sexta-feira, 8 de abril de 2016

FRACASSADA (MAIS) OUTRA TENTATIVA PARA ASSALTAR SATUNGIRA


ISIDIO BILA: MAIS UMA VÍTIMA DE UMA GUERRA ABSURDA 

NECLOROGIA:


Aos amigas, colegas das FADM e toda familia Bila, Comunicamos com profunda magoa e consternacao o desaparecimento fisico do cidadao agente das fademos de nome ISILDO JULIO BILA ocorrido nas matas da Gorongosa no passado recente na sequencia de um abate em plena ofensiva militar com os homens da renamo.

Muzuculu Wamakombe Tudo o Que se falou hoje e mentira
GostoResponder31/4 às 23:36
Amade Jamal Jamal ele já foi a básico polos FDM as 19 de hoje, já não faz parte dos vivos se alquem ver ele é Dabu.
GostoResponder11/4 às 23:39
Herculano Dzidzi Cunhepa, ñ xtamos atrapalhados pa
Jose Majasse Dombe Este é o resultado de interresses partidas militarmente pensando na "paz armada que não exixtirá na realidade"defendendo assim os interresses de Nyusi Guebuza Chang Chipande entre outros no poder da Frelimo.
GostoResponder12/4 às 5:52
Edmilson Americo Uitissone Seria assim: NECROLOGIA
Muzungu Ndini Obrigado pela observacao, ja esta reparado o erro.
Estevao Ferreira k o inferno o tome sem respeito toloroso e seja realizada as serimonias e altas festas pelos demoniosm
Andinane Leonardo Leonardo LeonardoDefender voce pra engortar os outros at nenhum empreza que tems
Paulo Besteleve Moçambique Lição para o remanescente
Ofece Deniasse Chania Menos uma pulga k nos encomodava na cama!
GostoResponder32/4 às 7:28
Alfredo Muianga Ofece Daniasse , Por favor tenha respeito com a vida de pessoas, este jovem que morreu tao cedo nao foi da iniciativa dele ir a Guerra, recebeu ordens infelizmente a quem pára de longe e manda os inocentes morrerem.
Matias Jose Matias Jose Ki bom. Mas seraqui eses caes,magalo awandu,mbuaya zandu zirikubvalini,magalu amenewa sakutha kumvesesa,ibuwa dze hadhu adzidhi cuzva bassi, mas eses macacos as mensajes ki xtao a ser recomendados eles nao quer acatar!? .
GostoResponder12/4 às 7:30
Jorge Miguel Bem feito
GostoResponder12/4 às 9:10
Alfredo Muianga Bem feito? é assim que tu das condolencias a alguem? nao se ri da desgraça alheia. Este jovem recebeu ordens e la foi morrer, infelizmente paz a sua alma.
Samuel Tomas Binze lamentavel enderecar as minhas preciosas sentidas condolencias a familia bila e outros agentes k diariamente morrem em confrontacoes com a renamo e k nao sao reportados meu amigos irmao compatriotas mocambique atingiu nivel bem alto de desentendimento a confianca bem longe isso reflete em mortes fome e doenca pk moz perde a capacidade nossos dirigentes sao muito culpados povo fez a unica e melhor tarefa eleiger agora uk ta falta a recusa partilha e convivencia saudavel entre partidos a frelimo o principal partido k promotor de guerra mas vao vendo pouco aos poucos desvantagens originadx por negligencia e ganancia broqueo d poderes
GostoResponder12/4 às 10:19
Felizardo Chimuaza Cuidado nao è bm enganar filho d alguem e leva lo pa gorongosa e dizendo k vai jogar birla cm os homens d renamo tao a ver agora o que ta dar?
GostoResponder12/4 às 10:51
Astrogildo Antonio Salvador E a familia sem noticias e pior o cadaver do malogrado e nem a cara do mandate.
GostoResponder22/4 às 11:18
Rui Dzovo Mondlane Feliz dia da metira

POR ARGUNALDO NHAMPOSSA 


Enquanto o governo e a Renamo ainda debatem sobre a eliminação ou não das pré-condições para dialogarem e restabelecerem a paz e a estabilidade no país, o som das armas vai falando mais alto e ceifando milhares de vidas a cada dia. 

Isidio Júlio Bila, jovem formado em Jornalismo, que decidiu abraçar a carreira militar, é uma das vítimas mais recentes desse conflito, cuja morte foi alvo de muitos comentários nas redes sociais, desde o passado sábado. 

A comunidade católica de Josefina Bakhita, localizada no bairro de Malhazine, foi pequena demais para acolher na quarta-feira, 06, familiares, amigos e colegas, que foram dar o último adeus a Isidio Bila.

Segundo fontes familiares, Bila perdeu a vida na passada quarta--feira, 30 de Março, depois de ter saído gravemente ferido numa emboscada que os militares da Renamo infligiram às Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na terça-feira passada, 29 de Março. 

Conta ainda a família que a equipa das FADM seguia viagem rumo a Satunjira, Gorongosa, quando, nomeio do percurso, foi surpreendida por um ataque dos homens da Renamo. No local, houve mortes e feridos, dos quais uma parte veio também a morrer já no leito hospitalar.

A informação da morte do seu ente-querido chegou na noite passada quarta-feira, 30 de Março. 

Um oficial das FADM dirigiu-se à família para apresentar os pêsames em nome do Governo e falar dos passos subsequentes para a realização das exéquias fúnebres. 

Na ocasião, a família do malogrado diz que o oficial das FADM falou de terem tombado oito elementos das tropas governamentais juntamente com Isidio. Mas, dias depois, a família contactou um colega do malogrado, que, por sinal, saiu vivo da emboscada, que falou de duas dezenas de soldados das FADM 

Na passada sexta-feira, a Voz da América e a Deutsche Welle falavam nos seus noticiários de fortes ataques à Serra da Gorongosa, com artilharia pesada. 

Esta terça-feira, a capital do país registou um movimento desusado de ambulâncias acompanhadas por viaturas da PRM que, de acordo com as nossas fontes, transportavam alguns militares tombados naquela batalha, cujos corpos estavam a ser entregues às respectivas famílias, para as exéquias fúnebres. 

Morte prematura

Isidio Bila formou-se em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo. Em Maio de 2015. 

Voluntariamente, foi incorporado no Serviço Militar Obrigatório (SMO), no Centro de formação de Munguine, no distrito da Manhiça, província de Maputo com o intuito de defender a pátria. 

Em Outubro do mesmo ano, concluiu a formação e depois de ter testemunhado o nascimento do seu filho, que hoje conta com quatro meses, foi chamado para reforçar a equipa das FADM no centro do país, donde volta, agora, numa urna, semeando dor e luto na família. Como ilustra o seu trajecto, Bila ainda não tinha experiência como combatente, mas lá foi colocado para enfrentar militares que há mais 20 anos premem o gatilho e com alto domínio daquelas matas.

Na mesma proporção que a imprensa vai relatando as mortes nesta confrontação, vozes governamentais não cessam de dizer que “saudamos efusivamente o trabalho das FDS”. 

A última aparição de Bila nas redes sociais foi a 23 de Março, depois de ter postado uma foto na sua conta do Facebook, onde aparece com uniforme das FADM, empunhando uma AKM, e num dos comentários dizia “garantindo tranquilidade em Muxúnguè”. 

Perante a ovação e espanto dos seus amigos que não sabiam que enveredou pela carreira militar, o finado responde ainda a outro comentário dizendo: “cada um de nós tem o dever de dar um pouco de si com vista à preservação e manutenção da paz... faça a sua parte que eu já faço a minha”. E foi nessa missão que nunca mais voltou e deixou viúva e um filho. 

Durante a missa do seu velório, na comunidade católica Josefina Bakhita de Malhazine, o padre João Aruna disse que, aos olhos de Deus, todos os Homens são irmãos, mas as ambições dos dirigentes fazem com que se tornem inimigos.

“A morte de Isidio resulta duma guerra não declarada. Resulta da arrogância dos dirigentes que ainda não enxergaram a luz que os chama para dialogar”, disse. 

O sacerdote recordou que o país viveu 16 anos de guerra, que gerou muitos órfãos e hoje ninguém mais esperava que retornasse, porque ainda há muitas feridas por sarar. 

“A guerra não resolve nada, pelo contrário, gera brutalidade numa clara caminhada em contra mão em relação aos anseios do povo, que são a paz e desenvolvimento”, destacou. 

Para além da formação em Jornalismo e da sua carreira militar, Isidio Bila foi um jovem muito dedicado à igreja, onde colaborou na criação de um boletim informativo paroquial, catequista entre outras actividades. 

Na mensagem da família, esta suplicou a Deus para iluminar a viúva, o filho que tem o longo caminho por percorrer nesta vida. Falou das boas acções do finado e apelou ao governo para que encontre caminhos rumo à paz para evitar mais mortes desnecessárias.



BREAKING NEWS!

Informaçoes da última indicam que ontem dia 7/4/2016, um grande efectivo das forças da frelimo composto por cerca de 270 homens, saiu do seu quartel no Posto Administrativo de Vunduzi ("Satungira") e andou a bombardear a serra da Gorongoza a medida que avançavam para o interior so que a meio do caminho o grupo encontrou se com as forcas da perdiz por volta das 15 horas e houve confrontos que resultaram, de acordo com fontes das FDS, em 29 mortos e 31 feridos graves do lado das forças da frelimo que tiveram que se retirar precipitadamente temendo ser encurraladas.

As nossas fontes falam também de 3 BTR que foram vistos no fim da tarde de ontem a transportar cadaveres e feridos para a Vila sede de Gorongoza.

Na noite do dia 6/4/2016, 19 militares do quartel das FADM em Vunduzi fugiram, deixando o fardamento e armas.

***
NOTA:
Esta visto que o "governo" da frelimo não é pelo diálogo. O que todos moçambicanos e comunidade internacional devem saber e que a frelimo e seu candidato Filipe Nyusi perderam as eleições 2014 Gerais de 15/10/2014 e a Renamo apenas exige governar nas 6 províncias onde foi mais votada. A Renamo seguiu todas vias pacificas e diplomáticas possíveis mas a resposta do regime da frelimo foi o envio de grandes massas de tropas e material belico para os baluartes da Renamo, o assassinato de Gilles Cistac, atentados contra o lider da Renamo, o baleamento do secretário geral da Renamo e assassinatos em serie de varias dezenas de membros e simpatizantes da Renamo, sem falar de massacres de civis em Nkondezi e Nzero protagonizados por tropas da frelimo. Portanto, Moçambique esta no mesmo nível que os mais brutais e anti democráticos regimes de África. Onde anda a comunidade internacional?
TAMBÉM COMUNGO DA MESMA OPINIÃO
Inbox:
" Mano,
Porque (os rangers) não fecham a EN1 ??
Essa via está a causar grandes danos aos nossos resistentes em geral, sejam eles Rangers, simpatizantes, membros, delegados da perdiz e ao povo em geral. É da EN1 que muita porcaria passa pra o centro e norte. Cortem essa via e controlem também as locomotivas e ficarão encurralados. Por via aérea será complicado pra eles pois os gastos serão avultados e duvido que queiram dar luxo aos assassinos contratados por eles.

É só uma sugestão lógica."

3 minutes ago · Sent from Messenger
Unay Cambuma
Foto de Unay Cambuma.
Hour News
na 3 feira uma unidade mista da FIR, UIR, GOE, e Floresta Fauna Bravia foram escalados para desactivar uma base da Renamo Tucua, perto de Mogovolas onde foram recebidos por uma chuva de balas, um elemento da FIR que me contou o insucesso deles dissem foram capturados 6 policias civis que eram de reconhecimento e durante o tiroteio foram abatidos 3 da FIR e um da Fauna bravia, ele contou que nas celas do comando provincial de Nampula estao cheios de policiais que estao detidos por negarem a combater a Renamo.
O CHEFE DAS OPERACOES DE MURRUPULA VE O SOL AOS QUADRADINHOS
O chefe das operacoes do distrito de Murrupula esta detido nas celas do comando provincial por nao consiguir abafar o avalange dos homens de fardamento verde. Mais detalhes as 18horas de hoje
Makhandazi Makhalela
Parece estar muito calmo no Norte, mas não e' tao assim: Em Murrupula, Nampula, a Luta Continua! Os confrontos continuam. Dado que a base de Naphuco, onde se registam os confrontos, esta' a 40 quilómetros da estrada nacional, noa zona de NAmaita, as informações têm chegado tardias dado que por ali a rede não e' facilmente acessível. O corrente mês de Abril tem se manifestado muito sangrento. Houve noticias, segundo as quais, o distrito de Morrupula teria recebido reforço de homens armados da RENAMO vindos da Zambézia. Uma ordem foi dada: Não permitir a sua acomodação! E e' precisamente esta ordem que esta' ceifando vidas. 
Os policiais, inclusive os guardas civis, estão todos mal humorados e resmungões: seus colegas vão para não voltar, outros convivem com estas situações a olho nu.
Sabotar a habitual concentração das segundas feiras: não comparecendo ou chegando depois de terminada a formatura vai sendo uma pratica para safar-se do alinhamento para o campo.

1
THIMBUINE said...
Comunidade internacional esta a comer camarão, a tomar a 2M e a Manica e a curtir as damas desta terra para além dos recursos que estão a tirar. Estão mais folgados que nunca! Mas mesmo de que comunidade internacional Unay se refere? Qual? Será que existe? Onde esta o tal tribunal Internacional? Será que se chamar a razão os tiranos em Mozambique vão dizer que só julga africanos? Pergunto os defensores dos crimes de guerra em África? Pergunto a vós todos advogados dos tiranos africanos. Respondam já e agora! Dia chegará em que vós também sereis julgados e condenados
2
A triste realidade da Renamo. Porque até preocupar-se de falar de dialogo. Quando os nazis ja se viam em recuo a partir de 1942 e enviavam tentaculos para o tal dialogo com o aliados, Winston Churchill na Inglaterra proibia que se falasse daquilo. Ele queria ver a Alemanha Nazi esmagada, rasgada, quiemada e enterrada.
Na Renamo, uns lutam com a a Frelimo e um grupelho de oportunistas insistem em estar na dita Aseembleia Nacional por interesses pessoas tais como as boas casas, carros e demais demais.
O problema é que desgostamos muito do camarada Himmler Sergio Beria Vieira, mas muitas vezes ele bate certo quando fala e desfala desta desorganisada organisao chamada a Renamo. Somente que nao podemos pactuar com o assassino e terrorista SV.
3
umBhalane said...
Os SHANGAANS são estrangeiros, e chegaram muito depois dos portugueses,
embora que sejam pretos - mas, todavia, porém, contudo,...
ESTRANGEIROS
de lá, do "John" - a terra deles.

A culpa foi do meu Egrégio Avô, Mouzinho de Albuquerque, que não acabou de vez com eles.
Agora estamos de continuar a só sofrer.

É BOM ACORDAR DE VEZ.
FUNGULANI MASSO.

LEMBREM BEM
QUEM NÃO LUTA, PERDE SEMPRE
A LUTA É CONTÍNUA
4
Ohaawa wamacua said...
Aqui esta a realidade real deste pais martirizado:
PAICV de Cabo Verde e PAIGC da Guine Bissau exemplos de partidos libertadores democráticos em Africa
A recente victória do Movimento para Democracia MPD então na oposição em Cabo Verde nas eleições legislativas decorridas recentemente é um claro aviso aos regimes que sobretudo estão instalados na Africa Austral para sentirem vergonha das fraudes que praticam. Essa vergonha deve ser um impulso para uma verdadeira viragem rumo a verdadeira democracia para o bem do bem-estar de todos. O PAICV não precisou de manipular as eleições para se manter no poder porque entendeu que precisa de ir a oposição para se refrescar limar algumas incongruências politicas e ganhar forças para novos desafios. Isso é o que se chama democracia o auge da convivência democrática – alternância governativa.
Os ideólogos dos três regimes brutais da Africa Austral FRELIMO, ZANU-PF e MPLA que com a capa de libertadores dos respectivos países desfilam em defender através de interpretações viciadas de leis, defesa de fraudes em alegacão do cumprimento fictício de tais leis, devem colher ilações destes movimentos democráticos que aqueles partidos irmãos PAICV e PAIGC mostram ao mundo, ao se absterem das fraudes para se manterem eternamente no poder a consolidar os diversos males graves que prejudicam a identidade dos seus povos.
No caso de Moçambique, deve ficar claro que Frelimo é um partido libertador e grande partido que libertou este país, mas isso não dá a legitimidade de continuar a governar sem legitimidade sob alegacão de ter libertado o país, pois que mesmo se não fosse a Frelimo, surgiria um outro grupo de nacionalistas que enveredaria pela luta de libertação porque a conjuntura politica internacional não favorecia a continuação do colonialismo europeu em Africa.
Fique claro que ninguém está contra o Partido Frelimo entanto partido, mas sim o que está em jogo são os males que este partido implantou em Moçambique com conivência dos seus variados ideólogos e que desfilam em defesa desses males.
Hoje pululam por ai bandos de lambe-botas liderados por psicopatas académicos em vários grupos a desinformarem a opinião pública como foi o caso do bando do Gustavo Mavie que tanto fez para convencer a opinião pública e neutralizar a consciência de viragem para a real convivência politica e social.
Actualmente já apareceu outro bando constituído por uns tais Inácio Natividade e Pedro Nacuo, cujos artigos estão fora do contexto das tentativas de viragem das coisas para uma verdadeira democracia.
Os donos radicais da Frelimo que se esforçam em manter a organização no poder a todo custo por via de fraudes não perceberam que já estão velhos e que na próxima década vão morrer um por um por velhice e deixando o país do estado em que se encontra, as futuras gerações estarão divididas e com risco de lutas tribais. Os seus filhos não serão suficientes para serem o testemunho duma verdadeira democracia ao se apresentarem como os da classe nobre enquanto a maioria está numa extrema pobreza.
A única forma de ajudar a Frelimo a sobreviver como um partido histórico de Moçambique é chamar atenção sobre os males que criou e consolidou ao longo dos tempos e que urge a necessidade de corrigi-los e não tentar defender esses males porque esse partido caminha para o partido altamente repressivo em que mesmo a maioria dos libertadores estão tão pobres que nunca.
A Frelimo deve aceitar ir à posição para reflectir da sua história e chamar a consciência do seu percurso, fazer correcções necessárias para se rejuvenescer de modo a responder com mestria e sabedoria os desafios que vem lá a frente, de forma a não se arriscar cair.
O Chama chamapenduzi em Tanzânia na sua estratégia de granjear simpatia cada vez mais crescente já mudou a capital de Tanzânia para diversas regiões do país por forma a equilibrar o desenvolvimento e orgulho nacional mas em moçambique apenas Maputo, como resultado da hegemonia da etnia shangana.
Ninguém tem dúvidas da seguinte realidade em Moçambique, mesmo os espíritos sabem desta realidade:
• Moçambique saiu da colonização Portuguesa para a colonização doméstica em que o Sul do país liderado pela etnia shangana coloniza as regiões Centro e norte. Um individuo que tem pensamento e consciência no lugar sente e constata no seu espirito esta realidade. Mesmo os grandes beneficiários desta situação oriundos do centro e norte sabem disso.
• A situação da hegemonia da etnia shangana iniciou na luta armada quando elementos do sul nos três movimentos de libertação consideraram reaccionários elementos do centro e norte que discordavam com algumas posições que os shanganes tomavam na formação da Frente de Libertação de Moçambique.
• Depois de vencer essa ala do sul, viram-se as execuções sumárias e campanha de exclusão contra os indivíduos do centro e norte.
• Dai as regiões do centro e norte, foram consideradas repúblicas vassalas do sul, assumindo-se como zonas apenas para exploração da matéria-prima e bens de consumo para a metrópole – Sul. Um individuo atento não duvida disso.
• Isto ficou testemunhado quando viu-se que todas oportunidades de desenvolvimentos foram encaminhadas para o Sul. Logo após a independência viu-se que todos dirigentes das instituições de estado e elementos decisores foram sempre elementos do sul e isto ainda continua. Na realidade o país ficou dividido ao meio sendo a fronteira o rio save.
• As desigualdades de desenvolvimento quer colectivo e individual são mais assentes neste país. Os indivíduos do centro e norte são chamados chingondos e servos, indivíduos sem pensamento e nem cara para merecer dignidade. Apenas são visto no tempo de pleitos eleitorais quando a Frelimo procura o voto, comprando assim a consciência dos eleitores por simples migalhas e mentiras.
• Volvidos 41 anos desde que saiu o colonialismo português de moçambique as zonas centro e norte ficaram mais marginalizadas do que no tempo do colono.
• A Frelimo perdeu o controlo da gestão de moçambique e implantou males que so podem ser corrigidos com alternância governativa.
• O nível de corrupção, espirito de clientelismo, nepotismo, exclusão e deixa anda estão altos e por consequência não há nada que se adquire sem suborno sobretudo hoje para concorrer uma vaga de formação precisa pagar e o esquema está montado a partir dos ministérios, hoje para candidatar-se a um emprego precisa pagar valores altos. Nas multi nacionais empresas quem esta la a trabalhar com posições de chefia com regalias são elementos do Sul deste país. Nas embaixadas elementos que trabalham ai são do sul com posições de grande chefia.
• O nível de criminalidade está aumentar e a Frelimo montou esquadrões de morte contra os opositores, com relatos de raptos e assassinatos.
• O país hoje pertence aos estrangeiros e shanganes. O nacional vive como estrangeiro na sua própria terra, com políticas muito mas e prejudiciais as iniciativas locais de desenvolvimento.
• Hoje muitas pessoas, sobretudo na zona rural vive em pobreza extrema nas zonas centro e norte. Os distritos de Mecuburi e Malema são exemplos da exclusão e desprezo da Frelimo com muita falta de infra-estruturas volvidos 41 anos da saída do colonialismo e 22 anos de paz relativa.
• Em moçambique para indicar-se um gestor vai por amizade e fazer círculo de amiguismo para comer juntos e não por capacidade e competência de serviço. Muitos maus gestores continuam impunes a prejudicar o povo apadrinhados por seus amigos e familiares do topo. O nível de sabotagem no exercício de funções de chefia em Moçambique está alto.
• Não há democracia em Moçambique e a Frelimo continua a pensar que o país é da sua pertença.
• Nas 5 eleições que decorreram em Moçambique, a Frelimo nunca venceu, mas agarrou-se ao poder para garantir a sua sobrevivência e por medo de serem julgados os delapidadores da riqueza do povo.
• Os senhores decisores da Frelimo oriundos do Centro e Norte nomeadamente: Aires Ali, Eduardo Mulembwe, Alberto Vaquina, Filipe Nyusi, Marcelino dos Santos, Eduardo Silva Nihia, José Pacheco, Margarida Talapa, Raimundo Pachinuapa entre outros sabem do colonialismo doméstico implantado neste país pelo Sul e os shanganes mas como estão folgados fazem de contas que nada está acontecer.
• Volvidos 41 anos da saída do colonialismo português, a maior parte dos antigos combatentes estão muito pobres enquanto uma minoria está muito rica ate aos dentes.
• A contradição que existe entre a linguagem de paz e o teatro de guerra levado a cabo pela Frelimo tem uma interpretação regionalista e tribal porque o sul não estava preparado ver um filho chingondo a frente da liderança do partido Frelimo e de Estado. Isto notou-se no barulho que se seguiu após ao anúncio dos candidatos internos da Frelimo a eleição presidencial que era composta por Alberto Vaquina de Namapa – Nampula, Filipe nyusi – Muidumbe Cabo Delgado e José Pacheco de Buzi Sofala. Isso incomodou os shanganas. Dai viu –se a compra de votos que se assistiu na votação do candidato, ganhando Nyusi sobrinho do Chipande. Portanto, os males que hoje saem acima partem da própria Frelimo porque na prática a Frelimo é um partido altamente corrupto e assassino.
• Para ludibriar aos Moçambicanos, a Frelimo canta cegamente unidade nacional e o país uno e indivisível enquanto o país está dividido ao save desde 1975 e os shanganes estão a escravizar o centro e norte. Um individuo que está bem de cabeça não duvida desta realidade.
• Entre viver numa exclusão extrema e ir a guerra para garantir estabilidade nas futuras gerações preferível guerra embora maléfica, porque o sul está a piorar na sua actuação de desprezo contra o centro e norte.
• O não cumprimento do protocolo 4 da AGP serviu em grande medida como uma chamada de atenção da humilhação que a Frelimo ia fazer ao povo ao expulsar elementos da Renamo nas FADM.
• A Renamo e seu líder Afonso Dlakama são neste momento a voz do povo oprimido pela igualdade de oportunidades entre todas etnias que constituem a identidade de Moçambique.
• Não se justifica que quem ganha em 6 das 11 províncias com maioria absoluta fica declarado perdedor das eleições e quem ganha em 5 com menor percentagem fica declarado vencedor e as reclamações da oposição são desprezadas. Se as eleições são gerais nunca um individuo que apanha votos em poucos círculos eleitorais, pode ser declarado vencedor.
• Na assembleia da república a Frelimo não aceita nenhuma ideia e sugestão da Oposição e impõe suas vontades. Que democracia se implantou?
• Muitos académicos subornados pelo regime, desdobram-se em campanha de desinformação para manter a Frelimo a humilhar as regiões centro e norte.
• O que vale haver paz no meio de muitos abusos de direitos humanos e exclusão, em que uma minoria é dona do país em detrimento da maioria?
Esta realidade deve ser abordada abertamente e sem reservas para salvar a Frelimo da situação em que o partido se encontra. Alternância governativa é a solução para a paz.
Já estamos no último dia de Março e que sem a viragem politica que a Renamo prometeu mas ainda não há nada e o sul se esforça em manter a colonização doméstica que existe. A Renamo arrisca-se em ser descreditada na sociedade moçambicana se continuar a palhaçar o povo e divertir como planos falsos.
Falar hoje de construção de salas de aulas, estradas e infra-estruturas sociais no meio duma alta repressão na da para aceitar. A inquietação hoje em dia é o servir, ver como estamos a servir a maioria. A Frelimo é primeiro regime a cair dos três que ainda sobrevivem.
Jorge Valente
Namicopo – Nampula

5
Ohaawa wamacua said...
QUEM QUER TUDO, TUDO PERDE!
Como é que a Frelimo quer negociar e ao mesmo tempo manda os rapazes pobres do centro e norte para combater? Um amigo antigo combatente da guerra de libertação e dos 16 anos disse em comentário que a Frelimo já esta no fim porque não vai conseguir derrotar a Renamo pois a moral combativa esta aos quase 3%. É que a causa da Renamo éa causa do povo oprimido. Deus ve tudo o que esta acontecer desde que o colonislismo português saiu de mocambique. Esse memo combatente disse que a Renamo nnãoesta para brincadeiras quando se trata de guerra. Entao porque não expulsarem esse partido do poder para sentir-se alivio? Há uma coisa aqui. Se presidente da republica fosse do sul como sempre foi eu julgo que não haveria esta guerra. Mas a Frelimo e sus ideólogos irao ao tribunal em Haia um dia porque são jovens que estão a morrer por uma causa injusta que a Frelimo move.
Cristiano Manejo Ou mesmo desertar...
Miguel Julio Madeira Isso e' bastante triste! A morte nao tem valor sentimental para nossos governantes, tambem eles nao tem seus filhos, sobrinhos, afilhados ou irmaos nesse conflito militar!
Prince Abraham Kkkk boa noticia esta. Vao acabar todos os qui aceitam a manipulacao dos sanguenarios da frelimo. Nenhum policia deve salvar.
Nitafa Hi Nomo Estou 100% de acordo!
Paulo Besteleve Moçambique Também concordo
Sacrifício Muxlhanga Concordo....
Gil Antunes Cambuma isto só vai ser vencido se os rangers usarem algumas bazucas e morteiros durante 3 dias,eu te garanto 50 % vao desertar e a renamo no poder
Sismo Eduardo sem comentários UC
Maraneja Augusto Joma seria maravilhoso, mas deixar a população circular sem stress
Carlos Pedro Ito Tu és um frustrado equivocado s ñ fores maluco. Matar gente inocente e indefesas e trazr desgraça ns nossas famílias é pouco? Odeio quem possue arma e tu m venhas com essa sugestão absurda. Agente vive n base d estrada e estou a 2meses q ñ trabalho passo a vida mal pk meu patrão diz q tem guerra n zona Norte. .. poxa to sem palavra pra t fazr sentr oq sinto....
Ricardo Manhoso Estevao Qual e esse inocente que foi morto . Louco es tu mesmo , que nao pensas antes de ofender o outro .
Isto foi apenas uma opiniao dele , um ponto de vista dele .
Aqui no fb nao e lugar pra insultar .
Carlos Pedro Ito Então somos dois locos. e tu es d onde nunca acompanhast n mídias as mortes q se registam n N1? S for opinião temos q elogiar neh?? Coisas q ñ facilitm as nossas vdas ñ costumo compactuar. Ele propôs opinião e eu avaliei aliás eu comentei d meu entender. ..
Gulumba D. Mutemba Carlitos as tuas fontes de informação são os nossos canais televisivos?
Estàs mesmo distraído brada,estas fontes só manipulam e não informam,foram todos capturados pela Frelimo .
O que tens que pôr na tua cabeça é que o país está em guerra,onde todas estratégias servem,mesmo sendo elas desastrosas .
Em tempo de guerra não clemência brada.
Carlos Pedro Ito Eu ñ falei d nenhum partido aqui. Vais m dizer q é montagem aquilo ñ São pessoas mortas? ?? Chegam d tapar o sol com a peneira Agente q depende da estrada somos nós q sofremos. Fechar a N1??? Eish vcs sao psicopatas msmo.
Danilo Zulficar Vams a guerra
Filho Moçambicano Boa ideia, é para podermos controlar melhor a nossa zona
Estômago Vazio Acho k nem precisa cortar a EN1...é so ir ao Distrito de Alto-Molocue procurar por akele tipo k transformava os Rangers em Abelhas e aí sim...haveria marabenta
Salvador Mandlate Pode ser uma forma de acelerar a decisao dos politicos....apoio
Edmo Munacho Boa ideia nem? E o arroz ,oleo,sabão e muitos outros produtos que passam da Eni vão passar de Onde? Vocês são idiotas assim mesmo ou fizeram um Curso? E as pessoas que querem viajar pra fazer seus negocios vão faze-lo como? Vocês acham que guerra é oque? Espera ate começarem a bombardearem tua casa ai na cidade. Achas que na guerra os dirigentes é que sofrem você mesmo que deu essa ideia vai se dar mal,porque es um pobre nem tropas tens.VSF
J Jone Viagem De onde vocês tiraram essa loucura toda?
Nelson Albino Zandamela Porquê muitos vocês agitam a violência ? Pensam que a guerra é boa coisa? Porquê voce Unay Cabuma não viver no mato se trocar com seu ídolo Dlakama ? Por favor parem de informações falsas e de terrorizar o povo que bem gosta de paz e pretende trabalhar e desenvolver a Pátria.
Astrogildo Antonio Salvador Eu concordo mas isso não seria a solução. Por mim os rangers deviam atacar também e não esperarem de ser atacados. Deviam atacar esse quartel de Vanduzi e expulsarem os piriquitos de Gorongosa.
Lázaros Mucharo Boa idéia meu.eles devia dar corrida esses pirikitos para sair de centro e norte
Ricardo Manhoso Estevao Boa ideia . Os rangers tambem deviam agir em volta desses quarteis das fds , nao so ficarem la a espera ...
Bendito Mazive Simeao unay irmao ixo nao ja passa a ser loucura
Edson Tembe Sao todos psicopatas k comungam dessas ideias absurdas desse insanio do Unay Cambuma sinceramente nao sabem oqui dizem.
Mulandi HI Mina Kheni Menino acho que esta na hora de tirar as fraldas e chupar o leite do biberom e deixa de se meter em assuntos que nao sao da tua idade
Belarmino Cumbana todos merecem opinar não há assunto de criança aqui...
Samy Mais Querido Esses unays sao psicopatas mesmo.so agitam de longe porque nao aparecem.bandidos malandros .thla
Edson Tembe Mulandi HI Mina Kheni ....opah esperava uma intervenção mais madura n faz o meu estilo perder o meu tempo respndendo esse tipo de comentario.
Edson Tembe Belarmino Cumbana ....olha concordo k todos tem o direito a opinar mas tambem penso k se deve pensar antes d dar uma opiniao.
Carlitos Jose Macoto Concordo plenamente com a sua sugestao!
Joäo Jone eu concordo. e nr. 1.
Carlitos Jose Macoto A tem k ser fxada por completo
Gorge Hassane 100% 100%
Calton Napido tenk ser fexado por completo
Hélio Saudaçoes Concordo, até porque isso devia ter sido feito a muito tempo e teria evitado a morte de muitos resistentes.
Carlos Domingos Ate qi a ideia é bem vida .
Juma De Alzira Paulo Paz,paz e paz...
Jeova Chambruca Boa indeia.vamos fexar,,alem de proteger nossos membros e protegem tambem FDS porq sao tambem nossos irmao n avelam escolta ele fazem por ordem.inpediram circuracao badidos,discarregamento d arma p centro..dai so ficamos de olhos o ja ta la so.isso q se diz revidicar.passo a seguir atacar ocupar.aprovado a indeia
Belarmino Cumbana mas aonde esses senhores vivem a ponto de ostentar atitudes violentos...
Hilario Lazaro Quene Estes todos que apoiam a aguerra nao viveram no tempo da guerra dos 16 anos eram criancas ou estavam nos testiculos ou nos ventres das maes aquele k viveu naquele tempo nem quer saber nem ouvir da guerra pk e um bicho de 7 cabecas
Neto Pedro Figuero Viva unay
Eugenio Ernesto Maposse Ninguém apoia guerra mas estamos cansado de sermos marginalizado pela frelixo
Rui Pacule Sabe! Ha uma coisa estranha aqui, em todas noticias do Unay, so informa nos sobre as baixas do governo. Sera mesmo mesmo esses velhos da Renamo nao sao abatidos... haaaa so um maluco pode acreditar pha.
Rui Pacule Queremos paz...parem de mentir para povo mocambicano.
Eduardo Mpfumo Lamento mas a RENAMO não fará nada disso porque só está cheio de covardes, que só falam e nada fazem.
Joaquim Berema Jose Berema Não é q concordo com este meu irmão q posto! Afinal toda sugera q sai do sul para nos intimidar trafega pela EN1.
Bimo Farijala pena da pexoa k mandou a msg
Antonio Ramos Gostei mano da opiniao
Baptista Dube Com serteza, sem fechar a EN1 e tanbem a estrada que liga MOCAMBIQUE ZIMBABWE issu vai parar, prk tamx acabar, papa Dhlakama ta espera d quem afinal seux membrox a acabar d graca????
Mario Da Shelsea Boa idea......
Francisco Vilanculo Unay pára de incentivar guerra pk voçe não está a sentir os efeitos da guerra. Está numa boa na cidade postando coisas que só sua cabeça oca é que sabe, vai viver nas matas de Gorongoza pra sentir na pele...
Princezina Doll E eu pergunto porque os rangers não atacam os postos administrativos, as sedes da Frelimo, os quarteis e nos palácios dos governadores, ao inves de bloqueiar ou fechar a estrada onde o povo passa?????? Me respodam vocês......
Gulumba D. Mutemba A mensagem diz que é na estrada onde passa armamentos,militares,logística,esquadroes da morte e outras merdas. Razão pela qual,deve se bloquear a estada,e não os sítios onde fizeste a referência .
Fernando Lucas respondendo a tua ideia sr, Doll, a renamo não pode e não vai atacar postos administrativos porque não tem capacidade militar de fazer frentr aos policiais num combate de longa duração por isso a renamo so faz emboscadas.
Ebenezer Eben A ideia é boa, pk aceleraria na resoluçao do conflito armado que esta a ceifar muitas vidas de piriquitos.
Grandes feridas, grandes remédios!
A pressao deve ser consoante o problele para a soluçao!...Ver mais
Albertojoaoluisjs Janota boa ideia de kem unay ou francisco?kkkkkkkkkk
Mary Meque Maluco, sem Noção sabes o que isso significa?
Ditanio Reza Casimiro Casimiro Olha voce nelson zandamela, se voce nao tem nada a falar e melhor nao dar comentario, voce e um la cu vesse mesmo k es um emrabado no cu com um desses teus frelixos stas muito preocupado tens medo de perder a mesada nem. Lhofe
Ditanio Reza Casimiro Casimiro Vamos ter ke destruir mesmo o save.rangers viva
Domingos Rodrigues Mesmo isso 100/.de acordo
Tomas Humbe So por dois dias e suficiente,ou entao nao deixar passar nenhuma coluna .
Joaquim Braz Braz Nós (a População) é k pagamos o pato, a economia indo de a pior e o custo subindo à velocidade da luz!!!
Felisberto Felizardo e isso epah xta demorar
Princezina Doll EBENEZER EBEN, imagine se os seus filhos estivessem a viver ou morrar nas zonas de conflito, ou mesmo nas bermas da estrada onde a renamo tem praticado matanças, como voce se sentiria??? Pensa nas pessoas que viajam e vivem nessas zonas como é que elas estao se sentindo neste momento??? Voce neste momento esta no fb, bem relaxado, bem sácio, sem xtresse nenhum, e os teu compatriotas estao neste momento cm coraxao na mão, estao inseguros..... E voce bate palmas! Se voce e teus filhos estivessem na mesma situaxao, o que tu pensarias? PAZ pois nao? Entao reflita antes d comentares.... E o povo que votou que esta morrendo e ixo é sério. A renamo esta a matarar na estrada. Se atacassem a escolta que acompanha as viaturas civis tava bem,,, mas nada dixo, sao viaturas do teu vizinho, do teu irmao, do teu pai, do teu amigo,do teu primo, do teu colega, do teu conhecido, do teu povo, que estao a ser destruidas e nao so estao sendo feridos e mortos pessoas inocentes que por um motivo estao e estavam viajando...... Por ixo Stop a guerra, Paz sim!
Juma De Alzira Paulo Na minha cabeça so cabe a PAZ...
Mulandi HI Mina Kheni A caminho da libertação
Tuaibo Tumane Forca!
Adelino Dias Dias Vamos ver como isso vai acabar
Romao Salvador Vilanculo a cabeça da FRELIMO e da RENAMO nao regulam por isso xtao a sofrer...
Maraneja Augusto Joma será que não estão a ver que um dia os militares vão se revoltar contra os seus superiores?
Antonio Martins Isso eles não pensam, porque até os militares são dorminhocos, ainda nâo acordsram, quando acontecer será muito triste.
Maulana Domingos Maulana Realmente nao cabe na mente duma pessoa sensata esta paulado desse grupo, que por um lado, gritao paz e do outro planificam operacoes militares com objectivos precisos.
GostoResponder2 h
Salomao Facitela Em fim! Deviam ter caído pelomenos metade dos freliminhos...
Edmo Cussaia K pena deles
Antonio Manjoge Gimo Mano 270 mulheres vso fazer oquem tambem
Carlos Jaime Ussivane Mas sera que nesses confrontos todos nenhum dos ranger's é abatido??? Cambuma nao é serio.
Antonio Martins Eles caiem nas embuscadas desprevenidos e quando dão por ela já estão no meio do fogo nem tem tempo de responder ê só morte ou safar a pele fugindo deixando tudo para trás a vida é só uma não há bis, e a Renamo abastecida de armas sem gastar um centavo, mas como o dinheiro é do povo fica tudo em casa.
Zacarias Matope Matope É como o filme do rambo com vietnamitas. O rambo mata todos.

Aqui é assim mesmo.

Um homem da perdiz vale a 1000 homens da FRELIMO.
Lucas Fermino Cade a paz????
Heique Maria Antonio Sitoe Sem comentários
Abubacar Mussapaha aguele sujeito k sempre falava k estava comprometimento com a paz? guitatinho, falar não custa, bom trabalho resistentes,
Selma Mussa Bem vindo mano Unay sentimos sua falta.
Vassily Frizelli Da Costa Qual é a vosaa de sempre querer baixa dos Rangers!!??? Quando tiver baixas seremos avisados, enquanto nao tiver baixas Nada será dito e ponto final. Agora Rangers podem foder esses miudinhos de cu mole. 270 viuvas e mais de 800 órfãos... #Nyussidemerda
Paulo Jorge Você é uma pessoa sem adjectivos qualificativos. Achas q todos os q estão no exército São da Frelimo? Sabe se lá se existem vossos filhos, primos, irmãos e até amigos? Onde a troca de tiros sempre a mortes e não acredites q seja de um lado so. Se pensas assim és uma criança
Paulo Jorge Só falam e nunca fazem o que falam...marco já passou. Vão governar quando? Estão tentar fazer jogo psicológico estando no mato e pensando q outros vão ceder? Pke não saem de satungiram e não vão fazer essas embuscadas nas cidades capitais? Temem uke? Se são rangers....
Chega de bla bla e deixem de castigar o cota dhalkhama. Já não tem idade para isso.
Jose Majasse Dombe Queremos a Revolução já.

Estamos cansado com o Regime.

Onde anda a Sociedade civil?

Onde anda os orgãos e defensores dos direitos humanos e constituicionais,será que todos se juntaram na meda do regime e comeram a carne impura no mesmo prato?

"Estamos fartos de Guerra" o povo clama e reclama e pede a devolução de votos do dia 15 de outubro de 2014,
João Luis Chigura a sociedade civil esta perdida, so querem aparecer na hora das negociaçoes ficam clamando inclusao da sociedade civil na solucao do conflito...agora que devia fazer algo ñ o faz...por isso sempre vao sendo excluidos das decisoes do pais seus patifis
Lucas Maphosa Maphosa UTAUTWA MUNYU
Tonny Muca E do lado da renamo, quantas mortes e feridos?
Nós informe também mano una cambuma
Amilcar Doce Boa pergunta
Profeta Amor Os porras da Frelimo estao com medo, eles sabem muito bem que o celeiro deles está lá no centro e norte do país, criaram dividas que já não aguentam com ela, foda, é as perdizes não pouparem esses putos, os numeros são poucos paaa, ao menos se tombassem 100 putos no combate os outros fugiam de vez deixando os cornos da frelimo em apuros
Profeta Amor Eu ja falei para os putos fugirem e não querem ouvir. Ainda tenho força para ficar com umas 20 mulheres
GostoResponder2 h
Aderito Eduardo Vungane Nao fala assim irmao
GostoResponder1 h
Tobias Sakala Voce axa k é assim tao facil fugir do exercito? Ja pensou nas implicações k isso tem p kem foge? Nao sejamx insensíveis cm akeles jovens k sairam d casa p ir cumprir mais um dever patriotico. O k eles nao sabiam é k seriam usados d escudo p os interesses dos poderosos
GostoResponder1 h
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Binó Francisco Mutoue Mano unay ....e verdade tiveste 3 toros. ...nesse dias atrás! Tou curso
GostoResponder2 h
Julia Chico Outras ciisas mesmos
GostoResponder2 h
Toxx Will Maylen Mudaniss to saturado cm regme dos imbecis cmo dizem os brazileira segundo a evoluiçao do léxico,deixe-nos governar a nossa autonóma,pk trazem burrox par aumentar o derramament d sengue no nsso aredor,nao sabeix vssos lambe botas k somos pelo povo e inclusivem a nós,xtams a negar a vssa atitud e maneira d tentativa d governar e n precisams frlixo ate nos diax k tomamos pr vos recuperar perdidos.
GostoResponder12 h
Izaquiel Frank Ndjazi Mwaza mwa fica mano unay cambuma.
GostoResponder2 h
Lucas Maphosa Maphosa Todos ministérios moçambicano é da FRELIMO VEVA ATE OS REGROS SAO OBRIGA A FAZER CANPANHA NA FRELIX TAMBEM NAS IGREJA
GostoResponder2 h
Toxx Will Maylen Mudaniss luca paphossa mentiroso apenas é toda tua famlia e teu frelilambecú ta legal.pk tras o seu gafanhotice no meio das pessoa ajuizado
GostoResponder1 h
Americo Uassela Mavatlo Mavatlo Queria que continuasse a fuga dos nossos irmaos n fadm porque estao amorrer em vao enquanto quêm quer aguerra para roubar melhor está comendo frangos no maputo
GostoResponder11 h
Joao Florencio triste
GostoResponder1 h
Octavio Mac Muito triste
GostoResponder1 h
Tobias Sakala Outras publicaçoes só para os cegos lerem, kkkkkk ou sao reflexos d alguem k viu muitos filmes d RAMBO, CHUCK NORIS ou Comando. Ond um individuo cm fisga mata um batalhao fortemente armado. Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka. Ou os tais r...Ver mais
GostoResponder51 h
Zacarias Matope Matope Djoni isso é verdade.

Meu tio caia lágrimas quando mi contava massacre que fazia em 2013.

Ele fala numa das embuscada que limparam 110 militares inclusive o comandante....Ver mais

GostoResponder1 h
Tobias Sakala Bem, é provavel k tenham razao
GostoResponder1 h
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Miguel Pinto Qualquer dia esse governo vai se arrepender.
GostoResponder11 h
Bilale Paulo Não ouvem esses jovens,kkkkkk
GostoResponder1 h
Manjur Manuel GeloBurladors.d.Frelimo,nao,querem,aseitar.k.opvo,nao,qr,deles
GostoResponder11 h
Afonso Chicuare Chicuare são mwanambuas esses cleptocratas.
GostoResponder1 h
Nito Manja Só abatem membros do governo? e os da Renamo?
GostoResponder11 h
Amide Midocas E preciso que a RENAMO mostrar que que tem força mexendo os alvos militares na cidade ate agora só vejo a RENAMO defender se
GostoResponder21 h
Miguel Pinto E dlakama tambem deve ser um gajo serio, ja passou março ha de governar qui março? Do proximo ano?
GostoResponder21 h
Paulo Jorge E já jurou mais de um bilhao de vezes "alma da minha mae"...
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Tonny Maphosa Agora ja é o tempo de impurar afrelimo para fola do poder
GostoResponder1 h
Frans Nkosi BOM DIA MEUS COMPATRIOTAS. ........BOM DIA VOZ DO POVO "RANGERES"..... É ASSIM O CAMARADA Unay Cambuma É REPRESENTANTE DOS RANGERES E A TAREFA DELE É DE COMUNICAR A FAVOR DOS RANGERES. ......SE VOCÊ QUER SABER DO FRACASSO DAS PERDIZES VAI CONTACTAR SUAS FORTES TAMBÉM. .....EU AGRADEÇO AU UNAY PELA INFORMACAO PORQUE A RÁDIO MOÇAMBIQUE E A TVM SÃO PATRIMONIO DO ESTADO ALIADOS A FRELIMO. .......FORÇA CAMBUMA O POVO ESTÁ DO SEU LADO
GostoResponder31 h
Alberto Homwana Com essas victorias bm faladas aki, ja deviam ter assaltado a ponta vermelha pork sempre ganham nos combates i nunca governam, tao a esgotar a paciencia d kem vinha acreditando nessa governacao.
GostoResponder21 h
Isequiel Caetano Gente, percebam k a sequencia de bloqueiamento de elementis informadores e para permifir k haja uma possibilidade efectiva de denigrir a imagem da Renamo e seu lider perante o povo e a comunidade internacional, uma vez que estam a lutar no sentido da ilegalizacao da Renamo. Mais com as plataformas no fb, dificulta muito que se materializem os inrentos da Frelimo
GostoResponder11 h
Frans Nkosi MUITA GENTE NÃO SABE O MOTIVO DESTA GUERRA. .....MAS GOSTARIA DE INFORMAR QUE A FRELIMO NÃO ESTÁ DISPOSTO AU DIALOGO PORQUE TEM DÍVIDAS ILEGAIS QUE NÃO ESTÁ A CONSEGUIR PAGAR ENTÃO EQUANTO ESTIVER EM GUERRA SERÁ MAIS UMA RAZÃO DE ATRAZAR O PROCESSO DE PAGAMENTO. ...ABREM OLHOS JOVENS MILITARES INOCENTES. ......DEUS POR TODOS CADA QUAL POR SI. .....
GostoResponder31 h
Jose Maria Provoca para confiar dialogo?
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Xavier Ernesto Jone Jone É perca do tempo não vao fazer nada nada só afrelimo quer mandar acabar os Filho Moçambicano para mahala
GostoResponder21 h
Danny Inaçio Si fossi verdd isso a defesa n teria mas homens para lutar, pork so falas da defesa hoj moreram 38 ontem 20 amanha talvez amanha será 100 ou mas k isso. i nunca dizz os da renamo moreram tantos ou foram feridos kkk discolp la..
GostoResponder1 h
Gulumba D. Mutemba A comunidade internacional está a aplaudir,está a nos rir,porque quando expulsamos os colonos pensávamos que as coisas seriam muito mais melhores que no tempo colonial.
GostoResponder11 h
Americo Augusto Toeza A pergunta é: se os homens da renamo estivessem a morrer nestes confrontos, quantos teríamos ate hoje desd 2013???? Eu acredito q nao estao a morrer, força Unay
GostoResponder11 h
Paulo Jorge Amigo as balas não escolhem... se estão ou não a morrer ninguém sabe. O melhor mesmo é dialogar. Não queremos guerra
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Dique Paulo Paulo Talvez os da renamo sao anti-balas, nao sao atingidos com municoes,
GostoResponder1 h
Paulo Besteleve Moçambique A frelimo ja está no fim
GostoResponder11 h
Unay Cambuma Inbox: " Mano, Soube por fontes seguras que os Sidat foram pagar a alguns repórteres da miramar pra não por no ar uma descoberta de fraude em mercadoria que desconheço o conteúdo, que eles não pagaram direitos alfandegários e que foram descobertos e filmados pela tv miramar a dias atrás. Como sempre o caso foi abafado pq os Sidat rapidamente foram subornar os repórteres pra que a notícia não fosse passada. Criminosos a solta....nosso Moz! "Yesterday at 8:33pm · Sent from Messenger
GostoResponder11 h
Frans Nkosi Isequiel Caetano..........20 VALORES
GostoResponder11 h
Ndhaneta Mozambique Que Comunidade Internacional mano Unay. Esses ai estão é apenas interessados em pilhar os nossos recursos. Foi a mesma comunidade internacional que assistir o genocídio em Ruanda, matanças no Zimbabwe num conflito político pós - eleições.
GostoResponder11 hEditado
Dique Paulo Paulo Xta percebido unay,; diz nos nesse ataque quantos homens da renamo morreram e feridos graves???
GostoResponder11 h
Mouzinho Eduardo Julio Sem querer contrariar essa informação, esse Cambuna, so diz que a Frelimo esta perder muitos contigentes militares, mas nao diz nada do lado da perdiz,com esses bombardeios que tanto falas entao gorongosa esta poluida de cadeveres,das FADM,E DA RENAMO nada,fala serio,procura outra coisa pra fazer mano.
GostoResponder21 h
Belizariodossantos Beli Ate kuanto ixxo exxe noxxo governo coixas d vergonha
GostoResponder1 h
Frans Nkosi TEM MUITA GENTE QUE ANDA FORA DE COBERTURA DE INFORMAÇÃO. ......MAS A CULPA NÃO É DO PÚBLICO MAS SIM DO GOVERNO. ......SABEM QUE O GOVERNO NÃO TEM EFECTIVO SUFICIENTE. .......EU VOU DIZER ALGO QUE MUITOS NÃO SABEM PORQUE NÃO TEM FONTES LIGADOS AO ASSUNTO. ...... DESDE MARÇO O GOVERNO ADOTOU UM NOVO SISTEMA DE SELECIONAR AGENTES DA POLÍCIA DE PROTECÇÃO LEVÁ-LOS A RECICLAGEM POR DUAS SEMANAS E DEPOIS DAR UNIFORME MILITAR E MANDAR PARA NORTE. .......IMAGINE UM POLÍCIA QUE FOI FORMADO NA ÁREA DA LEI E ORDEM PARA DEPOIS SER ENVIADO AS MATAS DE GORONGOZA PARA FAZER PAPEL DE MILITAR. ......OUTRAS COISAS PARECEM FILMES. .....
GostoResponder1 h
Tobias Sakala Tríste
GostoResponder1 h
Joaquim Alberto Mano Dique nao se preocupe sao malucos.
GostoResponder1 h
Augusto Braimo Amade Será k os da RENAMO não morre só da FRELIMO ek estam a morrer?
GostoResponder1 h
Alexandre Vaz Chana Jovem sabe porventura o que e uma emboscada?o factor surpresa conta bastante e e a causa das baixas.Nao ha nenhum soldado que reage nestas circunstancias e quando reage pode causar baixas nos seus amigos razao pk existem mtas baixas..
GostoResponder141 min
Matin Sabin



Escreve uma resposta...
Massaba King Massaba Se ker ouvir baixas da renamo espera da RM eTVM
GostoResponder31 h
Gabriel Jopela Nhapossa Obrigado Cambuma. Graças a ti sei que a guerra já começou. Mantenha-me informado
GostoResponder1 h
Antonio Jone Jambo Jone se queres ouvir k ox rangeres da renamo moreram espera a mentira da Rm e a Tvm ok
GostoResponder21 h
Demy Ozil-o Cura-coraçoes Estou de ouvidos
Pereira Brito Camacho Comunidade internacional agem quando o governo desse país nao é corrupto, como fizeram com Libia
GostoResponder157 min
Ismael Luis Francisco MERCI BOKÓ
Lava Jacto Jacto Tamos a caminho da revolução . Famos matar ate o ultimo piriquito, quem avisa amigo é.
Simone Tazondiwa Seria tempo para agir.
Donaldo Carlos Campos fala verdade
Valensuel Antonio Joaquim ia mas ate kuando
Joäo Jone se um da frelimo, é uma vergonha. porq frelimo é um lixo irececlado.
GostoResponder136 min
Arsenio Nhantumbo Comunidade internacional? esses parecem estar a comer nos pes da frelimo, esses conseguiram dizer que as eleicoes em Mocambique foram transparentes e livres enquanto e tudo mentira.
Antonio Ramos Forc renamo
Crispen Bene Viva a Renamo
Filho Moçambicano FORÇA RENAMO JA ESTAMOS QUASE A SAIR DO EGITO TERRA DE ESCRAVIDAO PARA CANAÃ TERRA DE PAZ E PROGRESSO COM O MARECHAL QUE É O NOSSO MOISES
GostoResponder120 min
Carlos Domingos Ki pena
Zacariasdenza Denza Força rona
Il Corto Maltese Ainda existe quartel em Vunduzi?

Esta morrer civis no troco Save Muxunge e ainda existe quartel em Vunduzi?

Que guerra e issa?

John Alface Joao mbolo zanu pha
Marcos Vinte Mas porque esses branco tao s meter n lugar improprio pensam q aq e na siria,libia,iraqe. Estao morrer em vao
Emilio Isac Zandamela Entao morreram todos da Renamo , porke todos os dias xtao a ir para norte e centro militares? vces nao pensam mxm o invez d gritarmos para isso parar so dexmente, porke nao fazem uma viajem para la depois d Muxungue ai sim vao dizer k xtao a mentir pensam k os k tao a desertar estao malucos crescam, combater com a guerrilha e pior coisa no mundo. Agora ta barato ir para Beira facam um viagem para crer como Tomas.
Pedro Matlombe Nao ha comunidade internacinal no moz .
Alberto Pereira Tudo mentira as baixas foram da renamo.
Sacrifício Muxlhanga Mãos a obra,perdizes...
Ringo Propoia Piter Sancler Essa opinia xta boa
Penate Arlindo Dos Santos Esse Unay, eu gosto uki ele publica, mas analisei oque ele tem publicado, apenas so revela fracassos, mortes e feridos da parte das FDS..

Mas nao revela dados da oposiçao: nao diz quantos foram mortos e feridos.

Ele nos da informações insuficiente!

GostoResponder1 min

Sem comentários:

Windows Live Messenger + Facebook