quarta-feira, 24 de julho de 2019

O INIMIGO USA A ETNIA NDAU PARA DESESTABILIZAR A RENAMO

Horacio Mobana para Moz Massoko
2 h

Se alguém acha que estamos a insinuar, queira análisar os pontos abaixo e responder às questões.
1. Depois de um atentado sofrido em Maputo, Afonso Dhlakama fixa residência em Nampula porque confiava na lealdade do povo Macua.
2. Foi em Zambézia que em 2012, nas celebrações dos 20 anos de paz, que em reunião com os comprovantes Dhalakama mudou a forma de estar em relação a Frelimo. Dhlakama confiava nos zambezianos.
Pessoas da etnia ndau manipuladas pelo inimigo:
1. O Mandatário que atrasou dar entrada o recurso da RENAMO no Tribunal Supremo, contra a fraude nas eleições de 1999, era ndau. Bocas dizem os cientistas mandaram o tipo para consultar saldo na sua conta bancária, ao que viu um saldo foram do comum. Ele não resistiu.
2. Daviz Simango, ex-membro da Renamo que baralhou os votos da RENAMO na Beira em 2008, é ndau. Fundou o MDM arrastando consigo outros membros da RENAMO.
3. Foi o traidor Elias Chicalango, ndau, que ajudou o inimigo a ocupar as matseças em Santungira, 2013..
4. Nas barbas da etnia ndau em Zimpinga, Afonso Dhlakama escapou da morte por um triz em 2015.
5. Foi na Beira, cidade da maioria ndau, que Dhlakama foi cercado pelo inimigo na sua residência. Mais uma vez, Dhlakama escapou por um triz. Caso contrário, ele teria sido pulverizado ao ar com as demolidoras armas, 2015.
6. O lunático Sandura é ndau.
7. O ndau de raiz, Elias Dhlakama, tenta baralhar as contas da RENAMO por retirar na última hora sua candidatura para governador de Sofala.
8. O actor da TV Miramar, Nhongo, é ndau.
Senhoras e senhores, se alguns ndaus não aguentam com a união na RENAMO, não acham para sua felicidade o ideal seria fundar o PANDAMO (Partido Ndau de Moçambique)? Mas, não é aconselhável visto que é uma minoria de ambiciosos que, apesar Beira)Sul de Sofala ser ndau, teriam aceitação dos ndaus normais e educados.
Porque Ossufo Momade merece o apoio de todos que carregam os símbolos da Resistência Nacional Moçambicana?
Com a morte de André Matsangaissa, houve na RENAMO excessiva integração de indivíduos da etnia ndau. Não nego que começo foi uma estratégia eficaz na guerra; foi aberta a frente Sul. Mas para outras frentes, foi necessário outras estratégias. Por exemplo, para a colossa frente Norte foi indicado o general Ossufo Momade. Este fé-lo com devida eficiência. Por isso, a zona Norte suporta a Resistência até hoje. Sem o Norte, fim da RENAMO.
O apelo vai aos "nada têm a perder" para não manchar, dar a entender, que os ndaus não prestam. Isso é perigoso; devem lembrar o aconteceu em Ruanda. Aliás, convivo ndaus, gente mui grata e corajosa. Sou muito amado por eles. Não façam com os nossos irmãos ndaus como fizeram com os nossos irmãos Marcondes na luta pela independência.
Ossufo Momade não precisa falar, aparecer ou mobilizar novos membros. Nós fazemos por ele, numa frente UNIDA RUMO À VITÓRIA!
-- Contribuído, 2019.
Comentários

Sem comentários: