terça-feira, 2 de junho de 2020

Assembleia da República aprova Gustavo Mavie


A Assembleia da República aprovou em definitivo a eleição dos Membros da Comissão Central de Ética Publica, órgão do qual Gustavo Mavie fará parte, mesmo depois da polémica em relação à sua escolha. As bancadas da oposição consideram um golpe à moral.
Foi uma sessão breve e sem muito debate. Em plenário, o parlamento apreciou na generalidade e na especialidade a resolução que diz respeito à eleição dos membros da Comissão Central de Ética Pública, órgão no qual Gustavo Mavie, um dos propostos pela bancada parlamentar da Frelimo, foi uma das maiores atenções depois de ter gerado muita discussão pelas alegacões no seu envolvimento em casos de corrupção na Agência de Imprensa de Moçambique, onde foi director.
Embora as oposições à figura de Mavie por, supostamente, não ser recomendável a um órgão que diz respeito à ética, por força da bancada maioritária da Frelimo, a aprovação dos membros da Comissão Central de Ética foi feita em definitivo…
Entretanto, as bancadas parlamentares da Renamo e MDM não mostraram satisfação por considerar um golpe aos valores morais.
Apesar dos posicionamentos, Gustavo Mavie mostrou-se feliz e apontou sua eleição como o exercício da verdade.
Para além de Mavie, integram à Comissão Central de Ética Publica, Páscoa Buque, igualmente indicada pela bancada da Frelimo e Leovelgildo Buanancasso, proposto pela Renamo. Os três vão juntar-se a outras seis individualidades, três das quais designadas pelo Governo e outras três pelos conselhos superiores das magistraturas.
O PAÍS – 01.06.2020

Sem comentários: