segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Nampula - Vendedores acusam o edil de ter mentido banir as taxas do mercado

Ja? Esta população de Nampula é muito seria. Namuaca ficou 10 anos no poder e não houve nenhuma marcha contra ele, o Mano mamudo so possui 10 dias e ja saiu a população a marchar, pedindo que se cumpra o prometido no acto de campanha eleitoral. Vendedores de matadouro, quantas vezes a FRELIMO vos disse que a não cobrança de taxa de mercado não era exequível? Mas quantas vezes? Agora aguente. Quem não aquenta pantuna... E ainda é cedo.
  • Lindo A. Mondlane and 2 others like this.
  • Antonio A. S. Kawaria Assim escreve Matias De Jesus Júnior: É importante que o edil de Nampula, o senhor Amurane cumpra com a sua promessa, tal como é importante que a procuradoria accione mecanismos para a detenção do senhor Castro Namuaca antigo edil pela Frelimo e seus comparsas, por desvio de fundos do Município. Já o tinham feito com Araújo, voltaram a faze-lo em Gurue e Nampula. Estes larápios (antigos edis da Frelimo) não podem continuar impunes!
  • Francisco Wache Wache nao fugiste do assunto do post antonio kawaria? em todo o caso, vamos esperar, amurane disse que vai contratar peritos para fazerem auditoria. so e so a partir dai é que podemos chamar namuaca e os seus comparsas de larapios, caso qse comprove ue houve desvio. o proprio mamudo respondeu duma forma inteligente a esta questao naa stv, fora das emoçoes e da euforia do dia 12 de fevereiro
  • Jemusse Abel este nao 'e nenhum problema. tem uma solucao a vista. reducao das taxas diarias.
  • Francisco Wache Wache o povo nao foi exigir reduçao de taixa diaria, foi exigir as promessas eleitorais, o banimento de taxa de mercado. agora o mano amurane diz que o povo nao percebeu bem, como?
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, não fugi não. Aproveitei o texto do Matias De Jesus Júnior, para dizer que os munícipes podem exigir o cumprimento do manifesto, mas que há casos para serem investigados com urgência.
    Wache, tens como provar o que é verdade ou não. É pegando no manifesto e citando.
  • Jemusse Abel sempre assim os sabotadores sempre aparecem, nao trabalham so estao atentos agitar o povo para lutar contra o seu proprio governo. nao se pode cumprir com o manifesto somento com10 dias do poder. ha um gato por ai, ainda ee um comeco.
  • Francisco Wache Wache kawaria, ha sim casos por serem investigados, mas esse jesus foi injusto ao chamar namuaca de larapio antes que as investigaçoes venham a provar a veracidade de factos. em moçambique ainda temos a cultura de nos guiarmls pela emoçao e nao pela razao
  • Francisco Wache Wache duvido que tenha havido alguem a pretender sabotar o trabalho, apenas negaram pagar a taixa de mercado, alegando que amurane prometera o nao pagamento da taixa, percebeu jemusse?
  • Jemusse Abel uma coisa seria devemos citar aqui. quando estamos a sair do poder temos que sair bem para deixar saudade a quem quer que seja. Nada de partir louxa, sanitas enfim porque a casa tera novo inquilino. A sua duvida Wache ja ee um bom sinal- simbolo de inteligencia e sensatez, vamos recolher ainda informa,coes para sacearmos a nossa duvida. sory por erros
  • Sumaia Iaty Anafa Eu sendo makua e residente d npl nao vi nada ou sao homens da Frelimo k tao a tentar manchar a imagem d Mahamudo Amurane....!!??
  • Francisco Wache Wache nao viu sumaia ? Essa coisa de não assistir ao telejornal é. Mau. Tem de se informar
  • Ceriaco Levi Carneiro Um bom juiz julga ambas partes. estava a assistir telejornal na stv e pelo que entendi das declaracoes do novo Edil nao foi quem mandou cobrar os tais 10 mt, isso so pode ser um dos descontentes que perdeu emprego com a derrota e tenta a qualquer custo manchar a imagem do Amurane. passem a ouvir ambas partes antes de tirarem conclusoes precipitadas.
  • Francisco Wache Wache huuummm, achl que nao estavas atento. foi da boca dele que sairam palavras como na proxima sessão vamos tentar aprovar a reduçao de taixa, pra 5 mt, que os vendedores perceberam mal a mensagem, que devem contribuir pra que o municipio tenham um funcionamento pleno, nao foi alguem da frelimo que disse isso, assumam a vossa culpa, nao procurem terceiros aqui
  • Ceriaco Levi Carneiro ha aqui 2 coisas distintas: a nao cobranca da taxa diaria por um periodo que nao cheguei a perceber e outra tem a ver com a reducao da taxa de 10 para 5. no meu entender o novo Edil nao mandou que fossem cobrado os 10mt. desculpem me se percebi mal. de qualquer das maneiras todo municipe deve denuciar o incuprimento do manifesto de qualquer que seja o partido,Edil, membro da AM, PR etc.... e dever de todo municipe, da mesma maneira devemos elogiar um bom trabalho,so assim o pais progride. vamos aprofundar mais o assunto.
  • Francisco Wache Wache Entao estás a dizer que o municipio está desorganizado. como alguem vai ao mercado cobrar taxa de mercado sem que o seu presidente saiba? e ainda, denunciaram, os vendedores, que os recibos nao tinham carimbo. daqui ha pouco, vao dizer que namuaca levou os carimbos do municipio pra casa dele, por isso nao conseguiram caribar as senhas. organizem-se melhor, que terao apoio ate da frelimo.
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, a Sumaia Iaty Anafa está a dizer uma coisa muito importante. A dor de cotovelo que Guebuza tem para com a vitória de MDM e Amurene em Nampula está para enterrar toda a Frelimo nesta província.
  • Ceriaco Levi Carneiro interessante, procurar dar conselhos para casa alheia e nem mesmo no vosso partido andam desorganizados, a freli mo nao tem moral nem etica para ajudar MDM em nenhuma area. a frelimo eh que deve organizar se para poder ganhar as eleicoes, mas se nem os precandidatos sao aceites no seio do mesmo. ainda nestas eleicoes se a frelimo estivesse organizada nao teriam sacrificado a quela sra Ladra a meter boletins de voto em baixo dos seios para favorecer o tal partido maduro.
  • Francisco Wache Wache kwaria, sabe que quando ha verdade nos factos, por mais me doa, eu sou franco. nao parece ter havido ai uma mao de agitaror naquele punhado de vendedores de matadouro. eram eles e so eles, portanto, nao vamos culpar terceiros aqui. em moçambique temos cultura de sempre pensarmos que tudo o que é mau é alguem que cultado e nao eu. a até na morte, acto, natural, tem de haver feiticeiro que seja culpado. desta vez, nao é a frelimo que esta a agitar, sao aqueles que vos votaram. a freli ainda esta numa longa e prolongada malaria e ainda nao se despertou pra voltar a vida publica, está em hibernação.
  • Ceriaco Levi Carneiro Francisco Wache Wache, ja agora onde anda a Ladra de boletins de voto em gurue?????
  • Antonio A. S. Kawaria Ok. Francisco Wache Wache, mas podes ir buscar o manifesto para ver a veracidade. Sei que tu nunca deixarás que oportunistas usem chantagem para não contribuirem a bem da nossa cidade capital. A nossa luta é pela cidadania
  • Francisco Wache Wache dar-vos conselho? nem pensar, quem pode fazer isso eu? sou conselheiro por acaso? quem vos pede as contas é o povo, satisfaçam o povo. naoistura as coisas aqui, nao estamos a falar da fernanda moçambique, nem de gurue, estamos a falar de amorane e dos vendedores de matadouro, percebeu?
  • Ceriaco Levi Carneiro kakakakakaka, afinal conheces a ladra, essa fernanda foi apanhada pelo povo a que te referes, e o povo quer saber onde ela anda. o povo de nampula trocou aa frelimo pelo MDM porque???? essa forca e ideias nao teriam ajudado a frelimo a trabalhar para os nampulenses e garantir a tal vossa "continuidade"????????????????????
  • Antonio A. S. Kawaria Que conselho; o manifesto é simplesmente para provar a verdade, somente isso. Quanto aos conselho, ainda bem que o nosso mestre, Daviz Simango, está no seu terceiro mandato e com sucessos e temos o nosso mano Manuel Araujo, que teve a oportunidade de antecipar este mandato.
  • Francisco Wache Wache kawaria, tens o manifesto em formato digital pra me enviares? eu acho que alguem falou o que nao devia para aquela populaçao. porque o proprio amura e disse que os vendedores mal lhe perceberam. naturalmente, ue se houver oportunistas a fazer chantagens eu irei denuncia-los mesmo que Sejam da freli.
  • Lindo A. Mondlane kakakak..mas parece que MDM, havia prometido 10 dias para solucionar alguns assuntos..a culpa é de quem?..de quem pede que se cumpra o prometido ou de quem promete?...kakakak isto vai animar...
  • Ceriaco Levi Carneiro mas parece que o povo cansou se das promessas falsas da frelimo e o povo decidiu fazer o que lhe competia, sendo assim, deixe o MDM fazer seu trabalho, "SO O POVO PODERA JULGAR" o trabalho do Amurane no seu Mandato.
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, onde que viste isso? Tens essas promessas por escrito? E se fossem 10 dias, desde dia 7 o dia da tomada de posse, já passam esses 10 dias?
    Não tirem o zero a direita porque é muito importante.
  • Lindo A. Mondlane sei que ha instigaçao ai...o povo nao esta a fazer espontanmeamente isso Antonio A. S. Kawaria, mas o que nao se deve fazer é prometer coisas que se sabe de antemao que nao se podem cumprir...sobretodo se se tem possibilidades de ganhar...
  • Lindo A. Mondlane quero creer que o povo esta a ver que faltam 3 dias e nao ha sinais de que o prometido se vaia a cumprir..mas a quem se lhe ocurre prometer resultados de 10 dias?..os governos se avaliam em 100 dias..tsc...kakakakakakakakakak
  • Lindo A. Mondlane "Eliminar as taxas nos mercados municipais de Nampula (nos primeiros 10 dias do mandato"....é pa...kakakakakakakakakaka...kakakakakakaakak
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, perguntemos ao Francisco Wache Wache sobre que sinais de mudanca Nampula viveu a primeira semana? Eles não querem falar disso.
  • Lindo A. Mondlane o meu pais é uma comedia mesmo....kakakakaka...estou a morrer de risa amigo Antonio A. S. Kawaria.....10 dias e no 7º dia ja ha manifestaçoes..kakakakakakakakakakak
  • Francisco Wache Wache sim, cariaco, conheço-a pelo nome, sou informando, o necessario, o povo tinham que escolher o melhor programa de goveranaçao e escolheu o vosso ,por isso hoje esta a exigir-vos que cumpram. a povo tem memoria curta, veja, ha dias catava, de boca cheia, que pretendia mudanças, amura e era tudo, hoje veio com "varapaus e pedras " para exigir o cuprimwnto das promessas. mas nal seria o unico amurane a se decepcionar com os seus, jesus tambem ficou decepcionou-se com o povo de jerusalem, o povo que teve muitos dos seus ensinamentos, teve curas, viu milagres, foi o que lhe traiu
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, porque devo passar-te o manifesto de Nampula a partir da Suécia? Estás em Nampula e o que for bom quem usufrui melhor és tu e não eu e se for mosquito pica a ti primeiro e não a mim. Antes pelo contrário, eu sacrifico-me por vocês aí.
  • Francisco Wache Wache cariaco, sim, o povo cansou-se com as promessas falsas da frelimo, o mesmo povo que em sete 7 dias cansou-se com as promessas falsas do mdm.kakakakakaka
  • Lindo A. Mondlane kakakakakaka Francisco Wache Wache....nao estou a aguentar----
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, ali não há promessa desse tipo nenhuma, mas dores de cotovelo.
  • Lindo A. Mondlane é pa eu nao li o programa eleitoral de amurane..mas estaras comigo..que o povo nao é tonto, derepente sair e manifestar sem razao...havera algo ai..mesmo assim, acho demasiado exigente esse povo..em fim
  • Francisco Wache Wache kawaria, hoje estava, com eusebio guembwe a passear pelas ruas da cidade, de facto, houve remoçao de lixo que estava ha meses por ai, mas ja estao, novamente, todos os lugares com muito lixo. acho que vai ser necessario mais meios e mais dias pra deixar a cidade sem lixo. mas vale o esforço
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, já estás a imaginar em Outubro quanto às promessas não cumpridas em 5 anos.
    Eu estou esperancoso com accões como de Warya wa Wamphula e não de gente que forja a vida sem responsabilidade.
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, precisamos de educar aos munícipes a deixarem de pensar que ficam isentos de responsabilidade como essa de evitar sujar o lixo. Também quanto aos impostos precisamos de uma consciência. Sei de quão difícil é isso, mas em todos estados com impostos leves ou sem impostos é a saúde, educacão e outros bens públicos que são caros.
  • Francisco Wache Wache olha, eu disse aqui que a populaçao tem memoria curta. veja em moatize, portemao, que todo o mundo sabe que é aquele que é o povo se esqueceu, acha-o boa pessoa, ha dias estava a ver uma reportagem em que os municipes diziam estar satisfeito com ele, é boa pessoa. Agora, coisas de 5 anos? Ja terão esquecido
  • Lindo A. Mondlane o mau 'e prometer antonio kawaria..se pode prometr quando se sabe q nunca se ganhar'a..mas se ha vocacao de estado ha q prometer o q se pode cumprir..veja agora...ja querem o prometido..q fazemos??
  • Francisco Wache Wache kikikiki, lindo, ya, aqui em nampula costuma-se dizer que "quem nao aquenta pantuna". de facto, o mano namuaca deixou o seu amigo em maus lençóis, ate carros do municipio não possuem combustível. os primeiros meses da sua governação vao ser bem duros
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, mas também tudo depende de como essa populacão está socializada. É por isso que digo que há áreas em nós TODOS temos nos empenhar e não permitir que alguém forje um manifesto que não existe para fugir das suas responsabilidade. Há anos fiquei triste ao saber que o governo bania o imposto de reconstrucão nacional, aquele que era para todos os cidadãos maiores de 18 anos. A justificacão foi de que o governo perdia pelos servicos, mas eu sempre achei que chamava atencão aos cidadãos que eram maiores e tinham que assumir a sua responsabilidade. Também sou contra a atitude de muitos comerciantes de não pagarem as taxas, os impostos.
    Lindo A. Mondlane, não podes insistir naquilo que não provas. Quem te disse que houve essa promessa? Porque vais acreditar nisso?
  • Lindo A. Mondlane kkakakaka...mas quando ele prometia ceu, estrelas e luas, não imaginava isso? francisco wache wache...eu me estou a partir de rir...o mesmo povo que deixa promssas imcumpridas da frelimo 40 anos..e em 7 dias ja esta a exigir..'akakakakak, não estou a aguentar mesmo....aqui o PComunista promete ouro, porq sabe que não vai ganhar...ha q saber o q prometemos...mas não deixa de ser comico tudo isto
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, mostra-me lá onde está essa promessa!
  • Lindo A. Mondlane antonio kawaria, entao porque o povo esta a exigir? estara confundido?
  • Lindo A. Mondlane 'e pa...repito não li o manifesto..mas quero creer q esses vendedores não estarao fantaseando...entendo q estao a ser demasiado alemaes...mas 'e pa ha que cumprir..a vida 'e assim de dura
  • Lindo A. Mondlane ah os manifestantes não fazem parte do povo? ou 'e povo quando nos favorece e quando não, não 'e povo?....sempre 'e povo...kkkkkk
  • Francisco Wache Wache kawria, ninguem disse ao lindo sobre as promessas, apenas eu e ele, vimos a populaçao a dizer que foi-lhes prometido a isençao de cobranças diarias. se nao foi amurane, alguem da caravana dele aproveitou-se e disse. mesmo amurane, perante as camaras, nao negou tal afirmaçao, apenas disse que a populaçao tem de ter consciencia de que as xobranças sao importantes para o funcionamento do municipio. de facto . concordo contigo ao dizer que os impostos sao importantes para o funcionamento nao sl do estado, mas tambem dls municipios. eu pago os meus, iria pagar oa de licença de clnstruçao, mas coml ha despacho 3...
  • Antonio A. S. Kawaria Fazer parte do povo é povo? Achas bem trazer aqui o conceito povo ou fiquemos por vendedores do Matadouro? Eu não uso termos/conceitos para abusar. Mas indo ao principal, ONDE É que está escrito isso que Amurane Nampula ia deixar de cobrar taxas?
  • Francisco Wache Wache kawaria, eu ia perguntar a ti. onde é que aqueles vendedores foram buscar forças para ir ao gabinete de amurane fazer tal exigencia , pleno domingo?
  • Antonio A. S. Kawaria O Lindo A. Mondlane vive na Espanha, Francisco Wache Wache. Tu vives em Nampula que é por isso que penso que poderás provar por escrito se é que na altura da campanha não paraste para escutar a leitura do manifesto.
  • Lindo A. Mondlane entao ha q informar a esses vendedores que estao alucinando..q isso nunca se disse, pelo que so pode ser frutto de sua novelesca imaginacao e recomendar lhes que se dediquem a escrever novelas...kakakakaka...creia amigo antonio tal como diz o wache, alguem prometeu isso, ou não imaginou as consequencias...
  • Lindo A. Mondlane ah quando parte do povo elegeu o sr amurane não se disse aqui q o povo de nampula havia optado pelo cambio? guarda essa conversa amigo antonio kawaria, q te recordarei...
  • Lindo A. Mondlane 'e algo raro mesmo francisco wache, não creio que seja fruto de sua fertil mente..alguem deve de haver prometido isso, ou algo parecido...
  • Antonio A. S. Kawaria Hehehe. Francisco Wache Wache, essa é a minha pergunta para ti. Muita coisa estranha nisso. Do que sei o prazo mais curto que Amurane Nampula prometeu para solucionar problemas como lixo é de 100 (cem) dias. Agora falam-me de 10 dias e mesmo assim, antes de 10 dias vão para o Amurane e exigir isto e aqui. ESTRANHO, pois não? Agora já estou a acreditar sobre o que ouvi.
  • Lindo A. Mondlane a mim tudo isto me produz risa e muita graca....não imaginam amigos o quao estou disfrutando aqui....
  • Francisco Wache Wache vou-te confessar uma coisa, kawaria, que nao queria dizer. fiquei com muita pena de amurane, as vezes, quando falamos para o povo/vendedores precisamos ter muita atençao. essa ideia dele ate seria exequivel, mas encontrou os confres so com 9 milhoes, dividas 20 paus. ate o sofa onde estava sentado, é aquele de fabrico caseiro, com pano amarelo. ele precisa de muita ajuda, sobretudo de voces camaradas dele. agora, se primeteu, deve comprir
  • Lindo A. Mondlane realmente 'e muito extranho kawaria..
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, muita confusão estás a fazer. Comparacões impossíveis, apesar de eu ter muito cuidado de usar conceitos como esses. Na eleicão, pelo menos arredondou-se porque já eram mais de 50% dos que foram eleger e com o direito constitucional para representarem todos os nampulenses. Falo-te, Lindo que a Frelimo está para perder tudo em Nampula devido à dor de cotovelo.
  • Lindo A. Mondlane eu se fosse amurane, dimitia ja..e voltava para casa..;ajajaj
  • Francisco Wache Wache o que ouviste kawaria, fala-me. eu te falo o que ouço por ai, agora é tua vez, kakakakaka, do tipo chantagem, se nao nao te direi tambem nas proximas vezes
  • Francisco Wache Wache kikikikiii, lindo, desaguentei,hahayahahah
  • Lindo A. Mondlane entenda me amigo antonio, não estou a tomar partido por nenhum..so q me produz risa a situacao, porq a frlimo leva prometendo o futuro melhor ha 40 anos e ninguem ainda se manifestou e por 7 dias...vejo demasiados suicos em nampula....mas como diz o wache, para ganhar eleicoes não vale tudo..dizia eusebio que prometeram terrenos aos eleitores...isso ainda vai aquecer..ja veras
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, não te falo, mas já nos preparamos. Por outro lado, tenho muita pena dos que estão sendo torturados dentro da Frelimo.
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, digo-te que sei que algo semelhante se passou com a perda de Quelimane, mas Nampula é uma situacão que não deixa Guebuza a apanhar sono.
  • Francisco Wache Wache hahajahahahahaha, esta bem, eu tambem nao te falo de coisa que ouvi sobre voces. sabe, eu estou na freli por amor a camisola. a frelimo nem sabem que existo. ainda nao tenho outra escolha. sou fiel a ela, com os seus defeitos, é claro, como as mulheres domesticas, que, mesmo que o marido seja ladrao, as maltrate e bata nelas, no fim elas dizem, mesmo assim, es o meu esposo, daqui nao saio
  • Lindo A. Mondlane 'e pa, ja demostro q pode ganhar, ja pode dimitir...otra coisa 'e cumprir o prometido...ademais onde vai apanhar terrenos para dar a todo vontante?...que tome nota a direcao nacional do MDM, prometa so e so o q pode cumprir...o povo pode ficar suico quando quiser...e não d'a...
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, mais uma vez onde é que viste a promessa de terrenos? Não vais me dizer que não soubeste interpretar o que o Eusébio A. P. Gwembe escreveu no seu post. O Eusébio falou de legalizacão de terrenos e não distruibuicão, Arlindo. Já viste meu amigo como tu mesmo acrescentas algo para fritar a oposicão, mas ao corrupto Carlos Portimão bates nas costas?
  • Francisco Wache Wache sim lindo, veja, na sua campanha ja se ouvia dizer que quando ele ganhar, vai distribuir talhoes para as pessoas e nos primeiros seis meses nao vai cobrar licenças de construçao e de lwgalizaçao de terrenos, Namuaca, ao sair exarou o famoso despacho n. 3 e egira nao tem como matrealizar essa ideia e alguem hoje disse-me que lhe foi cobrado, devidamente, k valor
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, na qualidade de académico sabe-se que acreditas no que está escrito. Quero continuar em acreditar em ti.
  • Francisco Wache Wache kawari, sabe, o mdm deve deixar de ser elitista. ou é elitista, de modo que o seu discurso nal chega bem a populaçao, ou ha infiltrados dentro dl que dkzem o que nao esta no manifesto
  • Lindo A. Mondlane eu li todos comentarios, falou de promessas incluso de 2 terrenos para cada votante ou cidadao com cartao de MDM, uma coisa 'e prometer algo vago como futuro melhor..outra coisa primeter algo tangivel e real como um terreno (pior 2)...ou retirar impostos em 10 dias....o povo ou os prometidos se tornam suicos e exigem o prometido...kakakakakakak
  • Lindo A. Mondlane veja, sao essas promessas que ha que evitar fazer..francisco wache.....porque depois não se vao cumpri..não tudo vale para ganhar eleicoes..alguem me disse que na beira prometeram incluso bolsas de estudo..bom os beirenses tem mais paciencia....
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, legalizar os terrenos é coisa diferente distribuir terrenos. Lindo A. Mondlane, onde é que leste? Quem escreveu isso? O MDM? O Amurane Nampula? Eu defendo que mesmo o Eusébio A. P. Gwembe não escreveu isso. Podemos ir ao post dele.
    Mentira, Arlindo, mas estranho que sejas acrítico do Carlos Portimão.
  • Lindo A. Mondlane pergunte ao eusebio...incluso o francisco wache apoia que disso se falou....ao portimao lhe conheco pessoalmente foi meu colega na I da juventude..
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, tudo que se mente para a oposicão é VERDADE para ti e vais para o mural do corrupto Carlos Portimão para lhe dar forca ?a corrupcão.
  • Lindo A. Mondlane entende porque lhe dei forca? conheci o portimao com 14 anos na ilha da juventude..ademais ja pagou e pediu perdao..cumpriu a sua pena..não achas?
  • Francisco Wache Wache kawria, essa coisa de documentos, de prevelegiar a escrita é do ocidente, na africa a tradiçao e comuniçaçao oral. o povo ignora tudo o que esta escrito, mas o que é dito, facilmente é reproduzido e consumido. eu tenho jm amigo pessoal e colega de serviço que venera mdm, e nao sei por que nao é vereador, esse tem me informado esses todos planos. ateçao nao é analfabeto, é , inclusivé, mestre. portanto, a ideia de 2talhoes foi largamente defundida a partir de la. Eu continuo a achar que ha infiltrados dentro do vosso movimento, deplis da poira baixar, procurem faz limpeza, se for o caso
  • Lindo A. Mondlane Ves antonio..e se o povo ficar alemao..depois se vao queixar..
  • Antonio A. S. Kawaria Estranho mesmo, é por Carlos Portimão ter sido o teu colega que não o vês como grande corrupto que não merece ser edil de algum município? Isso de corrupcão estudava-se na Ilha da Juventude?
    Discutimos muito aqui sobre esse teu amigo corrupto e finges que não não acompanhas, mas uma mentira de Nampula que nem conheces, já metes tudo. Apanhei-te!
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Wache Wache, deixemos os vendedores, mas tu e eu somos "ocidentalizados" queiramos ou não. Isto é, baseamo-nos no registo.
  • Lindo A. Mondlane repito amigo antonio...me fez muita graca a situacao, repito a frelimo leva 40 anos no poder a prometer futuro e prospridade para o povo e ninguem se manifesta..amurane esta 7 dias e vao os alemaes exigir o prometido...mas a culpa "e de qum promete bens tangiveis..ai esta o erro..se MDM, comeca a prometer coisas vagas como prosperidade, trabalho etc..ja veras q dificilmente o povo lhe vai exigir algo...que se aprenda...
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, onde está a prova do prometido? Porquê nisso acreditas, mas fintas a questão do corrupto Carlos Portimão?
  • Francisco Wache Wache sim, mas o povo, aqueles vendedores de matadouro e outtos nao estao/sao ocidentarizados, estao aqui em afriaca. a palavra, so a palavra que guardou toda a historia dos seus antepassados é que vale. Hoje, contigo, percebi que àqueles vendedores ninguem lhes prometeu nada porque nada esta escrito. nao está nada escrito sobre a ditribuoçao de 2 talhoes, tambem nao esta escrito sobre se amurane ganhar vai permetir que as haja construçoes sem licenças em 6 meses, entao alguma coisa nao esta bem. gostaria de ter e ler o vosso manifesto
  • Antonio A. S. Kawaria Eu repito que o MDM não prometeu nada disso. Com muita certeza e como se prova pelo interesse, são frelimistas como tu a agitar. DORES DE COTOVOLO.
    Carlos Portimão, para ti???
  • Lindo A. Mondlane ves..stas a cometer delizes amiigo kawaria..repito por enessima vez, não sou da frelimo, nem frelimista...sou imparcial e sabes muito bem...não tenho simpatias por nenhum partiido politico
  • Francisco Wache Wache kakakakkakaka, eu nao sou agitador, tu sabes disso. kanto ao potimao, tens a minha opiniao, ja fqlamls largamente disso. nasci em inhambane fui morrar pra tete com 2 anos, com 15 nos tive acesso a tudo o que te disse naquele dia e aquill que nao te dissw
  • Lindo A. Mondlane ves amigo wache, eu sempre pedi um programa, para saber a que atener me ou para exigir responsabilidades, mas o amigo antonio kawaria e outros coetaneos, sempre me recomenda a confiar cegamente nos cambios de MDM, mas que cambios? para depois ficar como esses vendedores...este ano vou votar, quero programa na mao, quero que expliq o MDM, como vai resolver o tema do desemprego, como vai resolver o tema dos transportes, como vai resolver o tema da saude etc..tudo por escrito..estou aberto a opcoes...estarei atento
  • Francisco Wache Wache por isso estou a pedir o kawaria me envie manifesto para perceber quais sao as politicas deles no campo, por exemplo, do ensino superior. ando a ouvir coisas ai que acho que nao estao boas. a ser verdade, vao dizer que nao esta escrito
  • Antonio A. S. Kawaria Quem comete deslizes, amigo Lindo A. Mondlane? Afinal não és tu? Nunca foste imparcial, infelizmente. Tudo o que um frelimista ou qualquer diz sobre o MDM corres e acreditas e já lá vens a dizer que o melhor é manter a Frelimo. Ora, em Nampula o MDM não prometeu o tu queres que outros acreditem. Desde 1 de Dezembro já falamos aqui muita coisa sobre as eleicões de Nampula. Sei que a Frelimo já equacionou e equaciona muita coisa em Nampula. Sei que até membros da Frelimo estão a ser torturados até aqui por causa da derrota da Frelimo e Siweia.
    Mas admirei bastante que tu Arlindo ignoravas o assunto do corrupto Carlos Portimão. Hoje fiquei sem entender que forca davas ao corrupto Portimão.
  • Lindo A. Mondlane conheco o portimao ha muito tempo...repito rectificou, pediu desculpas...'e lamentavel o q fez...foi meu colega de sacrificios em momentos muito duros na ilha da juventude..so quem viveu la e passou o que passamos pode entender a uniao que demostramos os que la passamos...não entenderas nunca amigo antonio kawaria
  • Lindo A. Mondlane eu so quero um programa, não quero ser como os vendedores de nampula...programa na mao..
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, vou insistir. Achas que é ser imparcial quando te metes a acreditar mesmo sem prova o que se diz contra a oposicão, mas te escondes quando falamos de comportamentos incompatíveis de teus amigos como Carlos Portimão?
    Diz-me se mesmo em privado o condenaste.
  • Lindo A. Mondlane lhe reprovei em privado...amigo antonio kawaria
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, o nosso companheiro Francisco Wache Wache disse mais sobre o Portimão. Também um outro companheiro descreveu o tipo desde Cuba. Achas que ele merece ser edil?
  • Lindo A. Mondlane não quero que logo digam que não prometeram nada...nem 50 anos de experiencia, nem mudancas por cansaco...programa, programa e programa na mao...quero manifestar me no 6* dia com papeis na mao..'akakakakak
  • Antonio A. S. Kawaria Lindo A. Mondlane, deixe Nampula porque ainda duvido que é por bem que tu falas. Eu, Antonio A. S. Kawaria, sou quem se encarregou de tanto peso sobre Nampula. 1) É minha cidade capital. 2) todo o impacto por mim será sentido. 3) É o meu partido que está no poder. 4) Amurane e eu nos iniciamo-nos na Escola Primária de Muralane, no Itoculo.
  • Antonio A. S. Kawaria Quanto ao teu discurso, Lindo A. Mondlane meu amigo, já estamos cansados. A nossa maior luta é por eleicões transparentes onde as mulheres não são usadas para de boletins fazerem de seios ou os dedos dos Maias.
    Tu achas que Carlos Portimão tem um perfil para ser edil?
  • Eusébio A. P. Gwembe
COMENTÁRIOS SOBRE O PROGRAMA ATRACÇÕES DE FRED JOSSIAS

Admiro bastante a forma democrática, contagiante e salutar como tem sido o programa interativo atracções. Admiro de forma particular o apresentador, o jovem Fred Jossias / ´´Rei dos Bifs´´ como carinhosamente é tratado por muitos telespectadores.

Sendo moçambicano e apreciador dos nossos valores culturais,de forma particular a nossa música, apraz-me fazer algumas perguntas para as quais não obrigo ninguém a respondé-las..., apenas que sirva de objecto de reflexão.

1. Será que a única forma de valorizar a nossa música é incutir a ideia de que devemos deixar de consumir música estrangeira e ou internacional?;

2. É correcto chegar a conclusão de que o estágio de estagnação em que se encontra a nossa música é provocada pelo consumo de música estrangeira?;

3. Será que ao promovermos a nossa música devemos afirmar categoricamente: abaixo o consumo de música de país X ou Y?;

Estas perguntas surgem duma constatação pessoal que na minha opinião o programa está a ser demasiado extremista na sua forma de abordagem senão vejamos:

Se a música de país X ou Y chega ao nosso país e consequentemente passa a ser consumido é fruto da internacionalização ou seja,nos seus países de origem estas músicas são produto de consumo local e dada a sua ´´boa qualidade´´ transbordam as suas fronteiras. Ademais, muitos cantores estrangeiros escalam o nosso país a convite dos promotores de espectáculos moçambicanos.

Aqui fica saliente a crise que a música moçambicana atravessa ou começamos com troca de acusações infundadas a tal ponto de chegarmos a pensar que a nossa música não tem qualidade. O que é música sem qualidade? na minha opinião a música de um povo é o que é e isso faz a sua qualidade.

Ficaria muito feliz se o apresentador que tanto admiro Fred Jossias, continuasse a primar pela promoção e valorização da música moçambicana duma forma educativa e não acusatória.

Viva a música moçambicana, viva a cultura moçambicana

E mais não disse

Muito obrigado
See more
vamos começar a unir factos e provas para mais tarde ...
Tudo calmo no horizonte...
Militares abandonam farda e armas

Cada dia que passa há episódios de alguns elementos das Forças de Defesa e Segurança que abandonam a farda e armamento, na zo...na Centro do país, desertando da corporação devido ao intenso cruzamento de fogo em combate, que muitas vezes tem culminado em baixas nas forças governamentais.

A nossa fonte do SISE refere que as autoridades têm conhecimento do assunto, mas não permitem que este seja tornado público para evitar um drama nas famílias moçambicanas. As deserções ocorrem em Santungira, Vunduzi, Muxúnguè e Marínguè, na província central de Sofala. Dados em nossa posse indicam que os jovens que abandonam estas zonas tiram o fardamento e deixam as armas, abandonando as fileiras para reiniciar uma nova vida na sociedade civil. Os jovens, para além dos perigos da guerra, fogem devido as más condições no terreno, nomeadamente a fraca logística alimentar e a remuneração que a consideram inadequada.
As nossas fontes avançam ainda que neste momento, as FADM/FIR encontram-se paralisadas no terreno, com medo de se deslocarem às matas devido as constantes emboscadas. Outrossim, não descartam a possibilidade de caso as partes não se entendam, a curto prazo, a Renamo desencadear uma série de operações que venham a desembocar numa guerra civil no país.
See more
Loading...

Sem comentários: