segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Sem adversário na oposição e blindado pela mídia, Moro tem pista livre para abraçar candidatura


Sem adversário na oposição e blindado pela mídia, Moro tem pista livre para abraçar candidatura

O apelo midiático de Moro e a desarticulação da esquerda farão muitos votos de centro migrarem para o ex-juiz, que ainda consegue vender a imagem de técnico.
João Filho19 de Julho de 2020, 6h03


FAÇA PARTE
7


Foto: André Coelho/Getty Images


A CONSTRUÇÃO DA CANDIDATURA de Sergio Moro 2022 já está na praça. Será a estreia do lavajatismo na política partidária tendo uma candidatura própria. Moro tem dado entrevistas dizendo não pensar em candidatura, mas falando como um candidato à presidência.

Há algumas semanas na GloboNews, ele criticou os escândalos de corrupção do PT, acusou Bolsonaro de negar a pandemia e apostou na estratégia de dizer que Lula e Bolsonaro são dois lados de uma mesma moeda. A entrevista deixou claro que o ex-juiz tem uma estratégia eleitoral definida. Moro é tão candidato que elogiou outros possíveis candidatos como João Doria, Huck e Mandetta. “São políticos de centro-direita, né? Eu tenho mais afinidade com essa visão”, deixando claro em qual parte do espectro político vai disputar o eleitorado. Nesta mesma semana, ele também chegou a trocar afagos públicos com o partido Novo.

Em outro momento da entrevista, falou com certo orgulho sobre a mais famosa audiência da Lava Jato com Lula, e a tratou como uma luta de boxe: “no ringue com Lula”. Em qual outro lugar do mundo um ex-juiz que se orgulha por ter tratado um réu como adversário é considerado a maior reserva moral do país? Um juiz que corrompe as leis ou, como confessou a lavajatista Monique Chequer no escurinho do Telegram, um juiz que “viola sempre o sistema acusatório e é tolerado por seus resultados”.

Se a grande mídia no Brasil fosse realmente séria, Sérgio Moro e a Lava Jato estariam hoje desmoralizados diante da opinião pública. As reportagens da Vaza Jato comprovaram, de maneira inequívoca, que a força-tarefa atuou sistematicamente à margem da lei em conluio com o juiz, com o objetivo de condenar políticos escolhidos a dedo e poupar outros. Mas, inacreditavelmente, isso não foi suficiente para manchar a imagem dos lavajatistas. A blindagem da grande mídia é tão poderosa, que fez com que mantivessem a aura de salvadores da pátria mesmo depois de a Vaza Jato tê-los deixados nus em praça pública.

Assine nossa newsletter
Conteúdo exclusivo. Direto na sua caixa de entrada.
Eu topo



Em parceria com o Intercept, a Agência Pública publicou uma reportagem em que revela diversas ilegalidades cometidas numa parceria secreta entre a força-tarefa e o FBI. Essa bomba não recebeu um segundo sequer de destaque no Jornal Nacional, o jornal de maior audiência do país. A notícia até que apareceu voando em alguns veículos, mas com pouco destaque, ficando escondida nos rodapés dos jornais e dos grandes portais. Não se viu também nenhum colunistão gastando tinta com ela.

Essa é a maneira típica com que as grandes empresas de mídia, principalmente a Rede Globo, sempre trataram a Lava Jato: mostrando as flores e minimizando os podres. Não haveria a mínima possibilidade de uma candidatura lavajatista nascer se esse jornalismo atuasse com a mesma determinação com que fiscalizou os governos petistas e o de Bolsonaro.

A forma como Sergio Moro se desligou do bolsonarismo lembrou os seus tempos de juiz, quando tomava ações fazendo cálculos políticos e usando a mídia a seu favor. Depois de passar quase um ano e meio passando pano para recebimento ilegal de dinheiro por parte de aliados, minimizando o laranjal do seu grupo político e usando cargo de ministro da Justiça para atuar como advogado do presidente e sua família, Moro resolveu sair do governo quando viu que o barco estava furado. Além de ter tolerado todos esses graves desvios éticos da sua turma, não se opôs às ameaças permanentes do bolsonarismo à democracia – pelo contrário, sempre as minimizou.

Enquanto a esquerda se agride, Moro está sendo apresentado pela imprensa como uma opção de centro-direita moderada.


Depois dessa passação de pano, resolveu se indignar com uma tentativa de Bolsonaro em interferir na Polícia Federal, como se já não tivesse aceitado coisa pior. O ex-juiz saiu do governo atirando na mesma politicagem que protegeu durante um ano e meio. E, claro, fez isso de forma midiática por meio daquela já tradicional tabelinha com a Globo: vazou prints de conversas com Bolsonaro para o Jornal Nacional exibir com exclusividade. Ali se deu o início para a corrida presidencial de 2022. Se levarmos em conta todo os aspectos levantados neste parágrafo, o mais correto seria dizer que Moro é um traidor do bolsonarismo, e não alguém que não se deixou corromper por ele. Moro sempre foi um soldado fiel do bolsonarismo. Só precisava de uma grande ação midiática para se desvencilhar dele e poder virar uma opção de oposição para 2022. Conseguiu.

Enquanto a esquerda se agride, Moro está sendo apresentado pela imprensa como uma opção de centro-direita moderada, como um homem de bem que acreditou no Bolsonaro como a maioria dos brasileiros, mas não se corrompeu quando entrou na política. Esse é um apelo que nenhum outro candidato tem. Moro tem potencial para pegar os votos de centro, que também são disputados pela esquerda e que costumam decidir uma eleição no Brasil.

A proteção da grande mídia é tão eficiente que Sergio Moro consegue se vender como alguém com perfil técnico, imune à politicagem barata. “Sempre me vi mais como um ministro de perfil técnico dentro do governo, assim como o ministro Paulo Guedes”, disse na entrevista para a GloboNews.

Moro atua politicamente desde os tribunais e praticou a má política quando virou político. Tecnicamente falando, ele foi um mau juiz e um mau ministro. Politicamente falando, fez sucesso nos dois cargos.

Além do apelo midiático,Somado a ele, temos outro fator que torna a sua candidatura ainda mais favorita: a desarticulação da esquerda, que caminha para iniciar o primeiro turno dividida entre duas ou três chapas, correndo risco de perder muitos votos de centro para Moro, que vai conseguir vender a imagem de técnico, de moderado, e continuará surfando o resto da onda anti-política do bolsonarismo.AtençãoSem a sua ajuda o Intercept não existe


Lula e o PT já deixaram claro que não abrirão mão da cabeça de chapa no primeiro turno. Ciro Gomes e o PDT também não. Todos admitem publicamente serem a favor da criação de uma frente ampla contra a extrema direita, mas, na prática, a rejeitam. Petistas defendem que o PT é muito grande e tem muito voto para ser vice de uma chapa. Já os pedetistas acreditam que o antipetismo, uma força política ainda bastante forte, impedirá qualquer candidatura capitaneada pelo PT. Ambos têm suas razões, mas os pedetistas têm o resultado da última eleição a seu favor: a hegemonia do PT não vence mais o antipetismo nas urnas.

Para piorar, essa dificuldade em construir uma unidade tem o fato dos dois grupos estarem regularmente se atacando de forma agressiva publicamente, seja entre as militâncias, seja entre seus líderes. É um rancor mútuo que impede uma ação pragmática, justamente em um momento em que o pragmatismo se faz mais necessário. O primeiro colocado nas pesquisas hoje é Jair Bolsonaro. O segundo é Sergio Moro.

Apesar de Moro declarar se identificar com a centro-direita, ele ainda é um legítimo representante de um projeto extremista de direita.


Diante da tragédia que estamos vivendo com um governo que cultiva valores fascistas e das dificuldades em derrubá-lo, não dá para dizer que seja cedo demais para se pensar em eleição. A extrema direita, seja ela representada por Bolsonaro ou Sergio Moro, não pode continuar no poder. A destruição do estado precisa ser interrompida e não há chance melhor de fazer isso senão com uma frente ampla que a derrote nas urnas. Uma frente ampla composta por todos aqueles que rejeitem fortemente monstros autoritários como Moro e Bolsonaro.

Mas não parece que é esse o caminho que vamos tomar. O PT acreditou que poderia vencer o antipetismo no segundo turno, quando tudo indicava que seria difícil. Esse antipetismo ainda não arrefeceu, mas parece que o partido manterá a estratégia. Hoje ninguém consegue imaginar a esquerda fora de um segundo turno, mas o risco existe.

Apesar de Moro declarar se identificar com a centro-direita, ele ainda é um legítimo representante de um projeto extremista de direita. Dentro do espectro político, o lavajatismo está à esquerda do bolsonarismo, mas ainda no campo da extrema direita. Moro está muito mais próximo do bolsonarismo do que dos tucanos, por exemplo. E se Bolsonaro terá a máquina pública a seu favor, Sergio Moro terá a Globo e boa parte da imprensa fazendo sua assessoria.

No futuro, os livros de história deverão ensinar que o lavajatismo foi uma corrente política que nasceu a partir de um grupo de procuradores e juízes que decidiu usar o sistema de justiça para atingir objetivos políticos. Como disse Gilmar Mendes, a “Lava Jato é pai e mãe do bolsonarismo”. O projeto de destruição da democracia não seria possível sem as ações da força-tarefa.

Com a benevolência da grande mídia e com o bate-cabeça interno no campo de esquerda, o lavajatismo estreiará na política partidária com grandes chances de conquistar o cargo mais importante da República. E não tem como isso ser bom para a democracia. Sergio Moro é um ex-juiz que sente orgulho por ter tratado o tribunal como ringue, e seus réus, como oponentes. Imagina do que será capaz na presidência da República.


ENTRE EM CONTATO:


João Filhojoao.filho@​theintercept.com@jornalismowando

CONTEÚDO RELACIONADO

Demissão de Moro marca o divórcio entre a Lava Jato e o bolsonarismo


Sergio Moro foi o ministro da Justiça que mais abriu inquéritos para proteger um presidente nos últimos 25 anos


Se Moro diminuiu a ponto de ser chutado por Bolsonaro, certamente foi também pela força do jornalismo que não se deixa seduzir por super-heróis


Bolsonaro 7 x 1 Moro: nem quando poderia ajudar o lavajatismo prestou pra alguma coisa


ARTIGOS RECENTES



Lava Jato aplicou os métodos de espionagem clandestina de Hoover, o poderoso chefão do FBI
João Filho — Aug. 2


Por décadas, John Edgar Hoover espionou ilegalmente adversários políticos nos EUA em nome do combate à corrupção.




Vakinha permite que anônimo use seu site para financiar falsas acusações de pedofilia
Leandro Demori — Aug. 1


Site foi avisado que mais de 500 pessoas estavam sendo prejudicadas. Nada fez.




VozesMilitares pedem mais dinheiro para defesa em novo plano que ameaça paz na América do Sul
Lucas Rezende — Jul. 31


Forças Armadas propõem política de defesa sem transparência, ameaçam vizinhos e afrontam a Constituição.

7 Comentários (fechadas)

Newsletter
Não perca o melhor de The Intercept

Sem comentários: