quarta-feira, 25 de junho de 2025

Samora Machel 🇲🇿; A morte mais polémica de todos os tempos da África Austral.

Traduzido por Mr. David Chifeche para garantir a melhor leitura e compreensão.
Samora Machel 🇲🇿; A morte mais polémica de todos os tempos da África Austral.
O que começou como um dia normal de trabalho para o presidente de Moçambique terminou como a morte mais controversa de todos os tempos na África Austral. Foi o primeiro líder democrático de Moçambique, nascido em 1933, um assistente de enfermagem formado que mais tarde se tornou o primeiro presidente de Moçambique a 25 de junho de 1975.
No final da noite de 19 de outubro de 1986, no aeroporto de Mbala, uma cidade no norte da província da Zâmbia 🇿🇲, o Presidente de Moçambique foi visto a sair, juntamente com os seus altos funcionários governamentais, de uma reunião do conselho de guerra internacional organizada pela vizinha Zâmbia.
A reunião incluía Mobutu Sese Seko, de Zaire🇨🇩, dos Santos, de Angola🇦🇴, e Kenneth Kaunda, o presidente anfitrião da Zâmbia. A reunião centrou-se na questão do apoio da África do Sul e do Malawi aos grupos rebeldes UNITA e RENAMO.
Mal sabia ele que chegar a casa em segurança seria uma tarefa difícil; das 44 pessoas a bordo, 34 morreram, incluindo o presidente de Moçambique.
O avião despenhou-se em território sul-africano, a poucos metros da fronteira moçambicana, onde se acredita que a força Bicon foi montada e colocada na montanha para confundir o piloto. A sua morte não só causou controvérsia na altura, como também provocou tensão política na região da SADC.
23 anos mais tarde, um dos elementos das forças especiais que esteve na prisão, mas que mais tarde foi libertado, disse que esteve envolvido na operação para eliminar o primeiro presidente de Moçambique.
Ele testemunhou que, juntamente com os seus companheiros, foram enviados para se livrarem de Machel, uma vez que ele estava a tornar-se uma ameaça para o regime vizinho do apartheid da África do Sul 🇿🇦.
Para além disso, um dos 10 sobreviventes também testemunhou que o avião foi alvejado, o que torna difícil concluir o que realmente aconteceu.
O que é engraçado e interessante é que 12 anos após a trágica morte de Samora Machel, o Presidente Nelson Mandela casou com Graça Machel, a antiga Primeira Dama de Moçambique e viúva de Samora Machel - a única mulher a ter casado com dois presidentes de países diferentes.
Todas as reações:
3
Gosto
Comentar
Partilhar

Sem comentários: