segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

As Armas Apontadas Contra as Igrejas - 1


Joao Cabrita
11 Şubat, 04:21 ·



As Armas Apontadas Contra as Igrejas - 1
A poucas semanas da proclamação da independência, a Frelimo, pela voz do seu presidente, anunciava que as "armas passariam.a estar apontadas para dentro".
O "apontar das armas" deve necessariamente de ser vista à luz do projecto político do regime da Frelimo. Tratava-se de um projecto de índole totalitária, e projectos deste tipo não prevêem poderes paralelos.
Na óptica do regime, as igrejas constituíam um poder que era preciso desmantelar, da mesma forma que se desmantelou o poder tradicional e o poder da oposição.
Efectivamente, o que o regime pôs em prática, como, aliás, ele próprio assim o definiu, foi um «combate» contra as igrejas, visando, em última instância, a erradicação das religiões no país, tidas como «sequelas das sociedades tradicional-feudal e colonial-capitalista», sociedades essas que também deviam ser desmanteladas e das suas cinzas surgiria o «homem novo» e uma «sociedade nova» – sociedade arregimentada, em que o partido no poder permeava tudo e em que todos teriam de ter um «pensamento comum».
Um «combate» que foi desencadeado logo nas primeiras semanas a seguir à independência.
O título da «Circular» emitida pelo Comissariado Político Nacional da Frelimo em Outubro de 1975, era por demais explícito:
«Combate Popular Organizado contra Estandartes do Imperialismo».
Os «estandartes» estavam claramente identificados na «Circular» – seitas religiosas e missionários – e aos cidadãos o documento prevenia de forma clara e contundente: Deviam compreender que frequentar ou cumprir as palavras desses missionários é estar a trabalhar contra Moçambique, é estar a servir as potências imperialistas. (1)
Um mês após a independência, o regime procedeu ao confisco de bens pertencentes às igrejas. Para dar ao acto um cunho legal, socorreu-se do eufemismo "nacionalizações" para assim legitimar a violação de um direito fundamental, o da propriedade.
Em 1978, houve a intenção do regime de levar até às últimas consequências a sua acção combativa. Depois de ter privado as igrejas de meios para poderem funcionar, o regime restringiu a construção de novos templos com o argumento de que se devia dar prioridade à construção de escolas, hospitais e fábricas.
A publicação e distribuição de literatura religiosa foram igualmente coarctadas.
No contexto do «combate», o regime impôs restrições a quem quisesse cursar teologia, determinando que apenas poderiam matricular-se quem tivesse cumprido o Serviço Militar Obrigatório, e prestado serviço no aparelho de Estado, caso fossem provenientes de escolas oficiais.
A guerra permanente e total uma constante do discurso da Frelimo. Machel lamentava que a guerra da independência, em vez de 10 anos, devia ter continuado por mais 15 anos.
Crentes de todas as confissões pagaram um preço elevado. Em Naisseko, um dos campos de concentração edificados pelo regime para "descolonizar e reeducar as mentes", ficaram com os membros superiores inutilizados por acção de cordas embebidas em água e sal, apenas por não abdicarem da sua confissão religiosa.
Padres foram humilhados no campo de concentração de Unango, sacerdotes arrastados das suas dioceses em Cuamba, Tete e Manica e em muitas outras partes do país, hoje dados como desaparecidos.
(1) O texto integral da «Circular» assinada pelo Comissário Político Nacional da Frelimo, Armando Emílio Guebuza, está disponível na edição do jornal «Notícias» de 17 de Outubro de 1975 pp 2,5.
Foto : Padre Domingos Isaac Mlauzi - humilhado em Unango. A supremacia da farda e das botas cardadas.









101Antonio A. S. Kawaria, Nércia Sendela ve 99 diğer kişi
130 Yorum

61 Paylaşım

Beğen




Yorum Yap


Paylaş


Yorumlar




Manjate Custodio

Bom exercício intelectual para levar a bandeira do passado e distrair nos dá luta de momento.

4






Beğen


·
Yanıtla
· 4g

32 Yanıtı Gizle


Joao Cabrita

Manjate Custodio, esteja descansado que não omitirei a "luta de momento" - a movida contra o Bispo de Pemba.

9






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Angela Maria Serras Pires

Manjate Custodio a frelimo sempre foi a mesma e destrói o país há 45 anos ninguém anda distraído

4






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Joao Cabrita força.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Angela Maria Serras Pires sistema colonial escravizou o país durante 500 anos. Só deixou um prédio inacabado de 33 andares.
Força com sua luta titânica pára restaurar o seu tempo que a nós negros davam todos nomes feios. Recordas o que disse um dos Arcebispos de Lourenço Marques "ensinar o preto é perigoso mas deixar analfabeto é mais perigoso". Então queres vocês Ângela restaurar o vosso sistema para sermos serviçais.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Angela Maria Serras Pires

Manjate Custodio deves ser muito ignorante porque se pensas que alguém acredita que a frelimo construiu algo será porque estás mal informado o povo odeia os frelos e sabe perfeitamente que este país foi destruído desde que eles roubaram o poder e assassinaram os democratas todos desde 1974

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Angela Maria Serras Pires

Manjate Custodio se calhar nem sabes que a Joana Simeao era mais culta que tu e já era professora é que havia muitos negros até Presidentes de municípios e ricos e mesmo os teus patrões chissano e mocumbi etc já eram da elite mas tu pelos vistos sabes pouco ou então és apenas um papagaio do regime

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Angela Maria Serras Pires

Manjate Custodio o tribalismo frelimista destrói este país há 45 anos infelizmente havia uma melhor economia antes , todos queríamos a independência mas não para escroques frelos

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Dercio Muhatuque

Manjate Custodio perdoe-me por entrar num debate, por mim, pouco dominado. Por que nao constestas usando factos, e somente te limitas e fazer ataques etnicos e racistas? O Joao Cabritaapresentou dados, fontes e a sua narração interpretativa, porque nao respondes usando a mesma voz, usando dados, fontes que possam contradizer as informacoes apresentadas?

10






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Angela Maria Serras Pires estás dizer o sistema colonial de segregação racial era melhor. Desculpa lá. Por isso lutas para ressuscitar o passado. Esquece.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Angela Maria Serras Pires umas das características de pessoas sem argumentos é dar nomes a outrem. Minha o meu patrão é estado não são pessoas. Resto é próprio duma desnorteada numa luta inglória.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Dercio Muhatuque muitíssimo obrigado pela chamada atenção. Pode ser ataques é a minha maneira de dizer as coisas como ele também ataca.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Aparicio C. Nhacole

Manjate Custodio realmente é desnecessário este post

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Chisamharu Negomo

Angela Maria Serras Pires ate as sedes a frelimo não construio , as k possuem vem casas do tempo colonial nacionalizadas.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Dercio Muhatuque Dispões de uma dada fragilidade no assunto no qual dizes não ter domínio, ora te contradizes no teu argumento ópio e insinuas factos que ele não os exerceu, qual é o ataque étnico! e o racista! Sabes bem o que é racismo mesmo! Penso …
Devamını Gör

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Angela Maria Serras Pires Querias dizer assimilados nem! A lei da divisão, dividir para reinar, assimilados( os que venderam a consciência ) VS Indígenas ( os que não deixam por nada as suas origens ) ah! é isso!

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Angela Maria Serras Pires Os brancos colono quando chegaram nas terras dos pretos primeiro criaram amizades, também com a minoria descontente, fomentaram lutas, tribalismo, assimilados, e indígenas os colonizaram, a pós a independência fomentaram a guerra civil, agora vem os outros truques





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Chisamharu Negomo Infraestruturas nacionalizadas pela a frelimo, pois o partido aprendeu com o mestre colonial, na Europa principalmente em Portugal os brancos não destroem os castelos que os mouros( pretos ) construíram nos séculos passados ? Eles foram colonizados, porque é que as suas academias omitem nos créditos, nossos patrimónios

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Manjate Custodio Eles pensam que são espertos ou moldura do academismo europeu

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Dercio Muhatuque

Balawussokoty Baka Mandlate o teu discurso é bastante predicador, cheio de atribuicoes de adjectivos, lamento bastante, pois, busco, com possivel imparcialidade, ler a história e os factos sociais. Atenção, nao sou de descendencia Portuguese, e sou moç…
Devamını Gör

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Chisamharu Negomo

Balawussokoty Baka Mandlate custa construir novas sedes como o MDM faz? Ou pelo menos reabilitar essas k existem?
Mi lembro k foram arrancar sedes do bairro ao município da Beira e entregar ao partido frelimo, bando de ladrões, preguiçosos e analfabe…
Devamını Gör

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Chisamharu Negomo mostra sua cara. Pessoa sem identidade.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Cabrita

Aparicio C. Nhacole, "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a
repeti-lo.", disse George Santayana.
Afigura-se necessário e é oportuno lembrar o passado, pois há no presente pessoas
que repetem a linguagem agressiva contra a Igreja.
Um funcionário do
governo de Nyusi conta-se entre as pessoas que em redes sociais repetem hoje os erros do passado.
Nyusi deve distanciar-se desse tipo de comportamento,
marginalizando quem recorre a discursos carregados de ódio.

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Chisamharu Negomo

Manjate Custodio queres apreciar a minha beleza ou os factos k exponho? Falta de argumentos nem?





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Dercio Muhatuque O primeiro comentário é pejorativo e oposto no que a legas neste preciso momento, estás a se contradizer

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Balawussokoty Baka Mandlate

Chisamharu Negomo Construir para depois virem os brancos colonos novamente levar!
Vão construir quando o exterior parar de fazer falsas doações, entre partidos só cheira maquialivelicos





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Joao Cabrita ninguém pode esquecer o passado pois quem esquecer difícil pode conhecer o presente. Ninguém usa linguagem agressiva contra igreja apesar estar inclinado a igreja católica como pura e imaculada. Esse passado também conhecemos da política de civilização africana. Governo de Moçambique já fez pazes com as igrejas e há convivência pacífica. Há pouco assisti uma reunião interreligiosa com a presença do governo.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Chisamharu Negomo pronto fui ver as suas fotos você é patrão de Nyongo por isso anda nyonguado.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Chisamharu Negomo

Manjate Custodio preferes continuar com ataque "ad hominem". Triste





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Chisamharu Negomo como atacar um nyonguado sem armas.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Ferrao

Manjate Custodio Qual ee a luta de monento?





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Iany Eunice

nesta linha de opiniöes, há só dois advogados do diabo

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Iany Eunice e o diabo é você como seu chara.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Sunil Aly

Samora Moises Machel E Seu Comunismo De 4 Classe Ate Deus Ele Queria Vencer

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Gerson Zacarias

Aparicio C. Nhacole





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Rui Antonio

Luís Luis Inês Ngive Filipe Filipe Daniel Tumbo Pamela Muianga é vosso assunto esse.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Orlando Chirrinze

Se a guerra contra essas seitas religiosas tivesse continuado, não tínhamos hoje, em solo pátrio, as IURD's, os Onórios, Joes Williams e quejandos, que mais não fazem que perverter e estorquir o pobre, ignorante e desesperado povo.

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi



Simango Simango

Orlando Chirrinze a culpa de haver "ignorantes" numa sociedade não recai as igrejas, mas de uma estrutura toda política que permite que o povo se faça ignorante através de limitações ao conhecimento ou imposição.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Joao Rodrigues

Orlando Chirrinze tudo isso acontece porque a Frelimo não investiu numa Educação e Cultura de qualidade. Um homem Culto tem Livre Arbitrio.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Orlando Chirrinze

Joao Rodrigues, o sistema colonial é que investiu "numa educação e cultura de qualidade", não é verdade?

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Joao Rodrigues Homem culto existe em abundância sem recorrer a restauração do passado colonial.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Ângela Caseiro Antunes

Orlando Chirrinze São ignorantes pq querem. Nós temos cabeça para decidir por nós e devem respeitar. Chama-se DEMOCRACIA.
Abaixo aqueles que não respeitam o próximo...





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Sergio Serpa Salvador

Orlando Chirrinze , não sei se o movimento teria pernas para andar. Meu pai foi veterano da luta armada, desmobilizou em 1988. Foi, igualmente, comissário político. De tanto "beber" a doutrina marxista, chegou a declarar-se ateu. Teve muitas contradições no seio familiar, inclusive com a esposa (minha mãe). Vezes, sem conta, as mesmas pessoas que diziam combater o obscurantismo e a superstição, na calada da noite, estavam em palhotas a procura de cura e outras coisas.
O ser humano é "religiosos por natureza". Mesmo Stalin ou os Kim (corea do norte), são religiosos, até certo ponto. Basta ver a veneração que os coreanos são obrigados a fazer aos seus líderes. Religião, não é entrar apenas num templo. Talvez, essa fosse a parte "errada" que FRELIMO importou dos chineses e coreanos.

4






Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Aziza Throne

A história que deve ser contada . Está documentado . E ha mentes que insistem na heroicidade de cobardes que mataram indefesos e desarmados

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Bhambo Wa Murowe

Tu mesmo sabes que em Moçambique há liberdade religiosa até que eu diria libertinagem religiosa. As igrejas proliferam o nosso país.
Este seu pôster é muito incipiente. Não faz sentido no contexto actual.
Está fora do contexto. Não nos distraia.

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Simango Simango

Bhambo Wa Murowe se buscasses a edição descrita quase no final do texto seria uma vantagem de entender a quem ou quais beneficiam as igrejas actualmente. Eis o exemplo de José Guerra.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Rodrigues

Bhambo Wa Murowe mas é reflexo da Sociedade que temos.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Zarito Mutana

Bhambo Wa Murowe tens muita razão irmão.
Não sei.qual é o objetivo do post num contexto actual....

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Simango Simango

Esta é mais uma prova de que o sistema instalado hoje, FRELIMO, tinha o objetivo de instalar um sistema que viesse a servir os seus interesses individuais, um deles erra saquear o país.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Joao Rodrigues

Quem viveu esse tempo sabe bem, o quanto foram dificeis, torturosos esses tempos. A desilusão da Independência tão almejada, atirou-nos para uma Guerra até aos dias de hoje. Perdeu-se a Independência Total e Completa. Hoje submissos a tudo e todos!

7






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Manjate Custodio

Joao Rodrigues bonito ouvir que a independência foi uma desilusão para o tempo anterior foi melhor. Isto para si porque tinham melhores condições.
A guerra foi movida exactamente pelos descontentes de invadiram a Rádio Clube de Moçambique acto de Acordos de Lusaka.
Hoje de bem ou de mal estuda onde quer dificilmente era quase impossível noutro tempo que éramos chamado de rapazes, pretos, por aí em diante.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Americo Inacio Cossa

Joao Rodrigues Me admira atetude do senhor Joao Cabrita. Sempre que fala da frelimo nunca fez mençao das causa do surgimento da frelimo e as suas relevancias . apenas nos brinda pelo seu pesado passado que por vezes asituaçao a abrigava adopçao de tais medidas. Entende se que tiveram epactos negativos na sociedade moçambicana .pois muitos moçambicanos foram agitados pelas tais medidas , inclusive mesmo as families dos dirigentes da propria frelimo pois as elas tambem a maioria eram religisos . Mas jà se retificou ocaso
Pretence ao passado
Estamos na case de recosciliaçao nao vale a Pena's querer devulgaçoes does crimes cometidos pelos portugueses na deportaçao dos moçambicanos para ilha de sao Tome' e outras partes do mundo.
Nao conheço perfeitamente este sugeito .Ha mulatos nascidos aqui em Mozambique vitimas de violaçao sexual da mulher moçambicanos as tais relaçoes eram mantidas em lugares improprios e tratamentos improprios for a de lanços matremonias mas resultou em um ser vivo. E is so era normal? Joao Cabrita deves enterrar o seu sangreto machado . se Viet a Moçambique frelimo ha de te governar papà

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Manjate Custodio

Americo Inacio Cossa João Cabrita anda nyonguado.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Americo Inacio Cossa

Manjate Custodio Andre' Matsangaisse foi enterrado em parte incerta pela frelimo assim Como Dlakama foi interrado em Mangunde e dela ate' o Felipe Jancinto Nhussy esteve presente.
O senhor joao cabrita e' muito inferior do tamanho do botao para com afrelimo o legitimo represent ante do povo moçambicano

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Rodrigues

Manjate Custodio Não tem capacidade de interpretação. Não sentiu na Pele! Por último desconhece as minhas origens e a minha vivência, antes, durante a Transição e depois da Independência.





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Manjate Custodio

Joao Rodrigues exactamente. Também o senhor não me conhece. Eu tive vivências amargas do tempo difícil que éramos dados todos nomes feios.
Quem comenta, espera reação de outros pois espaço é público.





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Joao Rodrigues

Manjate Custodio Não confunda Manuel Germano com Genero Humano. E que dito rapidamente pôde parecer a mesma coisa! Tem todo o direito de comentar factos, mas não entre em conclusões pessoais, a menos que tenha conhecimento de causa. A minha opinião é de uma vivência da época,sem desmerecer o que meus antepassados vivênciaram.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 2g


Manjate Custodio

Joao Rodrigues amigo mesmo as minhas vivências da era colonial não se podem apagar. Sou aquilo sou graça a independência. Caso contrário estaria na desgraça como tinha começado ao me negar um direito de qualquer gênero humano.





Beğen


·
Yanıtla
· 2g




Yanıt yaz...
















Casimiro Andre Paulino

Foram erros cometidos que a própria FRELIMO corrigiu o exemplo é o actual bom relacionamento com as religiões as igrejas agora são o braço direito na governação atual deixar de destrair crianças.

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Joaquim Canotilho

E assim se destruiu um País ignorantemente com a condição de humilhar, prender ,torturar, fuzilar e expoliar o povo Moçambicano com a retórica do Sossialismo Científico, que não é nada mais que um regime camuflado Comunista, hoje, acusado dos maiores crimes contra a humanidade no Mundo, superando assim os crimes de Hitler na segunda guerra Mundial.
Sobre a violência contra as religiões as vítimas maiores foram os Testemunhas de Jeová. Foram presos, caçados, torturados e levados para campos de riadocacão ou concentração longe da vista das populações para não se ver o tratamento violento que davam as famílias dos testemunhos de Jeová.
Em nota. Quando prendiam os Testemunhos de Jeová prendiam a família toda. Até as crianças eram presas e levadas presas, para os tais campos de tortura e violações.
Este comportamento era feito á luz do dia e de noite.
Eu e muitos milhares de pessoas vimos com os nossos próprios olhos, calados e em silêncio para não sermos vítimas se tentasse-mos dar qualquer openião.
Na altura estava lá e tinha família que era testemunha de Jeová. Uma Tia.
A FRELIMO agride os Testemunhas de Jeová porque era a religião mais pequena.
Porque se tivesse feito o mesmo com a religião Muçulmana ou Católica a situação teria sido outra.
A FRELIMO não ia aguentar muito tempo.
Primeiro porque quem apoiou a FRELIMO para governar o País foi o governo Português do 25 de Abril atrofiando e castrando assim a liberdade de todos Moçambicanos e Estrangeiros que viviam em Moçambique.
Moçambique não teve uma Independência não é falso.
Que eu saiba não houve possibilidade do povo Moçambicano escolher quem queria para governar o País.
Pelo contrário houve violência para as pessoas escolherem aquele regime criminoso e violento.
Hoje 2021 todo Moçambicano sabe que poucas escolas foram feitas ou quase nada em 40 anos de governo.
As 90% ou mais das escolas que Moçambique tem, foram feitas nos últimos 15 anos antes da independência.
Actualmente também tem estado a vender alguma escolas para deixarem de ser escolas a particulares.
Como exemplo a Antiga escola técnica General Machado que em 2 anos selecionava alunos para os Liceus, escola comercial e escola Industrial.
A Universidade Mondlane que foi concluída depois da Independência atrás do cinema Nacional, o projecto antes de ser Universidade Mondlane era um projecto Português para as Belas artes de Lourenço Marques hoje Maputo.
Esse projecto foi pago pelo governo antigo de Moçambique antes da Independência. Assim como a Universidade Mondlane. Noutro local.
O fantástico disto tudo é Moçambique ser o País mais rico culturalmente em todas as áreas artísticas de África e infelizmente não ter uma escola de Belas artes onde se poderia também formar bons arquitectos.
A prova da enganação da FRELIMO está no que aconteceu depois da independência.
Praticamente, completamente derrotada pela RENAMO no campo militar tendo como ajuda os acordos de Roma que felizmente os safou da derrota física.
Sobre o acordo feito nada foi cumprido.
Os Esquerdopatas não tem capacidade para cumprir nenhum acordo.
A única capacidade que tem provado é a da corrupção.
Obrigado.

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Simango Simango

Joaquim Canotilho tenho um vizinho Testemunho de Jeová e contou como foi o que passou. Graças a Deus está vivo e é uma prova viva do que realmente é a FRELIMO.

4






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Aziza Throne

Simango Simango tenho um tio que foi desterrado para milange ... tragedia

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Simango Simango

Aziza Throne muito tristeza minha irmã, tristeza mesmo! Neste país ter ideologia diferente é sinônimo de exclusão. Por isso que não evoluímos na mesma proporção que os outros povos no mundo.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Aziza Throne

Simango Simango e somos um país é povo com tudo para dar certo . Liderança responsável patriota e competente foi sempre o que faltou. Tiranos atrás de tiranos

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Simango Simango

Aziza Throne pois.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Simango Simango

É lamentável e vergonhosa essa maneira dos governos africanos. Nem falo daqui de Moçambique.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joaquim Canotilho

Simango Simango é verdade meu Irmão.
Mas eu tenho fé que Moçambique vai ser bom para todos Moçambicanos e estrangeiros que queiram viver junto com o Moçambicano.
Actualmente Moçambique tem que investir mais na educação e ter paciência para criar uma ge…
Devamını Gör

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Feliciano ELias Feliciano

Calulo Júnior





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Joao Ferrao

DEP Padre Isaac Mulauzi

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Aparicio C. Nhacole

Bravo, o samorismo com o seu comunismo da quarta classe foi um tropeço da História. Agora com neoliberalismo estamos muito bem, a vida está estável e paradisíaca.
O neoliberalismo trouxe_nos a liberdade e com ela a felicidade. É tudo que posso ler e concluir nesta triste publicação desnecessária.
Estão de parabéns, conseguiram neutralizar o sacrifício feito por milhares de moçambicanos para nos emancipar.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Augusto Manhique

Marcos De Jesus Lichavo Andércio Lissane





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Júlio Mutapate

A tão almejada independência logo virou um pesadelo, uma ilusão. Não me admira porquê a RENAMO teve facilidade em se instalar nas comunidades e fazer sua luta. Haviam descontentes por todos lados

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi



Angela Maria Serras Pires

Júlio Mutapate por isso é que 45 anos depois ainda existem duas guerras porque são 95% de descontentes

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Sergio Serpa Salvador

Período tenebroso! Mas, em fim, é uma lição que serve de aprendizagem.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Eduardo Domingos

Sergio Serpa Salvador ate hoje continuam assassinatos sem justa causa





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Angela Maria Serras Pires

Sergio Serpa Salvador aprendizagem ? Não se nota

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Paulo Azevedo

Isto é o que muito jovem não sabem e nem imaginam que aconteceu neste país.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Angela Maria Serras Pires

Paulo Azevedo mas saberão porque quando a frelimo for derrotada a História mudará

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Boaventura Samuel

O erro que circundou a igreja ( na altura pelo menos a católica era a principal no país) foi de que logo desde o início da luta armada, esta associava-se ao colonialismo na exploração do povo. Vezes sem conta, a igreja surgia como mobilizadora dos povoa com a intenção de convencer os oprimidos a renderem-se ás acções do imperialismo. Daí, dizer- se, talvéz, que tenha sido esta a gota que transbordou no oceano e criou se um sentimento de revolta por parte dos revolucionários.

5






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi



Juvencio Afonso Caetano

Boaventura Samuel , muitos estão falando e não conheceram a concordata e o estatuto missionário.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Boaventura Samuel

Juvencio Afonso Caetano pois. Os ditos missionários não exitaram em colocar as populações contra as tropas da Frelimo desaconselhando-as a não dar apoio ás tropas que combatiam o colono. Andavam com as tropas em avionetas e usando alto-falantes difundiam mensagens desmoralizadoras para que as populações não aderissem ao trabalho político-militar. A independência foi fruto de sacrifícios e muito sangue foi derramado.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Juvencio Afonso Caetano

Boaventura Samuel , os dois instrumentos que eu acima citei,era a responsabilização da igreja católica no contexto da colonização.
Pode ter havido exageros ou falhas, mas na altura foi a saida encontrada.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Boaventura Samuel

Juvencio Afonso Caetano houve sim demasiados exageros. A avaliar pelos crimes contra a humanidade seria honesto que ela se responsabilizasse. O Papa di Vaticano, muito recentemente, pediu desculpas aoa africanos pelas suas práticas. Mas isso não bast…
Devamını Gör





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Cabrita

Boaventura Samuel, mesmo acreditando nos alegados crimes da Igreja Católica, quando se fala em "saída encontrada", nega-se a supremacia da justiça, da palavra que cabe em última instância aos tribunais.
Não prevaleceu nem a justiça, nem a decisão dos tribunais. Na realidade, atropelou-se a lei, desrespeitou-se a soberania dos tribunais.
Ler, quase meio século depois da independência, a negação desses valores, a justificação do desrespeito e atropelo dos princípios básicos de um Estado de Direito, demonstra o vazio de conceitos como "sociedade nova" e "homem novo".
Efectivamente, conceitos e cujos proponentes colocam-se atrás do sistema colonial e da justiça do regime de ditadura que imperou até Abril de 1974. Estão assim, permanentemente, em segundo lugar na classificação. Maus alunos, por conseguinte.
É que a lei vigente na altura da tomada de posse do governo de transição, previa o direito das pessoas se defenderem em tribunal. Padres Católicos que entraram em choque com o regime colonial, beneficiaram desse direito, comparecendo em tribunal para se defenderem por intermédio de advogados . Não apenas padres, mas também presos políticos. Ainda vive em Maputo, um antigo ministro da justiça e ex-presidente do Conselho Constitucional do regime da Frelimo, que se orgulha de ter defendido em tribunais coloniais presos políticos moçambicanos. Alguns destes ainda vivos. Armando Guebuza um deles.
Umas das primeiras medidas do governo de transição presidido pela Frelimo, foi riscar da lei vigente esse direito, por meio de decreto assinado pelo punho de Joaquim Chissano. A mesma proeza viria a ser repetida pelo governo da Frelimo logo a seguir à independência.
Não se tratou, por conseguinte, de falta de experiência, da melhor "saída encontrada", mas antes da vontade deliberada de violar leis e de desrespeitar princípios básicos de um Estado de Direito. O que explica que tenhamos hoje de aturar o "homem novo" parido pela Frelimo, a ameaçar com "medidas extra-legais" quem exerce um outro direito elementar, o da liberdade de opinião e de expressá-la sob todas as formas; aturar quem viola e quem ampara, protege e recompensa o autor da violação.
E não causa já espanto algum que em termos de justiça, ao fim de sucessivos governos dirigidos pela Frelimo, os cidadãos moçambicanos tenham de depender da justiça estrangeira - da África do Sul e da dos Estados Unidos, neste caso - para que quem viola a Constituição da República, defrauda o país e empobrece o povo possa ser levado à barra dos tribunais.

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Boaventura Samuel

Joao Cabrita não me recuso a aceitar a sua opinião. Muito pelo contrário, aqui estamos para debate livre em busca de concensos. Ora uma questão seria saber de si o que considera de atropelo á Constituição vigente?
Na constituição está plasmado o direito á associação e á prática de culto religioso. No entanto deve se reconhecer que Moç é um país laico, em que o Estado não interfere na religião. Se o faz está a violar esse princípio. De igual modo, a religião não deve interferir nos assuntos do Estado.
Infelizmente, vemos hoje algumas filiações religiosas a introduzirem membros no aparelho do Estado para fazer jus aos assuntos do Governo. Um símbolo da igreja universal está lá como conselheiro e aparece vestido de cordeirinho para ajudar a "violar" a Constituição. Hoje, até muçulmanos têm seus dias de feriados a celebrar. É perigoso isso!





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Joao Cabrita

Boaventura Samuel, o que considero violação à Constituição vigente?
Referia-me, no final do meu comentário, ao facto de nós , como cidadãos, dependermos da justiça estrangeira para que quem viola a Constituição da República seja chamado à responsabilidade.
Como sabe os dirigentes do nosso país violaram a Constituição por não terem obtido aprovação da Assembleia da República para o empréstimo contraído junto do Credit Suisse. Os deputados do partido no poder foram cúmplices dessa violação e do crime subjacente.
Mas se desejar outros exemplos de violações da Constituição por parte de muitos que andam por aqui, poderei citar mais alguns.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g
·
Düzenlendi


Benedito Marime

Boaventura Samuel De facto, a ignorância é, mesmo, atrevida! Parabéns, pela forma brilhante como se autoretrata.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Benedito Marime

Boaventura Samuel De facto, a ignorância é, mesmo, atrevida! Parabéns, pela forma brilhante como se autoretrata.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Francisco Moiane

"O colono vai sempre diabolizar a Frelimo
A Frelimoi sempre vai diabolizar o Colono" Anonimo





Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Ab Binadre WZ

Não considero um erro .

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Anjo da Luz

Ab Binadre WZ então somos dois...Estamos juntos

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Maylene Paulo

A morte de Samorá foi um ganho único para a Frelimo em várias vertentes. Já havia muitas fricção e problemas de gestão dos fundos estatais e a sua disponibilidade ao consumidor. Já Samora já não tinha nada mais que oferece depois de todos seus atropelos em particular com a religião e o poder tradicional a base fundamental da sociedade.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Marcos Pakhonde

Pe Mulauzi que conseguiu fugir de Niassa para o Malawi. E me parece nunca ter entrado em solo patrio ate a sua morte em Dedza depois do fim da guerra Natural de Lifidzi na Angonia.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Eusébio A. P. Gwembe

Marcos Pakhonde entrou várias vezes mas como estivesse a trabalhar na University of Malawi não chegou a viver permanentemente. Ele não fugiu, os carrascos o deixaram ir por ordem de cima.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 2g


Marcos Pakhonde

Eusébio A. P. Gwembe obrigado pela correcçāo. A informacao que tive em 92 quando lhe enviado o convite para participar numa cerimónia liturgica na visita do Bispo de Tete, recusou alegando problemas de instabilidade.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 1g




Yanıt yaz...
















Jemusse Abel

Não vamos esquecer o tempo que passou

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Domus Oikos

Obrigado por este texto





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Felizberto Pinto

Meus caros, enquanto não compreenderem que o que pode e deve derrubar a frelimo é um povo unido , as coisas não mudam, não é samora ou chissano ou outro vagabundo qualquer que teve nas matas e saiu das matas a dizer que o Pais é dele que são os piores …
Devamını Gör

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Ismael Abdul

Felizberto Pinto tas certos mais aqui nao temos oposição que possa defender os interesses do povo,nao temos alternância politicamente conjunta que possa esucar o povo a tirar o medo porque próprios partidos da oposição directamente sao cúmplice pela ditadura da Frelimo, o chefe da operação militar no mandanto do presidente Samora era aliado de SAUDOSO por isso sempre o presidente Samora perdia a batalha, hoje com outra história temos Ussufo Mommad com ambições de riquezas e persegue todos membro do partido que pensam diferente com sua idiologia logo semeia o ódio, partido com mesma ditadura, nao nego o seu ponto de vista mais nao esque da idiologia dos outros, Beira estradas aburacadas, munocipio sem capacidade de recolha de lixo, uma cidade com vestígio do tempo colonial más com tanto dinheiro a receber com parceiros, esses três movimentos devem desaparecer nas linhas policas de uma nação, nao vamos alavancar o presente para construir o futuro.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Felizberto Pinto

Ismael Abdul , está errado, pois vendo o caso de cabora bassa a guerra perpetuada pela frelimo vemos claramente quem são os ambiciosos, outros casos são os casos ilimitados de corrupção feitos pela frelimo, saudoso para si, para mim não é saudoso e para quem teve familias em campos de concentração e massacradas e a serem tratadas como bichos por esse senhor acredito que não deixa saudades nenhumas , e como pode ver ele tal como alguns ministros tambem era pela guerra







2



Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Felizberto Pinto

Aqui pode ver esse senhor a exibir a Joana Semião a caminhar para os campos de concentração







2



Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Felizberto Pinto

Em 1981 , depois da dita independência a espancarem pessoas em publico







2



Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Felizberto Pinto

Aqui pode ver um dos massacres perpetuados pela frelimo .







2



Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Ismael Abdul

Felizberto Pinto quando digo o saudoso refiro o Dlakhama

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g




Yanıt yaz...
















Felizberto Pinto

A frelimo combateu o quê e por quem , combateu o colonialismo pelo povo moçambicano ? Por favor deixem-se de piadas comigo , subestituiram o colonialismo , fizeram em 50 anos pior que o colono fez 500 anos , se formos a ver na historia e virmos quantos foram o ques assassinados pelos colonos e quantas pessoas foram assassinadas pela frelimo vão ver que a frelimo em massacres e nos campos de concentração e nas guerras sem sentido que fez assassinou mais pessoas que os colonialistas , desde queimar familias inteiras , violara mulheres, andarem a queimar palhotas , deixar crianças orfãs , onde vão parar os membros da frelimo quando morrerem ? Allah , Deus , ou satanas , eles que pensem no que fazem porque o perdão é só para quem pretende redimir-se , mais uma vez boa noite.

3






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Anjo da Luz

Fez a coisa certa a FRELIMO e só lamento não ter continuado com essa ideologia.O cristianismo e outras religiões abraâmicas não são nossas e sabemos muito bem com que tipo d violência nos foram introduzidas...

2






Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Felizberto Pinto

Anjo da Luz , pondo as coisas nesses termos parece não viver num mundo onde a globalização é um fato, se formos a nacionalizar mentalmente e fazer uma ideologia conforme o seu pensamento, podemos dizer que a vacina do covid19 não é nossa e não queremos, podemos dizer que os carros que andam nas estradas não são nossos e não queremos, podemos dizer que a tecnologia não é nossa e não queremos , podemos dizer que as ferramentas usadas na agricultura como tratores e maquinas agricolas não são nossas e não queremos, e quanto á religião não é nossa tambem não queremos , é esta a sua linha de pensamento para um Pais melhor e para a evolução do Pais e dos cidadãos ?

1






Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Anjo da Luz

Felizberto Pinto não compare espiritualidade com a ciência e tecnologia





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Anjo da Luz

A espiritualidade e tradições d um povo são sagradas





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Felizberto Pinto

Anjo da Luz , acredito não ter percebido o que quis dizer , resumindo, vivemos num mundo globalizado, mas muitos não compreendem isso, entre a religião e a espiritualidade vai uma certa distancia , a religião é algo que cada pessoa pode escolher onde pertencer , catolico, testemunha de jeová , muçulmano, judeu...qualquer religião, mas se formos a ver existe pressões e de certa maneira imposições á sociedade , agora , o que fazer para mudar esta situação ? âi sim entra a espiritualidade e hoje em dia a tecnologia de certa forma contribui para o enfraquecimento ou fortalecimento da espiritualidade e até da fé das pessoas, a comparação que eu fiz é uma maneira de dizer que todos precisamos de todos mas tem quem não perceba isso , acreditar em algo é fundamental , mas quando existe uma imposição as igrejas ficam desacreditadas .

1






Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Joao Cabrita

Anjo da Luz, os valores cristãos são universais. Não nasceram em Portugal - foram assimilados por Portugal.
Nada impede Anjo da Luz de rejeitar esses valores, mas não tem o direito de impedir que outros os professem. Houve essa tentativa a seguir à independência. Deu mau resultado.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 3g




Yanıt yaz...
















António Nkhondo Siitha

Tenho fé de que essas ideologias introduzidas pela frelimo desde até hoje impulsionaram alguns poderes diabólicos a ter espaço no nosso solo pátrio,e a falta de Deus nossos corações eis a admissão do satanás,razão pela qual se vive o apocalipse adiantado.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



António Nkhondo Siitha

Enquanto que os outros países ainda não saboreiaram o sentido apocaliptico,mas moçambique o vive desde a fundação através da falta de amor ao próximo,a Deus,acima de tudo a si próprio,pois se sem amassémos a nós próprio porquê não fariamos do país melhor.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Rui De Carvalho

O regime fascista colonial português tinha a PIDE como sua arma letal fabricada para dois cortes. A pide andava por esta terra com bispos espiões, a pulularem pelas igrejas como homens de Deus, que na inocência eram bots, assassinos, denunciavam jovens com visão independentista, não estou a dizer que é o caso do bispo Fernando, não, esses bispos desse tempo, eram crentes políticos, escondiam se atrás da igreja, felizmente, depois da independência, fugiram sem deixar salane. Alguns rumaram para outros países com medo da fúria dos libertadores, até do povo. Hoje, o nosso povo está a sofrer devido a este fenómeno de guerra, alguém tentou confundir a opinião pública mas, não tardou, não esperou da vez de esperança. Eu sou católico mas não me aliou a comportamento de alguns bispos. Hamba kalhe.





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Joaquim Canotilho

Rui De Carvalho não ponham as culpas na PIDE..
Conheço bem o comportamento deles.
Não é o que dizem .
Pior fez a FRELIMO quando quiz saber por meio de fotos quem eram as pessoas que estavam na frente do Rádio Clube de Lourenço Marques.
Essas pessoas foram perseguidas presas e não só.
Eu pessoalmente fui interrogado como se fosse um criminoso numa sala da escola General Machado que na altura passou a ser escola de música pertencente ao Centro de Estudos Culturais pelo meu director Gabriel Simbine, Cunhado do Presidente Samora Machel e mais 4 elementos possivelmente agentes da polícia política da Snasp.
Não me aconteceu nada porque tinha amigos no governo como Fernando da presidência da República, Marcelino dos Santos, alguns agentes amigos da Snasp a Dra. Graça Machel e sabia me defender em qualquer interrogatório.
Tinha mais amigos, mas estes eram os mais fortes.
Isto tudo por ter sido dos Comandos, provando assim a perseguição que só os Comandos tiveram em Moçambique.
Porque?
O Presidente Samora Machel antes da independência afirmou por várias vezes que não há vencidos nem vencedores e nem represálias para quem foi militar orientados pelo Governo provincial Português.
Mas afinal era uma grande mentira.
Ouve sim .
Muitos colegas meus foram maltratados e alguns fuzilados sem direito a defesa de um advogado.
Os advogados deixaram de trabalhar depois das Nacionalizações. Tinha que ser não é?
O governo alegava que não eram precisos, pois se justificava que o governo é que tinha o direito de defender as pessoas.
É de rir . Com tristeza é claro.
Precisamente a RENAMO aparece em pequenos grupos de Comandos perseguidos pela FRELIMO com alguns civis.
Foi muito fácil criar uma frente militar para combater a FRELIMO.
Como já afirmei atrás a sorte da FRELIMO de ser esmagada fisicamente foi o acordo de Roma.
Analisando melhor com realidade porque é que antes da independência se andava á vontade para qualquer parte do País? Porque ouve evolução em todas as áreas sociais e não só até a data da independência?
Porque tudo isto parou depois da independência.?
As pessoas intelegentes sem ser partidário tem a resposta certa.

4






Beğen


·
Yanıtla
· 4g


Americo Inacio Cossa

Joaquim Canotilho Ate' ai muito certo a renamo aparece em pequenos grupo de commandos perseguidos pela frelimo e criou frente militar para combater afrelimo
Is to bem dessipar equivocos populista de que a renamo vem do povo moçambicano .o povo moçambicano nao tinha Nada de comum com o commando portugues





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Joaquim Canotilho

Americo Inacio Cossa na sua forma de pensar.
A maior parte dos Comandos que combateram a FRELIMO eram naturais de Moçambique. Sendo a maior parte destes de raça Negra.
Comandos amigo é uma tropa de Elite.
É preciso muito treino e seleção para se escolher um homem com capacidade para guerrear, no mato durante 90 dias com mais quatro colegas, sem apoio logístico.
Quando se aprende a fazer qualquer coisa não é nessessário Nacionalidade nenhuma.
Se pensarmos com a cabeça chegamos a uma conclusão.
A RENAMO a oposição militar era composta por Moçambicanos e não por Portugueses .





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Olivia Mastinhe

Os portugueses usavam a potência colonizada como armas retardadas para espludir ao longo da sua das suas viagens. Eles para conseguir nos dominar usavam as Igrejas para nós escravizar a mente, usavam as Artes,Filmes,e demais pondo o Jesus Cristo como o nosso salvador e como sendo o caminho





Beğen


·
Yanıtla
· 2g


Americo Inacio Cossa

Joaquim Canotilho obrigado jà estou esclarecido. Eram naturais de moçambique .
Quem os selecionava e que os treinava?
Sabes Augusto Canotilha Moçambique està arependido por term sido colonial Portuguesa
Pois as Guerras que temos talvez nao teriamos veja os paises ao nosso redor tem problemas iguais aos nossos mas nao ten guerras
So por ver Zimbabwe,Zambia Tanzania Africa do sul Swazilandia
Is seu colonizadores nao selecionaram homens e treinà los para combater os seus governos.
Nao estam là os Vlitos renamos Augustos Canotilhas Joaos Cabritas etc.





Beğen


·
Yanıtla
· 2g




Yanıt yaz...
















Fernando Sousa

Bastardo ja esta no inverno





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Marcus Harris

Verdadeiro pesadelo





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Francisco Moiane

Nao se soma cebolas com batatas. So me rio quando se quer o Estado de Direito no Socialismo.. o Fel comandando as mentes! O apartheid era legal e legitimo mas abominável ....o socialismo nem legal: nem legitimo , só abominável..haja pejo,.come on!





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Dino Bendzane Dioluck

nao sou politico





Beğen


·
Yanıtla
· 4g



Rogerio A. Chiau

João Cabrita..." esqueceu-se de acrescentar ao seu texto um assunto que me parece ser importante, que ao confensares todos os seus pecados diante do padre, entende bem, diante do padre e apenas o padre, tudo que falava-se com ele era do conhecimento da PIDE.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 3g



Joao Cabrita

Rogerio A. Chiau, quantos padres havia em Moçambique durante o tempo da PIDE /DGS? Isto é, quantos informadores sob a capa da igreja?





Beğen


·
Yanıtla
· 3g


Rogerio A. Chiau

Joao Cabrita meu problema não é o número de padres/informadores da PIDE-DGE, nada disso... o meu problema reside em a igreja permitir que isso acontecesse, muitas pessoas incluindo meu avô, sumiram do nada, foram se confessar na fé diante do padre/ informante e do nada Zás ... se foram para sempre... acredito que parte das ossadas ali naquela casa em ruinas no Bairro da Polana Cimento podem ser do meu avô... o que eu pretendo é colocar os pontos no lugar certo, o Sr. Cabrita deveria contar essa estória e não omitir nada...





Beğen


·
Yanıtla
· 3g



Nuno Castelo-Branco

Ó Eduardo Calane, languça lá mais esta





Beğen


·
Yanıtla
· 3g



Joao Rodrigues

E a saga continua! Bispo de Pemba transferido pelo Papa, depois de terem - lhe soprado os ouvidos. Falar Verdade em Defesa dos desprotegidos, tem o seu preço. O processo Cala-te Boca em vigor!





Beğen


·
Yanıtla
· 3g



Cipriano Mossuela Muchaia Cololo

O Bispo de Transferido em nome do Papa e muito simples, Bispo era um perigo no governo ele falava a realidade do Caso do inicio dos insurjentes junto com os Lider comunidarios e o governo do nhusy e um governo arrogande,entao pra que esse Pispo nao seja Alvo Mortal tinha que ser Transferido Ponto final!





Beğen


·
Yanıtla
· 2g



Filho Da Joana Ndoy

Não devemos nos esquecer do facismo promovido pela igreja católica: dentro da igreja entravam crentes de raça branca e da porta pra fora, tinha um alpendre que ficavam os negros.

1






Beğen


·
Yanıtla
· 2g






Yorum yaz...



















Joao Cabrita
9 Şubat, 05:43 ·



Moçambique: O Factor Islâmico na Era Colonial e Pós-Colonial - 7
O partido dirigente intensifica relações com sectores empresariais, supostamente de sucesso. Depois do grupo Miami Fashion House, que financiou a campanha eleitoral da Frelimo em 1994, a formação política no poder passa a ter no Grupo MBS um do seus principais patrocinadores.
Os dois grupos aparecem nos radares da DEA (agência norte-americana de combate à droga). Os leilões de cachimbos e cadeirões deixam int…
Devamını Gör







29Nércia Sendela, Kuyengany Produções ve 27 diğer kişi
24 Yorum

2 Paylaşım

Beğen




Yorum Yap


Paylaş


Yorumlar


4 diğer yorumu gör


Felizberto Pinto

Porque será que até hoje MBS não foi preso juntamente com os seus cumplices ?

1






Beğen


·
Yanıtla
· 4g






Yorum yaz...



















Joao Cabrita
8 Şubat, 06:44 ·



Moçambique: O Factor Islâmico na Era Colonial e Pós-Colonial - 6
O regime da Frelimo recorre a sectores retrógados da comunidade islâmica para legitimar sistemáticas fraudes em círculos eleitorais predominanteme muçulmanos.







25Munguambe Nietzsche, Nércia Sendela ve 23 diğer kişi
2 Yorum

4 Paylaşım

Beğen




Yorum Yap


Paylaş


Yorumlar


1 diğer yorumu gör


Rafael Conceicao

Deixe o homem livre de pensamento. É que não vejo contra-argumentação nenhuma





Beğen


·
Yanıtla
· 1h






Yorum yaz...



















Joao Cabrita
8 Şubat, 06:33 ·



Moçambique: O Factor Islâmico na Era Colonial e Pós-Colonial - 5
Chissano inicia a fase revisionista de abertura ao Islão, mas cria profundas clivagens entre conservadores e círculos relacionados com o crime organizado.








32Nércia Sendela, Benedito Macaua ve 30 diğer kişi
7 Yorum

4 Paylaşım

Beğen




Yorum Yap


Paylaş


Yorumlar


1 diğer yorumu gör


Louis Gois

Esta abertura estará relacionada com o financiamento ao partido? Ou foi mera jogada politica de alargamento da base de apoio?








Beğen


·
Yanıtla
· 1h



Joao Cabrita

Louis Góis, as relações com.o crime organizado visaram o apoio financeiro ao partido. Com o FMI a fiscalizar as contas, o Partido Frelimo Força Da Mudança viu reduzido o campo de manobra dentro do OGE. A par do crime organizado recorreu a instituições…
Devamını Gör








Beğen


·
Yanıtla
· 1h

2 diğer yanıtı gör





Yorum yaz...

























Sem comentários: