sexta-feira, 9 de maio de 2014

Paz e harmonia

No mural de Gilberto Correia :
"Os abraços espontâneos entre membros da PRM e homens armados da Renamo, ontem em Gorongosa, são elucidativos de que este conflito é artificial. Nem mesmo as referidas forças, que noutras circunstâncias teriam encetado um combate violento e mortal, tem consciência da necessidade deste conflito armado.
O conflito é de índole política e promovido por políticos."...
'

See more
Like ·
  • Leonel Chisseve and 4 others like this.
  • Jeremias Luis Chauque O conflito é de índole política e promovido por políticos e apoiado por aqueles que tem pendentes e problemas historicos com a FRELIMO para fazer valer os seus interesses pessoais!
    1 hr · Like · 1
  • José de Matos A segunda parte é da tua responsabilidade, Jeremias Luis Chauque, uma forma subtil de adocicares a realidade de que este conflito é absurdo!
    1 hr · Like · 2
  • Jeremias Luis Chauque Sim Jose de Matos. ja o havia dito neste espaco. Alias quando defendi que o pais nao precisava de estrangeiros para resolver o conflito estava tambem a pensar nisso. Alias eh curioso ouvir gente na JC a exigir a presenca de observadores estrangeiros e o lider da RENAMO a afirmar que nao precisamos de estrangeiros para nos ensinarem a vivermos em paz. Ha interesses obscuros com os quais a lideranca da RENAMO nao concorda e ficou claro ontem!
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, deixa a Renamo por um minuto e concentra-te na tua quinta, nao vai colar essa de que a Guerra é promovida por um lado, mao externa, bla, bla, bla, esse discurso nao trabalhou no passado, nao ira trabalhar agora! Os estrangeiros nao sao percisos, o que é preciso é isolar os senhores da Guerra que ainda pensam na vitoria mililitar e apostar tudo no dialogo serio! Ai sim, estaremos a falar!
  • Jeremias Luis Chauque Ninguem falou da mao externa, mas hoje tenho dados mais do que suficientes para te dizer que aqueles senhores da JC nao estao a mando do dlakama e nem defendem o que a RENAMO preconiza. As negociacoes chegaram num impasse na JC alegadamente porque tem que se chegar a acordo sobre o seu papel. Dlakama veio ao terreno dizer que afinal eles nem sao necessarios. se assim for, entao que interesses estao por de traz desta exigencia?
    1 hr · Edited · Like · 1
  • José de Matos E eu concord 100% com Dhlakama , nao sao necessarios se houver seriedade, nao ha espaço para especulares!
  • Jeremias Luis Chauque Claro que concordas. agora. Tivemos esta conversa da outra vez e se bem me lembro querias que eles viessem, mas que tinham discutir o cessar fogo primeiro e a desmilitarizacao depois. este era o teu pensamento na altura. Ainda bem que mudaste de opiniao Jose de matos, ainda bem!
    1 hr · Like · 1
  • José de Matos Jeremias Luis Chauque, para ai, nao me vais manip[ular assim tao facilmente, vai com calma, bro, é que estas a fazer aqui uma salada russa! Assim estas a quere confundir-me! Eu nao disse nada disso que estas a dizer! Eu disse que havia um aciordo para o recenseamento, e que foi discutido e possivelmente alterado! O desarmamento e cessar-fogo é outra conversa que tem a ver com as conversaçoes que decorrem!
  • Jeremias Luis Chauque Tudo relacionado bro!!!! tudo relacionado. O acordo sobre o recenseamento preconizava o envio das brigadas para a parte incerta, mas a RENAMO dizia que nao queria a Policia, ou seja, as brigadas tinham que ir a zona de conflito sem a proteccao. O governo, bem no meu entender, manteve a ideia da necessidade da Policia, porque a Lei assim o determina e assim foi.
  • José de Matos Nada relacionado, Jeremias Luis Chauque, o recenseamento foi um acordo pontual, com um fim especifico. As conversaçoes sao sobre ponto 2, desarmamento e cessar-fogo, nao mistures!
    Mas olha o tema:

    O conflito é de índole política e promovido por politicos""
    1 hr · Like · 1
  • Muzila Wagner Nhatsave não vejo nada de errado nisso.tem razão. politicos que usam a chantagem para recuperar protagonismo e condições que foram perdendo por causa da sua inercia e preguiça em trabalhar. o tempo veio provar que as exigencias da renamo não tem razão.são velhos aqueles que vimos e vemos ao lado?querem recuperar o que vem perdendo eleição pos eleição com a força das armas? cabe na cabeça de alguem como minimo de sensatez aceitar as exigencias de paridades nas FDS?
  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, cabe na cabeça de alguem um Estado Partidarizado, forças de defesa e segurança partidarizadas, etc? Eu nao preciso que a Renamo me diga que isso é inaceitavem em democracia!
  • Muzila Wagner Nhatsave quem controla e sempre controlou o estado desde a independencia? não vamos aqui analisar as coisas como se tivessem acontecer hoje. o pais esta num processo de mudança,o estado hoje para sua informação a maioria dos seus funcionarios tem abaixo de 35 anos estão a ser recrutados todos os dias e não lhes exige cartão nenhum. é um processo que dada a nossa trajectória histórica temos que passar. mas mesmo assim,qualquer partido que ganhar as eleições ira ter sua gente na chefia dos orgãos do estado. O que eu defendo e concordo é que não podemos misturar e nem aceitar que as funções do estado sejam usurpadas por partidos ou por quem quer que seja. é justo sim que se façam criticas e observações a más condutas dos agentes do estado, mas não é menos verdade que devemos perceber e acima de tudo entender donde nós viemos. é um processo que ta a ser muito bem conduzido. o estado não são só os directores e chefes mas sim um conjunto de milhares de pessoas que trabalham la com diferentes opiniões e cores politicas. Mas me parece que a formula de despartidarização da RENAMO é bipartidarizar tudo,! valha me deus
  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, é por causa desses argumentos que estamos na situaçao em que estamos e que depois de 70 reunioes pouco podem apresentar! Ha que mudar de paradigmas, urgentemente!
  • Noe Nhantumbo O conflito pode se reduzir a uma vontade e megalomania de politicos que preferem "comer sozinhos" e dos que nao querem "largar o osso"...
    51 mins · Like · 1
  • Muzila Wagner Nhatsave temos que aceitar tudo até loucuras para a paz é isso? A FRELIMO por acaso é dona do país para aceitar e concordar e acima de tudo chancelar loucuras?tem um mandato sim, de 5 anos e regidos por uma constituição que não só ela deve respeitar, mas todos nós. claro e com essas exigencias vai se chegar a centésima ronda.haja o minimo de bom senso
  • Noe Nhantumbo Os que nao acreditam na verdade, no AGP assinado pelas partes beligerantes nao acreditam tambem que os outros mocambicanos pensam...legalistas de meia tigela querem empurar seus simpantizantes para mais uma guerra fratricida... nao se deve espaco nem oportunidade destes como outros analistas mercenarios fazerem valer suas posicoes extremistas. E facto fundamentado e provado que o AGP nao foi cumprido!!!!
  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, tens algum dado que nos possa tranquilizar que ha menos partidarizaçao das instituiçoes? O que impede de acabarem agora mesmo as celulas do Partido la nas instituiçoes? O que impede de liberalizarem, por exemplo, a comunicaçao social? Como estamos em programas especificos de despartidarizaçao nas instituiçoes? Qual o empenho public de que querem despartidarizar as for1as de segurança e defesa? Tem de havenr um empenho visivel, amigo, nao vamos la so com meisa intençoes nos discursos!
  • Muzila Wagner Nhatsave onde foi possivel ceder e eu aqui até apelei para alguma flexibilidade foi feito ate mais do que eram as minhas expectativas. mas mais que isso desculpa.não nos deixem problemas para resolver.seremos nós jovens a gerir esses problemas num futuro próximo.prefiro dizer agora não a loucuras.precisamos de gastar o nosso intelecto no progresso do país e não na resolução de problemas mal acabados e pessimamente conduzidos
  • Mario Aguiar Mateus eles comem tudo eles comem tudo .... eles comem tudo e nao deixao nada .... resumindo o povo e que sofre com estas guerra sem sentido
  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, nao me parece que na lei eleitoral houve cedenvia, isso era um imperative da democracia, eu nao preciso que a Renamo me diga que em democracia as eleiçoes devem ser livres e transparentes! Nos estamos em democracia e Estado de direito, nesse prressuposto é inacetavel partidarizaçao nas instituiçoes e for1as de defes e segurança, nao basta dizerem que isso vai ser resolvido pouco a pouco, tem de haver um compromisso public e palpavel!
  • Muzila Wagner Nhatsave a media de recrutamento de funcionarios publicos hoje é de cerca de 2000 funcionarios,não sei se se exige cartão a essa gente toda,e este processo é acompanhado por reformas. tas a ignorar mais uma vez o nosso processo histórico.claro que as chefias continuam a ser muitas delas de membros do partido que estão no funcionalismo publico desde pos primodios. queres que se mande todos embora de uma vez? veja a idade e a carreira profissional desses detentores de cargos.achas que +e de noite para o dia que se resolve?
  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, certo, mas isso tinha de ser acelerado ja ha muitos anos, é absurdo que duas decadas em democracia ainda estejamos aqui a falar de partidarizaçao, nao faz sentido isso! Teem implementar medidas concretas para acabar com isso, nao para tornar mais apetecivel, ha varias coisas que podem ser feitas agora!

Sem comentários: