domingo, 22 de outubro de 2017

Robert Mugabe já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da ONU


3
Líder do Zimbabué já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (uma agência das Nações Unidas). Críticas à nomeação levaram ao recuo pelos responsáveis.
AARON UFUMELI/EPA
Robert Mugabe já não vai, afinal, ser embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde, uma agência das Nações Unidas. A decisão de voltar atrás com o convite, que já teria sido aceitado pelo líder do Zimbabué, veio na sequência das fortes críticas por parte de organizações de defesa dos direitos humanos devido ao longo historial de sanções internacionais ao regime de Mugabe.
A mesma pessoa que havia anunciado, com satisfação e “honra”, o convite a Mugabe foi a mesma a anunciar, agora, que o convite será retirado. O diretor-geral da OMS, o etíope Tedros Adhanom Ghebreyesus, diz que “nos últimos dias”, teve oportunidade de “refletir” sobre a nomeação — uma “reflexão” que concluiu que a nomeação deveria ser cancelada.
Ghebreyesus garantiu que a decisão de convidar Mugabe foi sua, e só sua, e explicou que ouviu as críticas e consultou várias partes, incluindo o “Governo do Zimbabué”, e concluiu que “esta decisão é a que melhor serve os interesses da Organização Mundial de Saúde”. O etíope agradeceu a quem partilhou consigo (e com o resto do mundo) as suas “preocupações e pensamentos”. “Eu conto com um debate construtivo para me ajudar no trabalho que fui eleito para fazer”, rematou.
O presidente do Zimbabué tinha ficado encarregado de promover o combate das doenças não transmissíveis em todo o continente africano. Tedros Adhanom Ghebreyesus referiu-se ao Zimbabué como “um país que coloca o acesso universal aos cuidados de saúde e a promoção da saúde no centro das suas políticas”. O que provocou a ira de alguns comentadores e responsáveis de outras instituições sociais, como a Human Rights Watch. Ian Levine, responsável dessa instituição, considerou a nomeação um “embaraço” para a OMS.
A escolha do ditador, que desde 1980 lidera com punho autoritário o Zimbabué e tem sido desde então inúmeras vezes sancionado internacionalmente por violações dos direitos humanos, corrupção e fraude eleitoral, foi contestada em todo o mundo.
O porta-voz do maior partido da oposição no Zimbabué, o MDC, considerou a escolha “para rir”. Ou chorar: “O sistema de saúde do Zimbabué está num estado caótico, isto é um insulto. Mugabe destruiu o nosso sistema de saúde. Deixou que os nossos hospitais públicos colapsassem e agora quando ele ou a família dele têm de fazer tratamentos vão para fora, para Singapura”, acusou o porta-voz do partido, Obert Gutu, citado pelo The Guardian.


Robert Mugabe nomeado embaixador da boa-vontade das Nações Unidas

8.969
34
Presidente do Zimbabué há 31 anos já foi sancionado inúmeras vezes por violações dos direitos humanos. Acaba de ser nomeado embaixador da boa-vontade pela Organização Mundial de Saúde.
Robert Mugabe, 93 anos, fotografado no início de outubro, em Harare
AFP/Getty Images
A novidade foi comunicada numa cerimónia esta sexta-feira no Uruguai, na presença do próprio: Robert Mugabe, 93 anos, é o mais recente embaixador da boa-vontade da Organização Mundial de Saúde (OMS), agência especializada das Nações Unidas.
“É uma honra anunciar que o presidente Mugabe aceitou”, foi como Tedros Adhanom Ghebreyesus, desde junho diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, introduziu o tema, para logo depois explicar que o presidente do Zimbabué ficará encarregado de promover o combate das doenças não transmissíveis em todo o continente africano. Ghebreyesus, etíope, referiu-se ainda ao Zimbabué como “um país que coloca o acesso universal aos cuidados de saúde e a promoção da saúde no centro das suas políticas” — ainda assim, quando tem problemas de saúde, Robert Mugabe apanha um avião para ser assistido em Singapura.
A escolha do ditador, que desde 1980 lidera com punho autoritário o Zimbabué e tem sido desde então inúmeras vezes sancionado internacionalmente por violações dos direitos humanos, corrupção e fraude eleitoral, está a ser contestada em todo o mundo.
Ian Levine, diretor da Human Rights Watch, apressou-se a qualificar, via Twitter, a nomeação como um “embaraço” para a OMS.
Já o porta-voz do maior partido da oposição no Zimbabué, o MDC, considerou a escolha “para rir”. Ou chorar: “O sistema de saúde do Zimbabué está num estado caótico, isto é um insulto. Mugabe destruiu o nosso sistema de saúde. Deixou que os nossos hospitais públicos colapsassem e agora quando ele ou a família dele têm de fazer tratamentos vão para fora, para Singapura”, acusou o porta-voz do partido, Obert Gutu, citado pelo The Guardian.
Artur Neri Na ONU devem estar todos bebados????' O Robert Mugabe??? Realmente ele tirou a saúde a uns milhares que se lhe opuseram.... será por isso????
Gerir
Ana Filipe A ONU comunista a distribuir louvores aos criminosos, inventam cargos para perpetuar a doutrina marxista..O Sr. Guterres é tão banana, mas tão banana, que permite que estes assassinos sejam entronizados..Cúmplice!
Gerir
Victor Martin Notícia de última hora: Na prossecução da intrangisente defesa dos valores democráticos, das liberdades e dos direitos humanos, o Secretário Geral da ONU decidiu nomear o camada Kim il-sun como embaixador da boa-vontade para os direitos humanos das Nações Unidas.
Responder
19
23 hEditado
Gerir
Francisco Matos Luís O nosso Guterres a mostrar aquilo que sempre foi. Um banana oportunista calculista, cujo objectivo é unicamente encher o seu ego, só espero que rebente.
Responder
19
23 h
Gerir
Maria De Lourdes Pereira Isto só pode ser uma piada de muito mau gosto. Eu visitei várias vezes o país e pude testemunhar o grau de pobreza e falta de meios da sua população. Logo depois deste ditador ter desapropriado os brancos das suas quintas e propriedades, o país entrou em colapsos. Quando a cólera matou milhares de pessoas, ele assubiou para o lado, dizendo que era uma invenção dos países ocidentais.
E agora isto? Está tudo doido!?
Responder
8
21 hEditado
Gerir
Manuel Pires Conhecido como Hitler Africano, como é isto possível?
Uma das suas facetas de nazi, é ser altamente racista, principalmente em relação aos brancos(caucasianos)
Responder
10
23 h
Gerir
Pedro Mendonça Fernandes Sinceramente não me surpreende. Depois de escolherem a Arábia Saudita para a comissão dos direitos humanos, a ONU mostrou que para se aceder a certos cargos, basta ser de um país onde a liberdade é uma miragem e sobretudo ser inimigo de Israel. O facínora do Mugabe encaixa perfeitamente nestes parâmetros.
Responder
4
22 h
Gerir
Jeni Bacelar Escolhem sempre o mais pulha que encontram! Na verdade é a política do "quanto pior, melhor" Só trastes!!!! O que vai para lá fazer uma coisa destas, e ainda mais, completamente fora do prazo de validade?.... vem- nos mostrar a podridão que por lá abunda.
Responder
3
23 h
Gerir
Carlos Fontainhas A culpa não é desse ditador de 3.º Mundo, mas, sim, dos escroques que o nomearam! Nesse território os EUA já não lançam ameaças! Já não são atropelados os direitos humanos! Tudo muito estranho! Este mundo está perdido! É só gente sem escrúpulos!
Responder
3
20 h
Gerir
Jorge Rebelo Ludovico Uma boa escolha!! 👏👏 Na realidade, ele tratou da saúde a uns quantos milhares nos últimos anos.. 😏 mas esta gente anda toda a fumar erva marada, ou quê??? 😠
Responder
5
21 h
Gerir
Jorge Braga Tanta gente indignada, mas não percebo a indignação... Mugabe tal como Guterres é de Esquerda (Parece que o Rui Rio também) logo é uma escolha natural.
Responder
2
23 h
Gerir
Carlos Dores Isto só pode ser uma anedota! É que se não for o mundo vai mesmo de mal a pior. Espero mesmo que isto seja uma brincadeira de mau gosto. Sim porque este gajo é um ditador assassino.
Responder
1
19 h
Gerir
Nuno Luis Morgado Isto é a democracia no seu explendor. Os cidadãos de todo o mundo precisam de repensar como querem ser governados. Esta democracia está morta e os seus tentáculos não permitem que as pessoas pensem e actuem. É hora de mudar.
Responder
2
19 h
Gerir
Teresa Vidal Reis Quando o conheci, pertencia ele à Zanu e era uma pessoa simples, humilde e trabalhava para a boa vontade. Era 1975. Quando se tornou presidente do Zimbábue modificou_ se radicalmente. Começou a trabalhar para o mau_ comum. O poder é viciante
E ficam patetas deslumbrados pelo poder.
Responder2 hEditado
Gerir
Rui Amandi Mais uma demonstração do "controle" da ONU por países, dominados por ditaduras encapotadas ou não, radicais, criminosos, etc. Razão tiveram os USA e Israel em se retirarem. 

https://www.publico.pt/.../oposicao-acusa-mugabe-de...
Responder
6
23 h
Gerir
Fx Lourenço Já se se percebe agora a nomeação de Guterres....Os que sempre disseram que Barroso foi nomeado para ser "pau mandado" na UE, talvez vejam aqui alguma semelhança com Guterres. Não?
Responder
2
21 hEditado
Gerir
Paulo Taborda Por isso é que os américas andam de costas viradas para a ONU , só vergonhas!!!! Como um ditador destes pode ter este título???? Levou o país mais próspero de África a um dos mais pobres???? VERGONHA!!
Responder
2
20 h
Gerir
Fernando Correia Pois... São estas as reformas que António Guterres quer fazer na ONU?... depois queixam-se dos EUA criticarem e abandonarem alguns órgãos da ONU, como a UNESCO.
Simplesmente inacreditável!
Responder
2
20 h
Gerir
João Carlos Carreira Consagrar um pulha destes demonstra a falta de valores na ONU. Vale qualquer coisa desde que traga dividendos políticos. Dificilmente vamos saber qual foi a moeda de troca ou o favorecimento neste caso. 
Aposto que a candidatura foi apresentada por terceiros a mando deste bandido, como é habitual nestes casos. O relatório de nomeação deve estar cheio de balelas para justificar o injustificável. Uma vergonha.
Responder4 h
Gerir
César Opc É por causa destas e de outras que a ONU é o que é: uma organização vendida ao políticamente correto e subjugada a interesses globalistas e á agenda de esquerda e das causas sinistras. Também não temos muito que esperar de uma organização marcadamente antissemita, na qual países como o Irão fazem parte da comissão do direiro das mulherese que já foi presidida inclusivamente por um nazi.
Gerir
Catarina De Almeida Coelho Esperem... Alguém fez uma lobotomia e ninguém quis saber??? Inacreditável! Morreu o Bin Laden, porque se cá estivesse era o seguinte!!! Coño!!!
Responder16 h
Gerir
Maria de Lourdes Isto só prova que este mundo está louco .Que vergonha será possível que já ninguém se liberta do poder económico? É o dinheiro a mover montanhas ! Triste mundo
Responder22 h
Gerir
Antonio Passos Soares Assim vale a pena confiar nas Nações Unidas como organização idónea. E, de resto, depois da Arábia Saudita ter sido eleita para a Comissão dos Direitos das Mulheres, estará tudo dito sobre esta organização que os EUA continuam a sustentar, claro, no seu próprio interesse.
Gerir
Acácio Durães P.Q.P ...o maior criminoso de África ...só pode ser anedota...concerteza ideia do nosso Guterres
Gerir
Francisco Matos Luís Este Mugabe é um dos maiores criminosos da humanidade, devia ser julgado pelo tribunal dos direitos do homem e afinal é isto.
Responder
4
23 h
Gerir
Manuel Guimaraes Herminio É a ONU no seu máximo.Agora também partilha anedotas,kkkk.
Responder
4
23 h
Gerir
Tomás Júdice Pensei que ser ditador e violador dos direitos humanos há 37 anos fosse cadastro, mas para a OMS é uma prova de higiene.
Responder
1
5 h
Gerir
Fx Lourenço E como já alguém disse aqui, Mugabe tratou da "saúde" a uns quantos, lá isso é verdade.
Responder21 h
Gerir
Mizé Pinto Realmente este mundo vai louco. Daqui a pouco entregam o prémio Nobel da Paz ao ditador da Coreia do Norte
Responder
3
21 hEditado
Gerir
Rui Lourenço As organizações da ONU a ganharem credibilidade de dia para dia...
Gerir
Luís Palma Em primeiro lugar: é na OMS ou na UN?!
Em segundo: é este tipo de situação que tira todo o prestígio a qualquer organização....
Gerir
Rogério Machado Ou seja, até essa OMS não vale nada... mais uma cambada de inescrupulosos mundiais... valha-me "São" Sei lá o quê...!
Responder19 h
Gerir
Mário Nuno Neves Pena o Idi Amin já ter morrido, calharia bem para a FAO.
Responder
2
23 h
Gerir
Eduardo Coelho Monteiro Faz sentido, foi de boa vontade que "tratou da saúde" a milhares de concidadãos.
Responder21 h
Gerir
Leonor C Freitas Mas alguém acha que esse indivíduo tem alguma credibilidade? A ONU no seu melho...
Responder
2
17 h
Gerir
João Manuel Pires Resende Eu estou de acordo, porque se há alguém que sabe "tratar da saúde" aos outros é ele, se isto não fosse verdade parecia anedota
Responder15 h
Gerir
Jose Paulo Dubreuil Branco KKKKKKKKKKKKKKKKKK,UM ASSASINO....ONU,NAÇÕES UNIDAS....SÃO PIADAS DE MAU GOSTO.....
Gerir
Jose Formigal É o que eu digo....o Diabo está a ganhar a guerra de longe...!!!!
Gerir
Jose Alexandre Romao Um assassino como embaixador da boa vontade. Trump sai desta organização
Gerir
Paulo Barroso É como nomear o "Kim Fung da Koreia" o Nobel da Paz. Tá certo...
Responder
1
23 h
Gerir
Alexandra Mourão 👏👏👏 merece... Só se for boa vontade em encher os bolsos enquanto os outros.. morrem de fome
Gerir
Sérgio Cunha Nem com toda a minha boa vontade eu consigo perceber esta decisão. 🤔
Responder
1
20 h
Gerir

Sem comentários: