A GUERRA COLONIAL EM MOÇAMBIQUE
José Dias*
Texto escrito a partir das notas utilizadas pelo autor no testemunho que prestou na tertúlia do Não Apaguem a Memória, que teve lugar no Convento dos Dominicanos em Lisboa, a 22 de Fevereiro deste ano, intitulada “Os Católicos na Luta contra a Ditadura” que moderou.
Leia aqui Download Pipeline_Jose_Dias
Posted at 00:20 in 25 de Abril de 1974, História, Letras e artes - Cultura e Ciência | Permalink | Comments (0) ShareThis
SOBRE DETENÇÃO DE MUCHANGA: DOM JAIME CONSIDERA INACEITÁVEL QUE "PESSOAS SEJAM TRATADAS COMO CÃES"
O bispo emérito da cidade da Beira e antigo mediador do Acordo Geral de Paz (AGP), que pôs fim aos 16 anos da sangrenta e devastadora guerra civil moçambicana, falou ao mediaFAX a própsito da detenção e posterior legalização da prisão do membro do Conselho de Estado e porta-voz da Renamo, António Muchanga. Dom Jaime comentou também em torno da reacção “pacifista e reconciliadora” de Afonso Dhlakama, quequinta-feira falou em conferência de imprensa,via telefone a partir de “parte incerta”, algures na Serra da Gorongosa.
Dom Jaime Gonçalves até diz que compreende e aceita as razões legais por detrás da detenção de António Muchanga, mas diz não compreender as razões que estão por detrás da “armadilha” montada pelo governo para a consumação de detenção do portavoz de Afonso Dhlakama. Pior ainda, refere Dom Jaime, é a forma como as autoridades de administração da justiça (a partir da polícia até aos tribunais), lidaram e estão a lidar com o assunto.
DOM DINIS SENGULANE: DHLAKAMA PODE TER " MEDO" DE SAIR DA GORONGOSA
"O que aconteceu na semana passada pode ter causado medo a Dhlakama de sair", afirmou hoje, durante um seminário no Instituto Real de Relações Internacionais, em Londres,
Sengulane referia-se à detenção a 7 de julho de António Muchanga, porta-voz da Renamo, por alegadamente este ter cometido um crime de incitação à violência, com o levantamento da imunidade de membro do Conselho de Estado e transferência para a Cadeia de Alta Segurança de Maputo.
"Dhlakama teria de ser muito corajoso para sair nesta altura. Se é ou não, veremos", disse, em resposta a uma questão sobre quando iria sair o candidato do principal partido da oposição de Moçambique às eleições presidenciais de 15 de Outubro.
O prelado, que se aposentou em maio da posição das funções de bispo anglicano da Diocese dos Libombos, mas que garantiu manter-se envolvido na mediação do conflito em Moçambique, referiu que o processo de desmilitarização da Renamo continua a dividir posições.
15/07/2014
NÍVEL DE DESNUTRIÇÃO É ALARMANTE
Em Moçambique, 43 por cento das crianças de 0-06 anos sofrem de desnutrição aguda, situação que ameaça comprometer o processo normal do seu desenvolvimento físico e intelectual.
É o que revela o secretariado técnico de segurança alimentar e nutricional (SETSAN), organismo que, igualmente, indica que as províncias de Nampula e Cabo Delgado são as que registam as piores taxas do país, 55 e 52 por cento, respectivamente.
Os referidos dados foram tornados públicos na Unilúrio, no decurso do seminário de avaliação da situação nutricional do país, em geral, e da região, em particular.
Este problema ocorre numa altura em que o país diz ter alcançado, nos últimos tempos, níveis de produção agrícolas considerados aceitáveis, aliás, consta que o período de carência de produtos alimentares, no seio das comunidades, passou de 6 para 1 mês.
Contudo, o dilema resulta do facto de as comunidades terem fraco domínio das boas práticas alimentares, o que, segundo SETSAN, concorre para o presente quadro periclitante.
Posted at 23:52 in Antropologia - Sociologia, Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Saúde | Permalink | Comments (0) ShareThis
Unidade militar moçambicana vandalizada após ameaça de processo contra refratários
Os homens, em número desconhecido, quebraram no domingo vidros das janelas, despejaram gasolina e atearam fogo ao interior do Centro Provincial de Mobilização e Recrutamento Militar de Manica, destruindo o arquivo da instituição ligada ao Ministério da Defesa Nacional (MDN) e que se encarrega do recrutamento para o serviço militar.
"É prematuro falar-se de queima do arquivo, embora não se descarte esta hipótese, porque a vandalização ocorreu de forma estranha", afirmou à Lusa Vasco Matusse, porta-voz do Comando da Polícia de Manica, acrescentando que o caso está em investigação.
LUSA – 15.07.2014
Poderá também gostar de:
Renamo acusa polícia moçambicana de matar segurança de Afonso Dhlakama
Em declarações à imprensa em Maputo, após a Renamo (Resistência Nacional Moçambicana) ter depositado as candidaturas do partido para as eleições legislativas e assembleias provinciais de 15 de outubro, o conselheiro jurídico do movimento, Saimone Macuiane, afirmou que o alegado assassínio deu-se no domingo numa esquadra do distrito da Gorongosa, centro do país.
"Apesar de estarmos preparados para eleições, há situações que nos inquietam. No dia 13, foi detido em Gorongosa o senhor Zacarias Madjuta, major, com sua esposa. A esposa foi mandada de volta para casa e a informação que temos é que Madjuta foi morto pela polícia", disse Saimone Macuiane.
LUSA – 15.07.2014
Posted at 23:37 in Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
Renamo deposita candidatura às legislativas confiante numa maioria qualificada
A submissão da candidatura da Renamo às eleições legislativas e assembleias provinciais acontece depois de o partido ter depositado na sexta-feira, no Conselho Constitucional, a candidatura do seu líder, Afonso Dhlakama, às eleições presidenciais, também marcadas para o dia 15 de Outubro.
Em declarações à imprensa, após o partido ter entregado os documentos do processo de candidatura, Saimone Macuiane, conselheiro jurídico da Renamo, afirmou que o movimento está preparado para vencer a votação com maioria qualificada.
Sem sustentabilidade a democracia esfuma-se e produz ditadura
Muito se tem dito sobre a democracia em Moçambique. Políticos de todas as latitudes são rápidos a proclamarem os seus desejos de verem a democracia florindo no país. Muitos são os que se dizem democratas. Mas será que somos democratas ou que vivemos em democracia?
Diz-se amiúde que mesmo os países com as formas mais antigas de democracia ainda possuem problemas tanto de concepção como de implementação da democracia. Sempre que se vejam ataques à imperfeição da democracia moçambicana, os seus defensores correm para argumentos baseados no tempo e na experiência institucional do país.
A evolução política do país acontece obviamente dentro de parâmetros temporais e não se pode pedir mais ou em demasia para partidos e Governos que ainda não possuem aquele tempo de existência que lhes garanta um acumulado de experiência que lhes permita comparar e escolher formas mais sustentáveis de regime político.
Só que a defesa da democracia não pode significar ignorar aquilo que se poderia fazer e implementar em tempo útil. Hoje, o país vê-se a braços com um conflito político-militar que importa compreender. Há que saber qual é a génese e os constrangimentos que atrasam a implementação da democracia no país, antes que se possa encontrar a terapia ou profilaxia pertinentes.
Homens armados assaltam tesoureiro da Renamo e roubam mais de 600 mil meticais
Um grupo de seis homens armados assaltou na manhã da passada sexta-feira o tesoureiro do partido Renamo, o deputado António Timba, e apoderou-se de 625 mil meticais que havia levantado do banco um pouco antes.
Não nos foi informado para que se destinava o valor. “O dinheiro não se destinava aos salários, mas sim aos trabalhos do partido. Os salários vão continuar a ser pagos normalmente”, tranquilizou uma das fontes da Renamo, assegurando que “de facto o assalto ocorreu”.
Na altura do assalto, António Timba fazia-se acompanhar por um outro quadro da Renamo, Mateus Mazuca. Tinham saído duma agência do “Millennium bim” da Avenida Julius Nyerere, próximo do Cinema Xénon, onde acabavam de proceder ao levantamento do montante que a seguir foi roubado. O assalto ocorreu em frente à Papelaria “Africarte”, na Avenida 24 de Julho, onde António Timba passou “para comprar algum material”, depois de sair do banco.
No dia anterior, quinta-feira, o tesoureiro da Renamo tinha comunicado à gerência da referida agência que no dia seguinte iria levantar os valores que depois foram roubados. Consta que os homens seguiram a vítima desde o banco até àquela papelaria. Segundo várias fontes, ele chegou à livraria, entrou e comprou o queria. Quando saía em direcção ao carro, foi interceptado pelos assaltantes, que lhe apontaram armas exigindo as chaves do carro, ao que ele acedeu, tendo eles posteriormente aberto as portas e levado todo o dinheiro.
Posted at 23:25 in Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
António Muchanga acaba de deixar a Procuradoria numa viatura civil... mas escoltado pela polícia
A procuradoria não deu qualquer explicação sobre a audição. Não se sabe para onde Muchanga terá sido levado. A polícia fez de tudo para evitar que a imprensa captasse imagens. O carro que transportava Muchanga saiu a alta velocidade da parte traseira do edifício da Procuradoria. Minutos depois, saiu a sua advogada Alice Mabota, que não quis prestar declarações à imprensa e prometeu faze-lo "oportunamente".
CANALMOZ – 15.07.2014
Posted at 23:16 in Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (1) ShareThis
16 SOLDADOS GOVERNAMENTAIS ABATIDOS EM CASA BANANA
16 militares foram mortos e 24 feridos, grande parte dos quais em estado grave. Os feridos salvaram-se por terem logrado escapulir-se milagrosamente já que a viatura foi assaltada e todas as armas e munições foram capturados. Não obstante a aparente acalmia, as Fir/Fadm/Goe realizam operações militares discretas e secretas com vista a tentar rastrear e localizar o "lugar incerto" onde se encontrar o líder da Renamo e a sua guarda.
In https://www.facebook.com/unay.cambuma?ref=br_rs
Posted at 23:14 in Defesa, Justiça - Polícia - Tribunais, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis
14/07/2014
Unita quer investigação parlamentar à fraude em negócio com a Espanha
Pode ascender a 159 milhões de dólares a quantia desviada dos cofres angolanos num negócio com uma companhia espanhola para a venda de material à polícia nacional de Angola.
Informações divulgadas em Espanha afirmam que do total de 206 milhões de dólares facturados a Angola para a compra desse material, apenas 47 milhões teriam sido pagos às companhias fornecedoras.
Anteriormente tinha sido revelado que 56 milhões de dólares foram transferidos para um banco no Luxemburgo, o que alertou as autoridades locais.
Dez pessoas foram presas tendo nove já comparecido preliminarmente em tribunal.
Um advogada sediada no Luxemburgo e presa neste país foi extraditada para Espanha, onde deveria ainda comparecer em tribunal esta segunda-feira. Essa advogada é acusada de formar a rede de lavagem dos fundos com depósitos em contas bancárias através do mundo.
Crônica do Fim do Mundo: Velhas Frases, Velhas Atitudes! por Silvya Botton Gallanni
Leia em Download Autarca_VELHAS FRASES QUE AINDA FAZEM PARTE DA LÍNGUA PORTUGUESA
E aqui Download Autarca_DESPEDIDA DE GUEBUZA
EXPORTADORES REPUDIAM OBRIGATORIEDADE DO USO DO TEENE
Os exportadores e agentes económicos que operam na Zona Económica Especial de Nacala (ZEEN), na província de Nampula, exigem a remoção imediata da obrigatoriedade da utilização do Terminal Especial de Exportação de Nacala (TEEN) de todas operações relacionadas com as exportações de mercadorias nacionais que passam do porto local.
Os exportadores, que são obrigados a usar o TEEN, chegaram ao extremo de ameaçar parar com as operações de exportação das suas mercadorias caso o actual cenário prevaleça nos moldes em que está a ser imposto em consequência de um decreto ministerial considerado ilegal.
Num encontro para avaliação do impacto do TEEN desde que entrou em funcionamento a obrigatoriedade do uso daquela infra-estrutura em Janeiro de 2012, os exportadores da ZEEN queixaram-se de estar a acumular prejuízos elevados nas suas operações de exportação de mercadorias por estarem a pagar taxas insuportáveis para uma economia de mercado.
Posted at 19:44 in Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações | Permalink | Comments (0) ShareThis
CNE CHUMBA PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO DE CANDIDATURA DO PANAMO
A CNE anunciou a falta de provimento do pedido de reconsideração do PANAMO na sua 8/a sessão extraordinária.
Segundo Paulo Cuinica, porta-voz da CNE, que falava em conferência de imprensa, pesou para o indeferimento deste requerimento o facto de o PANAMO ter apresentado a solicitação depois de expirado o prazo que havia sido definido para o efeito.
Na Sessão, a CNE, aprovou o fundo global para financiar a campanha eleitoral, a organização e forma de realização do sorteio das listas definitivas apresentadas pelos proponentes para as Eleições Legislativas e das Assembleias províncias de 15 de Outubro de 2014 e o regulamento da distribuição dos tempos de antena.
Sem comentários:
Enviar um comentário