domingo, 21 de fevereiro de 2021

CARTA AO PROF. DR. HÉLDER MARTINS Caro Professor,


Ricardo Santos, Edmundo Galiza Matos ve
2 diğer kişi
ile birlikte.
4s
 
 ·

CARTA
AO PROF. DR. HÉLDER MARTINS
Caro Professor,
Tendo a sua carta suscitado grande alarido junto dos vários extractos populacionais que se expressam nas redes sociais, sinto-me na obrigação de apresentar a minha pública contribuição sobre a sua carta de demissão da Comissão Científica. Passo a comentar a sua intervenção inicial e depois vou comentar as suas discórdias que fizeram transbordar o copo de água.
Sobre a intervenção inicial devo dizer que nunca esperaria de si tanta soberba científica da parte da parte de quem jogou um papel fundamental na luta de libertação do país e se tornou, após a Independência, no primeiro Ministro da Saúde do país, tendo prosseguido uma política de saúde pública de tal qualidade que o nosso país foi apontado em todo o mundo como um exemplo a seguir nessa área. Os cuidados de saúde primários foram um grande sucesso que muito deve à sua acção e perseverança. Não Prof. Dr. Hélder Martins, o senhor não é uma dos maiores especialistas de Covid 19 em todo o mundo. Nem de perto nem de longe. O senhor é um grande moçambicano que deu um contributo inestimável à edificação do nosso Sistema Nacional de Saúde.
Em relação à competência para dirigir a luta contra a pandemia do corona vírus, ela está a ser dirigida em todo o mundo, mal ou bem, por políticos com o conselho mais ou menos avisado, mais ou menos aceite, dos cientistas. Em todo o lado, tal como é de esperar, são os políticos que tomam as decisões. Não entendo por que razão o nosso país podia ou devia fazer diferente e colocar as decisões nas mãos dos cientistas.
O ponto seguinte da sua carta suscita dúvidas. Alguns membros da referida Comissão exprimiram em público opiniões pessoais desde a sua criação. A título de exemplo, o próprio Prof. Dr. Hélder Martins o fez, o Dr. Avertino Barreto e Mia Couto expressaram as suas opiniões em público. No entanto, sinto-me inclinado a concordar que as recomendações da Comissão deviam ser tornadas públicas. Isso só acrescentaria valor à nossa democracia pois permitia ao Governo explicar as razões que o tinham levado a não seguir as recomendações da comissão técnico-científica sobre determinada matéria. Isto chama-se transparência, ou seja, tornar as decisões governamentais transparentes para os cidadãos.
Em relação à afirmação de que “a Comissão deve ser para aconselhar o País e não só o Governo. Esse é outro grande equívoco que reduz o impacto da existência duma Comissão Técnico-Científica. Uma Comissão Técnico-Científica deve ter um importante papel de Educação para a Saúde, de toda a população” faz-se uma confusão elementar entre o papel que uma comissão técnico-científica de saúde deve ter e o papel do Ministério da Saúde. É evidente que em momento algum se deve advogar que as competências mais básicas do Ministério da Saúde sejam atribuídas a uma Comissão Científica.
A abordagem da questão das ONG’s faz algum sentido mas esconde o facto de haver numerosas ONG’s que estão a participar no apoio aos órgãos centrais no MISAU no combate ao coronavírus. O problema está justamente aí: esse apoio centra-se apenas nos órgãos centrais e não de forma descentralizada em todo o país. O mesmo se passa com as próprias estruturas locais do Ministério da saúde que não parecem suficientemente mobilizadas para participar nas acções concretas de prevenção da pandemia. Sabemos que as máscaras e o distanciamento social são as estratégias críticas na prevenção do COVID19. Como devemos fazer a nível dos bairros, paragens, lojas, instituições para diminuir o contágio? Falo concretamente dos activistas locais de saúde que são, em muitos casos, financiados pelas ONG’s.
De resto, estou de acordo com algumas proposições apresentadas, nomeadamente sobre a importância da vitamina D, a que acrescentaria o Zinco e a vitamina C, pois todos têm o mesmo papel. Não são tratamento do COVID19 mas reforçam o bom funcionamento do sistema imunitário (há uma quase unanimidade mundial sobre esta matéria) e em total desacordo com observações sobre viseiras e ginásios dada a sua menor relevância no que respeita à prevenção.
Com elevada consideração,
Ricardo Santos



71
Sergio Serpa Salvador, Jessemusse Cacinda ve 69 diğer kişi
32 Yorum
5 Paylaşım
Beğen


Yorum Yap

Paylaş
Yorumlar


Luis Baptista
"...o senhor não é uma dos maiores especialistas de Covid 19 em todo o mundo..." qual eh a relevancia disto na sua analise?
2

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Ricardo Santos
Luis Baptista , o meu amigo leu a carta do professor? A parte inicial é sobre as suas qualificações.

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Luis Baptista
Ricardo Santos sim li

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Lory Sipuma
Ricardo Santos Com que base o refuta? Bíblica? "pode vir alguma coisa boa de Nazaré" João 1.46
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Germano Pais
Continuam a discutir políticas, queremos soluções. Não entendem? O Dr. HM sabe muito bem do que fala, têm consistência seus argumentos. Ele já foi político outrora. Ainda têm dúvida do que ele sabe?

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Yanıt yaz...






Jessemusse Cacinda
De sua autoria? Gostei do exercicio. Não é apenas destruir o médico, mas discutir os pontos que ele levanta como fez o autor desta carta
4

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Ricardo Santos
Jessemusse Cacinda sim, esta carta é minha.

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Jessemusse Cacinda
Certo. Este é um bom exercicio. Há uma onde que está concentrada apenas a atacar o velho. Alguns p chamam de pseudo professor, outros ainda o chamaram de false médico, mas ninguem fez um debate assim como este que o meu conterraneo faz. Por isso saúdo. Abraços e bom Domingo e precisamos de tomar nossa cerveja.
3

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Ricardo Santos
Jessemusse Cacinda bom domingo! Grande abraço!

Beğen

 · Yanıtla · 4s

Charles Brown
Ricardo Santos e Jessemusse Cacinda, quero fazer parte dessa cerveja. E tenho certeza que irei sair com mais bagagem de conhecimento do que de embriaguez. Espero o convite dos dois.
Abraço e bom domingo
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Yanıt yaz...






Forbes Nhaca
Certo
1

Beğen

 · Yanıtla · 4s


João Pedro Muianga
Voilá, coerente!
1

Beğen

 · Yanıtla · 4s


Mutapate
Interessante
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Manjate Custodio
Acto da cidadania da discussão do problema repleto de princípios éticos.
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Amir Fernando Agy
Concordo
Desta vez, estamos juntos.
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Salvador Ernesto Muchidão
O Ricardo Santos sempre quer aparecer até onde não é chamado, querer fama a custa alheia
2

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Manjate Custodio
Salvador Ernesto Muchidão e você quem te chamou?

Beğen

 · Yanıtla · 2s

Sergio Serpa Salvador
Salvador Ernesto Muchidão , como é possível escrever isso no mural alheio? Haja decência, faz favor!

Beğen

 · Yanıtla · 2s

Benildo Muquingue Nhamir
Salvador Ernesto Muchidão não se trata de querer aparecer. É uma questão de uso da liberdade de expressão e disposição para o debate. Ricardo Santos está a colocar seu posicionamento.
Agora os #bobós pensam que quer fama ou aparecer.

Beğen

 · Yanıtla · 1s


Yanıt yaz...






Dércio Tsandzana
Na verdade fica-se com a ligeira impressão que estamos a prestar algum favor quando assumimos fazer parte de tais comissões. Insisto num debate que levantava em Janeiro passado: entre o tempo do político (quem decide) e o tempo técnico (quem pensa em soluções da medicina) parece existir uma grande diferença. Quem ganha: o médico ou o político? Como equilibrar? Quem está certo? O médico que recomenda ou o político que deve estar preocupado com a próxima eleição?
3

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Charles Brown
Dércio Tsandzana, as decisões técnicas não são visíveis, o político faz cálculo de acordo com seus interesses e metas.
Os resultados políticos têm efeitos imediatos, enquanto as técnicas têm médio e longo prazo.
Os técnicos são assessores dos políticos, e esses tomam decisões onde a balança pesa mais.
A carta do Dr. Hélder Martins está publicada no site da "Carta de Moçambique", pode ver no meu mural, partilhei, vai tirar as suas ilações.

Beğen

 · Yanıtla · 1s

Dércio Tsandzana
Caro amigo, li a carta fazem horas, do início ao fim. Não estou necessariamente a discutir a figura que publicou a carta, não é essencial. Levanto questões para reflexão, e não necessariamente o sujeito que publicou. Digo, entre o tempo técnico (medicina) e tempo político (quem dirige) precisamos de ter algum equilíbrio.
1

Beğen

 · Yanıtla · 53d


Charles Brown
Dércio Tsandzana acho que dei o meu ponto de vista nessa questão. Não existe no mundo uma decisão técnica que transcende a decisão política. Quando disse para ver o texto, é nele tem exemplos dos EUA e Brasil onde as decisões foram políticas. A vizinha Tanzânia, também política.
A retirada do apoio dos EUA à OMS, foi política não técnica, a guerra comercial entre China e EUA é política não técnica.
Em Suma as decisões técnicas só interessa a política quando abordam elementos que trazem soluções imediata.

Beğen

 · Yanıtla · 1d


Yanıt yaz...






Tiziano Cirillo
Ser especialista e ter lido artigos cientificos sao coisas diferentes. Descartes dizia que quanto mais estudo, tanto mais sei de nao conhecer nada...

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Orlando Chirrinze
Subscrevo, caro Ricardo Santos
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Sergio Serpa Salvador
Braavo, Ricardo Santos. Assim o debate sai fortalecido.
Prometo voltar amanhã!
2

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Carla Rossina Massunda
Muito certo
1

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Dimas Xavier
Muito bem dito!
1

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Adelino Branquinho
Gostei de ler, afinal, o politicamente incorreto, e o cientificamente correto, quando convergem, podemos encontrar o ponto de equilíbrio, que é o senso comum.
1

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Mário João Francisco Francisco
Depois sao bebés que sofrem de hepilepsia que insultam Dr Martins. Que pena
1

Beğen

 · Yanıtla · 1s · Düzenlendi


Ussene Paulino Ussene
O facto de todo o mundo estar a fazer determinada coisa de forma igual, será que é por si só garante de isto estar certo??
Ainda que em todo o mundo a gestão da Covid-19 esteja a cargo dos politicos, que tal se aqui no nosso quintal fosse a secreta comissão a lidar com isto??
Que tal??

Sem comentários: