sábado, 28 de julho de 2012

SOBRE A FUNDAÇÃO DA FRELIMO EM ACCRA, GHANA

Tradução dos comentários colocados por Jaime Khamba em

http://macua.blogs.com/moambique_para_todos/2011/10/sobre-a-funda%C3%A7%C3%A3o-da-frelimo-em-accra-ghana.html
Por favor moçambicanos, o dia 25 de Junho não foi o dia em que a Frelimo foi fundada. O dia 25 de Junho de 1962 foi o dia de eleições da Frelimo e não da fundação da Frelimo. Surpreenderemos os senhores que insistem naquela data como a data da fundação da Frelimo um dia quando vos apresentaremos os documentos originais e as assinaturas das pessoas que os assinaram em Acra, Ghana, no dia 2 de Fevereiro de 1962. Mais uma vez: notem que o 25 de Junho de 1962 foi o dia da eleição na Frelimo.
Há três pessoas presentemente em Moçambique que sabem o que aconteceu e onde isto aconteceu. Estas pessoas são Marcelino dos Santos, Lopes Tembe Ndiramba e João Brito Munguambe. Munguambe foi também escolhido como oficial da Frelimo. Quanto a Lopes Tembe Ndiramba, ele foi um dos coordenadores da Udenamo em 1960 na Casa Família Mandlate antes da Udenamo mover para a Tanzânia em 1961. Estas pessoas sabem daquilo que o Nota Moisés escreve, daquilo que o malogrado Boaventura Lemane escrevia e daquilo que Maurício Khamba tem dito, mas receiam que se se pronunciarem, a Frelimo lhes cortará o apoio financeiro que agora recebem.
Os que querem saber algo sobre Jaime Khamba, consultem, por favor, vejam « HISTORIA DE MOÇAMBIQUE, volume 2, publicada na UEM (Universidade Eduardo Mondlane), nas páginas 239-245 e 256.
--------------------------------
O que me chateia com a Frelimo é que os homens da Frelimo não tem remorso ou não pensam de homenagear as pessoas que mataram em Mitelela dando a algumas estradas em Moçambique os nomes de Mahluza, Simango, Gwenjere, Gumane, (Narcisio) Mbule, (Adelino) Gwambe. Foram estes indivíduos que abriram as portas para que eles fossem lideres que hoje gozam dos frutos da independência. Deram nomes de Karl Marx e Vladmir Lenine, mas esqueceram-se dos seus irmãos que os puseram no poder. Adelino Gwambe iniciou a luta moderna em Moçambique na idade de 24 quando estes senhores hoje no poder estiveram na Universidade de Coimbra em Portugal. Vocês lideres da Frelimo são uma vergonha.
Jaime Maurício Khamba

SOBRE A FUNDAÇÃO DA FRELIMO EM ACCRA, GHANA

A Frelimo foi fundada no dia 2 de Fevereiro de 1962 na cidade de Acra em Ghana. O nome Frelimo foi sugerido pelo malogrado Fanuel Mahluza. As pessoas que estiveram presentes em Acra na fundação da Frelimo eram: Adelino Chitofo Gwambe, presidente da União Nacional Democrática de Moçambique, UDENAMO; Mateus Michinji Mmole, presidente da União Nacional Africana de Moçambique, MANU, com os membros das suas delegações.
Eu, Jaime Mauricio Khamba, estive presente na fundação da Frelimo a representar a juventude. Marcelino dos Santos que não quer dizer a verdade estava connosco em Acra integrado na delegação da UDENAMO.
Mondlane, Mocumbi, Chissano, Samora Machel, e Guebuza eram desconhecidos naquele tempo. Muitos deles vieram a aderir à Frelimo em 1963, e Guebuza aderiu à Frelimo em 1964.
Coloque esta informação e o texto do documento integral sobre a fundação da Frelimo, que enviarei mais tarde, no MOÇAMBIQUE PARA TODOS para que as pessoas possam conhecer a verdade.
Dr. Jaime Mauricio Khamba
NOTA:
Assim sendo, não será a 25 de Junho de 1962 que a FRELIMO foi fundada! Quem diria!
Fernando Gil
MACUA DE MOÇAMBIQUE

Sem comentários: