quarta-feira, 8 de abril de 2020

Sete boas notícias

Terça-feira, 07 de abril de 2020

Este é um e-mail curto e serei direto: recebemos hoje não uma, mas SETE indicações para o One World Media Award. Este prêmio é dedicado a destaques da cobertura jornalística de países em desenvolvimento e aqui no Intercept ficamos muito felizes.
 
Primeiro, porque é ótimo receber uma notícia dessas em meio ao momento que estamos passando. É um reconhecimento tremendo ao trabalho de uma redação comprometida, pequena, jovem e que se desdobra para fazer um jornalismo que hoje é único no Brasil.
 
E, depois, porque as indicações evidenciam os pontos fortes do nosso trabalho. Olha só:
 
1. Fui indicado junto com a Cecília Olliveira na categoria mídia digital por conta da matéria sobre a munição utilizada nos tiroteios diários que acontecem no Rio de Janeiro. Por 100 dias catamos cartuchos após os tiroteios e mapeamos sua origem para responder à pergunta: de onde vem tanta bala?

2. A Tatiana Dias concorre na categoria Impacto Ambiental com a matéria sobre os planos alucinados de Bolsonaro e os militares para a Amazônia. Essa reportagem tem áudios e documentos inéditos para mostrar o medo que eles têm da China, de ONGs e da Igreja Católica.

3. A história dos indígenas que dependem da floresta e lutam contra a catástrofe climática na guerra de Bolsonaro pela Amazônia foi indicada na mesma categoria da Tatiana. A matéria é de Alexander Zaitchik e foi publicada no Intercept mais de um mês antes das queimadas virarem pauta mundial.

4. Amanda Audi, nossa repórter em Brasília, e Paulo Victor Ribeiro, estagiário em São Paulo, foram indicados na categoria novas vozes. Não enche de orgulho? (Dá uma olhada nas pautas que eles fizeram recentemente aquiaquiaqui e aqui.)

5. Do Intercept nos Estados Unidos saíram mais duas indicações: o Mehdi Hasan como jornalista internacional do ano e a reportagem da Anna-Catherine Brigida sobre situação das mulheres hondurenhas na categoria de trabalhos sobre refugiados.

Nada disso aconteceria se o Intercept não contasse com o apoio de exatamente 8.537 leitores. São pessoas como você que garantem nossa independência, que nos permitem ir atrás das histórias que desejamos, que nos protegem.

Gostou das indicações? Então apoie hoje o trabalho dos jornalistas que estão do seu lado.
FAÇA PARTE DO TIB →

Um abraço,

Sem comentários: