domingo, 14 de agosto de 2016

Universidade de Lisboa lidera universidades nacionais no ranking de Xangai

O “Academic Ranking of World University” de 2016 inclui cinco universidades portuguesas, de Lisboa, do Porto, Minho, Aveiro e Coimbra. A lista classifica 1.200 universidades mundiais.


Universidade de Lisboa lidera universidades nacionais no ranking de Xangai

 Paulo Figueiredo
A Universidade de Lisboa é a universidade portuguesa com melhor classificação no “Academic Ranking of World University” de 2016.
Este ranking que classifica 1.200 universidades inclui ainda as universidades do Porto, Minho, Aveiro e Coimbra.
A Universidade de Lisboa melhorou a classificação no raking face ao anterior, estando este ano entre a posição 151-200, mais precisamente na posição na 160 (no ano passado estava na posição 201-300).
O ranking que é elaborado anualmente tem no TOP 10 as clássicas Universidade Harvard (EUA), que já no ano passado liderava; A Universidade de Stanford (EUA); a Universidade de California - Berkeley (EUA); a Universidade de Cambridge (Reino Unido); Massachusetts Institute of Technnolgy (MIT), também nos Estados Unidos; a Universidade de Princeton (EUA); a Universidade de Oxford (Reino Unido); o California Institute of Technnology (EUA); a Universidade de Columbia (EUA) e a Universidade de Chicago.
Em comunicado citado pela Lusa, a Universidade congratula-se com a 160.ª posição a nível mundial, que "traduz um momento histórico de consolidação de um grande projecto de construção de uma Universidade, centrada na investigação e ao serviço da sociedade". E relaciona esta classificação com a fusão da Universidade de Lisboa (ULisboa) com a Universidade Técnica de Lisboa (UTL) em 2013.
Segundo a Universidade, este projecto “colocou a ULisboa numa posição sem precedente no contexto português”, que lhe permitiu subir 82 posições no ranking ARWU “em apenas três anos.”
A Universidade de Lisboa fica na 53.ª posição, a nível da União Europeia, e na 62.ª, na região da Europa, com apenas nove dos países da UE a apresentarem universidades melhor classificadas, salienta o comunicado. A métrica privilegia a antiguidade das instituições.
"Na Península Ibérica, é a 1.ª, à frente da Universidade de Barcelona, e, no quadro ibero-latino-americano, a Universidade de Lisboa ocupa a 2.ª posição, agora mais próxima da Universidade de São Paulo", diz a Universidade de Lisboa.

World University Rankings 2015-2016

The Times Higher Education World University Rankings 2015-2016 list the best global universities and are the only international university performance tables to judge world class universities across all of their core missions - teaching, research, knowledge transfer and international outlook.
Read more...

    Sem comentários:

    Windows Live Messenger + Facebook