O INÍCIO DESAFIANTE DO ANO 2025
Até Dezembro, teremos muitos desafios pela frente. O rescaldo dos resultados eleitorais vai marcar e condicionar sobremaneira o ano de 2025 e não só pois, o sarar das feridas dependerá da forma como o timoneiro que pegar o leme da nação no dia 15 de Janeiro, irá lidar com os principais dossiers da actualidade e dos seus protagonistas mas, aqui vai o meu aviso:
Ossufo Momade e Lutero Simango não devem ser tidos como sujeitos aos quais se deverá direccionar muitas atenções pelo governo que vem.
Ossufo Momade por estar na fase de decadência e desnorte e Lutero Simango por nunca ter sido capaz de sair do nível de um político mediano.
Se o timoneiro que vai ser investido no dia 15 de Janeiro primar pela política de diversão do seu antecessor, mais demorado será o processo de voltar a colocar o país nos carris.
O próximo timoneiro da Ponta Vermelha terá de se desfazer dos ressentimentos de algumas das pessoas que o redeaiam ou que lhe vão rodeiar e dirigir-se, directamente para o alvo, que é o Venâncio Mondlane, com quem deve ir à busca de soluções de estabilização do país e de interesse do povo moçambicano, numa jornada na qual ele não deverá perder de vista que Venâncio Mondlane arrasta milhões de moçambicanos, particularmente a juventude que, se Daniel Chapo não tiver a arte necessária para lidar com ela, te-la-á como o seu principal adversário.
Se o próximo inquilino da Ponta Vermelha falhar nisto, aposto que poderá vir a ser um Presidente da República pior do que o que está de saída.
É que a jornada que está à espera de Daniel Chapo não bastarão apenas as suas boas intenções. Daniel Chapo vai a investidura com uma legitimidade, desnecessariamente transformada em duvidosa, devido ao papel pernicioso desempenhado pelos órgãos eleitorais, a todos os níveis, com o epicentro no Conselho Constituconal.
Não é segredo que o Governo que vai cessar funções na próxima semana, é considerado o pior que a República já teve, desde a independência do país, verdade ou não, o que é facto é que o inquilino que está de saída da Ponta Vermelha, recebeu um país em franco desenvolvimento, à excepção das Dívidas Ocultas, cujo impacto foi agravado pelo próprio governo que tomou posse em 2015.
O inquilino que entra na Ponta Vermelha, no dia 15, tem a particularidade de ter de receber um país completamente esfrangalhado, irreconhecível e de rastos, com um povo totalmente diferente do povo de 2015 que, decerto lhe vai dar muitas dores de cabeça.
Diferente do inquilino da Ponta Vermelha investido em 2015, o de 2025 não vai ter qualquer período de graça, o seu governo começará a ser cobrado resultados no próprio dia 15 de Janeiro, a começar pelo elenco que ele vai formar para dirigir os diferentes ministérios e instituições que, no último governo estiveram entregues maioritariamente aos amigos e conterrâneos do timoneiro da Ponta Vermelha.
Se o timoneiro a tomar posse no dia 15 não tiver a coragem de se desfazer ou mandar desarmar ou mandar calar os Lambe-botas, aposto que tudo estará acabado, no começo.
Os lambe-botas irritam o povo, irritam o comum dos cidadãos, mesmo dentro do partido, incomodam muita gente, esta estirpe nojenta afasta o dirigente do povo, afasta o dirigente dos reais problemas do povo, o dirigente convence-se ou é convencido a pensar que tudo está bem, que tudo está às mil maravilhas e, quando o dirigente desperta, já nem sabe onde está, nem consegue visualizar o caminho pelo qual foi metido, até chegar onde está.
O próximo timoneiro da Ponta Vermelha não deverá ter receios de chamar para o seu elenco algumas pessoas cuja função, em parte, será a de lhe "irritar" ou desagradar-lhe, dizendo-lhe as verdades porque só assim poderá dirigir o país de uma forma ponderada e equilibrada.
Duma coisa não tenho duvidas: Daniel Chapo tem desafios fora do comum, a começar de dentro do partido que é dele, onde, além das fanfarras eleitorais, não reuniu consenso, desde a sua própria indicação como candidato presidencial, dentro do seu próprio partido, no qual, há muitas feridas a sangrar no segredo e no silêncio.
Uma das formas de Daniel Chapo começar a resolver os problemas internos, será convocar a Reunião de Quadros, que o actual timoneiro fez questão de evitar durante 10 anos, para exorcizar o partido e os seus quadros "mais influentes", depois convocar uma reunião extraordinária do Comité Central, para exorcizar este órgão que, igualmente se mostra muito infestado de insectos, piolhos e ratos.
Depois será a vez do Congresso extraordinário para purificar a Comissão Política do partido, de modo a, primeiro lograr a estabilização interna do próprio partido pois os eventos políticos dos últimos 3 meses, ligados às eleições, têm muitas mãos, de muita gente de dentro do próprio partido de Daniel Chapo.
Há muita gente lá dentro que apenas usa a máscara "Venâncio Mondlane " para lograr os seus próprios propósitos, para também repudiar a forma como o partido passou a comportar-se, desde as ditaduras instituídas nos Comités Distritais, Comités Provinciais, até se chegar "à nação ",no centro de tudo.
Do meu cantinho, como sempre, agradando e desagradando aqui e acolá, dando palmadinhas numas e não em todas as coisas, procurarei estar atento aos principais assuntos que apoquentam o povo, cientes de que, no país que é meu, há pouca gente com pré-disposição para dizer as verdades.
Muita gente só fala na medida do conveniente, evitando sair do muro, à espera de um chamamento para um cargo e tacho aqui e acolá.
Todas as reações:
162Thapelo Alberto Paulo, Constantino Pedro Marrengula e a 160 outras pessoas51 comentários
3 partilhas
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Mais relevantes
Anselmo Acacio
Fico triste só pela forma como se vangloria Venâncio, força-se pensamento de que sem ele o país não será país. Temos de eliminar isso e considerar todos moçambicanos em pé de igualdade. Que é ele actor relevante, é, mas não é o senhor tudo.
- Gosto
- Responder
- Editado
7
Nelson Timbe respondeu
·
21 respostas
Benedito Macaua
Sempre assertivo e acertivo, oh ilustre Damiao Cumbane . Boas entradas/2025.
- Gosto
- Responder
Ermelindo Miguel
Sem dúvidas,o desafio é muito grande.mormente não devemos desistir da democracia.
- Gosto
- Responder
Harildo Tivass Tivass
Sempre atento Damiao Cumbane , realmente o timoneiro precisará de se libertar e ser muito pragmático. Só não sei se chapo vai conseguir se distanciar da raposa velha que tem o ladeado como conselheiro. Honestamente falando, tenho pavor do chissano
- Gosto
- Responder
Nelson Manjate respondeu
·
1 resposta
- Gosto
- Responder
3
Dercio Arlindo Manhica respondeu
·
1 resposta
Tomas Pinti Langa
Concordo, mas para expurgar algumas pessoas da Comissão Política não precisa de um congresso extraordinário, salvo melhor, melhor prova o Comitê Central tem competências para eleger membros da Comissão política.
- Gosto
- Responder
Jose Gabriel da Graça
Os políticos de bariga, devem perder espaço
- Gosto
- Responder
Sahandzane Macie
Eles podem se reorganizar melhor na oposição e voltar com nova roupagem. PAICV, MLSTP e tantos outros estão na oposição.
- Gosto
- Responder
Humberto Chongo
A leitura é boa, mas acredito que não podemos descartar o futuro incerto, isto é, não sabemos como irão terminar as manifestações que parecem-me ainda estar no seu início. Subestimar a sua existência seria um perigoso a meu ver. Eu prefiro esperar pelo futuro sem descartar que nada está ainda terminado.
Enfim, uma leitura a não ser descartada, sob pena de nos surpreendermos.
- Gosto
- Responder
Miguel Dinis Fernandes
Tudo cristalino. Continue a pensar na nação.
- Gosto
- Responder
Constantino Diogo Ubisse
Uma ideia para o bem do país:
1. Reforma legal e retirar os poderes ao PR;
2. Entregar ao VM a pasta do Primeiro Ministro/chefe do governo;
3. Dar alguns cargos ministeriais aos outros candidatos com assento;
Resumo: GUN.
Assim a Frelimo deixa de concentrar tudo para si, a AR deixa de servir os onteresses partidários e volta se para o povo, o judicial fica totalmente independente, envolvimento de outros saberes na criação das instituições do Estado.
Se a Frelimo quer um Moçambique novo terá que ceder nesta vertente
- Gosto
- Responder
Rosario Bauque Bauque
Tem de desfazer-se de todos os que rodeiaram o PR em saída, os quais são responsáveis pela desgraça do povo e do país.
Tem desafios grandes à todos os níveis mas, não se deve rodeiar por esta equipa toda. Foi nociva ao povo por pelo menos 5 anos!
- Gosto
- Responder
Bubu Taceka
Damiao Cumbane boa reflexão. Lembre-se que ele não mandará nada nos próximos meses. Os membros do CP e o Comité Central são eleitos e estão a meio do mandato. Nas próximas eleições internas, a tradição Renovação na continuidade 40%-60% se encarregará de manter resquícios da era Nyusi por mais tempo. As propostas de nomes para membros do novo Governo serão vetadas (ou impostas) pela actual Comissão Política.... Até Chapo ter martelo de facto na mão, terá passado tempo suficiente para ele se contaminar com os vícios do poder na Frelimo, que privilegiam interesses de grupo em detrimento do interesse público. A Frelimo foi desenhada para não aparecer nenhum Onemanshow, salvador da pátria. Terá que ser forte.
- Gosto
- Responder
- Editado
2
Samuel Alberto Betinho Macamo respondeu
·
1 resposta
Samuel Alberto Betinho Macamo
Os últimos dois parágrafos me agradaram demais ilustre. Não que os seus antecedentes não carregava Boa mensagem, está lá patente, só sei que na conjugação do último parágrafo com aquele parágrafo que o senhor mostra como o novo inquilino pode começar, com tantos piolhos e ratos a mistura, que juntos tem bebido a água já dez 10 anos, mostra que é necessário a mão de divina no novo inquilino, são tantos ratos, e até elefantes de ratos existem la, as ordens superiores vs doutrina militar plantada deste os comités de zona e até na diáspora, da medo. Enfim estamos aqui, com a nossa vida de cada dia.
- Gosto
- Responder
Andre Jorge Chifeche
Estou de acordo dr Damiao Cumbane
- Gosto
- Responder
Abel Vilanculos ·
Seguir
Afinal já não vai tomar o vosso Presidente Venâncio Mondlane?!
Deixa o Chapo connosco que apostamos nele.
- Gosto
- Responder
2
Abel Vilanculos respondeu
·
8 respostas
Kota Beirão
Tudo bem dito com toda a mestria e sabedoria. Os meus parabéns Doutor. Quem tem ouvidos, oiça oque lhe foi recomendado. Caso contrário, as consequências não tardarão em emergir.
- Gosto
- Responder
Abel Vilanculos respondeu
·
1 resposta
8 h
há 8 horas
Sem comentários:
Enviar um comentário