VENÂNCIO MONDLANE VAI FRACASSAR PORQUE ESTÁ A MOVER UMA GUERRA DE TERRA QUEIMADA QUE CONDENA À MORTE POR FOME MESMO OS QUE ERAM SEUS APOIANTES OU SIMPATIZANTES
Por Gustavo Mavie
Durante a manhã de hoje, conversei longamente com muitos jovens que são declaradamente APOIANTES E SIMPATIZANTES do que chamam de REVOLUÇÃO de Venâncio Mondlane, tendo reiterado a minha tese e posição de que ele está a mover uma guerra de TERRA QUEIMADA, onde todos estão sendo sujeitos ao sofrimento e pior que isso, à uma morte lenta mas certa por fome e doenças.
Fiz-lhes ver que mesmo que seja justa como alegam, não é uma luta bem feita, porque não se liberta pessoas impedindo-as de trabalhar ou de fazer os seus negócios. Disse-lhes que Venâncio Mondlane não pode recorrer à força para obrigar os que não o apoiam para apoiarem essa sua luta.
Vinquei que quando instrui os que o apoiam a bloquear as entradas durante 8 horas consecutivas entre as 8 e as 16 horas, está de facto a condenar milhões de moçambicanos a morrer de fome e de doenças, porque os impede de ir aos seus empregos, aos seus negócios, aos hospitais para serem tratados e às escolas para as crianças e jovens estudantes.
É por isso que o antigo Presidente Chissano diz que há que se respeitar todos os direitos, nomeadamente o direito de ir trabalhar, o direito de se manifestar e o direito de ir ao tratamento".
Por isso, bloquear estradas entre as 8 e as 16 horas,l é uma negação de muitos outros direitos, a começar pelo direito de livre circulação ou de viajar para onde as pessoas querem ir.
Agora Venâncio anunciou que vai impedir o direito de se festejar o Natal e a festa do fim do ano. Isto não é dum líder que é pelo povo ou pelos cristãos.
Antes de escrever este artigo, li uma carta dum concidadão que endereçou ao Venâncio Mondlane que passo a fazer uma transcrição de partes da mesma:
"Acabo de chegar a Maputo, *consegui* bater a barreira das 0800; passei a fronteira às 0530 e, pouco depois das 0700 já estava em casa, donde a minha mulher já me aviZZZou para não me atrever a sair...
Vi carros com folhas de papel A4 coladas aos vidros e algumas (pessoas que estavam no seu interior) confessaram-me que são obrigadas a cola_las para se protegerem... porque se não aderissem podiam ser complicados pelos manifestantes ...
Ontem vi um vídeo de uma senhora a ser retirada à força do seu carro e convidada a ir tomar café, ou o raio que a partisse.
Se a sua luta é contra a ditadura da FRELIMO, como se qualificam os actos em que as pessoas são forçadas a fazer algo? Que democracia é essa onde as pessoas devem fazer apenas o que Venâncio Mondlane determina e as que não o fazem são tratadas como inimigas e ficam sujeitas a qualquer coisa ruim?
Que democrata é esse que não permite que haja pessoas simplesmente neutras? Agora estamos na fase do "ou estás connosco ou é contra nós"? Então a luta não é pela valorização das liberdades individuais e coletivas que dizemos terem sido usurpadas pela FRELIMO? A ditadura deixa de ser quando somos nós a praticá-la?
Manos e manas, volto a dizer: RESPEITO as convicções de cada um e pensarmos diferente não nos torna inimigos; a unanimidade será o fim da humanidade, como já alguém disse.
Mas IMPOR atitudes e comportamentos às pessoas sob pena de sofrerem consequências se não aderirem é um acto de ditadura e arrogância.
Aos fãs e admiradores de VM7, digo apenas isto: lamento que um GRANDE POLÍTICO esteja lenta e tristemente a transformar-se em tudo o que ele diz abominar e combater".
Por isso, quando Venâncio Mondlane move uma guerra de Terra Queimada, está com isso a se auto_condenar a fracassar mais cedo que tarde, porque está provado que não se pode afogar um povo no seu próprio sangue. Uma das evidências desse fracasso que antevejo é que os que adorem às tais manifestações e toques de vuvuzelas e apitos são cada vez mais reduzidos, e o que mais conseguem é "inundar" a cidade com muito barulho que abafa o silêncio da maioria, valendo duma das teses de Martin Luther King Jr .
Muitos que agora agem com excessiva emoção, pode não ter consciência das consequências nefastas dos bloqueios das estradas, mas estão matando mais inocentes do que os que morrem vítimas de pedradas atiradas pelos manifestante ou pelas balas disparadas por algum polícia com ou sem intenção de matar. (X)
Todas as reações:
7730 comentários
Gosto
Comentar
Enviar
Partilhar
Mais relevantes
Nelson Timbe
A tentar transformar um desejo em realidade, ainda estamos com o VM7. Enquanto o regime continuar tirano não vamos parar de apoiá-lo.
- Gosto
- Responder
2
José de Matos
Puro delírio!
- Gosto
- Responder
4
Quingue Macuacua respondeu
·
1 resposta
3 h
há 3 horas
Muva Namunhethe Namunhethe
20%>70%,evite AVC
- Gosto
- Responder
Andre Jorge Chifeche
Estas a delirar papá? Nem você acredita nisto que escreveste.
- Gosto
- Responder
Pedro João Papusseco Papusseco
Não li tudo
O problema não é Venâncio mas sim o povo decidido,
Quanto a Venâncio pode até fracassar é humano.
- Gosto
- Responder
Célio Jaime Mouco
Com ou sem intenção de matar kkkkk só posso rir, afinal quem anda a dar álcool neste velho que um dia vai secar um lado com uma garrafa de Vodka
- Gosto
- Responder
- Editado
Anselmo Mavale
Se mostrares fotos dessa conversa com esses ditos Jovens, eide acreditar nessa conversa pela manhã.
Não podias perder essa oportunidade más velho.
Fale a verdade pra nós.
- Gosto
- Responder
2
Abdul Jahapo Jahapo
Sinto que já não apanhas sono,nem apetite de comer por motivos de Venâncio Mondlane . Acredito nem sono apanhas. É natural e normal,mesmo o Salazar foi assim em 1974
- Gosto
- Responder
3
Gustavo Mavie
Abdul Jahapo Jahapo quem não apanha sono são os milhões de moçambicanos de todas as idades que ele e os que cumprem os seus ditames não os deixam trabalhar e vender para sustentar as suas famílias. Não há revolução que triunfa condenando os que diz querer libertar à fome e doenças
- Gosto
- Responder
- Editado
Abdul Jahapo Jahapo
Gustavo Mavie Mesmo a FRELIMO quando lutava para a independência também foi preciso sacrifícios,nada veio de bandeja. Nas zonas libertadas a tropa colonial,queimava casas,matava crianças, destruía celeiros e machambas,mas a causa falava mais alto. " Na revolução não há tempo de morrer" in Marcelino dos Santos
- Gosto
- Responder
Aly Assuad Sued ·
Seguir
Gustavo Mavie entao diga chapo mandar o seu 70% pra ir dormir e deixar de fazer manifestacoes. Afinal 70% pra ele .
- Gosto
- Responder
Moussa Sadique
Gustavo Mavie o moçambicano trabalhou 49 e nada de evolução. Somente os donos da situação e excluindo a si seu velho pobre
Digo isso pk o seu semblante é disso retratante. O sr é que toca vuvuzelas no FB. Aqui ninguém lhe ouve.
Mas que tipo de txuvotxongua o sr toma afinal, duplo punch ou Royal?
- Gosto
- Responder
Sura Hayat Rebelo
A frelimo é que condenou e condena os mocambicanos a fome total,,, mas vocês têm noção ou são caixas de ressonancia fum sistema falido fracassado opressor?
- Gosto
- Responder
Scofield Júnior
Troca de rapé (a dontxi lá fole) que fumas, já está fora do prazo igual aos teus neurónios. Madala ndziwena
- Gosto
- Responder
- Editado
- Gosto
- Responder
Sérgio Angelo Zameia Zameia respondeu
·
3 respostas
54 min
há 54 minutos
Nelson Timbe
Bro, o nosso dia à dia é feito de phandar. Estamos nessa desde que nos conhecemos como adultos e sempre vimos os nossos cotas nessa. Relaxa que não vai mudar nada até nos livrarmos do seu partido.
- Gosto
- Responder
H Eugenio Magule
Fica calmo vovó
- Gosto
- Responder
Heras Heras Heras
Está tudo nas mãos da sanguinária frelimo. Solução simples anulem eleições e preparemos outra justa livre e verdadeiramente transparente.
- Gosto
- Responder
Benjamim Marcelino
Acho que há um mal entendido em relação ao "cancelamento" dos festejos do NATAL e FINAL DO ANO. Me parece que Venâncio Mondlane falou no sentido de que uma possível validação dos resultados a favor da Frelimo nas vésperas da quadra festiva ,poderá agudizar a instabilidade social instalada no País, comprometendo deste modo as festas do natal e final de ano. Creio que essa foi a tónica do discurso de Venâncio Mondlane.
- Gosto
- Responder
Benjamim Marcelino
Caro Mavie a Frelimo matou de fome quantos moçambicanos durante os 50 anos?!!! Quero saber mais? Não se faz uma revolução com paninhos quentes...infelizmente há consequências nefastas. Mas acho que se a frelimo não desse motivos ao povo,nem haveria necessidade de tal revolução. Não use a consequência para se justificar,julgue primeiro a causa. Não venha com retórica populista e de vitimização. Toda ação tem reação. Agora não espere por uma reação "simpática "...
- Gosto
- Responder
2
Xavier Machava
Se a tua digníssima esposa disse para o senhor não sair de casa,em que momento conversou com esses jovens?
- Gosto
- Responder
EL Taichona Mor
Mas por quê o senhor mente tanto assim? Está sempre a inventar estórias, com qual apoiante de VM7 conversou?
- Gosto
- Responder
Estrela Neves
Vovô, é melhor voltar lá pra Gaza
- Gosto
- Responder
2
Xiconhoca Mbutti
É só entregar o PODER a ele e vermos que fará. Custa? Se não fizer nadaaaa, também baza. Não viu Trump....bazou e voltou. Agora, porquê VCS não experimentam também
- Gosto
- Responder
Sérgio Angelo Zameia Zameia
Falei_te antes das eleições,que se o seu partido tentar novamente enganar o povo,as coisas não seriam mais as mesmas.Que fome te referes?se o povo está morrendo á fome á 50 anos da vossa governação.Deixe_nos organizar o país e o futuro dos nossos filhos.A idade está te fazer mal, está sempre a criar histórias com a finalidade de defender a FRELIMO.Não vens que o povo já não quer saber mais da frelimo? porquê insistir querer governar pessoas que já não vos quer?Chega!desta vez é devez.Vão embora e nunca mais voltem,este país é nosso!
- Gosto
- Responder
- Editado
Bruno Sousa
Por hoje chega Madala...
- Gosto
- Responder
Sem comentários:
Enviar um comentário