quarta-feira, 24 de julho de 2019

Descoberta fraude milionária no Tesouro

BREAKING!
Descoberta fraude milionária no Tesouro
Uma rede de corrupção centrada nos desvios de fundos do Tesouro foi descoberta e desmontada na semana passada, apurou “Carta de Moçambique” de diversas fontes fidedignas ligadas à gestão de finanças públicas. A descoberta foi liderada pelo Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, com quem temos vindo a tentar falar mas sem sucesso. De acordo com as nossas fontes, seis funcionários do Departamento do Serviço da Dívida, na Direcção Nacional do Tesouro, alegadamente implicados no esquema fraudulento foram suspensos.
Os implicados manipulavam o sistema informático da Conta Única do Tesouro (CUT) e empolavam os valores que deviam ser pagos a credores do Estado no âmbito da dívida pública interna (incluindo dívidas às empresas decorrentes de serviços e obras prestados ao Estado mas nunca pagas).
Não apuramos os montantes desviados mas as fontes estimam em vários “biliões de Meticais”. As transferências fraudulentas eram remetidas, depois de empoladas, para alguns credores, e outras para contas de beneficiários fictícios, domiciliadas nalguns bancos comerciais locais.
O esquema estaria a ser investigado há alguns anos, beneficiando também de denúncias de fornecedores de serviços ao Estado. Uma das denúncias indicava que um funcionário do Departamento do Serviço da Dívida pedia 30 por cento (da dívida a saldar) para facilitar pagamentos devidos a empresas prestadoras de serviços.
Não se sabe ainda ao certo em quanto o Estado foi defraudado durante os anos de vigência da fraude. Os números só poderão ser estimados após uma minuciosa investigação forense e auditoria técnica ao sistema informático, contas de bancos e empresas, e uma reconciliação de todas as transações financeiras e ou pagamentos feitos pelo Departamento do Serviço da Dívida nos últimos anos.
-In "Carta de Moçambique”/Marcelo Mosse
Comentários
Escreve um comentário...

Justiça Nacional
3 h
Última hora: Manuel Chang já não é deputado!
Embora um pouco tarde, Manuel Chang parece ter despertado. Percebeu que está cada vez mais próximo de Brooklyn do que de Maputo. Sopraram-lhe no ouvido que a sua cela, em Nova Iorque, já está pronta para o receber. Por isso que escreveu uma carta renunciando a sua função de deputado à Assembleia da República e perdeu a imunidade inerente ao cargo, conforme foi anunciado hoje pela presidente do Parlamento, Verónica Macamo.
Recorde-se que numa petição à Justiça sul-africana, o actual ministro da Justiça e Serviços Correccionais da África do Sul, Ronald Lamola, diz não compreender o pedido de extradição de Moçambique sobre Manuel Chang, porque o ex-ministro das Finanças goza de imunidade como deputado da Assembleia da República e ainda não é alvo de uma acusação formal.
Então, Manuel Chang jogou a sua cartada. Renunciou o estatuto de deputado. A pergunta é: que efeitos isto terá sobre a decisão da sua extradição? Somos leigos em Direito, mas julgamos que a atitude de Manuel Chang foi tomada tardiamente. E, por outro lado, isto revela uma coisa: Chang quer voltar para Moçambique porque sabe que aqui jamais será punido exemplarmente. Tem os camaradas para o protegerem, aliás, como sempre fizeram desde a primeira hora da sua detenção. Aqui não existe nenhuma acusação formal contra si. Mas daqui a dois dias é provável que a PGR tire uma da cartola. Pobre Moçambique onde a Lei é definida por gatunos!
Esta é uma novela que se não pode perder nenhum capítulo!
(Justiça Nacional, siga-nos no Facebook)
Comentários
Escreve um comentário...

Acento Tónico
Continuação!!!
O JOVEM HORÁCIO NAMUTO TEMENDO PELA SUA PROPRIA VIDA,
ENCONTRA-SE EM LUGAR INCERTO DEVIDO AS AMEAÇAS DO ADMINISTRADOR DE MOCUBA
COMENTÁRIOS DE GRITO DE SOCORRO e INBOX
_____
PREOCUPACAO:
Eu sou um dos sobrinhos do Horacio Namuto.
É grande preocupacao da familia. Temos unico tio que assegurou-nos. Viveu Maputo a 10 anos, e aqui havia o irmao +velho ki assegurava. Morreu de subito em 2017. Dai, no exigimos a ele para largar Maputo e vir representar-nos.
Desde sabado, nao estamos aguentar comer. Toda familia Namuto esta ver o mundo amargo.
É segunda vez ki sr administrador intimida no tio.
Ele é portavoz, porque tem uma voz activa. Nao é iniciativa individual. Mas nakele dia 8 ouvimos palavras como[ voce como estava no Maputo onde se reclama, aprendeste la a reclamar. Sua familia estava dormir e voce é k esta acordar. Ouvimos mais ele a dizer[ voce nao continuas a escrever cartas para os gabinetes- limitacao] finalmente disse voces nao tem direito de recuperar o poder porque atrasaram pois passam 70 anos atras] em fim...
Nosso tio desde domingo ja abandonou sua casa. Anda de qualquer maneira tipo viralata. Os pronunciamentos pesaram ao nivel do povoado. A populacao apoia em ideias e pedem ao visado se afastar da sua propria terra natal.
Ele abandonando a sua terra, nós o resto da familia como ficaremos?
Senhor administrador, pedimos imensamente um favor, POUPE-NOS A VIDA do nosso unico tio.
Que crime cometeu? Melhor leva-lo ao tribunal ao inves daquilo que anunciou
______
Eu ja conversei com algumas pessoas que faziam parte da comitiva. É verdade.
Estes pronunciamentos sairam da boca do sr Administrador.
So k ninguem pode corrigir ao seu chefe no final ver o seu pao cheio de bolores.
================================
Ja ha informacoes que o jovem Horacio Namuto decidiu abandonar sua casa e sua familia e esta a procura de refugio longe de mocuba desde na tarde de hoje. Que pena nossos governantes.
Eu poderia fornecer numero da sobrinha desse novo lider ja empossado o senhor Domingos Matias Arijuane Nicassa. Ela é vizinha da minha prima no samora machel. Mas evito lhe colocar cavilha
Comentários
Escreve um comentário...

Carla Reis
Moçambique, minha terra, nossa terra... 

Sem comentários: