, parece que a Frelimo transfigurou-se na pessoa do chefe. A organização confunde-se com a pessoa do Presidente. Há mais palmas ao Presidente. O que isso significa?”
O sr. Sérgio Vieira responde assim:
“Eu creio que há muito oportunismo e há muita ambição. Isso criou uma crise muito grave na Frelimo em 68, que levou em 1969 ao assassinato do presidente Eduardo Mondlane. Houve também outros assassinatos antes como de Mateus Sessão Mutemba, Paulo Samuel Kankomba e outros.”
-Ao afirmar haver muito “oportunismo” e muita “ambição” no interior da Frelimo (é dessa organização que se fala), foi criada uma crise “muito grave”, que levou ao assassinato do sr. Eduardo Mondlane?
Posso entender isto que o sr. Sérgio Vieira disse, como a confissão de que o sr. Eduardo Mondlane foi assassinado pela própria Frelimo?
É que na comparação/analogia que vem a seguir, o sr Vieira dá mesmo a entender, deixa cair, que não foram os de “fora”, mas sim os de “dentro” quem terá consumado o assasinato. O “Foram eles”, é vai direitinho para a Frelimo não vai?
“Quem declarou ilegal o partido comunista da União Soviética. Foi o próprio Bureau Político. O secretário Geral do partido, Mikhail Gorbachev, acabou com o partido. Não foram os americanos, ingleses e nem chineses. Foram eles. Como é que chegaram lá. Foi na base de oportunismo e de terrorismo.”
Será que foi isso que o sr.Sérgio Castelo Branco da Silva Vieira quis dizer, que foi a Frelimo quem matou o sr. Eduardo Mondlane? É isso que eu posso concluir que ele disse?
É que eu ainda não tive tempo para ler os livros todos, por isso não sei se SV já alguma vez tinha dito ou escrito uma coisa destas.
Matolinha
Li este artigo e acho que se impôe uma crítica construtiva a um "individuo" sergio vieira de seu nome que está a jogar em "causa própria",portanto,parte interessada,nunca isenta.
Senão vejamos :
- Ele diz: há um perigo que o MDM venha a representar interesses de vingança..Como!!
vingar-se de quem ? porque ?(Este SV deve estar com medo de alguma retaliação da parte do MDM) devia ser questionado .Será que ele praticou algum mal a alguém do MDM????
-"Não sou membro do CC saí de livre vontade..." parece que o SV foi sendo posto de parte e começou a sentir-se deslocado e acabou por sair (isto não é livre vontade)...
- Um dos candidatos aparece como suspeito de "traficar madeira para a China" ora o SV diz que ele é suspeito e que só depois de julgado é que pode ser considerado culpado..como!!!
Aqui neste blog são inumeros os testemunhos em que o SV "tortura e mata" pessoas no interesse da nação!!! (metelela e outras) não me parece que ele seja juiz ,faça parte de um tribunal...por isso torturou e matou pessoas sem julgamento !!! Grave muito grave...
Quanto ao candidato "suspeito" tem um ditado que diz (A mulher de César não deve ser tem que parecer também ).
A UE ,a Suécia e outros deixaram de apoiar (com dinheiro) Moçambique porque essas verbas acabavam invariavelmente nos bolsos dos governantes da Frelimo,quiça também os dele ,SV.
- Noto com espanto que o SV fala aqui em indemnizações , compensações " para quem perdeu o seu rendimento ou o seu bem " A BEM DA NAÇÃO !!!
Bom , isto faz-me lembrar-lhe voçê SV não pensava assim em relação aos portugueses que foram obrigados a sair de Moçambique sem os seus pertences ,sem os seus rendimentos !!!
lembra-se da lei das 20/24 ?? Voçê lançou essa lei ,voçê despojou as pessoas dos seus pertences . Por um acaso está agora a pensar em indemnizá-los ? olhe SV ,que 100 anos do rendimento desses portugueses é capaz de ser muita MASSA....
-Voçê SV enche a boca para para falar em interesses "DO POVO E DO PAÍS" mas nada disso tem sido feito em 39 anos !!! e voçê esteve metido em tudo !!!
- O SV fala que os jornais falam de interesses "racistas,tribalistas,regionalistas"coisas que são perigosas,diz ele,(ora no entender de SV os jornais deviam estar calados,para não levantar ondas á Frelimo) Os jornalistas VERDADEIROS,só relatam o que vêm,o que ouvem,o que sentem ,e concerteza viram,ouviram e sentiram isso ....
Depois quando lhe falam em Moçambicano "GENUÍNO" ele sente-se em "cheque" e tal qual uma cobra ,ataca, e diz : O grosso dos moçambicanos é de origem Bantu e os Bantus foram invasores,vieream da Africa Ocidental ... e quem disser o contrário nem que seja o AG é asneira !! e logo fala em côr e que fundou a Frelimo em 1962 por isso tudo lhe terá qque ser permitido ...(Quem seriam os habitantes genuínos de Moçambique ??) pergunto eu ,teria sido a LUCY ???
- O SV não é GENUÍNO,não é GOÊS, não é PORTUGUÊS....que será ele ??????
-Depois adiante diz que não foi marginalizado ,(bom então de que se queixou ele no jornal de domingo?)depois vem com citações marxistas(opiniões clandestinas,pseudónimos etc etc )e diz "muito interessante" quem cospe para cima acaba por lhe cair na cara ...(Bom talvez lhe esteja a cair tudo o que estes 39 anos cuspiu para cima... )
- A seguir SV diz que a ambição na Frelimo em 1968 deu origem ao assassinato do Sr.Mondlane em 1969 e outros ,Sr.Mutemba,Sr.Kankomba etc ...(acrescento eu ; Samora Moisés Machel !!pertinente ??eu acho o Sr,SV não acha? o Sr. era o ministro da Segurança...).
- A seguir o Sr. chama parasitas a alguém do partido da Frelimo (aqueles que dizem que o sr.não é genuíno? aqueles que o puseram de lá para fora ? aqueles contra quem o sr.está ressabiado?Mas também fala em união de Moçambique do rovuma ao maputo sabe SV a maior união que Moçambique tem começa na lingua ,sim a língua portuguesa mas isso voçê omite .
- Adiante SV compara a Frelimo a uma arvore "grande" que aaparece de quando em vez com ramos podres ...ora eu penso sr SV que a Frelimo é uma arvore completamente podre da raiz á ponta dos ramos ,que já nem flor nem frutos dará .
Depois o "democrata" SV chama o Sr. Afonso Dhlakama "parvinho que está a tentar dividir o país " Como !! Eu acho que os unicos a quererem dividir o País foi a Frelimo com suas atitudes déspotas,ditadoras, mas isso SV acha normal e até saudável ....e diz que Dhlakama anda a matar pessoas e destruir coisas...eu acho que a o Sr.SV tem umas dezenas de crimes ás costas sozinho e a "sua"frelimo segundo se consta matou mais pesssoas que o colonialismo ....
- A seguir SV fala na CNE...é melhor nem continuar porque todos vimos nas ultimaas autarquicas como a CNE funcionou ....mal e sempre favorecendo a Frelimo (sem isenção e favorecimento premeditado da Frelimo).
- Bom depois perguntam a SV se apostaria hoje no A.Guebuza para presidente (aí como Guebuza esta no poder )ele diz que não tem pés nem cabeça a pergunta ...,(é a cobra a falar) porque já não tem estima por Guebuza mas tem medo dele ...por isso gostaria de ver um mais novo (da escola dele,SV) no poder . E adianta temer o MDM no poder ... bom ele não teme o MDM ,mas sim a Renamo ...(quem desdenha quer comprar ,velho ditado).
- Aqui SV diz "Quando bate uma cobra não estrebucha muito?É a cobra que está a morrer." Bem eu ri muito quando li isto dito pelo SV ..porque ele se está vendo num espelho kkkkkkk.depois vem SV a falar de fantasmas ,até parecia o D.Quixote de la Mancha lutando contra ventos e tempestades .....deve ter mau dormir este SV ultimamente ....
SV ainda diz que MDM não é uma organização idónea, a Renamo são malfeirores ,e assume-se democrata !!! (sinceramente a mão direita dele não sabe o que a esquerda faz).
- Chissano diz que Afonso Dhlakama deve ser acarinhado mas SV diz que é malfeitor,terrorista,e que devia ir para o diabo que o carregue ? e ainda diz que em satunjira o que devia ter sido feito "entrado capturado e acabado com aquilo " ...ou seja deviam ter morto todos !!! afinal SV é a favor de matar as pessoas (o mesmo que acusa os outros ) ???
- Quando o jornalista diz a SV que o estado está partidarizado ,ele tal qual cobra foge do assunto e diz "não tenho dados sobre isso"...Não tem ele mas temos nós certo? todos os cargos importantes são ocupados por membros da Frelimo estarei correto ?
- Depois SV diz que não existe nenhuma crise politico-militar mas sim "terrorismo" e que a Renamo devia entregar as armas ...bom eu acho que a Renamo já o fez no acordo de Roma e não resultou porque a Frelimo de SV continuou a politica do "quero,posso e mando" seguindo as ditaduras de esquerda radical .
- Mais a frente SV diz que nunca nenhum jornalista este preso por emitir opiuniões contrarias ao estado e que não há censura em Moçambique ...Ora eu penso exatamente o contrario e aqui neste blog há dos mais variados testemunhos contrarios .
- Bom sobre o A.Guebuza decididamente SV não quer falar .....
- Para finalizar SV diz que não existe sociedade civil em Moçambique (contrariando alguns aqui neste blog ) mas pergunto eu agora SV - em 39 anos de independencia tu e a tua Frelimo nada fizeram por isso???? ou pelo contrário convinha-te ,convinha-vos ???hheeeeiiiimmm!!!!
-Fica-me a ideia de alguém Déspota,mau caracter,mentiroso,vil,venenoso e para não gastar mais adjectivos concluo que fico com a ideia que SV é um "SER ABJECTO ".
PS - (achei por bem publicar a critica completa)
Saudações Cordiais.,
Li este artigo e acho que se impôe uma crítica construtiva a um "individuo" sergio vieira de seu nome que está a jogar em "causa própria",portanto,parte interessada,nunca isenta.
Senão vejamos :
- Ele diz: há um perigo que o MDM venha a representar interesses de vingança..Como!!
vingar-se de quem ? porque ?(Este SV deve estar com medo de alguma retaliação da parte do MDM) devia ser questionado .Será que ele praticou algum mal a alguém do MDM????
-"Não sou membro do CC saí de livre vontade..." parece que o SV foi sendo posto de parte e começou a sentir-se deslocado e acabou por sair (isto não é livre vontade)...
- Um dos candidatos aparece como suspeito de "traficar madeira para a China" ora o SV diz que ele é suspeito e que só depois de julgado é que pode ser considerado culpado..como!!!
Aqui neste blog são inumeros os testemunhos em que o SV "tortura e mata" pessoas no interesse da nação!!! (metelela e outras) não me parece que ele seja juiz ,faça parte de um tribunal...por isso torturou e matou pessoas sem julgamento !!! Grave muito grave...
Quanto ao candidato "suspeito" tem um ditado que diz (A mulher de César não deve ser tem que parecer também ).
A UE ,a Suécia e outros deixaram de apoiar (com dinheiro) Moçambique porque essas verbas acabavam invariavelmente nos bolsos dos governantes da Frelimo,quiça também os dele ,SV.
- Noto com espanto que o SV fala aqui em indemnizações , compensações " para quem perdeu o seu rendimento ou o seu bem " A BEM DA NAÇÃO !!!
Bom , isto faz-me lembrar-lhe voçê SV não pensava assim em relação aos portugueses que foram obrigados a sair de Moçambique sem os seus pertences ,sem os seus rendimentos !!!
lembra-se da lei das 20/24 ?? Voçê lançou essa lei ,voçê despojou as pessoas dos seus pertences . Por um acaso está agora a pensar em indemnizá-los ? olhe SV ,que 100 anos do rendimento desses portugueses é capaz de ser muita MASSA....
-Voçê SV enche a boca para para falar em interesses "DO POVO E DO PAÍS" mas nada disso tem sido feito em 39 anos !!! e voçê esteve metido em tudo !!!
- O SV fala que os jornais falam de interesses "racistas,tribalistas,regionalistas"coisas que são perigosas,diz ele,(ora no entender de SV os jornais deviam estar calados,para não levantar ondas á Frelimo) Os jornalistas VERDADEIROS,só relatam o que vêm,o que ouvem,o que sentem ,e concerteza viram,ouviram e sentiram isso ....
Depois quando lhe falam em Moçambicano "GENUÍNO" ele sente-se em "cheque" e tal qual uma cobra ,ataca, e diz : O grosso dos moçambicanos é de origem Bantu e os Bantus foram invasores,vieream da Africa Ocidental ... e quem disser o contrário nem que seja o AG é asneira !! e logo fala em côr e que fundou a Frelimo em 1962 por isso tudo lhe terá qque ser permitido ...(Quem seriam os habitantes genuínos de Moçambique ??) pergunto eu ,teria sido a LUCY ???
- O SV não é GENUÍNO,não é GOÊS, não é PORTUGUÊS....que será ele ??????
-Depois adiante diz que não foi marginalizado ,(bom então de que se queixou ele no jornal de domingo?)depois vem com citações marxistas(opiniões clandestinas,pseudónimos etc etc )e diz "muito interessante" quem cospe para cima acaba por lhe cair na cara ...(Bom talvez lhe esteja a cair tudo o que estes 39 anos cuspiu para cima... )
Bom,como a entrevista é muito extensa faço aqui um intervalo mas prometo continuar a desvendar a pobreza de alma deu tipo que se chama sérgio vieira.
Saudações Cordiais.,
Foi exactamente essa a ideia que eu quis fazer passar, apesar da explicação poder não ter sido a melhor.
Agora melhor explicada:
Lançar para pescar sardinha e puxar uma garoupa já assada e tudo.
Matolinha.
Ainda nem 1/4 li.
Mas já GUARDEI para mastigar muito bem, insalivar melhor, e ainda depois RUMINAR - o homem merece.
O homem merece.
Mas…e sempre com o devido respeito:
1 – “Há dias o Senhor Fernando Gil tentou "pescar" um Chissano para a conversa, mas acho que lhe saiu um Vieira.
Matolinha.
Pois…mas ficamos, na minha opinião (só tenho as minhas) que ficamos TODOS a ganhar.
O “tsotsi” referido não diz nada de jeito, nem tem a envergadura, o calibre intelectual deste outro “tsotsi” – este pensa, sabe exprimir o pensamento, e faz pensar, induz ao pensamento.
É um turra diferente, para melhor, no campo cerebral – este sabe largo.
E mesmo até, e marcantemente, na personalidade.
Esse turra tsotsi referido só chegou onde chegou após a aterragem forçada do marechal aviador, o tsotsi turra-mor, porque é preto – falemos claro – porque é preto – só mais nada.
Concluindo, saiu-nos a lotaria, o prémio, porque com o outro não aprendemos nada.
2 – “Devia calar se para o bem do povo Mocambicano”
Mario Paulo Mutucua
Bom…eu até acho o contrário, mesmo de verdade.
Devem falar, escrever, palestrar,…, e não só este tsotsi-turra, mas todos os demais, todos os outros.
Senão…, quem vai escrever a versão deles da história – os outros?
Até que os restantes tsotsis-turras também se deviam empenhar em falar, senão só uns poucos de tsotsi-turras é que vão marcar a versão da FIRlimo, em detrimento de posicionamentos diferentes, e/ou complementares.
Por isso, é bom falarem todos.
E escreverem, darem muitas entrevistas,…, darem o seu testemunho, também.
Democracia REAL também, e essencialmente, é isso – liberdade de pensamento, e sua cabal expressão, livre expressão.
Já chegam as condicionantes existentes, quanto mais a proibição!
Há uma tendência RACISTA de acusar SV de autor/mentor dos crimes dos líderes da oposição à tal “linha pura”, que hoje está no poder, malgrado vicissitudes de percurso.
E apontarem SÓ indivíduos não-negros, não genuínos, como agentes/informadores da PIDE/DGS e outros.
É um caminho fácil, muito fácil, mas que não colhe – pode servir, quiçá um dia, para satisfazer apetites de multidões, mas não passará no crivo da verdade histórica, dos que sabem informar-se, e sobretudo pensar.
Já em tempos o escrevi.
Por isso convido-os a lerem a ordem de acção 5/80 do ministério de segurança que é muito clara acerca do assunto invocado.
FORAM CRIMES DA frelimo/FIRlimo, CRIMES COLECTIVOS, DE TODOS NA TOTALIDADE, SEM QUAISQUER EXCEPÇÕES.
Não só os mencionados na ordem 5/80 – foi uma decisão colectiva, sendo evidente que as responsabilidades são graduais e se vão esbatendo do topo para a base – CRIMES COLECTIVOS E SOLIDÁRIOs DO REGIME/PARTIDO frelimo/FIRlimo.
E os mencionados são:
- Samora Machel
- Jacinto Veloso
- Sérgio Vieira
- Óscar Monteiro
- José Júlio de Andrade
- Matias Xavier
- Jorge Costa.
Quer isto dizer que Marcelino dos Santos, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, Mariano Matsinhe, Alberto Chipande, Sebastião Mabote, Hélder Martins, Jorge Rebelo, e vários e muitos comandantes da frelimo, …
estão inocentes, são inocentados?
“Camone”, “fachavôr”!!!
Por isso, conscientes dos crimes praticados, embora impunemente protegidos pelas AKM - TÊM MEDO.
Daí que:
“É perigoso ter o MDM no poder”, ou melhor dito, de outra forma:
– “É perigoso ter outros no poder”.
E nem é preciso ter a antiga 4ª classe para o saber, para chegar lá.
Nem “datori” destas novas vagas.
O POVO já acordou de vez faz tempo.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).
A LUTA É CONTÍNUA
Há dias o Senhor Fernando Gil tentou "pescar" um Chissano para a conversa, mas acho que lhe saiu um Vieira.
Matolinha.
Calar seria melhor do que falar barato! A sua idade ja nao da para lambebotismo so pode ser medo dos males que fez a familia Simango na altura.