domingo, 25 de maio de 2014

EFEITOS DA DEMOLIDORA GUERRA DOS 16 ANOS EM ANÁLISE

EFEITOS DA DEMOLIDORA GUERRA DOS 16 ANOS EM ANÁLISE

Ouvir com webReader


TheBattleForMozambique_capaMoçambicanos mais novos parecem ter esquecido o sofrimento
As gerações mais novas de moçambicanos parecem ter esquecido o sofrimento causado pela guerra entre Renamo e Frelimo, mas os antigos combatentes não querem regressar ao conflito, afirmou semana passada o autor dum livro sobre os 15 anos de confronto armado.
Numa reflexão sobre o legado actual daquele período, o académico norte-americano disse que “as pessoas que lutaram na guerra sabem o custo do conflito e o que acontece quando os líderes políticos não alcançam algum tipo de acordo e não querem voltar a essa situação”.
Desse ponto de vista, essa geração é bastante adversa e está preocupada com o que acontece”,defendeu Stephen A. Emerson,explicando que a impressãoque retirou duranteas entrevistas e trabalho decampo que realizou, e que opreocupa, “tem a ver com a geração mais nova, que não está consciente desse legado”.
É para esse exercício de memória que espera contribuir com o livro editado em inglês, intitulado “A Batalha por Moçambique: A Luta Frelimo-Renamo 1977-1992”, o qual elaborou após mais de uma década de investigação, incluindo entrevistas com membros dos dois movimentos e informações dos arquivos militares da antiga Rodésia (actual Zimbabué) até agora desconhecida.
Numa mesa redonda quinta-feira no Instituto Real de Relações Internacionais (Chatham House), Emerson, que também trabalhou como analista de informação para o Ministério da Defesa dos EUA e outras organizações, afirmou que um dos objectivos foi desfazer alguns mitos.
Uma das questões que tentou clarificar no livro foi o envolvimento dos Serviços Secretos da Rodésia na criação da Renamo e o alegado envolvimento dos Flechas, um grupo de antigos operacionais da polícia política portuguesa, a Direcção-Geral de Segurança (PIDE/DGS).
Uma parte era narrativa da Frelimo para retratar a Renamo como conservadores”,explicou, referindo que muitosdos membros iniciais eram precisamenteantigos membros domovimento rival.
Grande parte do livro centra-se nas movimentações militares e operacionais dos dois lados e no fracasso tanto da Renamo como da Frelimo em vencer a guerra, que acabou, em sua opinião, devido a diversos factores: um país dizimado, guerrilheiros cansados do conflito, pressão dos líderes religiosos e “uma janela de oportunidade aberta pelo fim da Guerra Fria e pelo colapso da União Soviética”.
Stephen Emerson espera que o livro mostre às novas gerações de moçambicanos “o que os seus pais e ou avós passaram, para não tomarem por garantido o que têm, e que percebam que é preciso fazer cedências e alcançar compromissos”.
É uma estratégia melhor, com melhores resultados do que recorrer à violência e conflito”, concluiu.
CORREIO DA MANHÃ – 04.02.2014
Poderá também gostar de:

Sem comentários: