sábado, 2 de maio de 2020

“É tetra”

Sábado, 2 de maio de 2020
“É tetra”

Eram 21h51 de terça-feira, dia 14 de abril, quando recebi uma mensagem do advogado do TIB: “É TETRA!”
Nada mais propício que repetir o bordão do jornalista Galvão Bueno na Copa do Mundo de 1994 para comemorar uma vitória do jornalismo.
Em 2017, houve a greve geral Brasil afora. Em Goiânia, não foi diferente, inclusive no que diz respeito à truculência policial. Foi da capital goiana que saiu uma imagem que rodou o país: um policial militar quebrou um cassetete na testa de Mateus Ferreira da Silva, à época com 33 anos. 
O capitão Augusto Sampaio, policial que quase matou Mateus, foi recebido por seus pares no clube dos oficiais, onde rolou um "ato de apoio". Na ocasião, o hoje coronel Alessandri da Rocha foi um dos militares que saudou o colega e chamou Mateus, a vítima, de terrorista.
Dias depois, recebi um material via securedrop, um canal por onde o Intercept recebe documentos e denúncias de forma anônima (você tem alguma? Mande pra nós). Era uma ação do Ministério Público de Goiás na qual o coronel Alessandri era acusado de duplo homicídio. No documento, havia acusações de tráfico, roubo a banco, ameaça a juiz. 
Na matéria "PM que chamou manifestante de terrorista em Goiás é acusado de execução, ameaçar juiz e mais", publicada em 2017, detalhei todas essas acusações, além de escrever sobre a prisão de Alessandri, em 2016, na Operação Sexto Mandamento, da Polícia Federal, que investiga a atuação de um grupo de extermínio em Goiás. Ele não gostou. 
Quando o Intercept entrou no ar, em 2016, apostamos: quem seria a primeira pessoa a ser processada? Como entramos no ar com a missão de responsabilizar quem quer que fosse pelos seus atos, isso não tardaria a acontecer. 
Eu venci a aposta – e também o processo criminal em que o coronel Alessandri me acusava de calúnia e difamação.
Foi um longo processo.
Em 2018, fui com o advogado do TIB a uma audiência de conciliação, um dos passos do processo. O policial e sua advogada vieram de Goiás para o Rio e, numa pequena sala em Botafogo, eles pediram que eu me "retratasse". Um pedido formal e público de desculpas é o que eles queriam. Perguntei: vocês querem que eu minta?
Nosso advogado pacientemente colocou a mão no meu braço, pedindo calma. Acatei seu pedido.
Dois anos e alguns recursos depois, vencemos o processo no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por unanimidade. Essa vitória não é apenas minha ou do Intercept. É do jornalismo.
O TJ-RJ decidiu que jornalista não comete crime ao reproduzir ação do MP – e isso é óbvio. Como a decisão deixa claro, eu não menti, não inventei nada, "os fatos se deram dentro do contexto jornalístico". 
Mas pessoas como o coronel Alessandri processam quem fala o que os desagrada mesmo sendo verdade, eles não querem que seus atos terríveis se tornem públicos. Tanto que um dos maiores jornais de Goiás foi cercado por três dezenas de policiais após publicar, em 2011, uma capa com a manchete “Mato por satisfação”, que trazia detalhes sobre a Operação Sexto Mandamento, que investiga a violência policial em Goiás, cerca de seis meses antes de Alessandri saudar o PM que bateu no manifestante. 
Tenho a sorte de trabalhar em um lugar que paga advogados para seus jornalistas, que tem leitores que financiam esse site e esses advogados, que nos protegem e que não nos abandonam. Mas e se eu fosse uma jornalista freelancer? E se o site fosse pequeno e não pudesse pagar um advogado?
O processo seria vencido, mas custa tempo e dinheiro. Ainda estou sendo processada na vara cível em Goiás, em uma ação por danos morais na qual Alessandri me pede R$ 100 mil. Como pagaria para ir a outro estado e para ter advogados lá? Eu não tenho esse dinheiro.
A meta é calar o jornalista. É estrangulá-lo financeiramente e forçar seu silêncio. Alessandri não quer responder pelos seus atos e ser incomodado por jornalistas mesmo sendo um servidor público que tem a missão de "servir e proteger".
Mas ele perdeu. Apesar de ter sido acusada de ofender a honra do policial acusado de tráfico, duplo homicídio, roubo a banco e ameaça, e ainda ter sido chamada de “ignorante e venenosa”, eu venci. E venci porque a justiça disse que eu não menti. Alessandri foi realmente acusado de tráfico, duplo homicídio, roubo a banco e ameaça. Alessandri que melhore, e que pague na justiça por suas barbaridades, caso ainda haja alguma investigação.
Vida longa ao jornalismo!

Destaques

Quantas práticas ilegais, corruptas e injustas estariam ocultas sem o trabalho dos nossos jornalistas? Você tem a chance de nos ajudar hoje a expor ainda mais o que eles querem esconder.

FAÇA PARTE DO TIB →

 
A crise do coronavírus
Coronavírus: SC aceita propostas forjadas e gasta R$ 33 milhões na compra de respiradores fantasmas

Fábio Bispo, Hyury Potter
Governo aceitou orçamentos fraudados e com dados falsos. Após o pagamento, a empresa trocou o produto por um modelo inferior e sem aprovação técnica.
As mensagens secretas da Lava Jato
Lava Jato suspeitava que Alexandre Ramagem era corrupto e ligado ao PT

Rafael Neves
Escolhido por Bolsonaro como novo chefe da Polícia Federal era visto como sabotador da operação.
A crise do coronavírus
Coronavírus: médicos de Pernambuco criam sistema de pontos para escolher quem terá vaga em UTI

Nayara Felizardo
Grosso modo, a prioridade será de pacientes que têm mais chance de viver.
A crise do coronavírus
Coronavírus: Ministério da Saúde impõe restrição ilegal para impedir que médicos cubanos voltem a trabalhar no Brasil

Thais Lazzeri
Mais de mil profissionais cubanos seguem no país e poderiam ajudar no combate à pandemia, mas governo decidiu pré-aprovar só alguns candidatos.
A crise do coronavírus
Coronavírus: Donald Trump quer saber se injeções de alvejante e bronzeamento artificial podem curar a doença

Robert Mackey
Mesmo insistindo que “não é médico”, Trump segue promovendo curas milagrosas para coronavírus. Depois da cloroquina, agora é a vez de desinfetantes e sol.
Com canetada escondida, Bolsonaro asfixia Lei de Proteção de Dados em meio à pandemia
Tatiana Dias
Governo se diz preocupado com privacidade mas adia vigência da lei que disciplina o uso de dados dos cidadãos para 2021.

Sem comentários: