quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Desde os tempos em que o Digníssimo e malogrado Presidente Afonso Dhlakama era ainda vivo, fui o denunciante duma ‘junta auto-proclamada burocrática e renovadora da RENAMO’ .

Vlitos, 23 11 2019
IVONE SOARES DESMENTE ENVOLVIMENTO COM A AUTO-PROCLAMADA ‘junta militar da RENAMO’
A chefe da bancada parlamentar da Renamo, Ivone Soares, nega qualquer envolvimento no financiamento de homens armados da autoproclamada Junta Militar, de Mariano Nhongo, que reivindicou ataques no centro de Moçambique.
“Sempre que me envolvi em assuntos militares foi única e exclusivamente para procurar a paz para Moçambique” diz Ivone Soares. “Porquê hoje iria querer guerra para Moçambique se não quis e nem me envolvi em nenhuma acção bélica?”
***
VLITOS, COMENTA – Desde os tempos em que o Digníssimo e malogrado Presidente Afonso Dhlakama era ainda vivo, fui o denunciante duma ‘junta auto-proclamada burocrática e renovadora da RENAMO’ .
Nunca soube ao concreto o que eles desejavam ‘renovar’ – se calhar era para aditarem aos estatutos da RENAMO-REAL, alíneas que concretizassem a sigla de RENAMO ( como FRELIMO “C”), uma vez que a MDM já ocupava a posição de frelimo “b”.
*****************************************************************************
A reacção de Soares surge após dois supostos elementos da Junta Militar, apresentados pela polícia, terem dito à imprensa, na quinta-feira, 21, que o grupo é apoiado por deputados daquele partido da oposição.
“O apoio que tínhamos para recrutar jovens para levar ao mato vinha de Manuel Bissopo, Elias Dhlakama, Sandula, Muchanga, Ivone Soares (…) que queriam proteger e dar-nos o salário”, disse Carlos Leão, um dos detidos apresentados em Quelimane, capital da Zambézia.
***
VLITOS, COMENTA – Esta lista não me é desconhecida, uma vez que oportunamente denunciei estes mesmos nomes, na altura liderados pelo Secretário-Geral Zeca Manuel Bishopo e, fui por isso enxovalhado nesta plataforma da fb e, eu na minha humildade de RESISTENTE suportei tudo e todos, agora está a ficar tudo à vista.
Esse (Bishopo) nunca me enganou, principalmente quando andava aos beijos e abraços, com Antonio Pedro Chichone, o seu nomeado delegado da RENAMO para Portugal.
Elemento que desconhecia a ética e modo de estar dum Delegado e, actuava na angariação de empresários Portugueses de fraca índole e, a sua acção política de categoria singia-se em encomendar alguns quilitos de pregos, umas dúziazinhas de tijolos de 11”, algumas centenas de chapas de zinco do tipo luzalite e, espedinchamento de umas pouquíssissimas moedas, para serem transferidas para o seu chefe supremo denominado Secretário-Geral Manu€l $eca Bishopo.
Já contei aqui o episódio de um dia ter recebido uma chamada de Moçambique da sede da RENAMO e, era a voz de Moçambique do Secretário Geral da RENAMO (futura renovada na baía), a ditar-me o nº duma conta bancária.
E o que estragou a jogada foi eu, ter-lhe indagado “Óh! Sr D. masecretário dos gerais Zeca Bishopobhai, pode-me confirmar o titular da conta bancária???
-XXXXiiiii, foi o levantar do véu da desconfiança e, da raiva dum raio e, a partir daí até data hoje, nunca jamais e never never atendeu de novo a minha chamada, nem me dirigiu a palavra (de honra dele).
Agora vejam porque ele foi exonerado com todo o fogo na baía etc e tal, por quem?
Por Sua Excelência e DIGNÍSSIMO PRESIDENTE do partido RENAMO-REAL ISSUFO MOMADE, porque é um observador nato e todos vocês críticos dele:
- Esquecem-se que o Presidente Ossufo Momade era um espião (olheiro na gíria futebolística) e, estava como um enviado especial de Afonso Dhlakama, era portanto:
O “cavalo de tróia” de Afonso Dhlakama infiltrado no seio da corrupta e inoperante sede da RENAMO-(tipo junta auto-denominada-renovada etc e tal).
*****************************************************************************
Outros detido, António Bissopo, primo do antigo Secretário-Geral da Renamo, disse que soube de Leão que “o apoio vem de deputados”.
Os dois fazem parte de um grupo de seis indivíduos, que a polícia moçambicana apresentou como recrutadores da Junta Militar, de Nhongo.
Nhongo quer falar com Nyusi.
***
VLITOS, COMENTA – Sempre o ponta de lança da renovação da RENAMO, sr masecretario Bishopobhai, na vanguarda da controvérsia.
Este homem é incansável, “tarabalhou” para:
• Renovar não sei o quê da RENAMO;
• Recebeu ou não o mercedes ‘novinho em folha’ da frelimo?
• Mas e aquele ataque que sofreu na Beira, devia ser a paga pelos esquadrões da morte, por alguma desobediência ou atrazo do processo da renovação da RENAMO que os súbditos de Caifudine Manasse estavam a reclamar!!!
*****************************************************************************
Além de negar o seu envolvimento com a Junta Militar, Ivone Soares disse que tentou aproximar Mariano Nhongo e Ossufo Momade, mas sem sucesso.
“A pedido do líder do meu partido, o General Ossufo Momade fiz contactos com o General Nhongo para ver se havia entendimento, mas ele disse categoricamente que não quer negociação com o partido Renamo, com Ossufo Momade,” disse Soares.
Nhongo, lembra a deputada, disse “que quer fazer contacto directo com o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi”.
No início da sua insurgência, Nhongo disse que não reconhecia a autoridade de Ossufo Momade, que substituiu Afonso Dhlakama.
Os ataques a alvos civis e militares na região centro do país, intensificaram após as eleições de 15 de Outubro.
Recentemente, Filipe Nyusi ordenou as Forças de Defesa e Segurança para a perseguição e captura dos autores, prometendo responsabiliza-los criminalmente, incluindo os seus mandantes, mesmo que estejam na cidade.
***
VLITOS, COMENTA – Ivone Soares era a mulher das 6 tarefas que ostentava, eram como se fossem seis medalhas consideradas como tidas ganhas nalguma olimpíada, era assim que se auto-exibia na RENAMO.
E agora? O Digníssimo Presidente pô-la no devido lugar, porque andou a espreitar todos os movimentos das suas passadas, com os passos de moda e penteados diversificados que exibia, (ninguém está contra isso – faz parte da beleza feminina Global), assim os corredores do Parlamento eram transformados em passerelle de cena exibicional estilística, menos de política em prol dos ora 30 milhões de Moçambicanos..
E em outros locais ela extracapalhou mais coisas e, agora o Sr Presidente como dirigente máximo, acabou com a brincadeira e falou bem alto, como um Leão da Serra Gorongosa “O Berço da Democracia Nacional”:
- Alto e para o baile!!!
O Povo Moçambicano pergunta: «Porque carga de água e interesse do patamar de que tamanho é que, uma Chefe de Bancada do maior partido da oposição da nossa República, anda no recreio do quintal do Parlamento e, junta-se aos revoltados e comprados da frelimo, do Elias Dhlhakama, do Sandula, do Muchanga e da própria Ivone Mário Soares da Costa?
Não tinha ela e outros que participarem nos comícios da RENAMO nas pré eleitorais? Afinal o que estavam a fazer na RENAMO-REAL ? Não sentem orgulho de pertencer ao “MOVIMENTO DE RESISTÊNCIA NACIONAL-REAL” (fundado a 01 de Março de 1977, como um Digníssimo instrumento e primeira e última esperança para a concretização das ânsias dos 30 milhões?
Mas estavam como infiltrados e ditos renovadores (de não sei quê?), em vez de andarem no calor tórrido Moçambicano a tomarem o banho de multidão, que é a imagem de marca da RENAMO-REAL?
Afinal de contas eles estão do lado do Povo ou do resto dos corruptos? (ou seja frelimo)? A verdade está a vir ao de cima.
AGORA TODOS OS MOÇAMBICANOS JÁ SE INTEIRARAM DE QUE, O NOSSO PRESIDENTE OSSUFOMOMADE:
• Só fala quando entender que pode, deve e tem de conversar e com segurança?
• Solicitamos que o Presidente seja respeitado por favor, dado que derrotou copiosa e convincentemente nas eleições do VI Congresso da RENAMO-REAL O BISHOPOBHAI E O ELIAS DHLAKAMA, com toda a categoria.
• Arrecadando o ceptro máximo da RENAMO-REAL e afora, pode-se considerar isso como uma vitória dupla;
• Dado que com esta revelação acaba de inflingir uma humilhante derrota ao BISHOPOBHAI, ELIAS DHLAKAMA E Ciª, LIMITADA.
Agora o Povo clama pela justiça, que deve ser célere e trabalhar para condenar e, responsabilizar estas pessoas pelas mortes de inocentes, perca de material (camiões queimados ) e, esbanjamento de mercadorias desnecessáramente.
Isto só comprova a maioridade e forte personalidade da RENAMO-REAL, Presidida pelo Digníssimo General OSSUFO MOMADE.
Viva Moçambique, Viva a RENAMO-REAL, Viva o Presidente Ossufo Momade e Vivam, Vivam e Vivam os 30 milhões de Cidadãos Moçambicanos.
Que haja fogo na baía etc e tal!!!
VOA – 22.11.2019 ( com a devida vénia e, grato na baía)
Yorumlar
  • Quingue Macuacua Então isto é cordenação da frelimo e Ossufo Momade! Hum ok.
    1
  • Vlitos Renamo Vlitos Renamo KANIMAMBO COMPATRIOTA! MAIS DIGO..."A HUMILDADE É A BOMBA ATÓMICA ÚNICA ARMA CAPAZ DE ARRANCAR DE RAÍZ COMO SE FAZ À ERVA DANINHA À TERRÍFICA E CANCEROSA «CORRUPÇÃO», UM ALICERCE FUNDAMENTAL DE TODOS OS 3 FLAGELOS DA HUMANDADE, PREVISTOS E SENTIDOS NESTE SÉCULO XXI - A ERA DA GLOBALIDADE - 1) REPÚBLICA POPU- LAR E CORRUPTIVA DA CHINA; 2) TERRORISMO INTERNACIONAL (E INDEVIDAMENTE ISLAMIZADO); 3) AS ASSIMETRIAS CLIMÁTICAS - PELO QUE HAJA GOFO, DIGO FOGO NA BAÍA ETC E TAL..VIVA PRESIDENTE OSUFO MOMADE JÁ A DOMINAR NA BAÍA ETC E TAL.
    1
    • Quingue Macuacua Vamos ver onde vai chegar essa renamo.
      1
    • Vlitos Renamo Quingue Macuacua AMIGO QUINGUE, NÃO SE PREOCUPE COM A RENAMO, QUE É UM PARTIDO LIBERAL DEMOCRÁTI- CO, IMPLANTADO NO SEIO DOS 30 MILHÕES ISTO É, NA BASE E CORAÇÃO DO POVO MOÇAMBICANO, AGORA AS COISAS ESTÃO A FICAR ESCLARECIDAS, DE QUEM É QUE ESTÁ A ASSASSINAR E DISPARAR TIROS E, QUEM É O RES- PECTIVO MANDATÁRIO TÉCNICO E FINANCEIRO, POR ISSO O PRESIDENTE OSSUSO MOMADE, ESTÁ CALMO E NÃO TEM NADA PARA FALAR, UMA VEZ QUE FORAM APANHA- DOS OS ELEMENTOS QUE ESTÃO A CONSPURCAR O CO- RREDOR DA BEIRA E REVELARAM COM CATEGORIA OS NOMES DOS NOVOS DISSIDENTES QUE SE AUTO-TRANSFO- RMARAM EM AQUILO QUE TODOS SABEMOS. VAMOS MAS É APRENDER A RESPEITAR ALGUÉM QUE FOI ELEITO COM VOTOS E DEMOCRÁTICAMENTE, NOUTROS PARTIDOS TRA- BALHAM COM STAFF FIXO PELA EXPERIÊNCIA DE CORRUP- ÇÃO QUE LHES GARANTE LADROAGEM E OCULTISMO GO- VERNATIVO E NO MDM É A FAMILIA EM PESO NO STAFF DO PARTIDO, A "RENAMO-REAL" E´POIS UM PARTIDO DEMOC- RÁTICO-LIBERAL E EM CONSTANTE MUTAÇÃO E ROTAÇÃO, AQUI NÃO HÁ LUGARES CATIVOS E DE GERAÇÃO FAMILIAR QUE O DIGA ELIAS DHLAKAMA, QUE NINGUÉM AFASTOU MAS FOI POSTO DE LADO PELOS VOTOS DO POVO.PELO QUE ACREDITO QUE MUITA GENTE JÁ ESTEJA A FICAR A ENTENDER QUAL O TOM DA VERDADE NUA E CRUA, COM FOGO NA BAÍA ETC E TAL!!!
      2
    • Rail Dique FOGO NA BAIA
    • Nkondya Ariel Mais cabroes devem pagar na justiça
    • Americo Inacio Cossa Mas a onda vermelha e' forte
    Yanıt yaz...

  • Domingos Servando Bulawaio Só pode ser ela por k ela não fez campanha entete só hiassn e fez AJ da a Tomás
  • Horacio Mobana Vlitos Renamo, o Resistente número 1. FOGO NA BAIA!
    1
  • Vitorino Armindo Codicodi Kkkkk,para ver paz difinitiva em Moçambique, à poera como disse o meu és pr Guebuza,O senhor presidente, já disse em Gorrongosa k,si o mandante está na cidade, vamos levar para mostrar o povo,então está experar mais oke,até falar nos rádios,nos jornais, nos televisões, não é k tem provas?Si não mostra o povo,é porque a poeras《mentiras,》{não brinque com povo}
    1
  • Carlos Luis Caetano Caetano Esses nomes k foram mencionados com akeles cidadaos na zambezia, sobre o envolvimento de alguns deputados da RENAMO a provocarem guerra na zona centro pode ser verdade,pork nao nao existe fumo sem fogo.Quantos deputados da RENAMO existem na AR e outros nao foram mencionados? Os deputados gozam de imunidade mais por favor favor esses dever parar na barra da justiça.
  • Americo Inacio Cossa Vlutos volte para casa o pais chama por ti cassi i xini unga wonha mungano wamina
    Nenhum Matsanga irà nos governar.
    O nosso hino nacuonal tem versao que diz nenhum tirano nos vai escravisar .

    Os colonos que fundaram Renamo todos jà desapareceram neste planeta os que ficaram estao jà na fase de agonia o mesmo que se oassa nos fundadores da frente da libertaçao do pais.
    Ficamos nos continuadores da onda vermelha.
    Vamos varer os canganhissas que por ordem da onda azul inflitrou makta chang .ja ouviste que portas das cadeias estao lubrificadas?
    1
    • Vlitos Renamo KANIMAMBO MAKUERO VALE A PENA TER 91 ANOS E OUVIR ESTAS FRASES LINDAS, BEM HAJA E FOGO NA BAÍA ETC E TAL, ESTAMOS JUNTOS E VAMOS LUTAR ATÉ AO FIM DO MUNDO, HAVEMOS DE VENCER NA CERTEZA DA VITÓRIA

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma Carta aberta à Sua Excelência Presidente da Renamo Ossufo Momade

Recurso ao Conselho da Segurança das Nações Unidas pode ser solução.

Pedido para a Renamo fazer uma queixa no Concelho da Segurança das Nações Unidas contra eleições falsas e criminosas em Moçambique que vem provocar anulação absoluta da Democracia que esteve na sua infância. Não houve eleições, sofremos agressões generalizadas de polícias e militares em quase todas as mesas de votos, em todo o País, como de uma guerra se tratasse e inclusive houve mortes motivadas pela Frelimo durante a campanha.
Apreciamos com agrado a vossa deslocação para Holanda onde apresentou ao Instituto Holandês para a Democracia pedido de apoio para impedir a implantação de governo monopartidário em Moçambique. Apreciamos também igualmente com agrado as palavras do Senhor presidente do Município de Quelimane, quando disse numa manifestação por ocasião dos seus oito anos de governação. Disse o seguinte: Temos que destituir esse regime usando todos os meios à nossa disposição. Porém a Holanda não é membro do Concelho de Segurança das Nações Unidas. Pelo que não pode elaborar um texto a submeter ao Concelho da Segurança das NU. Ainda o posicionamento corajoso da Renamo em não integrar Assembleia da República confere dignidade a todos os Moçambicanos que desejam a democracia.

Os Cães de caça de Nyusi e da Frelimo estão a solta. A morte do Professor Doutor e Comentador Carvalho Carlos Ecole entre os dias 11 á 14 de 11 de 2019 foi executada por esses Cães, que depois amararam-no numa árvore e em seguida os seus donos correram para a RM dizer que fizeram autópsia que levou a concluir que se trata de Auto estrangulamento e portanto suicídio. O facto de a polícia ter publicado o resultado de autópsia pela rádio revelou que não foi a família do malogrado a solicitar a autópsia e nem se quer acompanhou o trabalho da medicina legal. Vejamos: No dia 25 de 11 de 19, a directora provincial da polícia de investigação criminal de Maputo, a senhora Benjamina Chaves mandou publicar pela Rádio Moçambique que, os resultados de autópsia indicam suicídio por enforcamento. A polícia publicou o resultado da autópsia pela rádio. O objectivo dessa publicação era para a família do malogrado tomar conhecimento? Afinal não foi a família que solicitou a autópsia? A polícia mandou fazer a autópsia sem ser solicitado, sem consentimento nem conhecimento dos familiares do malogrado e por isso mandou-lhe resultados pela rádio?! Dizer que se suicidou por enforcamento equivale a dizer que existem técnicas científicas que permitem concluir que esse estrangulamento não pode ter sido feito por terceiros, mas exclusivamente por si próprio. Perante isto levanta-se a seguinte pergunta: Essas técnicas científicas usadas pela medicina legal na autópsia que permitem excluir a possibilidade de ser estrangulado ou enforcado por um terceiro e permitem em absoluto revelar que se trata de Auto enforcamento, não deveriam ser esclarecidos minuciosamente aos familiares do malogrado, envés de tirar do bolso resultado contestável e entregar a Rádio Moçambique para publicar? Mais uma vez, fizera isso com que objectivo? Sabemos que no passado Mês de Setembro de 2019 a polícia em Gaza matou um observador eleitoral com a cumplicidade do presidente do Município de Chibuto, deixando entender que cumpriram ordens superiores. Será que aqui não se trata de cumprimento de ordens superiores também? No dia 31 de 12 de 2019 a Frelimo pretendia encerrar o ano com derramamento de sangue de mais uma vítima. Em Alto Maé, o Jornalista Matias Guente, do portal Canal de Moçambique foi violentamente agredido por três indivíduos munidos de armas de fogo e tacos de basebol com missão de raptar e eliminar. O jornalista escapou graças a população. E os canalhas puseram-se em fuga de carro. Bem se vê que pretendiam festejar a partir de migalhas fornecidas pelos seus donos, como recompensa. Estamos entregues á Bicharada!

Anónimo disse...

Venho muirespeitosamente propor a Vossa Excelência a incumbir membros Académicos formados e experientes em direito e com domínio da língua inglesa a solicitarem um País membro permanente no Concelho da Segurança das Nações Unidas para elaborar texto e coordenar negociações,como Pa´s líder, com vista a elaborar proposta de Resolução a submeter ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para votação e aplicação. Como solução deste mau procedimento belicista da Frelimo que empurrou mais uma vez o País para a guerra.

Vislumbramos duas guerras uma no norte e a outra no centro. Todas tal como a guerra dos 16 anos que matou perto de dois milhões de Moçambicanos, ocorrem por causa da irresponsabilidade e arrogância da Frelimo. Os Moçambicanos estão de mãos atadas, vivendo na extrema pobreza. Não se deve aceitar que a Renamo continue de braços cruzados a assistir tudo isto e muito menos o mundo inteiro.
Os roubos que estão a acontecer por governantes de Moçambique são devido a falta de transparência e o próximo governo da Frelimo será governo hermeticamente fechado, e toda gente estará encurralada. Da mesma forma que o CC rejeitou todas as acusações da oposição, doravante ninguém será ouvido. O País já está capturado por uma minoria dirigida pela Frelimo.

Pelo facto da Renamo ter Presidentes de Municípios, membros de assembleias municipais, Delegados provinciais, distritais e locais e outras estruturas como deputados, muito dificilmente pode recorrer á luta armada. Com o risco de expor esses membros como alvos fáceis a abater por parte da Frelimo , como sempre fez.

As Negociações feitas na Fundação Joaquim Chissano, na Costa do Sol, em Maputo, não foram levadas a sério por parte da Frelimo e a Renamo acabou por desistir. Mais tarde foram organizadas outras negociações assistidas por uma equipa formada por personalidades internacionais que elegeram como dirigente o senhor Mário Raffaei. Estes apresentaram proposta de autonomia das províncias e transformação de todos os distritos em autarquias. No decurso do trabalho, quando estavam a ganhar sucesso, a Frelimo expulsou os mediadores. O senhor Muchanga disse na altura que as duas partes estavam perto de um acordo, mas na última hora o governo recuou. Estou a tentar mostrar com base em factos que negociações em Moçambique sobe arrogância da Frelimo e com o puder nas suas mãos nunca há-de ter sucesso. Mas a solução pode ser encontrada. Recorrer ao Concelho de Segurança das Nações Unidas.’ Qualquer membro do Conselho pode submeter à apreciação dos pares um projeto de qualquer desses instrumentos, mas, na prática, a responsabilidade de redigir o primeiro rascunho de um texto qualquer costuma ser atribuída ao "país líder" ‘(EUA,RU e França) .

Anónimo disse...

A Frelimo criou uma lei para usurpar e humilhar o cidadão.

A lei diz o seguinte: Depois de votar deve parar a 300 metros das mesas de voto. Isto significa que o povo não deve ver nem questionar o que se passa nas mesas de voto, exatamente para terem facilidade de cometer fraudes, e para terem justificativos para o cometimento de crimes de agressão, como fizeram. Foi a partir desta lei que a Frelimo organizou polícias e militares para disparar armas nas mesas de voto, tendo ferido até morto cidadãos. Por outro lado, esta lei deixa claro que a maior parte das leis de Moçambique são astúcias que visam proteger interesses de uma minoria que sequestrou o País. Acima de tudo, essa lei revela que os membros do governo, da Assembleia da República e os membros do puder Judicial não passam de patifes sem moral. O princípio das Eleições em todo o Mundo é que o povo é considerado Soberano, o dono do Estado e do puder e compete-lhe escolher os seus chefes. Por tanto o dono das Eleições não é o governo, é o povo. Esta lei é crime de alta traição á Nação Moçambicana. Em Gaza 18 eleitores foram condenados pelo tribunal, acusados de não ter legitimidade de controlar as Eleições. Vejamos, o que confere legitimidade a um cidadão para controlar as eleições deve ser o cartão de eleitor, porque este indica que é um dos soberanos que vai participar na escolha dos seus chefes. o puder Judicial não consegue destruir isto. Como consequência ficou o próprio puder Judicial de Moçambique JULGADO E CONDENADO pela História, a partir do concelho constitucional, PGR , passando pelo Tribunal que procedeu o Julgamento. A Frelimo não vai conseguir evitar que isto venha ser escrito em livros para futuras gerações. Para dar ideia do comprimento de 300 metros, vamos tomar as dimensões oficiais de um campo de futebol. O comprimento oficial de um campo de futebol é de 100 metros. Então imaginemos o comprimento de três campos de futebol dispostos um a seguir ao outro.

A pesar de tudo, o nosso País não deve ser mercadoria de quem quer que seja. É propriedade Sagrada e inalienável dos Moçambicanos. Todos os Moçambicanos devem saber disto incluindo os da Frelimo!

Quando Nyuse diz que a respeito da guerra no centro, já iniciou negociações com a Renamo, isto não passa de uma cobardia e imoralidade. Destruiu as eleições para entreter-nos com negociações?

Agradeço publicação