terça-feira, 23 de julho de 2019

Medo dos ataques incita êxodo dos moradores de Cabo Delgado

 - Audio
9:56 CAT | 23 de julho de 20190 comentários Impressão Compartilhar
Macomia.file_.voa_
Os moradores estão abandonando casas, agricultura e atividades de pesca.
A intensificação dos ataques insurgentes contra aldeias em distritos da província moçambicana de Cabo Delgado agravou a já precária sobrevivência de milhares de pessoas que dependem da agricultura e da pesca.
A população agora teme ir a terrenos agrícolas e a costa nos distritos de Macomia, Palma e Mocímboa da Praia.
LEIA TAMBÉM: Tribunal Provincial de Cabo Delgado tem novo Juiz Presidente
Estima-se que mais de 30 pessoas morreram nos três distritos de maio a julho, principalmente por decapitação, depois que os ataques diminuíram imediatamente após a passagem do ciclone Kenneth em abril.
Não está claro quantas pessoas os ataques afetaram, já que há pouca informação devido a restrições de acesso à área por jornalistas e a recusa das autoridades em fazer declarações à imprensa.
Alguns moradores disseram que o número de aldeias desertas aumentou e que há mais pessoas sem acesso a terras agrícolas e ao litoral, uma situação que já está levando à fome.
"Há pessoas que foram decapitadas nas fazendas, algumas durante a colheita de mandioca", disse um morador de uma aldeia em Pundanhar, Palma, sob condição de anonimato.
Outro morador de Macotata, no interior de Palma, revelou que os moradores abandonaram a segunda estação de plantio, piorando sua situação depois de perder suas escassas reservas para os ciclones e aumentando o número de pessoas necessitadas de assistência alimentar.
“Ninguém quer mais ir às fazendas porque tudo é incerto. Muitos têm medo de serem levados por insurgentes ou militares - até mesmo mulheres ”, disse ele, acrescentando:“ Muitos preferem enfrentar a fome em vez da morte ”, e ressaltam que as estradas para áreas agrícolas e de pesca foram emboscadas.
Outro morador, de uma aldeia de pescadores em Macomia, disse que a situação era preocupante.
“Há fome aqui, é tão dramático. As pessoas têm medo de ir até o poço para buscar água, enquanto não têm nada para comer e beber em casa ”, disse ele, acrescentando que o declínio na agricultura e na pesca teria consequências sobre a saúde da população.
Muitos produzem armazéns, principalmente de mandioca, alimento básico da região, que foram queimados durante os ataques, e a FAO estima que, mesmo antes da passagem dos ciclones Idai e Kenneth em março e abril e a intensificação dos ataques em Cabo Delgado 1,8 milhão de pessoas enfrentavam grave insegurança alimentar.
De acordo com os relatórios dos residentes, a presença da Força de Defesa e Segurança (FDS) em várias aldeias foi reduzida logo após o fim do recenseamento eleitoral, para concentrar as acções nos megaprojectos de gás e petróleo na bacia do Rovuma.
O governo moçambicano atribuiu várias motivações aos insurgentes e, na semana passada, alargou a já extensa lista para incluir a “sabotagem económica” dos megaprojectos em Cabo Delgado.
A vice-procuradora-geral da República, Amabélia Chuquela, alertou na última quarta-feira a possibilidade de ataques armados na província se espalhando para outras províncias se medidas urgentes não conseguirem desmantelar definitivamente o grupo que aterroriza os distritos ao norte de Pemba.
Até agora, os dois julgamentos no Tribunal Judicial de Cabo Delgado condenaram 61 pessoas que participaram da insurgência e absolveram outras 138. Em abril, o tribunal condenou 37 réus e absolveu 133, em junho novamente condenando 24 e absolvendo cinco.
De André Baptista

Sem comentários: