Redação Pragmatismo
MUNDO19/JUL/2023 ÀS 14:01COMENTÁRIOS

Jornal chinês afirma que o Exército brasileiro é o “mais falso, frouxo e vazio do mundo”

Um dos principais jornais da China faz duras críticas às Forças Armadas Brasileiras, classificando-as como o exército mais frouxo e com a pior eficácia de combate do mundo: “Prioriza salários, aposentadorias e pensões”

general villas boas
Exército brasileiro ficou mais desmoralizado após passagem de Bolsonaro pelo poder (Imagem: Marcos Correa)

Camila Bezerra, Jornal GGN

Um artigo publicado no portal Sohu.com, que compõe o maior grupo de comunicação da China, fez duras críticas às Forças Armadas Brasileiras, classificando-as como “o exército mais falso e vazio do mundo”.

De acordo com a publicação, a aquisição de armamentos e equipamentos representa normalmente cerca de 30% do gasto militar. No Brasil, o investimento nesta área seria de apenas 1,3%, fato que resulta em uma “fraca eficácia de combate e armamento atrasado”, tornando-o “o exército com a pior eficácia de combate do mundo”.

A publicação ressalta ainda que 80% dos gastos militares são destinados a salários, aposentadorias e pensões – o que expõe a falta de pretensão do País em se tornar uma potência militar.

As críticas ao desempenho as Forças Armadas Brasileiras remontam à Hitler, que durante a Segunda Guerra Mundial teria dito que “se os brasileiros soubessem lutar, as cobras poderiam fumar cigarros”. Nesta época, os combatentes seriam fracos e mal equipados e, por isso, dizimados pelo exército alemão.

Razões

O Brasil tem, segundo o artigo, três razões para não investir no desenvolvimento do exército. O primeiro deles é a localização. Além de estar “cercado por alguns pequenos países, o que não constitui uma pressão estratégica sobre o País”, o Brasil também é influenciado pelos Estados Unidos e, por isso, não tem preocupações.

O segundo motivo pelo qual o exército brasileiro seria tão “frouxo”, nas palavras da publicação, é a falta de ambição em se tornar uma potência militar ou tentar competir com os EUA a respeito da hegemonial regional. Assim, o País “não tem inimigo estratégico nem inimigo imaginário, portanto, naturalmente, não precisa desenvolver vigorosamente suas forças armadas”.

O texto conclui ironizando que a posição adotada pelo Brasil, descrita na matéria como “sem ambição”, acaba provocando harmonia no mundo.

“O brasileiro é inerentemente solto e não quer ser constrangido por nada, ele defende aproveitar a vida e viver uma vida sem contenda com o mundo. De fato, se todos os países do mundo, como o Brasil, não tiverem a ambição de dominar o mundo nem exportar as ideias da democracia, o mundo inteiro se tornará muito mais harmonioso e a humanidade não estará longe da paz permanente”, conclui a publicação.

Ps.: O ‘sohu.com’ é o 10º maior site da China e o 2º maior portal de notícias do país, com 246 milhões de acessos por mês.

➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS