segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

FADM DERROTADAS NA SERRA DE GORONGOSA

FADM DERROTADAS NA SERRA DE GORONGOSA
¤ FADM ISOLADAS EM CASA BANANA

Numa mega operação militar que visava "capturar Dlhakama" na Serra da Gorongosa, um grande grupo de tropas governamentais composto por mais de 150 homens atacou a Serra ontem domingo, pelas 11 horas. Os militares bombardearam a Serra do lado de Kanda, fustigando impiedosamente a zona do regadio de Nariroza, zona povoada, 2-3 km de Kanda, mesmo em cima da montanha, pelo oeste, 30 km de Satungira em linha recta. A escolha desta área não foi casual, pois afigura-se como uma área pouco guarnecida pelas perdizes para alem de que na estrada para Vunduzi as terríveis e implacáveis emboscadas inviabilizariam a operação.
Depois do fogo intenso de artilharia disparadas a partir de Kanda os comandos subiram a montanha mas quando ja estavam mesmo a penetrar na zona de fundo, foram recebidos por fogo devastador de toda a sorte de armas incluindo antiaéreas e artilharia pesada e houve uma grande catástrofe. As baixas foram colossais e mais da metade do efectivo pode ter sido aniquilado. O remanescente recuou em debandada e ha rumores de ter havido deserções em massa decorrente do desastre em Nhariroza. Neste momento os cadáveres estão lá abandonados e várias armas foram capturadas. Aparentemente as perdizes souberam com antecedência da operação e prepararam se minuciosamente.
FADM CERCADAS EM PIRO E CASA BANANA

Uma coluna militar que ia abastecer as tropas e reforcar efectivo em Piro e Casa Banana, lado norte da Serra, 40 e 60 km de Satungira respectivamente foi emboscada no sábado em Gravata, tendo sofrido grandes perdas materiais e humanas e foi desbarata, sendo dois camiões queimados, um blindado foi danificado, toda carga que incluía mantimentos, munições e uma arma antiaérea foram capturados. 38 militares morreram e o restante fugiu em debandada. Neste momento as tropas em Piro e Casa Banana estão numa situação muito difícil porque as perdizes interditaram todas vias de acesso, portanto, ninguém entra e ninguém sai. Em Satungira só ficou história porque é agora terra de ninguém pois as tropas recuaram para Vunduzi só vão para lá ocasionalmente dentro de blindados e de dia.
GOVERNO VIOLA TREGUA TÁCITA
O absurdo de tudo isso é que a Renamo está numa trégua e o governo viola grosseiramente, atacando o reduto da perdiz. Como devem ter notado, desde que as negociações reiniciaram os ataques cessaram. Na passada quinta-feira as fadm atacaram a base da perdiz em Pange, Muxungue, e foram trucidados e recuaram em debandada. Como retaliação pela provocação, os guerrilhas atacaram a coluna em Muxungue no sábado pelas 10 horas mas não temos detalhes de baixas e as perdizes prometeram continuar a atacar a coluna em particular a escolta.
Unay Cambuma

Comments

1
Umbhalane said...
Bom...
fui de procurar informação ALTERNATIVA - cruzar informações.
Falei com o Zamboko.
Ele me falou, falou, falou,..., estava empolgado.
Até lhe disse para beber um pouco de água, devagar, devagarinho. Agarrar calma.
Já acalmado me transmitiu
O RETUMBANTE SUCESSO, VITÓRIA, TRIUNFO, ÊXITO, VENTURA, FORTUNA, FELICIDADE, GANHAÇÃO,...
das nossa gloriosas forças, vanguarda armada do Povo Moçambicano, a RENAMO, e seus Heróicos Combatentes.
Nestas batalhas ora havidas, em áreas semi-libertadas (semilibertas), os nossos Heróicos Combatentes impuseram-se e infligiram pesadas baixas aos mercenários da FIRlimo.
Mais umas batalhas para os anais da História do Povo Moçambicano a caminho da libertação efectiva – assim o esperamos.
Uma guerra é constituída por várias batalhas.
Estas temo-las vindo a ganhar.
Vão ser contadas à volta das fogueiras pelos Mais Velhos, e todos os Mwanas vão conhecer a História dos Heróicos Combatentes da RENAMO – a sua saga - e a semente ficará para sempre, para sempre, perdurando nos tempos, prontas a germinar quando preciso.
Mas também é bom estar preparado.
Não podemos esperar só VITÓRIAS.
Desta vez, TAMBÉM, o bombardeamento da SERRA DA GORONGOSA pelo INIMIGO, os mercenários a soldo do INIMIGO - a FIRlimo - terminaram bem.
Terminaram com um retumbante, pujante, impactante e bem alavancado
SUCESSO, VITÓRIA, TRIUNFO, ÊXITO, VENTURA, FORTUNA, FELICIDADE, GANHAÇÃO,...,
dos nossos Heróicos e Gloriosos Combatentes - a RENAMO.

UM GRANDE SUCESSO MILITAR.
UM SUCESSO MILITAR DE GRANDES PROPORÇÕES.
Os Espíritos dos Antepassados estão connosco, estão contentes connosco.
O INIMIGO JÁ ESTÁ CONCRETAMENTE DEFINIDO, E VERIFICADO.
Ife tensene tinadzmanga FIRlimo
NÓS todos vamos correr com a FIRlimo.
Na luta do povo ninguém se cansa.
E sempre a dizer sem cansar,
Fungula masso iué (abram os olhos).

A LUTA É CONTÍNUA

Sem comentários: