sábado, 4 de janeiro de 2025

PREPARAR O POVO PARA O ESTUPRO SOCIAL

 

PREPARAR O POVO PARA O ESTUPRO SOCIAL
Nos últimos tempos sucedem-se as notícias relacionadas com notícias dadas a conhecer sobre os prejuízos decorrentes das manifestações.
Todas as empresas só vêm a público reclamar de prejuízos.
Ora, antes das manifestações, qual ou quais das empresas que ora reclamam de prejuízos, que alguma vez ousou vir a público declarar os seus lucros, as margens destinadas ao Erário Público, as margens destinadas aos salários, regalias e as demais mordomias dos seus gestores e trabalhadores?
Quem disse a essas empresas que ao povo apenas interessa irem reportar prejuízos, onde nunca tiveram o ensejo de irem declarar qualquer lucro, ao longo de anos?
Que amor se tem com o povo quando só se vai ter com ele para se chorar entretanto, quando são períodos de contentamento, de bonança, de grandes lucros, tudo se passa ou é feito no segredo dos deuses?
As empresas públicas não ousam sequer declarar as tabelas salariais dos seus gestores e trabalhadores, apesar de muitas delas serem altamente deficitárias e viverem do dinheiro do Tesouro Nacional, aquele que é resultado da contribuição de todos os pobres entretanto, apesar da sua improdutividade, nunca abdicaram de pagar os salários e regalias cujo dinheiro nunca conseguira produzir.
Ora, seria sensato que, tal como os lucros, os salários, as regalias representam um grande segredo dessas empresas, chegada a vez dos prejuízos, igualmente deveriam agir na mesma linha, tratar tudo em segredo, no silêncio.
Ao povo só é dado o direito de participar dos choros dos prejuízos, sem nunca ter tomado parte na festa dos lucros.
Que amor se tem com o povo, quando so se vai ter com ele para o atormentar com problemas, onde nunca levaram solução? Será que o tal de povo só tem direito de tomar parte nos choros, nos sacrifícios ou é um método para preparar o povo para consentir mais estupros sociais?
Todas as reações:
Munguambe Nietzsche, Felix Vicente e a 165 outras pessoas
33 comentários
9 partilhas
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Fernando Boco
Isso aprenderam do governo, aliás, as empresas são igualmente deles. Assim estão a ensaiar aumentar o preço de combustível, daí tudo virá em cadeia.
E mais, as empresas privadas é que fazem mais lucros do as estatais.
2
Gilberto Correia
Meu caro. Os lucros das empresas privadas devem ser declaradas ao povo ou ao fisco?
Essas empresas nunca declararam o prejuízo decorrente da sua actividade normal ao povo.
Parece-me claro que a razão pela qual declaram tais danos ilicitos e injustos no seu património ( diferentes de meros prejuízos) é porque eles advém de manifestações populares e é o tal “ povo” que tem as possibilidades de perceber e ajudar a sustar as actividades danosas.
Estes danos patrimoniais sofridos são causados directa ou indiretamente por actividades criminosas de oportunistas que se arrogam actuar em nome do povo. Por isso, é sim muito importante quantificar os danos e publicar, pois os empresários serão os primeiros lesados, mas de seguida será o povo porque toda a actividade empresarial tem um fim social e por fim o Estado por via da economia nacional.
São danos com repercussão muito maior do que o espaço interno da empresa. São,em ultima linha danos à economia nacional, que reclamam atenção geral.
Estas publicações tem também um fim preventivo.
Tenho dificuldades em entender que alguém com a tua capacidade diga que não entende porque estes danos patrimoniais ilícitos ( aligeirados como meros prejuízos) são publicados.
Com todo respeito que te tenho e à tua opinião, que é muito, este post parece-me algo demagógico.
  • Gosto
  • Responder
  • Editado
16
Nweru Kulhande respondeu
 
3 respostas
1MMindset
E mas, as mesmas empresas privadas pagam taxas ou percentagem dos seu lucros com a polícia para proteção contra o Rapto.
Mas estes para eles nunca vem ao público falar sobre isso.
A causa é justa que até eles saíram beneficiados com isso
Damiao Cumbane
Meu caro Gilberto Correia, como bem o diz, " estes danos patrimoniais sofridos são causados directa ou indirectamente por actividades criminosas de oportunistas..."
Pelos prejuízos declarados, sem eles, creio que o país seria auto-suficiente.
Creio que tenha estado atento aos prejuízos declarados, em certo momento, pelas Alfandegas, na Fronteira de Ressano Garcia ou seja, se o país produz tanto dinheiro naquelas proporções declaradas, quando é a vez de prejuízos, o que dita para que o país passe o tempo de mãos estendidas, o que justifica que cada vez mais alunos estudem sentadas no chão, o que dita para que o Estado seja devedor de professores durante anos consecutivos, o que dita para que o Estado não consiga pagar o que deve àqueles que lhe prestam serviços, entre outros exemplos.
Por fim, alertar que dei exemplo das Empresas Públicas e não necessariamente das empresas privadas.
  • Gosto
  • Responder
  • Editado
18
Fernando Augusto Januario respondeu
 
4 respostas
Jose Cossa
Não entendi o seu problema com o choro dos empresários depois do que aconteceu. Faço minhas as palavras do ilustre Gilberto Correia neste particular
Dionisio Da Silva respondeu
 
1 resposta
Paulo Bento
Investiguem quem financiou tais criminosos. Terão surpresas.
Damiao Cumbane respondeu
 
1 resposta
Agostinho Miguel
Humanamente falando, gostei da abordagem. Uma grande reflexão. Se tivéssemos académicos como Damiao Cumbane, o país não estaria assim. Eu sou apartidário, mas acho que, o melhor emprego está em fazer política. E, depois, política para saciar os seus bolsos.
2
Orlando Zefanias Vilanculos
Isso acontece por uma simples razão, é porque a maior parte dessas empresas pertencem membros do partido no poder,se a empresa não é da pertença deles direto ou indiretamente paga somas de dinheiro pra sobrevivência do partido daí que os trabalhadores quando são injustiçado sempre ouvimos aquelas palavras de vai queixar onde quiseres, é patrão a dizer isso, porque sabe que tem proteção
Joseph James Khosa
Damiao meu Iluminado causidico há Rumores sobre apoio extraordinário de todos os viram os seus empreendimentos submerso, no caocho vândalo, um suporte de USD 30.000,00 DÓLARES EQUIVALENTES A 1.800.000,00MT, VOCÊ É CÉREBRO ACHAS QUE ISSO COMPENSA? CASO A CASO VEJAMOS HÁ TANTOS QUE LEVARAM TANTO TEMPO PARA MONTAR O NEGÓCIO, ACHO QUE A EQUAÇÃO NÃO BATE PARA MUITOS, COMO FOI FEITO O CÁLCULO, PORQUE PARA ESSE TIPO DE SITUAÇÕES, PROMOTORES ILUSTRATIVAS DOS NEGÓCIOS, SÃO REFERÊNCIAS HISTÓRICAS IGUAL A UM LÍDER, DEVE AVALIAR O IMPACTO DE CADA ACÇÃO, VIABILIZAR ANTES DE TOMARES QUALQUER DECISÃO, HAJA EQUILÍBRIO ESPIRITUAL, CONFIANÇA, SEGURANÇA, CONFIANÇA EMOCIONAL ACIMA DE TUDO, OS GRANDES ESTRATEGAS ASSUME A LIDERANÇA COM EQUILÍBRIO TRANQUILO, NÃO SEI TALVEZ O GRANDE ARQUITECTO DOURADO DAMIÃO CUMBANE AQUI ESTÁ CONFIANTE NESSE RELAXANTE 🫂 ANUNCIO DO VENÂNCIO, CASO A CASO, NÃO FALAMOS DE REPOSIÇÃO DE UMA BARRACA DO MUSEU, JANNET , DO PULMÃO DE MALHANGALENE, SAO SUPERMERCADOS E ARMAZÉNS DE RAÍZES, CONSTRUÍDOS ESTA EMOÇÃO É DEMAIS DAMIÃO, SENTI ASSIM QUE ESTAMOS PERANTE SUPOSIÇÕES DRAMÁTICOS, SORROW APOLOGIAZES MEN SHOW ON YOUR IDEIA DOCTOR, I CAN BELIEVER CHANGE FOR WHATELY AND DICLERING DECRETING ANYMOR FOR INSURENCE ABOUT THIS CASE FILE OFF TOTAL CONFIDENT AND POOR LICK YOU MOVING TODAY VIERES PLANEAR DOWN ON THE BALANCE JUST WAITING THINK ABOUT DOCTOR CUMBANE
Eline Santiago
Socialismo da pobreza para o povo, capitalismo e o lucro para os bolsos deles
Jose Mangue
Esta se a preparar um mega saque ao erario publico. O mesmo governo que nem se quer tem A4 e giz vai milagrosamente conseguir milhoes de MZN para distribuir pelos "empresarios". Que criterio se ira usar para avaliar os prejuizos? Se ate antes de nenhuma avaliacao tecnica a PGR e CTA ja se haviam adiantado com supostos prejuizos! Muito triste oque acontece no meu paìs!
3
Generall Mageta Magnitude
A minha questão é que empresa de grande vulto não se presa a ter um seguro em um país sem segurança pública e social de qualidade? Há gestores e gestores.....
Carlos Justino
Nunca choram das mortes!
2
Estevao Valoi Jr.
E ainda existem empresas a facturar demais indevidamente nesta crise, sócio-politica, como é o caso da Grindrod/Maputo Car, empresa responsável pelo armazenamento das viaturas no porto de Maputo, tem cobrado demoras constituidas na semana em que tudo esteve fechado (inclusive eles), contra varios apelos por parte dos importadores e os dias não param de contar.
2
Estevao Valoi Jr. respondeu
 
1 resposta
Armandinho Alberto
SUSPEITA: INSS PODE ESTAR A ESCONDER ALGO GRAVE
O enredo entre a TV Sucesso e o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) continua. A Instituição, através do seu Conselho de Administração continua resistente e a não querer revelar quanto é que os dois chefes máximos do Instituto ganham, mensalmente.
Depois de o jornalista Romeu Carlos ter submetido um pedido de informação, sobre o qual passam mais de quatro meses sem resposta, agora uma curiosa posição vem consolidar as suspeitas sobre o assunto. É que a Sucesso queixou ao Provedor de Justiça enquanto entidade que garante a intermediação neste tipo de casos, mas o Provedor diz que não pode fazer nada e que a Sucesso deve insistir em falar com o INSS. Curioso ainda mais, é que a TV Sucesso já falou com a extrutura máxima da instituição, ainda assim, o Provedor parece escusar-se de dar contributo no processo.
De referir que depois desta negação à resposta sobre o pedido de informação submetido pela Tv Sucesso, ao INSS, um conjunto de questionamentos foram feitos em relação às motivações que estariam por detrás ao pedido. A Sucesso, enquanto órgão de comunicação social, esclarece que pode fazer qualquer pedido de informação, desde que não atropele os princípios basilares proibidos pela Lei que versa sobre o acesso à Informação.
Aliás, o reboliço que o INSS atravessa por simples pedido de informação sobre o salário do PCA e o seu director-geral, revela o quão o direito no acesso à informação continua um desafio imenso, nas instituições públicas e o preceito sobre a transparência é temido.
A TV Sucesso vai continuar a seguir este caso, até que o esclarecimento seja feito. Para já, resta uma submissão da reclamação, chamada impugnação graciosa, à Ministra do Trabalho, Margarida Talapa e, caso o pedido seja ignorado, como foi pelo INSS e o provedor de Justiça, seguirá ao Tribunal Administrativo.
8
Carlitos Macoto
Excelente análise.
Miguel Mussane
Admiro o douta Reflexão Dr. Damião.
Pesa embora estamos atirar gota de agua num oceano, quando descobrimos que falhamos, recuamos e cartamos oceano de novo com garfo.
Não me parece que estamos diante de algo de que alguem reflita no minimo
2
Abel Vilanculos 
Seguir
Você pah!
Vive no marte, sério.
Felisberto José Utui
Eu rendo. Há doutos que tresandam de pessimismo que seu tino é buscar o mal nos outros. Mas, Santo Deus, eu já me fartei de ver relatórios anuais de contas de empresas multinacionais como Coca-cola; CDM; MOZAL e muitas outras (só para citar)... só não sou saloio para crer que nesses relatórios não constem as rubricas de impostos... para além de que, na moral da história, isso não dá razão a que aconteça o LINCHAMENTO dessas empresas sendo vandalizadas sob pretexto de protestar verdade ou mentira eleitoral nem injustiça social pois, para o do bom senso, em provendo emprego, essas empresas são parte da solução e não do problema. Caso para questionar: A QUEM INTERESSAM CERTOS COMENTÁRIOS DE DESACREDITAÇÃO? NÃO SERÁ ISSO ENCITAMENTO À VIOLENCIA PARA OS INCAUTOS e ESFERVECENTES terceiromileniozinos? (Digo dos nascidos nos anos 2000)
  • Gosto
  • Responder
  • Editado
Dino Primeiro
O povo já despertou do sono
Paul Zacaria
Papa produto é nota zero do que as vida das pessaos q perdemos filho do cù

Sem comentários: