quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Não morrer por burrice

 

Não morrer por burrice
Recentemente, conversei com diplomatas dum país doador em Maputo que queriam saber a minha opinião sobre o grande julgamento. Disse-lhes várias coisas, por exemplo, (1) o meu receio que se transformasse num julgamento político (aquela coisa do juiz dizer que detesta a corrupção, e não dizer que é pela justiça deixou-me assustado), (2) que criasse um ambiente de linchamento (vê-se isso nas redes sociais e por onde passa o Sérgio Moro moze), (3) que impedisse que a Frelimo fizesse uma introspecção há muita necessário (ao invés de reduzir o problema à conduta individual), (4) que isso exacerbasse ressentimentos regionalistas e étnicos (com os malabaristas políticos da nossa praça a transformarem o assunto num acto de menosprezo em relação à etnia que se considera estar no poder – o que não corresponde à verdade, pois mesmo quando Machel, Chissano e Guebuza estiveram no poder se pode dizer que estavam no poder os machanganas), mas acima de tudo (5) que houvesse uma descredibilização tal da Frelimo e das instituições ao ponto de se chegar ao colapso do sistema político com todas as consequências daí decorrentes.
Aí perguntei aos diplomatas: qual é o vosso plano B? Notei constrangimento porque, aparentemente, não tinham pensado nessa possibilidade. E, entretanto, ela é real. É como em Sherlock Holmes: por mais que uma coisa seja improvável, se for possível, pode ser a explicação para o crime. Sempre disse, e sempre o direi, que as dívidas ocultas têm dois lados. Um lado é a arquitectura do auxílio ao desenvolvimento e o outro é a cultura política da Frelimo. O primeiro lado impõe constrangimentos à acção de governantes que dependendo do político à frente dos destinos do País pode significar submissão servil, ou tentativa de emancipação.
Qualquer decisão tem os seus riscos. Quem se submete, como geralmente o fizemos desde a assinatura do Acordo de Paz de Roma, penhora o que sabe, a sua experiência bem como os interesses do País a um complexo burocrático internacional que transaciona política como se de tecnologia se tratasse. Tenho ex-estudantes daqui que ocupam grandes postos nos nossos países e que sei que não têm nem a experiência profissional, muito menos a experiência política dos nossos governantes. A sua autoridade é a que vem com o facto de eles serem porta-vozes de quem tem dinheiro. Disse isso aos diplomatas com quem conversei e pareceu-me que tivessem corado quando ouviram isso.
Quem não se submete, é obrigado a assumir sozinho o falhanço que pode ser estrondoso como é o caso das dívidas ocultas. A necessidade de se libertar do bafo quente e mal cheiroso de quem acha que tem que saber de tudo leva ao secretismo que, por sua vez, apenas cria mais oportunidades para o desvio. Ao contrário de muitos moralistas da praça, eu continuo a pensar que o negócio podia ter dado certo. Se não deu certo não é apenas porque 19 pessoas decidiram defraudar o povo. Não deu certo por várias razões, uma das quais foi o facto de ter sido feito nesse ambiente de dependência.
O economista Carlos Nuno Castel-Branco sempre disse, e com razão, que a nossa dívida foi crescendo a um ritmo alarmante com o beneplácito dos doadores. Quando fomos “aprovados” como país pobre altamente endividados nos finais da década de noventa do século passado, a ideia não era só de gozarmos do perdão da dívida. Era também de podermos contrair dívidas (escrevi isso na altura). Por isso, quando vejo pessoas a correrem dum lado para o outro a reclamar das dívidas ocultas sem se preocuparem com a verdadeira dívida que contraímos com a ajuda dos que nos querem bem, fico assim!
O outro lado das dívidas ocultas é a cultura política da Frelimo. Lembro-me de ler um texto da autoria do António Cabrita em 2015 preocupado com o futuro do País por causa da eleição dum Presidente claramente inexperiente. Na altura, considerei o receio exagerado, também por achar que o partido Frelimo dispunha de quadros que bem colocados nos vários órgãos iriam ser um suporte sólido para o seu timoneiro. Equivoquei-me. Não tomei em conta o facto de na Frelimo o princípio segundo o qual o chefe tem sempre razão, estar acima de tudo.
O que se seguiu, desde 2015, foi um alheamento progressivo dos membros da Frelimo e, praticamente, o abandono do Presidente à sua sorte que é, na verdade, a sorte da própria Frelimo. Fez-se rodear pelos piores porta-vozes públicos que uma pessoa decente como ele parece ser pode ter, pessoas que se especializam no insulto descarado a tudo que é contra o chefe, pessoas, portanto, que apostam na asfixia do debate e na hostilização de tudo o que é diferente.
O resultado é o que tenho vindo a criticar desde o princípio, desde uma paz definitiva pírrica até à violência em Cabo Delgado. O fio condutor nesses desaires todo é a inépcia política. A maior demonstração dessa inépcia política tem sido a forma como o partido lidou com o dossier “dívidas ocultas”. Ao contrário de muitos, não vejo nenhuma razão para supor que o Presidente da República tenha tido algum benefício pessoal directo deste assunto. As alegações que se fazem apontam para um benefício de natureza partidário (dinheiro para as eleições). É grave, mas não assim tanto. O grande problema para mim é que ele é uma das pessoas que esteve à frente desses negócios do Estado na sua qualidade de Ministro da Defesa. O falhanço deste negócio, portanto, é também da sua responsabilidade. Isso levanta sérias questões sobre se ele tem estofo para dirigir um País quando foi uma das pessoas à frente dum negócio que se deu tão mal.
Por isso, a prioridade, assim que o escândalo rebentou, devia ter sido uma abordagem política do problema. Essa abordagem devia ter consistido em assumir responsabilidade, em nome do partido (e não pessoal) pelo problema, o que iria exigir uma reforma profunda do próprio partido e a maneira como ele funciona. Não fez isso. Deixou-se levar pelos que tinham contas a ajustar com o Tchembene, pelos doadores com os seus interesses e sua perplexidade, pelos oportunistas étnicos e regionalistas e, duma forma geral, pelo medo generalizado dentro da Frelimo de ser mal visto por dizer o que se pensa.
Numa altura em que o País precisa dum esclarecimento sobre as dívidas, portanto, duma resposta política, a Frelimo caiu na cilada duma solução técnica (ao gosto da burocracia internacional) que implica um julgamento que não vai apurar nada substancial senão a penalização de alguns desgraçados que tiveram o azar de estar no lugar errado, na hora certa, ou no lugar certo, na hora errada.
Ao ouvir o áudio que anda por aí esta manhã, pensei neste tudo. Perguntei-me se alguém dentro da Frelimo tem algum plano B, não plano B no sentido negativo do termo, mas sim plano B no sentido de as pessoas que se consideram decentes dentro da Frelimo socorrerem o Presidente que tanto precisa delas neste momento. Não entrar em boladas nem sempre é sinal de decência, ou prudência. Pode ser sinal de burrice em que potenciais comparsas te dão cabeçada e mais tarde tens que sofrer as consequências. Quando é assim a resposta não pode ser de individualizar o problema. Tem de ser de o abordar de forma sistémica e estrutural.

1 comentário:

Unai Sébastien Martinez disse...

Eu sou Unai Martinez. Obrigado ao DR WATER por seu bom trabalho. Finalmente existe uma cura para o diabetes. Não é uma droga farmacêutica, mas sim um produto fitoterápico totalmente natural e muito seguro que restaura a capacidade do seu corpo de controlar naturalmente seus próprios níveis de glicose no sangue de volta ao normal. Eu tenho lutado contra o diabetes tipo 2 há 12 anos, antes de um amigo me levar ao DR WATER. Ele disse que poderia curar praticamente qualquer doença, mas nunca acreditei. Eu apenas decidi tentar. Eu o contato naquela noite, felizmente para mim, ele estava online. Ele disse que sim, ele poderia me curar, mas mais uma vez eu não acreditei, eu até pensei que era uma farsa. Mas eu tentei. Ele fez algumas perguntas sobre minha saúde e eu lhe dei tudo de que precisava. E alguns dias depois, recebi um telefonema da UPS para ir buscar alguns produtos à base de plantas da DR WATER. Não acredito que depois de usar esses produtos à base de ervas, fiquei curada e não consigo parar de contar essa experiência para as pessoas. Quando fui ao hospital para check-up, meu médico estava
surpreendeu e até pediu o email do DR WATER DRWATERHIVCURECENTRE@GMAIL.COM, que dei a ele e dei a muitas pessoas. Esta realmente é uma solução genuína para o diabetes que estou compartilhando aqui, não aqueles médicos muito caros
tratamento ou uso de suplementos para diabéticos ao longo da vida. Se você precisar deste produto à base de plantas, entre em contato com ele agora. Ele ainda pode ajudá-lo em outras doenças como:
1, hepatite
2, HIV
3, Herpes ou qualquer doença de pele
4, asma
5, cura do HPV
6, câncer
7, úlcera
Você também pode contatá-lo em seu
whatsapp +2349050205019.