quinta-feira, 25 de julho de 2019

Longe da meta do PQG preço do BI baixa novamente em Moçambique

PDF
Versão para impressão
Enviar por E-mail
Destaques - Newsflash
Escrito por Adérito Caldeira  em 23 Julho 2019 (Actualizado em 24 Julho 2019)
Share/Save/Bookmark
Foto de Adérito CaldeiraNa tentativa de alcançar a meta a que se propôs no Plano Quinquenal que está a terminar, de identificar 14,7 milhões cidadãos, o Governo de Filipe Nyusi voltou a reduzir, pelo 2º ano consecutivo, o preço do Bilhete de Identidade (BI). O @Verdade apurou que apenas 9,3 milhões de moçambicanos têm o documento de identificação.
Entre 2015 e 2018 as autoridades de Identificação Civil emitiram mais de 4,9 milhões de BI´s em Moçambique, um número assinalável tendo em conta que no 39 anos anteriores os sucessivos governos do partido Frelimo haviam emitido apenas 4,4 milhões de Bilhetes de Identidades.
No entanto são somente 9,3 milhões Bis emitidos para uma população que já ultrapassa os 28 milhões de habitantes e por isso o Executivo, após ter mudado de fornecedor de equipamentos de emissão dos documentos de identificação, decidiu voltar a baixar o preço pela concessão, renovação ou substituição do Bilhete de Identidade.
Em meados de 2018 o BI biométrico para menores de 18 anos de idade baixou para 90 Meticais enquanto os maiores de idade passaram a pagar 165 Meticais. Desde o passado dia 5 de Julho o custo do Bilhete de Identidade para crianças passou a custar 85 meticais enquanto os adultos são taxados em 160 Meticais.

Sem comentários: