terça-feira, 19 de abril de 2016

‘É de chorar de vergonha! Simplesmente patético’, diz Joaquim Barbosa sobre votação do impeachment


POR MATEUS COUTINHO, JULIA AFFONSO E FAUSTO MACEDO
19/04/2016, 13h14
6
Ex-presidente do Supremo manifesta sua indignação com os votos dos deputados que usaram a própria família, e outras desculpas, para justificar o apoio ao impeachment de Dilma Rousseff
Joaquim Barbosa. Foto: André Dusek/Estadão
Joaquim Barbosa. Foto: André Dusek/Estadão
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e hoje advogado Joaquim Barbosa utilizou nesta segunda-feira, 18, seu perfil no Twitter para desabafar sobre seu descontentamento com o teor dos votos dos deputados no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no último domingo. O ex-ministro não se manifestou a favor nem contra o impeachment da petista.
“É de chorar de vergonha! Simplesmente patético!”, afirmou o ex-ministro que ficou famoso pela sua atuação dura no processo do mensalão, que levou à prisão os principais nomes da cúpula do PT. O comentário de Barbosa foi feito logo após criticar a imprensa brasileira e recomendar aos seus seguidores assistirem a entrevista de Glenn Greenwald à emissora de TV americana CNN e também lerem a matéria da revista britânica The Economist listando as justificativas dos deputados em seus votos pelo impeachment.
joaquimbarbosaimpeachment
Nos votos, a maioria dos parlamentares favoráveis ao afastamento da petista não fizeram nenhum comentário ou posicionamento sobre as pedaladas fiscais – manobras contábeis que embasam o pedido de impeachment – e utilizaram como justificativa seus próprios familiares, “deus”, “cristianismo”, o fim da corrupção, dentre outros motivos que surpreenderam até jornais internacionais.
joaquimbarbosaimpeachment2
“Anotem: teremos outras razões para sentir vergonha de nós mesmos em toda essa história”, seguiu Barbosa, que em nenhum momento se manifestou se era favorável ou contra o afastamento da presidente. No último domingo, 17, a Câmara dos Deputados aprovou, com 367 votos favoráveis, mais do que os 342 necessários, a continuidade do processo de impedimento de Dilma Rousseff, que agora está sob análise no Senado. Se for aceito também no Senado, a presidente será afastada por 180 dias para ser julgada pelo Congresso e, neste período, o vice-presidente Michel Temer assume a Presidência.
Se ao final do processo o Congresso decidir pelo afastamento da petista, o vice segue como presidente até o final do mandato, em 2018.


Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Carlos Vilas
Carlos Vilas
Fazem um carnaval sobre o que é totalmente insignificante. Na verdade, suas excelências não tinham que pronunciar nada além do "sim", "não" ou "me abstenho". Mostraram com isto, indisciplina, desrespeito à ordem e ao povo, levando horas desnecessárias para a conclusão do processo. Como podemos querer um país ordeiro, disciplinado e progressista com um bando de desordeiros desse naipe?
eliana espindola
eliana espindola
Estou com o ex-Ministro Joaquim Barbosa pois a seção era para votar apenas pelo SIM ou NÃO me envergonho destes parlamentares que nos representam por não saberem se comportar e nem entender a ordem da seção que estavam participando e também do Presidente da Câmara que não teve pulso para conduzir a seção dentro da ordem e respeito entre os parlamentares.
Shigueo Kuwahara
Shigueo Kuwahara
Idolatria pela imprensa estrangeira, como se tivessem informações melhores e mais isentas do que a imprensa livre do Brasil. Patética a manifestação do ex-ministro. Talvez por isso tenha ido morar nos States comprando apartamento por meio de empresa fantasma denunciada nos Panama Papers.
Mais comentários
Você pode digitar 600 caracteres.

Sem comentários: