segunda-feira, 1 de junho de 2020

NÃO HÁ PROVA DE A FRELIMO TER ABATIDO LÍDEDERES REBELDES EM CABO DELGADO


Por Francisco Nota Moisés
Forçado pela derrota e a continua pressão que os rebeldes poem contra as suas forças, o tal Felipe Nyusi viu-se forçado a ir a Mueda onde lividamente falou do abate de algumas "cabecilhas dos terroristas." 
Duvido mesmo se Felipe Nyusi estava em Mueda, como alegou o noticiário da STV do dia 31 de Maio, quando os rebeldes faziam uma demonstração de força em Macomia onde destruíram as infraestruturas que podiam auxiliar os  homens armados do Nyusi na guerra contra eles.  Os rebeldes lá permaneceram por três dias, incendiando as infraestruturas da Frelimo e dialogando com a população.
Custa creditar que o líder da Frelimo, uma organização que gosta muito de mostrar cenas de mortos, pessoas algemadas e tantas outras coisas desagraveis não mostrou os corpos dos tais lideres rebeldes abatidos. Como é que ele e os seus homens armados souberam que abateram os líderes enquanto dizem que os rebeldes são indivíduos sem rosto e nunca nos disseram  os nomes dos chefes da rebeldia.  
O seu ministério da defesa falou do abate um número considerável de rebeldes e o tal ministério não mostrou a fotografia dos corpos dos abatidos.
Parece-me que as declarações do Nyusi e do seu ministério da defesa eram destinadas a distrair a atenção do povo que vinha sabendo que os rebeldes eram donos de Macomia até quando decidiram se retirar pela sua própria vontade.
Todavia, a chegada a Namialo em Nampula, os fugitivos de Cabo Delgado incluindo os da sua própria aldeia de Mueda disseram que aquilo que se passa em Cabo Delgado tinha um só nome: guerra.

Sem comentários: