sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Sobre a governação das seis províncias!


Momade Assife Abdul Satar added 3 new photos.
22 hrs ·

Sempre tenho dito que temos que peneirar tudo o que vemos ou lemos sob o risco de cairmos no ridículo. À tarde desta quarta-feira, muitos simpatizantes da Renamo – e não só- inundaram as redes sociais com comentários falsos de que a Frelimo havia cedido à pretensão da Renamo de governar as seis províncias onde reclama vitória.

Eis o que o pasquim(Jornalistas de meia tigela) CanalMoz escreveu no seu “ Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora*”

“Equacionada nomeação provisória de governadores provinciais da Renamo

Maputo (Canalmoz) – As delegações mandatadas por Filipe Nyusi e por Afonso Dhlakama, reunidas nesta quarta-feira na presença dos mediadores chegaram a acordo sobre o Ponto Um da Agenda, referente a Governação das seis províncias exigidas pela Renamo.

Segundo a declaração da Comissão Mista lida pelo deputado José Manteigas e distribuída pelo coordenador dos mediadores internacionais, Mario Raffaelli, sobre a “Governação da Renamo nas seis províncias” as partes acordaram que devem ser encontrados os mecanismos legais para a nomeação provisória dos governadores provinciais oriundos do partido Renamo “o mais cedo possível”.

Ainda sobre este ponto, as partes acordaram que a preparação do referido pacote tem que ser concluída antes do final do mês de Novembro de 2016, devendo a Comissão Mista entregar o pacote legislativo à Assembleia da República através dos canais apropriados para a sua apreciação e aprovação. “

Eu, Nini Satar, não sou jornalista, mas, contudo, devo ter interpretado melhor o documento do que o CanalMoz. Em nenhum momento o Governo disse que cedia as seis províncias que a Renamo reclama. Leiam o que o próprio jornal escreveu se vão lá encontrar isso.

E há muitos que fizeram Likes a estas barbaridades. Tenho alertado sempre que antes de comentarmos qualquer assunto, temos que ler e entender.

Para um bom entendedor, fica claro que a Comissão Mista e os mediadores não estão a fazer nenhum. Ou seja, não têm poder decisório. O documento que assinaram é praticamente irrelevante para o processo negocial. Havendo acordo, este sairá do encontro Filipe Nyusi e Afonso Dhlakama. E a comunicação social correu a escrever que Nyusi, a qualquer momento, podia nomear governadores oriundos da Renamo. Isto não foi dito. A eventual nomeação carece de legislação apropriada.

E já na quinta-feira (vejam a foto neste post)*2*o CanalMoz aparece com a manchete de que “Jacinto Veloso desmente acordo que ele próprio assinou”.

Jacinto Veloso não desmentiu coisa nenhuma. Ele explicou o conteúdo do documento e fez notar que a imprensa, particularmente o CanalMoz, interpretou mal o documento. É isto que acontece quando esses jornalistas são apanhados. Sempre tentam uma fuga para frente. Em vão porque o documento esclarece tudo.

O documento, não está escrito em chinês. É português. Língua nossa oficial. Aliás, devia ser obrigatório ter domínio desta língua, nos países falantes como Moçambique, para se ser jornalista. Como é que alguém vai informar numa língua que não é do seu domínio?
Ficou claro, como em vários exemplos que já cá os trouxe, que os jornalistas do Canal de Moçambique tem défice na língua portuguesa. Não dominam o idioma do Camões, mas querem nos informar. Que paradoxo.
Há-de ser por isso, já tentando estabelecer um exemplo paralelo, que fui mal interpretado no meu post desta quarta-feira em que insultava jornalistas do SAVANA. Insultei-lhes porque achei oportuno. Houve centenas de Likes e comentários. Mas muitos dos que comentavam até perguntavam-me porque estava a insultar. Mas a resposta estava no meu post. Correram a fazer comentários e sequer leram o post para o entender.

Ninguém entra no debate vazio. É preciso munir-se de alguma informação específica para debater um assunto específico. O jornal CanalMoz saiu mal na foto assim como os que me interpretaram mal sem me terem lido.

Mais uma vez vai a minha recomendação: leiam, entendam e só depois comentam.

Nini Satar







CanalMoz
August 18 at 8:16am ·


A edição (em PDF) do (�#�CanalMoz�) desta Quinta-feira, 18 de Agosto de 2016. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.



CanalMoz
August 17 at 10:06pm ·


Última Hora* Última Hora*Última Hora*

Afinal o que a Frelimo acordou com a Renamo? Eis o documento assinado na tarde de hoje entre a Renamo e a Frelimo. O general Jacinto Veloso é um dos signatários.






CanalMoz
August 17 at 4:23pm ·


Última Hora* Última Hora* Última Hora* Última Hora*

Equacionada nomeação provisória de governadores provinciais da Renamo

Maputo (Canalmoz) – As delegações mandatadas por Filipe Nyusi e por Afonso Dhlakama, reunidas nesta quarta-feira na presença dos mediadores chegaram a acordo sobre o Ponto Um da Agenda, referente a Governação das seis províncias exigidas pela Renamo.
Segundo a declaração da Comissão Mista lida pelo deputado José Manteigas e distribuída pelo coordenador dos mediadores internacionais, Mario Raffaelli, sobre a “Governação da Renamo nas seis províncias” as partes acordaram que devem ser encontrados os mecanismos legais para a nomeação provisória dos governadores provinciais oriundos do partido Renamo “o mais cedo possível”.
Ainda sobre este ponto, as partes acordaram que a preparação do referido pacote tem que ser concluída antes do final do mês de Novembro de 2016, devendo a Comissão Mista entregar o pacote legislativo à Assembleia da República através dos canais apropriados para a sua apreciação e aprovação. (Bernardo Álvaro, da sede das Negociações)

Canal de Moçambique, nr. 370 - 17 de Agosto de 2016.
Like
Comment
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Aminaldo Correia Voces procuram problema onde não existe sabe!
Agora ninguém pode fazer sua poupança para dar a família sua viajem de sonhos?
Todos os dias, o dono desse jornalizinho de quinta categoria mostra fotos de vários lugares de Portugal, a crise não lhe afetou? Ahhh não, ele está a facturar pelas fofocas, pelas calúnias, pelo jornalismo barato que os inocentes moçambicanos compram.
Egnaldo Zenguendanhe Roubou que poupança?
Aminaldo Correia Não deixem que vosso ódio vos cegue. Nem todo que se publica é noticia. O dinheiro está acima da informação neste jornalizinho de fofocas.
Gove é governador do banco de Moçambique, tem um salário bom, não lhe custa poupar alguns meses e passar suas férias de sonhos. Qualquer moçambicano que ganha bem pode fazer isso.
Ning Massingue Com o salario dele nem precisa poupar tanto. Basta ser organizado.
Hugo Parruque Pelo que saiba ele é funcionário do Banco de Moçambique
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Hamilton Caetano Machatine Que coisas não andam bem em Moçambique, todos sabemos. ..mas este jornal, me parece virado para os membros da Frelimo e seus familiares.....parece que a ideia aqui e vender e não informar....era o meu jornal de eleição, fiquei farto de ver fofocas, e parei de comprar.....Na RENAMO,MDM e outros partidos não acontece nada?!?!?!?!?Em Moçambique não acontece nada de bom para se elogiar????? hmmmmmmm.......Acredito eu que vocês também, se tivessem a possibilidade e condições ,fariam o mesmo .......Eu fiquei a saber que o Senhor Ernesto Gove ,esta passear em Miami,e depois?!?!?o que vem a seguir?O que faço com informação ?!?!?Vamos lutar para trazer ideias novas para mudar este cenário que o pais esta viver hoje...publiquem exemplos de superação, publiquem iniciativas criativas, para que os leitores possam seguir como exemplo.....porque enquanto uns lamentam e aguardam a solução da varinha magica, ha muita gente que esta no terreno, a por a mao na massa, a suar para superar as dificuldades que esta crise nos trouxe.....Façam capa com esses exemplos....
Flugence Mkila Nao vejo problema nas ferias do Gove! Ele eh livre de fazer o que lhe Apetece nas ferias e simplesmente o filho partilhou com Seus amigos. Quantos Moçambicanos estao fora nesse momento? Mistura-se o odio a inveja e incerteza do pais
LikeReply6August 17 at 10:27amEdited
Djicaze Dzovo Dzovo Isto já é inveja. Quem não tem direito a férias? Ele não trabalha? Não tem salário? O Fernando Veloso, Director deste jornal, esteve doente há pouco tempo e foi se tratar no estrangeiro. Porque é que não se tratou aqui no país para poupar os dólares? Que ódio é esse?
LikeReply10August 17 at 10:11amEdited
Massing Jaq Quero me juntar aos que condenam esta capa de jornal por trazer um assunto superfluo, sem objectividade e nem responsabilidade. Cada um tem o direito de poupar e passear onde poder. Eu tenho passeado em varias ilhas deste pais mas nao provoquei a crise nenhuma! Kikikiki
Venisio Moiane Tenho visto funcionários do Banco de Moçambique, todos os meses no meu facebok a passearem em Portugal, Inglaterra, Espanha , Estados Unidos etc.,
“Não tenho fontes credíveis, mas penso que é política do Banco fazer viajar os funcionários”, logo não vejo problema nas ferias do Gove.
Recluso Do Mato Se não tem notícia, fechem o jornal.... cambada de desinformantes...
Paula Santos Injustiça isso. O pais esta sem dolares por causa dele?? Trabalha, um trabalho dificil nestes tempos e nao pode descansar???? Ora essa...Divirta-se Dr. Gove,essa é a porção que Deus lhe deu, o fruto do seu trabalho@
Rufino Infante cade qualidade???, nao ha ASSUNTO AQUI. JornaLIXO. um jornal ter como capa ferias de um governador de banco??come on pa, repito, governador de banco, ja nao pode passear?? ha muita preguiça em trazer assuntos pontuais de interesse do povo Futsekani, vambani ma ti gunha pa, arriiiiiiiii.
LikeReply4August 18 at 10:52amEdited
Jose de Alberto Quando dizem que educação é importante para a cidadania realmente é verdade. Parem de se ensultar e apostem na vossa formação para construir o Pais. Uma casa em que os membros da familia não se intendem nunca próspera e nenhum vizinho respeita.
Manuel Gil Uane Jornalismo barrato. Qual foi a fonte? Sera k algum jornalista vosso deslocou-se tambem aos EUA para apurar a veracidade dos factos? Mudem por favor e parem de nos decepcionar com esse vosso jornalismo baseado de conversas de facebook.
Rui Neves que alguns jornais baseavam as suas noticias no facebook ja eu sabia, mas esperava mais do Canal Moz, entao um tipo que e Governador do Banco precisa de desviar taco para ir a Miami?? isto ja parece um jornal da fofoca, nao sigam por essa via
Francisco Montes Não vejo relação alguma da viagem familiar e as dívidas ou crise que o país atravessa. Gorvernar Banco de um país não é um cargo qualquer, portanto deixem de trazer notícias destas! Vamos lá falar da produção de Moz, o que pode ser feito para minimizar...See More
Pacheco Cleisley Júnior Angelina Ernesto Gove tem salário assim como os outros o tem. Tem direito de gozar férias onde quiser e gastar aquilo que ganha do seu suor. Porquê tanta confusão? Será que as pessoas não devem mais gozar a vida porque o país está em crise?
Africa Asia viajar para miami sinonimo de show off, o preço das passagens consegue ser mais barato do que da Lam, contando com o percurso
Elton Dagraca Tudo que um servidor público faz constitue interesse aos orgãos de informanção olhando para o critério da Proeminência, então numa altura em que o país está em maus lençois seria imperioso que o Gove prescindisse as viagens para procurar mecanismos e adoptar medidas solutivas no sentido de reduzir a robustez do Dolar americano
LikeReply1August 17 at 10:21pmEdited
Kevin Mataruca Canal de Moz fazendo Negócio sem informar .....
Simon Cossa Essa è ma altura para passar ferias em EUA mesmo que fosse dihero dele!
Edson Calisto Xerinda Com tanta coisa a acontecer neste país, vocês estão aí, mais uma vez, a nos destrairem com vossas infantilidades...
Ntla...
Esmeralda Maria Por aí....por aqui....os governantes e seus muxaxos vivem há grande ! O Povo que se lixe.
Calisto Joaquim Mabutana Deixem o cara curtir a mola dele ele 1 governador do banco central nao qualquer so o simples funcionario e bem pago imaginem 1 governador
Atumane Muenhe Muenhe Na decada 80 nao havia isso, akem pensa que xte jornal e comovido pela perseguicao das pessoas esquecem se que chegou o tempo da verdade em que os confundem com o odio.
Abdullah Afonso Aba No ocidente investiga se isso em tempo de crise isso não pode avontecer ,um ministro em potugal esta ser investigado por ter ido aos jigos eupeus e vcs quando são aberto os olhos ficam a lamentar esse dinheiro é o mesmo da Ematum que prpvocou essa crise, viva canal moz forca quem não quer ser informado que passe a ler jornal de Guatavo Mavie.
Emanuel Anti-Heroi Nkojola Isso nao é noticia. Procurem noticia pah!
Nelson Alvaro Magaia Quando há crise nao pode se beber agua??????
Felisberto Nankuta Invejosos!#
Santos Maite Silvestre Este jornal e bom
Eflos Maforich Epha!!! é Noticia isso??
Binito Mawai Vocês também precisam falar assim, perdoem. Foi um pequeno deslize
Jorge Jemuce E chefe esse, voces queriam que ele curtisse aonde?



Emidio Dingane Desculpe -me Adriana Dos Santos. Perdeste grande oportunidade de nao comentar nada e ficar simplesmente a apreciar o seu cell. Valha-me Deus!...
E' um passo dado este para se alcancar a Paz efectiva nesta Perola do Indico. Mas simplesmente chamas de "bussais "algumas pessoas. Credo! ... E tu, o que e's senao uma vaca fedorenta? ...

Like · Reply · 34 · August 17 at 4:57pm


Gercio Alberto Nhambiu Meu caro, respeite a Sr. Adriana dos Santos, ela é livre de expressar -se como ela queira, seja dentro ou fora dos limites desde que assuma as consequencias legais, sociais ou até moral, mas cá entre nos não precisas usar termos pejurativos, para re...See More

Like · Reply · 9 · August 17 at 6:45pm · Edited


Nelson Rosario Mas porque é que o Emidio ficou furioso? És o governo?

Like · Reply · 2 · August 17 at 9:18pm


Gercio Alberto Nhambiu Eu também gostaria de saber, mas tenho a certeza que não é membro do conselho de ministro(Governo), acima de tudo se almeja fazer parte desta classe com este seu comportamento não serve nem para ser acessor de um deles.

Like · Reply · 1 · August 17 at 9:34pm


Rock Chelene Chelene Sr Emídio com todo respeito è feio oq vce falou acerca do comentário da sr Adriana dos Santos... Vce n parece Moçambique sabx!!! Lamentável

Like · Reply · 3 · August 17 at 11:01pm


Gercio Alberto Nhambiu Meu caro é isso que te ensinaram na Up? Por gentileza queira por favor responder as questões colocadas por nos, nas proximas, horas sob pena de fazermos um juizo não bom da sua pessoa. Abraços

Like · Reply · 1 · August 18 at 1:22am


Nelsa Teofilo Existem pessoas que nao sabem se expressar.. È o casso do Sr.Emídio.

Like · Reply · August 18 at 4:36pm


Lucrecia Denise Matole Sim ia só dar a sua opinião

Like · Reply · August 18 at 6:05pm


Write a reply...





Emidio Nhantumbo este governo nao e muito esperto como muitos dizem basta a renamo apertar um pouco mais os freios eles demoram travar mas fim travam no fim de tudo so espero que comunicem aos familires dos fademos que foram e nao voltara mais qual sera o posicionaento deles as Dhlakama esta controla moz

Like · Reply · 7 · August 17 at 4:55pm


Adriana Dos Santos A Renamo deve apertar mais os tomates desses bussais do governo

Like · Reply · 27 · August 17 at 4:38pm

Hide 13 Replies



Lulu Rafael Chiteve kkkkkk voce"pah

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:47pm


Georgino Mariano Joaquim Bossal és tu!

Like · Reply · 1 · August 17 at 5:34pm


Tito Victor João so passai para olhar e ver os ofendidos →

Like · Reply · 5 · August 17 at 6:02pm


Muhove Tata Kkkkkk

Like · Reply · August 17 at 6:49pm


Beco Armando Kkkkkkkk adriana kero tec conhecer ahahahahhaha

Like · Reply · August 17 at 6:55pm


Nilton Baltazar Rosario Kkkkkkk, essa também não, 👏👏👏👏

Like · Reply · August 17 at 7:42pm


Custodio Silvano Tchauque Essa Adriana......!

Like · Reply · August 17 at 8:36pm


Pires Calembo Isso mesmo mana!

Like · Reply · 1 · August 17 at 8:50pm


Mura Vara Adriana Dos Santos grande comentário, na verdade o País não é de ninguém, é do povo

Like · Reply · 1 · August 17 at 9:55pm · Edited


José Viriato Magona Kikikik...Então, é do povo não de ninguém.😄😄😄

Like · Reply · August 17 at 10:01pm


Manuelito Jaime Renamo governar? aonde? veremos

Like · Reply · August 17 at 10:49pm


Thaulany Farias Mapsanganhe Manuelito Jaime não sentes vergonha?

Like · Reply · 1 · August 18 at 3:50am


Ruquia Abdul Latifo Mane Meu deus oque significa apertar para si? sera que queres mas matanças a inocentes? pk que eu saiba não é nenhum membro do governo ou seus familiares que estao a morrer.

Like · Reply · 21 hrs


Write a reply...





Calton Basilio Ainda não é o suficiente para a satisfação do povo. Eu quero resultado final não os caminhos para chegar ao resultado final, Porque esses caminhos podem ser trassueiros.

Like · Reply · 12 · August 17 at 4:37pm

1 Reply



Tomas Humbe O governo da frelimo entende com porrada; a renamo deve chambokear mais os gajos desta vez tem que exigir quem contraiu dividas tenho fe que com porrrada vao confessar.

Like · Reply · 10 · August 17 at 7:37pm

2 Replies



Waite Fraide Sinceramente Este jornal deve ter um pouco de vergonha. Ontem quem assistiu a conferência de Impresa viu o esclarecimento bem explicado. Matias Guente e José Jeco deixem de serem precipitados mã percepção as vzes da nisso. Temos q ter muito cuidado a frelimo pode nos driblar(presente invenenado) a qualquer momento ninguém está de braços cruzados ha pessoas q sabem pensar e não estão a dormir na frelimo.....

Like · Reply · August 18 at 7:59am


Teixeira Teté Bom sinal, só espero que depois desta não mobilizem certas figuras do gov pra passarem nas províncias discordando desta proposta de governação como vimos num passado recente. Pra mim o que me interessa é a Paz

Like · Reply · 4 · August 17 at 5:05pm · Edited


Calton Basilio Mas não vou deixar de reconhecer o paço dado. Estão de parabéns à todos lutadores e fazedores da paz.

Like · Reply · 2 · August 17 at 4:38pm


Jose Artur Charles A AR fara o mesmo papel de sempre chumbar e prontos, esse chapter e antigo, Renamo nao aprende

Like · Reply · 1 · August 17 at 8:55pm

1 Reply



Jordao Duarte Luis Eu tenho duvidas k saia boa coisa la, me lembro anos passados

Like · Reply · August 17 at 10:03pm


Sousa Joaquim Fernando, Adriana chama de bussais os representantes do governo e tu dizes que ela nada disse?!

Like · Reply · August 18 at 7:46am


Manuel Simate Maquisse O importante é a paz não na supermacia; o povo quer mto de paz para desenvolver o Pais.

Like · Reply · August 18 at 7:17am


Gervasioa Absolone Chambo Na Espanha as comunidades (por cá províncias) elegem os presidentes das comunidades (por cá governadores), representantes dos distritos, cidades, povoações através de eleições. Para o nosso Moçambqiue, este é um grandiossímo passo à paz e partilha de poder.

Like · Reply · 3 · August 17 at 7:46pm

1 Reply



Neclino Chaphata Veremos se será desta vez que o Jacinto, terá o prazer de ser chamado PR no seu verdadeiro sentido.

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:54pm


Nham Phaphe O que eu sei e bem sei é que vão combinar tudo comnos mediadores la e chegada a hora da aprovação pela AR vai ser reprovada essa cena, aliás isso já aconteceu no passado ou talvez durante esse período Agosto - Novembro deste ano muita coisa má vai acontecer neste país. Se antes estava inseguro nestes 3 meses até Novembro estarei ainda mais. Deus nos proteja

Like · Reply · August 17 at 5:46pm


Mugaza Waka Machel Os constitucionalistas não sei o que vão dizer depois dessa. Apetece me ver debates da tvm apanhar comentários da sobrinha ecita na resenha semanal, o café da manhã e mais debates da rm, ouvir o vovó chipande. Só assim posso acreditar na mudança!

Like · Reply · August 17 at 6:19pm · Edited


Lazy Krah Youngdop Dando uma olhada no meu proprio país. Agora quero ver se o país vai alcançar a paz efectiva,
Custava fazer isso ou tiveram a espera de acontecer lutos primeiro?
Portando se for verdade veremos oque vai acontecer pôs essa é a boa noticia

Like · Reply · August 17 at 7:16pm · Edited


Hobety Luys Muhamby E quando é que as armas vão se calar? Esta é a minha maior preocupação como Moçambicano.

Like · Reply · 3 · August 17 at 5:31pm


Mathause Sitoe Mas é possivel nós, que comentamos assuntos sensíveis como este, no facebook, termos uma lingagem equilibrada? Na minha opiniao, entre irmaos desavindos, a soluçao passa sempre pela conversa e cedências. Senhores, uma guerra nao tem que terminar, so quando os que lutam ja tiverem acabado muniçoes. Vamos deixar de usar linguagem belicista, que a fase que se segue, é a mais dura e exigente, que a propria guerra: A RECONCILIAÇAO. Sem ela, voltaremos em breve para as armas...

Like · Reply · 1 · August 17 at 7:03pm


Teotonio De Sousa Manuel Ate novembro os patos ja terão sujado as aguas...e tdo n passará de uma simples suposição.

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:53pm

1 Reply



Adriana Dos Santos Era preciso haver muitas mortes??
Mas este governo pha??

Like · Reply · 3 · August 17 at 4:37pm

2 Replies



Rachid Said Dizíamos que a RENAMO não vai recuar e que o governo devia procurar método para ultrapassar a barreira. Agora, depois de morrerem muitos jovens soldados?😷😷😷😷😷😷😷😷😷😷

Like · Reply · August 17 at 6:41pm


HilasBoy Anjo Chiziane Ilustres e' apenas uma proposta, isso ainda vai passar da AR e la' reina a maioria para aprovacao.
Eu apenas quero a PAZ e a estabilidade economica para o bem estar do POVO.

Like · Reply · August 17 at 5:18pm


Pedro Jimisse Chichongue Em Mocambique so podemos ter paz como intervalo da guerra ..pk na zona centro tem muitos da frelimo que gozam das suas regalias da vossa boa vida que tem empresas que a renamo nao vai gostar e dai vai comessar reprimir e aguerra de novo pk apolicia vai tentar proteger . sei bem que arenamo nao quere policia da Rep. como aquela ave nao se cria em casa cuidado assinar a paz e as tantas regressar a gorongoza.

Like · Reply · Yesterday at 12:55am


Eddy Waku Lombëla .hummm mas este todo intervalo do tempo será que era necessário?? Novembro porque não em Outubro?

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:55pm

3 Replies



Matias Chiburre Nao vejo problema nisso porque ate nas instituicoes públicas existem membros da renamo.

Like · Reply · 2 · August 17 at 4:42pm


Tomas Macuaiua Água mole pedra dura, tanto bate até que fura... Povo no poder...

Like · Reply · August 17 at 5:32pm


Meque José Meque Sinceramente quem nao gosta de dlhakama problema e dele mas este senhor e uma lenda VIVA so espero que nao seja mas uma manobra da............ Nem vale a pena mencionar o nome

Like · Reply · 10 · August 17 at 4:30pm

3 Replies



Francisco Joao Moiana O governo corrupto de Nyusi estavam com alucinação de iriam matar Afonso Dhlakama e agora viram que Dhlakama e imortal aceitam a proposta da nomeação dos governadores da renamo depois de muitas vidas tendo perecidos defendendo corruptos da frelixo,este governo de Nyusi e uma porcaria.

Like · Reply · August 17 at 6:25pm


Nelton Da Christina Joaquim Bambo oxalá o passo dado não seja uma *façanha*, algo que apenas fique nos papéis..... tem de ser sentida na pele, principalmente por todos os intervenientes que directa ou indiretamente foram(sao) afetados por esse caos de braço de ferro das duas alas..... até parece que Novembro será daqui a 1 semana...... bem haja a paz o mais urgente possível......

Like · Reply · August 17 at 7:37pm


Arnaldo Narciso Armando Nada mais justo que dar o Cesar oque é do Cesar.

Like · Reply · 3 · August 17 at 4:37pm


Santos Maite Silvestre Pode arder este país qualquer tentativa de manobra

Like · Reply · 2 · August 17 at 4:36pm

2 Replies



Xavier Antonio Cuidado! Dizem que quando o inimigo dorme de dia é porque vai operar a noite. Nunca ser optimista .

Like · Reply · August 17 at 8:19pm


Tetao Da Silva Agora nhusi ta a começar a governar da maneira dele sem ter os guarda-costas guebas e chipande,ora esta,olha o fumo branco a surgir

Like · Reply · August 17 at 9:34pm


Valgy Chabuca Chabuca Descobri que a história de labebotismo beija mão herda se de pai para filho

Like · Reply · August 17 at 6:15pm

1 Reply



Pires Calembo Venceu a democracia, ganhou o povo, o milhor futuro para MOÇAMBIQUE!

Like · Reply · August 17 at 9:26pm


Pires Calembo Venceu a democracia ganhou o povo o bom futuro para MOÇAMBIQUE CENTRO E NORTE a sante djedjinji!

Like · Reply · August 17 at 8:57pm


Fernando Alberto Agostinho Agostinho Emídio dingane ,adriana não disse algo errado Leia bem uk ela xcreveu.

Like · Reply · August 17 at 8:21pm


Beatriz Bazo cuidado com o que dizes porque ainda nao houve nenhum acordo primeiro a proposta vai a assembleia em novembro e dai mais agua vai gotejar

Like · Reply · August 17 at 9:23pm


Cassam Gafur Ainda é cedo isto é só uma declaração de intenções vamos ver se a maoria no Parlamento deixa passar a proposta.

Like · Reply · August 17 at 7:02pm


Ibrahimo Faquir Caso este acordo se concretize e Deus queira que sim poderemos ver o inicio da verdadeira democracia neste país. Que a paz volte e desta vez para sempre.

Like · Reply · August 17 at 8:51pm


Young Cassimo Ladrões,assassinos e corruptos fora! Finalmente o pano caiu!!! Wauuuu...

Like · Reply · August 17 at 6:12pm


Francisco Johane Nao é momento izato para os mocambicanos ficarmos felizes,porque pode vir ser artimanhas da frelixo.

Like · Reply · August 17 at 8:50pm


Alice Eugenio mais conversa para o boi dormir. esse documento será reprovado.e quem vai pagar a conta somos nós pobres

Like · Reply · August 17 at 11:50pm


Tomas Pedro Carvalho Caiu a casa frelimo está encurralada e fragilizada. ventos de mudança

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:49pm


Gracio Da Eunice Mabonzo De cesar o que ee do cesar.

Like · Reply · 2 · August 17 at 4:54pm


Mateus Fernando Mazembe Para bens Renamo pelo trabalho, mais forca. Pode demorar mas um dia vao colocar a frelimo na oposicao

Like · Reply · August 17 at 5:46pm


Jose Lucas Mutisse A Asssembleia da Republica vai chumbar essa merda. Voltaremos a estaca zero.

Like · Reply · August 17 at 10:02pm


Renovaldo Muzonda Há certas pessoas desprovidas de arte de bem falar! Fazer algo para agradar aos outros não é ser bussal, para o bem da maioria temos que ir além de nós mesmos, é isso que faz com que as pessoas sejam líderes, lutar pelo bem da maioria. Apenas felicito o governo da frelimo por ter tomado essa decisão.

Like · Reply · 1 · August 17 at 6:06pm


Dinho Dos Anjos Lembre se que os tais serão nomeados pelo PR Nyusi e vão governar na base do programa da FRELIMO. Estou apenas a vos lembrar

Like · Reply · August 17 at 8:18pm


Vina Maxa Yuh tão a vender o país

Like · Reply · August 17 at 4:52pm


Rogério Julio Rainho O importante é a paz o resto vamo nos ambientar.

Like · Reply · August 17 at 4:37pm


Matias Chiburre E eles se subordinarão a quem?

Like · Reply · August 17 at 4:41pm

2 Replies



Dalton Young C hum outros so falam besteira aqui kkkkkkkkkkk eu so quero paz

Like · Reply · 1 · August 17 at 6:10pm


Breezy Junior Muller Queremos a Frelimo foraaaaaa

Like · Reply · 4 · August 17 at 4:52pm

3 Replies



Curriculo Ensino Essas mortes foram preparadas pelo vosso ladrao de votos, por isso nao podem dar culpa a Renamo.

Like · Reply · 1 · August 17 at 10:22pm


Avelino Dias Neto Não existe fumo sem fogo
Vamos esperar mais algum tempinho para ver o que a Frelimo esta planejar😳

Like · Reply · 1 · August 17 at 7:10pm


Ali Alberto Vahaly QUE A PAZ ESTEJA COM OS MOÇAMBICANOS.

Like · Reply · August 17 at 5:26pm


Dercio Eugenio Hemenn O importante eh a paz

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:28pm


Miguel Tite Migas Hurrreeeee pouco a pouco a renamo vai ganhando terreno

Like · Reply · 1 · August 17 at 9:55pm


Edie Macuche País verdadeiramente democrático e inclusivo!

Like · Reply · 1 · August 17 at 11:05pm


Azarias Jose Massangaia Massas Viva a paz

Like · Reply · 1 · August 17 at 5:01pm


Ruquia Abdul Latifo Mane nada esta resolvido e o parlamento chumbar tudo volta a estaca zero. queremos paz mas so vou acreditar vendo.

Like · Reply · 1 · August 17 at 7:11pm


Abilio Manjate Só vendo.

Like · Reply · 1 · August 17 at 5:15pm


Henriques Aldair Mahesse Voce é merda temotio sabes!!!

Like · Reply · 1 · August 17 at 8:13pm


Orlando Lourenco Nhantungo Nos so keremos a paz.

Like · Reply · 1 · August 17 at 5:18pm


Carlos Carlitos Sitole #Adriana pelos vistos os busais sao muitos kkkkkk

Like · Reply · August 17 at 8:12pm


Izaquiel Carlos Amisse Amisse Sera veedade .. Duvido

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:34pm


Nelson Muzondane Cossa Tudos Moçambicanos estava espera primeiro ponto d resto Paz

Like · Reply · August 18 at 7:48am


Manuelito Jaime Essa proposta ja ta chumbado o que esperam mesmo?

Like · Reply · August 17 at 10:51pm


Ulsio Muane Essa foi a boa e triste este país que guerra não vai acabar

Like · Reply · August 17 at 7:24pm


Laercio Eder Camal Mulima Poderia ter evitado aquelas mortes .

Like · Reply · August 17 at 5:19pm


Evaristo Muhau A escrever....

Like · Reply · August 17 at 6:35pm


Jose Macane Aqui nao haverá nenhuma diferença quanto ao poder porque "governador da Renamo" terá k prestar relatórios ao Ministério da Administração Estatatal e Função Pública.

Like · Reply · 1 · August 17 at 5:26pm

4 Replies



Mamade Abdurremane Mamade Isso de Governadores da Renamo vai dar muito que falar até próximas eleições. Se indicar um governador da Renamo ele indicará seus directores provinciais, administradores, comandantes provinciais distritais de esquadras etcc cc vai haver shit

Like · Reply · August 17 at 5:40pm

3 Replies



Garanhão Dos Santos Promessas falsas

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:36pm


Filipe Muregue Está renhido isso

Like · Reply · August 17 at 9:43pm


João Rodrigues Que assim aconteça...

Like · Reply · August 17 at 10:16pm


Rui Mendes valeu

Like · Reply · August 17 at 4:33pm


Timoteo Denja Vamos chumbar na AR essa porcaria.

Like · Reply · August 17 at 7:09pm


Mbalamanje Uzende Chanunkha Valeu !

Like · Reply · August 17 at 5:25pm


Baptista Mandlaze na assenbleia da republica as coisa vao se estragar

Like · Reply · August 17 at 9:27pm


Onessimo Patua Deus é Pai

Like · Reply · August 17 at 11:33pm


Gusmão Peixoto DESDE QUE PAREM COM OS ATAQUES...

Like · Reply · August 17 at 6:11pm


Andries Ouana Temos dito que a frelimo só ouve com porrada.vejam só

Like · Reply · August 17 at 5:48pm


Isaias Nyamunda O que mais nos importa é a paz.

Like · Reply · 1 · August 17 at 7:57pm


Muhove Tata Viva

Like · Reply · August 17 at 6:49pm


Ray Babi Espero que o acordo se efective e não seja simples acordo

Like · Reply · August 17 at 8:52pm


Arnaldo Carlos Luanda Depois de muito sangue bazar!

Like · Reply · August 17 at 8:06pm


Elias Luis Alfandega Alfandega Xi.

Like · Reply · August 17 at 8:13pm


Noah Nhamunda Homes armado da renamo atacou aonde

Like · Reply · August 18 at 7:34am


Dercio Eugenio Hemenn Kkkk

Like · Reply · August 17 at 4:28pm


Nicolau Manuel Chele Sandac Bom sinal....

Like · Reply · August 17 at 6:12pm


Cesar Mendes Força o povo conta com moçambicanos que tem princípios e virtude.

Like · Reply · August 18 at 1:31pm


Agostinho J Sozinho Golomondo Finalmente.

Like · Reply · August 17 at 5:39pm


Antonio Victorino Temoteo Victorinotemoteo para nos como povo o que nos importa e termos paz duradoura em mocambique

Like · Reply · August 17 at 7:28pm


Leonel Armindo Fumany pha! Ja estamos cansados 51 anos é muito.

Like · Reply · August 17 at 8:28pm


Abdul Latif Mussagi Nomeia depois exonera. É fácil.

Like · Reply · 3 · August 17 at 5:34pm

1 Reply



Erick Kande José Arnaldo Zivane well done

Like · Reply · 1 · August 17 at 4:42pm


Alexander B Preis Um bom começo. ...?....

Like · Reply · 1 · August 17 at 9:56pm


Arsenio Renato


Comments

Write a comment...



Abrão Paulo Munguambe Canalmoz tambem fez parte de um dos orgaos q mal interpretaram a informacao de Jacinto Veloso. E critico qndo um jornalista nao sabe interpretar uma informacao q ele mesmo esteve na audicao. E se o jornalista faz isso o q sera do leitor/ouvinte

Like · Reply · 4 · August 18 at 10:25am


Waite Fraide Sinceramente Este jornal deve ter um pouco de vergonha. Ontem quem assistiu a conferência de Impresa viu o esclarecimento bem explicado. Matias Guente e José Jeco deixem de serem precipitados mã percepção as vzes da nisso. Temos q ter muito cuidado a frelimo pode nos driblar(presente invenenado) a qualquer momento ninguém está de braços cruzados ha pessoas q sabem pensar e não estão a dormir na frelimo.....

Like · Reply · 1 · August 18 at 7:58am · Edited


Tony Ferreira Mas sinceramente existe algum documento que começa sem cabeçalho? ?? Deixem de desinformação jornal savana mostrem o documento na íntegra por favor.

Like · Reply · 4 · August 17 at 11:26pm

1 Reply



Gusmão Peixoto Está claro no documento que nada ficou decidido.
Eles acordaram em discutir a questão da governação das seis províncias no quadro da Unidade nacional;
Para tal será criado uma sub-comissão para preparar e submeter à Assembleia da República até antes de Novembro deste ano, um pacote legislativo que entre em vigor antes das próximas eleições;

Os jornalistas deste órgão de comunicação, por serem precipitados, fofoqueiros e com preguiça de ler, interpretaram e publicaram tudo errado!
Agora, envergonhados, querem tentar limpar a cara.
SEJAM SÉRIOS NO VOSSO TRABALHO.

Like · Reply · 18 · August 17 at 10:36pm

5 Replies



Jose Tule esses jornais podem vender o país. ...atenção. ...um ambicioso é capaz de mentir...difamar só por causa de interesses individuais. ....

Like · Reply · 2 · August 17 at 11:57pm

1 Reply



Luis Miguel Sacur Caríssimos acho que todos os órgãos de comunicação do País interpretaram da mesma forma......Não só foi o canal.....Na minha opinião só ficamos esclarecidos com a conferência do Veloso, é importante que os jornalistas antes de publicarem analizem e certifiquem o conteúdo da informação. ....para não fazer o papel de ridículo

Like · Reply · 1 · August 18 at 3:27pm


João Ferro Ferro Este dossier, se assim o posso dizer, muito antes de ser revogado apresenta muitas lacunas, antes de lançar no B.R, eu chumbo por não satisfazer e ter nenhum conteúdo lógico, isso é rascunho pra pra min

Like · Reply · 8 hrs


Khensani Duducho Mahanjane Eu acho que quem está equivocado são os jornalistas. O documento não diz nada do que eles andaram a publicar

Like · Reply · August 18 at 10:10am


Rafael Miguel Macuacua Eu odeio gente da frelimo pork eles so quer vrr moçambicanos a passar mal e eles numa boa!

Like · Reply · 1 · August 18 at 8:00pm


Amosse Jamo Jamo Nao existe um pais que e rexidido pelos tdos segos, por isso, nesse jornal, tambem deve haver mentiroso e covardes.

Like · Reply · August 18 at 12:18pm


Isack Pilonthy Alela A FRELIMO, aliás o governo sempre terá uma vírgula que o prenderá a não ceder, neste caso seria, à meu ver, o penúltimo parágrafo desse comunicado que passo a citar "sobre a governação da RENAMO nas 6 províncias, devem ser encontrados mecanismos legais...See More

Like · Reply · 5 · August 17 at 10:20pm · Edited


Marcio Hofisso Não está bem visiveI, mas deu para entender, afinaI ainda vai-se submeter a proposta na AssembIeia da RepúbIica!!!!

Like · Reply · 20 hrs


Tetao Da Silva Esse A4 tava no bolso de quem?

Like · Reply · 1 · August 17 at 11:38pm

1 Reply



Teixeira Teté A brincarem com o povo, tsc.

Like · Reply · 1 · August 18 at 12:18am


Alvim Fonseca Bando de Incompetentes quem disse que a paz negoceia se

Like · Reply · August 18 at 1:06pm


Amade Jamal Jamal Só trada se de palhaçadas

Like · Reply · August 18 at 10:18am


Vicente Morinho Morinho O pais esta nas maos da comisao politica pr E feito menino d recado

Like · Reply · August 18 at 11:29am


Rabeca Moiane Esse assunto é um assunto.

Like · Reply · August 18 at 3:39pm


Djicaze Dzovo Dzovo O que é que Jacinto Veloso disse k não esteja neste documento? Ele limitou-se a esclarecer para se evitarem más interpretaçoes. E explicou bem. O que o Canalmoz deve deixar é ser precipitado.

Like · Reply · 1 · August 17 at 11:42pm · Edited


Cesar Paulino Marrima Canalmoz é um fracasso ponto final

Like · Reply · August 18 at 9:15am


Pires Calembo Temos documento nas maos com testimunhas internacional , agora é que vamos a guerra de verdade.

Like · Reply · August 17 at 10:29pm


Chemane Bone Parem de fofoquices Frelixo ceder a matsangas 6 provincias de maos beijadas...tlah

Like · Reply · August 17 at 10:40pm


Amarildo Lapoule A este nível não pode existir máfia xii não gorem as nossas expectativas de uma paz verdadeira!

Like · Reply · August 17 at 10:21pm


Amarildo Lapoule Melhor reconhecer assinaturas no notário as tantas são falsas!Será que é para dar o escrito por não escrito?

Like · Reply · August 17 at 10:19pm


Cassam Gafur É um acordo de princípios que tem de se discutir não é nada definitivo têm de passar pela Assembleia da República para aprovação e aí eque a porca torce o rabo,foi assim doutra vez.

Like · Reply · August 18 at 12:59am


Isack Pilonthy Alela Lambebotinhas já escalaram aqui. Nem sei quem anda lhes chamar. Não confundiram esta página com a da RM ou TVM?????? Têm certeza??

Saiam desta página, antes k partidarizem também o canalMoz, Jaki foram ensinados a transformar tudo em célula do partido.

Like · Reply · 1 · August 18 at 1:06am


Isack Pilonthy Alela Lambebotinhas já escalaram aqui. Nem sei quem anda lhes chamar. Não confundiram esta página com a da RM ou TVM?????? Têm certeza??

Saiam desta página, antes k partidarizem também o canalMoz, Jaki foram ensinados a transformar tudo em célula do partido.

Like · Reply · August 18 at 1:08am


Mak Sim WA Hada O documento é que foi muito mal escrito, por isso que digo que temos que ensinar as pessoas a redigir documentos, todos os que tiveram acesso ao documento entenderam como muitos órgãos de informação deram a saber, inclusive tem datas que o Veloso veio refutar, um assunto de interesse público não pode ser escrito para ser entendido por uma pessoa, tem que estar claro para qualquer que sabe ler. Penso que em sede de diálogo houve consenso mas recordemos que ontem a Frelimo reuniu-se, no encontro podem ter encontrado espaço para produzir inverdades. FICOU CLARO QUE ISSO DÉ DIÁLOGO É UMA MERDA, estão a gastar nosso dinheiro em vão. Governo não está interessado em ver a paz

Like · Reply · August 18 at 7:45am


Ivan Stelio Cuamba aq se responsabilizar os responsáveis por essa desinformação, esse do documento pra além de estar incompleto ele não diz nada acerca do início da governação descentralizada.

Like · Reply · August 18 at 8:43am


Hobety Luys Muhamby Esses políticos estão a nos entreter com essa palhaçada de diálogo

Like · Reply · 1 · August 17 at 10:47pm


Moses Sibuyi From now on no excuses for murderous and thieves.

Like · Reply · August 17 at 10:16pm


Cdte Querido Assinaram sem consultar nos mais velhos edjee...

Like · Reply · August 17 at 10:57pm


Enísio Guilhermina Cuamba ...

Like · Reply · 1 · August 17 at 10:22pm


Manuelito Jaime nao se admira nada esse dialogo nao vai mudar nada

Like · Reply · August 17 at 10:23pm


Pedromoniz Filipe Eu não dou credibilidade ao canal moz

Like · Reply · August 18 at 11:01am


Xavier Manjate Esta tudo wrong. Moz vamos acordar

Like · Reply · August 18 at 12:47am


Alvim Fonseca Seus cardumes do raio

Like · Reply · August 18 at 1:06pm


Dinis Domingos Sixpenze Sixpenze rubricasss!!!!assinaturas!!!! cuidadoo!!!

Like · Reply · August 18 at 1:21pm


Hermany Joao Zip NAO SE LE NADA MELHOREM A IMAGEM

Like · Reply · August 18 at 3:34pm


Garanhão Dos Santos jornalismo infantil

Like · Reply · August 18 at 11:51am


Alcidio Faria


Like · Reply · 21 hrs


Jivas Jacopo Este doc pod Ser falso n tem logo nem nada,

Like · Reply · August 18 at 9:04pm


Joel Matola País de anedotas....

Like · Reply · August 18 at 12:22am


Shelton Americo Djimmy axo tudo uma farxa...sem comentarios

Like · Reply · 7 hrs
Write a comment...

Comments

Write a comment...



Djicaze Dzovo Dzovo Jacinto Veloso não desmentiu nada. Apenas deu um esclarecimento porque no entender de jornais como este, o governo já tinha aceite a Governação da Renamo nas seis Províncias e não é bem assim. A vossa missão de desinformação não contribui em nada para o melhoramento deste país.

Like · Reply · 13 · August 18 at 10:23am


Rachid Said Na frelimo tem muitos patetas nem? Gostaria de ver, cada membro enviar seus familiares para teatros das operacoes combativas. Hoje, vamos enterrar no municipio do dondo o jovem Kenha que morreu em combate contra tropas rebeldes do velho lider Dhlakama.
Quem quer prova, ainda tem tempo para tal. Deixem de ser burros, a guerra é uma realidade e morre se mesmo la nas matas. Gostaria de ser senhor Mavie e companheiros a enviar seus filhos na tropa para lutar contra o poderoso comando da Renamo. O jovem deixou viuva e 4 filhos, na minha banda estamos de luto pessoal.

Like · Reply · 4 · August 18 at 11:27am


Joao Deve Joao Triste

Like · Reply · August 18 at 11:56pm


Samia Andre Chitlhango MUITO TRISTE ,NA VERDADE QUEM E MOCAMBICANO SENTE ISSO....

Like · Reply · 16 hrs


Write a reply...





Ernesto Malawiano JACINTO VELOSO não desmentiu nada mas disse que aquela comissão não tem competência de decidir apenas faz propostas e o PRM e o líder da Remana poderão decidir definitivamente em acordos solenes. Canalmoz tenha maneira de difundir as notícias.

Like · Reply · 2 · August 18 at 11:35am


Amosse Jamo Jamo Se voce Rachid, soube disso e porque aconteceu no seu Bairro. Este comando poderoso que esta referir aqui, tambem esta se enterrar muito mal la no mato Dhlakama sabe disso.

Like · Reply · 1 · 20 hrs

1 Reply



Teixeira Teté Talvez receberam boas após este documento, daí vir justificar se. Tristeza para nós que por um minuto vimos uma luz no fundo do túnel.

Like · Reply · 1 · August 18 at 10:18am


Adriana Dos Santos A comissão politica da frelimo reuniu se pra desmentir o velhote, e lhe porem entre espada e parede.

Like · Reply · 3 · August 18 at 9:44am


Julião Nassone Canalmoz as vezes exagera, acho eu que o documento em causa já é do domínio de todo cidadão pois anda nas redes sociais, o canal moz está a ser falacioso nas suas notas de imprensa, se sabem ler devem ter lido o documento e comparem o lido com o transmitido como esclarecimento se encontrarem contradição por favor tragam-na à lume. vocês não são sérios, não é esse tipo de jornalismo que queremos de analfabetos com sérios problemas de interpretar uma simples informação de três linhas. ou vocês tem défice epistemológico ou só sabem transmitir inverdades. a propósito.... que nível tem a pessoa que escreveu esse lixo de noticia?

Like · Reply · 2 · August 18 at 11:07am

1 Reply



Tomas Humbe Foi assim com o farao nao foi facil para libertar os hebreus,foi preciso muitas pragas invadindo o palacio do farao junto aos egipcios;depois da agua em sangue veio as ras mesmo assim o farao resistiu ,agora o moises de moz tera que mandar outra praga os piolhos e assim mesmo a freli aceita com chambocos mais desta vez na provincia de maputo onde residem os tubaloes.

Like · Reply · 5 · August 18 at 9:28am


Litos Benfica Junior Gostam de dstorcer a informação pah. Mas ouviram bem o que General Veloso disse? o pior é que os preguiçosos e os que tem baixa capacidade de percepção já cairam neste absurdo e já estão a postar comentários que não tem nada a ver

Like · Reply · 1 · August 18 at 12:37pm


Nelson Muzondane Cossa Muzes esta como Pr Afonso Dlhakama qem duvida ele nuca discansarei desde q nasceu ele tem caza e mulher muintas coizas boa mas ele desde q nasceu esta lutar pra salvar opais dele salvar opovo q esta escravizado tudos dias força filho d Deus voce es d familia Abrahamo e malta Davida e Jusus ele nuca vai t deixar cair nos maos dos teus enimigos Pai vai ver teus enimigos acabar de mortes tante tem muintos enimigos mas os grandes vao morer asua frente viva excilençio Pr Afonso Dlhacama

Like · Reply · August 18 at 10:00am


Hyippia Valdemar Antonio Lingua comprida por lamber bota. Mas esse Jasinto Veloso é quale mesmo???

Like · Reply · 2 · August 18 at 8:38am


Joy Coulson É a comissão política da Frelimo a reafirmar que NUNCA deixará a Renamo governar. As declarações do sr. Manteigas são feitas para reclamar aos mediadores o seu cheque pelos serviços prestados.

Like · Reply · August 18 at 10:47am


Ernesto Machava Desculpa pessoal o nao saber ler e entender as coisas porque quem sabe ler entendeu bem o que foi escrito no papel...

Like · Reply · 2 · August 18 at 9:15am


Manuel Simate Maquisse Hoje a Frelimo tem seus erros a Renamo também terá outros erros ninguém é justo na Sociedade.

Like · Reply · August 18 at 1:06pm


Amosse Jamo Jamo Angelo, avoce pode me dizer se soldados da renamo nao estao a morer? So ira acreditar ouvir que morreu Dlhakama?

Like · Reply · 14 hrs


Vicente Morinho Morinho Eu concordo com adriana dos santos o Veloso avia dido k dentro em brave haveria uma boa nova pra os mocambicano sera essa boa?

Like · Reply · August 18 at 11:05am


Orlando Nogueira O dito por não dito... Cá para mim isto é só para a Frelimo ganhar tempo... Já desconfio desses tipos até aos dentes.

Like · Reply · August 18 at 8:11pm


Chinaque Alberto Chingueture Quem que manda afinal? Encrencaram o velhote Jacinto Veloso. Estragaram o currículo do Singulane. Agora é o currículo do Veloso que está sendo posto em causa.

Like · Reply · August 18 at 9:51am


João Fornasini O dito por nao dito e o Povo que se foda.

Like · Reply · 2 · August 18 at 8:28am

1 Reply



Pires Calembo Foi amiaçado o velho veloso, agora moçambique este o inicio da guerra civil 3

Like · Reply · 1 · August 18 at 8:39am


Amade Jamal Jamal Só pode ser obradas dos covartis.

Like · Reply · August 18 at 10:01am


Abrão Paulo Munguambe Canalmoz sempre a demonstrar o quanto os seus jornalistas nao entendem o que eles mesmo ouvem.

Like · Reply · 1 · August 18 at 10:32am


Amosse Jamo Jamo So que ao contrario, essas pragas, estao matando o povo do israel das 6 provincias terra prometida.

Like · Reply · 1 · August 18 at 11:43am


Carlos Bormane Chipir Ofinar Ele só explicou a essência, veracidade, e interpretou o conteudo do documento. Aquilo que voces jornalistas burros nao entenderam se é que tiveram tempo de ler. Ele ficou surpreso quando percebeu que os jornalistas nao entendem português. Ele velho entende melhor as coisas do que os jovens jornalistas.

Like · Reply · 1 · August 18 at 2:56pm


Isaias Nyamunda Desmentir um um acordo que ele assinou e muito infeliz

Like · Reply · 1 · August 18 at 2:02pm


Alihamisse Mucussete Mopiha Meu colega Carlos Bormane Ofinar, nao começa querer defender o indefensivel, querem fugir com siranga no rabo nao vai adiantar. Nao sou bom na materia de politica mas pelo aquilo que tenho vivido nos ultimos tempos nada me admira nesses libertadores f...See More

Like · Reply · August 18 at 4:41pm


Amosse Jamo Jamo A Renamo, nunca governou o pais,isto e a mesma coisa matar o filho que ja temos confiando a gravida que nao sabemos se nasce vivo ou morta.

Like · Reply · 19 hrs


Zulficar Mahomed Está confirmado.
Isto é uma ratoeira para Afonso Dhlakama.

Like · Reply · 2 · August 18 at 8:52am

1 Reply



Elidio Mucunga Por ser lambebota

Like · Reply · 1 · August 18 at 8:22am


Salane Mario Nos conhesemosafrelimo (3) atakia vao assetar

Like · Reply · August 18 at 10:49am


Sodja Rinosvika Kure Aki há muita roupa suja

Like · Reply · August 18 at 1:05pm


Achebe Nibua Chinua Jacinto Veloso é um salamandra,gente d duas línguas

Like · Reply · August 18 at 9:10am


Salé Assane Isto é mesmo um jornal,? Que vergonha

Like · Reply · August 18 at 7:11pm


Sergio Magaicane Mangui Menino de recado

Like · Reply · August 18 at 1:37pm


Dinis Domingos Sixpenze Sixpenze he he he heeeh, tsinga wa wa!! quando amargar????

Like · Reply · August 18 at 1:19pm


Manuel Simate Maquisse Português em que tá causa julgo há muita corrida quando agente prepara carril tem vários temperos; daí prá ter o melhor sabor Jacinto Veloso ta certo .as comessoes; tão trabalhar tudo dará certo.

Like · Reply · August 18 at 1:04pm


Arnaldo Carlos Luanda ele falou aquilo pra acalmar as populaçoês ,vai se governar

Like · Reply · August 18 at 11:58am


Arnaldo Carlos Luanda ê vergonha

Like · Reply · August 18 at 11:56am
Write a comment...

Comments

Write a comment...



Momade Assife Abdul Satar Muhove Tata
eu não disse ser portugues.
Disse perceber!!!

Like · Reply · 4 · 21 hrs · Edited


Momade Assife Abdul Satar Metical Jovo MiraVida
o senhor não percebe português.

Like · Reply · 3 · 21 hrs

1 Reply



Amonge Rafael Macuacua A luta do Nini contra o Canal ja esta leva lo ao extremo, o canalmoz teve acesso a essa noticia, na criou, como tiveram muitos outros canais de informação ate internacionais, inclusive eu vi em primeira mão numa televisão angolana com o titulo, governo moçambicano cede a pretençao do partido da Perdiz de governar as seis provincias. portanto, arrisco a dizer que desta vez Nini não está certo, o que o Veloso fez, foi forcado a fazer pelo partido que logo se reuniu em comissão politca, so que era tarde de mais porque o ducumento estava ja assinado. Se fosse verdade o que o Veloso leu depois, teria desmentido logo quando o Manteigas leu o documento na presença de todos inclusive os mediadores.

Like · Reply · 12 hrs


Momade Assife Abdul Satar Amonge rafael
ó documento não se mudou nada
o problema e que as pessoas não entenderam nada.

Like · Reply · 10 hrs


Nordine Mussagy Amide Rapaz a falta de respeito tá pra todo lado mesmo. Até na igreja, hoje uma mulher que estava ao meu lado acendeu um cigarro durante a missa.
Levei um susto tão grande que quase deixei cair minha cerveja!!

Like · Reply · 5 · 21 hrs


Atumane Muenhe Muenhe Iustre assusta lhe quando alguem acende cigarro na igreja e preocupa se quando quer cair cerveja numa de que melhor cerveja do que cigarro na igreja.

Like · Reply · 20 hrs


Nordine Mussagy Amide


Like · Reply · 20 hrs


Anibal Machili Opa. ela acendeu o cigarro na igreja e o sr estava com uma cervejinha la! kkk qual a diferenaca? voces os 2 sao iguais no pessimo comportamento

Like · Reply · 20 hrs


Write a reply...





Nilza Pinheiro Sabe...ontem por acaso o assunto era esse em minha casa...ficamos em dúvidas bate-mos a cabeça para ver se era possível o suposto acontecimento...mais recorda-mos que a constituição da República ainda não sofreu nenhuma alteração continua sendo a mesma que foi actualizada em 2004 sendo assim penso eu que não é possível que governem as ditas 6 Províncias sem antes a Constituição sofrer alteração isto porque nada pode ser feito sem estar legislada neste instrumento que nos orienta como lei mãe...as vezes é preciso puxar um pouco a mente...mais não que seja impossível que isto aconteça mais antes devem retificar o que nos guia...

Like · Reply · 10 hrs


Neusa Dausse Unay cambuna precisa ver isto kikkkkkkk quem ri por ultimo ri melhor..... Ate vou partilhar

Like · Reply · 21 hrs

1 Reply



Metical Jovo MiraVida Canal Moz não fez nenhuma má interpretação, disseram o que foi dito, Jacinto Veloso e a Frelimo não devem estar bem de cabeça, estão a brincar com o #Povo e a culpar jornalistas. Nini sinceramente, dessa vez não concordo contigo.

Like · Reply · 2 · 21 hrs


Jonas Sergio Chauque Eu entendi e Percebi!!!
Os jornalistas estão com fome.
Escrevem inverdades para ganhar pão.
Quanto ao diálogo. Eis que eles deveriam dialogar para o encontro do PR e o Líder da RENAMO, tenho visto sempre o diálogo más nunca chegaram a um consenso.

Like · Reply · 21 hrs

1 Reply



Fahardine Sualehe Sualehe Quer dizer não se arrependeu por proferir palavras insultuosas as mães dos jornalistas. Isso está contra os mandamentos de Deus. Que culpa tem as mães. As mães não nasce o coração, mas sim o filho.

Like · Reply · 19 hrs


Muchuquetane Guenjere Ilustre, eu vi o documento produzido e assinado pelos dois contendores e parece que os tais Jornalistas de "meia tigela" tem razao, em parte o tal documento dizia o seguinte a respeito da Governacao das 6 provincias: "Elas acordaram que devem ser encontradas os mecanismos legais (claro, que nao entre em conflito com o plasmado na lei) para a nomeacao provisoria dos governadores provinciais oriundos do partido Renamo o mais rapido possivel. Partindo desse pressuposto, julgo que o General Veloso esteve equivocado. Minha mera opiniao.

Like · Reply · 2 · 20 hrs

3 Replies



Muhove Tata Ser português, não quer dizer que compreende ou sabe. Eu penso que são os piores.

Like · Reply · 21 hrs

3 Replies



Muhove Tata Forçamos que os livros, textos e documentos a falarem aquilo que queremos e não oque diz o documento.

Like · Reply · 21 hrs


Muhove Tata As vezes, forçamos os nossos ouvidos e cerebros a ouvir intender o que queremos .

Like · Reply · 21 hrs


Billy Blanks Leia o acordo assinado por favor, depôs diga me quem não percebe a língua portuguesa entre nós.

Like · Reply · 20 hrs


Célio Mouco Mouco Um bando d inuteis, deviam ser banidos do jornalismo e esse é o resultado de encontrar na rua qualquer cidadao e dar esse trabalho sem k ele tenha o minímo de qualificaçao pra tal.

Like · Reply · 22 hrs


Pedro Casimiro Pare me o sr eki n percebe melhor as coisas so entra em remoinho o jornalista tava na mesa directamente la no dialogo a fazer cobertura e o sr? Akilo k disse o Manteiga é isso k averdade oki ele contrario? O sr sskeceu k acupula Frelimusta bandidos eles trabalham com manobras falsas? Nós o povo ja consumimos a verdade e saiu si a vossa cupula de marginais diabos Neflins k trabalham com manobras n keremos alinhar com eles. O jornalista falou 100% a verdade, veja o imbecil veloso depois de lhi puxar orelha ne consekia explicar assuntos falsos e pk assinou nos vimos o documdnto sr FRELIMO é uma coisa podre como um AVC k ataca a uma psssoa e lhi deixa estagnado. Não começo inventar assuntos divergentes.

Like · Reply · 2 · 20 hrs

1 Reply



Pedro Casimiro Oxala seja o professor de jornalistas como o melhor de Camoes

Like · Reply · 1 · 20 hrs


Billy Blanks Mais o senhor já leu ou teve acesso ao tal acordo? Seria bom que tivesses lido primeiro depois faça as suas análises.

Like · Reply · 1 · 21 hrs


Clemente Machava Muito bem patrão, não é possível transmitir ou fornecer uma informação sem o domínio da língua, até principalmente a uma entidade de informação.

Like · Reply · 15 hrs


Jorge Benjamim Mouco Mais uma vez concordo contigo sr. Momade Assife Abdul Satar, hoje em dia em tão fácil difundir informação falsa por isso devemos tomar muita atenção, peneirar muito bem a informação que nos é dada.
Continue trazendo mais revelações.

Like · Reply · 7 hrs


Castigo Macuacua Macuacua O nosso problema é de ver um documento e ler uma parte deste pra tiramos conclusão,ñ é assim.Agente chegamos a conclusão dum documento depois de termos lido e percebermos,tudo que estiver escrito.Não podemos inventar o que não está escrito pra acomodar os nossos interesses,procuremos no maximo percebermos e pedindo ajuda aos mais informados na matéria.O meu muito obrigado pela compreeção e desculpe a que lhe ofendí.

Like · Reply · 1 · 15 hrs


Neusa Dausse N tenho esse tempo

Like · Reply · 20 hrs


Forbes Nhaca Certíssimo

Like · Reply · 21 hrs


Muhove Tata Muito bem. Mas ele, me parece que é um lambe bota.

Like · Reply · 21 hrs


Zainadiny Abdul Satar Voltaram a comentar sem ler se é que ainda não o fizeram.

Like · Reply · 17 hrs


Muhove Tata Esse metical deve ser um dos lambe botas.

Like · Reply · 21 hrs


Elidio Afonso Afonso Nada de xperarmos tudo do nini,vamos puxar tbm das nossas cabecas,nini ta a nos dar tpc pk tem k ser ele a responder????

Like · Reply · 6 hrs


Wiliamo Antonio Antonio ISSO tem a acontecido

Like · Reply · 15 hrs


Joaquim Berema Jose Berema À imagiem é q destrai alguns na leitura.

Like · Reply · 22 hrs


Mendes Menete Muitos só se interessam com a capa.

Like · Reply · 1 · 22 hrs


Pierre Yves Chiniah


Like · Reply · 1 · 20 hrs


Elcidio Francisco Naiharela abraços!

Like · Reply · 9 hrs


Sheyron Tivane Junior David Copiado

Like · Reply · 9 hrs


Elidio Afonso Afonso Eu rendo cm tigo nini satar, nao me digas k vem a mocambik todos os dias? Tas bm informado e como:::::::::

Like · Reply · 15 hrs


Grabiel Enoque Tene Tene Jacinto Veloso falou bem e disse A COMISSÃO MISTA NÃO TEM PODER DE DECISÃO, APENAS ESTÁ A ORGANIZAR OU PREPARAR O ENCONTRO AO MAIS ALTO NÍVEL, ainda mais ele disse se alguém perguntar se O GOVERNO cedeu as seis províncias? Ele disse que não essa interp...See More

Like · Reply · 20 hrs


Webster Apolo Apolo


Like · Reply · 22 hrs


Benedto Baloy Baloy Senhor nini,deste vez foi longe demais não podes levar sua desavenças com os jornalistas p deseimformar o povo,TDs canais nacionais e internacionais tiveram essa informaram em 1 mão tiveram k publicar porque constitui o trabalho deles,o grande problema é o bando da FRELIMO k está desorientada.

Like · Reply · 7 hrs

Sem comentários: