domingo, 21 de fevereiro de 2021

A CARTA DO PROFESSOR HÉLDER MARTINS NÃO O FAZ FICAR BEM NA FOTOGRAFIA DOS CONSELHEIROS


Gustavo Mavie
4s
 
 ·

A CARTA DO PROFESSOR HÉLDER MARTINS NÃO O FAZ
FICAR BEM NA FOTOGRAFIA DOS CONSELHEIROS
Por Gustavo Mavie
                                                           ***********************
‘’Um conselheiro precisa reaprender a conviver em grupo, ser capaz de aceitar as decisões que são tomadas…e saber conviver de igual para igual com comportamentos e estilos diversos, inclusive com conselheiros "estrelas". Deve ser tolerante e curioso em entender os outros, incluindo o seu assessorado’’, Vicky Bloch, especialista em assessoria das lideranças.
                                                         ************************
Há anos que sou um leitor assíduo das escritas e obras literárias do Médico e Professor Hélder Martins, e muito embora houvesse partes que me deixavam meio confuso e as que me suscitavam dúvidas e questionamentos, sempre aprendi muito com elas.
O que é mais positivo dele, é que sabe partilhar connosco seus compatriotas o que concebe, o que aprende e o que sabe ou julga saber. É um dos poucos doutos do nosso País que sabe escrever e escreve e muito. É um afeiçoado pelo trabalho árduo.
Contudo, a Carta que endereçou ao Presidente Nyusi com data de 16 deste mês, em que expressa uma série de discordâncias e contras à forma e método como a Comissão Técnico-científica criada por Nyusi para o assessor como melhor combater a Pandemia do Covid19, de que o próprio Martins foi designado como um dos seus membros e seu Presidente, me parece até prova em contrário, não apropriadas eticamente.
Parece-me que o Professor Hélder Martins está a confundir o seu papel específico de Conselheiro do Chefe de Estado moçambicano com o do antigo professor do aluno Nyusi que se diz ter sido lá pelas bandas da Tanzânia quando ele fazia parte dos filhos dos que lutavam contra o colonialismo português. Sou levado a assumir que o antigo ministro da saúde Hélder Martins não consegue se conformar e aceitar que já não é o Nyusi aluno dele que foi, mas sim seu Presidente da República que humildemente o convidou para o aconselhar numa área de que ele é formado ou é especializado – que é a área médica como ele próprio o diz na sua Carta.  
O Professor Hélder Martins deve saber e assumir que ser assessor ou conselheiro, não é ser ordenador e muito menos deve esperar que todos os seus conselhos sejam religiosamente aplicados pelo aconselhado, que neste caso calha poder ter sido seu aluno. O Dr. Hélder Martins deve assumir que o facto de o Presidente ter o convidado para integrar e liderar aquela Comissão não é sinónimo de que é porque ele sabe tudo e tudo pode ordenar ou fazer-lhe cumprir. NÃO tem esse direito e muito menos poder para tal. É apenas uma prova de que Nyusi o considera como uma das sumidades na matéria da saúde pública que pode dar uma grande contribuição no que de saúde diz respeito, mas não toda a CONTRIBUIÇÃO do que se deve fazer ou não fazer para salvar vidas desta pandemia quanto para salvar as mesmas vidas ameaçadas por outros efeitos que certamente podem ocorrer por causa do impacto desta mesma pandemia.
Uma das ameaças que não decorrem da doença que é causada pelo coronavírus, tem a ver com a paralisação de muitas actividades socioeconómicas que concorriam para manter saudável a nossa economia. É por isso que esta Comissão integra também outros doutos de outras áreas não médicas, como sejam economistas como o Dr. Luís Magaço, cujas opiniões devem ser tomadas em consideração pelo mesmo presidente que o Dr. Hélder Martins assessora medicamente sobre como evitar que o Covid19 mate pessoas. 
Foi, assumo piamente, por ter tomado em conta as teses destes economistas da Comissão e, seguramente, doutros que o assessoram à distância ou mesmo no seu Gabinete, bem como os clamores dos próprios cidadãos que passam fome devido à paralisação de alguns negócios, que terá forçado Nyusi a reabrir os tais casinos, os bares e outros serviços que agora o Dr. Hélder Martins diz ter sido uma decisão a solo do nosso estadista. Assumo que ele reabriu contra a sua vontade para minimizar as mortes causadas pela fome.
O que mais peca é que não se limitou a endereçar a sua Carta apenas ao Presidente como foi ao ponto de expô-la publicamente, o que me leva a pensar que era para mostrar que ele não te ouve, e assim ser julgado pelos seus próprios compatriotas a quem ele tanto tem feito tudo que pode, para os salvar não são desta Pandemia, como doutros grandes males. Foi mesmo por essa sua vontade tão visível como um incêndio, que ele se arriscou a solo indo à toca do Dhlakama para o persuadir a parar com a guerra que movia contra nós o povo.
Como certamente se deu conta também nessa altura dessa sua ida a Gorongosa, Nyusi foi vilipendiado por muitos, o acusando de banalizar o Poder do Estado por ir ter nas matas com o seu vassalo renegado, em vez de ser este a ir ter com ele no Palácio da Presidência da República. Só que o povo, vendo-se salvo da guerra com esta sua coragem, o aplaudiu e ainda o aplaude, porque ele conseguiu domar o Dhlakama e parou com a guerra antes de morrer de morte natural.
Lendo atentamente sua Carta fico com a sensação, certa ou não, de que está a confundir a função de conselheiro, e sou tentado a concordar com os que dizem que reflecte o seu Ego de querer sempre estar na dianteira ou na liderança dos processos, mesmo quando o seu papel específico tenha de ser de ocupar a cadeira de traz. Os que já trabalharam consigo e que por isso julga conhecê-lo, disseram-me hoje que um dos seus grandes defeitos (todos nós temos sempre alguns ou muitos, e é por isso mesmo que os ingleses dizem que no one is perfect ou ninguém é perfeito), se prova por nunca ter sido um bom membro de nenhuma das equipas ou grupos em que esteve integrado cá dentro do País como lá fora. A ser verdade - e não tenho razões para duvidar desta vez das minhas fontes - é mau para si. A ser verdade que teve sempre problemas noutros grupos, então é imperioso que se valha da recomendação da Vicky Bloch, de que para se ser um bom ‘’conselheiro precisa reaprender a conviver em grupo, ser capaz de aceitar as decisões que são tomadas…e saber conviver de igual para igual com comportamentos e estilos diversos, inclusive com conselheiros "estrelas". Deve ser tolerante e curioso em entender os outros, incluindo o assessorado’’.
Por aquilo que espelhou sobre si mesmo, através desta sua Carta, contrariou o que sempre pareceu-me ser ao longo das décadas que lhe conheço. Por isso, sou forçado a assumir que falta-lhe esse elemento tão vital para o bem dum ser humano – que é a humildade, bem como a consciência de que nem tudo o que se pensa pode estar certo, correcto ou ser benéfico. Isto está evidenciado em muitas das asserções que faz nesta sua Carta quiçá venenosa, como as que passo a transcrever para o benefício de quem não a leu: ‘’Eu tenho lido tudo, o que se tem publicado no mundo, nestes quase 11 meses, sobre COVID-19 e posso assegurar que pouquíssimos pesquisadores, em todo o mundo, aprenderam tanto e publicaram tanto como eu, em tão pouco tempo’’. Terá mesmo LIDO TUDO?
Tenho absoluta certeza que não LEU TUDO, porque há centenas de artigos e milhares de páginas só no Google que foram escritas desde que o coronavírus foi diagnosticado em Wuhan na China. Assumo que tenha lido muito do que se escreveu, mas tudo não é possível humanamente falando.
 Mas onde transparece mesmo para mim a sua pretensão de se substituir ao Governo, e ser quem apresenta ao povo o que tem estado a ser desvendado pela Comissão, é quando diz que o que esta mesma Comissão tem feito não se tem feito chegar ao público através dos Meios de Comunicação Social, como sejam as Tvs, Rádios e os demais meios como jornais físicos e eletrónicos.
Esta sua asserção é um equívoco total e uma grande falta à verdade, porque as recorrentes comunicações do Presidente Nyusi e do seu Governo, só têm a qualidade que têm, graças em parte ao trabalho dessa mesma Comissão de que agora se demitiu. É pena mas alguém dessa Comissão disse-me hoje que a sua demissão libertará essa mesma Comissão de alguém que desqualificava todos os outros membros. ‘’Iremos ter um ambiente de trabalho mais sadio e consensualizador’’, disse-me o tal membro.
Para quem não leu essa frase em que diz que o que a Comissão tem feito não chega ao povo, aqui está essa sua asserção: ‘’Mas exactamente a Comissão deve ser para aconselhar o País e não só o Governo. Esse é outro grande equívoco que reduz o impacto da existência de uma Comissão Técnico-Científica. Uma Comissão Técnico-Científica deve ter um importante papel de Educação para a Saúde, de toda a população. Ela tem de estar aberta à Sociedade. A abertura da Comissão à Sociedade e aos órgãos de comunicação social teria evitado uma série de falsas notícias que circulam nas redes sociais e que só causam pânico na população’’.
Para mim, foi tão bom que tenha sido o próprio Ministro Tiago e acima de tudo o Presidente Nyusi a serem as caras e timoneiros da campanha pela educação sobre esta Pandemia, porque se não fossem eles próprios, não teria havido tanto sucesso como está tendo. Digo isto no entanto que alguém formado em comunicação, porque está aprovadíssimo que a atenção do público ao que se diz é proporcional a quem o diz.
Se eu Gustavo dizer que o Covid19 mata, não terá o mesmo peso do que quando a mesma frase é dita por um Ministro da saúde ou um Presidente. Se for eu ou mesmo o Dr. Hélder Martins a dizer isto, não só incorre em não ser escutado massivamente, como incorre em não ser noticiado pela mesma imprensa que diz que deve dar eco ao que a Comissão faz.
Foi bom que tenha sido o próprio Presidente a fazê-lo. Não é por acaso que são os estadistas doutros países que divulgam as estratégias sobre como lutar contra esta Pandemia. Assim é na Inglaterra como é assim na França e em quase todos os países que têm governantes que se prezam. Jornalisticamente falando, só o que é dito por uma entidade legitimada pela lei é que tem um peso noticioso. Resumindo, dizemos que só quando o homem morde o cão é que é notícia, e não o cão mordendo o homem.
Só o que é dito ou feito por um estadista é digno de ser noticiado, e não pelo seu assistente. Se um dia for a se anunciar que Hélder Martins vai dar uma comunicação ao País, é mais do que certo que haverá pouca audiência do público. Mas todas as vezes que se anunciou que o Presidente Nyusi vai falar ao País às tantas horas sobre o Covid19, mesmo os namorados mais apaixonados marcaram outra hora para se encontrarem. Já não fariam isso se dissessem que é Hélder Martins.
Isto prova a veracidade do grande jornalista português já falecido, Augusto de Abelaira, quando dizia que ‘’o mesmo pode não ser o mesmo’’. Ele justificava que quando um menino feio não consegue ter uma namorada, dir-se-á que é por ser feio, mas se outro bonito não conseguir também, já se dirá que não tem sorte! Por isso, a sua pretensão de que devia ser alguém da própria Comissão a expor as suas sapiências, não vinga caro Hélder Martins. Para mim, a sua Carta não o faz ficar bem na fotografia. Revelou certa ingratidão ao Presidente Nyusi, que o convidou de boa-fé, e agora o retribuiu em chumbo o que lhe deu em ouro. Não ficou bom para si.
gustavomavie@gmail.com

18
Ricardino Jorge Ricardo, Anselmo Fernando Moiane ve 16 diğer kişi
22 Yorum
11 Paylaşım
Beğen


Yorum Yap

Paylaş
Yorumlar


Guilherme Manuel Chauque
Um autêntico ingrato, cuspiu no prato de quem deu-lhe confiança. É um péssimo exemplo para a classe médica.

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Juvenal Nhacuong
Guilherme Manuel Chauque será?ou vc é um dos lambe botas do mavie?

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Guilherme Manuel Chauque
Juvenal Nhacuong , sim, sou.

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Juvenal Nhacuong
Guilherme Manuel Chauque da pra notar

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Guilherme Manuel Chauque
Juvenal Nhacuong , o k.

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Generall Muchanga Júnior
Triste comentário

Beğen

 · Yanıtla · 1s


Yanıt yaz...






Valdemiro Inácio Abel Bié
Hemmmmmm

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Ricardino Jorge Ricardo
Conclusão: falta de argumento ao tentar atacar o Dr Martins e esforçando-se estar ao lado do PR.
Muito desnecessário!

Beğen

 · Yanıtla · 3s

Juvenal Nhacuong
Ricardino Jorge Ricardo isso mesmo

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Yanıt yaz...






Lucas Toalha Toalha
Mavie escreve muito e não diz nada .
1

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Dario Alexandre
Escovar o PR não ajuda o país a crescer..

Beğen

 · Yanıtla · 3s


Da Silva
Romancista!

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Savage Lion
Assim com esse texto a esperança é de um dia ser ministro nem?
1

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Huggo Duarte
O problema é dos Escovinhas não estarem preparados ou acostumados a ver ou ouvirem verdades nuas e cruas. Pensam que todos estão na mesma perspectiva, ESCOVAR para tentar chegar ao alto.

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Orlando Chirrinze
Gustavo Mavie, o Professor Hélder Martins já está demasiado velho (voltou a ser criança) para entender as dinâmicas actuais das coisas. De facto, como professor do PR e, acima de tudo, como antigo combatente, ele está habituado a dar ordens. Quer que a CTC seja um órgão executivo, ou com deliberações vinculativas. Sucede que não é, nem uma coisa, nem outra. Quer que tenha contacto directo com a população, como se fosse um órgão do Estado. Não dá para entender, só a senilidade pode ser a desculpa.
4

Beğen

 · Yanıtla · 2s


Fernando Antonio Zimba
E un texto complexo, li todo ele e e explicativo e podia ser muito resumido, o ultimo paragrafo explica a pretensao do Dr Martins,de que o porta voz dessas missivas que o presidente tem sido o protogonista devia ser ele a anunciar ou no minimo talvez un membro da comissao de preferencia ele, mas Mavie voltou a explicar a importancia de que porque deve ser o presidente a comunicar ao povo,sob o risco de ninguem dar importancia,se mesmo o presidente ha dificildades de as pessoas a catarem ,imaginam o Dr Martins que ninguem sabe o que e ele em moma? Ou em mapaia? Parabens Mavie...stay bessed e safe from covid-19 at least.
1

Beğen

 · Yanıtla · 1s

Beltrano Wakalungane
Fernando Antonio Zimba o governo não é consensual, pois nem todos votaram neste governo, daí que sendo o PR a anunciar X nem todos valorizam. Porém, sendo uma voz da investigação em saúde ou ministerial, a coisa poderia ser menos ignorada até por quem se sente "desgovernado" e afastado da política.

Beğen

 · Yanıtla · 53d


Yanıt yaz...






Beltrano Wakalungane
Este não é o primeiro caso de renúncia, por razões semelhantes. Nem todos são guiados pelo estômago e benesses da adulação.

Beğen

 · Yanıtla · 56d


Samuel Joaquim Tchamo
Muito lamentável.

Beğen

 · Yanıtla · 55d


Ell Papoite
Escovinha

Beğen

 · Yanıtla · 52d


Beltrano Wakalungane
Mais do que defender-se cargos, entenda-se que um cérebro, e que cérebro, afasta-se. Os seus estudos foram aplicados em dois países e no fim virá a famosa frase: "os moçambicanos brilham fora", não, eles brilham onde lhes é dada a oportunidade e valor.

Beğen

 · Yanıtla · 50d


Emilio Maumane
Eu tenho uma questão; Afinal onde é que anda o Sr. Arão letsure???? O director nacional de assuntos religiosos!....

Sem comentários: