quinta-feira, 22 de maio de 2014

ELEIÇÕES NO MALAWI: Banda denuncia "manipulação em massa"

ELEIÇÕES NO MALAWI: Banda denuncia "manipulação em massa"

Ouvir com webReader
J-bandaA CANDIDATA do Partido Popular (PP) às eleições gerais de terça-feira no Malawi, a actual Chefe do Estado Joyce Banda, denunciou ontem uma “manipulação em massa” organizada pela oposição, designadamente o Partido Progressista e Democrático (DPP), e pediu a contagem manual dos votos.
Falando numa conferência de imprensa em Lilongwe, Joyce Banda fez uma extensa lista de supostas irregularidades e considera que o processo não foi devidamente controlado.
Acusou o DPP, de Peter Mutharika, que lidera a contagem dos votos, de estar a manipular o escrutínio com o emprego de tecnólogo, que inclui o uso de satélite para desviar os dados antes de estes chegaram aos órgãos eleitorais.
Considerando que não fiável a plataforma tecnológica que está a ser empregue no apuramento dos votos, a presidente malawiana apelou à MEC (Comissão Eleitoral do Malawi) para que adopte a recontagem manual.
Joyce Banda ter entregado provas de irregularidades e manipulação dos votos às autoridades eleitorais, para que esta analise os resultados.
O presidente da Comissão Eleitoral, Justice Maxon Mbendera, lamentou as declarações da presidente e negou que o sistema de votação tenha sido manipulado.
AINDA SE VOTOU ONTEM
“Estamos decepcionados com a atitude dos representantes do partido governante, não esperávamos este tipo de comportamento”, disse Mbendera, numa conferência de imprensa na cidade comercial de Blantyre. As autoridades eleitorais vão continuar a contar os sufrágios.
A MEC ainda não anunciou quaisquer resultados, mas algumas emissoras de rádio, entre as quais a estatal, estão divulgar números que apontam para uma derrota do PP, no poder, através do qual Banda espera manter-se em funções.
De acordo com os resultados não oficiais já divulgados, Joyce Banda, de 64 anos, que substituiu Bingu wa Mutharika enquanto sua vice-presidente quando este morreu em 2012, está em terceiro lugar na corrida à presidência.
À sua frente se encontram Peter Mutharika, de 74 anos, e Lazare Chakwera, de 59 anos, líder do partido do antigo ditador Kamuzu Banda.
Entretanto, a votação voltou a ser prolongada para o terceiro dia consecutivo.
Depois de problemas registados terça-feira, dia marcado para as eleições, terem forçado a abertura de algumas assembleias eleitorais na quarta-feira, a MEC deu ontem mais um dia para a votação, acontecido ontem.
ELISEU BENTO, nosso enviado a Blantyre

NOTÍCIAS – 23.05.2014
Poderá também gostar

Sem comentários: