terça-feira, 12 de julho de 2022

Em Angola ninguém é detido nos três dias após a morte do pai.” Mas... (o funeral e as filhas de José Eduardo dos Santos)

 

“Em Angola ninguém é detido nos três dias após a morte do pai.” Mas... (o funeral e as filhas de José Eduardo dos Santos)

Ontem às 19:25
Isabel dos Santos e Sindika Dokolo

Em declarações à CNN Portugal, o vice-procurador-geral da República de Angola admite que com a existência de mandado de captura a situação de Isabel dos Santos pode complicar-se ao tentar sair do país. Mota Liz apela ainda à família que deixe o povo angolano "que se sente órfão" de despedir do ex-presidente, adiantando ainda que a divisão que está a existir entre os herdeiros pode levar a que seja um tribunal espanhol a decidir o local do funeral de José Eduardo dos Santos

Com a família de José Eduardo dos Santos dividida e em braço de ferro com o Governo de Angola sobre o local do funeral do ex-presidente, o vice-procurador-geral da República de Angola Mota Liz veio garantir que a legislação nacional não permite que ninguém seja preso durante as cerimónias fúnebres dos familiares diretos.

Em declarações à CNN Portugal o procurador-geral adjunto de Angola, Mota Liz, recordou que a lei angolana prevê situações como as que envolvem, pelo menos, Isabel dos Santos que tem um processo a decorrer na Justiça angolana. “Aqui, a lei define que ninguém pode ser preso nos dias que sucedem a morte de familiares para que as pessoas possam fazer o funeral”, refere à CNN Portugal, concretizando: “Em Angola ninguém pode ser detido nos três dias depois da morte do pai”. Admitindo que na situação do funeral de José Eduardo dos Santos, caso este se venha a realizar em Angola, ocorrerá já depois desse prazo: “Mas aí trata-se de uma questão de razoabilidade. O magistrado do processo teria isso em consideração. Não se trata de esticar a lei, mas a ideia do legislador foi proteger as pessoas para que possam estar no funeral do familiar”.

Mota Liz admite, no entanto, que aquela lei apenas dá proteção durante o funeral. Ou seja, não haverá detenções durante as cerimónias fúnebres do antigo presidente angolano. Mas depois, à saída do país, a situação pode ser mais complexa. “No caso de existir um mandado de captura, já nada garante que a pessoa possa sair do país, que se possa esquivar da Justiça”, diz o vice-procurador, acrescentando que, nesse caso, “tem de existir um entendimento” entre as partes. “Há depois a parte política, que pode passar, por exemplo, por uma amnistia”, nota o vice-procurador, aproveitando para apelar a Isabel dos Santos: “O importante é colaborar com a Justiça e explicar tudo para repor a verdade”, afirma, esclarecendo que, no caso, o que está em causa não é ainda qualquer “condenação”, mas a prisão preventiva, que só ocorre caso haja necessidade, como a de o suspeito ser ouvido.  

Isabel dos Santos, por seu lado, admitiu ir a Angola caso tenha a garantia de que pode entrar e sair livremente do país, segundo o Expresso. Quanto à outra filha, Tchizé dos Santos, garante que não tem qualquer processo a decorrer na justiça angolana e que não fará qualquer acordo com o governo angolano.

Negociações entre família e governo

Certo é que as duas irmãs já deixaram claro que não querem que o corpo do pai seja transladado no imediato para Angola, tendo Isabel dos Santos revelado que admite que tal seja feito depois das eleições no país. Aliás, a situação é de tal forma complexa que estão a decorrer negociações entre a família do antigo presidente e o atual governo, que quer realizar as cerimónias fúnebres nos próximos dias em Angola.

Segundo apurou a CNN Portugal, o clima de negociações tem sido tenso, pois dentro da própria família há uma divisão. Isabel, Tchizé e José Filomeno de Sousa dos Santos, conhecido por Zenú, não querem que o corpo do pai seja transladado já para Angola, preferindo a realização de cerimónias fúnebres em Espanha. Posição diferente tem a viúva, Ana Paula dos Santos, e os outros filhos.

Esta divisão entre os herdeiros pode levar a que acabe por ser um juiz espanhol a decidir onde vai ser o funeral de José Eduardo dos Santos. “Caso não haja entendimento, então terá de ser um tribunal de Barcelona a decidir o que fazer”, explica Mota Liz, esclarecendo que apesar de José Eduardo dos Santos ser uma figura de Estado, o “corpo pertence à família”, sendo esta “quem tem de decidir”. E, a propósito, deixa mais um apelo: “É importante o povo poder despedir-se dele. As pessoas sentem-se órfãos porque gostavam dele”.

3 comentários:

Marcelo Costa Junior disse...

Olá, sou Marcelo Paes Costa Junior e sou do Rio, no Brasil. Deixe-me dar este testemunho ao público sobre um grande médico de ervas que me ajudou com minha própria doença. Eu tinha HIV/AIDS há mais de 5 anos e estava quase chegando ao fim da minha vida devido à aparência da minha pele. Tudo o que tenho em mente é desistir, porque a vida não me interessa mais. Uma noite, minha irmã correu para mim que encontrou um médico na internet que pode curar o HIV/AIDS, eu nem me interessei porque nunca acreditei. Ela me ajudou em tudo que o médico pediu, preencheu o formulário de tratamento para mim e até usou o próprio dinheiro para conseguir o remédio para mim. Durante uma semana de uso do medicamento, comecei a ficar mais forte, meu sangue começou a fluir normalmente 4 a 5 dias depois, comecei a ganhar peso, antes da 3ª semana, meu corpo começou a se desenvolver, minha pele começou a aparecer. Depois de um mês, fiz o teste de HIV e deu negativo. Estou tão feliz que posso dizer que não sou um paciente de HIV/AIDS novamente. se você tem HIV/AIDS ou Hepatite, ou Herpes ou HPV ou doenças das artérias coronárias ou qualquer doença, entre em contato com o Dr.O.Water. Seu e-mail é: DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM e seu número de whatsapp é: +2349050205019. Desejo boa sorte a todos, Deus abençoe a todos. eu tenho um grupo de saúde no twitter por favor me siga @Marcelocostapa2 e participe do meu grupo de saúde para que possamos compartilhar informações, conscientizar e ajudar outras pessoas. Você também pode me enviar um email para marcelocostajunior1967@gmail.com

Daouda Millogo BARRO disse...

Fui diagnosticada como portadora de HEPATITE B após exames para investigar meu cansaço frequente. Eu tinha hepatite B crônica com fibrose do fígado já presente (cirrose hepática). Meus médicos disseram que o vírus da hepatite B não tem cura médica porque o vírus é capaz de se esconder dentro das células humanas e permanece protegido do seu sistema imunológico. Comecei o tratamento com Lamivudina [Epivir-HBV], que inicialmente reduziu a carga viral. Depois de alguns anos o vírus tornou-se resistente e eu decidi tentar uma abordagem mais natural para tratar o vírus, então eu pedi um tratamento de fórmula Herbal HEPATITE B do Dr.Water depois de ler muito sobre seus produtos online. Este tratamento natural de HBV reverteu totalmente minha condição. Fiz outro exame de sangue após 1 mês de tratamento e testei negativo para o vírus. Vá para Dr.Water para ajudá-lo a curar sua hepatite B hoje. Você também pode entrar em contato com este grande curandeiro natural Dr.Water, no WhatApp +2349050205019 e no e-mail: Drwaterhivcurecentre@gmail.com Este tratamento é um avanço para todos os portadores de HBV. Se você tem esse vírus da hepatite B, acho que não há necessidade de desperdiçar seu dinheiro e tempo em tratamento médico, basta entrar em contato rapidamente com este médico de ervas agora.

Diallo Antoine disse...

Minhas desculpas a todos, mas eu tenho que compartilhar isso para ajudar uma ou duas pessoas por aí. O que mais posso dizer sobre ele, hoje sou igualmente muito grato ao Dr.Water, pois estou finalmente curado da doença do HIV que vem me consumindo há mais de um ano e 6 meses. Depois de procurar diferentes meios para obter minha autocura, mas nada parece dar certo, eis que hoje posso corajosamente ficar e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, me encontrei de volta aos meus pés e saudável novamente em apenas algumas semanas depois eu entrei em contato com um grande herbalista, através da ajuda em um blog que fala sobre a cura do HIV. Poucas semanas atrás, eu vi uma senhora explicando como ela foi curada também através da medicina herbal que foi enviada a ela pelo Dr.Water. Então decidi dar uma chance a esse grande homem entrando em contato com ele através de seu e-mail e número de celular, expliquei a ele quais meus problemas e ele prometeu que tudo ficaria bem e bem quando ele terminasse seu próprio trabalho. Eu só tinha que acreditar nele, o que eu fiz, baixo e eis que hoje estou muito feliz, pois foi tudo como uma mágica, é por isso que vim aqui para testemunhar ao mundo em geral e também para compartilhar minha experiência porque Eu sei que há muitas pessoas por aí que também estão em busca de uma cura para uma doença ou outra. Você também pode entrar em contato com DR.WATER agora para ajuda com fitoterapia através de seu WhatsApp +2349050205019, pois acredito plenamente que ele é capaz e capaz de curar o HIV / AIDS e também pode curar todas essas doenças: HEPATITE B, HPV WARTS, CÂNCER, VÍRUS HERPES SIMPLEX, ALS, DIABETES TIPO 1 & 2, INFERTILIDADE EM MASCULINO E FEMININO