domingo, 10 de abril de 2016

Quando Dlakhama fala da partidarização, caiem-lhe todos em cima!


A TV/// é serviço público. D. Jaime era figura pública. A sua morte é assunto de interesse público. A estação pública de televisão ao não dar cobertura a um acontecimento de tal magnitude, denega o direito à informação constitucionalmente consagrado.
Se o governo quiser-se retratar, deve demitir amanhã o Conselho de Administração da TV///. Aquele comunicado do Conselho Superior da Comunicação Social sobre as matérias de capa do Canal de Moçambique, foi um balão de ensaio para introdução da censura à angolana aqui ...
Quando Dlakhama fala da partidarização, caiem-lhe todos em cima!
O PCA da TV/// não agiria sem ordens de cima! Aliás o PR exigiu que a TV/// prestasse bom serviço ao Estado moçambicano. Parece que o mais alto magistrado da nação foi ignorado com sucesso retumbante, asfixiante e avassalador.

PS: Aqui também gostava eu de ver outro comunicado do CSCS em relação à esta atitude da pública.


Herminio Malaia A verdade porém é que devemos deixar de escrever e falar muito e passaram os para acções concretas porque deste modo estaremos a compactuar com estas repudiando acções perpetradas por um grupo de pessoas que só apresentam ou publicam assunto que torna a sua posição/cargo estável

Gosto · Responder · 6 · 8 h

Francisco Guita Jr "Acções concretas"... Quais?

Gosto · Responder · 8 h

Herminio Malaia Díspartidarizar este sector que devia ser público afinal o verdadeiro mandato do poder está com o povo

Gosto · Responder · 3 · 8 h

Abel Zico Quem vai despartidarizar o Estado nao sao os internautas. Essa mensagem de repudio, como muitas outras sao uma accao clara dos utilizadores deste media podem fazer, o resto 'e o que a AR e os partidos politicos nao estao a conseguir fazer e o que o governo nao quer fazer. Talvez uma revolucao em tudo seria a forma de acabar com todas essas formas humilhantes de tratar o povo.

Puto Ice Concordo

Gosto · Responder · 1 · 8 h

Rogerio Antonio Parece que o PR mais uma vez o tiro saíu-lhe pela culatra, começa a ficar evidente que há alguns caras que sempre vão em contra mão quando o alto-magistrado da nação decide dar um passo em frente. É caso para dizer que vivemos no país das AVES.

Gosto · Responder · 4 · 7 h · Editado

Rafael Ricardo Dias Machalela Essa de país das aves tens de explicar melhor kkkkkkkk

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Poeta Levianno ya pa tem que nos explicar ..desde o seu retorno depois dos 47 vê o pais como de AVES...

Gosto · Responder · 5 h


Gosto · Responder · 5 h

Jose Eduardo Todos saem-lhe pela culatra


Abel Zico Rogerio Antonio qual alto magistrado da nacao? Eu sempre disse, Nyusi 'e PR do papel, alto magistrado do papel e comandante em chefe das FDS do papel. Agora 'e a vez do Chipande ser Presidente, e ele esta a viver a sua fase Presidencial em Nyusi. Nyusi foi colocado ai para tentar controlar as consequencias das CAGADAS que foram cometidas, e ele tem corda ate ao pescoco nessas cagadas todas. A PRO-INDICUS tem como um dos accionistas o Ministerio da Defesa Nacional e a Ematum foi criada quando ela era Ministro desse pelouro. Essas duas empresas falidas a criacao puseram Mocambique na lista financeira negra e COM CONHECIMENTO do Nyusi. Por isso, eu digo, Nyusi esta ai a prestar servicos aos chefes mais nada... Quanto a TVM lamento dizer, mas essa televisao 'e uma vergonha, alias tudo em Mocambique esta uma vergonha....Indignacao total...

Gosto · Responder · 9 · 8 h

Rogerio Antonio Realmente concordo plenamente consigo meu caro, até porque sendo ele o PR e com todos poderes constitucionalmente conferidos, se realmente os tais caras que boicotam a sua governação existam, então, porque não prende-los? Por isso mesmo que no seio da opinião pública, o cidadão FJN perdeu significativamente aquela simpatia que tinha após aquele discurso magnifico da sua tomada de posse, mas de lá pra cá nota-se que ele parou no tempo, são decepções atrás de decepções. Temos um PR que nao consegue se impor no seio do camaradas, o que e' extremamente grave. VIVO NUM PAI'S DAS AVES!

Gosto · Responder · 2 · 7 h

Rodrigues Raine Nao lhes interessava essa figura

Gosto · Responder · 1 · 7 h

Lucas Chave Realmente a TVM o que fez ontem deu para entender há grupo que está acima da lei!

Gosto · Responder · 1 · 5 h

Eddy Waku Lombëla Se fosse num país europeu a direção da TVM neste domingo anunciava a sua auto demissão, mas cmo estamos em Afrika e logo na pérola do índico nada disso vai acomtecer! Ntlam

Gosto · Responder · 1 · 5 h


Gosto · Responder · 4 h

Domus Oikos Eu também não percebi o porquê da não transmissão televisiva. Não faz sentido. Se não fosse por dom Jaime teria sido pelo menos pela presença do presidente da República nem isso. Recordemos que a paz que todo povo moçambicano desfrutou por bem duas décadas foi o seu empenho e entrega ate arriscou a vida pra um Moçambique melhor. Aquando da resignaçao do dom Sengulane houve a transmissao da tvm. Dom Jaime é uma figura muito amada na beira, Centro e Norte de Moçambique sobretudo. Ao fazer isso tvm inconscientemente entra na guerra. Espero da esta inquietação do público em geral o PCA venhe em público desculpar-se e acalmar os ânimos. A paz.

Gosto · Responder · 4 · 4 h · Editado

Yaqub Sibindy O País exige que tenha um Presidente da República totalmente efectivo! Se Chipande não consegue autorgar o poder real à pessoa a quem desejou delegar, o Bloco da Oposição Construtiva, prevê uma crise de ausência do poder de Estado no país o que consequentemente vai obrigar Moçambique a convocar eleições antecipadas, como à única saída para libertar o próprio Nyusi das garras da escravatura do Conclave da Matola!

Gosto · Responder · 6 · 2 h · Editado

Laercio Eder Camal Mulima Ilustre Rafael Ricardo Dias Machalela, nos bastidores a conversa é outra.

Gosto · Responder · 3 h

Joaquim da Costa Na bananalandia as coisas funcionam assim. JC

Gosto · Responder · 3 h

Jorge Xavier Uamusse Boa observacao, nao concordo com a medida proposta para sancionar o Pca. Nem toda medida passa por demissao

Gosto · Responder · 3 h

Jose Eduardo A sua saida daTVM nao seria necessariamente uma sancao. Apenas libertar o lugar para os que podem exercer melhor o cargo. Ele proprio como protesto se a atitude foi-lhe imposta. Ate pode ser promovido a ministro ou vice de qualker coisa, mas deixe o cargo de uma instituicao de informacao publica que com ele nao infirma.

Ramos Magenge Até quando andaremos sob a direcção dos CEGOS e SURDOS???
Se quisermos Segunda Independência temos que nos sacrificar...
Eu avanço com uma proposta: Ninguém deve "assistir a TV///"

Gosto · Responder · 2 h

Paulo Gundana Quando o povo e ou nao e patrao!

Gosto · Responder · 2 h

Arsenio Constantino D Jaime deveria ser proclamada heroi nacional, penso eu, afinal ele foi um doa fomentadores dessa paz em que estamos a viver agora!

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Benedito Sigauque Mas se fosse p repetir inumeras vezes uma reportagem k da conta k o governo cedeu uma certa ajuda micha (uma lata milho p k s dividao grupos de familias NB: eu disse uma lata) estariao ai a entulhar-nos da mesma.

Gosto · Responder · 2 h

Abel Zico Ate consta-me que um dos casais da TVM ontem passava um espectaculo do Snoop Dog Dog enquanto decorriam as exequias funebres de Dom Jaime. Tasc decepcionante demais...

Gosto · Responder · 1 h

Antonio A. S. Kawaria Sabes Rafael, o que ouvimos em público dito por esses dirigentes da Frelimo é para inglês ver, para os que acreditam sem ver, para os ouvidos da comunidade internacional a que eles têm mais medo que a nós. As verdadeiras ordens de como a função pública, e, neste caso, os órgãos da imprensa pública deve funcionar são dadas na escola da Matola a porta-fechada.

Gosto · Responder · 1 h · Editado

Armandinho Caula Amigos, a TVM fez cobertura das cerimônias fúnebres do Bispo emérito dom Jaime ou não? Como eu estou a anos que não vejo este canal da frelimo custa me dizer se sim ou não. Alguém está manhã contra argumentou um post a dizer que ele viu com os seus olhos a TVM a fazer cobertura das cerimônias e acusou o publicador da notícia de regionalista. Por favor quem viu a TVM a fazer a cobertura? Vamos ser imparciais. Eu não vejo TVM, aliás TVF: F de frelimo.

Álvaro Xerinda CSCS não existe. Aliás existe para atacar imprensa privada


Humberto Filipe Francamente falando esse canal de tv e' como se nao existe... Pois e' uma boa m....
Egidio Vaz
Hoje, senti na pele o poder do regionalismo, do tribalismo e da discriminação baseada na orientação ideológica.
A TVM, não foi capaz de transmitir o enterro do Dom Jaime Pedro Gonçalves, Arcebispo Emérito da Igreja Católica que foi hoje a enterrar. Meus senhores, não haja dúvidas, tal aconteceu porque a direção da TVM é feita de gente regionalista e muito tribalista. Não tem nada a ver com incompetência ou mandato, até porque o PR esteve lá. É o preconceito.
Quando uma televisão pública consegue transmitir em directo um casamento de um de Chamanculo ou aniversário do antigo Presidente da República e simplesmente não consegue transmitir um evento, pelos vistos, o último, de um obreiro da Paz, nada mais resta a dizer senão confirmar o complexo tribalista e regionalista que opera nas mentes daqueles dirigentes.
Tribalismo e regionalismo existe sim, vi hoje na TVM. E O CONCEITO de Chingondo é real meus irmãos, infelizmente.
Se fosse Dom Sengulane a coisa seria outra. Mexeram comigo, sem fazerem nada. Estou muito triste.



Liano John'Doe o teu desgosto é o nosso também irmão E.vaz frown ifade simgesi

2 · 16 saat


Alfiado Zunguza Naçao moçambicana està doente

2 · 16 saat


Messias Uaissone Por isso que algumas pessoas olham para o Rio Save nao apenas como um rio, mas como uma fronteira territorial.

5 · 16 saat


Arnaldo Tivana Certo

1 · 16 saat


Alicene Erasmo Logo,mexeram connosco que somos de ca' e os que nao sao mas,que tambem se sensibilizaram com a situacao!

16 saat · Düzenlendi


Joao Massango Quando dizíamos que a imprensa publica estão ao serviço do poder o exemplo está se verificar agora nas cerimônias fúnebres onde esta a TVM, MIRAMAR, TIM, na cobertura do Dom Jaime o arcebispo emérito da beira, Dom Jaime foi um grande obreiro de nossas vidas. Afinal, o que o PR Filipe Nyusi disse no aniversario da TVM ha poucas semanas sobre a essência do serviço publico TVM é uma VERGONHA NACIONAL, depois vao dizer haaa e politika

5 · 16 saat


Egidio Vaz Estou inconsolável. Televisão dos nossos impostos! Fazer isso mesmo

14 · 16 saat


Rufino Infante coisa FEIA

16 saat


Tsala Muana mano Egidio Vaz acordou agora

15 saat


Osh Macamo Não acho que seja pelo tribalismo ou regionalismo. A mim parece que seja por razões eminentemente político-ideológicas...

6 · 16 saat


Egidio Vaz Que ideologia? Estiveram lá pessoas de todos partidos.

1 · 16 saat


Osh Macamo Possivelmente para ocultar o sentimento de determinadas alas políticas relativamente à partida do homem.

Transmitir em directo o seu "velório" seria assumir a sua importância no nosso "processo de paz". Não me parece que isso agrade a certas pessoas...

2 · 16 saat


Arnaldo Tivana Dirigentes da frelimo participaram por questões políticas e diplomáticas, é de conhecimento público o odeio da frelimo para com o finado

2 · 16 saat


Alex Paulo Dos Anjos Osh Macamo aí está a cena, não temos que agradar gregos e troianos ao mesmo tempo, só ao povo interessa a verdadeira paz..
Hipócritas!

1 · 14 saat


Victor Joaquim Mano Egidio. Os sinais estao ai.....ela se manifesta as vezes e muita das vezes de forma camuflada e ate velada de alguma simpatia....mas o efeito e o mesmo: como um murro no estomago. Estive la e conheco bem isso e nao me espanta.....e era sempre por motivo de forca maior que eramos chamados.....porque os outros, os tais, nao podiam la estar.....e diziam isso em directo...no Telejornal.....

1 · 16 saat


Star Neves Governantes sem sensibilidade.

1 · 16 saat


Maria Idalina Patia Como combater estas injustiças? Eu pensava que notei sozinha, várias vezes mudava de canal mas encontrava ou música ou bonecos animados. Triste cenário.

2 · 16 saat · Düzenlendi


Nelson Badaga Badaga Bem haja o Grupo Soico em Particular a Stv, Continuem com esse espiríto.

1 · 16 saat


Osvaldo Mainde Lamentável a nossa televisão publico! Não ajuda nem tão pouco.

1 · 16 saat


Roque Malaia Ver ouvir e calar e oque posso fazer essa tvm já me fartou a anos.

1 · 16 saat


Paulo Araujo Estamos juntos nisso irmao. altamente envergonhado.

16 saat


Jordão Humberto Ilustre Egidio Vaz, em algum momento passou pela sua cabeça k o tribalismo tinha acabado? Essa nação nasceu tribalista e assim vai continua até k reformas sérias do estado ocorram.

2 · 16 saat


Muzungu Ndini TVM =lixo.

16 saat


Osvaldo Mainde Se fosse mesmo Dom Sengulane estaríamos de luto nacional de três dias!

2 · 16 saat


Egidio Vaz Aqueles senhores são tribalistas, visível nos seus olhos. Carrascos. Nunca acreditaram que somos parte da mesma nação.

5 · 16 saat


Helton Mutchena estas a insinuar k uma separação seria a solução?

1 · 16 saat


Blessed Paulo Simbe Entanda como quizer Helton Mutchena...

1 · 14 saat


Blessed Paulo Simbe *Entenda.

13 saat


Helton Mutchena opaaa!!! calma meu...

13 saat


Gerardus Mercatour Se fosse o lambe escretas do padre da morte seria em direito, e falando nele nem se fez presente no velório do Companheiro.

16 saat


Sarmento Abel Sande Como se fazer presente se mal chega a sua dimensão?

16 saat


Albino Muchanga Por respeito a vida do Dom Dinis Sengulane, acho que foste infeliz na tua comparacao! Agora, é verdade que a TVM meteu água... o outro factor que terá pesado é o facto de Beira ser do MDM!!!

2 · 16 saat


Egidio Vaz Eu estou a espera. Em teoria morreremos todos. Não há nada de misterioso aqui

2 · 16 saat


Sarmento Abel Sande Mas a paz que Dom Jaime Pedro Gonçalves tanto contribuiu para o seu alcance não foi só para Beira Albino Muchanga.

16 saat


Albino Muchanga Entendo isso clarament... entendam que nao estou a defender a TVM. Apoio tudo o EV escreveu, so nao apoio que se compare o enterro de DJG com o "enterro" de DDS (este ainda esta entre nos).

2 · 16 saat


Sic Spirou Penso que estás a puxar demais pra esses dois adjectivos. Eu quero crer que seja por outra razão que não sejam esses. Não sei quem é o número 1 ou 2 ou seja lá quem decide ali, mas arrisco a dizer que tem a ver com a problemática do nosso contexto político. Afinal e finalmente já temos um PR que não e de Gaza.

3 · 16 saat · Düzenlendi


Egidio Vaz Não é nada isso ai. Gaza impera nas mentes. A máquina continua com a mentalidade gazense. É assim, pelo menos nos próximos anos.

1 · 16 saat


Sic Spirou Mesmo tendo os PCAs novos ou seja quem for o manda chuva? Então é hora de fazer uma limpeza cerebral ali. Heheheh

16 saat · Düzenlendi


Sarmento Abel Sande Não é de Gaza,mas aqueles ainda se autointitulam de serem donos da verdade e de Moz. Se o PR esteve lá para travar o vento com as maos,porque o resto nada mais surpreendente a ninguém.

1 · 16 saat


Omardine Omar A Tvm Moçambique eh um canal de exclusao social, politica e editorial meu caro Egidio Vaz, tudo aquilo importa a maioria, eles nao estao preocupados em transmitir. Via a pouco tempo um programa, em que deram algumas passagens, mostraram o PR e excluir o Sr. Daviz Simango que esteve durante a semana engajado e que por direito teve a oportunidade de proferir algumas palavras que todos deviam ouvir mais simplesmente nao passaram, Estes tipos nao estao preocupados com os verdadeiros mocambicanos.

2 · 16 saat


Osvaldo Mainde Verdade o Deviz Daviz Simango, trabalho tanto está semana

1 · 16 saat


Omardine Omar Mas aqueles tipos nem seguir se preocuparam em passar o seu discurso na reportagem, o dr. Egidio Vaz tem razao, aquilo eh bando de lambe botas... meu caro Osvaldo Mainde...

1 · 16 saat


Izidro Ractone Verdade iniquidade. ..

16 saat


Armando Nenane Sabes, meu caro Egidio Vaz. Isto esta uma filho-da-putice!!!!

2 · 16 saat


Féling Capela Sobrinho, olha a expressão temos menores aqui... frown ifade simgesi

16 saat


Armando Nenane a filho-da-putice vem da palavra puta, que equivale a dizer, em outras palavras, prostituta, meretriz, trabalhadora de sexo, entre outras. O que esta em jogo nao sao as criancas, mas sim a carga semantica. A forca da palavra que nos faz dizer exactamente o que queremos dizer. Uma filho-da-putice!

1 · 16 saat


Féling Capela Toma!!! Nem mais kiiiiiikkkkkkikk

1 · 16 saat


Jerry Aleixo Apoiado Armando Nenane!!!

11 saat


Ossifo James Lisboa Infelizmente é a nossa televisão... Que tristeza. Parabéns Soico Televisão . Onde agente se vê.

1 · 16 saat · Düzenlendi


Edú Sanculane Ilustre Egidio Vaz só agora esta saber disso???

1 · 16 saat


Muzungu Ndini A noticia de Malangatana foi uma "febre" nacional durante um mes.

4 · 16 saat


Messias Uaissone Acredito que ha mais membros da Frelimo no centro e norte do que no sul. Mas mesmo assim alguma coisa faz a lideranca da frelimo sentir q o centro e o norte nao e' a Terra.

16 saat


Fernando Striker Quando te dizem, vc diz que as pessoas é que olham para o lado negativo das pessoas. Sempre denunciei o chingondismo. Há dias falei disso. Incrível, as filhas desses tribalistas, regionalistas, adoram, gostam, morrem de amor por chingondos.
Feliz ou infelizmente é o que acontece!

16 saat


Sarmento Abel Sande Adoram,gostam,morrem de amor por Xingondos! É sim mais pelo tamanho do bolso do que outra coisa. Sabem que primeiro se Caires na fita vais prestar vassalagem e depois pimba......o golpe da misericórdia.

1 · 16 saat


Fernando Striker Minha mão tem um gesso muito grande. Não entra no bolso.

1 · 16 saat


Sura Rebelo de Oliveira Lamentavel. Contudo D Jaime Gonçalves tem uma tamanha dimensão q nem esses regionalismos tribalismos mesquinhismos ou sei la o q sejam o vão apagar. Respect

4 · 16 saat


Paulo Araujo Albino Muchanga podem nao aturar o MDM mas pelo menos podiam fingir que gostam do PR que la estava. Mas esta claro que dele tambem nao gostam

4 · 16 saat


Alicene Erasmo Claramente!

16 saat


Sarmento Abel Sande O óbvio,pq não é da ala que se prezasse passar e reaver o martelo.

16 saat


Elias Valente Langa O maior culpado é o povo

1 · 16 saat


Bob Liss kkkkkkkk tvm e' de alguem, faz o k o dono manda fazer

1 · 16 saat


Meque José Meque Busalismo dos dirigentes da TVM doeu-me mas que a morte do DOM JAIME estou sem palavras

16 saat


Meque Magira No dia que o Dom "Deus é bom para mim" partir, terà emissão 24H até o banho na casa mortuària veremos.

3 · 16 saat · Düzenlendi


Uric Raul Isso digo sempre. As rejeições que tive aqui não o digo. triste ainda quando se vê que o mesmo não se dá quando os do sul estão nas bandas do centro e norte. Feriste a sensibilidade de muitos com essa triste verdade. Ainda, penoso é saber que os S.A's, Swazis... são bem vistos aqui em detrimento dos que residem no centro e norte. Amén

2 · 16 saat


Hobety Luys Muhamby Boa leitura meu caro Egidio Vaz isso foi uma vergonha total Eu também não gostei nada dessa atetude tomada pela direção da TVM. Não se explica os porquês de não transmissão do último adeus de uma figura como o Dom Jaime Pedro Gonçalves.
Acredito que a direção da TVM será o chiquonhoca da semana

16 saat · Düzenlendi


Maomed Latifo Pena k a Tvm funciona na base dos nossos impostos. Uma Stv pertencente a um singular k merecia nosso apoio

1 · 16 saat


Jaime Mutuque Eu tambem nao gostei da ideia

1 · 16 saat


Roque Malaia Aquele dom singulane e um palhaço em grande escala se fosse para viajar para matrecar o mais velho na sera da gorongosa o Cabrao já estaria lá visto que é arcebispo por fora e demonio por dentro.

1 · 16 saat


Sarmento Abel Sande Se até o Sengulane é catalogado como obreiro da paz,mesmo se desconhecendo o seu papel no AGP que mal vem citado o seu nome como mediador ou algo parecido. Da TVM nada se pode esperar senão serviços que deixam a desejar.

16 saat


Cipriano Ambrosio Pensando bem... Porque estamos em guerra...????

2 · 16 saat


Bali D'Paulo Lamentavel e vergonhoso

16 saat


Estevao Pangueia Infelizmente, num período em que tentamos unir esforços, por um Moçambique único, a Televisão pública surpreendeu mais uma vez pela negativa. Aliás, os comentários aqui monstraram claramente essa tendência. A morte do arcebispo para alguns foi uma festa.
Há falta de vontade para o triunfo do projecto d unidade nacional.

1 · 16 saat · Düzenlendi


Francisco João Impereca Não somos chingondos, somos chamados de chingodo. Triste!

16 saat


Jorge Magalhaes Meu irmao! O que sentiste hoje é o pique do que se sente e oque temos nós os "provincianos" temos vivido! Isto da mal! A questao é: porque uma minoria etnica tem tendencia de se sobrepor por outras? Todo santo dia pergunto porque? O mais importante é o facto de que as mentes das provincias sao e estao desenvolvendo mentes criticas!

16 saat


Paulo Moronha Talvez vai transmitir amanha, em diferido

16 saat


Angelina Das Dividas Kkkkkkk

1 · 16 saat


Abel Zico Pois 'e, o tribalismo e o regionalismo esta patetente no nosso Mocambique e sempre olhao as pessoas da regiao centro e norte como inferiores aos do sul. Dom Jaime em algum momento arriscou a sua propria vida furrando os lugares mais recondidos do pais ao encontro do Dlhakama para convence-lo a se sentar a mesa das conversacoes e seguir o caminho da paz. Isso por si so 'e uma falta de respeito pela historia do pais e vejo sinceramente que o Presidente Nyusi nao manda nada nesse pais, nem mesmo nos G40 muito menos aos orgaos de comunicacao estatais, porque nem mesmo ele la foram capazes de transmitir esse importante evento mas sempre transmitiram coisas banais ligados ao Guebuzismo...Eu digo, se pudesse parar de pagar importos para alimentar esses canalhas eu pararia...Bostas

2 · 16 saat


Fred Sortinho Maquiavel Consequências da lavagem cerebral e política suja e feita por amadores....ainda é o começo...Ser moçambicano é uma tremenda vergonha nos últimos dias....

16 saat


Juma Mussagy Abdul Mutualibo Eu corroboro da mesma opinião,a ideia de moçambicanos ,do Rovuma ao Maputo e do Zumbo ao Indico e tão propalada unidade nacional ñ existe. Chego até a pensar que a unidade nacional é uma ponte pra explorar os recursos naturais sem nenhuma objecção. E ser moçambicano significa comungar apenas com alguns ideais ignorando os outros. Se fosse na realidade o Dom Denis Segulane ou simplesmente Olá à Paz teria tido um tratamento especial e diferenciado.

16 saat


Miguel Julio Madeira Na verdade o acto da tvm nao me surpreendeu, estava a espera de tal atitude! Apenas nos envergonha como mocambicanos!

16 saat


Tina Franco Mano Egidio, comentei isso com meu irmão de manha. Ate chegamos a pensar por ser de sofala ou porque vida posicionava-se como opositor. O mais caricato foi o jornalista da TVM q estavj mais preocupado em captar a imagem do chefe do estado, pois logo q este s retirou eles foram atrás deste se esquecendo da essência da cerimonia.

16 saat


Galdinos Maparage Egidio Vaz a factura de ser xhingondo e pesada irmao, nao falta muito pra muitos xingondos mudarem de apelido pra nomes que de alguma forma influencie na beneficiação tribal

2 · 16 saat


Bernardino Victoria Augusto ...se e' que ainda nao existe(m) os que ja mudaram de apelidos...

11 saat


Galdinos Maparage heheheh o meu daqui a pouco passará a mapanguene

1 saat


Manuel Severino Xavier Caros compatriotas. Eu penso que alguns comentários sao exacerbado. Os comentários pesam pela incitação ao regionalismo e ao tribalismo. Vamos ser realistas. O facto da TVM não ter transmitido em directo as cerimónias fúnebres do arcebispo emérito Dom Jaime significa ser trabalhistas ou regionalista. Quem sabe se a nossa TVM está desprovida de meios técnicos para o efeito.

1 · 16 saat


Barnabe Ncomo ??????!!! Kkkkkkkk

1 · 16 saat


Bernardino Victoria Augusto aie? que mobilizasse como tem feito em outros "eventos" que (lhe) interesse!

11 saat


Benjamim Muaprato Estas a palhaçar Manuel Severino??? Nao ter meio para transmitir em directo um evento importante na cidade da Beira, mas ter meios para transmitir em director a partir de Nacala!? Ter meios para transmitir evento a partir de Songo!? Deus que me livre!

5 saat


Maria De Lurdes Benzane Yu prefiro calar

16 saat


Makas Macarrala J-p Também notei

16 saat


Vitorino David Mbuya,

16 saat


Natal Junior Triste situação.Isso não é vida a que mudarem de consciência os dirigentes des

16 saat


Nacer Choy Este assunto está dar que falar. Até onde o chefe está não há respeito. E na altura estavam a dar a tal Mulher Melancia.

16 saat


Pinto Inacio Camilo Camilo Tvfrelimo

16 saat


Lewis Maragique é bem visível essa discriminação da parte da televisão pública de Moçambique. ....como si explica para um simples casamento foram fazer em directo. Mas para um Homem que trouxe a paz união de povos do rovuma a Maputo, mesmo sendo sábado em nenhuma programação de extrema importância não o fizeram. Acerbispo Dom Jaime Gonçalves enfrentou o regime por isso lhe trataram dessa forma.

1 · 16 saat


Caly Aquário Quente Confirmo, até casemento do tal bispo dos libombos teve transmissao em directo...

1 · 16 saat


Barnabe Ncomo Kkkkkkkk

16 saat


Miguel Julio Madeira Para perceber o que tem maior importancia no nosso moz! Carreira musical da mulher melancia sem lhe tirar o merito mas pelos vistos aquilo foi gravado ha bastante tempo.

16 saat


Jaime Carlos caro egidio vaz o conceito de chingondo eh sim real para os que nao transmitiram o evento, eu por exemplo sou do sul vivendo ha 22 anos no centro, casei ca e nao tenho nenhum problema em conviver com quem quer que seja. dai que eh importante que nao usemos generalizacoes.

2 · 16 saat


Genyto Da Elysa Saveca Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

16 saat


Queluba Assinde Que a sua alma descanse em paz

16 saat


Lenon Arnaldo Tribalismo é o que estás a fazer. Muita calma e responsabilidade.

Encontrar explicação de um acto de pura incompetência, ignorância,ingenuidade e promiscuidade política da direção da TVM e de falta de profissionalismo em tribalismo.

Foi repugnante ver a TVM a não cumprir sua obrigação é deixar esse serviço a uma estação privada. Isso, não só mexeu consigo por seres do centro ou norte, mais sim, a qualquer moçambicano no seu perfeito juízo.

Tens todo direito de mostrar o protestar contra acto insano e falta de respeito demostrada contra a figura do Dom Jaime Gonçalves. Mas isso, não lhe dá direito de andar a semear ódio, cultivar o tribalismo e o regionalismo. Estás ser iguais ou pior dos decidiram pela não transmissão do último adeus do Bispo Emérito.

Caberá em última instância ao PM retirar consequências políticas e mais, deste acto insano praticado pelos gestores da TVM, já que eles nem tem noção ou dimensão do erra crasso que eles comentarem. No mínimo, devem pedir DESCULPAS PÚBLICAS, ou, pedirem DEMISSÃO.

16 · 16 saat


Egidio Vaz Lenon Arnaldo, és tribalista caramba. O facto de dizer que há revivalismo não faz de ti, homem do Sul, também tribalista. Olhe para o caso específico e condene. Não se deixe levar pela associação emocional. Seja sério e académico

4 · 16 saat


Sarmento Abel Sande Pedir demissão é dizer adeus ao tacho que tanto se grimam para satisfazer os seus apetites.

16 saat


Sic Spirou Kkkk Lenon é mais do centro que do sul hehehwh(pondo água na fervura)

1 · 16 saat · Düzenlendi


Lenon Arnaldo Egidio Vaz mantenho a minha opinião, não se trata de tribalismo, erro de avaliação de quem manda nessa porra; tal promiscuidade e o lambebotismo.

Condeno veemente essa falta de respeito e consideração com a figura do Dom Jaime. Exijo a quem de direito que retire consequências, mas isso, não posso ver como tribalismo. É estupidez

1 · 15 saat · Düzenlendi


Sarmento Abel Sande Não sairá nenhuma consequência. Ficará tudo na mesma como algo insignificante. Ao edil de Quelimane já foi tratado por um morador da cidade que dirige aquando da visita do PR que fez a Zambezia em 2015,o que se esperava por alguém que desde 1982 foi sempre tratado como agente/colaborador dos BAs,etc,etc. Leia a obra do finado A PAZ DOS MOCAMBICANOS relata este e mais assuntos que não são do domínio público.

1 · 15 saat


Arlindo Cossa Não creio que sejam razões meramente tribalistas ou regionalistas.
Eu e muitos outros ficamos igualmente desolados com tamanha vergonha, que sem querer arranjar justificação para os outros, creio que foram razões meramente políticas.
Mas talvez por ser "sulista" sou suspeito pra argumentar qualquer coisa. Talvez verem os posts de vários outros sulistas que lamentaram este infeliz acontecimento.
Mas acho muito feio o proveito que tanto de um como do outro lado tem tirado desta questão étnico-tribal e regional.

4 · 16 saat


Barnabe Ncomo Concordo plenamente Arlindo, bem vistas as coisas, a questão é mais política que regionalista ou tribalista

16 saat


Profeta Amor Moçambique está elitizado desde a 40 anos, para quem duvidava da incapacidade dos Sr. Nyusi e seus acólitos em dirigir este País num contexto de paz, união e unidade nacional tanto falada e defendida por nós, hoje tira todas as duvidas, regionalismo, tribalismo é algo que está a vista de todo o moçambicano.

2 · 16 saat


Profeta Amor Negar que há tribalismo é uma ipocresia

1 · 16 saat


Makwiza Filoafricano eu já cansei de falar sobre isso, em moçambique o que nos leva a guerra não ee falta da democracia ee o TRIBALISMO E O REGIONALISMO ISSO SIM . E UMA COISA HÁ CULTURAS EM MOÇAMBIQUE QUE TENTAM PISAR AS OUTRAS FAZENDO-SE DAS MAIS CIVILIZADAS POR CAUSA DUM ACIDENTE POLITICO-ADMINISTRATIVO. A PERGUNTA QUE FICA EE QUAL SERÁ O FIM DESTA HISTORIA?

16 saat


Juma Mussagy Abdul Mutualibo Manuel Severino Xavier,sê honesto consigo mesmo. O que aconteceu não tem explicação.

16 saat


Amos Nhama Caro EV ,eu j avia falado sobre isso , quando recebemos a noticia do desaparecimento físico desta lenda, e não tardou e ai estão alguns sinais evidentes , não quero voltar a falar mais. Obrigado.

1 · 16 saat


Sergio Romao Mandiquisse Ee lastimável ha dualidade de critérios neste país.

16 saat


Castro Daniel Parede o nome ja diz tdo Tvm televisao d maputo.

2 · 16 saat


Gulumba D. Mutemba O Nyusi só foi para não ficar mal na fotografia.
Os frelimistas nunca foram com a cara do Dom Jaime.Aliás,nunca vão com a cara dos que pensam diferente deles.

2 · 16 saat


Jose Majasse Dombe Cadei o PCA da TVM deve responder publicamente isso ou o DNTVM deve vir a imprensa para vir explicar-nos melhor

1 · 16 saat


Eddy Waku Lombëla É muito triste o que a Tê-vê-ême(TVM) fez juntamente cm a sua erre-eme(RM) e também se fizeram aquilo pork o falecido santo padre não lambia as botas do regime k governa devem ficar convencidos d que terão um fim trágico das suas vidas, pork daki a dias vão publicitar e tramsmitir em directo a reunião magna da Fre.....opah,

16 saat


Chaida Maria Nicaca Desde manha estava a questionar me sozinha! Porque a tvm não transmitiu? Em fim, conseguiste abordar isso. Eu tou de boca aberta.

2 · 16 saat


Joao Fulana Kkkkkkk, estavam a falar da carreira da Melancia de Moz na TVM

1 · 15 saat


Chaida Maria Nicaca Coisas de pouca vergonha.

15 saat


Chaida Maria Nicaca Poxxa! Este país está mal

15 saat


Paulo Shakur Shaklas A direcção da TVM é composta por imbecis

1 · 16 saat


Cleto Goncalves Egidio Vaztens todo meu apoio.... isso esta ficando uma vergonha...nao ha outro exemplo kno regionalismo...infelismente...quando sungulane casou pela segunda vez...mereceu distaque na tv dos impostos

6 · 16 saat


Silvio Silva Triste

16 saat


Angelina Das Dividas Trazmitindo ou n eles conhece e sabem ok dom jáime fz para Trzr paz. ,esá gente sente dor knd . sao os d centro e norte a serem homenageado e reconhecido ao álto nível

2 · 16 saat


Manito Nixon PARA ENTENDER ESTE TRIBALISMO É MUITO COMPLICADO....!!UM GOVERNO FORMADO EM 90% POR ORIUNDOS DO CENTRO E NORTE, COMEÇANDO PELO PROPRIO PRESIDENTE DA REPUBLICA...!!!SERA QUE O PCA DA TVM TEVE PUNHO DE CONVENCER OS GRAUDOS DO GOVERNO PARA NAO SE TRANSMITIR AS CERIMONIAS FÚNEBRES EM DIRECTO??? ALGO QUE NAO SOA BEM.......!!!!!! WAS A

3 · 16 saat · Düzenlendi


Egidio Vaz O senhor não entende o que é tribalismo. Tribalismo não é sistema político

16 saat


Sarmento Abel Sande PM(Carlos A. Rosário),MNEC(O.Baloi),MEF(A.Maleiane),MMAIP(A.Mondlane),MITADER (C.Correia),MOPHRH(C.Bonete),MJD(A.Nkutumula),MIC(M.Tonela),MCTESTP(J.Nhambiu) são todos sulistas (Governo Central). Os governadores provinciais A.Chilundo(Niassa),Abdul Razak(Zambezia),Alberto Mondlane(Manica), idem,sendo Abdul Razak de ascendência indiana.

15 saat


Sarmento Abel Sande Para dizer que 41% são do Sul (Governo Central) e os remanescentes do Centro-Norte,onde as pastas como MNEC,MEF são detidas por aqueles e nos governos provinciais 27% (quase 1/3) também advém do Sul. Já não se diz quando são PCAs,etc,etc. Há anos uma certa Universidade Pública desde o Reitor,Vice-Reitor e os directores das unidades e de faculdades,incluindo os chefes de departamentos eram todos sulistas. Aos do Centro-Norte lhes cabiam pastas insignificantes e até gerou tanto burburinho.

15 saat


Manito Nixon SR.EGIDIO..,ESCREVER É FACIL MAS REFLECTIR É DIFICIL.O ÓDIO QUE O NORTE CENTRO TEM CONTRA O SUL FAZ COM QUE AS PESSOAS SE ODEIEM ATE NAS RUAS.!!!QUEM TEM PODERES DE DECISAO ACIMA DO NYUSI?? QIEM PODE CONTRARIAR A DECISAO DUM CHIPANDE,,PACHINUAPA.....ETC.

15 saat · Düzenlendi


Manito Nixon QUEM FORMOU O GOVERNO DE MOÇAMBIQUE FOI UM PRESIDENTE DO NORTE....NAO DE INHAMBANE,,GAZA E MUITO MENOS OS (RONGAS) DE MAPUTO., QUE SAO CONHECIDOS POR NOVA YORQUINOS POR NAO GOSTAREM DE CONFLITOS.

1 · 13 saat · Düzenlendi


Van Halle É triste mesmo q o Singulane é o primeiro...escovista

3 · 16 saat


Pereira Muchanga Mesmo com nyussi aki

16 saat


Saize Chicococo Assino por baixo

16 saat


Omardine Omar Meu caro Egidio Vaz o canal deve passar a se chamar TVF

1 · 16 saat


Aniceto Rafael verdade

16 saat


Joao Almada É o serviço público que temos. Só estou admirado pelo teu espanto. Sinceramente esperavas o quê?

16 saat


Ernesto Salicuchepa Eu faria a mesma pergunta a Eugidio Vaz.

16 saat


Cecilia Joaquim Seremos eternamete grato ao dom jaime k coviveu e conheceu dom jaime pessoalmente sabe k foise um grande mentor bem haja descanse em paz.

1 · 16 saat


Alberto Dausse Meneses Moçambique real. Que a sua alma descanse em paz!

1 · 16 saat


Beatriz Massengele Falou e disse mano.

16 saat


Dinis Miguel Machaul Caros todos. Todas aa pessoas se boa fe lamentaram o facto de a TVM näo ter transmitido as cerimonis funebres do Dom Jaime, indepwnsentemente da regiäo o grupo étnico. Vi o post so Mosse a lamentar e de muitos que ate sao naturais do sul do pas. É um problema ideológico sim. Ontem o telejornal da TVM, quando noticiava os problemas provocados pela tempestade na Beira, so reportou os comentarios da Bancada da Frelimo. Mesmo o Edil äo foi ouvido

3 · 16 saat


Noe Samuel Moiane A nação Moçambicana e um grupo dos doentes metais

16 saat


Van Halle Viu na última missa do Dom Dinis Sengulane? ....

1 · 16 saat


Fideliz Mutiquita Mutiquita Os do sul sentem inveja dos do Norte e Centro... Dar nome "chingondo" eh maior derrota p eles k nada sao e nada teem teem.

Eu ja esperava que nao seria transmitido o funeral...

1 · 16 saat


Ernesto Salicuchepa Concordo!

16 saat


Edson Maveto Estereótipo no seu sentido puramente falando,este nosso país precisa de muita leitura mas muita leitura mesmo,assim sim vamos quebrar este paradigma, aprender a aprender vamos respeitar essa miscigenação que o nosso belo pais oferece,meu caro Egidio Vaz o meu processo criativo esta bloqueado.Mas não disse

16 saat


Danilo Mussa Devem ter recebido ordens do partido da vanguarda e alianca popular

1 · 16 saat


David Elias Triste e chocante, alias se fosse reuniao das celulas do regime seria titulo toda semena, triste mesmo...

16 saat


Francisco Isaias da Cruz Irmão Vaz acho que não é tribal isso mas sim vontade política. Tem muita coisa que o nós como moçambicanos deve mudar. Triste é mas nos do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo devemos inverter a situação.

Em Brasil o povo esta lutar pra mudarem de liderança devido ao escândalo, na Islândia, Inglaterra até na vizinha África do Sul.

Por vezes nós falamos mal dos tugas mas eles tem uma democracia que funciona a nossa é uma democracia misturada com ........... desgosto. Os tugas até tem os melhores jogadores do mundo (Figo e Ronaldo). Nos nem aos jogos africanos nos qualificamos

16 saat


Angelina Das Dividas K tipo d vontade política. Pde m xplicar? Isso ãcontece com pessoas d centro e norte pk? O mais engraçado ek os d centro e norte d capacidade suficiente para perceber isso e nem xtao preocupado, pk centro e norte é centro e norte

15 saat


Francisco Isaias da Cruz Isso não tem nada a ver minha irmã. De onde é Chipande, Nyusi, Khalau, Luísa Diogo e muitos outros não são do Norte e Centro. Onde se fez sentir a greve de xapas de 2010 não foi no sul? Onde estavam os de norte Sul. Irmã aqui no sul pessoas têm que sair da matola, marracuene, Boane e outros sítios pra irem as Universidades públicas. Nestes outros sítios só tem privadas que pagas 10000 pra cima

1 · 15 saat


Francisco Isaias da Cruz Todos temos capacidades de perceber. Só falta união em nós

15 saat


Zacarias Rosalina Parabens stv

16 saat


Joao Fulana Muito triste, mas ás vezes voce finge que nao existe esse separatismo meu caro Egídio.

1 · 16 saat


Oliveira Meque Lundo Grande Fulana, bem dito! Eu mesmo, as vezes nåo entendo o Egidio, as vezes é a favor. Pegaram lhe hoje é?

15 saat · Düzenlendi


Joao Fulana Eu respeito muito este Mutararense, mas ás vezes me surpreende, nos ultimos dias ele tem usado muitas indirectas. Mas hoje lhe pregaram uma peça.

15 saat · Düzenlendi


Felisberto Rosário Chingondo!!!!!!!

16 saat


Braga Araujo Abriste olho nem?

1 · 16 saat


Francisco Isaias da Cruz Única foi Lurdes Mutola não sei se vira outra pessoa mas esperança é reduzida.

16 saat


Fatima Da Gloria Gloria Triste,..talvez hovem avaria tequinica.

16 saat


Dalton Natal Dom Jaime, meus irmãos era um dos poucos que não mascarava, a verdade, nisto ele ñ era bem visto, contudo, Penas lamentar a crise social que estamos mergulhados nela. É de repudiar a situação da TVM, se bem que a muito que está serve a uma certa agenda e faceta.

16 saat


Amilcar Joaquim Inguane Sou sulista e não concordo com a colocação ou nos moldes em este post foi lançado.... é repugnante, é de fazer coro a todas vozes que condenam a atitude da nossa TVM

1 · 16 saat


Star Neves Eu tenho orgulho de ser chingondo ou xingondo, na verdade nunca sequer me preocupei em saber como se escreve esta palavra. A verdade é uma, eu nas duas universidades por onde passei, sempre tive uma grande admiração pelos meus conterrâneos, todos os meus colegas que eram os melhores alunos eram do centro e norte. É sinal que somos pessoas inteligentes e com muita personalidade. Viva os xi ou chingondos. Com a excepção do Nyusi, Chipande e mais alguns.

4 · 16 saat


Profeta Amor Excepção merecida

15 saat


Manito Nixon ENTENDO QUE, A NAO TRANSMISSAO EM DIRECTO NA TVM DAS CERIMONIAS FUNEBRES..... NAO TEM NADA A VER COM TRIBALISMO MAS SIM,É UMA REVOLTA CONTRA O MALOGRADO,PELAS SUAS DECLARAÇOES QUE DESAGRADARAM ALGUNS DOS SEUS CAMARADAS.....,,,!!!!

2 · 16 saat


JR Agogo Ai sim Dr alinho-me consigo.

16 saat


Monica Da Victoria Niconte E' lamentável; infelizmente essas atitudes nunca tem fim

16 saat


Van Halle Gostei a reflexão do Francisco Isaias da Cruz

16 saat


Manito Nixon ENTENDO QUE, A NAO TRANSMISSAO EM DIRECTO NA TVM DAS CERIMONIAS FUNEBRES..... NAO TEM NADA A VER COM TRIBALISMO MAS SIM,É UMA REVOLTA CONTRA O MALOGRADO,PELAS SUAS DECLARAÇOES QUE DESAGRADARAM ALGUNS DOS SEUS CAMARADAS.....,,,!!!!

16 saat


Sonia Noua As pessoas eq n entendem voce n viu kdo domingos sabonete morreu,qem falou deli,uqe me irrita somos nos mesmos k n consegyimos despresar esses s do sul,tamos fartos

16 saat


Ossufo Muchanga Dr. Tribalismo o regionalismo sempre existiu ,desde a idade media, nao parte a cabeçao, dom jaime é como voce ou seja cidadao moçambicano!

1 · 16 saat


Gulumba D. Mutemba O partido frelimo faz política do ódio,tem razão o Daviz Siamango.
Na TVM tem lista dos inimigos do partido,que não tem direito a nada.
Estão a cumprir ordens superiores.

1 · 16 saat


Silvestre Francisco Assulvai Brda vaz este moz xta entregue na mao de Timbilstas...

16 saat


Eddy Waku Lombëla Se fosse lá noutras latetudes logo amanhã bem cedinho a direção da TVM toda ela daria uma comferência d imprensa a demitirem-se pelo crime e insulto q proporcionaram ao povo hoje, mas cmo é aqui n país da mana maçaroca, até fim do comunismo único q resta n mundo estarão bem relaxadinhos a tomarem o café alí

16 saat


Fielde Linda Seria Tvm a apresentar sim, em homenagem ao Dom Jaime que tanto se empenhou para a paz de Moçambique . Falha falhada mais uma vez

16 saat


Sonia Noua Nem mesmo a tvm publicou,

16 saat


Chitamef Chiraf Deveramente vergonhoso. Dois pesos duas medidas. . parece k o recado ficou, esperemos no jornal da noite pra ver se limpam a vergonha.

1 · 16 saat


Edú Abdulah Também sinto o quão neste país ainda existem "nós e outros ". Já apresentei uma questão similar, pois a TVM parece liderada por extremistas.
As cerimónias fúnebres de Dom Jaime mereciam maior cobertura possível (recordo-me do funeral de Nelson Mandela), não coloco em causa seu valor, porém, estas duas figuras (Mandela e Dom Jaime), foram, são e serão para sempre figuras incontornáveis da na luta pela harmonia, paz e na construção de uma sociedade com atitudes de irmandade. É triste acompanhar a Televisão nacional a tornar-se estrangeira.

16 saat


Antonio Rungo Nhampossa O pior de tudo é que, naquele momento, a TVM não estava a apresentar algo com alguma relevância. Espreitei, curiosamente, e voltei à STV, que nos brindou muito bem, hoje.

1 · 15 saat


Edú Abdulah Tentei fazer o mesmo exercício, por causa da qualidade do som da Stv demasiada

15 saat


Antonio Rungo Nhampossa Para mim, a ida a TVM foi por simples curiosidade.

15 saat


Edú Abdulah Certo

15 saat


Henriquem Mabasso Hummm não é bem assim, nada de regionalismo. O que aconteceu nao tem nada ver com regionalismo. Erro simplesmente.

16 saat


Carlos Azevedo ERRO!!!

15 saat


Henriquem Mabasso Qual outro nome a dar para coisas comuns como estas

15 saat


Idelfonso Djedje Pai reconhecer erros é sinónimo de maturidade, uma vez pelo menos. Quanta coisa a TVM dedica um dia inteiro e não podia dedicar um tempinho para esta cerimónia.

15 saat


Henriquem Mabasso Acho que perceberam a minha intenção quando disse "ERRO" queria é dizer......termino por aqui.

13 saat


Henriquem Mabasso Eu estou de acordo Ildefonso, tens toda razão e tenho que respeitar e levar a peito o teu comentário abriu me a vista.

13 saat


Hamilton YS Cuene TVM - Televisão de Moçambique vem dar satisfacoes aque.

16 saat


Abel Fermenga Mandem esse post para primeiro Ministro

16 saat


Nito L. Manhice Eu so lamento teres descoberto tarde o quao incompetentes sao os dirigentes das coisas pùblicas,espero que apartir de hoje deixe de puxar sacos .sei que te ofendi mas tou a ser o mais frontal possivel pk alguns dias andaste a defender pessoaas que nao vale a pena o peido que asseguramos perto deles.Com todo respeito Dr e amigo Vaz

15 saat · Düzenlendi


Antonio Rungo Nhampossa Não se trata de regionalismo, mas de pobreza espiritual.

2 · 15 saat


Dady Rosse viste tarde isso é bem notório

15 saat


Miguelcarlosjoao Joao Mas k vergonha essa colonizaçao ate kuando?kkkk e sentmental.

15 saat


Silvestre Francisco Assulvai Sou usam capas.mas por fundo eles sao jacares

15 saat


Rudolph Schniering Triste realidade o que me deixa orgulhoso e que somos de tribos libertadoras nem todos têm este previlegio e por esta razão nos temtam inferiorizar mais digo é tenho dito muwathu muno ! Que a alma do Dom Jaime já esteja ao lado do todo Poderoso neste momento supultou se o corpo a alma já partiu.

15 saat


Francisco De Maria Sineque As vezes me pergunto se os hackers tambem usam a sua conta ou carro Egidio Vaz!!!

1 · 15 saat


Assane Assuade Onde Egidio desembucha a coisa ta feia! Ja dissemos varias veses que os mocambicanos aguardam nova fase de xicafo, sera que nao entendem? Quantas vezes o Yakubo Sibinde deve soprar nos vossos ouvidos? Mocam,bicanos, aprendam com este Homem, Sibinde que visualizou o pais desde 2014.

1 · 15 saat


Tomo Valeriano Lamentável meu caro.
Temos que mudar dessa hedionda orientação. O país é feito de todos nós mesma com diferenças de opiniões somos sim moçambicanos.

15 saat


Fernando Bismarque O PR deve instruir o PM para exonerar o PCA e seu elenco, por terem mostrado a sua pequenez e o ódio, desconhecimento do seu papel enquanto servidores públicos.

3 · 15 saat · Düzenlendi


Apolo Akhiriyera Apolo Apolo PCA i PM cumprem ordens. A quem xteja ali de faixada/ p ingles ver.

15 saat


Roland Prinz von Anhalt Este ano ainda não sintonizei o tal canal. Nem estou surpreendido com essa notícia.

15 saat


Francisco De Assis Cossa Ainda tinham duvida da tvm

15 saat


Mia Mahumane Haaaaa. Sr. Vaz, ultimamente está a deixar muito a desejar. Tem tido umas abordagens sem conteúdo. Admiro, sim, suas abordagens ACADÉMICA.

2 · 15 saat


Issufo Cumbe É bom para doctor Vaz que anda a desmascarar o dlhakama que luta para por fim a este tipo de situações que nada abonam para o convívio saudável dos moçambicanos agora atura os teus camaradas falei

1 · 15 saat


William Damasio Mbeve Doutor, irmão, desta vez vou veementemente NEGAR a sua oponiao-conclusão. Por uma simples questão para refletir: quantos "sulistas" fazem parte nos órgãos de decisão, tanto a nivel-CASO vertente a TVM- e o outro órgão paralelo q realmente é que controla este país? Dr, nalgum momento a raiva e a emoção são inimigas de um juízo real e acho que desta vez aconteceu contigo, meu irmão. Eu até acho, sinceramente é como cristão, q o falecido Dom Jaime merecia a nivel do Estado moçambicano maior menção honrosas que uma simples transmissão da sua cerimônia funebre: aquele homem foi o obreiro e corajoso para que hoje consigamos ser, teoricamente, livres e em democracia.

2 · 15 saat


Zacarias Matope Matope Os sulistas que tomam decisões não estão na TVM pah.quem ti disse que as decisões são da direção da TVM.

15 saat


William Damasio Mbeve Vá e procure te informares qual é a proporção desses sulistas lá naquele covil de bandidos e assaltantes de Moçambique quantos e verás que o problema é mais da convicção ideológica do que de origem, meu caro.

14 saat


Dionisio Zime Meus irmãos com todo respeito e tempo de não usarmos as redes sócias para mostrar alguns desagrado promovido pela menoria vamos mostrar que somos um povo e não dependemos da televisão para nos sentirmos incluindo e nem dos políticos, a sociedade somos nós e nos devemos promover a igualdade dos povos. Não existem tribos,raça , somos todos pessoas .Obrigado para quem me entender

1 · 15 saat


Alberto Joao Nginga voce depende os politicos sim. pk sao segundo teu deus. eles tem todo poder de ti espezinhar. asua voz nem os passaros ti obedecerao. sim nao concordar. experimenta dizer o seu desejo a qualquer animal. si vai ti houvir? ese pais tem medo de arma nada mais. e os politico inteligentes tem. pk ja sabe que o governo de mocambique houve com puradas.

15 saat


Samuel Bene Lamentavel.meu irmäo. É a realidade q vivemos essa. Nao se surprenda. Até no job aqui wm Maputo sentimos bo tribalismo na pele. Até na faculdade sentimos o tribalismo na pele.... Muito doloroso isso...

15 saat


Silverio Mendes Nao me envolvo...

15 saat


Pedro Cristovao Mawai Jr. Nem o ditado k diz: faça oque eu digo e nao oque faço serve para a Tvm.

15 saat


Armando Mabote Dr penso que a omissão é mais de índole política e não meramente tribalista porque está claro que o malogrado nutria muita afinidade pela RENAMO, analisem cuidadosamente seus discursos mesmo não querendo assumir publicamente, visto que sempre quiz salvaguardar o seu lado religioso.
Maior parte dos nossos dirigentes são do centro e norte do país na verdade. Então, se esse fosse o motivo teríamos poucos funcionários vindos dessa região do país.

Não podemos nos distrair aqui. Mandaus é uma das tribos mais tribalista de Moçambique e com muita ambição pelo poder seja qual for a área. Esta tribo é motivo de turbulência pelo poder mesmo em outros contextos nao políticos.

Para reflexão o outro grupo muito regionalista são os machuabos, mas estes não estão obsecados pelo poder não, é sim pelo protagonismo social por onde se encontram.

5 · 15 saat · Düzenlendi


Adelino Emaga Mussa Mussa Voce ê um ignorante»

1 · 15 saat


Armando Mabote Pelo menos ainda encontras uma palavra para qualificar - me! Para si ainda não existe. Pelos vistos fazes parte daqueles que só sabem insultar e não debater pontos de vista.

4 saat


Padrecio Lourindopadre Tens razão. Mas perde razão quando fala de Don Dinis e o termo chingindo. Pk não tem nada a ver com isso.

1 · 15 saat


Gonçalves Joaquim Esse absolutismo e segregaçao sul-mocambicano,hoje atingiu o seu apogeu de verdade...

15 saat


Rachid Said Eu não senti nada porque não sou lambe-bota. Você Elidio Vaz e bruto, matreco e não sabe o qui dizes. So hoje que viste isso? Que pena nem? Eu como não tenho olhos para ver bosta dessa televisão nem notei nada.

15 saat


Cristina Ussene Que tristeza meu Deus!

1 · 15 saat


Estevao Mabjaia A TVM, expedita que é, estava cumprindo outras prioridades.

1 · 15 saat


Alfredo Bernardo Mazive Caro Egidio, apesar do meu apelido enganar, eu sou da Beira e cresci na Beira onde estudei na Escola Primaria do Alto da Manga, Ciclo Preparatorio Dr. Baltazar Rebello de Souza e Liceu Pero de Anaia..... e por ai adiante....eu tambem fiquei muito triste pelo facto de a nossa TV publica, paga por todos nos, nao ter transmitido em directo o funeral de uma figura publica mocambicana, por sinal um heroi da PAZ, a quem todos nos ficamos a dever tanto independentemente da cor politica que vestimos. Porem, temos de nos acautelar para nao levantarmos fantasmas que o Dom Jaime certamente condenaria. Eh reprovavel a atitude da TVM e o seu Conselho de Administracao deve ser chamado a responder por tal falta imperdoavel do dever de transmitir um acto em que como bem o disse esteve presente o Presidente da Republica. Em respeito a postura do ilustre finado acho que o debate abosultamente necessario e urgente sobre o regionalismo, tribalismo e inclusao deve caber noutro forum. Desculpe se juntei lenha a fogueira e nao o contrario. Aquele abraco fraterno e solidario.

2 · 15 saat


Adriano Muxanga Para mim,se havia duvidas sobre o tribalismo e regionalismo,hoje ficou bem patente com a nao transmissao das cerimonias funebras do D.Jaime Goncalves,estamos divididos nas nossas mentes.A teoria de unidade nacional 'e uma utopia para explorar melhor as riquezas do pais do Rovuma ao Maputo, uma vergonha nacional para a nossa TVM,abaixo.

1 · 15 saat


Carlos Augusto Carlos Carlos Pecadores ou Diabos

15 saat


Cibell Miandica Gastao Vim ver comentários!

1 · 15 saat


Jevs Sambique Sinto muito porque todos devias mos assistir como crentes da igreja catolica e como nosso Heroi que nos trouxe a paz em Moçambique.

15 saat


Mufamba Gundo De certeza mais um motivo forte foi motivado por estes incompententes lanbebotas . O facto do Dom Jaime ser leal aos princípios que ele sempre defendeu , obesidade lealdade integridade e Ser crítico ao regime da frelimo aliás de ter dito algumas verdades que vão contra a frelimo justifica esta atitude triste é lastimável .

15 saat


Caetano Jeque Muito triste... K vergonha...

1 · 15 saat


Benjamim Bccnuro Conjo Eu não vou julgar;porque não sei o qui aconteceu,só espero qui eles venham se esplicar:

15 saat


Vino Graziano Dr. Egídio Vaz não nos interressamos com a TVM ou RM, a STV e A TIM estavam lá em peso. Já não assistismos a tvm noz. Nós presenciamos o cortejo funebre do Dom Jaime Gonsalves à partir da igreja dos pioneiros até ao cemitério da Santa Isabel e nao sentimos a falta da TVM, RM tinhamos lá nossos celulares pra recordarmos os momentos

1 · 15 saat


El Patriota Excelente

1 · 15 saat


Egidio Vaz De facto
Só que o problema é que a TVM vive dos nossos impostos. É Como ter empregada a pagar salário sem trabalhar

15 saat


Vino Graziano Se morresse o Dom Sengulane a tvm estaria la pra cobrir, mas o povo Beirense ja não está pra a tvm. Noz acreditamos mais nas noticias vistas nas redes sociais do quê na tvm ou rm porque esses só defundem a falsidade

15 saat


Anacleto Duvane Com todo respeito Egidio, mas quero acreditar que deve ter havido outro motivo. O maior tribalismo acaba sendo o nosso que qualquer decisao que se toma e que não seja a nosso favor achamos que pesou o tribalismo. Acho que deviamos exigir uma explicação à TVM em vez de palpitarmos as razões.

3 · 15 saat


Calton Rofino Kkkk mano existe sempre uma resposta para qualquer acto por isso eu digo existe sim e so chamado Chigondo todos dias

15 saat


Anacleto Duvane Caro Rofino, nao nego que existe tribalismo. Quer seja no Sul, Centro ou Norte. E muitas vezes tem sido um tribalismo de vinganca, que nem tem razao de existir porque estamos todos misturados. O que custa - me acreditar e que nao tenham transmitido por essa razao. Pode ate ter sido um dos factores, mas com muito menos peso que nem chega a influenciar a decisao.

15 saat


Jofrice Albino Moz Triste isso

15 saat


Sozinho Joao E so agora que esta a ver isso

15 saat


Raul Novinte Caro Egidio Vaz, o regionalismo e tribalismo são elementos pelos quais Moçambique foi governado desde 1975. Existe sim o regionalismo em Moçambique e naturalmente Moçambique está dividido em três regiões distintas; Norte, Centro e Sul. Foi o regionalismo e o tribalismo que me fez questionar muita coisa sobre a Frelimo. Agora, devemos lembrar que a Frelimo fez um pacto com os ditos Makondes, uma menoria do planalto de moeda e os Makondes encontraram um espaço nesse sentido.O povo makua , sena, ndau e outros no Centro e Norte sempre sentiu o regionalismo na pele e carne desde 1975. O regionalismo é sim uma realidade em Moçambique e não sei os porquês negam as autonomias provinciais.

1 · 15 saat · Düzenlendi


Jose Sacur Falando Verdade estou a 4 anos que não assisto esse tal canal TVM

1 · 15 saat


El Patriota Estamos juntos José. Eu estou ha dois...

15 saat


Daniel Boe Afinal nao estou só

14 saat


Wilson Bonifácio Wilson Concordo plenamente contigo ilustre Egidio Vaz, essa televisão é um Despótico para os Moçambicanos, Exemplo de primeira Televisão não tem, precisa melhorar em todos aspectos!

15 saat


Ildo Massitela Há mtas coisas k ja quis ver na tvm e nao passou. Será k temos k ver tudo por esse lado???

15 saat


Nelsoncarlos Tamele Vaz, este assunto e mais politico q regionalismo, tribalismo, ou outra razao diferente! Politizou se a morte duma figura da dimensao do Dom Jaime Goncalves. Q Deus o tenha..

15 saat


Nico Voabil A reforma do tal dito Singulane teve cobertura até nos dias de hoje é um dos únicos religiosos a ter programa num dos maiores canais aqui em Moz. Que de boca cheia todas a semanas têm pelo menos um dia pra falar dos feitos de Jesus Cristo e por sua vez tecer algumas palavras de boa conduta/boas maneiras como se ele fosse exemplo, quando vimos em plena luz do sol humilhar Dhlakama na sua própria casa junto as tropas sulistas nos finais do ano passado na beira. De #Araújo disse esse todo lixo pertence ao regime e piscam de igual maneira. Como se explica ausência da Tvm onde quase todos arquitectos da nação se renderam? Aquém se suborna está instituição? Só podemos lamentar...

2 · 15 saat


Olegàrio Samuel Muando De facto.... Que se lixe o PCA e todos ratos que pululam naquele covil. por vezes penso que o Homem da "parte incerta" tem razão....

2 · 15 saat


Adelino Emaga Mussa Mussa Eu, naơ sei se de facto esta lamentar ou elogiar, porque voce nem academico, esta sempre se destaca pla negativa, continue adơrmir ,e vai descbrindo tudo tardiamente,wamama»

15 saat


Amilcar Machado smile ifade simgesi Uhmm... TVM 1 esta transmitir agora... que os sentimentos na pele passem então!?

1 · 15 saat


Sonia Marques Realmente .mas se fosse casamento d um dos artistas haveriam d colocar tudo.e um facto realmente preucupante o dom jaime desempenhou um papel muitissimo importante em varios sitios e na vida d varias pessoas.

1 · 15 saat


El Patriota Reflexos de uma sociedade patética...

15 saat


Calton Rofino Foram deportados 150 homens do norte e centro que vieram a Maputo fazer a vida pescando. Foram mandados irem pescar na terra deles e alegando que sao da Renamo mas como sao da Renamo se lhe tiraram das redes de pesca por isso n te surprendas irmão

2 · 15 saat


Janeth Laice E Hamela Fico triste por a TVM não ter coberto às cerimônias fúnebres. Mas vejo mais tribalismo aqui nos comentários, mesmo sem termos certeza que foram razões tribais que ditaram a não transmissão da cerimónia. Estamos a comentar uma suposição do Egidio Vaz que até pode ser certa.

1 · 15 saat


Alberto Manganhela Manganhela Dotor, ta mal isso, de forma resumida concluimos que trata-se de uma tv composta por uma equipe curupta de certeza que se tivessem pago a TVM teria sim transmitido!!!

15 saat


David Franco Ate comentei com um amigo quando vi o jornalista da TVM a correr para alcançar os governo que estava la presente com seu presidente, estão mais para escovar que fazer jornalismo.

15 saat


Ildo Massitela Tribalismo e Regionalismo sao usados pela politica mas não sao um problema politico. Ha problemas sociais k estao longe da politica e a gente ignora. Egidio Vaz sempre respeitei suas opinioes mas desta vez hummmmmmm.... tribalismo esta longe de se politico

15 saat · Düzenlendi


Raul Novinte O tribalismo em Moçambique é uma realidade sim. Quem não sente e não vê é poque não quer ver......

15 saat


Tomas Humbe No dia k a frelimo vai ficar na oposicao ira si arrepender e sentira na pele .

1 · 15 saat


Ernesto Stefane Você hoje perdeu a razão, até hoje deixei de ver como um académico, sim como um verdadeiro tribalista

1 · 15 saat


Raul Novinte A frelimo em sim é dirigida pelos tribalistas.

15 saat


Ernesto Stefane Sim, mais temos que ser diferente

14 saat


Ernesto Stefane Não implica já que eles são temos que pautar na ideologia da frelimo

14 saat


Ernesto Stefane Já conteu quererás entre ndaus e cenas, mais não temos que dramatizar

14 saat


Ernesto Stefane Bem vamos pautar por sermos diferentes, se um dia esperámos ser alternativa

14 saat


Curriculo Ensino A TVM é do habito transmitindo mentiras, recordo na apresentação dos supostos homens da RENAMO, apareceu o meu vizinho , a dizer que é um da renamo, muito triste o que esta acontecer.

2 · 15 saat


Jorge Antonio Calane Kito EU FUI UM dos PRIMEIROs A RECLAMAR ESSA CENA AQUI NOS FACEBOOKS , para dizer que agora estou a rezar pela morte do singulane para que se comprove o transcrito nessa cronica do EV.

15 saat · Düzenlendi


Janeth Laice E Hamela Egidio Vaz, faço alusão a este comentário. ...

15 saat · Düzenlendi


Lucinda Kawane Custódio Muito triste mesmo. Vergonha para a tvm. Que o senhor o receba na sua glória. Amem

15 saat


Fortunato Machava Também achei estranho não terem transmitido a cerimónia mas acho que não é regionalismo, talvez questões políticas. Se o presidente esteve lá, talvez por pressão popular e acabou tendo vergonha. Tribalismo, regionalismo pode existir mas não influenciou na não transmissão da cerimônia

15 saat · Düzenlendi


Rosimer Zacarias Ferrao Egidio,nao e isso a tvm este la,quem estava la e o jornalista Julião carlos.nao falem mal da tvm.

15 saat


Pita Fundice A TVM sim deu falta. Mas essa coisa esta entre todos nos: o proprio Dom Jaime mostrou o tribalismo na altura. Quem nao sabe k as missas nalgum momento foram simplesmente reduzidas ao Cindau? Quem nao sabe k os Ndau e Sena, nem se entendem. Quem n sabe...Daha Fazlasını Gör

4 · 15 saat · Düzenlendi


Amarildo Samuel Obrigado Ilustre Pita Fundice! Tudo dito.

1 · 15 saat


Latia Yuny Latia meu caro, TVM e RM são meios de comunicação social ao serviços dos senhores" Frelimo" eu pelo menos n assisto TVM e menos escuto RM e os chamaculos são os senhor

1 · 15 saat


Celso Cossa A TVM fez o que e' seu costume, seria novidade fazer cobertura de Dom Jaime.

1 · 15 saat


André Mahanzule Por uma questão de voto Dr Vaz devo me distanciar desta sua colocação nos mesmíssimos termos do Wiliamo Damásio Mbeve. Dizer-se manipulação pelo Regime até entendo e não concordo com essa orientação sobre a Te Vê eMe, mas daí a concluirmos q a não cobertura aliás a não transmissão em direto do funeral do Bispo Emeritus de magna dimensão do Dom Jaime foi movida por regionalismo na orientação editorial da TVM acho um tanto exagerado mas enfim, pode ser.

2 · 15 saat


Mena Zacarias Tard d mas

1 · 15 saat


Mena Zacarias Isso fz tempo q acontece faz tempo irmao

1 · 15 saat


Yaqub Sibindy Quando nós acatavámos às directrizes de destruir à tribo para construir à Nação durante a Luta de Libertação, eles estavam a consolidar às tribos Sul do Save para futuramente governar à Nação!

Se Nyusi não abrir os olhos, corre o risco de largar o poder sem saborear o gosto paladar de governar uma Nação!

Envolveram lhe na guerra como prioridade da sua agenda, mas quando foi à vez dos seus dois antessossores, proferiram privilegiar à Paz com Dlhakama, para não perturbar à acumulação ilícita dos seus negócios!

Chipande, escolheu à guerra contra Dlhakama, como prioridade da sua agenda!

Os cdas do Sul do Save até fazem troça da mentalidade tacanha do chingondo que prefere fazer guerra contra outro chingondo, ao invés de privilegiar à Paz e Reconciliação Nacional, para aproveitar também COMER NUM AVONTADE durante o seu mandato!

Ser chingondo não é defeito, mas ser manipulado é ESTUPIDEZ!

17 · 14 saat · Düzenlendi


Egidio Vaz Excelente e verdadeiro

3 · 15 saat


Ernesto Stefane Pensa governar moçambicanos,ou alguns, digo dividir.

15 saat


Ernesto Stefane Você é candidato não usa certas expressão,

15 saat


Chababe Selimane Apesar de ser tarde mas o dia da verdade chegará e não está longe

12 saat


Tome Mutombo verdade

5 saat


Muzzo Bie To farto desses.

15 saat


Elvino Arlindo Nancalo Mas isso é sabido dr k akela TV e frelimo, paxa uk eles kerem e transmitem uk entendem, falo serio já faxo tempo k não vejo a Tvm porque nada paxa k interexa o povo, ixo de o presidente xtar ou não, não ker dzr nada.

1 · 15 saat


Marcelo Mazive


15 saat


Nito Americano pois dizia eu q a frelimo nao governa disorienta as pessoas pra confundir a governaçao que nao existe se o tribalismo fala,mata faz os dirigient serem falso como temos visto é mao...

15 saat


Ildo Massitela Vc é tribalista e regionalista por excelemcia. Eu nem sabia donde é o bispo pk a grandeza dele estava acima de qualquer tribo e região. Se tivesses optado pelo silencio teria sido o melhor discurso k terias feito. Hoje usaste o coração e nao a cabeça pra mandar essa msg. Respeite ele como um religioso por favor

5 · 15 saat


Alexandre Chavanguane Eu sou do Sul mas infelizmente concordo com tgo meu irmao Egidio Vaz hoje a TVM meteu mta agua.

15 saat


Mufamba Gundo Uma rádio e Tvm apartidario aliás como tudo neste país todos os órgãos do estado são liderados pelos mocambicanos com filiação a frelimo . Não é dúvida para ninguém .

15 saat


Arsénio Matlombe Bom dia Egidio Vaz. Só hoje é que despertou?
Esse problema e bem antigo.

1 · 15 saat


Orlindo Vareta Vareta Eu estou a ver tvm a transmitir agora mesmo o funeral do nosso Bispo

1 · 15 saat


Manasseis Nhachungue Coberto de razão mano Egidio Vaz.

15 saat


Sheshe Macamo Egidio Vaz porque lenha na fogueira? Tribalismo está na verdade no seu comentário e dos demais. Vejamos, a stv foi o único canal que transmitio, será que todos os restantes canais são tribalistas? Tim? miramar? TV sucesso? Eu até concordo que tvm não é bom canal, mas tb não vamos procurar razões para nos dividir

4 · 15 saat


Naldo Felipe Ndau TVM é canal público sobrevive através do nosso dinheiro têm a obrigação de transmitir assuntos de interesse nacional como este. Stv, Miramar, Tim... e Outros são privados transmitem o que lhes proporciona mais audiências.

1 · 15 saat · Düzenlendi


Henriques Luis Matsenguane Tvm funciona com fundos do povo.

1 · 15 saat


Armando Cuna A TVM diferentemente Das outras, eh publica. O principal acontecimento national hoje eram as exequias funebres de D. Jaime Goncalves. O que eh que a TVM tinha hoje de tao importsnte e urgente psra nao ter estado presente? A TVM agiu errado hoje. Muito errado

15 saat


Abel Mouzinho Wasikete Vaz tem razão

15 saat


Ibrahimo Carimo Não só Macamo, a tvm é primeira TV. Que representa e representou Moçambique e moçambicano se só nível interno e internacionais. .
Não confunda a nossa representação. Macamo. .

15 saat


Pascoal Nguilaze É canal público e recebem dos nossos impostos, eles xtava na obrigação de transmitir,e não só,foi 1' arcebispo de esteve na história da independência da guerra dos 16 anos,eu acredito k até o camponês já ouviu falar dele.

15 saat


Aurélio Simao Foi bem que o Dr Vaz sentiu na pele, mas sempre foi assim

15 saat


Amaro Manuel da Cunha Eu tbém estou muito triste.

15 saat


Yeboo Gogoo Tvm televisao de vergonha de mocambique

6 · 15 saat


Cesar Mawai apoiado!

15 saat


Georgino Mariano Tsongole Tribalismo da TVM, Governo, Tim, Miramar, ou de quem?

15 saat


Kito Conjo É por estas e outras que não me recordo a última vez que vi o canal da tvm, simplesmente ja não conheço o canal

15 saat


Zacarias Matope Matope Egídio quem diz mandaus são isso e aquilo é por isso não transmitiram o evento.
Outros dizem que o Gonçalves era renamista. mesmo que fosse o seu papel pela paz beneficiou somente a RENAMO?
Que brincadeiras são esses de tribalizar as instituições públicas.
Mandaus não admitem abusos e falam até fazem não esperam alguém fazer,machuabos não são enganados com facilidade.
Por isso Guebuza não apoio o Pacheco porque sabia que não teria boca,por ser mandau.
Eu vivo tribalismo em minha casa.

Vai acabar isso falta pouco.

15 saat


Amilcar Vera-Cruz López Aleluias! Ate que fim o grande #Egidio despertou do sono. Ja estava se comportando como um autentido lambebotas

3 · 15 saat


Jemusse Abel Egidio Vaz estes sao varredores de estrada nada tem de administraçao transparente da coisa publica. Grave este comportamento. Um aniversario so porque ha refeiçao nao faltam...

15 saat


Tarcísio Azevedo


1 · 15 saat


Amos Junior Maunze Hoje ilustre foste sincero e honesto no seu post

15 saat


Jorge Matine A TVM perdeu a oportunidade de prestar um serviço público.
Mas Egidio Vaz no chamanculo que eu conheço não é quem lucra com essa falta de profissionalismo da TVM e lá vive gente de todas as regiões de Moçambique.

3 · 15 saat


Amos Junior Maunze Yessaaaaaa

15 saat


Egidio Maliango k coisa

15 saat


Lourenço Cuanda Sheshe, as outras televisões são privadas e não públicas. Os nossos impostos uma parte deles são direcionados para o funcionamento da TVM...por isso falou-se da TVM e não outras.

15 saat


Ndimomwene João Dai vao dizer que eu Ndimomwene João me auto excluo ou sou malcriado? Essa gente nao presta

15 saat


Janeth Laice E Hamela Quanta tristeza meu Deus. Desejar a morte de alguém para ver como será a cobertura? Triste....

2 · 15 saat


Egidio Vaz Você também vai morrer. Não devia ser este o enfoque

15 saat


Janeth Laice E Hamela Não tenho dúvida. Esse hora pertence a Deus. ..mas não concordo que se chegue a esse extremo.

1 · 15 saat


Egidio Vaz Que extremo? Não antecipei a morte de ninguém. Apenas supus

15 saat


Janeth Laice E Hamela Eu não me referia ao seu comentarii e sim ao do Jorge António Calebe Kito.

15 saat


Paulo Isnard Não perco tempo com a tvm.Essa televisão não vale nada.

15 saat


Marcela Carlos Salomao Salomao concordo plenamente com sigo

15 saat


Betinho Uane Nada haver com tribalismo. Apenas a concorrencia foi mas esperta em afirmar que havia de transmitir em directo a serimonia. O que logo nao faz sentido seguir o mesmo passo. Eu penço assim.

4 · 15 saat


Abel Mouzinho Wasikete É nosso imposto. Exigimos

15 saat


António Gouveia II Pensas muito bem Betinho .

14 saat


Ernesto Nhaule Ilustre E. vaz, para mim, D. Jaime ate devia ser exaltado com heroi nacional. Arriscou a sua vida por uma causa nacional, a PAZ. Mas, como ele nao se simpatizava la tanto com os camaradas, nao era lambebota como alguns lideres religiosos...era frontal, corajoso e sem papas na lingua. Entao talvez isso pode ter pesado para a TVM nao dar conta da situacao.

2 · 15 saat


Azarias Chihitane Massingue Mas os camaradas estavam lá representados ao mais alto nível.

15 saat


Egas Macovela Efetema Macovela Eu acho que deveriam primeiro saber das razoes de tal sucedido antes de lancarem as pedras. Agora considero ipocresia e mas intecoes quando alguem que se acha intelectual anda a acusar publicamente as pessoas sem saber das razoes.

4 · 15 saat


Nelson Luis Tribalismo é uma realidade. Se fosse um do sul seria tolerancia do ponto Bandera meia aste Lutz nacional. Se falas assim tens razao. Qual é o seu apelido?

3 saat


Saide Bonifacio Agora já sentiu mesmo, nós "xingondo "já habituamos isso...

15 saat


Jose Waite So da para rir se e que na verdade o meu ilustre duvidava do status que os das regioes centro e norte sao atribuidos pelo os do sul do Save.
Veja que ate a propria divisao geografica esta escamoteada, para eles basta ter um sotac diferente e do NORTE, junta todos na mesma sacola e nao ha centro. O mesmo acontece para o termo xingondo para segregar-se deles.

15 saat


Moya Wanga Wanga Vc k comecou com esse papo d tribalismo nao esta bom da cabeça, estamos aki preocupados com assuntos mais serios como a situaçao politico militar k o Pais esta a passar e vc ainda esta falar d coisas sem graça nenhuma. Cresce le e veja quais são as prioridades k temos dentro do País.

15 saat


Abel Mouzinho Wasikete Tvm é nosso imposto

15 saat


Jorge Vicente Napoleao Prate a morte do arcebispo da beira na siginifica prate? Note que a paz perdeu um parceiro certo

15 saat


Nelson Luis Moya se nao tens nada de comentario cala boca. Seu lambe....

3 saat


Azarias Chihitane Massingue Shii, Dr. Me parece que zangou demais e ultrapassou a razão. Afinal de que tribo são os dirigentes da TVM? Será mesmo que o conselho de administração da TVM é constituído apenas por pessoas do sul? Na verdade há muita coisa que gostaríamos de ver transmitida por televisão pública e que não é. Não podemos empurrar sempre para questões de índole regionalista ou tribalista. Vamos sim crítica a nossa televisão pública, mas sem destruir tudo. Maputo, onde está sediada a TVM, há muito que deixou de pertencer a uma tribo, são muitos secretários de bairros que não são do sul. Admiro lhe bastante, mas me parece que aqui aproximou ao extremo.

5 · 15 saat · Düzenlendi


Egidio Vaz Se procurar saber, conhecerá quem é quem

15 saat


Nelson Luis Kual é o seu apelido azarias? Por isso k djakama pegou em armas.

3 saat


Douglas Harris Ainda não sentiste nada my brother...

15 saat


Sebastiao Jose Thomo Fikei muito atento PRA pelo memos ver em pouco menu to mais nha Esperanca foi sem sucesso.lamento

15 saat


Álvaro Xerinda


15 saat


Mondlane Dzowo Não e nada de regionalismo ou tribalismo, meu caro Egídio Vaz. Este caso e mais político que qualquer coisa. Basta recordar as reações que choveram quando Dom Jaime deu uma entrevista, se calhar a ultima, num jornal. Neste espaço muita babuseira contra a pessoa de Dom Jaime passou vindo as línguas da turma G40 e uma suposta professora Elisa Macaco. Triste.

1 · 15 saat


Bernardo Álvaro Rabucane Há quem sempre vem nalgumas acções políticas como exercício de dividir o país. Mas eu digo: o país já está dividido há muito tempo. E o que viu hoje é uma das manifestações de divisionismo propositado. O presidente da República esteve lá sim, mas a TVM tirou ele agora no telejornal. Se a TVM tivesse transmitido em directo, deixaria todos os telespectadores a ouvir e ver as diferentes mensagens lidas na cerimónia fúnebre. Não começou hoje, também aconteceu com Dom Bernardo Filipe Governo, o bispo emérito de Quelimane, quando morreu. Abra olhos meu caro Egídio Vaz

2 · 15 saat


Alberto Pawandiwa Para além de que se devia decretar luto nacional.

5 · 15 saat · Düzenlendi


Abel Mouzinho Wasikete Si fosse política estariam a lamber botas

15 saat


Sergio Rodrigo TVM transmitiu em directo sim.

15 saat


Egidio Vaz Viu sozinho. Kkkk

1 · 15 saat


Sergio Rodrigo kkkkkkk. ok mas tinha u tal de reporter a transmitir no jornal da tarde.

14 saat


Francisco Sousa aonde?

14 saat


Nelson Luis Para sua casa e fanilia lambe.......

3 saat


Atencio Malate Nao agitem o pais. Queremos paz

1 · 15 saat


Nelson Luis Na sua casa mocambique nao tem paz. E voxe pede? O j xtas a fazer para pedir a paz?

1 · 3 saat


Evanex Saboroso TVM1 e TVM2 não vejo a 2anos. Saudades de RTK

1 · 15 saat


Tassara Chapingua Este não é assunto para nós asdustarmos. É mais que claro!

15 saat


Helio Paulo So da pra rir deste post ultrapassou o ridiculo, admiro gente k fala de tribalismo, regionalismo, etc pk na cidade de maputo por ex grande parte da pop nem e da cidade de maputo no governo grande parte dos quadros nao sao nativos da regiao sul ate na universidade ha docentes que nao sao do sul apenas escolheram nao voltar pras areas de origem. Os que mais criticam sao os que mais tentam fomentam o tal tribalismo isso em mocambique nunca teve eco e espero que continue assim nao somos e nem queremos ser o Ruanda. Moz e do rovuma ao maputo do zumbo ao indico e essa mistura de etnias, linguas, etc sem essa mistura nao existe mocambique

4 · 15 saat


Sergio Chone Mufume Gito Para você vê de bons olhos o que a TVM fez hoje?

14 saat


Renato Miguel Bravo!! Foi motorio sim k tvm nao estava tranmitir aquele acontecimento, mas nao podems logo correr em pensar no tribalismo! Pode ser k haja outro motivo k a gente nao sabe!!

14 saat


Francisco Sousa viver na cidade de Maputo é alguma coisa?
Quantos do sul estão aqui no centro até criaram pequeno aglomerado, como por exemplo na Beira tem nhamudima , espangara, tem tanta gente do sul mas continua o tratamento desigual no dessa camada.

13 saat


Quilicha Lino Nhassavele Tb senti falta da tvm e chato

15 saat


Nuno Duarte Elton Darice

15 saat


Ibrahimo Carimo O Don Jaime já respondeu ao seu trabalho de quase 30 anos pela paz e amónia dos moçambicanos dizendo:
VOCÊ PODE TICAR TODOS OS TAMBORES DE MOÇAMBIQUE NINGUÉM TE OUVE. .
Isso quer dizer que eles são surdos, mudos cegos e eu acrescento: E BURROS! !!!

3 · 14 saat


Egidio Armando Missage Meu Chara! A TVM fez o que é de costume. Por isso não tem muita audiência.

2 · 14 saat


Matias Chapungo ??????!!!!!!!?????!!!!!!

14 saat


Jaime Mangaje E verdade

14 saat


Fernando Sousa Tribalismo destroi Mozambique. Todas tribos. Mozambicanos. Seja ajaua nianja macua. Maconde. Cena. Manhambane. Ladim. Tudo. Cidadaos mozambicanos. Obscurantismo. Nao nao nao

14 saat


Maico Jose Vontade Vontade Ya eu tambem achei que TVM pudesse transmitir tudo como fez com Mandela. Ao enves de transmitir o velorio do DOM JAIME, assistiu-se TOM AND JERRY.

1 · 14 saat


Joaquim da Costa Manuel Mageta Taque, Chande Puna, Zarito Mutana, o mano Alex Paulo Dos Anjos precisa ler isto e perceber que Moçambique, não se resume em Maputo. JC

1 · 14 saat


Deviz Ngaleza Asusse Lamentável

14 saat


Elton Darice Hoje concordo com sigo sem espinhas...

1 · 14 saat


Rui Tenreiro Egídio Vaz, não será simplificar demais esta questão pondo isto de forma regional e tribal? Há ambição política que não leva em conta o regional e tribal, preparada a tramar até o próprio primo que se oponha aos objectivos pessoais ambiciosos. E isso não é regionalismo — apesar de sofrer de outros defeitos bastante graves!

1 · 14 saat


Ricardino Matusse Egidio vaz, só agora se apercebeu da orientação tribal da TVM? Nem sequer, se dignaram a homenagear o homem que deu tanta energia por este Pais.

1 · 14 saat


Alvaro Da Paz Felix Egidio,Egidio!!!so não vê kem não ker!!!

14 saat


Paulo Gundana Quando o povo e ou nao e patrao!

14 saat


Victorbachè Abdala Observacao tardia

14 saat


Imtiaz Satar isto ja é sabido TVM nunca foi o q se fala sempre esteve pra uma minoria ate deviam mudar de nome pra televisao e minha so falo quando eu quero

14 saat


Sandra Trabalho Falou e disse tdo

14 saat


Unimoz Anjura Anjura Egídio Vaz, hoje tu foste tão sintético, gostei da tua observação, afimsl

1 · 14 saat


Aderito Conceicao Nao transmitiram porque estavam busys em mostrar o percurso artistico brilhante da melancia de moz.

1 · 14 saat


Anisio Vaz


13 saat


Senito Dalas Cadango Egidio Vaz Quase perdi fôlego de tanto e tamanho desapontamento dessa cruel verdade. Aliás, penso que as verdades doem quando não ditas. Felizmente, tens-nos abrilhantando de tantas verdades aqui nas redes sociais e não só, conseguem ter uma visão mais ampla de determinados assuntos de índole nacional

1 · 14 saat · Düzenlendi


Sheshe Macamo Devemos procurar saber o Significado da palavra tribalismo antes de usarmos. Em qualquer ponto de moz a gente de todo lugar a viver livremente. Em qualquer empresa em moz há gente de todo lugar. Em qualquer lar de moz e gente de todo lugar. Vamos lá nos preocupar com outras coisas

2 · 14 saat


Raquel Ucama Mentira... eu ja senti estigma em Maputo e meu irmao melhor estudante d provincia da zambezia em plena televisao prometeram dar bolsa p o estrangeiro fazer ensino superior mas nao deram fez n uem e foi melhor d curso d economia deram lhe emprego como premio so k no emprego mandavam lhe tirar copias e fazer jobs dos outros k nem era area dele durante 6meses ele abandonou hoje arranjou um emprego onde valorizam seu trabalho sem ser descriminado e chamado d chigondo. Trabalha com britanicos...

14 saat


Raquel Ucama Se vc nunca sentiu n pele ha pessoas k ja passaram por isso. Nao generalize vivendo a vontade fale por ti.

14 saat


Raquel Ucama Com k coisa devemos nos preocupar? Pais sem uniao nao vai p frente, se conterraneos se discriminam imagine estrangeiros vao fazer UK? Numa casa quando os irmaos nao se amam impossivel haver felicidade e harmonia...

2 · 14 saat


Sheshe Macamo Acho que isso só aconteceu por ser da Zambézia? Achas que alguém de Gaza nunca teve uma promessa não cumprida ou um emprego infeliz? Meu irmão pensa bem, tu é que tens tribalismo no coração a ponto de pensares que qualquer azar que te acontece é por seres da Zambézia

4 · 14 saat


Raquel Ucama Vc sabe bem do k falo... nao vamos entrar em detalhes aqui. Muitos Sabem disso... podem fingir mas existe. eu nao sou homem.

1 · 14 saat


Raquel Ucama Emprego infeliz nao se resume e ser chamado de chigondo enquanto a pessoa tem nome e nem se isolar dizendo k nao s mistura com gente k nao fala sua lingua.

14 saat


Pita Fundice Ha anos o proprio zambeziano (Chuabo) levou porrada em massa com os Sena. Foram mandados embora. Pergunte os seus avos vao te explicar. Isso nao e tribalismo entre pessoas do Centro? O meu irmao foi tambem o melhor estudante de Psicologia Escolar na UP-Quelimane com 16Valores mas o premio foi entregue a alguem da Zambezia k tinha 15valores. Entao devo dizer k n foi dado por ser de Manica? Isso ja e tribalismo?

1 · 14 saat


Unimoz Anjura Anjura Queria dizer afinal tu es idóneo e verdadeiro académico? onde é que deixavas as coisas?

1 · 14 saat


Maria Filomena Rassul


14 saat


Dinis Mendes Meu irmão não conta com a TVM para nada. Para mim é como se ela nem existisse porque não assisto

1 · 14 saat


HA Matola Egídio, vi aqui no Facebook num post de um iluminado, que a morte do Dom Jaime não passa de um acontecimento banal, razão pela qual o Governo não ter decretado luto nacional. Se calhar a TVM segue a mesma linha de pensamento. Muito triste.

2 · 14 saat


Jaime Micael Souto Tembissa Egídio Vaz, o senhor é bem " rodado". Este problema não é de hoje...! Desenvolva outros temas...

2 · 14 saat


KingKinho Vasquinho Eu iria mais pela linha editorial da TVM talvez seja contra os não alinhados com a governação do dia e isso é natural e conveniente para um órgão de comunicação dw massa

14 saat


Filho Do Cinzentinho Exato.

14 saat


Claudio Amade Seria errado apontarmos o sucedido como um acto tribalistico ou regionalistico meu caro Dr. Analisando os feitos do malogrado na luta pela paz eu diria que Dom Jaime devia sim ser exaltado como figura emblemática e heroicamente enaltecido porém, a inclinação política deste não o prestigiou a tal feitura e porque as instituições estatais tem cores políticas e defendem os interesses do governo do dia nao aceitando ideias contrarias ao sistema, logo não seria apropriado a TVM faze-lo.

2 · 14 saat


Jose Mucavele Mucavele Egedio vaz Respeito muito a sua opiniao ,é verdade q não transmitiram so nao deves meter em cena pessoas q nada tem haver com aqueles servidores públicos

14 saat · Düzenlendi


Jerry Aleixo Voces sao tribalistas. Esperamos que Dhlakama nos divida completamente com a regioes autonomas. Tams cansados de vós!!!

11 saat


Horácio Allan Costa Se eu chamasse TVF teria razao.

1 · 14 saat


Da Julia Sheilany Infelizmente é a pura verdade....

14 saat


Silvério Obedias e muito triste termos uma televisão como a TVM em Moçambique.

14 saat


Eduardo Ponzole Este debate e importante, mas alguns perdem o foco do post.

14 saat


Francisco Pacheco Chigogoro Se o Presidente da republica fosse homem de caracter,varria toda direccao amanha, porque toda a frelimo estava la no funeral

1 · 14 saat


Margarida Carlos Eu não vejo TVM ha anos ........

2 · 14 saat


Francisco Sousa Eu também

14 saat


Arlindo Francisco Com esta postagem meu caro ilustre Igidio Vaz espero que consiga perceber o quanto a sociedade clama por um tratamento justo por uma causa justa na abordagem de assuntos que mexem com a sociedade em geral. A nossa TVM sendo um canal público tem uma obrigação de informar com isenção.

3 · 14 saat


Sidonio Bras Kakakaka TVM Televisão da Mafala kikikili

14 saat


Maria Filomena Rassul 100 comentário

14 saat


Margarida Jose Xavier pura verdade se fosse um machagana ate serua sepultado praca dos herois mocambicanos, chigondo logo da beira ci

1 · 14 saat


Chadda Cossa Mr. Egidio, é mais uma vida k se foi. Lamentamos por isso. Mas nao digamos obreiro da paz pork ele nao foi nada disso. Kem ker paz aconselha as duas partes a se entenderem. Este nao foi o caso. Ele parava de um lado e atacava outra parte. Ele foi promotor do conflito, embora de forma indirecta. mesmo assim era criatura de Deus, por isso paz a alma dele

1 · 14 saat


Arlindo Francisco As vezes o silêncio quando temos desaforos é aconselhável para não cairmos no ridículo

5 · 14 saat


Manuel Ouana Nada haver sr Arlindo Francisco

14 saat


Francisco Sousa Só podia ser você fomentador do tribalismo, a dizer isso se até no discurso do PR disse que Dom Jaime foi obreiro da paz.
E quem é você pra dizer que ele não foi obreiro da paz?
Ele falava à verdade, pois eu já ouvi ele a criticar o próprio Dhlakama.

3 · 14 saat


Sérgio Faria Tá mentir você C . Cossa. .. actualize _ se melhor...

1 · 14 saat


Chadda Cossa Francisco Sousa pork dizes "o proprio Dlhakama"? Nao é pork vc tambem ve k ele nao era imparcial?

14 saat


Jerry Aleixo Essas palavras só podiam vir dum tal de Cossa Cossa. Essa é a maneira de pensar de todos sulistas.

11 saat


Joaquim da Costa De boca fechada não entra mosca ó Chadda Cossa. JC

1 · 4 saat


Chadda Cossa Tal como racismo, tribalismo deveria ser crime em Moz e os irmaos Joaquim da Costa Jerry Aleixo deviriam ir a cadeia. No meu comentario nada teve a ver com regionalismo ou tribalismo e nada sei sobre a naturalidade do tal arcebispo. Apenas referi-me a...Daha Fazlasını Gör

4 saat


Joaquim da Costa Procura informar se antes de dizer coisas que não sabes. JC

3 saat


El Patriota Cala-te Cossa!

1 · 2 saat


Naine Mondlane Revoltante!!!

14 saat


Domingos Cruz Infelizmente. Até houve uma outra estação televisiva que no dia anterior veio ao terreiro, na voz dum quadro sei posicionado na cidade da Beira, prometeu transmitir em directo toda a cerimônia, mas na realidade só transmitiu uma parte.
Esse prometeu lebre e vendeu gato.

14 saat


Ramalho Edson Paris Calma Egidio Vaz ainda vais te surpriender este è apenas um cheirinho da carta aberta e da vergonha que ainda esta por vir. ..triste e vergonhoso

2 · 14 saat


Carmen Fumo Pior de tudo é mexerem consigo... sem fazerem nada.

1 · 14 saat


Ramalho Edson Paris Kkkkk essa sim

14 saat


Inacio Ernesto Mazive A TVM só existe para transmitir eventos que acontecem na Escola de Formação do Partido Frelimo.Aí sim,há sempre condições para os telespectadores assistirem em directo.Esta televisão ainda falta muito para ser pública.

1 · 14 saat


Jingo Alberto Joao Quando outros reivisicam isso(tribalismo)sao respondidos a balas,M'bke xta doente

14 saat


David Sebastião Nhamunda Simango Mas si fosse o tal Dom Dinis a bandeira poderia estar a meia astro. Comparando os efeito de Guebuza, Nyusi nada se compara com Dom Jaime. Efeito politico na base de regionalismo, tribalismo, racismo e lambebotismo nao da . Afonso tem razao

2 · 14 saat


David Manganhela Não são só tribalistas. São também uma vergonha no Jornalísmo Moçambicano. Seria informação a transmitir se fosse pra transmitir sem provas que " homens armados da Renamo foram atacar". São como bem o disse Albino Magaia e passo a citar " Jornalistas preocupados com Moçambique e seu futuro"

1 · 14 saat


Mohammade Carlos Carlos so consegues ver isso alias tudo isso agora? Egidio

1 · 14 saat


Afonso Luis Munambo voce que tinha pago as dispezas disso se alguem ser poblicado na tvm pagou para ser isso mesmo

14 saat


Narcísio Mula Eu te dou razão. Mas para não errar, prefiro ler as tuas próximas publicações..

14 saat


Francisco Sousa Dr Egídio isso de ser chingondo , acaba sempre assim.
mas de outro lado a própria TVM já perdeu audiência, se estivessem a transmitir também, muitos iriam ver a cerimónia na Stv, porque a qualidade é melhor .
Eu pessoalmente já não assisto a TVM

2 · 14 saat · Düzenlendi


Esperanca Felix Concordo plenamente consigo Egidio Vaz. Isso acontece e vem acontencendo mais enfim, e o nosso Mocambique real. Nao foi so consigo mais mexeu com muitos. Outros preferem n se manifestar mais q o desapontamento e maior e. Nao resta duvidas q o homem q se foi n deixara nunca de ser o obreiro da PAZ.
.

1 · 14 saat


Avelino Raimundo Miguel lastimável

14 saat


Narcísio Mula E sou de Maputo, mas lamento sentir que te sentes injustiçado apenas hoje. Mas não apenas pelo regionalismo a que te refere

14 saat


Elias Jo Socoia Srs ,para a pessoa errada VC nunca terá valor,mas p a pessoa certa vc serás tdo.

14 saat


Zacarias Costa Fortuna TVM TeleVisao de Maputo

1 · 14 saat · Düzenlendi


Alexandre Samuel Chemane Eu não vejo TVM a bastante tempo por não comungar a sua linha editorial

2 · 14 saat


Moty Farida Concordo meu primo.Como tu,sindo me triste e cada vez+ frustrada com o caminho que pelo qual se optou por guiar esta Nação.

14 saat


Oscar Joaquim É triste ouvir pessoas afirmarem que ele não foi obreiro da paz. Os acordos de Roma foram pela coragem de Chissano em pouco se lixar com os que diziam que não apertavam a mão a um bandido e morreram e o bandido ficou e também a coragem desses católicos afros que optaram por tocar na ferida para cura la. É preciso que haja gente a dizer as trafulhas da Ematum, EDM, Cabora Bassa, Pro savana etc. Que haja mais gente como esse bispo

3 · 14 saat


Joaquim Gonzilla A prova só pode ser esta.

14 saat


Oscar Joaquim Indiquem me um fracionário mencionado nos ditos livros de história de Moçambique do nosso pobre ensino geral e técnico

14 saat


Jerry Aleixo Ninguem! O proprio Andre Matsangaissa que a cara dele apareceu na antiga moeda asteiando a Bandeira, ja nao é citado no livros e muito menos na arena politica. Talvez seja por isso que baniram akele metical.

11 saat · Düzenlendi


Oscar Joaquim Dizia racionario

14 saat


Oscar Joaquim Que seja do sul

1 · 14 saat


Mauro Limpo Concordo plenamente com mano Egidio Vaz

14 saat


Elias Jo Socoia Não se preocupem com os homens aki na terra,o Arcebispo Don Jaime,já fez o k tinha k fazer p este país.o resto Deus tá acima de tdo.

1 · 14 saat


Milton Natividade Vaz, o que te surpreende ainda neste vale de abutres???? Fico sinceramente arrepiado com este andar das coisas..... O aniversário do tal de presidente, aconteceu numa altura em que centenas de moçambicanos clamavam por ajuda...... Estas centenas estavam a sofrer com as cheias desse tal ano............ Não é a TVM só, e todo o Sistema do Aparelho do Estado!!! Abraço a mudança das mentes, de atitude..... dos moçambicanos!!!!!!

2 · 14 saat


Afonso Luis Munambo voces tinham pago as dipezas na tvm ou pidiram para se trasmitir isso ?

14 saat


Raul Figueiredo Tvm é publica. Não de um punhado de gananciosos. Impostos pagos por nos fazem funcionar essa tv

3 · 13 saat


Afonso Luis Munambo pediram para publicar e nao aceitaram ou o que foi para podermos criticar ?

13 saat


Vasquinho Gimo Afonso és burrinho mesmo

1 · 13 saat


Afonso Luis Munambo brigado voce que es sabio ,mas nao veju nenhuma culpa minha por perguntar

13 saat


Pentecostes Mumba Nellyto Mumba eh k vc perguntou cm abuso coisa k nao sabe

11 saat


Jerry Aleixo Esse Munambo o nome dele devia ser Mwanambua.

1 · 11 saat · Düzenlendi


Luis Mola So posso rir

10 saat


Manuel Ouana Esses vosso comentarios meus caros sao proprios pra desordem instalada n pais e nao ajudam em nada pra a pacificaçao do pais. Uma coisa nao tem nada haver com outra sr Egidio. Vamos pensar em coisas que vai nos ajudar a alcançar a tao almejada paz que todos nos independentemente na nossa filiaçao partidaria, origem etnica, raça e ou religiao. Viva paz irmaos....

14 saat


Francisco Sousa Você acha isso pouco?
Exclusão social é o que?

2 · 13 saat


Manuel Ouana A nao transmissao do velorio de dom jaime...ja é suficiente pra te excluir meu caro? Vamos la ser coerente nas nossas abordagens irmaos....

13 saat


Jerry Aleixo Para mim é muito triste e vergonhoso. Até Eusebio que foi futebolista que tinha mudado de nacionalidade teve um velorio de cobertura nacional. Pouca vergonha mesmo. Precisamos da divisao desse país para ficarem a vontade.

1 · 11 saat


Mauro Limpo Soh lamento por mano Egidio Vaz ter descoberto somente hoje que a TVM eh orgao de propaganda de alguns Senhores e nao imprensa

3 · 14 saat


Arlindo Langa Caro Dr. Egidio Vaz , posso compreender a tua frustração pelo interesse que tens em mostrar se na televisão todas as fases do funeral do Arcebispo Gonçalves. Entendo! Eh amor! Mas já não entendo quando fala de regionalismo, de tribalismo da nossa TVM. Qual é a tribo da TVM??? Como é chamado para o barulho o Bispo Sengulane? Que ele tem a ver com a linha editorial da TVM? Caro amigo EV, se sentiu alguma vez tribalismo ou regionalismo na pele como afirma, certamente que não foi pela TVM, busque explicação para suas frustrações noutros horizontes. Conselho de amigo, muito amigo. Um abraço!

4 · 14 saat


Vasquinho Gimo Arlindo langa cuidado no q escreveste mal

13 saat


Pentecostes Mumba Nellyto Mumba mas a pergunta k nao ker calar é se até jogo de mocambola na Beira, transmitem.
transmitiram em directo o funeral de Malangatana e heroi nacional foi proclamado...penso eu k ha uma tentativa de minimizar o papel d d.jaime na pacificação do Pais e liberdade de expressão no pais.

12 saat


Jerry Aleixo A tribo da tvm é a de toda regiao sul. Se fosse o traidor do Sengulane teriam lhe acompanhado até com bandeira nacional e deixavam a mesma na meia aste. Mentira???

1 · 10 saat · Düzenlendi


Timotio Jose Mugaua Dr so viu isso hoje o tribalismo e DNA do pessoal do sul por isso não se surpreende

1 · 14 saat


Hawad Jaurêncio Hawad Timoteo não pense desta forma porque nem todos nós do sul somos assim.

1 · 13 saat


Armando Domingos Não há regionalismo possível, aquela foi e será uma figura de dimensão Nacional, talvez há uma tendência de exclusão política porque ele era pela democracia e descentralização; agora, transmitir seu funeral como não, isso muda nada.

1 · 13 saat


Antonio Manuel Massada Characteristic dos incompetent

13 saat


Valge Mario Vasco concordo contigo ixo nao xe faz

13 saat


Mauro Limpo Oscar Joaquim, eu pude confirmar isso do Tomas Viera Mario hoje na STV, porem as suas palavras foram fustigada pela sabedoria do Filosofo Nguenha!

1 · 13 saat


Carvalho Dunga Não têm qualidade para transmitir ( alguma vez TVmerda ) já transmitiu algo fora da cidade de Maputo com respeito e qualidade merecida

1 · 13 saat


Ercilia Macamo Kkkkkkkkkkk

7 saat


Angelina Mutengo Caro Igidio vaz! Este preconceito de regionaslismo, chingondismo e mais outros atributos que aqui prefiro abster me de mencionar. Faz parte dos modos vivendis de muita gente da zona sul. A tvm tentou transmitir Parece me que recebeu um ultimato. Me perdoem ma's este fenomeno e grave. Pelomenos eu vivo no sul desde os meus 5 anos e sei o que ja passei. Ate diziam que eramos gente das montanhas, la nao haviam casas. Enfim!!! A gente so olha. E ainda vao por o nhusy pedra no sapato para dizer que chingondo nao tem capacidades para governar. Quem viver vera! Kkkkk

11 · 13 saat


Evaristo Cumbane Amigo vaz...tem toda a razao. Tamos mal

1 · 13 saat


Marcelino Seda Se fosse Singulane a coisa seria outra

13 saat


Andre Gandi isso conflito regionais, tarde ou cedo Mocambique tera conflito regional. Virao onde Renamo tem razao? Centro e Norte sao celeiros de Elite do sul, meus irmaos que estao no governo deviam ver isso.

13 saat


Felizardo Chiundiza


13 saat


Titos Sentinela Não é de adnlmirar,pois a TVM é tutelada pela imandade dos comunistas Frelixos. Não te esqueça k a propria Frelimo esta por de tras da morte do grande homen da paz"lembre-se nos ultimos comentarios do malogrado k mto mexeram nps camaradas

3 · 13 saat


Sergio Macauze Eu so nao entendo as pessoas foram dadas a opcao de escolha se nao gosta decha para quem gosta a tvm nao trasmitiu mas a stv fez o seu papel

1 · 13 saat


Azarias Chilengue Um funeral não é uma evidência tribal nem regional. O importante a reter foi o contributo do arcebispo no país. Penso que as televisões actualmente fazem as coisas sempre buscando lucro e quem pagou para tal? Respeito a opinião mas vamos a fundo do assunto não das paixões.

4 · 13 saat


Jerry Aleixo Nós ja vos entendemos camaradas do sul!!! Fiquem tranquilo. A esperança é a ultima a morrer.

1 · 10 saat


Bernardino Victoria Augusto ...quem pagou para tal? -Os nossos impostos. Por isso exige-se mais da TVM e nao dos outros canais.

1 · 2 saat


Octávio Zimbico A TV/// não faz as coisas ao acaso. Ela cumpre ordens de alguém. Se esse alguém não quis a transmissão do funeral de D. Jaime, é claro que a TV/// não podia transgredir porque a transgressão leva à punição.

1 · 13 saat


Titos Sentinela Os camaradas estam a procura da hiena,sendo assim tdo coelho k for por eles interpelado sera aniquilado. A Frelimo é k faz a Frelimo é k fez

13 saat


Marques Bráz Bráz Eu nunca quis me meter nos assuntos com o cunho tribal e regional. Mas hoje também senti a falta da propalada unidade nacional. Só isso.

3 · 13 saat


Benjamim Agostinho Mucopote A moldura humana que la esteve,demostrou quao querido era por todo povo de moz...pra mim a TVM nao fez falta.Que continue atras de ordens-partidarias.Ja nao notamos presenca ou ausencia desta televisao

4 · 13 saat


Félix Socre Dom Jaime, homem de caracter.... Doa a quem doer...meu idolo...pela paz

6 · 13 saat


Pedro de Sousa Eu nem keria comentar. Mas, primeiro, nota 19 p si Egidio Vaz. Depois dar zero, zero e zero mesmo p a tvm e RM p nao terem feito nada, qndo sobrevivem dos impostos de todos mocambicanos. Vergonhoso, nao e?

1 · 13 saat


Miguel Manuel Nhacanhaca Muita vergonha, para tv que se diz ser publica.

1 · 13 saat


Elisabet Jhon Madara Este país tem dono, e nem sabem fingir, casamento da filha de guebuza td Moçambique ficou a saber dos canais televisivos(TVM)

3 · 13 saat


Klesyu's Valdemiro E este foi é um dos marcos para se alcançar a paz.

1 · 13 saat


Sv Miguel Artur Aprovado e confirmado .

13 saat


Carlos Felisberto Sozinho bando de covardes

1 · 13 saat


Domingos Gundana Estas de parabéns irmão sei que sempre soube do verdadeiro país que vives apenas deixavas de lado essa realidade e se hoje tocou já é um bom começo. A quanto tempo os moçangodos vivem na pele a discriminação?

2 · 13 saat


Zeferino João Boa noite caros compatriotas. Eu. Sinto que sou pequeno e o normal quando os pequenos dizem algo nao nos entra pela cabeça. No passado me insurgi, usando esta plataforma, por esse comportamento dos gestores desta chamada tv publica. Todos os eventos de caracter nacional e julgarem que merecerá atençao é algo a ser excluido na programaçao perfere um programa

13 saat


Zeferino João Sem relevancia para nós. Lembrem de que " o vadio perde se e o escravo liverta-se"

1 · 13 saat


Jaime Joao Baptista Maya Mbuya. Mwa fungula masso.

2 · 13 saat


Jaime Joao Baptista Maya Pra TVM evento de grande envergadura é quando sao assuntos de Maputo ou de dirigentes da Frelimo. Quando o asdunto é mesmo serio eles poe Tony e Jerry. Vergonha.

4 · 13 saat


Patricio Zucule Parceiro em grande desabafo. Kkkkkkk
Te picaram parceiro.

1 · 13 saat


Bombizit Ententerment Ya isto xta mal, nen keria comentar pr da minh boca vai sair verdad enquanto a verdad maxuca, os da tvm gostam ds pessoas k sabe k fazm part dels k sao crucos "curuptos", pelo o q eu sei este bspo nao fazia part dele,

1 · 13 saat


Abdullah Afonso Aba TVM estava a transmitir tom & Jerry

2 · 13 saat


Messias Uaissone Mas quando morrer aquele irmao do Presidente angolano sem ser angolano ai sim, vao passar o dia todo a transmitir.

1 · 13 saat


Diovargildio Vasco Chaúque Sou de Maputo mas concordo plenamente que o conceito de Unidade Nacional parece ainda uma utopia.

7 · 13 saat


Sandra Ana


12 saat


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Demorou ver,+ ja é bom embora tard.

1 · 12 saat


Albino Chano Sem comentario. Sei k pessoas houve que fizeram km e km. Na minha ignorancia nao sei de facto quantos, mas sei que km foram.. Sim, fizeram e trouxeram discursos tanto iu quanto interessantes, mas com unico objectivo: Confirmar o calar de mais uma voz incómoda. Mas a TVM, a nissa Televisão, esteve presente na cerimonia. Então, se de facto não transmutiu, porquê? Esteve na cerimonia para fazer o quê. Tribalismo? Regionalismo? Não creio. Mas...

1 · 12 saat


Ioyta Lucia Será por ser Chingondo,ou simplesmente por não ser da FRELIMO?

12 saat


Loló Ubisse Por nao comungar com os ideais s Frelimo sim

12 saat


Chin Jao pode ser, vezes sem conta os seus discursos feriram o partido, e algumas que apareciam chefes do partido a contraatacar o dom jaime

11 saat


Nelson Junior .....e falam de unidade nacional!... Finalmente espero que desta vez compreendam duma vez pra sempre..nada mudou!....

12 saat


Tonny Tiago Exe e o PAIS de PANDZA meu ermao tamox entregues

12 saat


Dercio Muchanga , .

12 saat


Nelson Junior Infelizmente o maluco do lider da renamo tem uns pontos que precisam ser analizados....talvez ele tenha razao

5 · 12 saat


Mestre Jojo Neste momento o importante è não olhar esses caso particular à outros foruns que ferem a Unidade Nacional .Posso sim dizer que é caso de Um Canal e Estação Frelimizada .Certo?

2 · 12 saat


Augusto Cordar por isso ja me afastei dela! não veijo nenhum prog da tvm até pq a quality está muito a desejar.

2 · 12 saat


Izilda Savio Por isso k eu kero voltar pra minha terra. Ja senti na pele por ser d Nampula e ser humilhada

5 · 12 saat


Moises Chenene Infelizmente a quem não vê tudo isso e insiste no lado errado.

4 · 12 saat


Magacebe Majacunene É muito cómodo teorizar.Mas a justiça só vale quando aplicada justamente.A TVm não ficou bem na fotografia.A Paz constrói-se com atitudes e exemplos.Assim não.O Presidente da República esteve presente e estranhamente não foi motivo obrigatório para transmissão.No aniversário da TVM o Senhor Presidente chamou atenção para o canal seja um factor de coesão e nunca uma arma de arremesso.Moçambique não merece isto.Entristece .

5 · 12 saat


Mbilo Yako Kwetsima A minha, a tua e a de todos seres pensantes são tribalistas, a partir do momento que existimos, achamos sempre que pertencemos a algo, alguém ou a um lugar. Mesquinho, egoísta e de singular comportamento apartado. Eu cá, não vejo nenhuma relação no queestá aqui dito com o que houve...
O que sei é que neste país é do tipo "Marido e Mulher, 3 filhos biológicos, 2 enteados, 3 primos, um cachorro, 2 gatos, e 3 patinhos, a viverem sob o mesmo tecto."

12 saat


Aderito Sinala Ha quem ainda se da o trabalho de assistir a TVM? Pra me só se for pra ver futebol.

2 · 12 saat


Aurorinha Ernesto Verdi Em fim...

12 saat


Alio Raul Tvm 35 anos
O primeiro canal
Sempre nos momentos marcantes.
Tom & Jerry
Se for Singulane sim o país vai parar já que ele faz parte da linhagem..!!!
País de pandza.

6 · 12 saat


Nelson Badaga Badaga Depois de passar o sabado com amigos chego a casa ligo a Stv- Em Análise: Vida e Obra de Dom Jaime Gonçalves Enquanto isso a Tv dos nossos impostos: Frederico Costa em Convívio

5 · 12 saat


Nelson Bester Miguel Tudo dito com logica.

12 saat


Armando Serra Mucamba Toda coisa pública está partidarisado. ...Rm, Tvm, polícia, justiça...

1 · 12 saat


Marta Silas Kkkkkkk outras coisas Nelson Junior

12 saat


Person Canavaro Mabunda Mabunda ?????

12 saat


Bernardino Victoria Augusto ...E' a triste realidade que materializa a dissonancia entre o que se DIZ (politicamente correcto) e o que se FAZ. E' verdade sim que o complexo regionalista e tribalista (diga-se tambem de superioridade) de gente nao xingondo existe sim. Essa e' so uma pequena amostra publica. E as que nao sao publicas?

12 saat


Marta Silas Kkkkkkk Mbilo Yako Kwetsima foi boa

12 saat


Marta Silas Eu nao tenho comentário

12 saat


Luciano Gambeta Nao se trata de todo isso.mais sim deixar o espaço de outras televisoes mostrarem o que valem para o bem do pais.tvm esteve la fez o seu papel

1 · 12 saat


Pentecostes Mumba Nellyto Mumba por acaso a stv chega ao local mais remoto do Pais...A TVM nao tm k dar a espaço a ninguém mas sim fazer o seu trabalho

1 · 12 saat


Medina Conde Kkkkkk. ... mas Luciano você tem coragem de defender essa pouca vergonha??? Xiiii.... haja coragem irmão.

12 saat


Fortuna Dalice Manguinde Junior Nao duvido disso.

12 saat


Alberto Chambe Foi muito triste. Pude ver isso é não entendi nada. Alguma coisa falta na nossa televisão.

12 saat


Salgueiro Rodrigues Mapanga Estamos livre de expressar o que sentimos:
Mas isso de regionalismo ou tribalismo não concordo.
A STV estava a transmitir, nada haver com tribalismo.

3 · 12 saat


Filha De Jaguar Back A tvm n transmitio ele falou da tvm n da stv...

11 saat


Ussene Paulino Ussene O Egidio Vaz, conseguiu oqe qeria. Agitar o povo e qe pena ver p meu povo agitado...triste Egidio Vaz

5 saat


Salgueiro Rodrigues Mapanga Objetivo dele era ver TVM a transmitir?, que ridículo essa publicação.
Esse tal Egídio, só quero vos agitar e ele conseguiu.
Kkkkk,

2 saat


Calvino Cumbe Eu não tenho nada a comentar porque deixei de ver a TVM à séculos vocês sim comentem pois ainda pensam q é um canal público estão redondamente enganados aquele é um canal do partido no poder e o defunto nos seus últimos dias de vida só lhes criticava e como não era por eles era inimigo. Vou deixar-vos um conselho q resulta acreditem não assistam a TVM .

6 · 12 saat


Manuel Agostinho Mucauro Pena. Foi uma grande missa. Eu estava la. Pena.

1 · 12 saat


Soraya Cadre Podridão! !

12 saat


Joao Menete Na tvm, tava a dar roda viva

12 saat


Filha De Jaguar Back

11 saat


Cassamo Mamad Pois esqueceram se que a vida roda...

11 saat


Marlon Uache Egídio Vaz voltou a se mesmo... se um homem quero ser honrado nunca pode passar por cima dos seus princípios.

12 saat


Seda Seda Seda Kkk

12 saat


Eusebio Camilo Na verdade tribalismo e regionalismo existem bem e patente em Mocambique. No sul nao sabem que Centro e Norte pessoas que nascem duma mae igual a uma mae do sul. Por isso quem do Norte e Centro e animal porque nao fala Changana ou Ronga. O pensamento do Portugues que o negro nao pode auto governar se. Norte e Centro nascem para servir o Sul.

3 · 12 saat


Gloria Rosa Sibia TVM saio muito mal na foto. Mas todos nós somos moçambicanos povo irmão

4 · 12 saat


Fatima Chataica Meus Irmãos, pois saibam que os tais que vocês chamam de xigondos tem uniao.
Eu Acompanhei o funeral e os xingondos estavan lá bem cheios pra acompanhar o nosso pai, ele foi um presidente para o povo beirensse. O nosso conselheiro, lutador etc etc. Agora falar da TVM hummmm eu já nem me lembro quando é que parei de ver A TVM.

3 · 12 saat


Mobim Lda Coisas de moz. Quem luta pelo povo não é nada...mas se o assunto é do partido no poder ou seus comparsas apresenta...coisas sem fundamentos... Festas,casórios,aniversários dos dirigentes...

1 · 12 saat


Evans Malate Jr. Caro Egídio, a TVM transmitiu por 20 minutos no jornal da noite as exéquias fúnebres do grande Dom Jaime, entendo que a sede pelos LIKES seja grande, mas acredito que a vontade de comentar os assuntos "frescos" deve ser menor que a vontade de ter a informação inteira
NB: A TVM 2 transmitiu em directo.

Reflicta, não crie tribalismo e maus sentimentos, num paí já dividido.

Assinado: um grande fã seu

8 · 11 saat


Ussene Paulino Ussene É de lamentar a actitude do grande Egidio Vaz, torna-se mais lamentavel quando ele diz mexeu comigo.
Ele conseguiu fazer 2 vezes melhor oqe segundo ele a tvm fez, qe é dividir os moçambicanos por meio de um simples post e muitos o seguiram!!!

5 saat


Egidio Vaz Todos não viram, senão o senhor

1 · 5 saat


Bernardino Victoria Augusto ...talvez nesta "migracao do analogico para digital" o senhor tera visto essa transmissao de que se arvora, sozinho!

1 · 2 saat


Samuel Bernabe Pedimos demissão do PCA e do Director de Informação da TVM que envergonham o país e nem respeitam o Presidente da Republica

1 · 11 saat


Jerry Aleixo Isso até que nós nao queremos. Nós queremos nossas regioes autonomas e resto é convosco com a vossa tv.

1 · 10 saat


Bernardino Victoria Augusto ...va "sonhando" ainda nao e' "cultura" por aqui

2 saat


Domingos Atumane Nao tenho gostado de redes sociais,, mas ate aqui tem razao

11 saat


Orlando Alberto Milisse Deus lhe dê o melhor lugar para o seu descanso

11 saat


Rosario Marapusse Ilustre. Subscrevo, mas deixe o Dom Sengulane fora disto. Longa vida p ele!

11 saat


Teixeira Teté da Silva Eu não assisto essa TVF a bastante tempo, em fim também não é novidade isso já sabemos como aquela gentinha é.

1 · 11 saat · Düzenlendi


Higino Mucambe Caros não fervam em pouco água! Vocês e vossa mente é são tribalistas!!! Não que eu esteja a defender a gente do sul, o problema começa, comigo, contigo e conosco! A stv transmitiu... São vocês que querem e estão a dividir o pais com o vosso espírito de inferioridade.

1 · 1 saat · Düzenlendi


Pentecostes Mumba Nellyto Mumba acho k so saiu na sua casa

1 · 11 saat


Higino Mucambe Sim, pois estava com a TV ligada a conta de luz ainda está em dia! Se não pagaste a conta de luz é claro que não tens como ver a TV?

1 · 11 saat


Higino Mucambe Descontente!

1 · 11 saat


Abel Zico Você está a confundir espectaculo de Snop Dog Dog com exequias funebres do Dom Jaime? Ou pensa que so na sua casa tem acesso a tvm2? Palhaço..

1 saat


Higino Mucambe Palhaço é o nome que deram te depois de terem lhe parido.

1 saat


Johnson Simango <>

11 saat


Eugenio Jose Jorge Nhampossa verdade

11 saat


Jerry Aleixo Dhlakama deve prosseguir com a divisao desse país. Está demorar pah. Estamos cansados dessas humilhações!!!

1 · 11 saat


Anisio Vaz Alright. A vida é um jogo sem manual de instruções. Primeiro vem o teste e só depois é que vem a lição, a matéria para o teste.
O quê e que isso tem a ver com o "post" do Egídio Vaz? Só vocês é que sabem. Eu sou apenas um observador.

11 saat


Aboo Patel so a renamo vai trazer a paz social p este pais...

11 saat


Sambroera Fandanga Mentira isso. Burro

10 saat


Vina Oliveira Regionalismo?! Não concordo, acho que há outras motivações por detrás dessecomportamento; por mim acho que é político!

1 · 11 saat


Valdo Tomocene Política somente, ate k enfim concordei contigo.

11 saat


Vasco Junior Mucambe Yaaaaa.....estamos todos mal. Digo todos porque estamos naquela velha história do feitiço. Se não aconteceu é porque existe uma velha ou velho que enfeitiçou. Se todos pararmos deste tipo de análise negativa da coisa, ninguém terá tempo para pensar muito menos ver. Quem divide este belo Moçambique São estes tipos de pensar. Eu ouvi voz dum Dirigente da operação no centro num tempo cheias a dizer que no Sul não passavam a mesma situação apenas porque Deus infelizmente tinha começado pelo centro com as chuvas, mas logo à seguir foi no Sul, já não disse nada.
Irmãos Moçambicanos somos todos!!!! Parem com este tipo de análise, e olharmos para uma única coisa.....IRMANDADE!

3 · 11 saat


Ussene Paulino Ussene É preciso gente como Egidio Vaz perceber isso.

5 saat


Vasco Junior Mucambe Ó meu Deus! Aqui o apelo é de nós todos pararmos com esta mentalidade! Eu sou nascido do Sul e tenho a sorte de andar um pouco pelo Moçambique a dentro e vejo muita coisa louca. Os tais que não são do Sul estão em maioria em Maputo. Já pararam para imaginarem nisso?
Meus compatriotas, dispam essa mentalidade e mais, existe aquilo que acho ser vontade de gerar Polémicas e não PAZ de espírito!

2 saat


Vasco Junior Mucambe Dizia" da oposição "

11 saat


Serafim Serra Neves Sem querer ser advogado do Diabo acho ser muito conflituoso atribuir este (vergonhoso) acto, diga-se...perpetrado pela TVM, algo que tem a haver com o tribalismo ou divisionismo. A TVM está dissociada do povo em geral já a algum tempo. Se reparar nas grelhas de programas que ela apresenta nos dois canais fácilmente constatará isto sem nenhum esforço mental.
Se não me engano esta estação televisiva tem uma delegação em cada capital províncial, nelas, com certeza, há trabalhadores e responsáveis oriundos dessas respectivas províncias que bem podiam fazer valer as suas posições em defesa dos interesses sociais donde eles são originários. O que acontece é que a televisão pública Nacional é liderada por gente errada...e não tem seguido boa política de trabalho.

1 · 10 saat


Orlindo Vareta Vareta Estão a reclamar oque se não assistem tvm? Esquecerem que o estado é laico? Tribalismo não existe porque não conheço nenhuma província que vivem apenas os naturais. O governo é composto com gente de todas províncias. Tribalismo existe nas nossas cabeças e não na constituição da república. Em nenhum país do mundo teria ouvido q foi decretado luto nacional por morte de um bispo. Morreu Papa João Paulo ll o mundo inteiro decretou luto nacional? América hasteou a Bandeira? Não misturem política com assuntos religiosos por favor.

4 · 10 saat


Sera Olindio Procura se informar mais, aquele não só foi um simples bispo, os seus feitos pa Moçambique foram de merecer qe alguns ditos heróis qe nada fizeram

1 · 6 saat


José Luís O que acabaste de escrever nada tem haver com laicidade de um estado...o que Egidio Vaz escreveu vaz sentido sim...quantas vezes a TV/// transmitiu serimonias religiosas do sul? Homenagem a Dom Dinis Singulane foi em directo...nao se justifica esse distanciamento... Tribalismo existe e sentimos na pele.

6 saat


Sambroera Fandanga Não é regionalismo... Você é um agitador e promotor do regionalismo seu hipócrita metido a académico. Tuas intervenções não são dignas de um académico. Parecem mais de um mukherista frustrado com as alfândegas.(analogia) Tribalista es tu seu merda. Não existe tribalismo neste país...tudo não passa de discurso político para ganhar votos nos pleitos com base na ignorância do povo. Lamento pelos teus seguidores... Você é um académico pirata e protagonista... olha, eu me escuso de ser partidário mas já mais irei usar as minhas frustrações pra agitar um povo ignorante. Falta-te ética e visão na tua vida como académico. Pessoas como tu causaram o genocídio em Ruanda há 16 anos atrás. Seu tribalista. Eu amo Moçambique...

6 · 1 saat · Düzenlendi


Manasseis Nhachungue Desculpe mas é infeliz o teu comentário. Uma coisa é discordar com alguém, o que é até normal; Outra é atacar outrem com nomes pejorativos, o que não é ético.

Gostarias se por algum motivo qualquer, alguém te chamasse merda? É feio isso irmão.

1 · 8 saat


Aquino Silvestre Bem dito, são essas mentes poluidas que criam genocídios em África

2 · 7 saat


Celso Mazivila concordo sr Sambroera ...ha gente k tao tentando fazer campanha... e pk o povo e distraido e com sede acabam alinhando...

2 · 6 saat


José Luís Esse comentário foi infeliz, talvez o sr viva no estrangeiro, mas regionalismo existe meu caro, eu vivi isso ca em maputo e na função pública. Onde alguém te apelida de disconhecido so porque nao tens apelido forte (supostamente ). ..Nao quero argumentar muito, mas tribalismo é uma triste realidade neste país.

5 saat


Egidio Vaz Sambroera, o senhor é um hipócrita. E parece-me que a carapuça serviu. Eu conheço-o de nome verdadeiro. Bulshit

5 saat


Max Lee Esse velhote está frustrado, de verdade. Se não lhe agradou o post, não custa nada dar o seu ponto de vista que insultos. É esse o modelo que queres mostrar aos teus filhos e netos. Pensar diferente não é crime.
Já agora, o que o mukherista tem haver com isso? Isso mostra a dimensão do ódio que tens d nosso país e mencionaste, não somos todos ignorantes como pensas. Triste debater com classe baixa como esses.

1 · 4 saat


Silva Moiachenda Tudo isso por causa de um canal não transmitir em directo às cerimónias..se a STV transmitiu qual é o problema.pior seria se nenhum canal transmi te se..na nossa vizinha África de sul ou em muintos países de primeiro mundo ha cerimónias que são transmitidos exclusivamente pelos canais privados e sabe se que hoje em dia os canais privados tendem ganhar mais audiência e ninguém nestes países chegou ao ponto de falar regionalismo..os nossos cidadãos precisam de evoluir culturalmente...

2 · 3 saat


Sambroera Fandanga Manasseis...peço imensas desculpas pelo termos ora usados por mim. Deu uma ira ler esse post. Contudo vou editar e remover somente os termos insultoosos. Obrigado pela observação.

1 saat


Sambroera Fandanga Não transmitiu, mas isso não quer dizer q seja por tribalismo... Esse texto só demonstra total burrice e pensamento tendecioso desse daí... E fico ainda mais triste qnd vejo pessoas q deviam ter algum poder de análise tomarem discursos incendiários como verdade... Infelizmente as redes sociais estão a ser usadas para minar as mentes distraídas dos iovens moçambicanos, esqueceram-se de pensar e analisar as coisas com frieza...

58 dk.


Egidio Vaz Sambroera Fandanga esqueceste de falar coisas úteis. Falar do tribalismo e do regionalismo, apontando pessoas concretas é diferente de falar do tribalismo e do regionalismo no geral. A tua fuga para frente é que te prejudica, ao transformar um assuntoespecifico como se de acusação geral se tratasse. Não disse que os povos a Sul de Moçambique são regionalistas, senão não casava uma machope. Apontei claramente quem, na minha opinião é ou são e onde estão.

54 dk.


Jerry Aleixo Este país tem dono, e nem sabem fingir, casamento da filha de guebuza td Moçambique ficou a saber dos canais televisivos(TVM)

10 saat


Nelson Bester Miguel so se fosse da familia cossa, mandhate ou do rio save a ponta de ouro. xtariam logo presente e ate cara sem vergonha pagariam todas despesas funebre. mas por ser xigondo como eles tem xamado o pessoal da zona centro e norte mandaram paxear. TVM de Moz ou TVM de Maputo?

10 saat


Luis Mola "Ou os moçambicanos acabam com a guerra ou a guerra acaba com os moçambicanos". "Quando o assunto é a Paz podemos tocar, ao mesmo tempo, todos os batuques de Moçambique e ninguém nos ouve". D. Jaime Pedro Gonçalves

3 · 10 saat


Emeka Sekou Bulshit este comment, primeiros 30 minutes não se falou mais nada, está é uma das ações dos G40!

1 · 10 saat


Admiro Rafael Chemane Me custa entender q toda a bujardeira sai do pensamento dalguns mocambicanos. Qual das TVM vcs assistem afinal? Sentem prazer de manifestar tribalhismo ou regionalismo? Quem tem olhos de ver, com certeza viu, agora se o problema e recordar o chefe do Estado esteve no funeral do Goncalves. Caros, so p recordar, p quem assistiu aquela reportagem, as vozes de pesames vieram de todos os cantos do pais a exaltarem a maior dimensao do q ele foi. Parem de demostrarem comportamentinhos e deixarem os mocambicanos em Paz e procurem algo de util p fazer. Mais n disse

4 · 9 saat



Elcidio Machava Machava Pois. Ate eu fiquei a espera da nossa Tv publica transmitir. Mas isto deve chegar nos olhos de pessoas que estão enfrente da TVM. Ou por outra deves tu fazer aquelas cartas que agente vem na Internet. "Carta para Tvm" talvez so assim eles vão ver que Moçambique não começa no Ressano gracia e termina no Save.

1 · 9 saat


Manecas Guambe Procurar as razoes primeiro, de porque nao transmitiram seria muito bom, entao serias tu feliz de comecar o teu discurso assim: "...A TVM diz n ter transmitido pk... Entao por estas causas da intender k e..." em vez de ensultar o corpo tecnico sem bases palpaveis.

4 · 8 saat


Sera Olindio Por mim não haveriam razões suficiente que justificasse esse erro, digo isso pela dimensão da figura e contribuição que deu neste país

5 saat


Sera Olindio Por mim não haveriam razões suficiente que justificasse esse erro, digo isso pela dimensão da figura e contribuição que deu neste país

5 saat


Bernardino Victoria Augusto ...temos de deixar a "cultura" de "errar" primeiro para depois "justificar". Da morte de D. Jaime a sua sepultura ontem (sabado) foi tempo suficiente para que a tvm viesse a publico se justificar da pretensao do "balde de agua fria". Por isso. exige-se muito da tvm.

3 saat


Nelson Chicatsa O Sr. É preconceituoso sabe! Eu não sou muito fã da TVM e gosto dos teus posts mas desta vez meteste água. Era pra fazerem só todo telejornal da TVM sobre Dom Jaime?

1 · 8 saat · Düzenlendi


Nelson Badaga Badaga Ler bem e interpretar bem

8 saat


Sera Olindio Procura saber a vida é obra do dom Jaime Gonçalves vais enter pok as pessoas reclamam, a STV uma televisão privada fez cobertura da cerimónia toda porque e fez um programa especial pa falar da vida e obra do grande homem que se foi

6 saat


Manuela Mubai Era p transmitir em directo a cerimónia

5 saat


Felix Alexandre Raposo Dom jaime numa das suas intervenção disse:FALAM PAZ PAZ PAZ K PAZ..Recordava alguem que teria dito no meu coração cabe todos moçambicanos e na minha cabeça é so paz paz paz... O tal dito PR Que esteve na cermonia funebre do arcebispo do chiveve é umafigura de estilo por isso nao tem nenhum poder de mandar tvm. So quando forem os Moyanes, Cossas Mataveles,etc...estes nomes é k tem direito da TvF TELEVISÃO DA FRELIXO.

2 · 7 saat


Anifo Mario Mucussete Kkkkkkkkkk

5 saat


Faquir Bay Chato, mas a segregação não se limita nisso, mesmo nos concursos

1 · 7 saat


Aquino Silvestre Intriguista...

1 · 7 saat


Abou-Shakur Natooshi E eu partilho isto

1 · 7 saat


Bernardo Nihawe Primo eu sinto vergonha do meu Mozambique

7 saat


Francisco Jose TVM & RM Já não são as minhas preferências...

3 · 7 saat


Tony Ciprix Egidio Vaz, durante o tempo que morei no Brasil, vi muitos preconceituosos que, quando confrontados, sempre se defendiam:" imagina, eu nada tenho contra negros. Na minha família tem mistura, com ascendência negra, mulata e índia", não é Abel Zico? Estão aqui alguns a querer rescusar um facto e uma tese que Egídio quer defender: "hoje, ser moçambicano é ser do sul do país". Apelar para a existência de uma minoria do Centro e norte do país no governo para justificar a dita Unidade Nacional é uma falácia sócio-política. Nem os posts de gente do sul condenando a atitude da TVM invalidam a tese implícita do post do Egídio. Falem o que quiserem!

8 · 6 saat · Düzenlendi


Abel Zico Certamente Professor Tony Ciprix, a defesa é sempre tentar esfriar o repúdio ao preconceito racial dizendo que também tem negros e mestiços na familia, por isso não faz diferença, mas tudo uma falacia. E no Brasil é ainda pior se for do Norte ou Nordeste estando no Sul, a descriminação é simultaneamemte racial e regional, e mesmo se for de raça branca não escapa da descriminação regional. Isso é o rosto patente em Moçambique, por mais que alguns tentem esconder isso, isso existe e ha momentos em que tudo aparece mais claro e se sente na pele.

1 · 1 saat


Tony Ciprix Se a cor no Brasil não ajuda, em Moçambique é o apelido, Abel Zico!

1 saat


Nino Pene TVM é FRELIMO

2 · 6 saat


Bruno Binana Infelizmente... Muito triste...

6 saat


Soares Martinho Frelimo

6 saat


Celso Mazivila agora entendo o porque que muitos k se fazem de academicos agitam e falam mal e pk o povo tem sede de tudo deixa se levar e nao se sustenta da sua visao e crenca...cai nas malhas dos academicos destruidores com os seus discursos... ganham espaco pelo fanatismo do povo..tipo aquele e um academico tudo k fala ta serto... morri

2 · 6 saat


Manuela Mubai Celso achas certo a tvm não transmitir aquela cerimonia.?deslocou Emanuel Langa e o Juca Vicente para que?se existem jornalista.

1 · 5 saat


Justina Trafo Tezoura com certeza

6 saat


Roberto Francisco Mandire Chiteve È isso que o partido Renamo não quer, o partido Renamo quer tudo por igual Moçambique falta muito, nem o Guebuza não estava ai?

1 · 6 saat


Kenneth Chichava Dlakama esteve?

5 saat


Oscar Joaquim O sr Celso devia comparar de tantas coisas ditas pelos académicos que andam na tvm G40 e o que tem se dito pelos outros noutros canais e ver o que tem espelhado os resultados da LDH, do IESE, do CIPE, MASC etc! Até porque o 40 envergonhado deve se reunir só na tua casa!

1 · 6 saat


Oscar Joaquim Celso devia perceber que nyussi até aqui não governou porque o poderio de Gaza não acabou só se evitou uma derrota do partido. Fungula masso

1 · 6 saat


Oscar Joaquim Estas de parabéns sera

1 · 6 saat


Octávio Nhaduco Não sou fomentador do tribalismo, regionalismo nem sei la o quê pois, tirei isso do meu diccionario porém, senti me forçado a recordar me disso. Triste

6 saat · Düzenlendi


Pascoal Andre Vocês académicos nada de defender coisa errada erro é erro nunca vota a ser verdade enquanto você não toma a lição ele era grande homem s

5 saat


Manuela Mubai Triste com toda razão .também fiquei triste decepcionada

5 saat


Bacar Esmail Bacar "Paz,paz....qual Paz?"Dom Jaime Gonsalves.

5 saat


Sera Olindio Algumas pessoas pessoas discordam com o Egideo Vaz por não não saber na verdade quem foi Dom Jaime Gonçalves pa este Moçambique, o que ele fez pa merecer essa cobertura da sua cerimónia de adeus, em suma a sua vida e obra deste bispo, mas adianto ele não foi um simples bispo cmo os outros pensam e o seu adeus merecia sim transmissão na tvm.

1 · 5 saat


Mariano Ofesse Tambo Eu tambem fikei triste,graça a Stv k acopanhei cermonia.atem kado cm esa merda d Frelixo,força renamo o povo ta casado desses piranha,viva u cambuma viva Stv.

1 · 5 saat


Nelson Quimbine Vi o mesmo em 15/12/13 A TVM ñ transmitiu o funeral de Nelson Mandela, pelo contrário foram entrevistar um indivíduo vendedor de tomastes em Lichinga, onde compra? quanto ganha? se ja construiu casa? Sinceramente.....

1 · 5 saat · Düzenlendi


Benjamim Muaprato Até porque pode ser que seja tribalismo/regionalismo, mas a verdadeira respostapra essa inquientação foi dada por seu "amigo" Julião João Cumbane, vulgo, JJC: Ele era mais político que sacerdote. A sua luta pela paz foi marcada pela sua parcialidade a favor da Renamo. TAO SIMPLES QUANTO ISSO, POR ELE SER DA RENAMO.

2 · 5 saat


Tina Franco Não constiui verdade q ele foi menos sacerdote, ha evidencias das suas obras como sacerdote. Quem é d sofala sabe. O facto dele falar a verdade e apontar as feridas d quem ta no poder não lhe tira o merito do trabalho q fez pela a paz q benificiou a todos e ele fez em nome da igreja catolica.

2 saat


Bernardino Victoria Augusto ...atencao! e' preciso diferenciar membro de "nalgum momento" ser simpatizante.

1 saat


Oscar Joaquim Celso mazivila pelo visto você é o único inteligente nestes comentários. Único que está mesmo a comer maçaroca crua bebendo canhu. Passa a ler mais de ciências sociais. Recomendo a ler o livro de yussuf Adam " escapar aos dentes do crocodilo e cair na boca do leopardo,,. Deus te perdoe mas vai te ajudar a perceber a trajetória de Moçambique pós colonial vais perceber que o colono mudou de pele somente

1 · 5 saat


Timoteo Mussa TVM Sempre nos momentos Marcantes. Kikikikkiki

5 saat


Timoteo Mussa Caro Benjamim Muaprato! Quando alguem diz o qui pensa sem preconceitos e pecado?

5 saat


Nelson Daniel Bila Paz sua alma.
Egidio Vaz,nada ver com regionalismo ou tribalismo mas mente suja de alguns dirigentes da TVI.
porque digo isso, se permitir faça a seguinte reflexão:
Todos que trabalham na TVM são de sul?
Os proprietários do grupo Soico são Norte/ centro?
Eu sou de sul mas tal como o Egídio que não poder nada fez para transmitisse o valor de um que fez por este paz. Pessoalmente tal como outros Moçambicanos queriamos que TVM transmitisse. Faça críticas construtivas respeitado Egídio Vaz

3 · 5 saat


Nelson Daniel Bila TVI não mas sim TVM

5 saat


Gribeti Juliasse Pofo Meu amigo BenjamimMuaprato vamos aprender uma coisa seria, ninguém nasce como da renamo ou da frelimo mas sim nascemos como moçambicanos é espírito que deve nos unir a chegar até verdadeira paz. E para chegar até este ponto não precisa ter na mente apenas as coisas negativas mas sim positivas que salvou o nosso pais por um determinado tempo. É bom conhecer a nossa história antes de escrever o que no toca.

1 · 5 saat


Adilenio Corneta No momento em que a stv transmitia as ceremonias a tvm transmitia tom e jery .

1 · 5 saat


António Miguel Luís Chindeiro Kkk

1 · 4 saat


Nelson Chimoio TVM ( televisão de Maputo )

5 saat


Ricardino Jorge Ricardo Será que todos somos U. Cambuma?

5 saat


Jose Chirruco Muita vergonha mesmo. Parece mais privada que estatal

5 saat


Dinis Puto Chico Gribeti nao fale como se estivesse diante de pessoas k poucom analizam,ja nao vivemos de feitos do pasado queremos ver coisas presentes a acontesser,ouve e continua avendo sim o tribalismo neste pais,so nao ve kem ta dormir ou nao ker ver,se fosse qualker combatente do sul ou qualker um k esteja desenvolver suas accoes no sul veriamos transmicao em directo sim,

1 · 5 saat


Narciso Macuacua Concordo consigo Egidio Vaz. Não obstante, sou da opinião que a descriminação em causa não é relativa ao Regionalismo entanto que tal.... prefiro acreditar que seja baseada na orientação política (crimideia - pensar diferente do sistema) e no tribalismo ( facto de o malogrado ser "primo" Afonso Dlakhama)...
Não faz sentido uma cerimônia que tem a participação do PR não ter cobertura dos mídia públicos.... Na minha opinião é politiquices e tribalismo baratos.

4 · 5 saat


Albano Manuel Comissario Comissario Certo, eu também notei isso. Obrigado

1 · 5 saat


Niz Abdul Não é a frelimo .Os funcionários da tvm são incompetentes e burros e até analfabetos sem educação .
Por isso tem programas sem nexo e sem sentido .nem sabem falar português

1 · 4 saat


Max Lee Quando falas de analfabetismo, tens que ter cuidado como tu escreves.
Que a tua crítica seja genérica que insultos directos a funcionários duma televisão.

1 · 4 saat


Niz Abdul Q directores ? Cambada de incompetentes ! Postos na chefia na base de compadrio e confianca política !

4 saat · Düzenlendi


Adamo Filho Essa Televisão é privada e todo mundo sabe a quem serve...


4 saat


Niz Abdul Moçambique não tem intelectuais e nem académicos .apenas temos um bando de lambe botas .que defendem seus empregos e salários .um académico é independente não é cobarde .

2 · 4 saat


Sultana Nurmahomed Não concordo Niz Abdul, não generalize as coisas, Moçambique tem académicos sim senhora ... alguns que tentaram dizer o que pensavam pagaram com a sua propria vida ou foram parar ao tribunal lembra-se?

1 · 3 saat


Niz Abdul Então vamos calar ? Ok

1 saat


Orlando Sibanda Discordo completamente da tua colocação. Essa forma de pensar, podemos considera-lá de fomentar o tribalismo/ regionalismo.

2 · 4 saat


Otilio Beijo O tribalismo e regionalismo ja esta fomentada e Egidio nao faz senao denuncia-los.

2 saat


Cremildo José Cumbe A TVM é um uma televisão de associação de orientação frelinigrado, a séculos perdeu a audiência. Só se investe erário público para nada...

4 saat


Mendinho Mendes Vem ficando claro a questão, das instuições públicas estarem ao serviço da nomeclatura, um dos exemplos é este, será que existe algum profissional lúcido da TVM que ñ conheceu o Dom Jaime e o papel que teve pra Moçambique? " Shame". Força Egídio.

1 · 4 saat


Americo Msopela Caro Orlando Sibanda, qual seria a sua justificação para o que sucedeu, a TVM não transmitir o enterro do Dom Jaime? Se não tiver argumento só podemos aceitar e dar razão ao Egídio Vaz... Pobre TVM, ficaram toda manhã a darem bonecos, enquanto o País parava para prestar o último adeus ao obreiro da paz....

2 · 4 saat


Ussene Paulino Ussene Bom dia Senhores.
Sabem oque mais empobrece os Africanos?? Ja respondo: os Africanos sao empobrecidos por dois tipos de pessoas: 1 - Os qe so conseguem ver oqe nos separa. E neste caso concreto o grande Egidio Vaz qe se torna peqeno com este post ele conseeguiu ver e dar atencao ao qe nos separa e nao oqe nos une ou pode nos unir ainda mais.
2 -Os qe usam da sua inteligencia pra influenciar ou submeter os outros. Mais uma vez o grande Egidio Vaz torna-se mais peqeno ainda.
Ja agora sr. Egidio Vaz, se por acaso todos os qe viram este teu post acordassem e pegassem e paus e catanas e batessem pra matar os do sul, norte e centro onde estiverem porqe este ou aqele é tribalista segundo Egidio Vaz, oqe serias tu no meio disto? Um libertador, um heroi, ou ainda um despertador de consciencias qe por meio de um post conseguiu arrastar pessoas e fazer com qe elas se matassem entre si, porqe segundo voce mesmo a Tvm, mexeu contigo??? Pense neste teu post. Reflita no Moçambique desejas ter. Moçambique é muito mais doqe mexer contigo meu caro!!!
De bonus fica a seguinte informaçao:
Um dos grandes quadros qe ostenta patente de um oficial superior no Ministerio da Defesa é irmao do senhor Afonso Dlhakama e com o mesmo apelido, nao me venham com essa de Dom Jaime por ser primo, tio ou sei la quantos. Mais nao disse
Abraços...vamos olhar para oqe nos une e nos pode unir mais e mais.
Jovens fiqem atentos...Paz

10 · 4 saat

11 Yanıtı Gizle



Muluku Mulupale Sabes o que empobrece a Africa?
- Mentes de visão curta e que pensam que falar a verdade é incitar violência.
- academicos manipulaveis a troco de cargos políticos ou dinheiro sem se quer se preocupar com o país ou se tornando cegos dos problemas reais que afectam o equilibrio social e económico
Aqui penso que EV afectou com o realismo do seu post. Ele não pediu q se pegue em paus. Apenas fez uma reflexão. Porquê negar que existe descriminação na base tribal, regional e, excessivamente e de forma mais visível, partidária?
Quem nega isso pode ser aquele que descrimina, nao porque não vê, porque prefere que se oculte para manter e continuar a engordar na base disso, pode entender que sem isso nao tera tal vida

2 · 3 saat · Düzenlendi


Fernando Raibo Bem dito... até que concordo mas se troxesses aqui alguma razäo porque a Tvm nâo transmitio e esteve a dar intretement toda manha... ai sim o post seria mais explicativo.... esteve la o chefe do estado logo as razoes nao säo minimas... agora falar do irmao de nao sei quem.. julgo uma coisa nâo tem nada vêr com a outra....

3 saat


Azarias Felisberto Se ha Moçambicanos que se sentem excluidos é porque o governo do dia pouco faz pela unidade Nacional . Se os do sul sentem se mais importantes que os centro e Norte significa ha uma nova luta que precisamos de travar . o país so pode crescer se houver gente enfrenta os problemas dw frente sem muito romantismo . se o Dhlakama hoje esta no mato é por causa da falta de respeito com a ideia do outro . sou Marrongo híbrido e trabalho aqui no centro a 3 anos. sinto que ha um sentimento deque os do sul sao ladrões ou comem sozinhos ou sao tribalistas, assim tem de haver trabalho conjunto para mudar se este pensamento e nao com palavras mas tambem com actos . tenha cuidado com SILOGISMO meu irmao, nao podes olhar o caso do irmão do Dhlakama como a solução de um problema de milhões de pessoas

3 saat · Düzenlendi


Maria De Fatima Guila Vao se jogando palavroes mas .dois burros k lutam kem sofre é o capim.tem mta coisa que a tvm faz e miramar stv n fazem.e tem stv faz as outras n fazem. Vao se mordendo voces eles n estao ai. Deixe de falar, porque o importante ele esta asentado a direita do, que a sua alma descance em paz, qntos morrem e presidente n ta la.qntas graduacoes faz se e o president n ta la sao reitores, enfim o mundo e outro.procurem solucoes p cada um de nos nessa vida principalmen saúde

1 · 3 saat · Düzenlendi


Tony Ciprix Ussene Paulino Ussene, não é preciso dar exemplo da desqualificacao do outro com base na origem étnica. Ninguem disse aqui para se pegar em paus e catanas. Nem Marx, no manifesto comunista, disse para os trabalhadores pegarem em armas contra a burguesia. Apenas denunciou a exploracao e a astúcia da burguesia. Estamos perante um facto dolosoroso: a xingodizacao de Moçambique. Temos de lhe dar livros sobre o processo de luta pela independência com evidencias sobre a desqualificacao regional? Temos de lhe dar exemplos de como se distribui o poder com base na xingondizacao? E olha que nao somos uns analfabetos como insinuas. Apenas estamos olhando.

1 · 2 saat


Otilio Beijo Prefer viver a ilusao e lutar para mantela do que ver a realidade e procurar transforma-la. Pena desse que pensa que toda a correcao de falhas socias ocorre de forma negativa ou revolucionaria

2 · 2 saat


Ussene Paulino Ussene É engraçado como a hipocresia se manifesta.
Quando alguem aqui diz que o Egidio Vaz, nao mandou ninguem pegar e paus e catanas!!! É verdade nao mandou literalmente mas se fores a estudar ou ler um pouco mais sobre a teoria das massas, certamente qe vais te envergonhar do teu comentario.

Mas voltemos ao essencial, volto a pedir a todos jovens, nao deixemos qe as cores partidarias, as ideologias, as magoas e as frustraçoes de terceiros nos dividam. Vamos ter ideias proprias e principios proprios vamos ser donos de nossos pensamentos e convicçoes e acima de tudo volto a dizer VAMOS OLHAR PARA OQUE NOS UNE E NOS TORNA MAIS UNIDOS!
É um apelo meu...Obrigado

2 saat


Tony Ciprix Atitude cararerística de um preconceituoso quando confrontado com os factos: começa a ver fantasmas por tudo quanto é lado, amedronta e tenta nivelar por baixo. Tem de ler mais vezes alegoria da caverna, pois parece nao ter saído de lá e nem quer se livrar dela

2 saat


Evans Malate Jr. Bravo!!!... Wise words... finalmente alguem com juízo

1 · 2 saat


Ussene Paulino Ussene Triste e lamentavel.
Mas uma coisa é certa companheiros a agitaçao sempre foi colectiva mas a responsabilidade essa é individual!!!

1 saat


Ussene Paulino Ussene Nao se deixem cegar pelo odio e pelas frustraçoes politicas.
Olhem para a politica como politica nao olhem-na como um instrumento de divisao entre irmaos duma mesma mae. VAMOS OLHAR PARA OQUE NOS UNE, acreditem jovens ha muita coisa qe nos UNE.

1 saat · Düzenlendi


Cesaltina Gulube Esta de parabens a soico TV......Dom Jaime Pedro Gonçalves era meu
Vizinho pra ser sincera eu nem fui ao funeral mais graxas a STV pde ver em directo a Cerimonia.....

2 · 4 saat


Mateus Francisco Tembe Eu sou de opiniao k a politica e feito de alguns checotes pra alguns mentirem e ocultar a verdade, por isso alguem que esta ao servico do povo virra pra o servico e satisfacao dos desejos do seu senhor nao direi a qui que se trata de conceito de alguem de norte e do sul isso cairemos no erro do aparteide todos so mocambicanos, vamos lutar por nossos direitos eu estou no sul nuca vi previlegios

1 · 4 saat


Mario Chichava Fotografar ou transmitir cermónias fúnebres nada muda ou aumenta num ser que ja passou deste mundo e espera a vinda do Cristo Rei que irá julgar todos os nascidos de mulher para depois dar a devida recompensa. STV fez muito bem em transmitir não se pode condenar quem não o fez só porque querem atiçar fogo? Para Deus todos são iguais e terão tratamento igual no dia do julgamento final. Mais não disse

2 · 4 saat


Niz Abdul A política é máfia !

4 saat


Mateus Francisco Tembe muito dificel questionar um instituicao publica, e denuciar porki dentro esta cheio de barbaridade, metira e orgulhosos que fazem uma ma asistencia e isso doi, por mi feixavam essa televisao e abriam um super mercado do estado por que asistimos com fome.

4 saat


Luizinho Muripa Bem que descobriram.

4 saat


Celso Magaia Sem comentario é muito triste pais do pandza

1 · 4 saat


Niz Abdul Considero o seguinte :a religião é como a política , a política é máfia. ! Na religião matar é pecado, roubar é pé ado, etc segundo a Bíblia .na política roubar é crime , matar é crime em função da lei e código ...etc.na política cada partido defendem seus interesses e objectivos por isso ficam empresários e ricos quando entram no poder .Este nunca saem do poder e a firma maus fácil de enriquecerem ilicitamente é ser político , tem vida facilitada, imunidade, salário sem esforço, regalias , passaporte diplomático , etc.por estamos acabar c as guerras dos políticos que querem viverem a borla a custa do sangue do povo

4 saat


Mussa Abdala Abdala Voce ainda conta com a TVM para coisas serias ? Se esse Dom nos ultimos dias ja tava cuase a detonar a bomba e eles apreceberam se disso como iam faser direito ainda bem falas do presidente estava la quanta coisa se faz contra vontade do proprio presidente o governo mais forte nao estava la por isso nada feito tu nao ves que tem um cara que esteve em Roma e la nao veio? Para alem do presidente da Renamo nao viste que um outro negoceador da paz la nao se fez presente! Kkkk

4 saat


António Miguel Luís Chindeiro Seja qual for a explicação, eu esperava mesmo através da televisão pública, ver em directo o funeral, não por ser de um arcebispo dado que o Estado Moçambicano é laico ( isto é - sem religião oficial) mas, mais do que isso, Dom Jaime jogou um papel importante nos Acordos de Roma de que hoje, apesar de ameaças à Paz perpetradas por quem já conhecemos, um bom número de Moçambicanos consegue "dormir sono" desde as palhotas até nas mansões.
Aliás, apesar de não ser católico, valorizo todas igrejas e respectivos bons ensinamentos.
Sim, ele merecia transmissão em directo na televisão pública por essa e por outra razão importante: o Presidente da República, o ex-PR e várias outras personalidades VIP estavam lá. A transmissão por qualquer outra TV não teria tanto impacto dado que nem todos distritos têm alternativa à TVM. Até que devia ser assim em directo para casos de funerais de todas figuras públicas desde Governadores, Ministros, etc... incluindo os negociadores e signatários de acordos úteis ao povo.

3 · 4 saat


Mussa Abdala Abdala Podes nao ser Chingondo enquanto estiveres com eles mas quando deres as suas costa este e o teu carimbo por isso ver ouvir e calar melhor coisa k se deve faser

4 saat


Mussa Abdala Abdala Esta de parabens a Soico pelo feito.

1 · 4 saat


Eddy Waku Lombëla #Sambroera #Fandanga que tipo d animal você é?porque d certeza que um ser pensante você não é, um ser humano não insulta o outro nessa dimensão qui burrice meu Deus, será que por ter o E. Vaz escrito o que lhe correu mente alma merece essas palavras nauseabundas que andou a escrever ainda por cima n mural dele?ele convidou-te por acaso?ou você veio sozinho, dpois insulta assim, o que ele te deve na vida?? É melhor ir a escola Ok

1 · 4 saat


Pedro Navaia Navaia Se DOM JAIME fosse Frelimista teria sido sepultado como HEROI...

2 · 4 saat


Homer Wolf Eu bem que gostaria de conhecer a opinião do profe smile ifade simgesi Julião João Cumbane

1 · 4 saat


HA Matola Hehehehe, você também provoca.

1 · 56 dk.


Ntsua Obus Neuara Alguem falou por noos

4 saat


Jose Saene Bomba No coment.

4 saat


Salomao Lhovo Alem da accao negativa da tvm,deveriam fazer analizar meninciosamente todos ratos politicos desfarxados a relegiosos,a relegiao nao deve servir a politica e aos governos da terra,mas sinceramente alguns arcebispos brilham nas rondas negoceativas d paz,pra ganhar dinheiro do k em cultos nas suas paroquias,lamentavel,pra mim se assim foi tratado acredito k nao foi pela dimensao relegiosa mas sim politica e pagou a fatura d ser da oposixao..nao vejo nenhuma segregaxao tribal ai,,.essa igreja trouxe escravidao em africa,essa igreja brilha na politica e fomenta guerra em moxambique...paz a sua alma

3 · 4 saat


Francisco Miguel Lamento. Eu sei que o governo português antes da independência tinha feito escolas para brancos e a Igreja Católica muitas Escolas onde indígenas tiveram oportunidade aprender a escrever e a doutrina. Dessas escolas despertou a vocação política de muitos moçambicanos.
Amigos, o estado determina as formas de coabitação e os cidadãos devem respeitar os limites definidos e os missionários fizeram o que podiam perante esses limites.
Sei também que papa João Paulo II deixou Roma e veio humilhar se, ajoelhou e beijou a terra moçambicana. Pediu paz em 1988 e deixou recomendações a igreja moçambicana para criar bases de reconciliação, justiça e paz. A igreja utilizou seu pessoal, recursos para publicar mensagens de paz denunciando a dor e maldade da guerra. Veja eco das comunidades, vida nova, cartas de CEP e outras.
Hoje a igreja constrói universidades, hospitais, escolas, campos de futebol, escolinhas, etc para todo povo onde se mantém o valor ético e moral bem como a cidadania. Faz formação humana que o estado já esqueceu.
Curiosamente, a forma de cobrar dízimo previsto na biblia é diferente de quase todas igrejas que chegam a cobrar 10% do financiamento bancário. Mas o que fazem essas igrejas para o seu rebanho? Nada senão ir pregar na igreja e cobrar.
A igreja de Deus anuncia e denúncia. Assim fizeram os profetas e quando se denúncia abusos e arbitrariedades dos dirigentes eles insurgem e até mandam matar. Foram perseguidos profetas. Vejam a Bíblia.

1 · 3 saat


Tina Franco Salomão, a igreja catolica não proibe ninguem d ser politico. Acho q tinhas q conhecer mais a historia d moç e saberias mais sobre o papel desta igreja e sua contribuaçao pa independencia.

2 saat


Natercia Bechane Bechane Irmao eu tbem senti isso na pele Dom Jaime P. Gonsalves nao foi um homen qualquer .Sera pork era chingondo? Pergunto a TVM.,?

4 saat


Fabiao Venancio Massango Massango E muito triste meu irmao, nao ha machangana nem chigondo, moçambique e para todos

4 saat


Pires Calembo Egidio vaz: este não é Tvm, mas é sim TVF televisão da FRELIMO.

4 saat


Sonia Mboa Mboa ESTA È A UNIDADE NACIONAL

1 · 4 saat


Paulina Salomao Meu Deus que triste, TVM meteu agua ....

3 saat


Joao Luis É verdade nesse caso a TVM foi um fracasso real, que vergonha se fosse aniversário do filho do presidente que nenhuma palha moveu para o bem desse país seria transmitido em direto, vergonha nacional e até internacional porq o Dom Jaime estravasava tudo isso.

3 saat


Salomao da Silva Cuidado, algumas pessoas escrevem coisas para desviar a atencao do publico leitor! Nao se esquecam dessas pessoas que foram encomendadas para lancarem hackers contra alguns facebookeiros de modo a deixarem de informar a desgraca que acontece no campo de batalha! Falar de Dom Jaime Pedro Goncalves e falar da TVM por nao ter transmitido a cerimonia funebre em directo do Obrero da Paz, por mim esta tudo bem, Dom Jaime, nao era da nomenclatura e muito menos fazia parte dos seus patroes vermelhos! Os nao hipocritas, acompanharam o nosso Querido Dom Jaime a Sua ultima morada e eu acredito que Ele esta na Paz do Senhor!
Paz a Sua Alma!
Amigos, muito cuidado!

1 · 3 saat


Thomas Wiliam Lipapala Sinceramente falando,tenho muito respeito pelo o falecido Pai Don Jaime. Mais se eu fosse PCA da TVM ñ aceitaria a transmissão directa deste evento simplesmente por que o falecido cota erra um instrumento de imperialismo em Moçambique. Ele fazia mas política do que ler biblia. Nenhum dia ja elogio os trabalhos dos moçambicanos,mesmo a construcao do mercado Goto. Eu digo que se ele entrar no Paraiso o eu também vou.

3 · 3 saat


Nelson Baptista Sinto pena

3 saat


Antonio Quero Paz Perdoe Senhor ao Thomas Wiliam Lipapala porque nao sabe o que esta a dizer.

2 saat


Aderito Timana Eu tenho dito, para esse e todo o problema do país, chega de palavras. Os mais esclarecidos usam o Facebook para fazer queixas e os menos usam balanço geral, para os mesmos destinatários de sempre, virou moda. Palavras muito bem articuladas nesses fóruns só já não nos bastam. Uma revolução precisa-se.

3 saat


Isolino Mandlhate Antes d criticar devias fazer autocritica! Sabes o que quer dizer Chingondo?

1 · 3 saat


Jefferson Saize Muitos discursos e pouca coisa dita, senhores lembre - se que fazer televisão é um negócio como qualquer outro. Ora vejamos ao comprar bananas para vender escolhemos as bananas que nos rendem mais ou que teremos mais lucro. Para STV foi um bom negócio à imagem de dom Jaime em directo enquanto para TVM não. Mas na outra óptica não acho tribalismo mas sim monopolização da informação, a mesma foi passada mais parte nos blocos informativos.

5 · 3 saat


Miguel Chadreca Então se assim for que retirem o nome de Televisão de Moçambique e ponham televisão de ........??É Realmento um erro ..

3 saat


Nelson Baptista Boa observacao comercial

3 saat


Joaquim António Zandamela Até se falasse de suposta ligação à Renamo do Dom Jaime acho que ia pegar um pouco do que falar de tribalismo e regionalismo porque isso ele já ta fomentar!

3 saat


Dani Antonio E em termos regionais renamo é centro e tudo no centro fortalece a oposição, politicamente falando . Logo um obreiro da paz esta a ser vangloriado onde é suposto ser a imagem da guerra. Está tudo de alguma forma como parte de mesmo pensamento. Regionalismo político e social incutida nas pessoas ao longo do anos.

1 saat · Düzenlendi


Ivania Paula E realmente necessário perceber estas questões comerciais. Uma transmissão em Directo envolve custos altíssimos e se calhar a STV fé. Lo a custo zero. E será que a audiência seria a mesma na TVM. Eu particularmente não vejo a TVM faz anos

1 · 19 dk.


Jefferson Saize Comentário muito inteligente Ivania Paula o que está em causa é a questão puramente de marketing, muitos não porquê não entende, simplesmente estão a tentar fazer o esforço de não entender.

6 dk.


Bernardino Dique So hoje? O regionalismo ja mais acabara, é so ser de centro e norto. Na zona sul somos chamados de xingondo. Se o falecido fosse da zona sul, ai sim.

3 saat


Leonel Da Silva Bulo Calma ai, senhor! As mentes das pessoas tendem a mudar, o Moz é de todos pra todos, não vejo nada de tribais.

1 · 3 saat


Momed Selimane A TVM é que mexeu com ele...
Nao foram os naturais do sul que mexeram com ele.
Porque os do sul continuam contraindo matrimonios com os de centro e norte...
Agora se deviam transmitir ou nao esta cerimonia em direct, no comment!!!!!
Tambem temos o tribalismo fabricado nas nossas cabecas...
Este é muito perigoso...
Mais uma vez...ele o Egidio Vaz foi mexido com uma televisao mocambicana TVM.
Espero que isso passe tao rapido e consiga perdoar os grandes da TVM. Paz

5 · 3 saat

11 Yanıtı Gizle



Leonel Da Silva Bulo Sábio comentário irmão #Momed Selimane, não vejo nada de tribais a volta de Moz a não ser nas mentes de alguns.

3 · 3 saat


Tony Ciprix Tapem o Sol com a peneira. Mas para alguns distraidos. Sabemos do que falamos. É apenas para reflectirem um pouco sobre as práticas de desqualificacao do outro

2 saat


Momed Selimane Obrigado Leonel...

1 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Tony Ciprix eu aceito que a TVM cometeu seus erros, muito bem. Mas isso não faz com que se fale do tribalismo pois até à gente que trabalha neste canal que são de fora do sul do país.

2 saat


Tony Ciprix Leonel Da Silva Bulo, o post de Egidio Vaz vai além da gafe da TVM. Ele quis levantar uma questao que se pretende a todo custo se fingir que não existe: a xingodizacao dos outros. A TVM foi apenas o mote. Por isso que eu nao faço nenhum juizo de valor em relacao à postura da TVM, pois nao sei quais foram as motivacoes. Faço eco ao fenómeno desqualificacao étnico-regional que o Egidio levanta e que muitos aqui querem desmentir. Como eu nao sou nenhum distraido e tenho vivido na pele essa desqualificacao, fiz meu comentário. Os outros somente podem ser bons serviçais e nao senhores, infelizmente!

1 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Quanto ao seu comentário nada posso dizer, irmão de modo a contradize-lo, apenas só posso dizer o tribalismo só existe visto que colocamos isso em nossas mentes, alguns de nós tendem a mudar no que incer-se a questão tribais. Pois acredito que nem todos assim o pensam, mas o Moz tá ficando unificado, ficou com muito gosto quando passo de Mocuba, minha jurisdição e encontro lá cheio de gente oriondo de sul, isso é prova de que as pessoas tendem a mudar.

1 · 1 saat


Ussene Paulino Ussene Muito bem dito Leonel Da Silva.
Vamos viver e nos unir ainda mais por meio de matrimonios e outro tipo de relaçoes sociais. Vamos nos unir mais e mais...

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Certamente, irmão Ussene Paulino Ussene, Zambézia é Maningue Nyce.

1 saat


Dani Antonio Acho que pelo menos podia respeitar e tentar compreender ou perguntar quando um compatriota diz que sente o regionalismo. É essa arrogância que insentiva guerras. Os senhores dizem que não existe regionalismo e eu digo que tive essa experiência. Vai à Beira dizer isso e verá a fúria. Podia dar exemplos mas aconselho a procurarem sozinhos. Pessoas da Beira não gostam das de Maputo porque as pessoas de maputo acham que se superiores. Esse sentimento existe principalmente entre trabalhadores.
Se continuarmos a falar assim dos sentimentos das pessoas que experimentaram estaremos em constante tensão.
Unificação não é estar no mesmo espaço, é saber conviver, respeito, igualdade. ..

1 · 1 saat · Düzenlendi


Leonel Da Silva Bulo Cabe a nós próprios mudarmos isso! sabermos conviver com outros assim como respeitarmos um ao outro, eu digo concerteza que viveria lá muito bem bastando pra tal não fumegar tribalismo, nos as pessoas eque tornamos as coisas assim. Dani Antonio a luta é mudar isso em alguns de nós. Meu irmão you eu a viver na Zambézia, porém não só de ca mas a 3 anos que cá estou nunca senti isso. Muito pelo contrário fiz muitos amigos e vou ainda fazendo muitos isso porque não me sinto superior. Se antes fosse superior não estaria ca.

1 · 56 dk.


Ussene Paulino Ussene A pergunta que se coloca é quando é que as pessoas de Maputo disseram qe eram superiores que as pessoas que nao sao de Maputo, ou os que nao sao de Maputo sempre qe encontram se com quem é de Maputo se inferiorizam e se intimidam sem que o Maputense se quer diga algo???
Egidio Vaz, faça um reparo no seu post, parece nao saiste bem na foto com este post!!!

43 dk.


Adolfo da Silva Por essas e outras razões que esse canalzinho perdeu protagonismo e audiência...

3 saat


Sllim Papy Inlitxe Muito triste mesmo

3 saat


Rosa Maria Pontavida Pontavida Trabalhismo sim, sim até funerais

3 saat


Samuel Andre Ahaamm... muita coisa por aprofundar neste país.

3 saat


Jossefa José Isso é verdade

3 saat


Chalengue Strukel Egidio vaz ainda ligas TVMerda? Porah ja devias ter te abstido a bastante

1 · 3 saat


Maria De Fatima Guila K

3 saat


Moises Bires Meus irmão não por acaso que aquele senhor tá la no Mato!

3 saat


Eduardo Sozinho TVM SO TEMPO DE ELECCOES AI SIM

3 saat


Moises Bires Fazer porcaria d televisão e negócio sim mas a tvm recebi orçamento de estado pra funcionar esse orçamento e parte das nossas contribuições meu caro.

3 saat


Nelson Luis Meu amigo elidio vaz. Quando ouvires de exclusao é isso ai. Na verdade ha tribalismo se fores a ler os Comentarios todos. Os q defendem Sao do sul. Nos Centro e Norte nunca ma's nunca mesmo seremos mocambicanos. Ora vejamos em Malawi existe refugiados ma's o governo diz que Sao as familias da renamo. Sera k renamo nao é mocambicano? Existem muito lambe botas so por uma camizete. Agora xtamos a ver Dom Jaime Amanha sera kem? É normal transmitir batuques de Gaza ou vulhinho aredores do Maputo ma's nao foram capaz de decretar luto nacional tolerancia do ponto por importante homem. Se o apelido fosse Dom singulane iriam ver. Ate kuando isso? Fungala masso.

1 · 3 saat


Maryto Bastos Magul Era mais político do que cristão mesmo Dlhakama disse que era membro da Renamo!

2 saat


Elia Langa Langa Opha triste isso, mas ate ond vai o rasucinio em k a tvm é televisao d moz sim; ond o patrao e partido n poder logo os seus interesses estam virado nesse partido; falando d falecido claro k foi o obreiro n guerra dos 16 anos, mas tb n xqcem k ele e familia d partido d oposisao; agora stv e um canal indepente k n tem haver cm essas particulardades; sory se ofendi alguem mas essa e minha maneira d pensar

4 · 3 saat


Antonio Quero Paz Isolino Mandlhate e Jefferson Saize desculpem a curiosidade, vossos apelidos sao de onde mesmo?

3 saat


Otilio Beijo Os do sul nao podem denunciar um mal social, mesmo sendo praticado pelas pessoas do sul?

1 saat


Eurico Nhassengo Nao havera' explicacao nenhuma que podera tapar o buraco e as feridas que a nossa mae TVM esta a nos criar, eu tenho pena das minhas moedas vindas dos impostos que caem tambem la. Isso e' uma vergonha

3 saat


Bruno Rupia Seja o que for,esta atitude não é correcta,uma vez que este orgão de comunicação social é a maior do país,da acesso a muitos moçambicanos na zona rural,que significa o grosso dos moçambicanos. Haja respeito ao vosso público,isso tem de mudar,moçambiqu é para todos,a sua historia tambem.

1 · 3 saat


Justancia Wayne Michael Vukuvuku sò? ???? K a alma dele descanse em paz.

3 saat


Leonel Da Silva Bulo All I got to say is rest in peace for him

3 saat


Nelson Baptista VERGONHA,VERGONHA, INFRLIZMENTE NAO O TEM PORQUE NAO TEM MORAL, USAM NOSSO DINHEIRO DO ERARIO PUBLICO PRA FAZEREM ISSO, TENHAM O ESPIRITO DE RECONHECEREM O ERRO

3 saat


Cardoso Machai Talvez porque ele tambem tinha uma orientação tribalista e inclinação renamista, disso ninguém tem dúvida. Minha observação não sei qual argumento da TVM

1 · 3 saat


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana As sigla TVM não representam partidos, só que podemos dizer que xta ocupada e funcionada com partidários.

2 saat


Lucia Mapingue Isso verdade.

3 saat


Jorge Mario Jorge Com toda razão, a TVM estava a transmitir reportagem sobre o fenômeno da actualidade mundial: Melancia de Moz...kkk

3 saat


Ismael Chutumia Uma vez mais, as orientações emanadas pelo PR foram ignoradas.

3 saat


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana O PR é uma figura diferente com instituições partidarizadas.

2 saat


Mansuk Lalji


3 saat


Gizela Durao Alguma coisa nao anda bem na TVM..

3 saat


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Partidarismo.

2 saat


Bruno Morais Ilustre, E.V eu já nem sintonizo TVM por muitos outros tantos motivos, mas se isso aconteceu é uma vergonha Nacional, do momento estou nas bandas do caia em direcção a ziveve só espero que não perco amigos, pôr estas na terra por estes tipos de comportamentos

3 saat


Miguel Estevão Chibete Visão perfeita mano, muito triste, seria oportunuidade de se demitir o PCA que vive do nosso imposto

3 saat


Mavuto Matias So hoje é que vem que existe tribalismo?? Desculpa la, nem uma crianxa que tem 1 ano consegue ver que o tal nao é de casa. Porque a educacao vem de pequeno nao de grande.

1 · 3 saat


Otilia Charles Hoje em dia é pecado não ser do Sul

2 · 3 saat


Leonel Da Silva Bulo Fuceca, Otília, uma coisa não tem nada haver com outra ou é Tvm ou é tribais. desculpem pela expressão inicial, as pessoas que fomegam o dito tribais, eque em mente colocam isso... férias me que ser se centro e norte é pecado???? Ora vejamos porque há muita gente de sul nas regiões acima por min citadas???

2 saat


Otilia Charles Leonel Da Silva Bulo desculpe não percebi

1 · 2 saat


Otilio Beijo Otilia ofendeste um Principe do imperio de Gaza. Cometeste um grande pecado, cuidado nao seres promovida ou nao ter acesso em alguma coisa.kkkkkk

1 saat


Gelyto Baptista Gassete Gassete A TVM sempre xta no lado dos tribalistas isso não é novidade pra nós,só k não é normal.é lamentável uma tv pública não pode fazer isso. kital se tínhamos a única tv no país o k seria?

3 saat


Cali Langa Outras coisas VC não tem nada pra publicar

3 saat


Elvino Arlindo Nancalo Dps eu não sei porque as pessoas vêem Tvm, as notícias são dadas d forma parcial, nos debates os seus painelistas sao frelimistas, há omissão de informação, transmissões desnecessárias, e mto mais, ali so rola akilo k eles aprovam, o nome tinha k ser TVF, eu so vejo tvm kuand xtiver num lugar ond n existem outras tvs.

1 · 2 saat


Antonio Quero Paz Por que Thomas achas isso?

2 saat


Felicio Massangaisse Eu desisti de ver TVM a muito tempo

2 saat


Caetano Naene Parabéns , ainda se enganas ? O que temos haver com suas opções ?

2 saat


Antonio Quero Paz Thomas em vez de responder a pergunta retiraste o seu comentario?

2 saat


Leonel Da Silva Bulo Será que na TVM não tem gente de centro e norte do país, a trabalhar lá? Quanta gente de Quelimane esta a trabalhar nas TV'S de la? Uma coisa é falar do erro que a TVM cometeu outra é totalmente diferente, falar de tribais. Quanta gente de sul do país Encontra-se no centro e norte do país, Em seus pronunciamentos a Otilia Charles falou não ser de sul é pecado, o chamaria ela o ser de sul e estar a viver no centro ou norte do pais, pecado também? Nós eque alimentamos tribalismo ou ainda regionalismo em nossas mentes. Cabe a nós próprios mudarmos isso!!!!!

2 · 2 saat · Düzenlendi


Anerious Langa Bem dito. Não sou do norte, mais concordo completamente que a TVM devia transmitir.

3 · 2 saat


Dom Castreezy Juga Zona centro e zona Norte tudo na boa

2 saat


Luis Filipe Niquice Nao compreendo Como a TVM nao transmite um assunto de interesse Nacional .Quanto ao tribalismo,Estou fora

2 · 2 saat


Joaquim António Zandamela O que eu queria, era poder ver aquela cerimônia, e isso foi possível pela stv e pronto vi! Se alguém queria ver pela tvm, ou só queria saber que a tvm transmitiu, opah, ñ mexe comigo! Mas ainda sim prefiro pensar que politicamente o Dom Jaime era mais figura da Renamo do que do País, por isso penso que pode ser assunto político e ñ tribal nem regional!

1 · 2 saat


Maryto Bastos Magul concordo contigo!

1 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Acontece por baixo dos seus ideias

1 · 2 saat


Lazaro Filimone Pene Há os só poderiam ter visto pela TVM pq as outras não são captáveis.

2 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Certo, digo sinceramente que não curti ver Melancia em aquele momento.

1 saat


Sérgio Antonio Moreira Concordo plenamente irmão Vaz,recorde se que a Tvm transmitiu em direito às exéquias do saudoso malangatana porque só pintava quadros e paredes,mas não estiveram presentes nas exéquias de um homem que pôs em causa a sua vida pela paz de todos

2 · 2 saat


Jose Baciao É realmente de lamentar k uma televisão Pública não conseguiu transmitir Em derecto este cerimonial. Parabéns a STV.

1 · 2 saat


Sergio Buque Finalmente acordaste do sono profundo .

2 · 2 saat


Joao Tchomuguanja Muito triste

2 saat


Egonha Armindo Não sei se sim ou não. Mas o mundo veio de longe.

2 saat


Amelinha Amelya Nhamposse Carros cdas uma coisa n tem nada haver com outra oky?? Entao dzr k mexeram cntg pork vc so vai falar ak e nunc vais fazer mudar nada.

1 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Isso eque alguns irmãos devem aqui intender, nada tem haver....

2 saat


Fabiao Simao Este é o sentimento colectivo. infelizmente, é um desses episódios que minam a Paz. Samora que tanto admiro, nem tudo que ele fez foi mar de rosa. agora excluir alguém por pequenos deslizes é táctica de um hipócrita, invejoso e ambicioso e perigoso para uma sociedade democrática.

2 saat


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana É melhor convidar a todos moçambicanos a nao assistirem a tvm , TV Miramar, tim, porque são partidarizados ate que reestruturem.

3 · 2 saat


Maryto Bastos Magul Estás enganado se mesmo a Stv dramatiza as informações!

2 saat


Joaquim António Zandamela O que tu ñ gosta, a quem gosta!

1 saat


Sebastiao Bernardo Mufana Mufana Se dramatiza é mto pouco do que as outras vias , tudo isso por estar somente honesta a este povo que gosta notícias verdadeiras

1 saat


Lulu Rafael Chiteve “PODEMOS TOCAR TODOS BATUQUES AO MESMO TEMPO EM TODO MOÇAMBIQUE
..MAS NINGUÉM OUVE...PAZ, PAZ ,PAZ...QUAL PAZ. .."
DOM JAIME PEDRO GONÇALVES

7 · 2 saat


Akiavo Anaculamilatho Muissa Está quente isso mermao está. Ardeu ardeu ardeu a tenda e o tendeiro.
Para onde vais assim oh Moz? Chegarás antes que os portões se fechem?
Os teus filhos questionam- te?

1 · 2 saat


Maryto Bastos Magul Ñ podemos advogar o problema tribalista talvez seja político porque Dlhakama disse que ele pertencia a Renamo!

1 · 2 saat


Mikhail Sadique Camissá Ainda tens TVM irmão?

2 · 2 saat


Caetano Naene Ainda reclamam por não terem visto a TVM ? Eu sem as mídias , tvm , stv .....etc consegui ver toda cerimônia, vocês não ? Kkkkkk

1 · 2 saat


Otilio Beijo Ha muitos casos de promoc,ao de tribalismo que aqui Sao permitidos. A VODACOM:Se fizeres chamada de vodacom para Vodacom, vais escutar uma voz de espera em lingua changana e isso e' a nivel nacianal. Porque razao uma rede de cobertura nacional usam uma lingua regional ou tribal para uma cobertura nacional? Que tipo de sociedade estamos a construir? Como os senas, chuabos, ndau, nhungue, shona, yao, maconde, macua, lomwe, tsonga, shitsua e outros sentirao diante disso? Nao se trata de uma exclusao? E qual a consequencia disso?que forma barata de perpetrar a dominacao e depois falamos da unidade nacional. Que os outros e' que atentam contra ela, enquanto que os verdadeiros divisionistas, regionalistas e tribalistas passeam a sua classe e em nome da unidade mas interpretada e entendida como sistema de vassalagem.abaixo o divisionismo, abaixo o regionalismo, abaixo o tribalismo.

7 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Abaixo.

1 · 2 saat


Tony Ciprix Chame o seu amigo Leonel Da Silva Bulo

2 · 2 saat


Ines Cardoso Abaixo

1 · 2 saat


Ines Cardoso Muito bem dito

1 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Eu sou do sul com muito orgulho e vivo no centro do país, também com muito orgulho e fiz muitos amigos ca, com muito orgulho, de tal forma que não fomego o tribalismo, muito menos o regionalismo. Tony Ciprix

2 · 1 saat


Tony Ciprix Sim, Leonel Da Silva Bulo, ali ninguem vai lhe desquslificar com base no regionalismo, pode crer. Mas por cá no sul, as coisas sao diferentes. Pior é vincularem a nossa origem étnica à politica-partidária, concluindo, falaciosamente, que se é do centro-norte, é da oposicao. É apartir dessa falácia que tambem se desqualificam os ditos Xingondos, como se fossem uns incapacitados tecnicamente

2 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Intende-se.

1 saat


Leonel Da Silva Bulo Isso acontece porque alguns só se acham tanto assim por ser de sul. Alguns dos meus irmãos preferem permanecer em sul do país, sendo que haja face a índices volumosos de desemprego aí. Zambézia é Maningue Nyce meu brother, Tony Ciprix

1 saat


Bernardino Victoria Augusto ...fazendo eco deste comentario particularmente e do post do Egidio Vaz em geral, efectivamente, ainda nao compreendi e nao compreendo ate agora essa da vodacom (ao configurar depois da lingua portuguesa e Inglesa, uma so lingua nacional?). Qual foi o criterio de escolha,mesmo?!!!

1 · 59 dk.


Otilio Beijo Bernadino, nao resta duvidas que o criterio de escolha tenha sido uma questao emocional e, portanto, ideologico tribal com o intuito de superiorizar a changana sobre as demais. Esse e' um passo dado para um changana reclamar a sua superioridade sobre os demais. Se a minha lingua for a unica usada num quadro legal em instituicao de caracter nacional, porque razao eu nao me acharia especial sobre os demais? O nao me achar tambem dependeria de mim, nao como obrigacao, mas como um acto de caridade aos padecidos(aqueles Que as suas linguas nao foram reconhecidas) mesmo assim de um ou de outro modo me senteria especial pos a caridade parteria de mi, da minha explicita vontade e nao da necessidade da lei, uma vez que a instituicionalizacao desta a minha lingua como a exclusiva sobre as demais atribui-me esse direito de me sentir especial em relacao aos outros, de outras linguas indiferentes. E' mais ou menos isso meus bros

8 dk.


Adelio Nicolau Fernandes O mundo veio de longe e nos encontrou aqui? E quero saber quem é sengulane?? É bispo ou pastor? E no sul as igrejas consideradas sao do tipo velho apostolo, nazareno, presbiteriana e Iurd , a igreja católica eles e querem saber. Pensam k é igreja do centro e norte, fiquem atento quando a cenas religiosas, aonde ver quem são entrevistados, ha tribalismo sim.

1 · 2 saat


Christianligoer Ernesto tenho a maxima certeza que quando for a vez do OLA PAZ vao transmitir.

3 · 2 saat


Sandro Luis Lourenco vamos mudar isso meu irmao

2 saat


Thomas Wiliam Lipapala António , Bishopes nao devem apoiar partidos abertamente. Vivi na Beira,aqueles não forum cultos mas sim congressos.

2 saat


Adelio Nicolau Fernandes Ja escutei na vodacom, fiquei chocado, ate em alguns programa,saem de portugues vao ao changana e volta ao portugues. Triste tambem.

1 · 2 saat


Joefarman Manjate Enganam-se meu irmaos,: TVM e RM sao orgaos do partido ja faz muito tempo e nao vao transmitir nada que está contra partido!

2 · 2 saat


Alvaro Matola Matola Unidade Nacional....!!!!!???? é o k eles pedem nus discursos ...!!!

2 saat


Tony Saica Verdade...a RM foi capaz de inventar um provam a falar de corrupção ...falta de vergonha pa

2 saat


Constantino Chonze Ainda bem que Egídio Vaz também já sentiu na pele.

2 saat


Rafael Sebastiao Vamos dar benefício da dúvida. Mas pergunto, como se nomeia um dirigente para uma instituição de âmbito nacional que não conhece um pouco de geografia para saber que Beira é Moçambique e por sinal fica mesmo no coração do Moz? Já vimos casamentos e muito mais nessa TVM. Exigimos que no mínimo haja um pedido de desculpas formal. É uma questão de cidadania.

2 · 2 saat


Leonel Da Silva Bulo Se o post fosse dercionado a TVM acredito que ia se pronunciar sobre o assunto e ia formalizar o pedido de desculpas.

1 saat


Ismael Chutumia Prova que Moçambique não está reconciliado

2 saat


Leonel Da Silva Bulo A tensão política eque provou isso. Meu irmão Ismael Chutumia

1 saat


Adilson Chicote Nao xte Sr que andou atraz de Unay Cambuma?e agora oqui se passa MA's?aguenta bro!!!!isso nao e nada

2 saat


Bernardo J. Nopiha O Dom Jaime era apartidário e amante da PAZ por isso que pos a sua vida em risco mas querendo aproximar as partes e em alguns momentos foi mal interpretado. Eu fiquei muito triste quando passei na TVM na altura estavam a passar entrevista da Melancia.

1 · 2 saat


Egnaldo Pagaravanto Ainda temos regionalismo

2 saat


Machaca Jota Mas eu não sabia que a TVM tem a obrigação de apresentar cerimónias fúnebres... Ou uma cerimonia do género é entretenimento... Me desculpe, não sabia.

1 · 1 saat


Otilio Beijo Muitos querendo tapar o sol com a peneira.kkkkkk. Na minha lingua ha um proverbio que diz que oque tem chifres nao se esconde.

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Será que seja querer mesmo tapar o sol com a pineira????? Acho que não talvez seja ir atrás da razão

1 · 1 saat


Otilio Beijo Talvez leonel

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Ora vejamos, so nos eque possamos mudar de ideias referentes à nossa consciência, em nenhum momento neguei a existência de tribais, apenas quiz fazer perceber que as pessoas tendem a mudar de ideias quanto aos ditos tribais ou regionalização. A tempos atrás quanta gente se sul se fazia viajar a região centro e norte do país, pouca comparando com actual senario, Irmão Otilio Beijo

1 · 1 saat


Rosa Joaquina Augusto Augusto Concord consigo, com esse typo de gente como mocambique pode desenvolver? Um evento de ambito nacional,
.Sera que a italia ao envar o seu representante nao foi por reconhcimento? E d ificil convivernos, com mentes poluidas , enfim, igonorancia quando é por excesso da nisso e nao sabem que estao a lancar a stv no patamar.

1 saat · Düzenlendi


Luana Lucas Lucas Inflzmente enquanto continuarmos a pensar pelo xtomago n iremos alen .akeles senhores da tvm n tem consciencia propria,alienaram seus miolos aos cargos de direccao k ocupam.

1 · 1 saat


Jass Muganguisse O enterro de Malangatana foi transmitido

1 · 1 saat


Frelimo Nyusdi Afinal so hoje? Quando agente dissemos keremos jakama voce opoem

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Já tá velho pra governar esse daí.

1 saat


Steven Jorge Muianga Muito simples.uma coisa que voçe não gosta simplismente não a faz.a tvm já provou ser o que é, então eu não piso mais o remote pra o dito canal e prontos.acho que vai a 2 anos que não vejo noticias desse canal e prontos.

1 · 1 saat


Renato Maculuva É bem feito pra ti Egidio Vaz que por vezes comportas-te como um vira casaca.

1 saat


Nelson Junior Nem a Frelimo / Governo da Frelimo teve coragem de proclamar um dia de luto nacional....Francamente!!!!....E foi este grande homem a convencer o lider da Renamo a deslocar-se para a Roma...sinceramente é triste e incompreensivel...Ingratos e mal agradecidos

5 · 1 saat


Arnaldo Caliche A ser verdade que tvm pouco fez para transmitir aos mocambicanos o falecimento de um dos obreiros da paz, aumenta a teoria de politizacao das instituicoes do estado. Pois, prefiro falar de politizacao do que tribslizacao. Porque a tvm tem cuncionarios de varias regioez, zonas, distritos e provincias que nao pertecem a uma so tribo.a politica no nosso pais em vez de liderar a administracao das instituicoes so transmite a ideia e o esperito de inimizade e contra a palavra mae das constituicao da republica: paz e a unidade nacional. Mocambicanos e nao inimigos, adversarios nas ideias mas com o mesmo objectivo. Desenvolvimento do pais.

5 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Sabias palavras irmão Arnaldo

1 saat


Cristiano Manejo Juntos de mâos dadas vamos edificar a#Unidade_Nacional.

1 saat


Charles Brown Ilustre Egídio Vaz, o tribalismo que atribui a região sul por causa da TVM não ter transmitido na íntegra as cerimónias fúnebres do Arcebispo, acho eu que, em primeiro lugar, devia se informar melhor as causas que levaram aquela estação a não o fazer.

E na sua qualidade de intelectual, não sabia que faz leitura paroquial, com memória curta.

1. Na igreja católica onde o Arcebispo fazia parte, depois dos acordos de Roma, nos domingos faziam se dois cultos, em períodos diferentes, um em língua sena e outro em Ndau. Ninguém do sul reivindicou shangana, mas estão lá gente do sul.

2. Quando o Manuel Pereira disse que ia pôr cancela no rio save, para si isso não é tribalismo é inclusão.

3. Por último, pergunte alguém mais velho na família, porque tenho a certeza de que ainda não tinha nascido, o que aconteceu na década de 70 na cidade da Beira contra os zambezianos. Isso para perceber a dimensão do estágio da sua ignorância.

Em suma, o tribalismo meu ilustre está nas vossas cabeças, não no sul, como quer fazer entender. Não atire areia nos olhos de outrem.

5 · 37 dk. · Düzenlendi


Leonel Da Silva Bulo De tal forma que aqui quase usou-se TVM como capa pra fomegam dos ditos tribais.

1 · 1 saat


Ussene Paulino Ussene Ele é que é tribalista e anda a soldo das chancelarias e pretende agitar este pobre povo que ja tem problemas suficientes para superar e ainda me vem um pseudo-academico, para falar de tribalismo. Ou quer vingar-se pelo facto de ser um historiador sem historia pra dizer...
Ou qeria ser Director do arquivo historico a todo custo!!

1 · 59 dk.


Bernardino Victoria Augusto ..."tapando o sol com a peneira"....

47 dk.


Rogerio Wasiketi Yah é complicado, prefiro pensar que para nao gastar tempo de antena em todas as televisoes, eles combinaram fazer vez vez ( nao vaz vaz), ou seja, desta vez foi a STV, a próxima vez será aTIM, assim por diante...contudo, acho que a cerimónia do D. Singulane vai coincidir com a TVM, so por coincidencia mesmo.
Enfim, quanto ao resto nao comento 🙊!

1 · 1 saat


Otilio Beijo Vez vez e aqueles Que estao nas zonas rurais onde outros canals nao chegam como fica? Ou para ti Mozambique e' apenas as cidades E os mozambicanos Sao aqueles que vivem nelas?

1 saat


Pereira Jesus Com esta nenguem resist.thanks

47 dk.


Renas Simiao Foi uma falha.
A próxima morte será transmitida em directo na tvm, stv, miramar, RTK, TVE, CTv e todas radios.
Nao podemos fazer aproveitamento tribal por cima de uma morte.

3 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo De tal modo que disse nada tem haver com a outra.....

1 saat


Carlos Manuel Conde Jeque O tribalismo e o regionalismo sempre foi um facto! Kavandame ja havia profetizado,

1 saat


Leonel Da Silva Bulo Tamos a virar rumo a política oque???? Frelimo Nyusdi

1 saat


Nando Chimene TVM,TVM,TVM, TVM, TVM


2 · 1 saat


Aurelio Sitoe Irmãos nao ha chingondo nem changana somos todos moçambicanos a TVM e nossa haverá uma reportagem sobre as cerimónias fúnebres do Domingos Jaime

2 · 1 saat


Iris Maria Monteiro Podem engolir o momento passou

1 saat


Aurelio Sitoe Digo dom Jaime

1 saat


Zmakhalelo Makhalelo A verdade é que o regionalismo ou tribalismo existem no nosso país embora não levemos muito a peito ao ponto de provocarmos contactos corporais mas falamos mal das tribos as quais n pertencemos. Sabemos que no sul, um Cossa tem mais poder e oportunidade que um Muaprato ou Hukula do centro e norte respectivamente. Esperemos k a tvm diga algo. Foi triste já k se gaba em ser a nr 1.

1 · 1 saat


Graciano Biza Acho que é problema da concorrência, a STV, esteve na dianteira, como sempre...!!!

1 · 1 saat


Ivo Mendes Senhores o funeral d d Jaime não era para disputar audiência por isso a tem fez bem não transmitir ficamos todos a ver n único canal

1 saat


Iris Maria Monteiro Te conforto caro irmão e digo não há mal que dure para sempre Deus ainda e dono deste mundo estamos assistir

1 saat


Achimo Nantomola Vamos nos amar pessoal sem olharmos nas nossos regioes e nen mesmo nas nossas origens. Somos todos Moçambicanos de Moçambique. Vamos nos sentir donos deste pedaço e nao na divisória . eu, soude Cabo delgado, vivi na Beira e casei-me la, tenho filhos na Beira mas hoje estou a viver no Maputo e me sinto Moçambicano. Por favor, Don Jaime é Moçambicano . vamos olhar as coisas assim por favor.

4 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Podes me dizer se sentes o tribalismo aí irmão Achimo?????

1 saat


Achimo Nantomola Nada mano, eu vivo e convivo com Moçambicanos de todos os lados de Moçambique .

53 dk.


Achimo Nantomola Sou tratado com muito carinho e amor com todos os que me rodeiam.

54 dk.


Otilio Beijo Tambem quem mandou ele ser padre e intrometido, capaz de ariscar a sua vida la nas matas de gorongosa a busca da paz? Se ele fosse mestre das timbilas la do chokwe/zavala sei la' a coisa seria outra. A sua homenagem na TVM ate ia parecer uma receita medica: de manha, a tarde e a noite.

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Kikikiki, Otílio nada ver.

1 saat


Otilio Beijo Kikikiki

57 dk.


Ernesto Mandlate Regionalismo NAO,.pelo menos aki NAO, somos homens filhos de desse vasto Mocambique e filhos de DEUS

52 dk.


Otilio Beijo Ernesto as palavras nao Sao suficientes para contradizer os actos. Nao basta dizer que o regionalismo nao existe para isso deixar de existir. E' preciso accoes concretas que possam eliminar qualquer suspeita.

4 dk.


Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue bom isso é mais uma prova de que a TVM,na verdade é TVF e que depende muito mais da palavra dos dirigentes do partido,coisas de vergonha

1 · 1 saat


Leonel Da Silva Bulo Disso não tenho dúvidas irmão.

1 saat


Nhanengue Nhanengue Nhanengue Nhanengue mas sempre nos seus discursos descabidos e sem nexo,falam de inclusão e paz a nivel nacional,e na prática nada

57 dk.


Leonel Da Silva Bulo Irmão Achimo Nantomola, podes Ne dizer se sentes tribalismo ou regionalismo aí? ???

1 saat


Tito Leonardo Comba Realmente aconteceu!sinto muito pela atitude dos mocambicanos do sul.que a unidade e amor prevaleça

1 saat


Senny Micahel Franck Afia Acordaram tarde, TVM não tem razão.

59 dk.


Antonio J Nhamuxue Nhamuxue Olhem o seguinte meus irmão, essa televisão de que estão a falar serve como um trapolím para a manutensão do regime. promovendo ódeo entre os moçambicanos atravez da diabolização das posições contrárias ao regime. prova disso foi posta ontem onde durante as cermónias fúnebres do Dom Jaime, a tv que funciona na base de impostos de tdos nós, valorizou a trasmissão de programas infantís. Não sabem porquê é que a tvm agiu dessa forma? É porque o Dom Jaime apresentava ideias contráriass ao regime e tornou se alvo de abate da imprenssa estatal.

58 dk.


Carolina Dembuenda


57 dk.


Jose Maria Ilustre, revisite meus postes na sua maioria relatam o caso de tribalismo k vem da tanzania com nossos combatentes

Sou frelimo, nao sou da frelimo mas tribalismo eh a pior forma k corrupcao em mocambik,alias ,eh uma doenca emdemica k ta fectar chingonds

52 dk.


Sousa Baptista Roia Eu acho k existe tribalismo sim,os k kerem por cancela n Save so fazem bem mas sei k vai ser dificil ,um dia poderá se concretizar.K unidade nacional existe? So de enganar pesssoas do centro e norte.

45 dk.


Sousa Baptista Roia Nao sabia k existe canal tvm,porke nem da para assistir

43 dk.


Dani Antonio Outra é a marrabenta a ser emblemada como a imagem da nossa cultura por ser de sul. Nem se quer é uma dança tradicional e é feita só no sul. As nossas danças históricas reconhecidas até internacionalmente, que representam o país em grandes exposições culturais são de norte e são praticadas em todo o país

40 dk. · Düzenlendi


Anacleto Armindo Miguel O tribalismo, o nepotismo, "chingondoismo"... Existr, e é uma realidade nua e crua Em diversas instituições estatais e privadas.

Triste saber k a TVM, não transmitiu um evento, Que envolvia alguém k muito fez Pelo país, aliás o próprio mandatário do povo (chefe do estado) se fez presente... #coisasdemoz

35 dk.


Graca Joao


32 dk.


Zelia Vilanculo A verdade doi mas deve ser dita.

32 dk.


Gygy Rafael Rafael Eu assino p baixo, deve haver um criterio de transmissao de assuntos k afectam a sociedade Mocambicana por parte da TVM, pois o casamento d SUNGURANE transmitiram, ou tem haver com a religiao mesmo...coisa triste

29 dk.


João Holande tou comtigo irmao.

29 dk.


Cremildo Pinto Quembo Muito feio isso

27 dk.


Marcio Lino Opa nao e por acaso ate hoje a renamo luta pra acabar com isto e real em Moçambique infelizmente coragem

27 dk.


Adriano Novela Muana machuabo nka khala buruto.

23 dk.

Sem comentários: