quinta-feira, 22 de maio de 2014

Daviz Simango, Cala-te

Mau Mau. Pontos de vista.... Dá para analisar
DEVIZ SIMANGO EXIGE INCLUSÃO NAS CONVERSAÇÕES NO CENTRO DE CONFERENCIAS JOAUIM CHISSANO
CALA ESSA BOCA DEVIZ SIMANGO
Até a uns tempos atraz podia-se dizer que ...você tinha alguma decência. Mas não tem e você DEVIS SIMANGO sabe disso
O que acha que vai contribuir naquela sala? NADA. Como um bom cobarde, nunca veio a publico dizer que os ACORDOS DE ROMA não foram cumpridos. O Raul Domingos que já não pertence a Renamo não só disse mas como agiu e ganhou a simpatia de milhares de MOÇAMBICANOS
CALA ESSA BOCA
E PEÇO MAIS !!!! Tenha a humildade do Mané, a rapidez do Amurane e sobretudo respeito pelos “milhares” de Jovens que depositam esperança no MDM na ausência da Renamo.
Você vem a publico com afirmações divisionistas e mais venenosas do que se pensava. Engana aos incautos
Peguei 4 delas
1. Não devo nada a Renamo
Deve sim. E muito. Por respeito aos seus pais mártires e por causa de milhares de moçambicanos seviciados por este regime que teima em seviciar mais ainda, a Renamo formou-se pegou em armas, cercou as cidades e pôs a Frelimo a negociar um acordo. Depois surgiu você!
Digam que foi produto de apartheid ou da Rodésia! O que quiserem. Nem todos os moçambicanos são servis a ponto de se deixarem matar.
Você acha que se não fosse a Renamo você teria o que acha que é privilégio limpar três cidades Hoje? Você…. Teria o destino horrendo que tiveram seus pais.
Agora pergunto. Do você era jovem e viveu toda aquela descriminação e talvez o estigma por ser filho de reaccionário e disto e aquilo. O que é que fez? Resistiu? Lutou? Ou foi pescado? Pelo Dlakama.
CALE A BOCA DEVIZ SIMANGO

2. Exigimos ser incluídos na discussão da lei eleitoral
Sabe a custa de quê essa lei eleitoral foi aprovada? Sangue, bala. Senão não saia. E se o deixaram ser incluído é porque era “necessário”. Quer mais? Você pediu para ser incluído e foi aceite. Pronto
3. O nosso partido não usa armas para chegar ao poder
Que tipo de armas você fala? Pensa que uma arma é só aquela que dispara? Como politico que é não sabe o que é manipulação? Não sabe que a corrupção mata mais lentamente crianças e em massa do que um tiro de canhão? Não sabe?
O MAX LOVE não foi morto com pipocas, o Menino da Munhava também, o mártir de Mocuba que foi exigir resultados também não. E mais não vi na página do seu partido uma menção sobre os nomes desses mártires
Os jovens presos e condenados em Inhambane foram para a cadeia por forca criminosa das armas. Quantos membros mais do MDM deverão ser mortos para que VOCE GANHE VOTOS.
Você aderiu ao jogo sujo e viciado porque quis, mas
Não minta para milhares de jovens. Seja honesto e diga que os acordos não foram cumpridos. Não tente infiltrar-se
CALE A BOCA DEVIZ SIMANGO
4. Exigimos que sejamos incluídos nós e outros partidos
Incluídos em quê? Você assinou e descumpriu os acordos de Roma? NÃO.
E outros partidos o quê? Faça a sua frente revolucionaria o seja la que raio é que quer, e não se meta num assunto que não é seu.
Você não é um partido armado como diz.
Então porque se quer meter entre os partidos que tem armas?
A propósito 3 perguntinhas ?
1. Gostou mesmo que a sua bancada tivesse aprovado a lei promiscua das regalias suas e das deles?
2. Se não pq não se distanciou.
3. Como vão as negociatas nas construções
See more
Like ·
  • Jose Alexandre Faia TOMA QUE TE DOU ...CALA A BOCA DEVIZ , EM BOCA FECHADA NAO ENTRA MOSCA .....
  • Mario Barbito Esta foi uma das melhores analyses que ja viJose Alexandre Faia, José António Monteiro, Eduardo Domingos, José de Matos, Joao Cabrita, Angela Maria Serras Pires, Ivone Soares. A coisa foi posta no seu lugar. Leonel Chisseve, sabes como se faz a partilha disto. Se puderes faz para mim que quero tocar viola. Maria Bereibodzi, obrigada.
  • Aziza Throne O artigo é mto violento, mas eu apenas peguei dois pontos, que foi o facto de o Devis nunca ter mencionado o incumprimento do AGP. Teria sido oportuno. E a mim pessoalmente me chocou qdo ele disse no savanna que nao devia à Renamo. Note. Tenho em boa conta o excelente trabalho de mobilizacao
  • Alvaro Guimaraes Bom dia car Mario Babito
  • Mario Barbito Bom dia, ja vou ao trabalho.
  • Alvaro Guimaraes Eu ja la estive voltei e regressarei de novo para la
  • Alvaro Guimaraes bom dia de trabalho
  • Angela Maria Serras Pires Nao se distraiam a dividir a oposicao, isso e estrategia dos frelos, a oposicao e so uma, nos todos contra os monstros frelimistas
  • Francisco Campira Bom dia a todos amigos/as.Primeiro parabenizar este artigo.De seguida dizer a amiga que tanto estimo e respeito pela coragem e verticalidade nos seus posionemetos,que e a Sra Angela Maria Serras Pires.Contudo dizer-lhe que de facto e e era necessario que a oposicao toda deveria-se unir em torno do Regime da Frelimo para a retirar do Poder,mas minha amiga Angela,o MDM esta-nos decepcionando a cada dia que passa,melhor, a trair as ideias daquilo que deveriam ser dum partido de oposicao.Senao vejamos:O MDM, nao so aprovou as Mordomias dos seus Deputados bem assim como aprovou as do PR.
  • Francisco Campira o mdm,aprovou a Lei dos Combatentes,uma Lei que discrima os restantes Combatentes,beneficiando os combatentes da Luta de Libertacao Nacional.O MDM.Estas e outras razoes levem-nos a ficarmos cepticos com estE PARTIDO.Em resumo,mo MDM tem sido um franco aliadom dos frelimistas.Que triste,mais parecem lambebotas do que agentes politicos ao servico do seu povo.
  • Angela Maria Serras Pires Bom Francisco Campira, vamos focar nos na derrocada da frelimo, nao se deixem distrair pelas manobras dos frelos, deixem o MDM ir destronando a imagem da frelimo, varias frentes sempre baralham mais o inimigo, dum lado a Renamo Resistência Nacional Moçambicana, do outro o MDM, os frelos ja estao em panico
  • Francisco Campira concordo perfeitamente consigo Angela Maria Serras Pires,mas o ue esta a acontecer e muito diferente.O MDM tem-se inclinado as ideioas da frelimo.Outra questao,porque o MDM, ao inves de nao participar nas Eleicoes Autarquicas de Novembro de 2013,avancou para as mesmas?Angela,os srs Simangos sao oportunistas e traidores,eles avancaram para as eleicoes convencidos que sem a participacao da Renamo e de outros partidos,conseguiriam dar a volta a frelimo,o que nao veio a acontecer.A frelimo abocanhou 49 dos 53 miunicipios.Lembre-se que os Partidos da Oposicao de Maos Dadas,que eu lidero,avancou como uma peticao ao Conselho Constitucional-CC que nao deu merito e de seguida eu remeti a Comissao Africana dos Direitos do Homem e dos Povos uma Queixa a solicitar que este Orgao condene o ESTADO M,OCAMBICANO.Leia A COMMUNICATION 460/13.N aaltura se o MDM e toda a oposicao tivesse abdicado de participar no pleito, juntando-se a pressao alta que a Renamo estava e esta fazendo,provavelmente o Regime da frelimo ja tivesse caido.
  • Unay Cambuma Artigo cinco estrelas. O é uma criacao da frelimo que serve para iludir a comunidade internacional. Com o mdm a frelimo mantem um democracia de fachada. Ate aranjam varios apoios internacionais para a empoderar e ficar mais finoria. Mdm é Movimento Democratico de Mocambique ou as iniciais dos nomes dos hamas simangos Mbio (lutero), Deviz e Mauca (morto pela sise em portugal). E o partido age mais como uma associacao de uma malta do bairro do que movimento politico. É chocante ver como o deviz é ingrato. A frelimo trucidou os seus pais e hoje esta claramente ao lado da frelimo ainea que de forma subrepticia. Mas a revolucao vem ai e muitos terao que ir viver na lua. Alguns ainda nao se deram conta que a renamo transfigurou se e vivem se iludindo com as falsas propagandas da imprensa lambe botas.
  • Unay Cambuma Angela maria nao compreendo a sua logica que me parece dubia. Quer que nao critiquemos o mdm? Mas o post é muito claro.
  • José de Matos Vamos discutindo este tema, trazendo mais subsidios, mas eu vou recordando sempre que o verdadeiro adversario é a Frelimo e sabemos quem gosta muito destas divisoes!
  • Angela Maria Serras Pires Exacto, os frelos estao sempre a tentar dividir a oposicao, nao os ajudem, sejam mais inteligentes, a frelimo e o inimigo,o resto sao os bufos e sisinhos a tentarem desestabilizar
  • Eduardo Domingos Angela Maria Serras Pires nao podes sempre inocentar a oposicao pelas suas desgracas eh preciso que a oposicao se comporte como tal e ver a frelimo como o unico adversario eh correcto sim mas o k temos visto eh exibicao de baixeza e orgulho desenfreado. quem vai colher os louros nisso?
  • Aziza Throne Para para se unir José de matos é como o casamento. Virtudes e defeitos tem que ser avaliados. Neste caso sou forçada a concordar com alguns pontos levantados pelo Francisco Campira. Alguns pronunciamentos do Davis nao sao abonatorios. E eles sozinhos nao ganham. Por isso....
  • Angela Maria Serras Pires Eduardo Domingos por favor nao caiam nesta armadilha, pensem so na derrota da frelimo, nao se pode gastar energia com fait divers, todos os apoiantes do MDM sao anti frelimo, nao se deixem enganar, o inimigo e so 1 e esse tem de ser eliminado, a seguir analisamos o resto, ok ?
  • Angela Maria Serras Pires Aziza Throne please apoia so a derrota dos frelos, nao se agarrem as palavras e analisem os actos, todos somos contra a frelimo, seja Renamo Resistência Nacional Moçambicana seja MDM, vamos eliminar esses crapulas da frelimo, ok ?
  • Eduardo Domingos Correcto Angela Maria Serras Pires tu sabes que os simangos (irmaos) chamam a Renamo como partido sanguinario e so o partido deles eh que merece governar este Pais porque tem maos limpas? Quem manda dizer isso eh a Frelimo?
  • Aziza Throne Entao que se comece a trabalhar nisso
  • Angela Maria Serras Pires Eduardo Domingos sabemos perfeitamente que os Simango tiveram um passado macabro, os pais e o irmao foram barbaramente assassinados pela frelimo, por isso vamos tentar ler entre linhas, a frelimo tem pavor da vinganca, quem colocou os frelos no TPI ? Aguardem porque as vezes o que parece nao e ...
  • Eduardo Domingos Chamam o Dkl que esta a lider uma revolucao contra a frelimo como um cidadao qualquer. Esqueceram tudo o que Dhl e Renamo fizeram e fazem para a dignidade deles? Que reaccao esperas oh Angela Maria Serras Pires dos que foram sacrificados no resgate desses meninos que estavam no caixote de lixo politico com suas veias politicas hereditarias!
  • Aziza Throne há que ser frio e reflectir. O certo é que tem que haver posicoes moderadas das duas partes. Nao é com pronunciamentos deses que e chega a lado algum.
  • Francisco Campira Amiga Angela Maria Serras Pires, sabe que tenho grande apreco por si,mas devo dizer a si e ao Mundo que os Simangos e o seu MDM,teem aprvado Leis que vao contra a grandde maioria dos desfavorecidos,como e o caso da Lei dos Combatentes,a Lei Eleitoral, as Mordomias do PR dentre outras Leis.Devo dizer que em Mocambique temos muitos partidos mas que na verdade,mais de 90% destes ou nao agem como oposicao ou nao se manifestam como tal e um dos casos concrectos e o MDM.Nao nos enganemos ao Pensarmos que estamos fazendo oposicao a oposicao,pois estamos a fazer muito ao Contrario disso.Estes srs Lutero Simango e Daviz Simango GOLPEARAM Vasco Campira Momboya,Fundador do PCN e tentaram dar um GOLPE ao Lider da Renamo o Sr Afonso dlakhama.Sao sim traidores e aliados da frelimo.
  • Eduardo Domingos Angela Maria Serras Pires, vimos e ouvimos o que eles dizem quando saiem ao publico.
  • Antonio A. S. Kawaria Eu concordo com a Angela Maria Serras Pires. Este tipo de dedicacão à divisão tenho assistido há anos. E realmente quem ganha é a Frelimo. Inclusão não fere a nacão, ela fortalece e deve ser constante. Do resto o melhor é todos irmos trabalhar arduamente junto ao eleitorado. Não para joquinhos. VAMOS TRABALHAR, ORGANIZAR AS BASES PARA SE ENGAJAREM À MOBILIZACÃO.
  • Angela Maria Serras Pires Ataquem a frelimo, destruam a frelimo, levem a frelimo a tribunal, levem a frelimo a julgamento do povo, dizimem a frelimo, tudo contra a frelimo, so a frelimo tem de ser combatida e expulsa do poder
  • Antonio A. S. Kawaria Francisco Campira, veja o que manifestas e que antes já o manifestaste o mesmo.
    11 hrs · Like · 2
  • Eduardo Domingos Sim Antonio A. S. Kawaria com discursos coerentes mas, quando se procuram trampolins para elaborar discursos perde-se o foco do que se pretende realmente.
    11 hrs · Like · 2
  • Unay Cambuma Realmente se o oposicao andar as turras o maximo que pode conseguir sao mordomias galacticas para umas 5 ou 7 dezenas de deputados. Julgo que era pertinte que se reagisse as atitude dos simangos. O simango sabe que de JEITO NENHUM ira ser eleito presidente e certamente vai aranjar formas de persuadir os seus apoiantes para que no minimo apoiem oa candidatura do marechal dlhakama. Vamos ver o que acontece, ate porque tenho serias duvidas se haverao eleicoes este ano com os varios migs-21 alinhados na base aerea de maputo...
    11 hrs · Edited · Like · 3
  • Francisco Campira Angela Maria Serras PiresAntonio A. S. KawariaJosé de Matos, sei o quanto voces sofrem por ver uma oposicao coesa,o mesmo eu tenho sofrido.Eu criei a Coligacao G12 e o Grupo de partidos da Oposicao de Maos dadas-OMD com o dr.Augusto Mateus, numa demonstracao clara de que quereo ver tambem a coesao da Oposicao,mas os meus correligionarios teem sido avessos a estas iniciativas.Sabem o que disse o Lutero Simango, quando convidei-lhe a integrar tal grupo?Perguntou-me quem iria lidera-lo.Srs e sras, convido na todos a sensibilizarem os Simangos e toda a oposicao a se unirem em torno da Renamo que e neste momento o maior Partido da Oposicao Nacional para removermos a frelimo do Poder.Vejam o que estao a fazer parte dos partidos,numa altura em que devemos nos unir , estao apresentado candidatos a Presidente da Republicas.Neste momento e pelo menos nesta s eleicoes,deveriamos sim ter um unico candidato Da Oposicao a PR e apoiando-o e nao mais.Vamos TODOS NOS EMPENHAR NESTA BATALHA CAMPAL.
    11 hrs · Like · 3
  • Antonio A. S. Kawaria Eduardo Domingos, em primeiro lugar é necessário que cada um, incluindo a nós todos aqui reflicta sobre o que não tem sido coerente, qual é o erro que tem cometido e como corrigir. Essa auto-avaliacão é importante. Eu digo que tenho assistido essa dedicacão ao divisionismo e menos trabalho no terreno. Por exemplo, trazem aqui a aprovacão de regalias um erro cometido por todos os partidos e eu juro que mesmo os que agora se pronunciam com muita parcialidade, se estivessem na Assembleia da República como deputados havia de fazer.
    11 hrs · Edited · Like · 2
  • Francisco Campira Nao faca juramentos meu amigo Antonio A. S. Kawaria, pois nao podemos tirar ilacoes de actos que nao foram registados.Porque diz que se alguns dos que estao debatendo este asunto de interesse nacional, defenderiam o mesmo.Assim quer-me convencer ue a Sociedade Civil que se Levantou cotra tais Leis, se estivesse na AR tambem aprovaria?Eu por exemplo estive na Marcha, repudindo no terreno.Vamo-nos sim concentrar na formula para levarmos os partidos da oposicao a s dirigirem o seu voto a favor dum unico Candidato e contra o Candidato da frelimo.Este e que tem de ser o nosso debate e nos furtemos dele.
  • Unay Cambuma A melhor formula para a oposicao seria: candidato presidencial: o comandante em chefe das forcas revolucionarias da resistencia e de defesa da soberania e presidente da renamo, marechal afonso dlhakama. Nas legislativas cada um por si mas deve se "doar" 5 ou 10 assentos para os pequenos partidos. O compromisso sera de que quando a oposicao ganhar, o mdm pode assumir a pasta de primeiro ministro mas algum poder exectivo. Mas parece que os hamas simangos andam com o ego insuflado e duvido muito que aceitem estas ideias.
    11 hrs · Edited · Like · 1
  • Eduardo Domingos O exercicio que fazemos aqui eh salutar cada um expoe suas ideias e assim como os outros. A minha questao Antonio A. S. Kawaria porque os partidos minimamente organizados nao criam um forum onde possa discutir as ideias e encontrar formas que lhe possam torna los mais coesos? O Francisco Campira disse uma coisa interessante que vale a pena destacar e elogiar mas a reaccao de alguns foi querer saber quem vai dirigir o forum! A minha questao eh: como contornar o egoismo e orgulho que afecta a nossa classe politica activa?
    11 hrs · Like · 2
  • Unay Cambuma Antonio kawaria a renamo nao apoiou as regalias dos deputados. A "frente revolucionaria" distanciou se da atitude da bancada. Emitiu se um comunicado um tanto oficioso sobre a materia.
    11 hrs · Like · 1
  • Unay Cambuma Se a renamo fazer uma parceria (e nao necessariamente uma coligacao) com a oposicao nos moldes que sugeri, a frelimo ser a copiasamente trucidada. As armas da renamo e a formidavel capacidade de fiscalizacao do mdm nao deixara nenhuma margem para manobras. Mas a frelimo consegue ate subornar o diabo...
    11 hrs · Edited · Like · 2
  • Josina Malique Penso que se o tivesse feito teria vuvuzelado para que todos soubessemos.
  • Francisco Campira Na verdade Eduardo Domingos, quando apelmos ao MDM a da necessidade da sua integracao neste Forum,eles nao se opuseram,mas levantaram a questao de quem vai Liderar,pois o que eles entendiam e que o MDM e que deveria Liderar e eu e os colegas que estivemos no encontro,disemos que a Renamo como o maior Partido da Opsicao e que deveria Lidera-lo.Dai o MDM distanciou-se,demonstrando ter ambicoes de Lidera-lo.Mas contudo e para nao nos perdermos do debate focal o Unay Cambuma, apraesentava aqui uma ideia salutar,que era de cada partido concorrer individualmente ou em pequenas coligacoes,mas que todos apoiassemos um UNICO CANDIDATO DA OPOSICAO que e o MARECHAL Afonso Macacho Marceta Dlakhama que demonstrou claramente as suas ualidades de Comdante Militar e VISIONARIO POLITICO,tendo em conta as mudancas que foram deesncadeadas.Parabens Dlakhama.
    11 hrs · Like · 2
  • Antonio A. S. Kawaria As perguntas que colocam ou colocarem a mim pessoalmente, responderei depois, pois que neste momento só aproveito pequenos intervalos para aqui.
    11 hrs · Like · 1
  • Germano Milagre O divisionismo entre Renamo e MDM só beneficia a Frelimo ... há que agirmos em consonância ( minha opinião ) ... acho que mal seja possível deve haver reunião dos quadros dos 2 partidos e é fundamental que em certas áreas estejam de acordo ... para bem de Moçambique e portanto de nós todos .... não gostei de certas coisas que Daviz disse ( ser o líder do partido que eu apoio não quer dizer que esteja 100% de acordo o tempo todo ) sobre a posição da Renamo e o autor dessa carta tem uma certa razão ... mas em vez de agredirmos uns aos outros devemos nos juntar e andar na mesma direção ... uma democracia verdadeira e irreversível !
    11 hrs · Like · 3
  • Francisco Campira Germano Milagre,e isto que todos desejamos,uma Conferencia Nacional da Oposicao com todos os Partidos,para concertamos ideias e estrategias que nos levariam a remover a frelimo do poder.Vamos trabalhar nesse sentido.Caso algum partido rejeito estas iniciativas,estaria sem duvidas a concordar com o perpetuar no poder da frelimo.Contudo estou convencido que a frelimo tem muitas poucas hipoteses de se mater no poder independentemente de concertacoes ou nao,sem tirrar o merito de tal iniciativa.
    11 hrs · Like · 1
  • Ismael Cassamo Gocaldas Compatriotas,nao adianta atirar pedras para o MDM,eu acho que é injusto que so dois partidos politicos descutam assuntos da sociedade,faz sentido sim que os outros com assento ou nao participarem em pe de igualidade,independentemen te se pegaram em arma ou não,esta seria a oportunidade soberba para a oposição aliar se,no etanto esta acntecendo o cntrario,a oposição lutam entre si.
  • Eduardo Domingos O Francisco Campira campira tentou unir os partidos e contactou mdm para estar no grupo e Lutero Simango quis saber quem iria liderar o grupo, o proponente avancou com o nome Renamo o simango declinou o convite. Pergunto a ti Ismael Cassamo Gocaldas, o que move o deviz simango para exigir que o mdm deva estar no CCJC? Talvez pensa que dali pode sair um governo constituido pela Renamo e Frelimo. Como eh alergico ao poder e dinheiro eis a verborreia.
    10 hrs · Edited · Like · 1
  • Aziza Throne O que está em causa n CCJC é o incumprimento e a violaçao do AGP que criaria espaço para a PAZ. Nao tem nada a ver com o MDM na minha opniao. É claro que é um assunto que preocupa a todos os moçambicanos, mas isso diz respeito aos dois partidos "armados". Um armado de com os meios do estado e outro que é uma guerrilha. Nada a ver com o MDM. Penso eu de que....
    10 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria 1. "Porque os partidos minimamente organizados nao criam um forum onde possa discutir as ideias e encontrar formas que lhe possam torna los mais coesos?". Eduardo Domingos, essa é uma das questões chaves. Se os partidos criassem esse tipo de fórum, muitos erros seriam ultrapassada. Não sei se os partidos fazem algo parecido sem que sejam convidados por outras organizacões.
    7 hrs · Like · 2
  • Eduardo Domingos Concordo consigo quando dizes que as vivencias em democracia maduras podiam ajudar a nossa jovem "democracia" Antonio A. S. Kawaria mas veja como se comportam os nossos irmaos que estao na politica activa. Nao gostam de ouvir ou de ser criticados e nao gostam boas praticas democraticas mas querem a mim a ti e aos outros como escadotes que lhes leve para onde querem chegar. Isso eh revoltante.
    6 hrs · Like · 3
  • Mario Barbito O problema e que esse foro seria para os partidos de oposicao. Quantos sao?
  • Leonel Chisseve Eu estava fora deste debate,mas matutando na seriedade desta situacao do MDM.
    Na minha reflexao transpirou o seguinte: o Daviz Simango,por opcao propria,enveredou por um caminho do filho prodigo.
    Ele foi posto na arena politica pela Renamo e quando se sentiu com pernas para andar politicamente,criou o MDM,como oposicao a sua oposicao.
    Neste contexto,o Daviz Simango,seguindo o exemplo do filho prodigo,ele,deve redimir-se e juntar-se a sua arvore geneologica na politica.
    A Renamo existiu e existe sem o Daviz Simango mas o Daviz Simango nunca existiu sem a Renamo.
    O Manuel de Araujo ja disse que ele e' o que e' gracas a Renamo.
    O Daviz Simango deveria ter a humildade necessaria para aceitar a origem da sua base politica.
    Se o MDM,sentiu a euforia das eleicoes autarquicas porque a Renamo nao concorreu,o MDM, com o resurgimento lendario da Renamo na arena politica nacional,corre o risco de desaparecer politicamente,pois,nesta campanha eleitoral a Renamo vai dizer porque Daviz Simango desertou da Renamo e o MDM tem que dizer porque apareceu como um abcesso da Renamo
    5 hrs · Like · 1
  • Mario Barbito Mas o MDM nao tem ja um acordo com a Frelimo? Nao sei se e de nao agressao, ou de coligacao, etc. Mano Francisco Campira, nao sabe de nada sobre este acordo? Nao tera alguma vez ouvido falar?
    4 hrs · Like · 1
  • Mario Barbito Unay Cambuma, da me risos essa de que nos devemos repartir o poder com a Frelimo ou um ramo da Frelimo! Onde tiraste essa ideia? Sera que na Renamo nao ha gente para ser Primeiros ministros, ministros, sapateiros, latoeiros, em fim. Procura la saber que acordo existe entre a Frelo e eles para depois falares.
    4 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana Meus senhores. Deviz náo foi expulso da Renamo? Náo foi a populaçáo beirense que o incentivou a candidatar-se como independente? O MDM náo é fruto do escangalhamento da Uniâo Eleitoral? Náo estará a liderança da Renamo a repetir o mesmo erro pela onda de simpatia que está a gozar agora?
    No lugar do Devis eu ter-me-ia portado taxativamente da mesma forma!
  • Manuel J. P. Sumbana E os deputados da Renamo náo tomaram posse sem a anuência do líder? Náo votaram por unanimidade nas mordomias dos deputados? Vâo expulsá-los a TODOS???
  • Eduardo Domingos Manuel J. P. Sumbana o Deviz foi expulso por rebeldia, a renamo tinha indicado outro candidato que na mesma ia ganhar se deviz nao rebelasse. Mas na hora de indicar outro candidato o deviz fez se de vitima e a populacao viu nele como unico capaz de gerir a beira ja que a beira sub "sua"/Renamo gestao tinha experimentado grandes mudancas. Nao sei se achas se isso seria possivel no partido frelimo. Para mim deviz foi grande indisciplinado e ambicioso.
    4 hrs · Like · 1
  • Manuel J. P. Sumbana E porque razào tinha que ser tirado? A Frelimo fez algo semelhante em Quelimane e veja o resultado...e porque é que os deputados que tomaram posse não foram sancionados?
    4 hrs · Like · 2
  • Eduardo Domingos O que aconteceu com Mussa Ismael SG do jovem mdm na AR, caro Manuel J. P. Sumbana?
    4 hrs · Like · 1
  • Leonel Chisseve Mario Barbito e Eduardo Domingos,por favor expliquem-me a situacao verdadeira: o Daviz Simango foi expulso da Renamo ou ele desertou?
    Eu nao conheco a verdadeira historia do MDM e preciso de ter fundamentos pra saber como tecer meus comentarios
  • Eduardo Domingos Aos deputados nao aconteceu nada porque ha tolerancia na Renamo mas esse fulano eh tao malandro que foi capaz de expulsar sem pestanejar dois homens que construiram o mdm. falo de Joao Carlos Colaço e Mussa Ismael.
  • Manuel J. P. Sumbana Eduardo Domingos. Deviz sempre foi mais popular que Pereira e demonstrou-se issoa
    4 hrs · Like · 1
  • Eduardo Domingos Deviz rebelou e fez o que fez logicamente tinha que cair fora. Nao sei se o Manuel Araujo edil de quelimane se se comportar como ele se compartou ainda o teria no mdm-
  • Manuel J. P. Sumbana Só hà toleráncia com deputados? Começo a temer a lógica do vosso partido. Ou é porque o Deviz veio do PCN e nâo é 'Renamo de Gema'?
  • Eduardo Domingos NAo se tratava de popularidade mas sim uma equipa. Se ele saisse em campanha a favor do Pereira este ganhava. As pessoas deixaram de ver a equipa e concentraram todas atencoes nele. Os beirenses pura e simplesmente nao querem a frelimo. Hoje ele como presidente do municipio e do mdm a Beira voltou a cidade cosmica.
  • Manuel J. P. Sumbana Mas porque náo se podia arranjar outro tacho para o Pereira? Em equipe ganhadora nâo se mexe...
  • Eduardo Domingos Nada disso tou dizer que ele se aceitasse nao concorrer a Beira estaria na mesma ate hoje nas maos da oposicao. Primeiro nao aceitou que o pereira concorresse no lugar dele, em segundo avancou como independente, que esperava mais beijos e abracos? Pergunte todos seus assessores foram do PCN e Grupo de Reflexao e mudanca encabecado por francisco masquil que ja tentaram governar mas a frelimo os trucidou. Quando a renamo no espirito de valorizar algumas capacidades avancou com simango portador da veia politica hereditaria e no fim deu nisso
  • Manuel J. P. Sumbana Nada disso. Deviz candidatou-se como independente DEPOIS da expulsâo.
  • Eduardo Domingos A equipa ganhadora nao eh simango mas sim o partido. ele pensou que o partido anda a seu reboque. Hoje ves isso o mdm anda a reboque dele o que nao eh sustentavel a longo prazo. Veja o Dhl como valoriza as pessoas, as linettes, simangos, mussas, colacos, boavidas, muxangas, mazangas macuianes pondecas e tantos outros ganharam visibilidade na praca sem nunca terem conhecido Maringue ou casa banana. Isso eh possivel na frelimo?
    3 hrs · Edited · Like · 1
  • Leonel Chisseve Agora ja entendi.
    Ja que confirmam que o Daviz rebelou-se,ele deveria ter a postura politica necessaria para dizer o que o Manuel de Araujo disse: o Manuel de Araujo disse que ele e' o que e' gracas a Renamo.
    A ambicao pessoal nao coaduna com os anseios politicos dum partido.
    Se o Daviz preferiu rebelar-se do partido Renamo porque queria continuar como presidente do Municipio,entao,conclui-se que ele preferiu sacrificar os interesses do seu partido(Renamo) para realizar os seus interesses pessoais.
    Por conseguinte,ele nao e' um homem confiavel para a proteccao dos interesses da maioria.
    A sua personalidade fica e ficara sempre duvidosa,pois,ele ,demonstrou que as suas aspiracoes pessoais estao acima do interesse partidario.
    Como se chama um individuo com esse tipo de personalidade?
    3 hrs · Like · 1
  • Eduardo Domingos Nao sei se o termo ambicioso encaixa caro Leonel Chisseve.
    3 hrs · Like · 2
  • Eduardo Domingos Manuel J. P. Sumbana sabes quem dirigiu o conselho nacional da renamo que decidiu expulsar Raul Domingos? Foi um tipo chamado Samuge hoje eh membro activo da Frelimo ou a frelimo acabou deitando-o no lixo. Entrou na renamo como sapateiro atingiu o nivel de falcao e acabou sair tal e qual entrou. Ambicioso
  • Manuel J. P. Sumbana Lionel. O Deviz náo ia candidatar-se o Povo saíu å rua e incentivou-o a candidatar-se como infpendente porque nâo queria Manuel Pereira. Ele ainda tentou pazes com a Renamo. E só criou o MDM por incentivo de outro quadros da Renamo que se sentiam marginalizados pela liderança da Renamo. Portanto a Renamo é que foi arrogante. Vàrios quadros sairam da Renamo: Maria Moreno, Ismael Mussá, Linette, Boavida, Lutero,etc. Manuel de Araujo juntou-se ao MDM quando decidiu concorrer para as intercalares em Quelimane e nâo é membro fundador do MDM. E podia ter concorrido como independente com fortes chances de ganhar.
    A Renamo sempre se desorganiza em momentos cruciais.
  • Eduardo Domingos Sim mas isso nao eh saudavel. Tenho certeza que Eneas Comiche se concorresse com David Simango na cidade de Maputo ia ganhar mas nao o fez apesar de apelos duma franja dos maputenses significativa que manifestou publicamente e o incentivou para avancar com candidatura independente mas avaliou os ganhos que o partido ia ter seria prejudiciais fez ouvidos de mercado. A frelimo continua na mesma a governar. Como podes avaliar a postura do Comiche caro Manuel Sumbana?
    3 hrs · Like · 1
  • Eduardo Domingos Informa te mano Manuel J. P. Sumbana a unica pessoa que saiu da renamo dos que mencionaste de forma digna foi Maria Moreno e resto saiu repito saiu de forma mercenaria.
  • Manuel J. P. Sumbana È por este tipo de coisas que a Frelimo está fragilizada.
  • Eduardo Domingos Fragilizada dizes tu na hora de malandrice todos falam a mesma lingua. Ha quanto tempo esperamos o surgimento da frelimo 2? Ja apareceu? se ja apareceu, apareceu nas nossas cabecas ou minto?
    3 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Manuel J. P. Sumbana, é por isso que digo que cada um tem que reconhecer o seu próprio erro e os erros não parte de agora. Eu tenho dito atenção desde as primeiras eleições.
    A seguir vou tentar responder ao amigo Francisco Campira.
  • Manuel J. P. Sumbana Vais esperar sentado pela Frelimo 2. A Frelimo corre é o risco de desaparecer. E este medo é que os une. Por isso é que sempre disse a Diogo nunca concorreria como independente.
    3 hrs · Like · 1
  • Antonio A. S. Kawaria Caro Francisco Campira, vamos a ver se falo apenas o mais necessário.
    Na tua explanacão sobre a tua proposta de coligacão MDM, Renamo e outros partidos, constato impraticabilidade por logo fugir as regras elementares. Terias falado com a Renamo e se foste qual foi a resposta? Eu acho que se disses à Renamo que o candidato presidencial seria o Daviz Simango a Renamo não teria aceite a tua proposta. Isso não é difícil entender. Portanto, o que levasse a estes dois partidos à coligação, passaria por uma negociação séria entre eles. São dois partidos com bases, estruturas da nação à localidade, com quadros para ouví-los e convencê-los, etc. etc.
    Mas coesão não é necessariamente uma coligação e sobretudo no período antes das eleições (primeira volta). A coesão pode-se elaborar de diferentes maneiras. Em muitas democracias, uma coligação é feita depois da primeira-volta e nessa altura cada partido que entra na coligação tem o seu subsídio. Quer dizer, fica claro o nível do seu apoio eleitoral. Portanto, pessoalmente, penso que vamos a tempo desde que ao invés de dedicarmo-nos em ataques entre os partidos da oposicão, formos ao eleitorado, lá nos distritos, localidades, bairros para mobilizar, trabalhar duramente com os eleitores.
    2 hrs · Like · 2
  • José de Matos Eu nao tenho andado por aqui, estou com uma monumental gripe que me tem limitado, obviamente que nao li todos os comentaios!
    Eu condenei publicamente o modo como a Renamo lidou com Daviz e tudo o que depois se passou na Beira, esse incidente foi mal gerido e trouxe as consequencias que conhecemos! Muitos condenamos, incluindo dentro da Renamo, lembro-me por exemplo do saudoso David Alone, foi uma situação mal gerida! Tambem nao gosto de muitos discursos que andam por ai, tem de haver mais coerencia e contençao! A crispaçao entre os dois partidos, os discursos, dos dois lados, o passado, etc. etc., nao vao ajudar nada para o proposito que é desafiar serimente a Frelimo nas eleiçoes.
    O cerne desta questao é que é imperativo um entendimento serio entre a Renamo e o MDM, esta situação so agrada aos frelimistas, temos visto por ai tentativas deles deitando mais lenha para a fogueira!
  • Eduardo Domingos meu caro Manuel J. P. Sumbana eu nunca defendi a tese do aparecimento da frelimo 2 e nem morte subita dela. Nao eh porque nao ha capacidade de faze la desaparecer o grande problema reside no facto da oposicao continuar a dar oxigenio a frelimo. Ha momentos em que a oposicao se dilui na frelimo tal e qual se dilui o acucar na agua.
    1 hr · Like · 1
  • Eduardo Domingos Pode se ir onde for necessario trabalhar ardualmente mas se o meu discurso e o seu caminharem em sentido de colisao, nada feito compatriotas. As regras de jogo devem ser conhecidas antes de entrar no campo caso contrario vai ser uma goleada por mais que haja vedetas. Nao sei que achas mano Antonio A. S. Kawaria?
  • Francisco Campira Leonel Chisseve,os Lutero Simango e Daviz Simango, nao foram colocados na arena politica por via da Renamo,mas sim por via de Vasco Campira Momboya,Fundador do PCN e uma das razoes foi pelo facto de Vasco Campira Momboya ter sido amigo quase inseparavel de Urias Simango,pai destes cidadaos.O salario que estes srs deram a Vasco Campira,foi expulsa-lo do PCN Fundado por Campira.De recordar,que Vasco Campira convida-lhes a criarem o PCN e coloca o Dr.Mabunda como Coordenador do PCN,Lutero Simango nas Relacoes Internacionais,Daviz Simango adjunto da Mobilizacao e Propaganda e Vasco Campira como Chefe da Organizacao e Propaganda.
  • Francisco Campira Amigo Antonio A. S. Kawaria,eu ja havia descrito como a oposicao de Maos dadas-OMD surgiu.Eu e o dr.Augusto Mateus que e o Chefe do Gabinete do Lider da Renamo e que crimos este Bloco,pelo que nao havia necessidade de aproximar a Renamo para qualquer ...See More
  • Eduardo Domingos Francisco Campira, esqueceste do Inacio Chire, Pedro Chale, Dionisio Quelhas, e outros. Na pratica esse partido morreu logo depois das primeiras eleicoes porque houve expurga e nem como o Lutero Simango conseguiu por todos na rua, Recordo me que o Inacio Chire foi grande combate a assemelhanca do que Mussa fez para o mdm ele fez para o PCN mas por nao terem veias politicas hereditarias ja nao sabemos onde andam.
  • Antonio A. S. Kawaria Eduardo Domingos, afinal quando um grupo de define partido o que significa?
  • Eduardo Domingos Nao entendi mano a pergunta?
  • Antonio A. S. Kawaria A questão, é que quando um partido se constitui como tal estrutura-se e sempre trabalha para ganhar apoio duma faixa eleitoral. é como eu disse, o potencial dum partido é a percentagem do eleitorado que o apoia. Não é por acaso que haja sistemas políticos em que se um partido não consegue ultrapassar uma certa barreira é banido.
  • Eusébio A. P. Gwembe
Audição de Castel-Branco pela PGR marcada para próxima segunda-feira
O economista e académico moçambicano, Carlos Nuno Castel-Branco, vai ser ouvido na próxima segunda-feira (26) pela Procuradoria-Geral da República da Cidade de Maputo. Em causa está o facto de ter escrito e publicado na imprensa duas cartas abertas, nas quais criticava duramente o Presidente da República, Armando Guebuza e a sua governação.
Nas referidas cartas, Castel-Branco, antigo director do Instituto d...e Estudos Sociais e Económicos (IESE), chegou a sugerir que o Chefe de Estado se demitisse por, dentre outras razões, estar fora do controlo.
O processo aberto pela PGR ostenta o número 503/13-B e data de Dezembro do ano passado, altura em que foram ouvidos os editores do semanário Canal de Moçambicano e do electrónico MediaFax, Fernando Veloso e Fernando Mbanze, por terem publicado nos seus órgãos as referidas cartas.
À saída da audiência, o jornalista Veloso confirmou que o que a Procuradoria pretendia era saber dele se o autor da carta tinha sido o professor Castel-Branco. “A Procuradoria quis saber se de facto é o professor Castel-Branco o autor da carta e como ele nunca apareceu a contestar, acabámos por confirmar”, disse Veloso.
Ouvido como declarante, o director e editor do Canal de Moçambique esclareceu à Procuradoria que para além do seu jornal e do MediaFax, outros órgãos de comunicação social publicaram matérias discordantes sobre esse assunto.
Portanto, explicou, tudo isso faz parte de um debate democrático. Prosseguindo, disse que “ao publicarmos a carta entendemos que estávamos a contribuir para a consubstanciação de Estado de Direito e, por outro lado, entendemos que se estava a discutir o conteúdo da mesma sem o seu devido conhecimento”.
Está-se a perder oportunidade de mostrar um país democrático Para Fernando Veloso, a Procuradoria, ao proceder dessa forma, está a perder uma grande oportunidade de mostrar que Moçambique é um país verdadeiramente livre e democrático, com uma imprensa que pode levar aos cidadãos opiniões mais diversas que circulam de forma que a democracia e o estado livre se consubstanciem.

Ninguém nunca notificou Guebuza
Um pouco antes de entrar na sala de audiência onde seria ouvido na companhia do seu advogado, Fernando Veloso levantou um aspecto no mínimo curioso. Disse ser importante recordar que nunca alguém processou o cidadão Armando Guebuza, que actualmente é Presidente da República, por ter chamado “tagarela, apóstolos da desgraça” aos cidadãos moçambicanos.
“Como não disse (Guebuza) a quem se dirigia presumimos que estava a dirigir-se a todos, mas ninguém processou o senhor Armando Emílio Guebuza”, disse, acrescentado que, com isso, entende-se deve ao facto de os moçambicanos terem já assumiram que querem um Moçambique democrático.
In @VERDADE – 22.05.2014
See more
Like ·
No mural de Alice Mabota :
Sim finalmente chegou hora. A hora prometida que já há muito eu esperava .dia 26 de Maio ficará na história de um homem que nunca imaginou pisar um lugar que lhe vai reduzir a zero mesmo com a dimensão que o mundo e repito o mundo lhe dá pelo seu saber e esse saber lhe reduz a insignificáncia porque quem tem o poder lhe diz NAO SIGA A RISCA O QUE PUS NA CONSTITUIÇAO PORQUE A LIBERDADE DE PENSARES E ESCREVERES LIVREMENTE SO ESTA RESERVADO A MIM É ass...im que o Professor Nuno Castel Branco vai estar presente na procuradoria acusado de ter pensado e escrito o que lhe vem na alma. Eu Alice Mabota vou lhe defender tal como talvez um dia se o Cidadão Armando Emilio Guebuza for solicitado por quem detiver o poder o irei defende-lo NUNCA DIGAS DESTA AGUA TURVA JAMAIS BEBEREI. Nuno hoje sou sua advogada te apresentes na Procuradoria da cidade e contigo estarei esteja seguro que criminoso não és só tens uma opinião e um desejo
local procuradoria da cidade dia 26 as 9 horas sito na Olof Palme
See more
Like ·
Comunocado de Imprensa do IESE
Sobre a ordem de despejo do IESE
http://www.iese.ac.mz/lib/noticias/2014/Comunicado%20de%20Imprensa_2.pdf
iese.ac.mz
Like · ·
Eipa! Triste mas cómico.
Suicidou-se um ministro malawiano Godfrey Kamanya supostamente por ter perdido nas eleições parlamentares cujo os resultados parciais ja estão sendo devulgados.
www.bbc.com
Like ·
Bom dia! Respeitar a verdade de cada um nos faz melhor.
Like ·
Na hipotese que se segue vota 1 ou 2.
SE, repito se, repito ainda se, nas eleicoes para Presidencias de Outubro proximo tivermos uma segunda volta entre Candidato da FRELIMO (35%) e MDM (30%) onde os votos a favor do Candidato da RENAMO foram significativos (25%) e o resto para os restantes, a coligação provavel para atacar segunda volta seria:
1. FRELIMO e RENAMO.
2. MDM e RENAMO.
...
N.B. se Justificar ajuda o debate.
See more
Like ·
A “limpeza” que levou o país à Guerra
Exército unificado só ficou com três generais vindos da Renamo
O ânimo insuflado nas negociações entre o Governo e a Renamo, com a aprovação de emendas à Lei Eleitoral, visando pôr cobro à mais grave tensão política e militar em Moçambique desde a assinatura do Acordo Geral de Paz (AGP) em 1992, encalhou na sensível questão da paridade nas Forças de Defesa e Segurança, exigida pelo maior partido da oposição....
Continue Reading
Like ·
  • 3 people like this.
  • Aziza Throne Pois é.... Eu continuo a insitir no AGP, como soluçao para a paz. O que se tem passado é uma peça teatral çom o proposito de distrair a opniao publica. É uma pena a amnesia do povo
    8 hrs · Like · 1
  • Eduardo Domingos Ai esta o cerne da questao. Vejam que este Pais desde 1994 nunca esteve em Paz por varios motivos. Por um lado a frelimo fazia esforco enorme para desqualificar a Renamo roubando votos, prendendo e asfixiando seus membros e simpatizantes e por outro la...See More
    8 hrs · Like · 1
  • Jonas Daniel E isto.....não somos honestos pensamos que estudamos mais que os outros, aguenta....................................!
    2 hrs · Like · 1
  • Eusébio A. P. Gwembe
Uma pergunta pertinente...
QUEM SAO E O QUE SIGNIFICA "BANDIDOS ARMADOS" EM MOÇAMBIQUE?
Like ·
O PORTA VOZ Nos meus tempos de estudante das matérias relacionadas com a comunicação aprendi que “um porta-voz é uma pessoa que fala em nome de outra, mas que não se constitui, necessariamente, com...
bigslam.pt
Like · ·

Sem comentários: