sábado, 23 de março de 2013

Guerra Civil e Dinâmica

Sexta, 31 Agosto 2012 05:52
Versão para impressãoPDF
Análise
Por Simon Muteerwa*
Guerra Civil e Dinâmica
Maputo (Canalmoz) – Na entrevista concedida ao Canal de Moçambique, o Dr. Eric Morier-Genoud referiu-se à questão da guerra civil.
Repete conceitos há muito conhecidos de que a Renamo foi uma criação rodesiana, que era uma oposição qualitativamente inferior. Defende depois a ideia de que até 1984 não havia guerra civil em Moçambique, mas antes uma guerra de desestabilização, alegando que só a partir desse ano é que a Renamo desenvolveu uma dinâmica mais interna.
Na análise que faz da evolução política moçambicana a seguir à independência, Morier-Genoud parte de uma premissa errada pois pretende explicar o surgimento da oposição armada em Moçambique como uma questão ditada do exterior, em decalque da versão oficial da história do nosso país. Morier-Genoud peca por ignorar que antes de a Renamo ter sido fundada, ocorriam, longe das fronteiras com a Rodésia e África do Sul, acções de guerrilha levadas a cabo pelo Partido Revolucionário de Moçambique (PRM) de Amos Sumane. E mesmo antes do aparecimento do PRM, o governo da Frelimo deparou com uma dissidência militar interna que viria ser esmagada na sequência de uma tentativa de Golpe de Estado em Dezembro de 1975.
Se quisermos compartimentar a guerra civil moçambicana em moldes de dinâmica interna, 1984 é definitivamente o ano errado. Os factos conhecidos permitem situar uma tal dinâmica em 1979. Graças a apoios obtidos em 1978 – por sinal, provenientes nem da Rodésia, nem da África do Sul – à Renamo foi possível criar condições para que na segunda metade do ano seguinte pudesse estabelecer-se permanentemente no interior do país, em zonas de Manica e Sofala onde já vinha operando desde 1977. Com efeito, em Agosto de 1979 André Matsangaíce cria a Base Central da Renamo na Serra da Gorongosa. Em Outubro, Vareia Manje, João Fombe e Magurende John estabelecem bases em Mucuti, Mabate e Chinete. Em Novembro, Lucas Mulhanga dirige-se para a Serra de Sitatonga, aí estabelecendo uma base, de onde posteriormente partem colunas comandadas por Mário Franque e Paulo Tobias que se estabelecem em Muxúnguè e Chidoco.
Esta movimentação de forças de guerrilha da Renamo, feita a partir de Odzi, coincidiu com importantes operações militares lançadas pelas tropas do governo da Frelimo, durante as quais Matsangaíce perderia a vida, a 17 de Outubro de 1979. São operações que prosseguem, na região da Gorongosa, até inícios de 1980. Em Junho de 1980, ocorre em Manica, a Operação Leopardo contra a base de Sitatonga.
Portanto, em 1980, e contrariamente ao que o Dr. Morier-Genoud afirma, os sul-africanos não levaram a Renamo para a África do Sul. Em 1980, a Renamo já estava em Moçambique e aqui permaneceu até ao fim da guerra.
Ao invés de outros movimentos de guerrilha que operaram nesta região de África entre as décadas de 60 e 90, a Renamo não beneficiou do mesmo tipo de santuários em países vizinhos, onde normalmente estavam sediadas as direcções desses movimentos e de onde desenvolviam, em liberdade absoluta, acções políticas e diplomáticas, e para onde recuavam periodicamente quadros e efectivos militares, consoante a intensidade das operações de contra-guerrilha. Era também nesses santuários, que feridos e doentes desses movimentos eram tratados em hospitais condignos. Está ainda por contar o drama vivido nas áreas de influência ou sob controlo da Renamo, onde feridos e doentes, tanto civis como militares, aí sobreviveram ou pereceram. Só nos finais da guerra civil é que instituições humanitárias como o Comité Internacional da Cruz Vermelha puderam prestar algum apoio pontual nessas áreas.
Em Março de 1984, quando foi assinado o Acordo de Nkomati, a Renamo já operava em nove das 11 províncias do país. Dois meses após a assinatura desse acordo, a Renamo iniciou a luta na Província de Cabo Delgado, restando apenas a Província de Maputo-Cidade. Estes factos demonstram que a presença da Renamo em quase toda a extensão do território nacional e o seu modus operandi desde os primórdios da sua existência foram corolário de uma dinâmica que, como é óbvio, foi atingida muito antes de 1984. Uma dinâmica que teve, necessariamente, de depender do apoio das populações.
O curto espaço de tempo entre 25 de Abril e 7 de Setembro de 1974 não permitiu à incipiente oposição em Moçambique estabelecer raízes, ou consolidar posições, daí a facilidade com que o governo da Frelimo conseguiu decapitar os partidos políticos que se lhe opunham. Isto iria ditar as circunstâncias como a oposição se veio a reconstituir no exílio, circunstâncias essas que não podem, por imperativo de coerência, ser interpretadas sob perspectivas qualitativas como o faz o Dr. Morier-Genoud, tal como outros académicos, todos eles apostados em retirar ou pôr em causa a legitimidade de quem se opunha a um sistema político cuja essência era a negação de valores elementares que eles próprios nunca abdicaram nos países de onde são originários, mas que ainda hoje questionam o direito dos moçambicanos usufrui-los.
* Antigo combatente da Renamo

1 comentário:

Anónimo disse...

But уou neеd to ensure thаt yοu arе getting іt designeԁ from a rеliablе cοmpanу lіke psdtowoгdpгess.
MIX іs to uѕe Poly - Vіeω,
whiсh іs avаilаblе fгοm thе Doωnloads lіnk at
Υοu will гequiгe the Polуvіew 4.
1, іt is necеssаry, thе ԁіreсtions οf thе
PSD to Woгdprеѕs, уou сhooѕe
a gоod choіce, the best psd slicіng service psd cοnveгsion ѕoftware out fοr hеlρ becаusе he is ѵery good and
top 10 pѕԁ сonversіon. ӏt can be checkeԁ
by consideгing сuѕtomers' references, samples of completed projects, and a number of repeat orders. Conversion is important because without it you cannot launch your website on the World Wide Web. com which successfully aspire to be a “one-stop-shop for any information related to PSD to XHTML conversion and CSS services.

Review my blog post :: www.gb14.com