PORTUGUESES
Nós, os moçambicanos, temos que nos deixar de comportamentos levian
os e inconsequentes e começarmos a nos comportarmos como um povo de valor. Temos que parar de ser mesquinhos e tentarmos ser grandes.
Com a onda de portugueses que, por estes dias da crise económica por que estão a passar, vêm a Moçambique, para tudo que estes façam que não nos agrade, atiramos-lhes à cara ou que estão em crise ou que vieram para cá porque estão a “passar fome”.
Enfim, a mim também não agrada que só hoje, em tempo de crise, é que alguns (ou muitos) portugueses se lembrem de vir e/ou investir em Moçambique. Ainda assim, não é correcto os humilhar desta forma. Bater nas pessoas e/ou humilha-las, aproveitando-se do mau momento por que estão a passar é mesquinho e próprio de um povo pequeno.
Se os portugueses nos forem a ofender num dado assunto, vamos responder-lhes e insultar-lhes dentro do contexto em causa. Se não nos agradar que os portugueses venham a Moçambique, por virem pôr em perigo os nossos empregos, vamos responder-lhes com competência, com eficiência, e com um trabalho melhor do que o deles. Se os portugueses se mostrarem arrogantes, vamos dobrar-lhes, e os colocarmos de joelhos, com a nossa grandeza.
Partirmos para o insulto gratuito e para a ofensa baixa, como os covardes fazem, não nos vai fazer melhor nem vai fazer os portugueses se sentirem pior.
Se eles nos chamarem burros, que provemos no terreno que não somos burros. Se nos acharem inferiores, mostremos-lhes que não somos inferiores. Se praticarem racismo contra os nossos, que os expulsemos da nossa terra.
Mas lembrarmos-lhes, a todo instante e por tudo e por nada, que estão em crise ou que estão pobres ou que estão caídos na desgraça, isso não. Não mesmo! Não se bate num homem que está caído. Antes pelo contrário, ajuda-se-lhe a levantar-se.
Ou queremos ser um povo grande e respeitado ou queremos ser um povo pequeno e desprezível.
Fora de que não podemos nos esquecer que um dia esta crise vai passar. E, nesse dia, como vamos olhar para os portugueses?See more
Sem comentários:
Enviar um comentário