quarta-feira, 25 de junho de 2025

A Minha Participação nas Celebrações da Independência Nacional em 1975

 

A Minha Participação nas Celebrações da Independência Nacional em 1975
Entre os eventos programados para as celebrações da independência nacional em 1975, destaca-se o FESTIVAL DOS CONTINUADORES, que aconteceu no dia 26 de Junho, no Estádio da Machava. Eu, então com 11 anos, prestes a completar 12 no mês de Setembro seguinte, fui parte dessas celebrações.
Representamos a província de Gaza naquele festival com uma galante demonstração, que fusionava exercícios físicos, drama e danças que ancoravam no mais fundo da nossa cultura e das vivências do nosso povo. Trouxemos, de Gaza, as famosas “swikhwakhwakhwa” que tinham como encenador o saudoso professor Eugênio Simbine, que calhava ser meu tio, ou avô, como carinhosamente eu lhe chamava. A nossa prestação foi um êxito estrondoso
Outros continuadores, principalmente da Cidade e província de Maputo, coloriram aquele festival com bem sincronizados exercícios de ginástica.
Continuo a viver a independência com o mesmo entusiasmo daqueles dias iniciáticos. Naturalmente mais maduro e com maior capacidade de interiorizar as palavras proféticas de Julius Nyerere, no seu famoso discurso a que demos o título de “Moçambique no Mar Alto”. Nyerere, com a experiência prática que já tinha, avisava que a independência seria vivida para além do espírito que então experimentávamos, de triunfo, de êxtase. Haveria desafios, momentos de desânimo, haveria outras lutas que exigiriam o mesmo espírito de sacrifício que caracterizou a luta de libertação. Entendo, talvez melhor, que a independência, de per si, não coloca pão e mel na mesa de ninguém. Não coloca boas estradas e linhas férreas de maneira automática e de acordo com os nossos desejos. Não garante qualidade de educação num passe de mágica. Há que lutar para alcançar o que queremos, para nós, como indivíduos, e para o país.
P.S. Em anexo fotos dessa nossa participação, em que se vê com particular destaque o Professor Eugênio Simbine, de fato escuro
Pode ser uma imagem de 3 pessoas e a texto que diz "CORONEL CORONEL-GENERAL GENERAL FERNANDO MATAVELE DE CIDADÃOVULGAR A PATRIOTA INVULGAR 5. 5.Govern Goveri Professor Eugénio Simbine com seu suis generis de dança de Svikwahkwahkwahqu Svikwa inclun Gabriel Muthise que chegou ao cargo de Ministro dos Transportes Comunicação. Este celebrizou Gaza no Festival dos Continuadores no Estádio da Machava no dia 26 de Junhode 1975 5.1. Aprese Fernando M 24 de Abril de cerimónia da Matsinha, diss Fernand combate cessava conduzi ser feit Xai-Xai Muzingane Macia Muzingane Sinais de tránsito na ENI Usando da "embora Mat sem apoio Como fiz fazer um dia democrática çambicana."
Todas as reações:
Tu, Ricardo Santos e a 21 outras pessoas
4 comentários
Gosto
Comentar
Partilhar
Luciano Mapanga
Belas memórias.
Feliz dia da independência 👌
Kuyengany Produções
Remember the time

Sem comentários: