quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Criatividade na reorganização governamental

Criatividade na reorganização governamental
O meu amigo Tomas Vieira Mario colocou na sua pág do Fb um post onde comenta as sistemáticas alterações da nossa estrutura governamental. De facto, em cada legislatura assistimos a profundas alterações nos nomes e funções dos ministérios que compõem o Governo.
A perda de memória institucional, desorientação de carreiras profissionais, desorganização de equipes tecnicas, fragilização no seguimento de dossiers públicos , etc ... são consequências que merecem mais cuidado nesta "criatividade reorganizativa".
Estamos prestes a assistir à nomeação de um novo Governo e, por isso, achei muito oportuno o post do T.V.Mario comentando o seguinte:
"...concordo com o que dizes neste teu post, talvez acrescentando:
1) que os ministérios-chave, devem mesmo ser constitucionalmente estabelecidos, até para se evitarem manipulações orçamentais entre as diferentes legislaturas e realocações intersectoriais de verbas do O.E.não autorizadas pelo Parlamento;
2) O debate sobre [existência ou não de um ] Ministério do Plano e Desenvolvimento parece-me q resulta de uma contradição (?), i.e., como se todos os demais ministérios não tivessem q ter planificação;
3) se como Ministérios chave existir o M.da Economia separado do Mi.Finanças criam-se condições p q alguns Ms q tb têm funcões eminentemente económicas desapareçam e se assegure melhor coordenação (o q bem precisamos p entre outros aspectos melhorarnos o nosso rating no doing business)...essa função do MPDesenv seria melhor reservada ao Primeiro Ministro.
4) Alguns actuais Ministérios seriam convertidos em Secretarias de Estado e poupar-se-iam milhões em mordomias de governantes e disputas de protagonismo com alguns vices...
5) por fim, e como acabo de colocar na minha página, recomendaria q todos os novos governantes dedicassem algum tempinho a lerem e reflectirem sobre um documento chamado "Agenda 2025" para q não caiam no ridículo de tentarem "reinventar a roda".
..."
Yorumlar
  • Roberto Julio Tibana Caros F Antonio Souto e Tomas Mario, as vossas reflexões sobre o que possivelmente vem aí a propósito da organização do governo são muito pertinentes. Porém no meu velho (e incorrigível?!) hábito receio que por virem tão tardiamente, elas possam estar a atrapalhar (!). Lembrem-se que ele(!😁) disse que no ciclo que começa quer falar pouco e fazer mais, e que não vai tolerar (🤔) isso de atrapalhar para lhe desviar do foco🤣🤣...Assim, apesar de eu concordar em muito convosco e ter também algumas ideias sobre o assunto não vou acrescentar nada, para não atrapalhar mais e assim sujeitar-me a essa já anunciada intolerância (como se ela ainda não existisse!) ... Boa sorte...🏃‍♂️🏃‍♂️🤣🤣...
    1
    • F Antonio Souto Roberto Julio Tibana entendo-te. Mas, como ainda só estamos no 2o dia de um exercício de 366 dias quero "curtir" uma dose de optimismo,...sem foguetes!
      Já que ainda estamos em "Quadra Festiva" aceita o meu abraço e agradecimento pelo que tenho aprendido das tuas intervenções neste espaço.
      1
    • Tomas Mario Roberto Julio Tibana Eish, mais velho! Assim fica tudo mais difícil...mas deixar uma opinião - apenas isso! - não acho em que pode "atrapalhar". Bom Ano!
    Yanıt yaz...
  • Eva Pascoal Grande F Antonio Souto....Concordo com a leitura do documento Agenda 2025 nao so para nao reinventar mas para rever e harmonizar com a Agenda 2030 das NU e 2063 da União Africana
    1
    • F Antonio Souto Eva Pascoal , por mais que isso custe ao ego de alguns dos nossos decisores (actuais e futuros) não se pode avançar fazendo tábua raza de trabalhos já realizados e da cultura das instituições que provaram terem tido impacto positivo.

Sem comentários: