terça-feira, 19 de março de 2013

Investigação do Guardian liga Pentágono a centros de tortura no Iraque

 

Dois conselheiros norte-americanos ligados às "guerras sujas" dos EUA na América Latina estiveram no Iraque, durante a ocupação americana. Respondiam ao ex-secretário da Defesa Donald Rumsfeld e ao general David Petraeus, acusa o jornal britânico
Soldados iraquianos: os EUA sabiam da tortura nas prisões Jewel Samad/AFP
O general norte-americano David Petraeus está a ser relacionado por uma investigação do diário britânico The Guardian e pela BBC Arabic a centros de detenção e tortura no Iraque usados durante a invasão norte-americana daquele país para tentar obter informações para controlar a revolta sunita.
Estes centros, responsabilidade das forças iraquianas, seriam supervisionados por dois conselheiros norte-americanos: James Steele, um veterano das “guerras sujas” dos EUA na América Latina, nomeadamente em El Salvador, que respondia directamente ao então secretário da Defesa Donald Rumsfeld, e James Coffman, que respondia a Petraeus e um dia se descreveu, numa entrevista, como “os olhos e os ouvidos” de Petraeus, então comandante das forças no Iraque, no terreno.
O agora general na reserva David Petraeus tinha sido enviado para o país em 2004 para treinar as forças de segurança iraquianas e foi mais tarde director da CIA, cargo do qual se demitiu em Novembro na sequência de um escândalo sexual.
Segundo o Guardian, esta é a primeira vez que relatos quer de responsáveis iraquianos, quer de responsáveis americanos, implicam conselheiros norte-americanos nos abusos cometidos nos centros. E é também a primeira vez que Petraeus é relacionado com os abusos nos centros de detenção, que o jornal descreve como “algumas das piores acções de tortura durante a ocupação norte-americana e que aceleraram a descida do país para a guerra civil”.
Steele e Coffman trabalhavam juntos e sabiam de tudo o que se passava nos centros, diz o general iraquiano Muntadher al-Samari, que colaborou com os dois americanos na preparação dos centros durante um ano. “Nunca os vi separados das 40 ou 50 vezes em que estive com eles. Vio-os dentro dos centros de detenção. Eles sabiam tudo o que se passava lá. A tortura, os tipos mais horríveis de tortura”, diz. O objectivo da tortura era conseguir informação sobre os insurrectos iraquianos.
A investigação do Guardian e a da BBC Arabic durou 15 meses e teve como ponto de partida documentos passados pelo soldado norte-americano Bradley Manning à WikiLeaks. Estes mencionavam “centenas de incidentes em que soldados norte-americanos encontravam detidos torturados numa rede de centros de detenção geridos por comandados da polícia pelo Iraque”.
Um porta-voz de Petraeus, citado pela revista online Salon, disse que o general soube de alegações de forças iraquianas que torturavam detidos. “Em cada incidente, ele partilhou informação imediatamente com a cadeia de comando militar americana, o embaixador norte-americano em Bagdad, e os líderes iraquianos relevantes”.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ӏt is no ѕecrеt that one of thе
most ѵital aspectѕ foг suсcessful website desіgn іs to convert PSD to HTМL.
Thеrе aгe many сοmpаniеs that cаn сonvert ΡSD to HTML5
wіth top-of-the-line quаlіty anԁ withіn a gοod ԁеаdline.

HΤC phones gеnerаlly come wіth Wі
- Fi and mini - USΒ сonneсtivіtу, which аllowѕ
thе uѕers to easily connеct to thе world aгоund
them. Thiѕ artiсle dеρicts the 3 еasy stеps aԁаptatіon process of <. Now we follow the similar steps with all the sections we have cut up and saved. Psychiatric Service Dogs (also known as PSDs) are trained to assist their handlers in a number of different ways.

Stop by my blog ... pѕd arrow