domingo, 25 de maio de 2014

Araújo no banco de réus

Araújo no banco de réus

Ouvir com webReader


Manuel_de_araujoPara responder um caso da campanha eleitoral em Gurué
O Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel de Araújo, foi notificado pelo Tribunal Distrital de Gurué, norte da Zambézia, para comparecer amanhã (segunda-feira), por volta das 8 horas, a fim de ser ouvido em audiência de discussão e julgamento no auto número 17/2014, actuado em 21 de Março de 2014. Neste processo Sumário Crime (SC), o denunciante é o cidadão Samuel Armando Marrega. Donde tudo começa? Veja a reconstituição do caso nesta edição Aquando da campanha eleitoral rumos as eleições autárquicas (Novembro 2013) em Gurué, o Presidente do Conselho Municipal de Quelimane, na qualidade de membro sénior do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), decidiu apoiar o seu colega Orlando Janeiro (actual edil de Gurué) por uns dias, como forma de galvanizar aquele acto.
Num destes dias, quando passeava pelas artérias daquela cidade, eis que a caravana liderada pelo Araújoa convite de seus apoiantes decidiu entrar no parque de estacionamento de viaturas situada nas imediações do mercado central local. Abraços aqui e beijinhos acolá, eis que surge confusão e um cidadão sai a gritar alegando que teria sido agredido pelo edil de Quelimane e membro do MDM. Nesta altura, o suposto agressor (Manuel de Araújo) neste caso conforme alega o referido cidadão, já havia saído a caminho de Milange. A confusão só foi amainada com a intervenção da força policial. Noticiário da RM atiça o caso(?) No mesmo dia, o jornalista da Rádio Moçambique, Rosário Dos Santos, que se encontrava a cobrir a campanha eleitoral naquela autarquia, envia um despacho radiofónico dando conta deste caso e dizia...“A polícia da República de Moçambique em Gurué procura o edil de Quelimane para o deter...”-fim de citação.
Neste despacho do repórter da empresa pública a fonte era oComandante Distrital da PRM naquele distrito, Marcos Cumbalenza.
O assunto foi bastante badalado ao nível nacional assim como internacional e todos pretendiam entender como é que uma pessoa do nível de Araújo poderia ter agredido a um cidadão. Nesta altura, a Força de Intervenção Rápida (FIR), estacionada em Cuamba, província do Niassa, já havia saído em direcção a Gurué a fim de capturar o suposto agressor, só que Araújo não foi a Cuamba e nem era a sua rota, mas sim, a Milange, tendo despistado os agentes da FIR.
Araújo apresenta-se a Polícia e os agentes distanciam-se
No mês de Novembro, por sinal último dia da campanha eleitoral Araújo é convidado a estar presente na graduação da Universidade Católica de Moçambique. A sua ida, enviou uma série de “sms” com destinatários previamente concebidos, a destacar o Comandante da PRM, Governador e outros dando conta da sua localização do dia e o que faria a seguir “Bom dia senhor Comandante. Segue o itinerário da minha agenda para hoje. Esta manhã estarei na graduação da UCM e depois dai, vou a polícia e mais tarde estarei no fecho da campanha eleitoral”- sms de Manuel de Araújo. Após a cerimónia na UCM, por volta das 14horas, eis que o “procurado” na companhia dos seus colaboradores dirigiu-se ao Comando da PRM. Chegados ao Comando a equipa em serviço distancia-se do caso e diz que não recebeu nenhuma ordem de detenção e nem de captura do edil de Quelimane. Araújo concede entrevista no local acompanhado pelo então seu Vereador de Planificação e Desenvolvimento, Ascensão Chauchane, mesmode fronte do Comando da PRM. Mais tarde, como era o encerramento da campanha, o edil foi a vida política. Porém, no mesmo dia, a imprensa intercede o Chefe do Departamento das Relações Públicas, Ernesto Serrote para se explicar de que se tratava em Gurué e sobretudo das palavras do seu Comandante Distrital nas quais, a PRM estava no encalço do Araújo. Serrote também distancia-se e afirma que “eu sou único autorizado a falar aqui, dai que não reconheço estas palavras do Comandante de Gurué, porque aqui não temos nenhuma informação oficial em relação a este assunto”- Explicava Ernesto Serrote, à imprensa.
Seis meses depois o caso desemboca ao Tribunal
Passaram seis meses depois deste sucedido, mas que afinal, o caso estava sendo trabalhado pelas autoridades até que no dia 23 de Maio corrente, portanto última sexta-feira, um ofício vindo da Secretaria do Tribunal Judicial da Província da Zambézia, terá caído no Conselho Municipal de Quelimane, solicitando ao cidadão e edil de Quelimane, Manuel de Araújo, sua comparência em Gurué hoje para ser ouvido e quiçá julgado. Este é um assunto que vamos acompanhar com todos detalhes neste jornal.(António Zefanias)
DIÁRIO DA ZAMBÉZIA – 26.05.2014

Sem comentários: