segunda-feira, 11 de julho de 2022

Conselheiro do PR lamenta forma como Luanda tratou ex-Presidente

julho 11, 2022 Luanda - O conselheiro do Presidente angolano Fernando Pacheco lamentou hoje a forma como Luanda tratou o ex-Presidente José Eduardo dos Santos, com a comunicação social pública a ignorar o "difícil período" que viveu nos últimos tempos. Fonte: Lusa "Uma coisa que me entristece neste momento é o modo como o poder em Angola tratou nos últimos tempos a personalidade do próprio ex-Presidente, e isto esteve patente na modo como a comunicação social pública quase ignorou o difícil período que ele viveu", disse o engenheiro, membro do Conselho da República de Angola. Mesmo após o acidente de dia 23 de junho, que motivou o internamento de José Eduardo dos Santos nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona, "foi apenas depois (...) de bastante pressão da sociedade através das redes sociais que esses órgãos de comunicação social públicos se dignaram enviar repórteres" à cidade espanhola. "Isto sem dúvida alguma que me entristece bastante. Principalmente vindo de pessoas que ficaram a dever muito do seu do seu trajeto ao ex-Presidente", disse. Em declarações à Lusa após a notícia da morte de José Eduardo dos Santos, hoje em Barcelona, Fernando Pacheco lembrou que em artigos de opinião na imprensa angolana foi várias vezes crítico de "muitos erros" de José Eduardo dos Santos, mas no momento da sua morte prefere focar-se nos pontos positivos. "Sem dúvida alguma que, nesta altura, passa-me pela cabeça o facto de Angola ter ficado a dever ao ex-Presidente o modo como terminou a guerra civil, pela forma como os militares derrotados da UNITA foram tratados, não foram humilhados e, pelo contrário, foram integrados na sociedade angolana", recordou. E salientou ainda "o facto de o ex-Presidente José Eduardo dos Santos ter tido um papel extremamente importante na manutenção de uma unidade nacional", uma "unidade territorial" e uma unidade de Angola "como um todo político". "Estes são elementos realmente muito importantes, pena foi que depois tivesse havido aspetos, digamos, menos positivos", considerou. Pacheco disse ainda que as acusações lançadas por membros da família de José Eduardo dos Santos "não dignificam Angola e não dignificam os angolanos". "Parece-me a mim que, numa altura como esta, deveria haver de todas as partes envolvidas - e eu friso bem de todas as partes envolvidas - deveria haver algum recato de modo a que não houvesse especulação", afirmou, considerando "desnecessária esta intranquilidade". E lamentou ainda que a família do ex-Presidente não faça parte da comissão criada pelo Presidente João Lourenço para organizar a cerimónia fúnebre de José Eduardo dos Santos. "Parece-me que seria de bom tom que a Comissão pelo menos manifestasse essa abertura, essa abertura para a integração de familiares mais diretos do ex-Presidente. Não o fazendo, cria-se ainda mais dificuldades nesse relacionamento difícil que tem havido, pelo menos com uma parte da família", disse. O Governo angolano criou hoje uma comissão do Estado para organizar a cerimónia fúnebre do ex-Presidente angolano, que integra 11 ministros e a governadora de Luanda. A realização da cerimónia fúnebre não é consensual, já que as filhas mais velhas de José Eduardo dos Santos, que morreu em Barcelona, não querem regressar a Angola, por enfrentarem processos judiciais ou por alegadamente correrem risco de vida. Um outro filho, José Filomeno "Zenu" dos Santos, foi condenado a uma pena de prisão no âmbito de um processo de corrupção, aguardando em liberdade o recurso que interpôs, e disse recentemente que o seu passaporte estava a ser retido pela autoridades angolanas. José Eduardo dos Santos morreu hoje aos 79 anos numa clínica em Barcelona, Espanha, após semanas de internamento, anunciou hoje a presidência angolana, que decretou cinco dias de luto nacional. O antigo Presidente da Angola estava há duas semanas internado nos cuidados intensivos de uma clínica em Barcelona. Neste período, a filha Tchizé dos Santos apresentou uma queixa junto da polícia da Catalunha, argumentando que o antigo chefe de Estado de Angola não estava a ter os cuidados que considerava adequados. Segundo disse então à Lusa a advogada que representa a angolana, Carmen Varela, a queixa visava investigar alegados crimes de tentativa de homicídio, omissão do dever de assistência, ferimentos devidos a negligência grosseira e revelação de segredos por pessoas próximas". Segundo disse também à Lusa uma fonte próxima da família, Tchizé dos Santos queria afastar Ana Paula dos Santos, ex-mulher de José Eduardo dos Santos e mãe de três dos seus filhos, e impedir que fossem desligadas as máquinas que mantinham vivo o ex-Presidente. Tchizé dos Santos acusou também nos últimos dias o atual chefe do executivo, João Lourenço, de estar a fazer uma gestão política do caso.

2 comentários:

Daouda Millogo BARRO disse...

Fui diagnosticada como portadora de HEPATITE B após exames para investigar meu cansaço frequente. Eu tinha hepatite B crônica com fibrose do fígado já presente (cirrose hepática). Meus médicos disseram que o vírus da hepatite B não tem cura médica porque o vírus é capaz de se esconder dentro das células humanas e permanece protegido do seu sistema imunológico. Comecei o tratamento com Lamivudina [Epivir-HBV], que inicialmente reduziu a carga viral. Depois de alguns anos o vírus tornou-se resistente e eu decidi tentar uma abordagem mais natural para tratar o vírus, então eu pedi um tratamento de fórmula Herbal HEPATITE B do Dr.Water depois de ler muito sobre seus produtos online. Este tratamento natural de HBV reverteu totalmente minha condição. Fiz outro exame de sangue após 1 mês de tratamento e testei negativo para o vírus. Vá para Dr.Water para ajudá-lo a curar sua hepatite B hoje. Você também pode entrar em contato com este grande curandeiro natural Dr.Water, no WhatApp +2349050205019 e no e-mail: Drwaterhivcurecentre@gmail.com Este tratamento é um avanço para todos os portadores de HBV. Se você tem esse vírus da hepatite B, acho que não há necessidade de desperdiçar seu dinheiro e tempo em tratamento médico, basta entrar em contato rapidamente com este médico de ervas agora.

Diallo Antoine disse...

Minhas desculpas a todos, mas eu tenho que compartilhar isso para ajudar uma ou duas pessoas por aí. O que mais posso dizer sobre ele, hoje sou igualmente muito grato ao Dr.Water, pois estou finalmente curado da doença do HIV que vem me consumindo há mais de um ano e 6 meses. Depois de procurar diferentes meios para obter minha autocura, mas nada parece dar certo, eis que hoje posso corajosamente ficar e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, me encontrei de volta aos meus pés e saudável novamente em apenas algumas semanas depois eu entrei em contato com um grande herbalista, através da ajuda em um blog que fala sobre a cura do HIV. Poucas semanas atrás, eu vi uma senhora explicando como ela foi curada também através da medicina herbal que foi enviada a ela pelo Dr.Water. Então decidi dar uma chance a esse grande homem entrando em contato com ele através de seu e-mail e número de celular, expliquei a ele quais meus problemas e ele prometeu que tudo ficaria bem e bem quando ele terminasse seu próprio trabalho. Eu só tinha que acreditar nele, o que eu fiz, baixo e eis que hoje estou muito feliz, pois foi tudo como uma mágica, é por isso que vim aqui para testemunhar ao mundo em geral e também para compartilhar minha experiência porque Eu sei que há muitas pessoas por aí que também estão em busca de uma cura para uma doença ou outra. Você também pode entrar em contato com DR.WATER agora para ajuda com fitoterapia através de seu WhatsApp +2349050205019, pois acredito plenamente que ele é capaz e capaz de curar o HIV / AIDS e também pode curar todas essas doenças: HEPATITE B, HPV WARTS, CÂNCER, VÍRUS HERPES SIMPLEX, ALS, DIABETES TIPO 1 & 2, INFERTILIDADE EM MASCULINO E FEMININO