quarta-feira, 15 de abril de 2020

NOVE PONTOS NOS II’s PARA DESMENTIR A FARSA EM TORNO DOS TAIS 4 MILHÕES PARA “REINTEGRAÇÃO”!








Galiza Matos Jr
19 saat ·



NOVE PONTOS NOS II’s PARA DESMENTIR A FARSA EM TORNO DOS TAIS 4 MILHÕES PARA “REINTEGRAÇÃO”!

Por: Galiza Matos Jr

Primeiro: é falso, completamente falso o que circula por aí! É insano e baixo, vil, jocoso e putrefacto referir que 250 Deputados vão receber cada, 4 milhões de meticais! Uma loucura de bradar os céus!

Segundo: a verdade manda dizer que, durante 60 meses de vigência do mandato, cada parlamentar desconta do salário (TODOS OS MESES) um valor correspondente a 13%. Portanto, findo o mandato, esse dinheiro (não 4 milhões por cada!!!) é dele ou dela! Pertence-lhe! É como se tivesse, ao longo de 5 anos, “guardado” num banco ou no INSS! Tal dinheiro, é retido a cada mês, nos cofres do Estado e findo o mandato, não há mais nada a fazer, senão devolver ao legítimo dono, através do Instituto Nacional de Previdência Social! Portanto, não há favor algum, não há não meus senhores!

Terceiro: para além de descontar esses 13%, esses deputados, são obrigados a reter na fonte, do seu salário, durante os 5 anos, o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS). O Estado desconta, inevitavelmente, 20% do salário do deputado!

Quarto: o parlamento moçambicano, meus senhores, minhas senhoras, é dos que pior remunera os deputados na região austral de África, em África no geral e no mundo inteiro! Busquem comparações, investiguem! Dizendo grosseiramente, paga mal! Não se iludam!

Quinto: há gente que, nas organizações da Sociedade Civil, em empresas públicas, fundações, Institutos públicos ou universidades, recebe 2, 3, 4, 10 vezes mais em relação a um parlamentar deste país e tem “ma regalias” de bradar os céus! Há instituições em que, simples funcionários, um pouco acima de serventes, ganham valores superiores a um deputado moçambicano! Informem-se!

Sexto: alguns deputados que estão a ser enxovalhados, deixam, durante seis meses do ano (dois anos e meio do mandato), as suas famílias (mulher, filhos etc) nos distritos e províncias de origem e vem a Maputo viver em casas de aluguer nas proximidades do Alto Maé, em pensões, nas casas de pasto, de amigos, familiares e mais. E devem cuidar da casa aqui e de onde vem! Essa é a mais pura e crua realidade que estão a viver aqueles que recentemente tomaram posse. Vão lá ver isso “in loco”!

Sétimo: tais Deputados, de que muito se fala, estando em Maputo, andam em txopelas, “chapa 100”, táxis ou a boleia, porque não conseguem gerir o mesmo carro que o Estado aloca. Carro, esse igual ao de um Chefe do Posto, Administrador Distrital ou Vereador Municipal, as tais “rangers” barulhentas.
Ou deixam o carro no Círculo Eleitoral, onde finda a jornada parlamentar devem regressar para trabalhar ou trazem a capital (o Deputado em Angola tem duas viaturas) ou então compram um em segunda mão (dubaizito). É assim que andam os representantes do povo (eleitos), que vão a um órgão de soberania para aprovar Leis estruturantes do Estado, para beneficiar mais de 30 milhões de moçambicanos!

Oitavo: corre-se o risco de termos nesta nação, deputados a aprovar Leis erradas, mal feitas, as pressas e assim “afundar” um país inteiro, de tanto maldizer-se desta gente, de tanta banalização, de muita mentira, ódio e escárnio! Tratem-os como gente, pois estão ali pais, mães de família, filhos e jovens que bem ou mal, pouco ou muito, trabalham a pensar neste país e não apenas em si! Um dia, deputado ou deputada, pode ser você que lê este texto!

Nono: a AR é, dentro dos órgãos de soberania, aquele que discute publica e abertamente o seu orçamento. Todos sabem, leem, conhecem! Os jornais e jornalistas tem acesso! Não há nada a esconder. As contas estão lá! Então o que dizer sobre outros órgãos de soberania: tribunais ou o executivo? E sobre a reintegração daqueles que integram aqueles órgãos? Como é? Quem já veio a público reclamar quando cessam outros moçambicanos, tão iguais a estes moçambicanos, que “fazem mal” por ser deputados e não juízes, PCA’s, Directores Gerais, reitores, ministros e tantos mais cargos?

Ps: não peço mais nada, senão que exijam sim mais trabalho, menos regalias, mas que respeitem as pessoas. Elas tem sentimentos ...

Valha-me Deus!!!!




53Homer Wolf, Spyke Sick ve 51 diğer kişi

131 Yorum2 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Rollercoaster Coasterroller
Bunu gizle veya şikayet et




TENOR





Beğen
· Yanıtla
· 19s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr, estás em tempo de retirar este post ...
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga se rebateres, e sempre podes fazer seja aqui ou em privado, não terei problema algum.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr Pela amizade e respeito de décadas, o farei em privado.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga grato. Peço entretanto que leias atentamente. Abraço
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Auxilio Nhabanga Galiza Matos Jr PERFEITO! Entretanto, deixo aqui a correcção, de retirar para REFORMULAR. Abraço.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Galiza Matos Jr Auxilio Nhabanga certo. Aguardo então o teu comentário.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Yanıt yaz...







Awado Sabiti Bem colocado na sua maioria. Parabéns. Único problema está no facto de o deputado se apresentar como representante do povo. Veja que tu próprio caíste na armadilha de comparar os privilégios dos deputados aos dos directores, PCAs, reitores, e demais cargos (pessoas que são escolhidas em função das suas qualificações técnicas). Como se o deputado fosse representante exclusivo dessas elites. Porquê não arriscou em comparar a realidade do deputado com a do povo? É nesse ponto onde nasce o debate e a indignação popular. Urge esclarecer isso ou alterar a designação de representantes do povo para legisladores simplesmente. Se isso ocorrer, será também necessário apresentar cv e formação técnico jurídico qualificada para o cargo que pretende ocupar.
22
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi
15 Yanıtı Gizle

Galiza Matos Jr Awado Sabiti anotado. Boa observação.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

João Pedro Muianga Nem mais Awado Sabiti, o problema é que maior parte dos tais supostos e cujos representantes do povo são arrogantes e desrespeitosos em relação ao tal povo que propolam representar.
Não é sano mas putrefacto que um digno e ex- suposto representante do povo escreva nos termos que escreveu.
A pergunta é, tu Galiza Matos Jr, achas que me representaste na AR?
Que macacos me mordam!
Devias apagar este grupinhos de palavras que escreveste porque tu és suspeito número 1 para argumentar a volta disto.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga é impossível, humanamente impossível em qualquer parlamento do mundo, representar gostos, interesses e vontades de todos, incluindo os teus em particular. Não tendo o feito, não foi, acredite, por falta de vontade. Abraço e muita força neste período difícil.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

João Pedro Muianga Galiza Matos Jr faça o mesmo além de que te habituaste. Eu estou de quarentena a trabalhar remotamente para pagar avultados impostos para alimentar vós preguiçosos que só se alimentam do sangue do povo feitos pulgas e carrapatos!
Quem serias vós sem o povo como eu!?
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga algumas vezes, o ódio que se pode carregar a alma, pode virar doença. Cuide-se. Bom trabalho, onde e como quer que trabalhe.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Blessed Paulo Simbe Meu Deus. É tanto ódio.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

João Pedro Muianga Sim Blessed Paulo Simbe, ódio legítimo de quem mensalmente lhe retiram IRPS para engordar vossas famílias e mais, não mete Deus nisso!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s
· Düzenlendi

Blessed Paulo Simbe João Pedro a quem te referes quando dizes engordar vossas famílias? Não és o único que paga IRPS nesse país. Ademais, nem salário que urge preocupação em de deduzir IRPS tens tu. Esta fazer barrulho só. Deverias ver a banderia no teu perfil e ir falar na reunião do teu partido esses assuntos.
É tanto ódio, cuidado rebentar.
Se tiver que cometar rebata o assunto e pare de se comportar como panina.
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s
· Düzenlendi

João Pedro Muianga Coitadinho, não dependo do Estado!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s
· Düzenlendi

Blessed Paulo Simbe João se não dependes de Estado porque essa falta de civismo?
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

João Pedro Muianga Blessed Paulo Simbe, é falta de civismo quando respondo aquele que vive dos nossos impostos depois de proferir insultos contra aqueles que repudiam o tal subsídio de reintegração do ex-deputados onde ele faz parte?
Quando um jovem da tua idade corrobora com este tipo de coisas, é sem dúvidas a falência da cidadania em nome do tal civismo.
Sim, eu sou membro simpatizante do Partido Frelimo mas não é isso que me faria cego e injusto, quando algo não vai bem, mesmo astando do lado onde o mal acontece, temos sim de exercer o nosso dever de cidadão e dizer não.
Não digo que estou bem na vida mas também não estou mal podes crer. Não é estar mal que me obrigaria a repudiar atitudes mal elaboradas porque se tu e eu calamos, há quem não tem boca para falar e nem dedos para escrever, esse precisa de nós.
Prefiro perder o civismo e manter o meu dever cívico e exercer a cidadania e se possível materializar a justiça.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr João Pedro Muianga Ganhe algum civismo, ao menos lendo e compreendendo (vejo que não deves ter lido) o que escrevi. O que eu disse, e repito, é que aquele Subsídio de Reintegração, é uma espécie de xitique que os deputados fizeram ao longo de 5 anos, descontando dos seus salários, uma parte para que ao fim do mandato, tivessem de volta. Se exercer cidadania, é você desferir ódio, por conta disso e do mais que disse, então essa cidadania é paupérrima! Não precisa ser da FRELIMO, PIMO, Pasomo, Renamo, MDM, Padelimo, para não se carregar e desferir escárnio! Bom trabalho.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

João Pedro Muianga Galiza Matos Jr, "xitique", parece que não és a pessoa certa para explicar o que realmente está a acontecer porque trazes "ex nuevus", mas enfim, és tu Galiza.
Bem, para economia do meu tempo, prefiro deixar o teu barco furado porque ainda me afogo sem causa aparente.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

Blessed Paulo Simbe João Pedro Muianga a minha indignação é tu deixares de contrapor o que o Galiza escreveu e atacar a pessoa dele. Só isso. Coloque teu entendimento sobre o assunto e para mim esta tudo okay.
Senti muita irá nas suas palavras. Podemos debater com cordialidade é o que defendo. Não defendo a pessoa do Galiza apenas a forma de como debatemos. Mais não disse.

Ps: exerça seu civismo. Isso é bom. Mas podemos ser mais cordiais.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s
· Düzenlendi

João Pedro Muianga Certo Blessed Paulo Simbe !
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s

Yanıt yaz...







Elsa Do Rego Aqueles combois atrelados pra as criancas nos parques mas em tamanho adulto faria jeito nas rondezas da Assembleia se e este o caso do n.7 - rides gratis durante o dia
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Isaac Sitoe Jr. Sexto ponto, quem obriga a esse deputado tamanho sacrifício.
Que sacrifício?? se até às autoridades tradicionais recorrem para sentarem na dita casa do povo!!

Venha com outra história estamos concentrados na lida contra o Covid19
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi


Galiza Matos Jr Isaac Sitoe Jr. a obrigação (não sacrifício como dizes) decorre da Lei, melhor do Regimento, que impõe datas e limites para as Sessões Parlamentares durante o ano. Quando tiver outra história, trago. Não te intoxiques pelo Covid, pode ser prejudicial ao cérebro!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Isaac Sitoe Jr. Galiza Matos Jr meu caro algumas das suas comparações são uma verdadeira ofensa para o povo que dizes que representam.
Todos sabemos que os deputados vivem a francesa , alguns deputados até tem ciúmes dos ministros porque acham que estes comem mais que eles ,,bla,Bla....
Reitero a nossa concentração na prevenção do Covid19 nem que para tal tenha que me intoxicar com a prevenção que qualquer outra substância contendo lúpulo
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr Isaac Sitoe Jr. a aquilo que acho periférico, nomeadamente tais comparações e quejandos, não me vou dar ao trabalho de comentar. Obrigado
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Yanıt yaz...







Homer Wolf Não seria mais sensato que esses tais 13% descontados fossem "devolvidos" quando os (ex) deputados atingissem a idade da reforma (65 anos), como qualquer moze comum?...
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Galiza Matos Jr Homer Wolf não, Homer. Não se trata de pensão de aposentação. Assuntos diferentes!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Yanıt yaz...







Vino Mauaie Alex Paulo Dos Anjos
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Faizal Abreu Afinal qual é o salário médio de um deputado? Quanto equivale 13% deste salário médio? Com quanto sairá, então, em média um deputado pelo período de 5 anos?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s
16 Yanıtı Gizle

Galiza Matos Jr Faizal Abreu infelizmente não tenho cálculos precisos, que variam das suas funções no órgão. Se é Deputado simples, membro de algum órgão (Comissão, Gabinete, etc)!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Faizal Abreu Galiza Matos Jr está certo. É apenas uma curiosidade para eu fazer os cálculos pessoalmente. Por exemplo, se em média ele receber 60.000,00mts então o Parlamento precisaria de pagar cerca de 117 milhões de meticais aos 250 no fim de 5 anos. Com algum exagero se pode ascender aos 250 milhões de meticais.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Caetano Chicane Mesmo que dizer que deputado tem por ai 470.000,00 de salário mês. Acho que meteram água desta vez
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu Caetano Chicane qual foi o orçamento total aprovado para a tal despesas de reintegração??
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Gabriela Das Neves Santos Parece que essa reintegração não é para todos os deputados mas sim aqueles que fizeram dois mandatos. E salário médio de um deputado é 80 mil meticais/mês e não 470 mts.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Galiza Matos Jr Caetano Chicane 470 mil o quê?????? São estas coisas que põem-nos confusos ...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu Então estaríamos a falar de cerca de 160 milhões de meticais.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu Se tivermos como média 80.000,00 mts/mês
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu Galiza Matos Jr se for um valor guardado é sim legítimo que recebam de volta. É estilo xitique. Mas devem mudar de designação porque, efetivamente, os deputados não precisam de ser reintegrados, pois, eles fazem parte de nós. A não ser que se se pense noutro sentido do termos “reintegração “.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu termo*
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Galiza Matos Jr Faizal Abreu aí está uma ideia interessante, mudar o conceito!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Faizal Abreu Galiza Matos Jr pois.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Gitandra Valoyi E qual era a necessidade de sabermos de poupança que os deputados fazem?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

Galiza Matos Jr Gitandra Valoyi foi suscitado em debate público e não vejo problema algum. Só que, mal suscitado ...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

Gito Katawala Galiza Matos Jr
Mas qual é o salário de um deputado sem os "incentivos e mordomias"?
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 13s

Gito Katawala Cá nos EUA é um tema de domínio público, e há muitos deputados que são milionários ou que os referidos salários não lhes faz nenhuma diferença.
Bunu gizle veya şikayet et



1


Beğen
· Yanıtla
· 13s


Yanıt yaz...







Alex Paulo Dos Anjos Bem, percebendo bem a indignação do Deputado Galiza Matos Jr, há que salientar o facto de estarmos perante mal-entendido no referente aos 4 milhões de METICAIS para a tal reintegração SOCIAL, ademais essa informação foi tornada PÚBLICA pelos órgãos de informação, daí que cabe a estes órgãos desmentir ou retificar. Quanto o péssimo trabalho dos deputados durante a vigência do mandato, lamento informar-te que não estás a ser moralmente bom, visto que o POVO vive muito mal e POUCO fazem por ele, tirando algums incursões políticas do ex-presidente Guebuza e algumas do actual. Deputados deveriam ter VERGONHA do povo moçambicano pois pouco ou nada fazem na prática senão discutir entre eles e aprovarem vossa propria bonança.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Galiza Matos Jr Alex Paulo Dos Anjos já faço parte do passado. Mas como cidadão, estás no direito de expor este assunto, para além do FB. Ali mesmo na AR, seja por meio de carta ou de uma audiência. Um acto de cidadania que qualquer um pode exercer para solicitar outra postura dos parlamentares. Abraço
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s

Alex Paulo Dos Anjos Galiza Matos Jr ja viste que não são sérios? Um deputado de LUXO como a excelente pessoa que és, já fazes parte do passado??? Meu Deus mas que raio de politicos existem aqui.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 18s


Yanıt yaz...







Spyke Sick seja Como for, ser deputado Nāo deve ser encarado Como Emprego! Tem muitas regalias do nada os deputados deste país pobre e empobrecido.
Custa encarar que aquela casa tem tambem culpa por exemplo na legalizacao das dividas ocultas. Isso Nunca vou perdoar a Vossa geração LEGISLATIVA.
Nao aceitem viver acima dos que voces aceitaram representar Por livre vontade , se os vossos "patrões " vivem ainda pior.
Recolham exemplos de paises /parlamentos que sabem ser sobrios nos gastos!
Vamos la ser serios Como cidadãos e sociedade 🤐🙄👌
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s


Galiza Matos Jr Spyke Sick infelizmente, por não ser esse o mote do post, não irei comentar. Só para não desviar. Abraço
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s


Yanıt yaz...







Brazao Catopola Bom dia Galiza Matos Jr. Aqui há muitos pontos altamente contraditórios. Vamos lá a partir do ponto 2 e 3) o que os deputados descontam não é nada mais e nada menos que um desconto "natural" ao estado. Todos até o PR desconta. Se se trata de fundo ao modelo INSS então a coisa é mais grave ainda se vos dão agora. Pois o INSS dá esses valores de volta na idade de reforma e de forma faseada. Para piorar a situação muitos dos deputados depois voltam ao local de trabalho e continuam a descontar. Teriam eles dupla reforma? 4) o parlamento moçambicano é o que pior paga. O primeiro erro é comparar com o exterior, pois a comparação tem de ser com o nível de vida dos demais moçambicanos e não com um americano, sul africano, ganês, brasileiro. É um erro crasso esse ponto de comparação. 5) sim, há empresas que pagam muito mais até serventes. A única diferença é que os deputados estão lá por vontade própria. Ninguém os obriga a estar lá. 6 e 7) Galiza, nenhum deputado foi parar ao parlamento à força. Foi um árduo e individual trabalho e até rola dinheiro para estar no parlamento. Logo esse argumento não é sustentável. No mais, meu excelso amigo, está se esquecendo que receberam Ford Rangers novos 0km, nas legislaturas passadas tiveram direito se a memória não me traí entre 1500 a 2400 milhões para compra de viatura. Me lembro que Maleiane foi ao parlamento explicar por que não iriam dar zerinhos aos deputados. Então comprar 0 km é opcional e mais, quando vocês vão fazer trabalho de campo alugam carros e ninguém leva o seu. Não obstante a essas benesses vale recordar que tiveram direito a isenção de matrículas a 100%. 8) Galiza, acho que este ponto sobre tomar decisões erradas não é o ponto que querias escrever. Será que foi certo assumir as "dúvidas ocultas"? Será que foi correto assumir que o projecto passou AR? Nessa altura não tiveram os mesmos salários? Este ponto nem é para discutir. Vamos deixar. Só digo não aprovam ou desaprovam leis pelo salario E ponto final...
13
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s
· Düzenlendi
16 Yanıtı Gizle

Galiza Matos Jr Brazao Catopola ainda não li o texto todo, mas peço que não cometas o erro de confundir Subsídio de Reintegração e Pensão de Aposentação (aquela que se ganha a partir dos 65 anos). Volto em breve, mas antes informa-te por exemplo sobre como o BM procede. Até já.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Brazao Catopola Galiza Matos Jr , quem começou a confundir foste tu. Leia bem o teu texto...
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Spyke Sick Brazao foste Profundo aqui. Mas parece que quando se pica na ferida nossos amigos deputados começam a ter problemas de Leitura e de contextualização!
São muito bons em explicar o que lhes beneficia apenas.
Moz people ta entregue.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Spyke Sick as minhas feridas tem como sarar em pouco tempo. Aceito perder, no debate de ideias. Fica calmo, não há problema nenhum aqui, certo?
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola vamos em partes, Brazão! O desconto referido no ponto 2, para o Subsídio de Reintegração (13%) não “é normal” meu caro. Difere do 3. A referência ao INSS, como depositário, não te pode confundir. O “INSS” ali colocado, é apenas para referir a um Fundo que podia gerir este dinheiro descontado, como faria um banco! Entendes? Posso passar à frente?
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola Portanto, a Assembleia da República, tem um sistema de Previdência Social, que consta do Estatuto do Deputado. Como o terão algumas outras instituições. Portanto, é básico e é preciso ter isso presente. Querendo, caro Brazão, mando o documento que deves ler com atenção!
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola o caso em que, o Deputado recebe o seu subsídio de aposentação (diferente de reintegração) ocorre quando, no exercício do mandato, ele atinge 65 anos de idade (sendo homem) ou 60 anos (mulher) ou atinja 3 mandatos consecutivos, independentemente da idade! Isso, é de longe diferente dessa baboseira que se fala de 4 milhões por cada Deputado!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola Os deputados devem sim, caso não tenham idade para a reforma, findo o mandato, reintegrar os seus locais de trabalho e descontar até à idade da reforma. Chegada essa fase, tem direito, como qualquer cidadão, a sua pensão de aposentação, mas fixam o salário mais alto, por opção (se é daquela instituição ou da AR)!
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Portanto, não há dupla reforma, como te inquieta! Há uma apenas, com direito a opção, conforme referi acima!
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola relativamente a comparações!!!! Eu comparo sim. E faço isso, porque gostaria que os deputados do teu país, tivessem alguma dignidade como os outros! Não merecem? Porque? Onde há mal nisso? Porque é que não pode ser igual ao ganês ou outro? Temos que ser inferiores porquê? Se para isso, o debate deve ser, chegarmos ao estágio do ganês, sul-africano ou sei lá quem mais, então que trabalhemos para que a condição de vida do povo seja essa! Paguemos aos professores, aos médicos e enfermeiros muito bem! Essa deve ser a luta e não limitar a comparação! Samora já comparava o nosso porto de Maputo e queria chegar ao calibre do de Amsterdão. Pensou mal?
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola, volvidas horas, não tenho qualquer reação ao teu longo comentário. Ainda aguardo. O Spyke Sick pode ajudar aqui, pois ainda careço de melhorar os meus problemas de leitura e contextualização. Abraço
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s
· Düzenlendi

Brazao Catopola Galiza Matos Jr, queria parar por aí por que o debate não iria evoluir. 1. Porque segundo o vosso estatuto, vocês têm direito a 75% sobre a base para a tal reintegração. 2. Para o tal subsídio vocês não contribuem em nada - logo aqueles 20% estão no que eu dizia, todos pagam. 3. Está claro sobre as viaturas e mais uma vez me dá razão os estatutos por vocês aprovados. Quanto a dignidade. Eu disse que não se podia comparar por que as condições dos países são diferentes. Por exemplo, eu no Brasil conheço o deputado federal, estadual e municipal da minha área. Sei a quem pedir contas e quando. Aqui não é possível porque não conheço o meu deputado pelo sistema de listas fechadas. 3 nos outros contextos os deputados tem orçamento para projectos locais e serviço de prestação de contas. Pergunta, você tem aqui esses projectos? O direito à dignidade deve ser apenas dos deputados? Se sim, são mais signos que o povo que dizem representar e devem ser apenas igualmente dignos em relação aos deputados dos outros estados?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Brazao Catopola Veja os estatutos dos deputados nos artigos 18, 19 e 45...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Galiza Matos Jr Brazao Catopola há um post, sobre o qual gostaria que te debruçasses. Também posso passar a vida a falar de varias experiências, mas não me interessa.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Galiza Matos Jr Rebati aos pontos, um por um do que colocaste.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s
· Düzenlendi

Brazao Catopola Galiza Matos Jr não vi o POST mas por recomendação posso ir ver de quando é. Acabo mesmo de ler o estatuto de deputado de ponta a ponta.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s


Yanıt yaz...







Segredo Gube Ilustre Galiza Matos Jr, agradecia que pudesse mi esclarecer um facto aqui;
Afinal o que é Reintegração Social? No meu ponto de vista, pensei que Reintegração Social fosse o seguinte: O Deputado termina o seu Mandato, se este era Enfermeiro, Professor,…Daha Fazlasını Gör
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

John Eff Goddy Coitado dos deputados...os 250.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Caros, noto que alguns comentários, longe de rebater o que foi acima colocado, no meu post, trazem assuntos que podemos desenvolver em outras ocasiões. Melhor dizendo, fogem ao assunto, ou por falta de argumento, ou porque não leram ou simplesmente ou porque pretendem transmitir algo. Não é o caso, hoje e agora! Este é o meu mural e para este post em particular, peço que o foco seja o que está ali escrito. Terei que apagar comentários que desvirtuem do essencial deste post, pois como disse acima, o foco são os pontos ali lançados. Não tendo algo a comentar, nada impede que leia e fique por aí. O silêncio às vezes é uma boa resposta. Obrigado 🙏 com amizade ...
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s


Segredo Gube Galiza Matos Jr eu penso que não fugi do Post, sei lá.
Apenas quero saber do Significado Reintegração Social
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Spyke Sick Meu caro melhor era deixar as nossas indagacoes e não responder. Heheheheh censura nao fica bem! 🤐🙄
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Galiza Matos Jr Spyke Sick temos muito espaço, até para descarregar ódios, como já aconteceu acima. Mas neste caso, precisamos de alguma concentração e foco! Há tempo para debate e bastante! Censura? longe de mim!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s
· Düzenlendi

Galiza Matos Jr Segredo Gube ainda não li o teu comentário sequer e nem me referia a ti em particular. Relaxa!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s


Yanıt yaz...







Caetano Chicane Senhores deputados
Nao puxem vantagens para vocês. Da mesma forma que trabalhador desconta INSS e so recebe pensão na reforma que seja tambem para deputados, caso contrário em cada 5 anos os trabalhadores também devem receber em 100% o que descontaram.
Lembrem que mensalmente os trabalhadores descontam IRPS que alguns é superior a 13%
Então nao criem leis e tabelas so para vocês, mas devem ser para todos Moçambicanos.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 17s

Mandito Chichongue Caro sr. Galiza, em relacao ao 4 ponto, quando se refere a ma remuneracao do nosso parlamento, alguma vez fez a diferenca entre esse valor e o minimo que o mesmo estado paga aos seus funcionarios? Acha justo falar isso em publico? Quantos deputados entendem do que se faz e se aprova la?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Galiza Matos Jr Mandito Chichongue caro, não tenho vergonha de dizer isso. Eu sou solidário aos salários baixos de todos os mais de 300.000 funcionários públicos e gostava sinceramente que fossem bem remunerados, tal como gostaria que os deputados o fossem! Isso não me envergonha e não podemos fazer disso tabu, para não falar em público. Obrigado 🙏
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Mandito Chichongue Galiza Matos Jr so uma questao de esclarecimento, quanto é que ganha um deputado mal pago no nosso parlamento?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Galiza Matos Jr Mandito Chichongue abstenho-me de responder a essa questão. Abraço
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Mandito Chichongue Galiza Matos Jr obrigado camarada
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Banito Matsinhe Galiza Matos Jr Eu acho que o barulho começa aí.....
O Parlamentar como representante do Povo devia reclamar a melhoria de salário das outras classes também cujo impacto do seu trabalho tem repercussões no tipo de sociedade que queremos construir. A saúde, educação e segurança são alguns exemplos de sectores que no meu entender, à semelhança dos parlamentares são cruciais na construção de uma nação.
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Estevao Chambule Só nos comparamos aos outros na hora de beneficios, mas o bem servir nada. Sinceramente devias ter vergonha de publicar isto meu caro Galiza Matos Jr.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s

Galiza Matos Jr Estevao Chambule se estás a comentar algo aqui, e se tantos outros estão a comentar é porque tem algum mérito. Então, vergonha tenha tu de, não tendo capacidade de fazer um post, que gere debate algum, comentar assim sobre os posts dos outros. Eu não tenho vergonha nenhuma, pois é a falar que nós entendemos. Se não gostas, estas mais do que no direito de calar!
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s


Yanıt yaz...







Caetano Chicane Sr. Galiza, peco que calcule 13% do salário por mes e multiplicar por 13meses ao ano e 5 anos de mandato e depois noa diz quanto sai de salario mensal
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Galiza Matos Jr Caetano Chicane não é linear assim, como pensas. Os descontos incluem, entre outros, o de assistência médica e medicamentosa, de funeral, IRPS. Mais a mais, variam de acordo com a função que o deputado exerce. Então não posso ser útil a calcular assim como solicitas!
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Caetano Chicane Pelo seu comentário enquadra todos esses benificios ao tralhador comum, vera a razao de tanto espanto, nao porque os deputados nao merecem, mas dai devem ver a grande diferença para quem esta a representar o povo e que deve tratar do assunto do povo trazendo benificios para esse mesmo povo.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Yanıt yaz...







Boa Matule Wow!

Não sei em que galáxia vives mas considerar o deputado Moçambicano pobre é um pouco de hipocrisia!

Compara com deputados de outras nações. Nao vou entrar por aí. Cada país é um caso mas posso garanti-lo que até países mais ricos que Moz NUNCA oferecem viaturas novas e isenções fiscais por simplesmente estar a fazer o trabalho para qual foi eleito. Em vez de apetrechar o parlamento para o beneficio de todos preferem a satisfação de um grupo a curto prazo.

Gostaria de ter mais mola? Sério? Não foste tu um dos deputados que andou aí a defender o calote que aquele idiota do Guebuza e seus sequazes orquestrou para diabolizar a todos nós e nos empurrar a cova? Não pensaram nos vossos filhos e de tantos outros?
7
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s
· Düzenlendi

Helio Mouzinho Se o valor foi descontado para Providencia Social porque inserir no orcamento da Assembleia? Afinal quando se prepara um orcamento entre outras questoes nao e para solicitar fundos?
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Helio Mouzinho Comparar com Angola nao e bom exemplo. Ate FMI nao deu perdao da divida a Angola no ambito do Covid 19.Este Pais ja esta explorar Recursos ha bastante tempo apesar de toda desordem administrativa gestao de fundos publicos naquele Pais.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Galiza Matos Jr Helio Mouzinho caro, não fiz com intuito de apontar apenas um país. Obrigado
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Yanıt yaz...







Helio Mouzinho Outra pergunta que nao quer calar: Sera que Galiza Matos nao voltou a trabalhar na Radio Moçambique com todos seus direitos. Duvido ate que tenha sido cortado seu salario
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Galiza Matos Jr Helio Mouzinho por opção própria, não voltei. Obrigado
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Helio Mouzinho Galiza Matos Jr OK pelo menos teve opcao e isso e muito bom
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Galiza Matos Jr Helio Mouzinho obrigado 🙏
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Yanıt yaz...







Juma Aiuba Amigo Galiza Matos Jr, o argumento válido deste assunto está no ponto 2 e 3, só e somente. O resto é falsa retórica. Comparar os rendimentos e benefícios do deputado moçambicano com os da região, com os trabalhadores das ONGs, etc, é muito falacioso. Não quero me alongar mais. Não é o dinheiro de reintegração que é vergonhoso, são os argumentos que são usados para justificar tal dinheiro que são falaciosos.
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s


Galiza Matos Jr Juma Aiuba se a falsa retórica ajuda a alimentar este e outros debates, até então desconhecidos por muitos, então dou-me por satisfeito! É esta inspiração que dizes, e bem, que devemos ter para escrever.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 16s

Juma Aiuba Galiza Matos Jr, é uma falsa retórica porque ao se colocarem na balança os vencimentos e regalias dos deputados da região ou do continente, deviam também colocar outros indicadores. É preciso também dizer onde fica situado Moçambique na região e no continente em outros aspectos. Comparar o salário do deputado com o de um trabalhador de uma ONG é outra falácia. É um argumento que não procede. Agora, eu fico satisfeito em saber que esse dinheiro de reintegração é descontado do salário do deputado durante a legislatura. Fico muito feliz mesmo, sério!
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Galiza Matos Jr Juma Aiuba a colocação “na balança” também serve para dizer que devemos trabalhar para fiscalizar mais o que é feito do nosso dinheiro, aprovado todos anos. Também serve para dizer que devemos fazer Leis que impactem na vida do povo e assim, o país dev…Daha Fazlasını Gör
2
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s
· Düzenlendi

Juma Aiuba Galiza Matos Jr, então eu acho que estamos a falar da mesma coisa, apenas com caligrafia diferente. "O país deve crescer como eventualmente os outros fazem para merecer melhor" este trecho é muito bom.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Galiza Matos Jr Juma Aiuba touché!!! You got the point! Assante sana ...
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· Çevirisine Bak
· 15s


Yanıt yaz...







Ricky Momade Boa tarde Caro compatriota Galiza Matos Jr.
1- O que é isso de reeintegrar um deputado?
1.1- O Deputado escolheu ser Deputado por livre e expontanea vontade pelomenos é o que nos fazem parecer;
2- Ninguém esta contra o bem estar do Deputado assim como ninguém esta contra os PCA's, Membros Do Governo, Juízes entre outros Chefes e maior parte de nós percebe a importancia deles no nosso Estado.
O que nós contestamos é o porquê de só eles(todos grupos que mencionei acima) terem tantos direitos e regalias enquanto o Povo mingua, se os deputados representam o Povo entao que eles sejam os primeiros no Sacrificio e ultimos no beneficio. Esses argumentos usados para ter esse beneficio parece mais estória para boi dormir. Comparar o mal pelo mal fica muito facil. Recebam o que foi descontado do salário, mas que nao nos venham com estórias de estarem a passar mal pois eles para a realidade Moçambicana tem bons salários comparado com o povo que se dizem representar, carros novos em todos mandatos, tem isençoes de importaçao de viaturas. Quanto recebe um Professor, um Enfermeiro por exemplo e que regalias estes tem, será o Deputado mais importante que um Professor?
6
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s


Segredo Gube Ricky Momade Apoiado
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s


Yanıt yaz...







Gune Nelson Com todo respeito caro Galizo Matos deves viver em Galáxias ou em outro mundo no mínimo ridículo, se não terias vergonha de escrever tamanha barbaridade em um país que grande parte da população não tem água potável, não tem acesso luz e as crianças dentro da capital do pais estudam ao relento . E vocês acordam para aprovar leis que só beneficiam a vocês próprios, batem palmas e são brindados com bons salários. Subsídios e 4×4 para passear nos distritos sob alegação de analisar o Moçambique real..
5
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s
· Düzenlendi

Marco Paulo Nicolau "palavras falsas NAO enchem barrigas, deixem dessas, são bem antigas" quase me pegaste c essa história linda e quase emocionante...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Gitandra Valoyi Curvo-me diante do "Post Scriptum". O resto é palha!
Fala de o deputado moçambicano ser o menos pago na África Austral, como se o custo de vida fosse o mesmo (na África Austral). Deveria falar também dos deputados que mais endividam os seus estados na África Austral.
Deixemos de nos ocupar com palavras e, em respeito ao PS, exijamos mais trabalho e menos regalias. Assim,
1. Que o deputado receba suplementos por sessões parlamentares (e não é para andarem a multiplicar sessões extraordinárias desnecessárias).
2. Que se retire a ideia de "salário do deputado" e se pare na de suplementos para os deputados. O deputado não tem que ver no mandato uma oportunidade para melhorar as condições de sua vida.
3. Queremos leis que, de facto, sejam estruturantes e que beneficiem mais de 30 milhões de moçambicanos. Infelizmente, não me parece que o ilustre deputado esteja consciente da sua missão, ao limitá-la à aprovação de leis. Infelizmente, é o que acontece. Seria bom que soubessem que não existem para aprovações de leis, mas para LEGISLAREM. Talvez a consciência disto ajude a que aqueles que estão lá para levantarem a mão e baterem palmas percebam que podem estar onde não deveriam estar.
4. Que o Muchanga não volte a nos dizer que a sua profissão é de deputado.
Salute!
7
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Henrique Patricio Junior Ponto previo: podiamos estar aqui a discutir coisas palpaveis SE o povo soubesse da vida do deputado: salario base, estatuto do deputado. Enquanto nao, so vamos ter boca pra la, boca pra ca sem conclusoes reais.

Aos detalhes:
1. O primeiro aspecto aqui chama-se REINTEGRACAO SOCIAL. A ciencia fala de de reintegracao social quando um individuo ppr circunstancias da vida é OBRIGADO a estar fora da sociedade, ou melhor, reintegracao social é devolver à sociedade quem estava fora dela. Sr Galiza Matos, o deputado (representante do povo) está fora da sociedade?? - Se SIM, algo errado nao está certo.

2. "Ha gente que recebe 2, 3, 4, 10 vezes mais que um parlamentar" - ate concordo que haja. Mas questiono - alguem é obrigado a ser deputado?? Penso que nao (consta que alguns ate corrompem la nos partidos pra ter vaga). Mais: é BOM comparar o salario (desconhecido) do deputado com o dos PCA's e outros. Quital fazeres um ponto 10 ou uma alinea a comparar com o do militar, enfermeiro, policia, professor??? Mais ainda: existe o famoso SECTOR NAO PRODUTIVO no aparelho do Estado, que nao faz dinheiro, por isso é mal pago e existe o SECTOR PRODUCTIVO, melhor remunerado. DE QUE LADO ESTÁ O DEPUTADO??

3. Falou aqui dos 13% que descontam, ou melhor, guardam pra ser entregues agora. A ser assim, é uma especie de POUPANÇA. A AR, orgao legislativo, escreveu e aprovou que a POUPANÇA deve ser colocada no ORÇAMENTO ANUAL??? Algo errado nao está certo, ou eu nao entendo mesmo disto. Penso que falta algum algo por aqui.

4. Em muitos posts foi questionado quanto recebia um deputado e respondeu qje nao podia dizer porque cada um vai em funcao do cargo bla bla bla. Isto me fez pensar que o deputado é mesmo especial. É que ca na funcao publica, ha 1 SALARIO BASE definido e a partir daí, em funcao dos cargos acresce-se uma X percentagem. Daí fica facil dizer "o DN1 recebe Xmil, mais 15% de chefia, mais 10% de risco, etc. Portanto ao questionar(mos) QUANTO RECEBE O DEPUTADO nao é porque queria-se ouvir A recebe 20mil, B recebe 30mil, C recebe 100mil, mas sim a base é X mil. MAS parece que a etica do deputado PROIBE a divulgacao dessa informacao, é sigilosa.

Bom...paro por aqui, vou beber agua e almoçar e trabalhar.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 15s

Jaime Tembe Galiza matos jr.
Os salários e regalias são poucos nao só aos Deputados mas para quase todos que sao pagos pelo Estado....
O pais produz muito pouco....Agora pode nos explicar como eh que vossos descontos voltam para o estado e sao rediscutidos como orçamento do estado....
Porque voces nao tem uma conta para guardar vossos descontos?
Se calhar alguém foi comendo vossos descontos e voltar a solicitar inclusão de vossos descontos no orcamento
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 14s


Henrique Patricio Junior Jaime Tembe esse so teve uma tentativa estupida de nos lançar poeira nos olhos, esqueceu-se que nós tambem trabalhamos e descontamos. Fez simplesmente o que foi fazendo durante muito tempo na AR: mentir pra o povo. So que aqui esqueceu-se que o povo tem espaço prw discutir as ideias, diferentemente de la na AR.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 9s


Yanıt yaz...







Mario Cumbe Gostaria que fossem buscar informaçoes sobre direitos,remuneracao de um deputado na Suécia.
3
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 13s


Ricky Momade Sempre se comparam com os que tbm estao a maltratar o seu povo como Angola, deviam sim comparar-se a Suécia nesta questao direitos e regalias.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 12s

Galiza Matos Jr Mario Cumbe a Suécia moderna foi fundada em 1523. Em 1600, 375 anos antes de Moçambique tornar-se soberano, aquele país ficou uma potência. Dizer mais a propósito, seria gastar o meu tempo. Obrigado e abraço ao debate ...
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 11s

Henrique Patricio Junior Galiza Matos Jr ou seja, so daqui a 375 anos é que poderemos fazer comparacao com Suecia. Txeeeee...2020+375=2395
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 9s

Galiza Matos Jr Henrique Patricio Junior gostava que fosse já no próximo ano, ou amanhã, se os nossos avós, não tivessem sido colonizados! Pensar é uma arte ... poucos dominam ...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 6s


Yanıt yaz...







Ricky Momade https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47198240

Bunu gizle veya şikayet et

BBC.COM
Suécia, o país onde deputados não têm assessores, dormem em quitinete e…Suécia, o país onde deputados não têm assessores, dormem em quitinete e pagam pelo cafezinho




Beğen
· Yanıtla
· 12s

Momade Amade Caro amigo Galiza, não vou comentar sobre a reintegração de um deputado, mas posso dizer que não concordo- em linha com vários comentários, e já se disse muito e nada mais tenho a acrescentar! Os salários de todos os funcionários públicos e deputados deveriam estar públicados na portaria do governo, é assim que um país que se quer democrático deve fazer! O que mais me incomoda- (e foge ao tema- e não peço que respondas), é o fato de os deputados terem aprovado as dívidas ocultas, roubando 2bis ao povo Moçambicano, agravando mais a pobreza dos nossos irmãos e do país, esta foi a maior prova de que os deputados não estão a defender o interesse do povo mas sim os seus próprios interesses, os deputados que votaram foram comprados- é assim que nós o povo entendemos, e não vamos esquecer! Por isso vemos a carreira de deputados como um tacho para muitos políticos, criam leis que só eles beneficiam, para o povo só pobreza!
4
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s

Francisco Caossa Galiza Matos Jr está tudo bem claro, não sei porque esse ódio todo, mas posso tentar explicar um pouco as pessoas além de Crise económica estão numa crise psicológica e estão perder a capacidade de fazer uma análise minuciosa dos factos, meu conselho seria nesses dias evita abordar assuntos que envolvem quantias monetárias sob o risco de ser percebido com preconceito, veja como estão atirar culpas em ti, outro conselho perdoa a eles depois da crise vão ti perceber, porque muitos sabem que estás certo..
Um abraço, e previna se do Covid-19
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s
· Düzenlendi


Henrique Patricio Junior Na lista de conselhos tenha em conta estas letrinhas aqui. Algo errado nao está certo
Bunu gizle veya şikayet et



3


Beğen
· Yanıtla
· 9s

Fidalgo Salomao Mauai Francisco Caossa ouviu?
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 2s


Yanıt yaz...







Clides Franquilim Mazibuco Imagina se nós, “professores”, escrevêssemos os nove pontos nos II’s para desmentir a farsa em torno dos nossos “salário”...
1
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 10s


Henrique Patricio Junior Clides Franquilim Mazibuco 9pontos do professor/enfermeiro/militar/policia nao cabem em 500 paginas
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 9s


Yanıt yaz...







Emilio Alberto oportunismo. k façam o mesmo com professores e enfermeiros e fds ñ teríamos guerra em CD
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 9s

Henrique Patricio Junior Discontam 13% pra quê??? Txeeeee. Entre o post e a imagem algo está mal
Bunu gizle veya şikayet et



1


Beğen
· Yanıtla
· 9s

Gitandra Valoyi Vamos percebendo que a pior desgraça de Moçambique tem a Assembleia da República, no seu todo, como a principal causa. Os parlamentares, quando têm como ponto comum alimentar os seus estómagos, não se opõem uns aos outros.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 8s

Caetano Chicane
Bunu gizle veya şikayet et





Beğen
· Yanıtla
· 8s

Mahomed Bonnou Em primeiro lugar parabenizo o por ter arrolado só e simplesmente 9 pontos para defender os seus interesses e de outros. Porém, penso que infelizmente demonstrou que ao deputado na verdade o que lhe interessa é e simplesmente foi o salário. Triste porque faz uma comparação a nível da África austral se não me engano sobre o facto de terem o pior salário. Ilustre, há gente a morrer que não tem nem 0,2% do que ganham os deputados. Ilustre, até hoje desde que a pandemia chegou ao nosso país, não vi nenhum empresário ou político a prestar apoio as instituições, as famílias encarecidas senão só e simplesmente aqueles que estão a fazer campanha mesmo num período tão conturbado. Quantas pessoas terão condições para adquirir o que quer que seja neste período? Infelizmente não temos noção do que ai vem e os deputados tal como muitos dirigentes com salários robustos nunca se preocuparão com o sofrimento do povo. Quem mais sofre e precisa pode achar um gozo neste momento tão difícil estar se a discutir devolução de valores aos deputados que por aquilo que temos acompanhado muitos são desconhecidos porque em 5 ou 10 anos em momento algum usaram da palavra. Talvez uns 7 ou 10 que a população possa conhecer ou reconhecer face ao nível de intervenção. Saco vazio não fica de pé. Ajudem quem precisa. Enquanto uns mandam seus filhos para estudar nas melhores escolas no estrangeiro, a população que não tem as mesmas condições forma os melhores homens aqui. Por favor, ajudem o próximo.
Bunu gizle veya şikayet et


Beğen
· Yanıtla
· 7s

Ell Patrono Jose Sianádia Edmundo Galiza Matos Jr vem aqui responder isso segundo o teu post
Bunu gizle veya şikayet et





Beğen
· Yanıtla
· 5s


Fidalgo Salomao Mauai Ell Patrono Jose Sianádia ele pensa diferente
Bunu gizle veya şikayet et


Sem comentários: