domingo, 19 de novembro de 2023

Mídia dos EUA: é hora de acabar com pensamento mágico sobre a derrota da Rússia; seu poder é firme

 

Mídia dos EUA: é hora de acabar com pensamento mágico sobre a derrota da Rússia; seu poder é firme

 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Nos siga no
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, resistiu aos "melhores" esforços do Ocidente para "reverter a invasão da Ucrânia", e a sua posição no poder é firme. É o que afirma o jornal norte-americano The Wall Street Journal, que também sugere que os EUA e seus aliados devem buscar uma nova estratégia: a contenção.
A publicação reforça que "a tão esperada contraofensiva" ucraniana não conseguiu o avanço que daria a Kiev uma mão forte para negociar.
O texto aponta ainda que a turbulência no Oriente Médio domina as manchetes e que o apoio bipartidário à Ucrânia nos EUA foi anulado pela polarização e pela "disfunção no Congresso, para não mencionar as [supostas] tendências pró-Putin do favorito presidencial republicano, Donald Trump", crava o veículo.
 - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2023
Panorama internacional
No melhor momento de suas relações, Rússia e Venezuela seguem em direção à desdolarização (VÍDEO)

'Putin em vantagem na Ucrânia': mídia inglesa segue na mesma toada

O fracasso da contraofensiva ucraniana e o conflito armado no Oriente Médio favorecem Vladimir Putin, de acordo com o podcast do jornal The Guardian.
"Com a atenção mundial concentrada na guerra no Oriente Médio, Vladimir Putin está em vantagem na Ucrânia. O tempo está do lado dele", afirmou o jornalista do The Guardian Luke Harding.
 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2023
Operação militar especial russa
'Tempo está do seu lado': Vladimir Putin consegue levar a melhor no conflito ucraniano, diz mídia
Além disso, a provável eleição de Donald Trump a presidente dos EUA pode favorecer a Rússia porque o político norte-americano não está interessado em fornecer ajuda militar à Ucrânia.
No ano passado, ainda havia a esperança de que as Forças Armadas ucranianas, com o apoio militar do Ocidente, "reconquistassem" seus territórios no verão europeu, mas eles perderam cerca de 20% de seus equipamentos nas duas primeiras semanas, e hoje a atenção da comunidade internacional está concentrada no Oriente Médio, acrescentou o jornalista.
Luke Harding, que já esteve na Ucrânia, resumiu que a situação no país é terrível e quase não há pessoas que não tenham perdido alguém próximo no front.
Anteriormente, o comandante em chefe das Forças Armadas ucranianas, Valery Zaluzhny, afirmou à revista The Economist que as Forças Armadas ucranianas estão em um beco sem saída — "muito provavelmente não haverá um avanço profundo e bonito", afirmou.