domingo, 21 de fevereiro de 2021

Exmo Senhor

 2s 
Carta ao Senhor
Ricardo Santos
que por sua vez endereçou uma carta ao Dr Helder Martins
Exmo Senhor
Reconheço-lhe virtudes em termos de análises politicas e da história do seu País. Nesse quesito nem ouso, nem quero por em causa as suas ideias e convicções, até pelo meu desconhecimento. No entanto não reconheço na carta que dirige ao meu colega nenhum fundamento de razão naquilo que é a dignidade e seriedade que é imposta à nossa profissão nem a compreensão daquilo que é um Homem ou Mulher que se dedica à Ciência, ainda mais com 1 ano de factos.
Agradeço-lhe muito ter partilhado o meu estudo de Janeiro mas hoje creio que não o percebeu infelizmente mas vamos por pontos:
- É lógico e claro que a Comissão Cientifica teve que estudar porque tal como expliquei no meu estudo o comportamento da pandemia em Moz é completamente diferente do resto do Mundo. Ora, esse facto Sr Ricardo Santos obriga a que um cientista se debruce de facto acerca dos dados que tem. Não me admiro que o Dr Helder Martins para desvendar esse " mistério " tenha que ter estudado e trocado informação com outros cientistas. É normal se Moçambique foge à regra. Portanto o que devemos fazer é esperar calmamente que seja divulgado o estudo liderado por ele. Ou será que cientistas de Moz não podem ser bons só porque estão em Moz?
- O segundo ponto é lógico e evidente e não precisa da sua defesa. Aliás os Políticos não precisam da sua defesa, eles estão defendidos por Natureza durante 5 anos, nós é que precisamos de ser defendidos. É claro e lógico que apresentando-se a pandemia com caracteristicas completamente diferentes do resto do Mundo e também diferentes do que a OMS previu, a Comissão Cientifica tem um papel muito mais relevante na tomada de decisões. Eu escrevi isso nas minhas conclusões que teria que haver coragem política e um bom aconselhamento técnico cientifico para tomar decisões diferentes das que os outros tomaram. Eu escrevi isso se se lembra mas as medidas foram copy past dos outros, infelizmente e hoje sabemos que o Dr Helder Martins não estava de acordo.
- Eu escrevi tambem que o polo da nossa pandemia era na cidade de Maputo, no ar condicionado. Lógico que Cientista que se preze e tenha honra na profissão quer e precisa de estudar esse facto mas precisa de dados e para os ter precisa de decisões políticas. É completamente desmotivador quando um Cientista quer estudar e a Politica não lhe faculta as condições. Eu faria exactamente o mesmo que ele fez, despedia-me. Aliás!!! Já o fiz por razões parecidas. É isso que distingue alguém das Ciências sério e que honra a profissão.
- Há bem pouco tempo escrevi que andamos com medidas que complicam a vida das pessoas quando na minha opinião estamos a gerir mal focos de infecção. O Dr Helder Martins vem confirmar a minha suspeita, só que contrariar isso so se consegue fazer se os Politicos colaborarem porque só eles podem modificar os procedimentos para que os Cientistas possam extrair dados. Deve ser frustrante, é frustrante ter a possível solução no horizonte e não a poder desenvolver e ver os hospitais cheios de pessoas a morrer quando se podiam salvar.
Sabe Sr Ricardo Santos, na realidade o Senhor e os outros Senhores que andam aqui aos PONTAPÉS À CIÊNCIA E AOS CIENTISTAS NO FACEBOOK só seriam reconhecidos à Ciência e às nossas posições.
- Se os aviões caissem por falta de manutenção todos os dias.
- Se os edificios caissem quando os carregam de tanques no ultimo andar.
- Se as pontes caissem quando há furacões
- Se os médicos os mandassem ir para casa tomar chá quando estão com dor de dentes.
Só assim Vocês percebiam o que é a nossa profissão e como nos sentimos quando podemos resolver a situação e a Politica surda, " educada ", arrogante e oportunista não nos deixa.
VIVA A CIÊNCIA
VIVA A SERIEDADE E RESPONSABILIDADE DOS CIENTISTAS
VIVA A NOSSA CORAGEM
VIVA A NOSSA DIGNIDADE, DESPEDIMO-NOS MAS NÃO PACTUAMOS COM IRRESPONSABILIDADES
E NEM NOS IMPORTAMOS PORQUE GINGAM, NÃO NOS ENTENDEM MAS USAM-NOS E PRECISAM DE NÓS E DA NOSSA CIÊNCIA TODOS OS DIAS.
VIVA!!!!!
Paula Martins
Elisio Macamo, Ricardo Santos ve 16 diğer kişi
26 Yorum
1 Paylaşım
Beğen
Yorum Yap
Paylaş

Yorumlar

  • Ficava muito bonito que a carta estivesse assinada, tal como o faz o Ricardo Santos.
    1
    • Beğen
    • Yanıtla
    • 2s
  • Por qual motivo não publicas a carta do Ricardo Santos no seu mural?
    1
    • Beğen
    • Yanıtla
    • 2s
    • Egidio Vaz
      eu não mando na privacidade dos outros
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 1s
    • Paula Martins
      conocrdo. Mesmo se não concordasse, não é da minha conta. Mas para o benefício do teu público, pensei que fosse útil referenciar o conteúdo da carta do
      Ricardo Santos
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 1s
    • Egidio Vaz
      eu não tenho público, não quero ter sequer. Eu quero só viver no meu canto e ver Vocês em paz e o País a prosperar. Como pessoa das Ciências custa-me muito aceitar que podemos ter as soluções na mão e não as aproveitamos. Até porque a célebre pandemia nos tem poupado. O que Vocês ainda não perceberam é que sou uma Mulher da " sombra". Não quero destaques nem preciso de publicidade. Se estiver tudo bem cuido dos meus gatos e luto para dar comer e educação ao meu filho. É assim que me têm que encarar porque é assim que eu sou e sempre fui.
      4
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 1s
      • Düzenlendi
    • Devo ter centenas de pedidos de amizade que nem tenho tempo de ver. Resolvam lá isso
      Egidio Vaz
      a pandemia de Moz não é nada comparada com outras partes do Mundo. Dêem condições aos homens para trabalharem
      2
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 1s
  • Qiem escreveu esta Carta?
    • Beğen
    • Yanıtla
    • 1s
  • Que estranho. Eu sou do tempo em que as pessoas se correspondiam por carta. Nessa altura, a troca de cartas era um diálogo. Não percebo porque razão esta carta me e dirigida pois não aborda nenhum dos assuntos que abordei na carta que escrevi ao Prof. Dr. HELDER MARTINS. Admito que seja correspondência com destinatário errado. Acontecia muito e, pelos vistos, continua a acontecer.
    3
    • Beğen
    • Yanıtla
    • 55d
    • Ricardo Santos
      não, é para si mesmo. Gosto muito de si mas eu Paula Martins se fizesse parte duma Comissão Técnica e não me ouvissem nem me dessem condições para trabalhar, despedia-me logo e dava com a " boca no trombone" imediatamente. Somos pessoas das Ciências não somos Politicos e se nos contratam para depois não ligar aos nossos estudos, decidam sozinhos e BOA VIAGEM!
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 50d
      • Düzenlendi
    • Ricardo Santos
      Aproveitando o momento, pode, por obséquio, partilhar a Carta que endereçou ao HM? Caso seja algo público, a julgar pelo facto de vários saberem que a escreveu e conhecerem seu conteúdo...
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 50d
    • Dinis Tivane
      caro amigo, a carta de demissão do Dr. Helder Martins e a minha carta dirigida a ele estão no meu mural.
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 43d
  • Estou longe e não consigo acompanhar sempre os noticiários. Afinal quantos cientistas existem na Comissão Científica?
    • Beğen
    • Yanıtla
    • 41d
    12 Yanıtı Gizle
    • Pedro Comissario
      acho que 12 ou 13 mas o que liderava a Comissão era o Dr Helder Martins
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 40d
    • Paula Martins
      então porque tanta publicidade?
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 32d
    • Pedro Comissario
      não percebo a pergunta mas o Dr Helder Martins demitiu-se. Terá que ler as razões que ele aponta para perceber.
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 30d
    • Paula Martins
      a mãe disse que para além dele há mais 11 ou 12? Então esses não contam?
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 22d
    • Pedro Comissario
      claro que contam mas eu estou aqui a discutir as razões que levaram à desistência do "Chefe". Ele era Chefe
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 20d
    • Paula Martins
      curioso! Não precisava. A gente entende mesmo sem tanto alarido!
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 17d
    • Pedro Comissario
      ainda bem que o Senhor entende, há aí muitos que ainda não entenderam
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 16d
    • Paula Martins
      mãe, é ciêntifico aceitar o convite para ser membro sem barulho e sair com barulho?
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 15d
    • É muito simples carissimo Diplomata, ciência discute-se entre cientistas e depois ou se faz ou não se faz. E o cientista sério e que se preze quando não se faz demite-se
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 15d
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 13d
    • Pedro Comissario
      é, quando se trata de vidas humanas é. É uma questão de dignidade da profissão. O Senhor por exemplo não sabe as pressões que os Engenheiros tinham antigamente pelos empreiteiros para por menos ferro nos edificios, ou ferro menos espesso, este é um exemplo. Ainda hoje sofremos essas pressões a todos os niveis da Ciência. Aprendemos com erros do passado que nem cedemos a pressões e quando se trata de assuntos de responsabilidade " limpamos as mãos como Pilatos". É assim que aprendemos
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 10d
    • Pedro Comissario
      obrigado. Não é má vontade é exigido na nossa profissão
      1
      • Beğen
      • Yanıtla
      • 9d

Sem comentários: