quarta-feira, 4 de março de 2015

José Sócrates reage a Passos e nega ter enriquecido

Operação Marquês


foto NUNO PINTO FERNANDES/GLOBAL IMAGENS
José Sócrates enviou comunicado ao JN


José Sócrates devolveu, esta quarta-feira, as críticas a Passos Coelho, acusando-o de, "num momento desesperado", não resistir a "trazer para a campanha eleitoral e para as Jornadas Parlamentares do PSD o processo" judicial em que diz ter sido envolvido.


Em comunicado enviado ao JN a partir do Estabelecimento Prisional de Évora, Sócrates reagiu às declarações do primeiro-ministro feitas anteontem no encerramento das Jornadas Parlamentares do PSD no Porto. Sem nunca referir o nome do ex-governante que se encontra em prisão preventiva, Passos Coelho referiu que nunca usou o seu lugar de primeiro-ministro para "enriquecer, prestar favores ou viver fora das suas possibilidades".

Na resposta, Sócrates refere que "esta forma desprezível de fazer política diz tudo sobre quem a utiliza. Ao atacar um adversário político que está na prisão a defender-se de imputações injustas, o senhor primeiro-ministro não se limita a confirmar que não é um cidadão perfeito, antes revela o seu caráter e o quanto está próximo da miséria moral".

Mas há um ponto em que os dois parecem concordar. Ambos se consideram vítimas políticas. Enquanto Passos Coelho diz que a sua "vida fiscal" está a ser invadida por razões eleitorais, Sócrates afirma que "a perseguição política e a tentativa de condicionamento do resultado das próximas eleições ficou agora clara aos olhos dos portugueses".

"Reafirmo, mais uma vez, que não enriqueci nem beneficiei ninguém enquanto exerci o cargo de primeiro-ministro", escreveu o socialista na nota enviada.

"Naturalmente, não espero que o senhor primeiro-ministro, para quem manifestamente vale tudo, compreenda o valor da presunção de inocência num Estado de direito, a extrema importância do respeito pelo princípio da separação de poderes e muito menos que entenda que, no meu caso, não só ainda nada foi dado como provado, como não foi sequer deduzida qualquer acusação", acusou.


ARTIGO PARCIAL

Sem comentários: