Arábia Saudita pede pena de morte a professor universitário devido ao uso de redes sociais
Um conhecido professor de direito saudita pode vir a enfrentar a pena de morte por crime que incluem a utilização do Twitter e do Whatsapp para partilhar notícias consideradas “hostis” para o reino do Médio Oriente.
Awad Al-Qarni, de 65 anos, está detido desde setembro de 2017, quando o princípe Mohammed bin Salman começou aquilo que foi descrito como uma purga de intelectuais e de elites, numa tentativa de consolidar o seu recém poder como líder do país.
As autoridades descrevem-no como um “perigoso pregador”, que contava com uma forte presença nas redes sociais, onde partilhava conteúdos críticos do regime aos seus mais de dois milhões de seguidores. Documentos do caso revistos pelo jornal The Guardian, mostram que os procuradores sauditas estão a pedir a pena de morte, embora a justiça ainda não tenha ditado a sentença.
O filho de Al-Qarni, que fugiu para o Reino Unido em busca de asilo político, bem como outros ativistas de direitos humanos sauditas alertam que está em curso uma nova purga de indíviduos críticos do governo saudita.
No ano passado, Salma al-Shehab, estudante de doutoramento em Leeds e mãe de dois filhos, foi condenada a 34 anos de prisão por ter uma conta no Twitter e por partilhar conteúdos de pessoas descritas como dissidentes. O mesmo destino teve Noura al-Qahtani, sentenciada a 45 anos de prisão por utilizar o Twitter.
Ao mesmo tempo, o governo saudita e algumas empresas estatais do país têm investido e adquirido parte de algumas das principais plataformas de redes sociais norte-americanas, como o Twitter ou o Facebook. Quando Elon Musk comprou o Twitter, um dos principais investidores foi o príncipe Alwaleed bin Talal, um investidor de saudita, também ele “vítima” da purga de 2017 que visava atacar o problema de corrupção no país.
Também o fundo soberano do país tem uma percentagem na Meta, empresa que é dona do Facebook, Whatsapp e Instagram.
1 comentário:
Peço desculpas a todos, mas tenho que compartilhar isso para ajudar uma ou duas pessoas por aí. O que mais posso dizer sobre ele, hoje sou igualmente muito grato ao Dr. Water, pois finalmente estou curado da doença do HIV que me consumiu por mais de um ano e 6 meses. Depois de procurar por diferentes meios para me curar, mas nada parece funcionar, eis que hoje posso ficar de pé com ousadia e testemunhar ao mundo em geral que, com a ajuda da fitoterapia, me encontrei de volta aos meus pés e saudável novamente em algumas semanas depois, entrei em contato com um grande fitoterapeuta, através da ajuda em um blog que fala sobre a cura do HIV. Algumas semanas atrás, eu vi um artigo de uma senhora explicando como ela foi curada depois de usar alguns medicamentos fitoterápicos que lhe foram enviados pelo Dr.Water. Então, decidi dar uma chance a esse grande homem, entrando em contato com ele por e-mail e número de celular. Expliquei a ele qual era o meu problema e ele me prometeu que tudo ficaria bem quando eu terminasse de usar o remédio. Eu só tinha que acreditar nele, o que eu fiz. Baixo e eis que hoje estou muito feliz. Foi tudo como mágica quando minha amostra de sangue deu negativo. É por isso que vim aqui para testemunhar ao mundo em geral e também para compartilhar minha experiência, porque sei que há muitas pessoas por aí que também estão procurando a cura para uma doença ou outra. Você também pode entrar em contato com o DR.WATER agora para seus medicamentos fitoterápicos, através de seu WhatsApp +2349050205019. Escreva para ele hoje, acredito plenamente que ele será capaz de curar seu próprio HIV/AIDS e também pode curar todas essas doenças: HEPATITE B, VERRUGAS DE HPV, CÂNCER, VÍRUS HERPES SIMPLEX, ELA, DIABETES TIPO 1 e 2, INFERTILIDADE EM TANTO MASCULINO QUANTO FEMININO
Enviar um comentário