terça-feira, 26 de abril de 2016

Corações ao alto: Abril regressou!

Opinião

Corações ao alto: Abril regressou!

É certo que nem toda a gente é Vasco Lourenço, mas o seu espírito paira sobre as cabeças do PS, do Bloco, do PCP e de metade do PSD.
A jornalista da SIC Anabela Neves, que já assistiu a muitos 25 de Abril no Parlamento, detectou no final das cerimónias de ontem diferenças significativas na performance do hino nacional pela banda da GNR: “Palmas mais fortes do que é habitual ao hino, que desta vez se ouviu bem mais na sala de sessões do Parlamento. Muita gente, muitos deputados, finalmente a cantarem.” Oh, que lindo. Nada como a esquerda voltar ao poder, para mais toda juntinha – Abril pode novamente voltar a ser Abril e o hino pode novamente soar como um hino.
Durante a manhã de ontem, os acordes d’A Portuguesa escutaram-se espectacularmente. A secção de sopros da banda da GNR soprou com notável entusiasmo. A percussão percutiu com outro músculo. Os deputados cantaram como se tivessem um Manuel Alegre dentro deles. Os capitães de Abril ruboresceram de novo as galerias com os seus cravos. A normalidade institucional e constitucional mostrou-se, enfim, reposta. Como afirmou o deputado do PEV, “Abril está de regresso”.
Foram longos anos de ausência. Durante a governação de Pedro Passos Coelho houve Abril, o mês, mas não Abril, o estado de espírito, que, como todos sabemos, apenas desce sobre as almas quando a esquerda está no poder. O Abril da direita não é verdadeiro Abril – é um Abril diminuído e poluído, que se suporta por penoso dever democrático, mas que nunca se chega propriamente a aceitar. Ferro Rodrigues celebrou o regresso da Associação 25 de Abril ao Parlamento com um tom tão entusiasmado (“que bom é ver-vos de volta a esta casa que é também a vossa casa!”) que só faltou pedir desculpa a Vasco Lourenço pelo comportamento dos anteriores inquilinos. Os tais inquilinos que, como recordou Lourenço à saída, tinham “uma postura anti-25 de Abril”.
Perguntarão os leitores: uma “postura anti-25 de Abril” porquê? Acaso Passos Coelho tomou o poder de assalto? Acabou com as liberdades individuais? Silenciou a comunicação social? Agiu contra a oposição? De que forma pode ter ele sido “anti-25 de Abril”? A resposta é simples: é que se para uns a democracia é tudo, para a Associação 25 de Abril e para dois terços do actual Governo e partidos adjacentes a democracia é pouco. Democracia sem um projecto de esquerda não é democracia, porque boa parte da esquerda portuguesa ainda vive mentalmente no tempo do pacto MFA-Partidos – um povo pouco esclarecido pode fazer gripar o motor do processo revolucionário.
Dir-me-ão que os tempos são outros. Sim, com certeza que são, mas o regime continua a transportar consigo a flor-de-lis da esquerda, que se torna muito visível nos dias mais carregados de simbolismo, como é o caso do primeiro 25 de Abril do primeiro-ministro António Costa. Após a revolução, o CDS teve de fingir que era de centro e Sá Carneiro que era de esquerda, e quatro décadas depois só não tem “uma postura anti-25 de Abril” quem continuar a fingir.
É certo que nem toda a gente é Vasco Lourenço, mas o seu espírito paira sobre as cabeças do PS, do Bloco, do PCP e de metade do PSD – a esquerda nunca se limita a apresentar uma alternativa política à direita; ela está sempre em processo de salvação de todo o sistema social e democrático. Ainda que isto se passe sobretudo num plano simbólico, o simbolismo conta – porque é ele que continua a infectar a direita com a falta de legitimidade política para defender as suas ideias, 42 anos após Abril. Pessoalmente, não tenho pachorra, por mais bestial que seja a actuação da GNR.

João Miguel Tavares escreve sobre o 25 de Abril.
É certo que nem toda a gente é Vasco Lourenço, mas o seu espírito paira sobre as cabeças do PS, do Bloco, do PCP e de metade do PSD.
publico.pt
Ana Leal, Aires Bexigas Vera Cruz, Guilherme São Pedro e 66 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Fátima Mota
Fátima Mota Meu caro o 25 de abril não voltou por uma razão muito simples, ele aconteceu e vai estar sempre por cá! Os valores que abril nos transmitiu é que podem ou não estar presentes na nossa sociedade!
53 h
Eliminar
Cristóvão Neeson
Cristóvão Neeson Os valores do PREC também. Ah, espere. Desse período não se pode dizer nada. Qual 25 de Abril...
12 h
Eliminar
Fátima Mota
Fátima Mota Cristóvão Neeson , cada um fala do que quer...
1 h
Eliminar
Cristóvão Neeson
Cristóvão Neeson Fátima Mota Deve-se falar de tudo e não esconder o lixo para debaixo do tapete.
3 min
Eliminar
Paulo Geraldo
Paulo Geraldo Estas comemorações cheiram a bafio. Sempre a mesma conversa, sempre as mesmas caras... Certa gente ainda não se deu conta que Portugal mudou... Lá temos que levar com o terrorista Otelo das FP25, elevado a herói... Felizmente que os donos da democracia, estão de volta à Assembleia... O sonho de uma ditadura comunista que terminou a 25 de Novembro, leva certa gente que se diz democrática, a ser contra quem pensa diferente. Vemos isso com os insultos diários no facebook.
35 min
Eliminar
Rui Daniel
Rui Daniel João M Tavares, até pode usar óculos à J. J. Abrams para ter uma imagem mais moderna, mas intelectualmente é tão conservador e alucinado como o Pedro Arroja.
183 hEditado
Eliminar
Cristóvão Neeson
Cristóvão Neeson Qual é o mal em ser conservador? Até vejo o João Tavares como liberal. E qual a relação de uma ideologia com o nível de intelectualidade? Ou intelectualidade é agora uma característica de esquerda?
73 h
Eliminar
Rui Daniel
Rui Daniel JMT o "liberal" que diz não ser homofóbico, mas transfusões de sangue de um gay nem pensar e que o Aborto é uma vergonha... Que não é de direita, mas odeia tudo que cheira a esquerda. Não é fascista, mas defende que certas pessoas devem ser julgadas na praça publica sem terem direito a contraditório.
Não tenho nada contra os conservadores que saíram do armário, esses pelo menos são intelectualmente honestos. O que não é o caso do JMT.
32 hEditado
Eliminar
João Pereira
João Pereira Aquilo são óculos de anormal que é o que ele é. De intelectual e moderno não tem nada,nem por fora, nem por dentro.
2 h
Eliminar
Cristóvão Neeson
Cristóvão Neeson Rui Daniel Sabe que o liberalismo não existe apenas a nível social, certo?
2 h
Eliminar
Eduardo Netto de Almeida
Eduardo Netto de Almeida Rui Daniel não é nada disso que ele diz! As questão das transfusões de sangue de homosexuais, é por questões estatisticas de HIV. É discutível mas foi bem defendido! É exactamente a mesma questão de quem tem múltiplos parceiros sexuais.
Quanto à questão do contraditório, ele diz exactamente o oposto. Fazendo referencia ao Socrates que vem para a praça publica defender a sua inocência à boca cheia, deve existir o direto ao contraditório na praça publica!
Por ultimo assume claramente que é de direita!
2 h
Eliminar
Rui Daniel
Rui Daniel Sabe que mesmo a nível de politica económica, o liberalismo não tem apenas uma variante.
O social-liberalismo, mais intervencionista e próximo da social-democracia que actua pela procura, que vê o mercado como um instrumento e não um fim por si mesmo. E do outro lado com ressurgimento do liberalismo clássico, adoptado pelos partidos conservadores, que actua sobre a oferta, privatizações, desmantelamento de serviços do estado. O JMT, pelo que defende nos seus textos seja a nível dos costumes ou economicamente, está mais próximo de um Ted Cruz do que o Obama.
12 hEditado
Eliminar
Rui Daniel
Rui Daniel O Eduardo Netto daria um bom escritor para as produções fictícias.
2 hEditado
Eliminar
Maria José Leitão
Maria José Leitão Ignorem-no. evitem abrir a crónica. Esta é a forma para o neutralizar. Se não tiver likes e se se verificar que muita gente não "abre" a publicação, alguém, no jornal, vai perceber que este" iluminado" está a mais.
2 h
Eliminar
João Pedro Marnoto
João Pedro Marnoto Já o Rui Daniel daria um bom ditador de profecias ideológicas.

Avante camarada Maria José Leitão! Censurar pela mão do povo de forma a neutralizar o inimigo apelando à ignorância e limitando a liberdade de expressão!

Entretanto vou ali regar o meu cravo que parece já estar a murchar...

Emoji smile
56 min
Eliminar
Rui Daniel
Rui Daniel João Marnoto para a próxima meta mais tabaco.
40 min
Eliminar
João Martins
João Martins Cada vez mais se percebe que o 25 de abril é a festa da comunagem. Agora até parecem cogumelos nas comemorações caso o governo seja de esquerda, mesmo que colado a fita-cola e com os dias bem contados.
113 h
Eliminar
Eugénio Bettencourt
Eugénio Bettencourt Também é daqueles que reza todos os dias para que as coisas corram mal?
73 h
Eliminar
João Martins
João Martins Eugénio Bettencourt tanto quanto voce desejou no anterior governo um novo resgate ou no minimo uma saída com programa cautelar....
33 h
Eliminar
Ana M Fernandes
Ana M Fernandes ...e desde quando é que as coisas correram bem para o povo?
23 h
Eliminar
Carla Rodrigues
Carla Rodrigues Os dias estão bem contados e serão 4 belos anos Emoji wink
13 h
Eliminar
João Martins
João Martins Carla Rodrigues deve ter visto isso na sua bola de cristal....
33 h
Eliminar
Carla Rodrigues
Carla Rodrigues A sua convicção passa pela desgraça a minha pela perspectiva positiva.Acredito neste governo. E também acredito que o seu não colocará lá os pés tão cedo! Convicções. Deixemos o tempo e a realidade mostrar quem tem razão. Emoji wink
23 h
Eliminar
João Martins
João Martins Carla Rodrigues qual meu???? Mas quem é que te disse que tenho governo ou partido??? E porque razão achas que és mais que eu??? Ou porque razãoa chas que sabes alguma coisa a meu respeito? Que palhaça....vai piscar o olho aos teus amigos...
23 h
Eliminar
Carla Rodrigues
Carla Rodrigues Primeiro não me trata por tu porque não o conheço de lado nenhum...depois não se enerve que isso faz mal ao coração Cessa aqui a minha conversa com perfis falsos...Por norma nem lhes respondo...mas o senhor diz tanto disparate que não resisti. Aguardemos. Emoji wink
13 h
Eliminar
João Martins
João Martins Carla Rodrigues trato-te como entender...chamaste-me cobarde e anedótico e vens piscar o olho para quê? Não tenho culpa que te achas a maior e que tenhas sido educada na base do cinismo...queixa-te aos responsáveis pela tua educação. Perfis falsos?? Eu sou falso pq tu dizes..alias estás a teclar com uma alucinação....oh gente burra
13 h
Eliminar
João Martins
João Martins ps: agradeço a tua preocupação pelo meu coração...mas asseguro-te que não tenho a tua idade...
3 hEditado
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas Adoro as suas indisposições e a de outros como o senhor, que desde novembro falam falam, mas andam com a boca cheia de fel! Por muito que "berrem" lá terão que engolir a esquerda Emoji smile. Pode ser que provoque uns colapsos aos mais raivosos Emoji smile
11 h
Eliminar
João Martins
João Martins Graziela Dimas eu gostava de poder dizer que adoro a sua ingenuidade..mas não consigo. Gosto demasiado de Portugal para permitir que um bando de apátridas cobardolas continue a estragar o meu país
1 hEditado
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas Então ponha-se a andar Emoji smile. Ingenuidade, que lindo e fofinho da sua parte Emoji smile. Nao se preocupe, isso com uns anti ácidos passa Emoji smile
40 min
Eliminar
João Martins
João Martins Graziela Dimas quem é que tu pensas que és para me convidares a sair do meu país? Queres isto tudo só para ti? Ou não sabes lidar com opiniões contrárias às tuas? E poupa-me do cinismo e dos teus sorrisos...
134 minEditado
Eliminar
Paulo Geraldo
Paulo Geraldo Realmente, sempre que o PS governou, foram belos anos...
132 min
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas Você é cá uma peça! Adoro! Adoro!
21 min
Eliminar
João Martins
João Martins Graziela Dimas Você é a tia....
120 min
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas Então é tu ou você? Emoji smile
18 min
Eliminar
João Martins
João Martins é tu ou o sr. Não se trata as outras pessoas por "você"...não sabia?
117 min
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas O senhor é que me tratou por você no comentário acima Emoji grin. Ai a demência Emoji smile
11 min
Eliminar
João Martins
João Martins Graziela Dimas é mentirosa ou está em avançado estado de insanidade mental?!??!?!
19 minEditado
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas E além do mais, quem me trata por tu, não me merece muita consideração Emoji smile
9 min
Eliminar
João Martins
João Martins ainda estou à espera que digaS onde Te tratei por "você"....
3 min
Eliminar
Graziela Dimas
Graziela Dimas Olhe meu caro, desejo-lhe um bom acordar amanhã e nos dias seguintes. Vai precisar para conseguir enfrentar estes dias de tanto sofrimento para si. Eu cá estou bem! Quem se queixa é o senhor. Desejo-lhe sinceramente que não lhe faça mt mal à saúde ter q acordar tds os dias c/ os figados às voltas Emoji smile. Felicidades e muito Amor no seu coração Emoji heart
2 min
Eliminar
Jose Kaiseler
Jose Kaiseler Acorda!!! O 25 de Abril continua e deu-te a possibilidade de abrires a boca, sempre que te apetecer ,para deditares tanta tontice. E NÃO RECEIES, pq o 25 de abril, não te cala a voz, nao te rouba salário,nem tira emprego.
11 h
Eliminar
Rui Conceição
Rui Conceição Não esquecer a "a grandola vila morena" na escadaria da assembleia.... Só faltou uma "lágrima no canto do olho" do sr Costa e restantes boys! Emoji smile
103 h
Eliminar
Vasco Mouta
Vasco Mouta Do pouco que vi na TV, só vi "reizinhos" a desfilar (só faltou o soares e o sampaio) ..... e o povinho a assistir. A verdade é que eles estão bem (e ricos diga-se), e o povo continua na m****. Afinal o 25 de abril foi bom para quem ..???
83 h
Eliminar
Débora Louro
Débora Louro Abrileiros mais requentados. Que cheiro a mofo! Até o Otelo Saraiva de Carvalho já clama por Salazar.
53 h
Eliminar
Pedro Pacheco
Pedro Pacheco O mesmíssimo mofo que lhe permite estar aqui no FB a dizer livremente o que lhe vai debaixo do chapéu.
53 h
Eliminar
João Martins
João Martins Pedro Pacheco sim pq antes o facebook era contolado pela PIDE...lolol
3 h
Eliminar
Rui Jamp
Rui Jamp Existe mais que uma forma de ir ter com o Salazarito e o ver ao "vivo" e a cores... é só ter vontade.
12 h
Eliminar
João Martins
João Martins Rui Jamp mata-te tu
1 h
Eliminar
Paulo Geraldo
Paulo Geraldo Só neste país é que um terrorista é elevado a herói...
29 min
Eliminar
Maria Manuel Cardo Gantes
Maria Manuel Cardo Gantes tadinho! vitima do 25 de Abril...começo a não ter pachorra nenhuma para os escritos deste colunista!!!
2 h
Eliminar
João Pedrosa
João Pedrosa João Miguel Tavares, 2 comprimidos de cianeto e isso passa filho. Rápido, que é um favor que fazes às pessoas..
11 h
Eliminar
Sérgio Domingues
Sérgio Domingues "Os que votam mais à direita no espectro político têm maior identificação com o Estado Novo, diz estudo"
https://www.publico.pt/.../crise-leva-portugueses-a-terem...
Estudo mostra que continua a haver muito orgulho na transição para a democracia, mas também que a atitude em relação à vida pós-revolução tem vindo a sofrer de algum desânimo.
publico.pt
2 h
Eliminar
Carlos Guerreiro
Carlos Guerreiro Você é tão idiota, e intelectualmente tão pobre, que dá pena ver o desperdício de espaço que a imprensa lhe concede...
2 h
Eliminar
Carlos Gafaniz
Carlos Gafaniz João Miguel Tavares não deixa de ser um neoliberal resabiado o anterior governo não assaltou mas torturou de forma habil o povo foi e é um anti 25 de Abril assim como você
1 h
Eliminar
Paulo Geraldo
Paulo Geraldo E o governo do 44 com 11% de défice, não?
28 min
Eliminar
Victor Dias
Victor Dias E que engulhos tudo isto ,simbolico ou nao lhe deve causar!!!!! Como vc deveria tet gostado dos tempos da mocidade portuguesa e da saudacao de braco no ar em jeito da juventude hitleriana
12 h
Eliminar
Miguel Paisana
Miguel Paisana e na edição de amanhã? uma crónica de Robert Mugabe sobre direitos humanos e igualdade?
22 h
Eliminar
Joaquim Souto
Joaquim Souto Nenhum país com a dimensão de portugal tem tantos heróis de cravo ao peito, tantas condecorações, tantas medalhas porquê? Até os que fugiram recebem medalhas, a guerra do ultramar foi um negócio que encheu os bolsos a muitos. Perder tempo a ver a palhaçada, eu não.
1 h
Eliminar
Hélio Marta
Hélio Marta Ainda não percebi muito bem o que são os valores de Abril, nem o que representa o 25 de Abril. Ou será que se estão a referir ao Noeliberal Reino Unido, que descolonizou, se desenvolveu e se democratizou? Não sei o que busca a esquerda portuguesa, só sei que o discurso não condiz com as acções.
25 min
Eliminar
Avelino Resende
Avelino Resende Este senhor seria um óptimo ministro da informação num governo liderado pelo Salazar.
21 h
Eliminar
Fernando Sarmento
Fernando Sarmento Onde estavas no 25 Abril?
Se calhar ainda nem existias!!!!
3 h
Eliminar
João Martins
João Martins e tu onde andavas qd o Afonsinho fundou Portugal?!?!?!
3 h
Eliminar
Fernando Sarmento
Fernando Sarmento Excelente comparação!!!!!!!
Por isso mesmo há tanta idiotice comentada!!!
13 h
Eliminar
João Martins
João Martins gosto de gente que não vê a própria porcaria que aponta aos outros. Para uns serve alegar que o coitado ainda não era nascido no 25 de abril..e tu? Porque eras nascido sabes mais do assunto é isso que estás a querer dizer??? idiotice é pouco....
2 h
Eliminar
Fernando Sarmento
Fernando Sarmento Nem mais, na mouche mesmo!
E até acrescento que sou um dos largos milhares de portugueses que contribuíram para a derrocada daquela coisa, fascista e necrófoga...
Portanto, de idiotice em idiotice, vai este meco apregoando aquilo que nem sonhou... Porque se calhar nem era nascido!!!!
11 h
Eliminar
João Martins
João Martins Fernando Sarmento o estado novo era fascista?? Santa sabedoria a sua....o que vale é que a sua geração está com o pé na cova...e o cravo vermelho cada vez mais murcho....Portugal desperta...
1 h
Eliminar
Paulo Geraldo
Paulo Geraldo Fernando Sarmento, seria melhor que dissesse que foi um dos que contribui para o sonho de uma ditadura comunista. Gostava de saber se a guerra colonial, não tivesse prolongado, se teria havido revolução... O regime até poderia ter caído... Tão ou mais importante que o 25 de Abril, foi o 25 de Novembro, o verdadeiro dia da democracia, que acabou com o sonho de uma ditadura comunista. Dizerem que o 25 de Abril, foi feito para libertar o povo, é uma história da carochinha. Se hoje, o povo não quer saber de política, faço ideia nesse tempo... Lá temos que levar com o terrorista Otelo das FP25, elevado a herói... Felizmente que os donos da democracia, estão de volta à Assembleia...
125 min
Eliminar
Rogerio Varela
Rogerio Varela Até os valores do PREC ,se mostram cada vez mais válidos. Fujam para...os off-shores ...
11 h
Eliminar
Armando Manuel Mora de Oliveira
Armando Manuel Mora de Oliveira é uma casa portuguesa com certeza...ó faustino toca o hino
13 h
Eliminar
Jorge Alves
Jorge Alves Este gajo é mais do 13 de Maio.
50 min
Eliminar
Sofia Grilo
Sofia Grilo protofascista de trazer por casa, mais um ressabiado.
2 h
Eliminar
Paulo Moreira Pereira
Paulo Moreira Pereira Caro João Miguel Tavares, está fora de si!
2 h
Eliminar
Maria José Leitão
Maria José Leitão Eu nem abro esta porcaria!
2 h
Eliminar
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca Que perfeito anormal....
11 h
Eliminar
Carlos Nery
Carlos Nery És um bocado cansativo...
11 h
Eliminar
Joaquim Pereira
Joaquim Pereira este é mesmo inteligente........como em Portugal se pariu um especimem tão raro........
7 minEditado
Eliminar
Joao Roque Dias
Joao Roque Dias O rapazola continua com azia.
2 h
Eliminar
Albano Monteiro
Albano Monteiro Democracia com as FP25 representadas no Parlamento?

Sem comentários: